SELO BLOG FM (4)

Categoria: dezembro 4, 2019

No período de um ano, notificações de microcefalia caem quase 100% no RN, informa Sesap

11 CASOS FORAM REGISTRADOS NO RN EM 2019. FOTO: REPRODUÇÃO

O Boletim Epidemiológico divulgado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), registrou no Rio Grande do Norte, em 2019, a ocorrência de 11 casos notificados de microcefalia e/ou outras malformações relacionadas às infecções congênitas. Os dados inseridos no sistema até a Semana Epidemiológica 43, encerrada em 30/11/2019, mostram uma queda acentuada em relação aos anos anteriores.

No Rio Grande do Norte, desde 2014 até hoje foram notificados 557 casos suspeitos de microcefalia e/ou outras malformações relacionadas às infecções congênitas como Zika e STORCH (sífilis, toxoplasmose, rubéola, CMV ou HSV), sendo 4 referentes a nascimentos ocorridos em 2014, 339 em 2015, 153 em 2016 e 23 em 2017, além de 20 em 2018 e das 11 em 2019.

O aumento da prevalência dos casos de microcefalia foi evidenciado especialmente a partir do mês de setembro de 2014 (20,1 casos por 1.000 nascidos vivos).

Os casos notificados em todo o período estão distribuídos em 98 municípios do estado. Do total, 123 estão sob investigação, 166 foram confirmados, 4 foram inconclusivos, e 262 foram descartados e ainda existem 2 casos prováveis.

Polícia Civil incinera mais 80 quilos de drogas em Mossoró

COM A INCINERAÇÃO DE HOJE, CHEGA-SE A 565 KG DE DROGAS INCINERADAS EM 2019. FOTO: DIVULGAÇÃO

Policiais Civis da Delegacia Especializada em Narcóticos (Denarc) de Mossoró incineraram, na tarde desta quarta-feira, 4, mais de 80 quilos de drogas que foram apreendidas na cidade de Mossoró e região. Na ocasião, também estiveram presentes representantes do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), Ministério Público e da Vigilância Sanitária.

A ação de hoje resultou na destruição de entorpecentes apreendidos em 166 processos de inquéritos e Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs), instaurados em quatro delegacias (Denarc, Delegacia Regional e da Divisão de Polícia do Oeste – Divipoe, Delegacia Especializada em Atendimento a Adolescente Infrator – DEA e Delegacia Municipal de Assú). 

Com a incineração de hoje, chega-se a 565 kg de drogas incineradas em 2019, até o momento. Todo o material entorpecente foi incinerado em uma fábrica de beneficiamento de castanha, localizada às margens da BR 304. 

Lula receberá Prêmio estadual de Direitos Humanos em Natal

PRESENÇA DO PETISTA AINDA NÃO FOI CONFIRMADA. FOTO: REPRODUÇÃO

O Centro de Direitos Humanos e Memória Popular vai conceder o prêmio “Emmanuel Bezerra dos Santos” ao ex-presidente Lula. A solenidade de entrega está marcada para 7 de dezembro, às 15h, no Beco da Lama, tradicional reduto boêmio de Natal (RN). Ainda não há certeza da presença do líder petista no evento.

Essa é a 26ª edição da premiação que homenageia personalidades do país, em especial do Rio Grande do Norte em razão do ativismo e dedicação em defesa dos direitos humanos, da cidadania e da democracia.

Além de Lula, também receberão prêmios especiais o artista plástico João Antônio de Medeiros Neto, responsável pelo boneco gigante do ex-presidente, Francisco Flávio Felipe de Souza (Flávio Bocão) e Sandra Fernandes Erickson, militante dos comitês urbanos Lula Livre.

Já o prêmio jornalístico de Direitos Humanos concedido há 23 anos pelo CDHMP sera entregue aos militantes da mídia livre Mário Takeya e Ítalo Valério Pereira Gomes, comunicadores comprometidos com a defesa da liberdade de expressão e pela luta por democracia e justiça.

Comitê Lula Livre

Ministro Dias Toffoli é alvo de pedido de impeachment no Senado

O SENADOR MAJOR OLÍMPIO ARGUMENTA QUE O MINISTRO COMETEU CRIME DE RESPONSABILIDADE AO PEDIR RETIRADA DE MATÉRIAS CONTRA ELE DE CIRCULAÇÃO EM SITES CRUSOÉ E ANTAGONISTA. FOTO: FABIO RODRIGUES POZZEBOM/AGÊNCIA BRASIL

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, virou alvo de um pedido de impeachment no Senado Federal. O pedido foi apresentado pelo líder do PSL no Senado, Major Olimpio (SP), que há alguns meses também tenta encampar a CPI da Lava Toga para investigar a atuação dos membros da Suprema Corte. Olimpio argumenta que Toffoli cometeu crime de responsabilidade ao pedir a retirada de matérias críticas a ele da imprensa, ao paralisar as investigações que tinham como base dados do Coaf e ao pedir acesso a esses dados financeiros ao Banco Central.

“Os atos supracitados praticados pelo denunciado são verdadeiros atos ditatoriais, abusivos, irresponsáveis, que não só impedem a liberdade da população, como destroem e implodem o funcionamento de órgãos públicos que possuem fundamental importância para consolidação da Democracia Brasileira, que vem caminhando a passos lentos nas garantias dos cidadãos e no combate ao crime, e acabam refletindo, inclusive, na imagem do País com nações democraticamente consolidadas”, reclama Major Olimpio no pedido de impeachment que protocolou na Secretaria Geral da Mesa do Senado nessa terça-feira, 4.

Veja o que disse o Major Olimpio no plenário do Senado:

O senador argumenta que, ao pedir que os sites Crusoé e Antagonista tirassem do ar matérias críticas a ele, Toffoli restringiu o direito da população de se expressar livremente e chegou até a praticar censura. Depois disso, lembra o líder do PSL no Senado, Toffoli ainda determinou o afastamento de dois auditores da Receita Federal, determinou a suspensão das investigações que se baseavam em dados do Coaf como a do Caso Queiroz e pediu que o Banco Central lhe enviasse os relatórios de informações financeiras produzidos pelo Coaf nos últimos três. Essas medidas, que já foram contestadas pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, e preocuparam o comitê de combate à corrupção da OCDE, foram classificadas como uma afronta ao estado democrático de direito e à República.

Major Olimpio ainda diz que essas ações não têm precedentes e atentam contra “o ordenamento jurídico pátrio, os direitos e à própria dignidade da Justiça, afrontando os princípios que regem e vinculam a própria Administração Pública, como os da legalidade, moralidade, transparência e impessoalidade”. Por isso, acusa Toffoli de ter cometido crime de responsabilidade, o que permitiria a abertura do pedido de impeachment contra o presidente do STF.

Esses argumentos já haviam sido utilizados contra Toffoli pelos senadores que tentam instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar o trabalho do Judiciário, como o próprio Major Olimpio. A CPI da Lava Toga, porém, ainda não conseguiu avançar no Senado. Também estão parados outros 13 pedidos de impeachment contra ministros do STF. A maioria é contra Gilmar Mendes, mas um deles também atinge Toffoli e foi apresentado pela deputada estadual Janaina Paschoal (PSL-SP). Como denunciou o senador Lasier Martins (Podemos-RS), todos esses pedidos estão parados porque a Mesa do Senado, comandada por Davi Alcolumbre (DEM-AP), ainda não realizou nenhuma reunião neste ano.

Congresso em Foco

Kelps atribui a Fátima Bezerra disseminação de Fake News no Whatsapp responsabilizando Solidariedade por eventual atraso do 13º salário dos servidores

KELPS DESAFIOU FÁTIMA A FALAR EM PÚBLICO SOBRE O ASSUNTO E DISSE QUE PRETENDE DENUNCIAR FORMALMENTE A GOVERNADORA NA CPI DA FAKE NEWS

Desde as primeiras horas desta quarta-feira, 4, anda circulando um texto em grupos de Whatsapp atribuindo culpa ao Partido Solidariedade, do deputado estadual Kelps Lima, por eventual atraso do 13º salário dos servidores. O texto diz que governadora a Fátima Bezerra solicitou R$ 1,77 bilhão de crédito em caráter de urgência para poder pagar o 13º dos servidores e que “o deputado Kelps Lima, do Solidariedade, mesmo partido do deputado Allyson Bezerra, é um dos que mais ataca a ação da governadora e empaca a tramitação”.

Não satisfeito com a especulação e culpa atribuída a ele e ao partido, o deputado responde às denúncias e acusa Fátima de disseminar Fake News e desafia a governadora a falar em público sobre o assunto. “A turma da Fake News ligada ao governo está colocando um texto no Whatsapp dizendo que o 13º pode não ser pago porque os deputados do Solidariedade estão atrapalhando a tramitação. Eu desafio a governadora a dizer isso de público. Grave um vídeo governadora”, diz Kelps em vídeo.

Assista

Em nota, a assessoria do deputado, informou que Kelps pretende denunciar o episódio formalmente. “Neste momento, o Congresso Nacional está realizando uma CPI da Fake News. Kelps está pensando em denunciar o episódio de hoje, formalmente, aos membros da CPI, e pedir reparação política e judicial“, diz a nota.

Leia ao texto que circula no Whatsapp

Solidariedade quer atrasar 13 salário dos servidores

A governadora Fátima Bezerra solicitou 1,77 bilhão de crédito em caráter de urgência para poder pagar o 13 dos servidores. Para isto, precisa de aprovação da Assembleia Legislativa. Entre a oposição, o deputado Kelps Lima, do Solidariedade, mesmo partido do deputado Allyson Bezerra, é um dos que mais ataca a ação da governadora e empaca a tramitação querendo classificar de pedalada fiscal algo que o governo está fazendo dentro do que é de direito: solicitando por meio de projeto de lei.

Dia desses esbravejava defender servidor com emenda fake. Agora, só porque é de oposição e quer atrapalhar o governo, não quer que o servidor receba seu décimo terceiro?

Solidariedade para quem?

Oficiais da PM temem ficar sem salários e ameaçam “medida mais enérgica”; ouça o áudio

O major PM Antoniel Moreira enviou áudio, por meio do WhatsApp, falando sobre a possibilidade de o Governo do RN não pagar o salário e o décimo terceiro, neste mês de dezembro.

Ele ainda falou de poder haver uma “medida mais enérgica”, caso a ameaça de não pagamento persista.

Ouça o que disse o oficial:

Novo Notícias

Websérie destaca fatos históricos da participação do RN na 2ª Guerra

OS EPISÓDIOS ESTÃO DISPONÍVEIS NO CANAL DO SEBRAE NO YOUTUBE. FOTO: REPRODUÇÃO

“Ouvindo um alerta aéreo lembre-se de que o menor descuido seu deixando uma luz visível pode fazê-lo a primeira vítima de uma grande catástrofe”. A frase faz parte de um cartaz da década de 40, quando a cidade de Natal era obrigada a ter blackouts à noite para não sofrer ataques aéreos por abrigar bases naval e aérea norte-americanas durante a Segunda Guerra. Fatos como esses estão registrados na websérie ‘Homi Deixe de Guerra’, que conta fatos históricos e curiosidades sobre a participação do Rio Grande do Norte no conflito. Os vídeos fazem parte do projeto Natal & Parnamirim Field na Segunda Guerra e são produzidos pelo Sebrae no Rio Grande do Norte.

A cada semana, é publicado no canal do Sebrae no YouTube e na página do projeto (www.segundaguerra.com.br) um novo episódio da série, sempre trazendo um recorte da história da cidade à época e da presença dos soldados combatentes norte-americanos em solo potiguar. Até agora, foram veiculados sete vídeos. O primeiro trata da participação da cidade no conflito e do pioneirismo de Natal na aviação desde 1927, quando o piloto e escritor francês Paul escolheu a região para construir um campo de aviação que serviu de parada para os voos entre Paris e Buenos Aires. Até os alemães da Lufthansa passaram a sobrevoar o Atlântico passando pelo Rio Grande do Norte.

Já o segundo episódio da websérie destaca o icônico episódio do encontro entre Getúlio Vargas e Franklin Delano Roosevelt em Natal, cena que ficou famosa por retratar a risada do presidente dos Estados Unidos a bordo de um Jipe na Rampa. A presença de estrelas mundiais e famosos em Natal para alegrar e levantar o moral dos soldados que estavam na cidade é foco do terceiro episódio. O vídeo ressalta os bailes, clubes e festas ao som das big bands e jukeboxes que passaram a animar cidade e como a influência em toda a cultura local, inclusive no modo de falar. Expressões, como ‘ok’, ‘bye, bye’ e ‘oh yeah’, foram incorporadas ao modo de falar local.

O quarto vídeo destaca um dos mais imponentes ícones da presença das tropas americanas no cotidiano da cidade, o Grande Hotel. O empreendimento foi arrendado em maio de 1939, mas só começou efetivamente a funcionar em setembro daquele ano. Os primeiros norte-americanos que chegaram a cidade foram os técnicos da ADP, com a função especifica de trabalhar no desenvolvimento de Parnamirim Field e foi para o Grande Hotel que eles se dirigiram em busca de algum conforto. Logo o inglês, depois do português, passou a ser o idioma mais falado nos bares, restaurantes, boates e no comércio local.

Grande Hotel: Episódio 4

Todos os vídeos podem ser conferidos no site do projeto, que traz um mapeamento completo de pontos de interesse turístico relacionado à Segunda Guerra em Natal. Todo o levantamento está reunido em um portal em quatro idiomas (Inglês, Francês, Espanhol e Português), que além do mapeamento dos pontos históricos, traz também personagens e fatos curiosos relacionados ao tema, como o caso do açúcar nos tanques de combustível, o rasante no desfile de 7 de setembro e do espião preso em Jacumã.

Além desse levantamento, feito por historiadores da Fundação Rampa e do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, o projeto criou governança ao chamar os principais interessados no tema para debater o assunto e desenvolveu os estudos de viabilidade técnica e econômica do aeroporto Augusto Severo, que será transformado em um Centro Cultural, e do Museu da Rampa.

Confira o 1º episódio da série

Além disso, vai utilizar a tecnologia de realidade aumentada para criar mais atrativos nos principais equipamentos turísticos ligados à participação na Segunda Guerra. Monumentos, como a rampa, terão pontos de realidade aumentada em que o turista ao apontar a câmera do smartphone poderá fazer fotos em meio a jipe e soldados virtuais.

Roadshow busca atrair empresas de TI para o RN

O EVENTO ACONTECEU NESSA TERÇA-FEIRA EM SÃO PAULO. FOTO: FIERN

O roadshow “Rio Grande do Norte Além do Sol e MarTraga sua Empresa pra Cá” apresenta nessa terça-feira, 3, as oportunidades e benefícios que o estado disponibiliza para as empresas de Tecnologia da Informação (TI). O diretor de inovação da FIERN, Djalma Barbosa da Cunha Júnior, participou do evento realizado no espaço InovaBra Habitat, em São Paulo, que reuniu mais de 50 empresas e startups da incubadora Inova Metrópole.

O evento é uma iniciativa do Parque Tecnológico Metrópole Digital em parceria com o SEBRAE, e com apoio da FIERN, Governo do Estado e Prefeitura de Natal; além da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) e da Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro).

O roadshow integra um conjunto de ações que o Parque Tecnológico vem desenvolvendo desde o início do ano visando à atração de empresas de fora do estado. Atualmente, já existem 53 delas credenciadas à sua estrutura, sendo a maior parte do próprio Rio Grande do Norte. O objetivo é que esse polo de tecnologia continue a crescer com a vinda de empreendimentos de outros estados e regiões do país.