SELO BLOG FM (4)

Categoria: dezembro 1, 2019

Corrida Infantil encerra 3ª edição dos Jogos Paralímpicos de Natal

Superação de limites, força de vontade e muita emoção. Quem foi a Praça Pedro Velho (Praça Cívica), em Petrópolis, na manhã deste domingo, 1, pode acompanhar grandes exemplos de amor a vida e ao esporte. A Corrida Infantil dos Jogos Paralímpicos de Natal foi um verdadeiro sucesso. Ao todo, 190 atletas entre 02 e 14 anos mostraram muita raça e disposição durante a prova. Foi uma grande festa onde todos mereceram o primeiro lugar no pódio.

Desde às primeiras horas do domingo os primeiros atletas e seus familiares começaram a chegar a concentração da corrida em frente ao Palácio dos Esportes. Depois de um aquecimento reforçado com direito a muita animação e dança as primeiras largadas aconteceram.

Quem pisou primeiro na pista foram as crianças entre 02 e 04 anos. Depois foi a vez da garotada na faixa de 5 a 7 anos. Na sequência, a turma entre 8 e 10 anos mostrou muita fôlego. Os maiores até 14 anos tiveram a responsabilidade de encerrar a manhã esportiva.

A pequena Lara Vitória, 9, fez questão de comparecer e competir. Ela é uma das mais experientes na corrida, tendo participado de todas as edições do evento. Cheia de alegria e orgulho ela mostrou a medalha conquistada através do seu esforço: “Estou muito feliz. Mais uma vez consegui a minha medalha e vou pra casa muito satisfeita”, disse a pequena.

Lara estava acompanhada pela mãe, Maria do Carmo. Ela conta que atividades como essa são fundamentais para o desenvolvimento das crianças: “As pessoas não tem ideia da importância de ações como essa na vida das pessoas com deficiência. São muitos benefícios. Minha filha se transforma quando está nesse ambiente. É muito benéfico”.

A secretária municipal de Esporte e Lazer, Danielle Mafra, fez um balanço positivo da terceira edição dos Jogos Paralímpicos de Natal: “Consolidamos esse evento que a cada ano envolve cada vez mais participantes. Os Jogos Paralímpicos chegaram para ficar. Em cada local de prova assistimos muitos exemplos de verdadeiros campeões na vida e no esporte. A Prefeitura de Natal na gestão do prefeito Álvaro Dias acerta ao promover uma política pública no esporte inclusiva, integrativa e alerta para a causa das pessoas com deficiência que infelizmente ainda são muito estigmatizada pela sociedade, mas estamos caminhando para quebrar esses preconceitos. O esporte tem sido uma ferramenta eficaz nesse objetivo”, pontuou. 

A corrida está inserida na programação dos Jogos Paralímpicos Municipais que são promovidos pela Prefeitura de Natal e em 2019 atingiu a sua terceira edição. Desde a última quarta-feira, dia da abertura do evento, diversos pontos da capital potiguar recebem competições de natação, bocha olímpica, futebol para amputados, tênis de mesa, tênis de quadra e halterofilismo.

8ª Edição da Caminhada Histórica reúne quase 5 mil participantes

O EVENTO TEM COMO OBJETIVO GARANTIR INTERAÇÃO ENTRE A POPULAÇÃO E SUA IDENTIDADE HISTÓRICA

Lazer, cultura, arte e conhecimento. Uma receita de sucesso que se repetiu nesse sábado, 30, em mais uma edição da Caminhada Histórica que chegou a sua oitava edição. Os participantes percorreram as ruas da Cidade Alta e da Ribeira, contemplando mais de 50 locais de destaque entre monumentos, prédios, igrejas, casas e praças. Essa é mais uma iniciativa a integrar a programação do Natal em Natal, contando com o apoio da Prefeitura da Capital Potiguar através da Lei Djalma Maranhão.

Neste ano, o evento contou ainda com novidades que abarcavam questões ambientais e de acessibilidade, além de concursos que voltados aos estudantes, músicos e fotógrafos. Sucesso no calendário de eventos de Natal, a Caminhada Histórica tornou-se referência no resgate cultural da cidade e na valorização de todo o patrimônio histórico, enriquecendo ainda mais o potencial turístico da capital potiguar.  Este ano, a preocupação com as questões ambientais foi muito presente.

Durante a divulgação, todo o material impresso utilizado teve o selo FSC, uma certificação internacionalmente reconhecida que garante a procedência a partir de manejo florestal responsável. Além disso, durante a Caminhada, catadores devidamente cadastrados e identificados trabalharam para impedir o acúmulo de lixo nas ruas e promover a coleta seletiva. As ações de cunho ambiental que têm como mote a frase “Quem ama preserva e cuida do próximo”, reforçam ainda mais o objetivo principal da Caminhada em valorizar a cidade como um todo.

“A Caminhada tem como objetivo promover a integração entre a população e sua identidade. Queremos mostrar todo o potencial turístico de Natal, que já é internacionalmente conhecido por suas belas praias, avançando para questões históricas e culturais, por meio do rico acervo que está à nossa disposição. Foi mais uma edição de sucesso”, destacou Jarbas Filho, diretor da Viva Entretenimento, idealizador e promotor do evento.

A contadora Maria Rosa Pereira participou pela terceira vez da caminhada e falou que é sempre gratificante caminhar pelas ruas de Natal, admirando os monumentos históricos da cidade e aprendendo mais sobre o nosso patrimônio: “A nossa cidade possui uma riqueza histórica relevante, mas pouca gente valoriza. A caminhada é um momento fundamental para alertarmos a sociedade sobre a importância da preservação desses espaços para que a atual e as futuras gerações tenham a oportunidade de saber como viviam nossos antepassados, ajudando também a criar esse sentimento de pertencimento”.

O fotógrafo amador Ciro Peixoto viu na caminhada a oportunidade de exercer seu hobby predileto: “Eu sou um apaixonado pela fotografia. Aqui temos um vasto material a explorar”.

Professores de Geografia e História da Rede Municipal de Natal apresentam novas iniciativas pedagógicas

O OBJETIVO DO ENCONTRO É REUNIR INICIATIVAS PEDAGÓGICAS COM IMPACTO POSITIVO NAS UNIDADES DE ENSINO

Em tempos de compartilhamento de informações, os professores de História e Geografia da Rede Municipal de Ensino de Natal participaram, na última sexta-feira, 29, do II Encontro de Práticas Pedagógicas dos Docentes de Geografia e História (EPPGH) em parceria com a Rede Conectando Boas Práticas da Fundação Lemann. O evento aconteceu com o propósito de reunir iniciativas pedagógicas que tiveram impacto positivo nas unidades de ensino em que foram colocadas em práticas.

O professor e assessor pedagógico de História, Gleydson José Bento Lima, que atua no Departamento de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação destacou a importância da troca de experiências entre os docentes. “Essa atividade tem uma importância por se tratar de uma formação continuada, em que se trabalha com os professores no sentido de melhorar cada vez mais nossas práticas de ensino, resultando em impactos positivos na vida dos estudantes”.

Na programação, a realização de uma oficina denominada “Vida em Movimento”, apresentando o uso das fontes materiais para o ensino da História, além de relatos de experiências dos professores, palestras sobre material didático para o ensino de cartografia para alunos cegos e exposição das práticas vencedoras do “Conectando Boas Práticas”.

O professor de História da Escola Municipal Ferreira Itajubá, Antônio Rosembergue Pinheiro Mota e de Geografia, Marleide Gorgônio de Alcântara apresentaram um trabalho que realizaram em conjunto, utilizando a interdisciplinaridade e as ferramentas da internet como instrumento de execução. “Nossa apresentação é sobre o uso da internet como ferramenta auxiliar no processo de avaliação. Utilizamos um formulário do Google para facilitar o processo. Utilizamos também gráficos, figuras em cores e com isso, se consegue um resultado muito mais interessante com eles”, explicou Marleide Alcântara.

A professora e assessora pedagógica de Geografia do DEF, Ana Beatriz Câmara Maciel explicou a proposta do encontro. “O nosso principal objetivo é trazer diversas metodologias e oportunidades aos professores para aplicarem em sala de aula, bem como, um momento de motivação e de inspiração para os professores. Uma troca e compartilhamento de conhecimentos, principalmente com a utilização de novas tecnologias para que possam aplicar no cotidiano da sala de aula”, destacou a professora que atuou também como uma das organizadoras do evento.

Governo do RN apresenta projeto de ressocialização de apenados a empresários

A REUNIÃO ACONTECEU NA SEDE DA FIERN

Parte do plano de reestruturação do sistema prisional protagonizado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte é a criação de um ambiente favorável, para que empresas contratem mão de obra carcerária. O governador em exercício, Antenor Roberto e o secretário da Administração Penitenciária, Pedro Florêncio estiveram na última sexta-feira, 29, na sede Federação das Indústrias Estado do RN (Fiern), dialogando com empresários sobre o projeto.

O governador em exercício, Antenor Roberto, destacou que o Rio Grande do Norte vem avançando gradualmente no sistema de Segurança Pública e a reformulação do sistema prisional é parte fundamental deste processo. “Uma das primeiras medidas que tomamos foi avançar na profissionalização das pessoas privadas de liberdade, bem como para os agentes penitenciários, dando visibilidade e corresponsabilidade pelo sistema. Convocamos agentes concursados e adotamos medidas de valorização da categoria. O controle do sistema passa diretamente pelo desempenho desta função”, disse.

O secretário Pedro Florêncio explicou que para manter o sistema sob controle e seguro, é preciso ir além e ter um olhar diferente para as pessoas privadas de liberdade, promovendo ações de ressocialização dos internos através de educação, capacitação e trabalho. “Temos uma certeza, aquela pessoa que está cumprindo pena, em algum momento, vai retornar para a sociedade e cabe a nós a decisão de como vamos devolvê-lo”, enfatizou Florêncio.

As empresas podem aderir em dois formatos, contratando mão de obra carcerária em sua empresa ou instalando-se dentro do sistema penitenciário. O major Avelino, chefe de gabinete de Segurança Institucional da Seap, conduziu a apresentação mostrando cases de projetos semelhantes que estão em pleno funcionamento em outros estados brasileiros, bem como os benefícios para os empresários aderirem ao programa.

Os benefícios para as empresas são muitos, o primeiro deles é social, romper com o ciclo do crime, visto que o apenado não retorna para a criminalidade. A segurança patrimonial é outro ganho, que é garantida pelo Estado para àquelas empresas que se instalarem dentro dos presídios. Outra vantagem é a remuneração dos trabalhadores que não segue as leis da Consolidação da Leis Trabalhistas (CLT), o pagamento é o salário mínimo sem adição de impostos (INSS, FGTS ou 13º salário).

O preso que trabalha, segue de acordo com a Lei de Execuções Penais, recebe como remuneração 25% numa conta poupança para ser resgatado quando posto em liberdade, outros 25% são encaminhados ao Estado como forma de ressarcimento das despesas com a manutenção do condenado, e os 50% restantes são recebidos pela família do interno.

Atualmente, cerca de mil internos com bom comportamento participam de cursos de capacitação promovidos pelo Senai através de contrato com a Seap. “Estes internos saem com capacitação para ter seu próprio negócio, visto que a entrada no mercado de trabalho é uma outra barreira, mas a possibilidade de retorno ao crime foi reduzida”, destacou Pedro Florêncio.

Outra medida adotada pelo Governo para garantir segurança ao projeto, foi a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica para implementação do Plano Estadual da Política Nacional de Trabalho à Pessoa Privada de Liberdade e Egresso do Sistema Prisional. O documento foi assinado na última quinta-feira (28) pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Administração Penitenciária (Seap), com a Procuradoria Regional do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho. “Chamamos o Ministério Público para apoiar e fazer parte deste projeto, pois acreditamos no sucesso e no benefício para toda a sociedade”, reforçou o governador em exercício.

Uma nova reunião entre o Governo do Estado e as empresas interessadas em aderir ao programa foi agendada para a próxima semana. “Nós somos parceiros do Rio Grande do Norte, e temos a certeza que este projeto de inclusão social  junto aos apenados, com o trabalho do Senai na formação e qualificação profissional, será um projeto de sucesso. Desta reunião algumas empresas já mostraram interesse, voltaremos a nos reunir para aprofundar este debate”, concluiu o presidente da Fiern, Amaro Sales.