SELO BLOG FM (4)

Categoria: novembro 20, 2019

Churrasco, “neves” e muita soneca: confira vídeos da rotina de cursos dos vereadores da Paraíba em Gramado e Foz do Iguaçu

OS VEREADORES APROVEITARAM BASTANTE O PERÍODO QUE SERIA PARA PARTICIPAR DE ESTUDOS SOBRE GESTÃO POLÍTICA PARA CURTIR A VIAGEM. FOTO: REPRODUÇÃO/PARAÍBA JÁ

As viagens em busca de conhecimento e de experiências sensoriais dos 11 vereadores de Santa Rita, na Paraíba, que foram presos durante a Operação Natal Luz, no início de novembro, alcançaram com sucesso seu objetivo. O Paraíba Já teve acesso a vídeos, que comprovam isso. Estudos sobre gestão pública, reforma da previdência e complianceque foram temas dos 1º Ciclo Nacional de Agentes Públicos, em Foz do Iguaçu (PR) e 5º Seminário Regional de Agentes Públicos, em Gramado (RS), ambos promovidos pelo Instituto de Capacitação de Agentes Públicos (Icap), empresa de Sergipe, não mereceram registros dos estudantes da Câmara de Santa Rita.

As mídias mostram o interesse intrínseco dos parlamentares da terra dos canaviais por aprender a geografia da região Sul, ao visitar os principais pontos turísticos e históricos, sem esquecer de vivenciar a cultura local, indo a eventos como Natal Luz, restaurantes, provando chocolates e apreciando vinhos e cervejas artesanais.

Assista:

Estiveram nas duas viagens para o Sul do país os vereadores Anésio Miranda, Ivonete Barros, Rosa do Vaqueiro, Sérgio Confecções, Brunno Filho de Cicinha, João Grandão, Diocélio de Várzea Nova, Marcos Farias, Cícero Medeiros, Francisco Queiroga, além do contador da Câmara de Santa Rita, Fábio Cosme.

Hora da soneca

Após passarem de 25 a 28 de outubro em Maceió (AL), para estudar no 43º Encontro Brasileiro de Agentes Públicos, embarcaram no dia 31 para Gramado. Durante as aulas sobre gestão pública, dá para se perceber a dedicação do vereador Sergio Confecções, registrado por vários de seus companheiros. Durante uma discussão sobre cláusulas pétreas e direito constitucional, o vereador não resistiu a uma soneca.

Mas na hora de fazer um tour…

O vereador demonstrou estar “bastante acordado” para falar sobre a visita ao Museu de Cera, de Gramado. “Olha que maravilha, cedo da manhã, próximo do hotel aqui, em Gramado, em frente aqui ao Museu de Cera, onde se visualiza vários artista (sic), uns que estão vivos, outros que já partiram… uns clone muito perfeito, muito idêntico aqui no Museu de Cera, direto de Gramados (sic). Olha aqui as, a neves (sic). Os carro (sic) com farol aceso de manhã logo cedo. Maravilha. Um fenômeno (sic) da natureza, coisa linda”, relatou o vereador, maravilhado.

Em uma série de vídeos, acompanhado de Cícero Medeiros e dos demais colegas, ele registra seu entusiasmo para estudar às 8h da manhã no que, provavelmente seria do dia 3 de novembro. “Bom dia! Olha que coisa linda aqui. Oito horas da manhã, aqui em Gramados (sic). Olha só as neve (sic)”, afirmou.

Ao fundo é possível ouvir uma voz feminina confirmando o horário apontado pelo vereador, que deveria estar acontecendo os cursos. “São 8 da manhã e nós estamos fazendo o que na neblina? estudando!”, disse.

Sérgio continua seu monólogo fascinado com o clima de Gramado. “Oito horas da manhã é só neves aqui (sic). Do lado do hotel, o clima é esse aqui. A nebrina (sic), a cidade todinha tá em neve. Mas é um frio gostoso”, disse, mas continua descrevendo o clima local em outro trecho do vídeo. “Esse nevoeiro que vocês tão vendo aí é neves (sic), é a nebrina (sic) aqui e bastante neves (sic)”, narrou o vereador de Santa Rita.

A felicidade não estava estampada apenas no semblante de Sérgio. No Lago Negro, Brunno e Marcos Farias curtiram bastante passear nos pedalinhos. Já Ivonete e Rosa do Vaqueiro não pouparam poses em frente a Catedral de Pedra.

Já o vereador Queiroga relatou quais são os pontos fortes da gastronomia local. “Aqui o forte é chocolate, vinho, suco e cerveja artesanal. É o forte daqui. Casa de chocolate é cada uma maior do que a outra. Muito bonito. Cerveja, em todo canto que a gente chega tem cerveja artesanal, e vinho e suco de uva. É o forte daqui. Muito bonito. E churrasco. As carnes daqui são muito gostosa (sic)”.

Relembre o caso

Somente em 2019, a Câmara Municipal de Santa Rita já desembolsou mais de R$ 570 mil em concessão de diárias. Caso foi denunciado com exclusividade durante quase seis meses pelo portal Paraíba Já, e reportagens surgiram após a série ‘Pra Onde Foi a Grana?‘, que analisou os gastos das 223 Câmaras Municipais da Paraíba, e deu origem a série ‘Farra das Diárias‘.

Informações: Paraíba já

SENAI e CTGAS-ER debatem futuro do setor de petróleo e gás no IV Fórum Onshore Potiguar, em Mossoró

REALIZADO PELO SEBRAE-RN E REDEPETRO, COM O APOIO DO SENAI/CTGAS-ER E ISI-ER, O EVENTO ESTIMA REUNIR MAIS DE 1 MIL VISITANTES E 80 STANDS DE EMPRESAS PARTICIPANTES. FOTO: REPRODUÇÃO

Fomentar o desenvolvimento regional e estimular a competitividade nacional a partir de um novo modelo de exploração e produção de petróleo e gás natural em terra é um dos temas centrais debatidos durante o Mossoró Oil & Gas Expo e o IV Fórum Onshore Potiguar, que acontece no período de 26 a 28 de novembro, em Mossoró. O evento – o maior do setor de petróleo e gás do Brasil – irá discutir a extração em terra e águas rasas, bem como, a cadeia produtiva, incluindo os fornecedores de bens e serviços nesse segmento.

Realizado pelo Sebrae-RN e Redepetro, com o apoio do SENAI/CTGAS-ER e ISI-ER, o evento estima reunir mais de 1 mil visitantes e 80 stands de empresas participantes. Durante os três dias, acontecem mais de 150 reuniões de negócios, conferências e evento científico.

O Rio Grande do Norte é o maior produtor de petróleo onshore (em terra) do país. A produção potiguar que já chegou a 100 mil barris/dia, o equivalente a 10% da produção nacional, hoje está na marca dos 38 mil barris/dia com a decisão da Petrobras de investir prioritariamente no pré-sal.

O setor, lembra o diretor do CTGAS-ER e ISI-ER, Rodrigo Diniz de Mello, representa 45% do PIB industrial do RN. E, após queda na produção com a retirada dos investimentos da Petrobras no estado, vislumbra a oportunidade de retomar a atividade e o crescimento econômico da região, a partir da atuação de novas empresas nos campos terrestres.

“Neste novo momento do setor, Mossoró desponta como a capital do petróleo e gás onshore. Tanto por ser onde começou essa mobilização em torno da reativação e concessões para exploração pela iniciativa privada, quanto por ter a maior produção em terra, o Rio Grande do Norte sai na frente e tenho a convicção de que terá um impacto bastante positivo na economia local”, destaca o diretor do CTGAS-ER e ISI-ER, Rodrigo Diniz de Mello.

RODRIGO DINIZ MELO. FOTO: REPRODUÇÃO

A concessão à iniciativa privada está prevista no Programa de Revitalização das Atividades de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural em Áreas Terrestres (Reate), do Ministério das Minas e Energia (MME), criado para ampliar a produção de petróleo e gás natural em campos terrestres em todo país, revitalizando as atividades de E&P em áreas terrestres e aumentando a competitividade da indústria petrolífera onshore nacional.

“Será a retomada da cadeia produtiva de petróleo e gás do Estado e desta vez com atores locais. A expectativa é de uma recuperação maior, com impacto ainda mais positivo, uma vez que serão empresas daqui, com contratação de profissionais locais. Diferente de quando era a Petrobras que tudo ocorria em âmbito nacional, desta vez se volta mais para o desenvolvimento regional, com geração de empregos e movimentação da economia do estado e da região”, observa Rodrigo Mello.

O SENAI/CTGAS-ER e ISI-ER participam como expositor, nas rodadas de negócios e na reunião do Fórum Potiguar de Petróleo e Gás, que acontece no dia 26, durante o encontro. Para se inscrever e conferir a programação completa, os interessados podem acessar o site do evento https://mossorooilgas.com.br/.

Na Itália: Governadores do Nordeste seguem na tentativa de atrair investimentos para a região

NA MANHÃ DESTA QUARTA, O GRUPO ESTEVE NA SEDE DO MINISTÉRIO DE RELAÇÕES EXTERIORES DA ITÁLIA. FOTO: ELISA ELSIE

Após deixarem Paris, o grupo de governadores do Nordeste seguiu para a Itália em busca de novos investimentos para a região. Os políticos integram o chamado Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste), criado no início do ano. Neste momento, os governadores estão em um tour pela Europa que incluiu, além da Itália, passagens pela França e pela Alemanha.

Na Itália, os gestores foram recebidos nesta quarta-feira, 20, na sede do Ministério das Relações Exteriores da Itália, em Roma, para tentar atrair investimentos europeus e impulsionar o comércio entre os dois países.

A governadora do RN, Fátima Bezerra, disse que os esforços estão “concentrados em fortalecer as relações de cooperação e atrair investimentos para o nordeste, segunda região mais populosa do Brasil”. “Falamos sobre investimentos italianos que já existem e solicitamos a ampliação da relação econômica”.

A ideia dos governadores é apresentar aos europeus o funcionamento do Consórcio e um mapa de oportunidades de investimentos no nordeste, inclusive com a perspectiva de abertura de parcerias público-privadas (PPP). Ao todo, os projetos somam R$ 30 bilhões.

“O Consórcio do Nordeste é uma experiência institucional muito inovadora e interessante”, considerou a vice-ministra de Relações Exteriores da Itália, Marina Sereni, que se reuniu com a delegação de políticos brasileiros.

Encontro com empresários

Durante a tarde desta quarta, os governadores estiveram reunidos com empresários italianos na Confederação Geral da Indústria Italiana (Confindustria). Segundo a governadora do RN, os empresários queriam “informações mais detalhadas sobre os negócios e também para o esclarecimento de dúvidas”, tuitou.

REUNIÃO DOS GESTORES COM EMPRESÁRIOS DA CONFINDUSTRIA NA TARDE DESTA QUARTA. FOTO: ELISA ELSIE

Segundo informações apresentadas por Fátima através do Twitter, a diretora de Relações Internacionais da Confindustria, Ana Elisa Bison, destacou a importância da união dos estados. “A ideia do consórcio é muito interessante porque consegue fazer, entre outras coisas, compras conjuntas e economizar. Juntos como um único território eles têm mais força para atrair mais investimentos estrangeiros”. A diretora teria revelado ainda, que a Confindustria está planejando uma missão ao Brasil para 2020.

Sistema Fecomércio RN vai levar tecnologia para Feneciti em João Câmara

A FEIRA ACONTECE NOS DIAS 22 E 23

O Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, participa, nos próximos dias 22 e 23 de novembro, da terceira edição da Feira Regional de Negócios, Ciência, Tecnologia e Inovação – Feneciti, em João Câmara, região do Mato Grande do RN. Com entrada gratuita, o evento ocorrerá na Praça Monsenhor Freitas, centro da cidade.

Parceiro da Feniciti em todas as edições, o Senac terá um estande montado durante o evento, onde será recriada parte da estrutura da Sala Microsoft Senac Smartlab, sala multidisciplinar, pioneira no estado, que tem possibilitado a implementação de estratégias didáticas inovadoras nos cursos oferecidos pelo Senac. Neste espaço, os visitantes poderão manusear diversos equipamentos tecnológicos, como óculos e binóculos de realidade virtual; tablets para experiências com realidade aumentada; drones e câmera 360.

A INSTITUIÇÃO LEVARÁ EXPERIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DA SALA SMARTLAB PARA O EVENTO

Promovida pelo Governo do RN, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), a Feneciti ocorre periodicamente em diferentes regiões do estado e reúne empresários,  investidores, universidades e instituições de ensino e pesquisa, promovendo a interação entre os diferentes setores.

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, destaca sobre os estímulos que eventos como a Feneciti proporcionam aos negócios nas regiões. “O Sistema Fecomércio RN apoia e participa de eventos como a Feneciti, pois sabemos da necessidade que o RN tem em construir espaços direcionados à apresentação de nova ideias, ações e projetos que visem o desenvolvimento econômico do estado”, disse.

Projeto de Lei garante realização de Exame PSA na rede pública municipal

DE ACORDO COM O AUTOR, VEREADOR CÍCERO MARTINS, O OBJETIVO É GARANTIR QUE OS HOMENS POSSAM TER UMA MAIOR OPÇÃO DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS QUANTO À GLÂNDULA DA PRÓSTATA.

Em alusão ao mês de novembro, no qual é realizado a campanha Novembro Azul em todo o país e que tem como objetivo reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, a Câmara Municipal do Natal aprovou durante a Sessão Ordinária dessa terça-feira, 19, em regime de urgência, o Projeto de Lei N° 232/2019, de autoria do vereador Cícero Martins (PSL), que trata da obrigatoriedade da realização do exame de PSA nos homens com mais de 45 anos, quando solicitado hemograma por dentistas e médicos da rede municipal de saúde.

“O PSA é um exame aonde é detectado a proteína, o antígeno é detectado no organismo do indivíduo após os 45 anos. Geralmente, quando está elevada acontece uma hiperplasia na próstata, então ele é uma sinalização de que há algo errado, que pode existir ali um câncer maligno ou benigno. Então normalmente, os homens após os 45 anos é ideal que façam esse exame do PSA, no entanto a rede pública municipal nunca solicita e as pessoas procuram e não conseguem e o próprio médico do Programa de Saúde da Família (PSF), pode solicitar. O que o nosso Projeto apresenta é que os médicos quando peçam o hemograma, incluam a solicitação do PSA”, explicou.

De autoria de vereadora Ney Lopes Junior (PSD) e subscrito pelo vereador Dinarte Torres (PMB), a Casa aprovou em segunda discussão, o Projeto de Lei N° 006/2019, que trata da aplicação de penalidades à prática de assédio moral nas dependências da administração pública municipal direta e indireta, autárquica e fundacional, por servidores públicos efetivos, contratados ou nomeados para cargos de confiança e chefia.

“Eu apresentei esse Projeto de Lei para evitar um fato extremamente comum em qualquer cidade, mas também na administração pública, que não há nenhum tipo de regulamentação, que é o assédio moral. O assédio moral que combato no meu Projeto é uma prática que ocorre na administração pública, onde os servidores passam por práticas abusivas, são humilhados na frente de colegas, por intermédio dos seus chefes, quando são levados ao ridículo em seu ambiente de trabalho. Então o que buscamos é contribuir com os servidores públicos, é buscar o respeito aos servidores públicos”, destacou Ney.  

“É um Projeto que vai alcançar vidas, até porque é inaceitável que algumas pessoas que assumam cargos em determinadas instituições se acharem donos, são pessoas que acham que podem humilhar e tratar as pessoas de qualquer forma”, completou o vereador Dinarte Torres.

O plenário ainda aprovou em segunda discussão, o Projeto de Lei N° 173/2019, de autoria do vereador Dagô de Andrade (DEM), que inclui a Semana da Integração Evangélica no calendário oficial do município de Natal.

Ainda foi debatido pelos parlamentares, o veto parcial do poder Executivo, ao Projeto de Lei N° 093/2019, de autoria do vereador Robson Carvalho, que institui o Programa Conviver no âmbito do município de Natal. O programa trata da realização de encontros, debates, seminários, palestras e eventos afins que propiciem a reflexão acerca da alienação parental.

A votação do veto foi adiada por cinco Sessões, após a obstrução da pauta, para que haja uma maior discussão junto ao poder Executivo, referente às duas emendas que foram vetadas. Segundo o líder do Executivo, vereador Kleber Fernandes, há vício de inconstitucionalidade.

“O poder Executivo entende a relevância do Projeto e vetou exclusivamente dois parágrafos que considerou inconstitucionais, que determinam que a prefeitura através da secretaria de Educação execute palestras, seminários, além da rede municipal, também em instituições particulares. Isso vai gerar custos e Projetos que saem do Legislativo e gerem custos ao Executivo são considerados inconstitucionais. Vamos buscar o entendimento, o Projeto foi retirado de pauta, para que agora possamos regulamentar essa lei com relação aos dois parágrafos vetados e buscar parcerias com as instituições privadas, de forma que não gerem custo ao município”, pontuou Kleber.

“Esse Projeto foi sancionado de forma parcial, existiram dois vetos e nós aqui estamos discutindo, lutando para que esse Projeto de Lei seja aprovado na íntegra, trata da alienação parental que é um processo e resultado de manutenção psicológica por parte de genitores para com seus filhos ou parentes próximos, que podem causar diversos danos psicológicos. Então é um Projeto que tem que ser aprovado no nosso município e ser implantado nas escolas municipais e celebrar convênios e instituir nas escolas privadas”, acrescentou Robson Carvalho.  

Comissão aprova projeto de Rafael Motta de isenção de taxas para alunos do Prouni e FIES

O DEPUTADO JUSTIFICOU AS CONSTANTES DIFICULDADES FINANCEIRAS ENFRENTADAS PELOS ALUNOS E QUE OS IMPEDEM DE ASSUMIR OUTRAS DESPESAS. FOTO: FÁBIO RAMOS

A Comissão da Educação da Câmara dos Deputados (CE) aprovou nesta quarta-feira, 20, o Projeto de Lei nº 5802/2019, de autoria do deputado Rafael Motta (PSB/RN), que isenta os beneficiários do Programa Universidade para Todos (ProUni) ou signatários de contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) do pagamento de taxas administrativas cobradas pelas instituições de educação superior privadas em que estudam.

Rafael Motta justifica que os alunos contemplados pelo Prouni e FIES comumente enfrentam dificuldades financeiras e são impedidos de assumir outras despesas financeiras, como a cobrança por transferências internas ou externas, expedição de documentos, reposição de avaliações e inscrição em eventos científicos das instituições.

O relator, deputado Glauber Braga (PSOL/RJ) ressaltou que os beneficiários do Prouni têm renda familiar per capita de até três salários-mínimos e que os interessados em financiamento estudantil são estudantes sem condições de pagar as semestralidades ou anuidades cobradas pelas instituições de ensino superior.

“É contraditório que se queira cobrar taxas administrativas, quase nunca baratas, desses alunos bolsistas ou contemplados com financiamento do FIES. Entendemos que é oportuna, justa e meritória a proposta do ilustre colega Rafael Motta”, afirmou Glauber.

A proposta teve amplo apoio partidário. Além do PSB de Rafael, PSOL, PCdoB, PT, PDT e PV endossaram o projeto, que venceu por um placar de 27 votos a 9. O PL ainda segue para as comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Filho da rainha Elizabeth II anuncia retirada da vida pública após envolvimento em escândalo sexual

A RETIRADA DA VIDA PÚBLICA FOI ANUNCIADA APÓS ESCÂNDALO GERADO PELA AMIZADE DE ANDREW COM JEFFREY EPSTEIN ACUSADO DE AGRESSÃO SEXUAL. FOTO: REPRODUÇÃO

O príncipe Andrew (Duque de Iorque),  terceiro filho da rainha Elizabeth, anunciou nesta quarta-feira, 20, sua retirada da vida pública, após o escândalo gerado por sua amizade com o empresário americano Jeffrey Epstein, acusado de agressão sexual e que foi encontrado morto na prisão.

Segundo o duque, seus vínculos com o criminoso sexual condenado se tornaram um “grande problema” para a família real. “Perguntei a Sua Majestade se poderia me retirar das atividades públicas por tempo indeterminado, e ela me concedeu sua permissão”, anunciou o príncipe em comunicado.

Sigo lamentando sem rodeios minha relação errônea com Epstein”. Seu suicídio deixou perguntas sem resposta, principalmente para suas vítimas, e expresso minha compaixão mais profunda com qualquer um que tenha sido afetado e esteja buscando uma forma de virar a página”, manifestou.

“Só posso esperar que, com o tempo, sejam capazes de reconstruir suas vidas. Estou totalmente disposto a colaborar com a Justiça em qualquer investigação, caso seja necessário”.

Entrevista à BBC

EM ENTREVISTA À BBC, PRÍNCIPE ANDREW FALOU SOBRE AMIZADE COM JEFFREY EPSTEIN, BILIONÁRIO AMERICANO ACUSADO DE TRÁFICO SEXUAL DE MENORES. FOTO: DIREITO DE IMAGEM/MARK HARRINGTON/BBC

Isso acontece num momento em que o duque enfrenta uma reação crescente após uma entrevista que ele deu à BBC. A empresa de telecomunicação BT é apenas a mais recente de uma série de organizações que se distanciariam do príncipe Andrew após a entrevista.

Em um comunicado, a BT disse que trabalha com o iDEA – organização ligada ao duque de York que ajuda as pessoas a desenvolver habilidades digitais, comerciais e de emprego – desde 2017, mas “nossas negociações são com seus diretores executivos e não com o patrono”.

“À luz dos acontecimentos recentes, estamos revisando nosso relacionamento com a organização e esperamos poder trabalhar mais com eles, no caso de uma mudança no patrocínio”, disse uma porta-voz.

Em agosto, Epstein foi encontrado morto dentro de um presídio nos EUA, enquanto aguardava julgamento sob acusações de tráfico sexual e abuso de menores. E, após virem à tona imagens que pareciam mostrar Andrew na mansão de Epstein em Nova York, a imprensa britânica passou a cobrar uma explicação sobre o quanto o príncipe sabia a respeito dos crimes hoje atribuídos ao bilionário americano.

Na entrevista ao programa Newsnight, da BBC, Andrew falou sobre suas relações com o bilionário americano. O príncipe Andrew já havia defendido seu relacionamento com Epstein antes, inclusive após o suicídio dele. No entanto, na entrevista à BBC, o príncipe deu mais detalhes sobre por que “ainda” não se arrependia da amizade.

Ele disse que conhecer Epstein teve “alguns resultados muito benéficos“, num momento em que o príncipe deixava sua carreira na Marinha e iniciava outra como representante especial do comércio e da indústria. “As pessoas que eu conheci e as oportunidades que tive para aprender, por ele ou por causa dele, foram realmente muito úteis”, disse o príncipe Andrew.

Visita formal cancelada

O duque está sob crescente pressão após a entrevista de sábado, na qual respondeu pela primeira vez perguntas sobre sua amizade com o financista americano Epstein. Ele “categoricamente” negou ter qualquer contato sexual com Virginia Giuffre.

No entanto, empresas com as quais tinha vínculos começaram a se distanciar dele, assim como fez a BT recentemente. O Standard Chartered Bank e a KPMG anunciaram que retirariam o apoio à iniciativa de mentores de negócios do duque, Pitch @ Palace. Fontes disseram à BBC que as decisões foram tomadas antes da entrevista. Quatro universidades australianas também disseram que não continuariam sua participação no Pitch @ Palace Australia.

O príncipe Andrew cancelou uma visita planejada às áreas atingidas pelas inundações de Yorkshire na terça-feira, três dias após a exibição da entrevista, informou o jornal Sun.

A entrevista

Sobre o encontro com Epstein em 2010, quando já havia ocorrido a primeira condenação do bilionário, o integrante da família real disse que fez a visita para explicar que a amizade deles havia terminado. Ele disse que considerou falar com Epstein por telefone, mas decidiu encontrá-lo pessoalmente “para mostrar liderança”. “Achei que fazer isso por telefone não era a maneira adequada. Eu tinha de ir vê-lo e conversar com ele”, disse.

Andrew também foi questionado, durante a entrevista, sobre as declarações contra ele feitas por uma das acusadoras de Epstein, Virginia Giuffre (então conhecida como Virginia Roberts). Giuffre disse que conheceu o príncipe em 2001, quando eles jantaram juntos, dançaram em uma boate em Londres e fizeram sexo na casa de Ghislaine Maxwell, em Belgravia.

A entrevistadora, Emily Maitlis, notou que as acusações de Giuffre eram muito específicas e que ela disse, inclusive, que o príncipe estava “suando muito“. O príncipe negou ter tido qualquer relação sexual com Giuffre. Ele respondeu que um “problema” com a história de Giuffre era que, por uma questão médica, ele não poderia estar suando.

Eu não suava na época porque havia sofrido o que descreveria como uma overdose de adrenalina na Guerra das Malvinas, quando fui baleado e eu simplesmente… era quase impossível eu suar“, disse ele.

SOBRE UMA FOTO COM GIUFFRE, O PRÍNCIPE AFIRMOU SER FALSA, POIS COSTUMA SAIR DE TERNO E GRAVATA. FOTO: VIRGINIA ROBERTS

O príncipe Andrew revelou que investigou a possibilidade de uma foto — ou parte dela — fornecida por Giuffre ser falsa. Uma das razões que ele apresentou foi o traje. “Não acredito que seja uma foto minha em Londres porque, quando saio em Londres, uso terno e gravata”, disse.

“Isso é o que eu descreveria como… essas são minhas roupas de viagem, (que uso) se eu estiver indo para o exterior”, acrescentou. “Ninguém pode provar se a fotografia foi ou não manipulada, mas não me lembro de ter sido tirada.”

Como eles se conheceram?

PRÍNCIPE ANDREW COM JEFFREY EPSTEIN. FOTO: REPRODUÇÃO

O príncipe Andrew sempre disse que conheceu Jeffrey Epstein em 1999, por meio da então namorada do americano, Ghislaine Maxwell, uma socialite bem relacionada. Maxwell, filha do falecido magnata dos jornais Robert Maxwell, tem mantido a discrição desde que começaram a surgir acusações contra Epstein.

O príncipe disse que se encontrou com ela no início deste ano, no Reino Unido, antes de Epstein ser preso e acusado de tráfico sexual. Ele disse que eles não discutiram o caso do bilionário durante o encontro. “Não havia nada para discutir sobre ele, porque ele não estava no noticiário”. Andrew enfatizou durante a entrevista que ele e Epstein “não eram tão próximos”.

‘Deprimente’

O príncipe tem enfrentado críticas pela entrevista ao Newsnight. Advogado de uma das acusadoras de Epstein, Spencer Kuvin disse que o príncipe Andrew deveria “se desculpar por sua amizade com o agressor sexual condenado Jeffrey Epstein“. Ele disse que “a realeza falhou” em relação às supostas vítimas de Epstein e chamou a entrevista do príncipe Andrew à BBC de “triste” e “deprimente”.

“O simples fato de ele (o príncipe Andrew) ser amigo de um criminoso sexual condenado e optar por continuar seu relacionamento com ele, isso mostra uma falta de reconhecimento da amplitude do que esse homem (Epstein) fez com essas garotas”, disse Kuvin.

Kuvin disse que o foco dos acusadores de Epstein agora se voltou para pessoas que possivelmente atuavam com ele. Isso levou a perguntas sobre o possível papel da ex-namorada Ghislaine Maxwell na busca de meninas menores de idade. Maxwell nega ter cometido qualquer irregularidade.

O príncipe Andrew disse à BBC que nunca suspeitou do comportamento criminoso de Epstein durante as visitas às três casas do americano. Kuvin, no entanto, disse que “não achava possível” o príncipe ter evitado ver o que estava acontecendo, “com garotas sendo levadas para dentro e para fora dessas casas”.

Pessoas próximas ao príncipe Andrew disseram que ele queria abordar as questões de frente e fez isso com “honestidade e humildade” durante a entrevista. Jonny Dymond, correspondente da BBC especializado em família real, disse que o príncipe ficou “muito prejudicado” e que a tentativa de limpar seu nome “falhou muito”.

Com informações: Época

Jardim de Piranhas vai suspender auxílio para universitários para investir na educação municipal

OBJETIVO É PRIORIZAR RECURSOS DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL COM OS ENSINOS INFANTIL E FUNDAMENTAL, CONFORME PRECEITUAM A CONSTITUIÇÃO FEDERAL E A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL. FOTO: REPRODUÇÃO

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou que o prefeito de Jardim de Piranhas revogue dois decretos municipais que regulamentam concessão de bolsa de estudos aos estudantes de graduação do município. O documento foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira, 20. Ao mesmo tempo, a recomendação também prevê que o gestor municipal suspenda, a partir do exercício financeiro subsequente à presente recomendação, o pagamento de bolsas a título de ajuda de custo a estudantes universitários.

A proposta é priorizar os recursos da educação municipal com os ensinos Infantil e Fundamental, conforme preceituam a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. O documento expedido pela Promotoria de Justiça de Jardim de Piranhas também é direcionado às secretárias municipais de Educação e de Assistência Social, para que notifiquem com antecedência cada um dos estudantes atualmente beneficiados com a referida ajuda de custo acerca da não renovação do benefício para o ano de 2020. O MPRN concedeu o prazo de 30 dias para que a Prefeitura informe sobre o cumprimento da recomendação.