SELO BLOG FM (4)

Categoria: novembro 19, 2019

Rodrigo Maia anuncia pacote com propostas para combater desigualdade

AS PROPOSTAS SERÃO APRESENTADAS NAS PRÓXIMAS SEMANAS COM, PELO MENOS, SETE PROJETOS DE LEI. FOTO: MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), anunciou nesta terça-feira, 19, um pacote com propostas para combater desigualdade e pobreza no Brasil.

A Agenda de Desenvolvimento Social é dividida em cinco pilares e foi elaborada por um grupo formado por cinco deputados e um senador. O grupo ouviu especialistas de diferentes áreas. De acordo com a assessoria do grupo, serão apresentadas nas próximas semanas uma proposta de emenda à Constituição (PEC) e ao menos sete projetos de lei.

Uma das propostas, por exemplo, prevê incluir programas de transferência de renda como o Bolsa Família.

Durante o lançamento do pacote, Rodrigo Maia afirmou que o objetivo é continuar trabalhando pela aprovação das reformas econômicas. Segundo ele, as medidas têm “viés social” e “tendem a reduzir injustiça dentro da sociedade”.

O presidente da Câmara ressaltou, no entanto, ser preciso avançar em “projetos de forma efetiva na área social”. “A nossa agenda vai além das reformas econômicas com o objetivo de ter um país mais igual”, disse Maia durante o lançamento.

O anúncio foi acompanhado por deputados de vários partidos, como PDT, PSB, PSDB, MDB, Novo, Podemos e PV, além do senador Alessandro Vieira (Cidadania -SE).

Com informações: G1

Deputado do PSL, Coronel Tadeu, vandaliza exposição sobre “Mês da Consciência Negra”; Assista

A OBRA VIOLADA TRAZIA DADOS SOBRE A VIOLÊNCIA DO ESTADO CONTRA NEGROS E NEGRAS E TINHA UMA CHARGE DO CARTUNISTA CARLOS LATUFF. FOTO: REPRODUÇÃO/REDES SOCIAIS

O deputado federal Coronel Tadeu (PSL-SP) vandalizou nesta terça-feira, 19, um painel na Câmara que denunciava o genocídio da população negra no Brasil.

Assista:

Minutos depois, a deputada Talíria Petrone (PSOL-RJ), afirmou que foi à Polícia Legislativa “registrar queixa contra esse absurdo que ocorreu agora na exposição em homenagem ao Novembro Negro e à Consciência Negra”.

O cartunista Latuff também condenou o episódio. “Essa agressão de um policial militar, que por acaso também é um parlamentar, contra uma charge exposta no Congresso Nacional e que denuncia a violência policial, nos leva a seguinte reflexão. Se fazem isso contra um cartaz, imagine contra gente de carne, osso e pele negra!”, publicou.

A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) garantiu que irá acionar o Conselho de Ética da Câmara em busca de punição ao parlamentar bolsonarista.

Repercussão

Projeto Conexão Cidadã da Escola da AL leva cidadania a alunos potiguares

A ESCOLA ESTADUAL DOM NIVALDO MONTE RECEBEU O PROJETO NESTA TERÇA. FOTO: EDUARDO MAIA

Promover um dia inteiro de ações voltadas à cidadania, com debates e palestras que reforcem o conhecimento de direito e deveres dos jovens enquanto cidadãos, respeitando as diferenças e incentivando a tolerância entre os estudantes é o objetivo do projeto Conexão Cidadã, realizado pela Assembleia Legislativa, através da Escola da Assembleia.

Nesta terça-feira, 19, a Escola Estadual Dom Nivaldo Monte, localizada no município de Parnamirim, Região Metropolitana de Natal, foi palco da segunda edição do Conexão Cidadã. A coordenadora acadêmica da Escola da Assembleia, Kássia Moura, abriu as atividades falando sobre a importância do projeto em trabalhar a conscientização e o exercício do cidadania: “A escola é um ambiente democrático onde é possível a transformação do cidadão por meio da educação”. 

Kássia conversou com os alunos sobre o papel dos Poderes, enfatizando o Poder Legislativo, explicando as ações e atividades da Assembleia Legislativa do RN na busca constante de estar próxima e ativa na sociedade, além de detalhar o funcionamento da Escola da Assembleia que em dez anos de existência, tem fundamentado suas ações no desenvolvimento de processos formais de educação, por intermédio da formação permanente e continuada, visando fortalecer a atuação do Poder Legislativo, na construção de uma sociedade justa e igualitária. Por meio de pós-graduações, cursos, seminários, palestras e debates, a Escola da Assembleia busca aproximar a sociedade do Parlamento potiguar, bem como capacitar não só os servidores públicos, mas abrindo espaços para a comunidade. 

A Professora Magnalva Medeiros, representante da Escola Estadual Dom Nivaldo Monte, agradeceu a oportunidade da instituição fazer parte do projeto Conexão Cidadã que considerou um grande apoio na construção da cidadania dos alunos e na conscientização que todos tem responsabilidades e são  parte integrante da sociedade. 

O projeto Conexão Cidadã acontece em parceria com diversas instituições Norte Riograndense, nesta edição a programação iniciou com a palestra “Conhecendo Lucas” do Corpo de Bombeiros sobre primeiros socorros, a fim de promover a lei nº 13.722/2018, conhecida como Lei Lucas, ministrada pelo Sargento Henrique Eduardo.

A segunda palestra, “Eleitor do Futuro”, proferida pelo servidor público Solon Rodrigues e ofertada pela Escola Judiciária Eleitoral (TRE-RN), promove e capacita estudantes em matéria de educação política, por meio de atividades pedagógicas diversas como palestras e simulações de eleições com urnas eletrônicas.

Os alunos também receberam orientações sobre a prevenção ao uso das drogas, com a palestra “Droga é uma Droga” oriunda da Policia Militar do RN e dada pelo Sargento Luzenildo.

A Educação ambiental e sustentabilidade também foi tema de debate com os alunos. A Comissão de Educação Ambiental e Sustentabilidade da ALRN levou informação e conscientização sobre a necessidade de preservar o meio em palestra com as servidoras da ALRN Joana Darc Rodrigues e Claudia Catarina Ferreira.

Com 110 metros de altura e mais de 400 mil micro-lâmpadas, Árvore de Mirassol será acesa nesta quarta

A PRAÇA DA ÁRVORE SE TORNOU A PRINCIPAL ATRAÇÃO DA CIDADE DURANTE O PERÍODO DE FESTAS NATALINAS E FINAL DE ANO EM NATAL. FOTO: ALÉX RÉGIS

A Árvore de Mirassol mantém ainda o padrão e objetivo dos anos anteriores: ser a maior estrutura natalina construída no país. São 110 metros de altura e mais de 400 mil micro-lâmpadas de LED. Principal monumento natalino do estado, a Árvore de Natal de Mirassol será acesa nesta quarta-feira, 20, pelo Prefeito Álvaro Dias, às 19h, marcando o início oficial do Natal em Natal 2019.

Natal de Som & Luz” será o tema da decoração deste ano. A Árvore de Mirassol, um dos principais destaques do Natal em Natal, será diferente de todas as edições. A estrutura deste ano será composta por dois cones, um interno e outro externo, que farão um movimento luminoso giratório, nas cores dourado e prata. A árvore também ganhará o acompanhamento de músicas natalinas, sincronizadas com os movimentos luminosos, algo inédito na cidade. Em sua base, a árvore terá um conjunto de partituras e notas musicais que darão a sensação de estarem flutuando. 

“A árvore é um dos principais símbolos de Natal e seu acendimento representa o início das comemorações do aniversário da cidade. O Prefeito Álvaro Dias aposta no resgate das tradicionais natalinas e a Semsur fez um belo trabalho para que isso acontecesse. Estamos todos ansiosos e felizes por mostrar a beleza do Natal em Natal a toda a sociedade”, afirmou o titular da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Irapoã Nóbrega.

No período do Natal em Natal, a Praça de Mirassol se transforma em um grande complexo cultural. Junto com a Árvore, a Prefeitura oferece diversas atrações artísticas e musicais gratuitas, além de feirinha gastronômica e de artesanato. No local, os visitantes também podem aproveitar um túnel luminoso e a Casinha do Papai Noel

Totalmente reconstruída pela Prefeitura, a Casinha do Papai Noel foi construída em madeira e terá ambiente interno temático decorado com lareira, árvore de Natal, poltrona, trenzinho e iluminação natalina. Durante o Natal em Natal, a Casinha contará com a presença do Papai Noel às sextas-feiras, sábados e domingos, sempre das 18h às 21h.

EUA aprovam Nestor Forster para embaixada; indicado será sabatinado no Senado

FORSTER ATUA NA EMBAIXADA DO BRASIL EM WASHINGTON COMO ENCARREGADO DE NEGÓCIOS DESDE ABRIL DE 2019. FOTO: DIVULGAÇÃO

O governo americano emitiu o agrément (autorização), nesta terça-feira, 19, para que Nestor Forster assuma a embaixada do Brasil em Washington. O indicado de Jair Bolsonaro será sabatinado pela Comissão de Relações Exteriores do Senado. Se aprovado, o nome vai a votação no plenário da Casa. “É um quadro exemplar, uma pessoa ativa, tem tudo para dar certo”, afirmou Bolsonaro.

O nome de Nestor foi confirmado após a desistência do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) para o cargo. O filho 03 do presidente desistiu de Washington no mês passado para assumir a liderança do PSL na Câmara, legenda que o presidente deixou na última terça-feira, 12.

Forster atua na embaixada do Brasil em Washington como encarregado de Negócios desde abril de 2019. É alinhado ao guru ideológico de Bolsonaro, Olavo de Carvalho.

Como encarregado de Negócios, Forster concedeu entrevistas à imprensa internacional para defender o governo quanto aos incêndios na Amazônia. “Temos essa imagem apocalíptica da Amazônia queimando fora de controle. Não está fora de controle, nosso governo está fazendo tudo o que pode”, disse, em agosto, à rádio pública norte-americana NPR.

Poder360

Irmão do ministro da educação posta vídeo debochando de sotaque de Fátima Bezerra

ARTHUR WEINTRAUB, É PROFESSOR DE DIREITO DA UNIFESP . FOTO: REPRODUÇÃO/TWITTER

Enquanto o ministro da Educação, Abraham Weintraub, usa o Twitter para xingar internautas, seu irmão, Arthur Weintraub, direciona ataques contra opositores políticos. Na noite desta segunda-feira, 18, ele publicou um vídeo ironizando o sotaque da governadora Fátima Bezerra (PT), do Rio Grande do Norte, ao pronunciar a palavra golpe.

Vamos todos aprender como é a pronúncia correta. É gópi. Repita 13 mil vezes. Aprendeu? Mais uma vez. Num intindi”, publicou o irmão do ministro da Educação com um vídeo mostrando Fátima Bezerra na época em que era senadora.

Muitos usuários aderiram ao ataque de Arthur e passaram a se referir à governadora do RN através da expressão preconceituosa “gópi”. Outros usuários saíram em defesa de Fátima. “Continuo com meu sotaque, falando certo ou errado em alguns momentos. Mas agradeço por não ter nascido como vc, com falta de caráter”, disse Élyda Barros.

Claro, que teve quem aproveitasse a oportunidade para lembrar que Fátima é professora para “endossar” o deboche. Enquanto outros preferiram atacar o posicionamento político dos potiguares ao optarem por eleger Fátima para o governo do estado e até mesmo criticar seu “estilo”.

A viagem para a Europa também não foi esquecida:

O ex-BBB Ilmar Renato ainda aproveitou para criticar Abraham Weintraub. “Aproveita e ensina ao seu irmão também. Sotaque não é erro, já o seu irmão escreve errado em documentos oficiais. Seu pulha!!!”, publicou.

Outros comentários

Cursos de qualificação da Prefeitura atendem a 5 mil pessoas em Natal

SÓ EM 2019 OS CURSOS PROFISSIONALIZANTES OFERECIDOS PELO ÓRGÃO BENEFICIARAM MAIS DE 5 MIL PESSOAS EM TODA NATAL

(INFORME PUBLICITÁRIO) – O mercado de trabalho é muito competitivo nos dias de hoje. Conquistar um lugar ao sol requer experiência e habilidades dos candidatos. A Prefeitura de Natal vem fazendo sua parte para preparar pessoas que necessitam reciclar seus conhecimentos com vistas a conseguir uma vaga de trabalho. Faz isto executando uma ampla política de capacitação profissional e intermediação de mão de obra junto à população, ofertando diversos cursos. De acordo com dados do departamento de capacitação da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), só em 2019 os cursos profissionalizantes oferecidos pelo órgão beneficiaram mais de 5 mil pessoas em toda Natal.

Somente em novembro, foram oferecidas 188 vagas em áreas como design de sobrancelhas; arte em biscuit; chocolateria; artesanato em feltro; maquiagem; escova e penteados; e corte de cabelo.

A PREFEITURA DE NATAL VEM ADOTANDO UMA AMPLA POLÍTICA DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL

A iniciativa é destinada aos cidadãos atendidos pelas instituições que compõem a rede sócio-assistencial do Município, bem como às pessoas que se encontram em situação de desemprego, jovens acima de 16 anos e idosos que almejam a (re)inserção no mercado de trabalho. O “Programa de Qualificação Técnica, Tecnológica, Social, Profissional Continuada” atinge todas as regiões da capital potiguar e vem obtendo excelentes resultados.

Esse trabalho vai ser incrementado em 2020. A Semtas vai promover duas ações que irão potencializar os resultados dos cursos de qualificação. “Estamos ultimando os detalhes para lançar o nosso banco de empregos com o intuito de melhorar esse aspecto da intermediação da mão de obra que qualificamos para o mercado. Além disso, iremos promover o ‘Café com o Empresário´, para que os empregadores conheçam mais de perto as pessoas que estamos capacitando. Essa aproximação será muito benéfica para todos”, antecipa a secretária Andréa Dias, titular da Semtas.

Escola em Belém é acusada de homofobia em tarefa: ‘Homossexualismo tem perdão?’

As questões de uma tarefa de português aplicada para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola em Belém estão repercutindo nas redes sociais nesta terça-feira. O irmão mais velho de uma estudante chamou atenção em seus Stories do Instagram para as perguntas, que traziam o termo em desuso “homossexualismo” – em vez de homossexualidade – e que elas deveriam ser respondidas tendo como base um livro que afirma existir “cura gay“. Para ele, ficou claro o caráter homofóbico no exercício, que valeria ponto na disciplina de Língua Portuguesa.

O autor da publicação, Herisson Lopes, de 26 anos, disse ter ouvido sua irmã, de 14 anos, falando sobre o questionário com um colega, que estava em sua casa para fazer o trabalho. Os três estavam na sala da residência e ficaram assustados com a tarefa, que deveria ser entregue na manhã desta terça-feira, 19, considerando que ela era preconceituosa. A adolescente também se mostrou indignada, como mostrou seu irmão em um vídeo na rede social.

“Quando eles me informaram, fiquei surpreso e indignado. Decidi publicar para que isso tivesse uma repercussão mesmo. Fiquei chocado por ver algo assim no plano da escola”, disse Herisson.

O Colégio Adventista de Correios afirmou, por meio de uma nota de esclarecimento publicada no site, que as perguntas do questionário “tinham como objetivo colher as diversas opiniões e sentimentos sobre a temática em estudo e davam a cada estudante a oportunidade de expressar livremente sua opinião“.

A unidade de ensino disse ainda que “um livro serviu como auxílio na tarefa, o que ocorre em várias disciplinas”. O livro em questão se chama “De bem com você” e foi escrito pela jornalista e pedagoga Sueli Nunes Ferreira, e o pastor, jornalista e doutor em Teologia Marcos de Benedicto, conforme consta no site da Amazon, onde está disponível por R$ 20,26 na versão digital e R$ 29,90 na versão física.

A sinopse diz que “este livro vai mexer com você” e que “a proposta dos autores é mostrar como é bom viver de bem com Deus, os amigos, o sexo oposto e você mesmo”.

“A tarefa que o professor elegeu levou em conta o conhecimento prévio do aluno. E, com isso, procura proporcionar um debate qualificado a respeito do assunto. A ideia é a de formar um cidadão que respeita opiniões diversas, bem como seja capaz de pensar por si próprio sobre as temáticas apresentadas”, afirmou a escola no comunicado.

Ainda segundo a declaração, a escola ressaltou que “respeita todos os indivíduos sem qualquer tipo de discriminação sexual, racial, religiosa, ou de outra natureza”.

O termo “Colégio Adventista” entrou para os assuntos mais comentados do Twitter nesta terça-feira, alcançando 18 mil menções até o meio dia.

“Não costumo levantar qualquer tipo de polêmica aqui no meu Instagram profissional, mas esse tipo de coisa me atinge diretamente. Não postei todas as perguntas do questionário (talvez por sentir vergonha da escola que minha irmã estuda”, afirmou o autor do post viral.

“Fico cada vez mais chocado como cada vez as escolas estão preocupadas em tentar passar esse conhecimento para essa nova geração. Fico muito feliz pela reação de alguns, como a de minha irmã, mas triste que ainda sim terão colegas seus que acreditarão no que é passado através de seu professor”, acrescentou Herisson, que trabalha como maquiador. “Esse livro recomendado pelo professor explica como a criança pode se tornar homossexual, como deve ser evitado, e que existe a cura gay!”.

Leia abaixo, na íntegra, a nota de esclarecimento do Colégio Adventista:

“O Colégio Adventista de Correios esclarece alguns aspectos relacionados a uma notícia sobre uma atividade escolar:

1. As questões contidas no questionário tinham como objetivo colher as diversas opiniões e sentimentos sobre a temática em estudo e davam a cada estudante a oportunidade de expressar livremente sua opinião. Um livro serviu como auxílio na tarefa, o que ocorre em várias disciplinas.

2. A tarefa que o professor elegeu levou em conta o conhecimento prévio do aluno. E, com isso, procura proporcionar um debate qualificado a respeito do assunto. A ideia é a de formar um cidadão que respeita opiniões diversas, bem como seja capaz de pensar por si próprio sobre as temáticas apresentadas.

3. O Colégio afirma que, acima de tudo, respeita todos os indivíduos sem qualquer tipo de discriminação sexual, racial, religiosa, ou de outra natureza.

4. O Colégio, que é uma instituição confessional, é reconhecido pela confiança e credibilidade que transmite, especialmente por apresentar uma proposta educacional de alta qualidade, pautada em valores baseados na Bíblia e direcionada a promover o desenvolvimento harmonioso das faculdades físicas, intelectuais, espirituais e sociais de cada aluno.

5. O Colégio está e sempre esteve à disposição para os que desejam esclarecer dúvidas a respeito de qualquer tipo de tarefa utilizada”.

Extra