SELO BLOG FM (4)

Categoria: novembro 14, 2019

Novo parque eólico vai gerar cerca de 2 mil empregos no RN

NOVO PARQUE SERÁ INSTALADO NOS MUNICÍPIOS DE CAIÇARA DO RIO DOS VENTOS E RIACHUELO. FOTO: REPRODUÇÃO

Mais desenvolvimento, emprego e renda para o Rio Grande do Norte. Em visita à governadora Fátima Bezerra, representantes da empresa Casa do Vento, uma das pioneiras no mercado de energia eólica no Brasil, anunciaram a instalação de um novo parque eólico nos municípios de Caiçara do Rio dos Ventos e Riachuelo, com capacidade de gerar 1,2 gigawatts de energia e cerca de 2 mil novos empregos.

“Estamos em um ciclo de desenvolvimento. Realizamos mudanças importantes nas políticas de incentivos para criar um ambiente atrativo e favorável aos negócios. O Proedi foi fundamental para devolver ao Rio Grande do Norte competitividade. Somado a isso, o trabalho integrado das secretarias de Estado forma uma verdadeira força-tarefa que promove a celeridade nos processos administrativos e garantem segurança jurídica para as empresas”, destacou a governadora Fátima Bezerra.

Orçado em R$ 2 milhões, o projeto está na fase de licenciamento e a expectativa é que as obras iniciem em janeiro de 2020. “O tempo estimado de conclusão e início das operações de um parque desta magnitude é de um ano e meio. Temos o projeto de um parque eólico ainda maior, com capacidade de gerar 900 megawatts de energia, e também queremos trazer esse investimento para o Rio Grande do Norte”, ressaltou Clécio Eloy, diretor da Casa dos Ventos.

O diretor do Instituto de Defesa do Meio Ambiente (Idema), Leon Aguiar, destacou o trabalho da equipe técnica de licenciamento do órgão no intuito de oferecer suporte às empresas e celeridade nos processos. “Há uma compreensão da responsabilidade e do papel central do Idema para o desenvolvimento do Estado. Estabelecemos prazos determinados para cada etapa do processo e trabalhamos para cumpri-los”, disse Aguiar.  

Também participaram da reunião o vice-governador Antenor Roberto, o ex-deputado federal, Danilo Forte, e o assessor técnico da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Pedro Lima.

Congresso boliviano condena o golpe de Estado e mantém reconhecimento a Evo como presidente

A PARTIR DA LIDERANÇA DO NOVO PRESIDENTE DA CÂMARA, PARLAMENTARES DO PARTIDO DE MORALES, DESAFIARAM LÍDERES POLÍTICOS DO GOLPE. FOTO: REPRODUÇÃO/TWITTER

Depois de empossar o socialista Sergio Choque como novo presidente da Câmara dos Deputados, os deputados e senadores presentes na Assembleia Nacional da Bolívia aprovaram uma determinação na que registraram o repúdio do Poder Legislativo ao golpe de Estado ocorrido no último domingo (10).

Na mesma ação, os congressistas afirmaram desconhecer a autoridade da senadora Jeanine Ánez como presidenta do país. Na terça-feira (12), ela se autoproclamou ao cargo, afirmando ser a quinta na linha de sucessão, após as seguidas renúncias de Evo Morales (presidente), Álvaro García Linera (vice-presidente), Adriana Salvatierra (presidenta do Senado) e Víctor Borda (presidente da Câmara). Vale lembrar que esses quatro foram ameaçados pelos comandantes militares do país, e forçados a renunciar.

Os congressistas que participaram da iniciativa são integrantes do MAS (Movimento ao Socialismo), o partido de Evo Morales. Eles também afirmaram que não aceitarão as renúncias de Evo e do vice-presidente Álvaro García Linera.

Em entrevista para o canal venezuelano TeleSur, o novo presidente da Câmara, Sergio Choque, afirmou que: “as figuram que se alçaram como autoridades após o golpe não têm legitimidade para organizar as eleições, nem para apaziguar o país”.

A declaração dos parlamentares não significa o fim do golpe de Estado na Bolívia, mas também mostra que os golpistas ainda não se consolidaram no poder. A situação política no país continua dentro de um impasse, que não parece que será resolvido em um curto prazo.

Fórum

Delegados decidem manter mobilização e permanecem sem trabalhar fora do horário convencional

Em assembleia realizada na tarde desta quinta-feira, 14, os delegados de Polícia decidiram manter a mobilização que iniciaram esta semana e permanecem sem ir a locais de crime fora do horário convencional de trabalho. Ou seja, homicídios ocorridos na parte da noite ou nos finais de semana não terão a presença de delegados nos locais para as primeiras perícias, o que antes ocorria de forma voluntária, com os delegados recebendo diárias operacionais.

Também por causa do movimento, em somente três cidades estarão sendo feitas lavraturas de flagrantes: Natal, Mossoró e Caicó. Os demais 164 municípios ficarão sem delegados para atender as ocorrências durante este final de semana.

Os delegados e delegadas reivindicam a realização do concurso público para a Polícia Civil, a implantação das promoções atrasadas e a reestruturação da carreira. Na última quarta-feira (13) eles voltaram a se reunir com uma equipe do governo do estado, mas não houve avanço nas negociações.

Em vídeo bizarro, Frota se veste de palhaço para atacar ex-aliados

DEPUTADO FEDERAL POSTOU EM SUAS REDES SOCIAIS UMA PEÇA CHEIA DE PALAVRÕES E XINGAMENTOS. FOTO: REPRODUÇÃO

Desde que deixou o PSL, a metralhadora de palavras de Alexandre Frota está direcionada para Jair Bolsonaro e seus filhos. Aqueles que continuam ao lado do clã presidencial também não são poupados dos ataques do deputado federal. Nesta quinta-feira, 14, o neo-tucano usou de muita criatividade para gravar um vídeo que extrapola a grosseria para falar mal dos seus desafetos.

Vestido e maquiado como um palhaço, Alexandre Frota fala da saída de Carlos Bolsonaro das redes sociais, das mentiras de Eduardo Bolsonaro e da indicação para o deputado Luiz Philippe de Orléans e Bragança para ser vice-presidente na chapa do PSL nas eleições do ano passado.

A fantasia usada por Frota no vídeo seria uma resposta provocativa a Eduardo Bolsonaro, que disse que ele estava fazendo palhaçada durante o seu depoimento na CPMI das Fakes News, no dia 30 de outubro deste ano.

Fórum

Incêndio atinge apartamento do condomínio Terras do Engenho I, em Parnamirim

EQUIPAMENTOS DE COMBATE A INCÊNDIO DO CONDOMÍNIO FORAM FURTADOS. NINGUÉM SE FERIU. FOTO: HELOÍSA GUIMARÃES/INTERTV CABUGI

Um apartamento do Condomínio Terras do Engenho I, localizado no bairro Nova Esperança, em Parnamirim, pegou fogo no início da tarde desta quinta-feira, 14. Um adolescente de 17 anos de idade e uma criança de 4 anos, que são irmãos, estavam no imóvel quando o fogo começou a se alastrar, mas conseguiram sair a tempo. Ninguém se feriu.

Por volta das 14h, começaram a se espalhar as chamas no apartamento no segundo andar do Condomínio. Segundo o adolescente, ele chegou da escola com a irmã, os dois almoçaram e foram descansar. A pequena teria avisado do incêndio na cozinha em seguida.

Assista:

Eles deixaram o imóvel e pediram ajuda dos vizinhos. Mas, segundo os moradores, os extintores de incêndio não funcionaram e as conexões das mangueiras tinham sido furtadas, impedindo o combate ao fogo de imediato.

Os bombeiros foram acionados e, quando chegaram, enfrentaram as mesmas dificuldades. Os militares não puderam contar com nenhum dos equipamentos de combate a incêndio do condomínio. Segundo o comandante da equipe, o cabo Jason Renato, não havia uma caixa d’água exclusiva, item que é obrigatório, para auxiliar o trabalho de combate ao fogo. Apesar disso, o serviço foi concluído pelos bombeiros.

VIZINHOS AJUDARAM A DONA DO IMÓVEL A RETIRAR PERTENCES PESSOAIS QUE SOBRARAM. FOTO: HELOÍSA GUIMARÃES/INTERTV CABUGI

Os vizinhos ajudaram a dona do apartamento a retirar os móveis que sobraram. A maioria das coisas pegou fogo. A proprietária do imóvel, Maria Aparecida Ferreira, trabalha como ASG e estava de serviço quando o filho mais velho foi avisar o que havia acontecido.

Questionado sobre a ausência de equipamentos obrigatórios anti-incêndio, o síndico do condomínio informou que foram todos furtados. Os bombeiros orientaram os moradores a buscarem a garantia de licenças e documentos obrigatórios para resguardar a segurança dos condôminos.

Com informações: G1

Natal em Natal: Encontro de Corais tem abertura oficial hoje

CORALISTAS DE VÁRIAS CIDADES SE APRESENTAM

(INFORME PUBLICITÁRIO) – Dentro da programação oficial do Natal em Natal, serão realizados de 13 a 16 de novembro o 25º Encontro de Corais da Cidade do Natal e o 17º Encontro Nacional de Coros em Natal (Enconat). A abertura oficial do encontro aconteceu no dia 13, no Cemure.

Com uma vasta programação, o Enconat teve tradicionalmente a “avant-première” no domingo passado, 10, na Paróquia de Sant’ana, em Capim Macio, com apresentação do Grupo Poetas Líricos. Os concertos oficiais serão realizados durante quatro dias, no auditório Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). Na programação, também, uma série de apresentações paralelas em vários pontos da cidade.

O Enconat é a maior festa de corais realizada na capital do Rio Grande do Norte, e tem como um dos principais objetivos, a promoção e difusão da cultura e da arte por meio do estímulo à prática do canto coral. 

Com uma programação voltada para todos os públicos, o evento promove uma série de apresentações paralelas em shoppings, igrejas, escolas públicas municipais e privadas. Na segunda-feira 11, três corais já se apresentaram na Liga Norte-Riograndense Contra o Câncer. Na terça-feira, 12, foi realizado o Tralalando no Enconat, com apresentação de seis coros infantis do Projeto Tralalá e o coro juvenil Flor de Cactus, na Escola Municipal Francisca Ferreira. Na quinta-feira, 14, a apresentação paralela acontece às 9h30, no Parque das Dunas, e na sexta-feira, 15, às 15 horas, no Midway Mall. No sábado, 16, às 9h30, novamente o Parque das Dunas recebe a apresentação dos coralistas integrantes do evento.

Este ano, há 56 grupos inscritos, totalizando uma média de 1.400 coralistas. Além da apresentação dos corais sediados em Natal, participam coros das cidades de Macaíba (RN), Goianinha (RN), Santa Cruz (RN), Ceará-Mirim (RN), Ipanguaçu (RN), Fortaleza (CE), Cabedelo (PB), João Pessoa (PB), Olinda (PE), Cuiabá (MT), Londrina (PR) e Porto Alegre (RS).

O Enconat é uma promoção da Prefeitura Municipal do Natal realizado pela Secretaria Municipal de Educação, por meio do Setor de Cultura, Eventos e Desporto. Toda programação é gratuita, no entanto, durante os dias de apresentações no Cemure, serão arrecadados alimentos não-perecíveis para doação na Liga Norte Riograndense Contra o Câncer.

Confira a programação completa neste AQUI!

Avião cai e pega fogo durante pouso em resort na Bahia

O RESORT ESTÁ DESATIVADO. FOTO: REPRODUÇÃO/REDES SOCIAIS

Um pequeno bimotor caiu nesta quinta-feira, 14, durante uma tentativa de pouso na pista de um resort em Barra Grande, município de Maraú, na Bahia, a cerca de cinco horas de Salvador. O acidente aconteceu pouco depois das 14h e ainda não há informações precisas sobre o número de feridos ou seu estado de saúde. O resort, segundo informado pela Globo News, está desativado, a pista funciona apenas para pousos e decolagens normalmente.

Veja:

Os feridos foram levados a um posto de saúde de Barra Grande. Em entrevista ao Brasil Urgente, da TV Bandeirantes, uma testemunha relatou que, no momento do acidente, estava em uma estrada próxima ajudando a desatolar um caminhão e ouviu “um barulho muito alto”.

“Quando olhei, tinha uma labareda gigante, uma fumaça preta”, disse Tiago Resende. A aeronave, fabricada em 1981, pertence ao empresário João José Abdalla Filho, conhecido como Juca Abdalla. Ainda não se sabe se ele estava no avião no momento do acidente.

Com informações: UOL

Brasil fecha acordo com governo Chinês e melão produzido no Rio Grande do Norte pode ser exportado

MOSCAS DAS FRUTAS, NO ENTANTO, PREOCUPA IDIARN

O acordo já estava sendo encaminhando há alguns meses. Em outubro deste ano, a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, viajou até a China para discutir as novidades no mercado agropecuário brasileiro, estreitando o laço para a finalização do acordo. A novidade agradou os produtores potiguares e é importante salientar que o Rio Grande do Norte é o maior produtor de melão do país e segue mantendo o alto padrão de qualidade exigido pelos países importadores. Nesta semana o Ministério da Agricultura divulgou a concretização do acordo que dá início ao processo de exportação de melão brasileiro para o território chinês

O Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária, IDIARN, é responsável pelo processo de fiscalização do plantio de melão do Estado, assim como também, pelo monitoramento da área livre de moscas-das-frutas, atualmente composta por 13 municípios e em processo de ampliação para mais oito, perfazendo mais de 15.077 km² de área. As moscas das frutas (Amastrepha grandis e Ceratitis capitata) são uma praga que preocupa produtores e agricultores. A presença dos insetos nas plantações pode trazer uma redução significativa na produção devido ao ataque da praga

O IDIARN também é responsável pelo funcionamento das barreiras fitossanitárias (fixas e móveis), fiscalização da execução de boas práticas fitossanitárias pelos produtores de cucurbitáceas, fiscalização do comércio interno e a Certificação Fitossanitária de Origem (CFO), ações que beneficiam o trabalho no campo.