Jeanne Araújo é professora, poeta e escritora acariense, que reside em Ceará-Mirim e vai lançar seu novo livro, a novela- romance “Cercas de pedras” no sábado, dia 2 de novembro, das 14h40 às 16h, durante o evento Mulherio das Letras, na Cidade da Criança, em Natal.
“Cercas de Pedras é meu primeiro livro em prosa, solo. Quis falar sobre as conexões da realidade e não realidade, do que é considerado normal e loucura, de até onde podemos ir abrindo portas dentro de nós sem nos espantarmos ao nos deparar com os limites de nossa sanidade”, afirma.
O livro sairá pela Editora Penalux. A autora já tem publicados os livros de poesia “Monte de Vênus” (edição da autora, 2011) e “Corpo vadio” (Penalux, 2016), além do romance “Combustão” (Penalux, 2018), escrito em parceria com o escritor e jornalista Cefas Carvalho.
Participante do coletivo de mulheres escritoras Mulherio das Letras, tendo participado das edições anteriores, em João Pessoa (PB) e Guarujá (SP), Jeanne assinala “ser uma alegria lançar o livro juntamente com outras mulheres literatas de todo o país que também lançarão seus novos trabalhos”, disse.
Um homem de 55 anos que teve um mal súbito e morreu durante vaquejada no município de Santo Antônio. O corpo só foi recolhido quase seis horas depois. Enquanto o instituto legal não chegava ao local, o evento seguiu normalmente, com o corpo na arquibancada e pessoal ao lado como se nada tivesse acontecido. O caso aconteceu na tarde deste domingo, 27.
Gilson Rodrigues da Silva assistia a vaquejada no Parque Arapuá, por volta 13h30, quando teve um mal súbito e morreu. Ao perceberem a morte, as pessoas acionaram a Polícia Civil, mas em nenhum momento o evento ficou de lado, seguindo com as atrações normalmente.
A vaquejada do Parque Arapuá ofereceu R$ 106 mil em prêmios aos vaqueiros. O evento, aberto com a celebração de uma missa, contou com shows de diversos artistas. Algumas apresentações aconteceram na noite desse domingo, poucas horas após a morte registrada na arquibancada.
O Instituto Técnico-Científico de Perícia foi acionado para recolher o corpo, mas chegou ao local às 19h13. Durante as quase seis horas, o corpo ficou na arquibancada do parque de vaquejada, dividindo espaço com os espectadores do evento.
Em nota, o Itep informou que só foi acionado às 17h, quando a ocorrência foi registrada no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). Já a Polícia Civil informou que a equipe de Plantão comunicou o fato ao Ciosp às 15h, mas nesse horário já havia registro da morte no sistema.
Já o proprietário do parque Arapuá disse que o evento continuou porque não houve nenhum acidente ou morte violenta. Dá para acreditar nisso?
Novas manchas de óleo foram encontradas em praias do litoral sul do Rio Grande do Norte. De acordo com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema), os pontos mais críticos foram as praias de Búzios e Tabatinga.
Também foram detectados vestígios de óleo nas Praias do Amor e do Giz, ambas em Tibau do Sul; em Camurupim, no município de Nísia Floresta; e em Pirangi do Norte, em Parnamirim. Ainda segundo o Idema, a Organização não Governamental (ONG) Oceânica afirma ter identificado, durante mergulhos na área dos Parrachos, em Pirangi do Norte, “pequenas manchas flutuantes” de óleo.
Nota divulgada no final da tarde desse domingo, 27, pelo Grupo de Avaliação e Acompanhamento (GAA) do governo federal informou não terem sido encontrados “indícios de novas manchas de óleo chegando à costa”. A expectativa é de que até o final desta segunda-feira, 28, um novo levantamento seja apresentado pela Marinha. O GAA pede que a população ligue para o número 185, caso encontre óleo em alguma praia.
Formado por Marinha, Agência Nacional de Petróleo (ANP) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o GAA conta nesta segunda, com a ajuda de oito navios e 6 aeronaves atuando nos distritos navais de Salvador (BA) e Recife (PE). As ações de monitoramento e limpeza das praias nordestinas conta com a colaboração de 28 equipes do Serviço de Tráfego Aquaviário.
De acordo com o Departamento de Imprensa da Marinha, há aproximadamente 1.940 pessoas envolvidas nas ações de hoje. Destas, 1.159 são da Marinha, 287 do Exército, 56 do Ibama, 91 do ICMBio e 347 da Petrobras.
Desde o dia 26, o comitê que dá suporte ao monitoramento das manchas de óleo que têm afetado as praias brasileiras está funcionando em Brasília, em vez de no Rio de Janeiro. Segundo a Marinha, a mudança tem, por objetivo, ampliar a capacidade de combate e coordenação.
“A extensão da área afetada, a duração no tempo e as características de dispersão do óleo desse crime ambiental inédito no país exigem constante avaliação da estrutura e recursos empregados. Assim, o aumento do efetivo e dos meios no combate às manchas de óleo e a transferência do GAA para as instalações do Centro de Operações Conjuntas, na sede do Ministério da Defesa, em Brasília, visam ampliar a capacidade de combate e coordenação”, informou o departamento da Marinha.
Em entrevista concedida no sábado, 26, o almirante de esquadra Leonarndo Puntel disse que o governo federal notificou 11 países cobrando esclarecimentos sobre 30 navios mapeados dentro da investigação sobre a origem do vazamento de óleo. A investigação trabalha com a tese de que o responsável teria sido um navio-tanque.
A apuração inicial avaliou 1.500 embarcações e afunilou a análise para 30 veículos marinhos de 11 países. Os 30 navios estão entre os que passaram pela costa do Nordeste no período, identificados por fazerem comunicações por sistemas marítimos. Os investigadores calculam que o vazamento teria ocorrido no mês de agosto, com o óleo chegando às praias no fim daquele mês.
Não está descartada a possibilidade de que o episódio tenha sido causado por embarcações não oficiais, denominadas dark ships. Neste caso, contudo, a apuração será mais complexa e terá de envolver outras fontes de informação, como análise de imagens de satélite.
MPT cria grupo para apurar impactos
O Ministério Público do Trabalho informa que o procurador-geral, Alberto Balazeiro, nesta segunda, um grupo de trabalho “para apurar os impactos na saúde e na economia de trabalhadores afetados pelo vazamento de óleo no litoral brasileiro”. O grupo ficará sob a coordenação da procuradora Flávia Bauler.
Amanda Nunes, atual campeã nas categorias peso-pena e peso-galo no UFC, decidiu ostentar e compartilhou nesta segunda-feira, 28, em suas redes sociais, uma foto vestindo apenas seus dois cinturões. “Ultimamente, tenho sentido vontade de postar fotos meio peladinha”, brincou Amanda, ao compartilhar a imagem.
Veja:
Em setembro, Amanda posou nua em uma sessão de fotos artísticas para a revista ESPN. Em uma série de stories no Instagram, a Leoa contou que tomou “umas cachacinhas” para se sentir confortável.
Veja o clique da Leoa para a ESPN:
A próxima luta da Leoa será contra a holandesa Germaine de Randamie, em 14 de dezembro, no UFC 245, em Las Vegas, nos Estados Unidos, na defesa do cinturão de peso-galo.
Um grupo de evangélicos da Igreja Kerigma localizada no bairro Jardins em São Gonçalo do Amarante, realizou um evento chamado Impacto Radical, onde realizaram no bairro uma simulação de ações criminosas, com armas Airsoft, rádios comunicadores e até tornozeleira eletrônica.
A ação ocorreu durante todo final de semana com mais de 300 jovens fazendo a simulação em via pública e quadras poliesportivas o que deixou a população em pânico com os tiros de festim e com homens simulando estarem armado e com tornozeleira eletrônica.
A tal ação não acabou muito bem. Um morador avisou à Polícia Militar que chegou ao local e graças a um bom treinamento da equipe não chegaram atirando. Os policiais militares encontraram adolescentes e adultos com armas de brinquedo, uma tornozeleira eletrônica de mentira mais rádios comunicadores.
O pastor da Igreja, responsável pela ação, disse que as autoridades foram avisadas como também um carro de som passou nas ruas do bairro dia e noite avisando do evento e que o fato foi uma falha de comunicação entre as autoridades. O líder religioso afirmou ainda, que não há como a simulação ser feita em local fechado pois visa ter um realismo para que os jovens vivencie na pele os perigos da vida real.
Assista:
Segue a nota da igreja:
“A AGÊNCIA MISSIONÁRIA IMPACTO RADICAL vem esclarecer que é uma agência missionária que tem por objetivo o despertamento espiritual e aperfeiçoamento moral de crianças, jovens e adultos por meio do desenvolvimento de projetos, dentre os quais neste final de semana ocorreu pela primeira vez no RN o TEEN IMPACTO, de 25 a 27 de outubro, Na Cidade das Rosas, em São Gonçalo do Amarante. O TEEN IMPACTO é um programa que existe há 4 anos no Brasil (em 13 cidades, já tendo alcançado a vida de mais de 4500 jovens), que leva dezenas de adolescentes de 12 a 17 anos de idade à conscientização sobre a não utilização de drogas, más companhias, gravidez indesejada, aborto, dentre outros, em completo combate ao uso de entorpecentes e à violência familiar e urbana. O TEEN IMPACTO se da num formato de TEATRO EVANGELICO, que tem como plano de fundo a guerra entre grupos de traficantes e milicianos, com a simulação e encenação em locais públicos e privados (cedidos em completo apoio dos proprietários e moradores da região), e a participação de pessoas CRISTÃS caracterizadas (não são bandidos) e, como tal, portando simulacros de armas de fogo inofensivas, drogas falsas, interpretações de violências e gangues. Esclareça-se que a cidade estava completamente avisada e ciente da ocorrência do evento, tendo a AGIR providenciado durante toda a semana que antecedeu ao evento, à divulgação e comunicação dos moradores e autoridades públicas locais acerca da ocorrência do evento, com carros de som, panfletagem de casa em casa, ofício à policia militar, à guarda municipal, secretaria de educação, associação de moradores, delegacia da polícia civil, prefeitura, secretaria de transito, semurb, além de diversas pessoas portando cartazes no exato momento da ocorrência das encenações, informando com clareza a todos os que passavam nas ruas que aquele momento era ENCENAÇÃO.
Dessa forma, todos da agência foram auxiliados e elogiados pelos moradores da região, em completo apoio ao projeto, já que se trata de uma ação popular cristã socio educativa que objetiva o despertar e a reflexão dos jovens para os perigos das consequências do envolvimento com drogas e trafico atualmente, motivo pelo qual a AGIR lamenta profundamente a ação de divulgação desses vídeos e imagens pelos policiais que abordaram nossos irmãos da igreja no momento de encenação, tanto pela falta de compreensão do projeto, quanto pela atitude inconsequente de divulgar a imagem de pessoas /grupos inocentes como se bandidos fossem.”
O Brasil e o Catar assinaram nesta segunda-feira, 28, acordo para a isenção de visto de entrada nos países de turistas, pessoas em trânsito ou em viagens de negócios. A medida é recíproca. Esse é um dos seis acordos firmados durante a vista do presidente Jair Bolsonaro ao país. Ele foi recepcionado em Doha pelo emir do Catar, Xeique Tamin Bin Hamad Al Thani, no Palácio Real, onde firmaram acordos de cooperação em áreas como defesa, saúde e serviços aéreos.
Os dois países também pretendem concluir um acordo para exploração de serviços aéreos entre seus territórios. Além disso, com base na experiência brasileira em sediar a Copa do Mundo de 2014, o Brasil vai cooperar com o Catar para a realização de grandes eventos esportivos. O país do Oriente Médio vai sediar a competição em 2022.
Ainda foi assinado acordo de cooperação entre as academias diplomáticas dos dois países, inclusive para o intercâmbio de estudantes diplomatas. No Brasil, a instituição responsável pela formação de diplomatas é o Instituto Rio Branco. No campo da saúde, Brasil e Catar intensificarão a colaboração em áreas de interesse mútuo.
Já na área de defesa, os dois países assinaram acordo para pesquisa e desenvolvimento, apoio logístico, medicina militar e fornecimento de produtos e serviços de defesa, além de intensificar a troca de conhecimentos e experiências sobre organização e operações das Forças Armadas, incluindo operações de manutenção da paz. O Brasil já participou de mais de 50 operações de paz e missões de paz das Nações Unidas.
O Catar é penúltimo país a ser visitado pelo presidente Bolsonaro, que já esteve no Japão, China e Emirados Árabes Unidos para divulgar as reformas que o governo está empreendendo no campo econômico e as oportunidades de negócios no Brasil. Além de encontro com autoridades, o presidente participou de um seminário empresarial.
Ainda nesta segunda-feira, a comitiva presidencial segue para Riade, na Arábia Saudita, onde será recepcionado pelo príncipe herdeiro do país, Mohammed bin Salman. No Oriente Médio, o objetivo de Bolsonaro e seus ministros é atrair investidores, em especial para os projetos de concessões e privatizações do Programa de Parcerias de Investimentos. Os países dessa região são donos de grandes fundos soberanos em busca de oportunidades em países emergentes.
Após o sucesso de visualizações em “Das Dores em Sem Salários“, o sindicato produziu mais uma atração e, dessa vez, o sarcasmo ficou por conta do fato de não haver motivos para comemorar. Em nota oficial divulgada nesta segunda-feira, dia 28, dia em que se comemora o Dia do Servidor Público, o Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público da Administração Direta do Rio Grande do Norte (Sinsp/RN), faz uma pergunta retórica:
Dia do Servidor Público: no RN, há o que comemorar?
ASSISTA:
Leia a nota:
O Sindicato dos Servidores Públicos do Rio Grande do Norte (SINSP/RN) parabeniza nesta segunda-feira, dia 28, todos os servidores públicos do estado, em razão do Dia do Servidor Público, comemorado neste dia do mês. É o trabalhador quem garante o funcionamento do serviço público, que compreende as atividades essenciais da sociedade, como educação, saúde, segurança e lazer.
No RN, contudo, há pouco a se comemorar. Há quase dez anos, os trabalhadores não recebem qualquer tipo de reajuste salarial. Para 2019, mesmo diante de um governo que se diz popular, os trabalhadores tiveram novamente negado o direito ao aumento do salário.
Além disso, estão com parte de seus salários ainda atrasados, desde a última gestão governamental. São eles os salários de dezembro e décimo terceiro de 2018, além de parte de novembro desse mesmo ano. É importante lembrar que a dívida não é de um gestão passada, mas do Estado, que deve pagar seus trabalhadores em dia. Os servidores também precisam lidar com a falta de um calendário que planeje o pagamento dessa dívida, dependendo de promessas, que acontecem desde janeiro de 2019, e até o presente momento ainda não foram cumpridas.
Diante do drama vivenciado nos últimos meses, a proximidade com o mês de dezembro traz ainda mais um: a incerteza do pagamento do décimo terceiro de 2019. A equipe econômica do governo não tem deixado clara a certeza de que o décimo entrará em dia nas contas dos servidores públicos, o que preocupa e aflige os trabalhadores já tão cheios de dívidas adquiridas ao longo de tantos atrasos.
Mais de que a parabenização pela data por parte do estado, o funcionário público exige respeito, uma vez que suas funções, desde as mais básicas, são feitas com a finalidade única de garantir serviços de qualidade e eficiência a uma sociedade já tão carente em diversos outros âmbitos. Queremos o salário dia, reajuste salarial e que todos os nosso direitos sejam respeitados diariamente. Para isso, seguimos na luta.
A petista Natália Bonavides, deputada federal, que sempre procura estar por dentro dos movimentos sociais, antes de marcar presença da 21ª Parada LGBT+ de Natal, resolveu protagonizar a “boa moça” no último sábado, 26, ao lado da Defesa Civil do Governo do Rio Grande do Norte para realizar uma vistoria dos danos causados pelo derramamento de óleo no litoral sul do estado e verificar se há novas ocorrências.
Em Tabatinga, segundo informações passadas pela parlamentar, pôde ser analisado que, apesar de já terem retirado bastante óleo, ainda há vestígios impregnados em pedras, plantas e areia. Trabalhadores permanecem na região rastelando e peneirando areia, juntando e retirando o óleo das praias. De acordo com o IBAMA, o óleo já atingiu mais de 40 localidades no estado.
Segundo Bonavides, a bancada do PT do Nordeste, protocolou Projeto de Lei que cria novo seguro-defeso para pescadores da região, nas áreas em que a atividade pesqueira esteja comprometida. A medida beneficia cerca de 60 mil pescadores, enquanto a atividade pesqueira em razão do vazamento de óleo estiver proibida.
O Governo do Rio Grande do Norte abriu cadastro para voluntários participarem da limpeza de óleo nas praias, ação que faz parte do Plano de Resposta e Mitigação de Desastre. O mandato federal de Natália já acionou órgãos como o IBAMA, ANP, o INPE e Ministério do Meio Ambiente; além de se manifestar contra a inércia do Governo Bolsonaro que não executou o Plano Nacional de Contingência para Incidentes de Poluição por Óleo em Águas sob Jurisdição Nacional e não está tomando as providências necessárias diante do ocorrido.
Comentários