SELO BLOG FM (4)

Categoria: outubro 23, 2019

Brasileiro procurado por tráfico de droga detido em feira de Madrid

EDUARDO OLIVEIRA CARDOSO ESTAVA NA ESPANHA PARA PARTICIPAR DA FEIRA. FOTO: REPRODUÇÃO

A polícia espanhola deteve nesta quarta-feira, 23, na feira internacional de frutas, legumes e flores, que acontece em Madrid, um brasileiro procurado pelas autoridades por tráfico de drogas. Segundo revelaram à agência Efe fontes da investigação, trata-se de Eduardo Oliveira Cardoso, de 43 anos, que se encontrava na capital espanhola para participar da feira de produtos alimentares.

O brasileiro era alvo de um mandado de busca e detenção para futura extradição, depois de a Polícia Federal brasileira ter desmantelado, em agosto, uma organização de narcotraficantes acusada de ter enviado pelo menos seis toneladas de cocaína para a Europa, escondida em navios cargueiros que estavam ancorados em três portos do Brasil. À época foram detidas 12 pessoas e emitidos mandados de prisão, entre os quais o de Eduardo Oliveira Cardoso.

ESTANDE DO BRASILEIRO NA FEIRA ESPANHOLA. FOTO: DIVULGAÇÃO/POLÍCIA FEDERAL

Vários meios de comunicação davam conta que Eduardo se encontrava na Espanha desde o verão, trabalhando numa empresa de alimentação, com sede em Madrid e no Brasil, em um stand na feira internacional de frutas, legumes e flores que está aberta de terça a quinta-feira desta semana, revelou a Efe.

A organização de tráfico de drogas desmantelada ocultava a cocaína no meio de mercadorias que saíam do Brasil de forma legal, principalmente produtos alimentares, sem que os responsáveis pelas exportações tivessem conhecimento, e com a cumplicidade de funcionários portuários corruptos.

As investigações sobre esta rede começaram no Brasil em fevereiro deste ano, quando as autoridades belgas apreenderam uma carga de 1,7 toneladas de cocaína num navio no porto de Antuérpia (Bélgica).

notícias ao minuto

Fruticultura potiguar conquista mercado chinês e promete gerar mais 10 mil empregos

O AUMENTO NO POTENCIAL DE EXPORTAÇÃO DEVE REFORÇAR A POSIÇÃO DE LIDERANÇA DO RN NO SEGUIMENTO

A nova política de desenvolvimento econômico e a aproximação do Governo do Estado com a China já rendem frutos. Após anos de negociações, o setor de fruticultura conseguiu fechar um acordo para abertura do mercado chinês à produção de melão potiguar. O aumento no potencial de exportação deve reforçar ainda mais a posição de liderança do Rio Grande do Norte no segmento, gerando mais empregos e renda.

O acordo para a exportação foi assinado no país asiático na madrugada desta quarta-feira, 23. A expectativa do setor é de que o potencial do mercado resulte na geração de 10 mil novos empregos diretos no Rio Grande do Norte nos próximos três anos.

A notícia foi celebrada pela governadora Fátima Bezerra em encontro com o assessor institucional da Agrícola Famosa, Fred Escóssia. A Famosa é uma das 16 empresas que integram o Comitê Executivo de Fruticultura do RN (Coex-RN). “O incentivo e a segurança jurídica dados pelo Governo, dentro da política de desenvolvimento que estamos aplicando, já estão dando resultado. A abertura do mercado chinês é uma janela de grandes oportunidades para a fruticultura do nosso estado, por isso temos que comemorar a assinatura do acordo”, disse a governadora.

Os primeiros contêineres com frutas produzidas no RN devem ser enviados à China a partir de fevereiro, consolidando a exportação plena a partir da safra 2020-2021. “Reconhecemos o comprometimento do Governo em atuar para o desenvolvimento da fruticultura e melhorar o ambiente de negócios”, destacou Fred.

Em julho deste ano, uma missão formada por diplomatas e empresários chineses visitou as plantações de melão no Oeste Potiguar. A visita foi articulada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), junto à embaixada chinesa no Recife-PE para aproximar as relações e buscar novos negócios.

O secretário Jaime Calado considera que esta é uma conquista que resulta de um trabalho bem articulado do Governo do Estado. “A maneira como recebeu todo o pessoal, que encaminhou, as medidas que tem tomado, todas no sentido de criar um ambiente favorável aos negócios, isso são fatores que se somam e que dá essa vitória”, disse. Para o secretário, “o papel da governadora, e do Governo como um todo, tem sido decisivo”

A Agrícola Famosa possui 30 mil hectares de área total e cerca de 10 mil hectares de área produtiva, dos quais 70% estão localizados em território potiguar e 30% em área cearense. Para o proprietário Luiz Roberto Barcelos, esta é a oportunidade perfeita para atingir o grande objetivo de exportar seu produto para a china.

A empresa produz 7 tipos diferentes de melão, cuja cultura é favorecida pela proximidade com a Linha do Equador, o que possibilita um clima ideal para este tipo de produção. Além disso, o solo arenoso permite controlar a quantidade adequada de nutrientes na terra.

Aproximação com a China

A Cônsul Geral da República Popular da China no Brasil, Yan Yuqing, visitou a Agrícola Famosa em julho, quando veio ao Rio Grande do Norte trazendo uma comitiva para avaliar as potencialidades e buscar possíveis investimentos para o estado. À época, o proprietário da empresa Luís Barcelos informou que tentava a pelo menos 5 anos incorporar a China ao seu portfólio de exportações. “Em dois anos, poderíamos exportar duas vezes a quantidade de melão que exportamos hoje”, justificou o empresário, que já comercializa seu produto para países como Inglaterra, Holanda, Alemanha, Itália, Portugal, Espanha, Chile e Argentina.

A aproximação com a China partiu da Secretaria de Estado Desenvolvimento Econômico. O titular da pasta, Jaime Calado, esteve com sua equipe duas vezes no consulado chinês em Recife abordando as potencialidades do Rio Grande do Norte. Durante a passagem dos chineses no estado, foi realizada uma rodada de negócios onde foram discutidas áreas de interesse comum entre os países: energias renováveis, agricultura, indústria, transporte, infraestrutura urbana, entre outras.

Semana Lixo Zero: Urbana e STTU realizam blitz educativa

A Companhia de Serviços Urbanos de Natal – Urbana, em parceira com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana – STTU, realizou, nesta quarta-feira, 23, blitz de educação no trânsito dentro da Semana do Lixo Zero, com a distribuição de lixeiras de câmbio e orientações sobre os cuidados no trânsito e meio ambiente. 

A ação teve como objetivo de prevenir e conscientizar condutores de veículos acerca de materiais que são constantemente descartamos nas vias, que contribuem para alagamentos de vias da cidade. A infração é média, com quatro pontos na carteira e multa de R$ 130,16.

Sabores da Pipa – Festival Gastronômico acontece em dezembro na praia mais badalada do Estado

A badalada Praia da Pipa receberá, no período de 06 a 15 de dezembro, o Sabores da Pipa-Festival Gastronômico. Reunindo vários atrativos da culinária regional e contemporânea, o festival acontecerá em hotéis, bares e restaurantes da Pipa, trazendo o conceito da gastronomia Km0 (quilômetro zero). O evento irá mostrar que na Pipa têm cozinhas que remetem à sabores do mundo todo, desde a cozinha regional passando pela italiana, francesa, tailandesa, japonesa, de fusão e contemporânea.

A motivação principal do Km0 é solidarizar-se com o que é próximo, os gêneros alimentícios produzidos mais perto do consumidor. Quanto menos quilômetros melhor, sem radicalização.

Os pratos, entradas, sobremesas e drinks criados serão apresentados por valores abaixo do preço médio dos restaurantes. O festival terá um “tour gastronômico” no qual o visitante poderá degustar finger foods das criações ou “shots” no caso dos drinks, do lado externo dos restaurantes parceiros, dando possibilidade do cliente conhecer várias criações antes de optar por onde fazer a refeição completa.

Com capacidade para atender centenas de pessoas diariamente, o evento conta com um circuito por vários restaurantes, bares e hotéis. Entre os restaurantes já confirmados: Aprecie, do chef Ricardo Rudney, UBistro do chef Altemar, Chez Marília da chef Marília Mendonça, Trio Restô & Grill dos chega Região e Assis, Goldes na Vila Mangueira dos chefs Vitória e Cláudio, Kausai Cevicheria da chef Luciana, Aventureiro dos amigos Pedrita e João, entre outros.

Com ótima aceitação por parte dos empresários, o formato do Sabores da Pipa não tem cunho competitivo, mas sim de união e fortalecimento de toda a cadeia que abarca a gastronomia. Valorizar o que é local, de pessoas à insumos!

Os eventos gastronômicos são capazes de integrar uma cadeia de valor complexa e possibilitam a valorização da cultura local, os saberes e os fazeres populares, do comércio e do próprio destino turístico, configurando-se em um diferencial competitivo para a região, para os empresários e os profissionais da gastronomia envolvidos nestes eventos. O Sabores da Pipa – Festival Gastronômico não tem cunho competitivo, mas sim de união e fortalecimento de todos os envolvidos.

O Sabores da Pipa -Festival Gastronômico é uma realização do Convention Bureau, Juçara Figueiredo Produções e Lá na Casinha, com apoio da Prefeitura de Tibau do Sul e Movimento Preserve Pipa.

Semsur moderniza serviços de Call Center de Iluminação

O OBJETIVO É AMPLIAR A QUALIDADE DOS SERVIÇOS

O sistema de atendimento ao público para demandas de iluminação da cidade agora é 100% digital. A Prefeitura do Natal realizou nos últimos dias a modernização do Disque-Iluminação, trocando as linhas analógicas por linhas digitais. O serviço foi modernizado com o intuito de ampliar a qualidade e o alcance dos serviços prestados pelo setor de Iluminação da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMSUR).

O município realizou desde a troca das linhas telefônicas até o maquinário presente no Call Center da SEMSUR. Nesta terça-feira, 22, o secretário de Serviços Urbanos de Natal, Irapoã Nóbrega, entregou oficialmente os novos equipamentos aos atendentes do Disque-Iluminação.

“Antigamente nós contávamos com linhas analógicas para atender o público. Hoje a prefeitura conta com um sistema totalmente digital que garante ao cidadão um atendimento com qualidade. A partir de agora não haverá problemas de chamadas perdidas, congestionamento de linhas, entre outras coisas”, destacou o titular da SEMSUR.  

Ainda segundo o secretário Irapoã Nóbrega, com as mudanças o número de atendimento aumentou. “Antigamente registrávamos em média 100 pedidos de manutenção de postes e lâmpadas. Com o novo Call Center esse número triplicou. E isso é positivo para a cidade. O aumento de pedidos significa que será maior a presença da prefeitura nas comunidades fazendo o reparo de lâmpadas apagadas”, afirmou.

Além da modernização das linhas, a Prefeitura do Natal fez a substituição de todos os equipamentos de informática, além de todo o mobiliário do Call Center. A nova estrutura segue as normas de ergonomia, permitindo que o trabalho desenvolvido pelos atendentes ocorra num ambiente de maior saúde laboral.O Disque-Iluminação da SEMSUR fica disponível de segunda a sexta-feira, sempre das 7h às 18h. Para ter acesso ao serviço e solicitar reparo de lâmpadas apagadas, basta ligar para o 0800 281 8980 e informar o número do poste com problema, além do endereço e ponto de referência. A ligação é gratuita.

O município conta ainda com um serviço de solicitação de reparos na iluminação pública através do site da Prefeitura. Basta acessar o endereço natal.rn.gov.br, clicar no link ILUMINAÇÃO PÚBLICA presente na aba CIDADÃO e informar o problema envolvendo o poste.

Batalhão da PM ganha reforma a partir de parceria entre Governo e empresários do Alecrim

O INVESTIMENTO INCLUIU A RECUPERAÇÃO DOS PORTÕES E INSTALAÇÃO DE MOTOR ELETRÔNICO, PINTURA, REFORMA DA INSTALAÇÃO SANITÁRIA E DO ALOJAMENTO, DENTRE OUTROS. FOTO: ELISA ELSIE

O 1º Batalhão de Polícia Militar Felipe Camarão, localizado no bairro da Ribeira, passou por uma grande reforma oportunizada a partir da parceria com a Associação dos Empresário do bairro do Alecrim. Junto com o empresariado, a governadora Fátima Bezerra participou, nesta quarta-feira, 23, da solenidade de entrega da obra.

Recebida com honras militares, a governadora visitou as instalações do Batalhão e destacou a importância da parceria da iniciativa privada com o poder público. “Toda nossa gratidão por esta iniciativa, por este gesto de cidadania da Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim em fazer parceria com o Governo do Estado, visando dar melhores condições de trabalho aos nossos policiais. Mais importante do que o aspecto financeiro, é a sociedade ser parceira do Estado e compreender que é dever do Governo garantir uma política de segurança pública para todos os cidadãos, mas é também papel da sociedade colaborar”, agradeceu Fátima.

O investimento incluiu a recuperação dos portões e instalação de motor eletrônico, pintura, reforma da instalação sanitária e do alojamento, instalação de dois aparelhos de ar-condicionado e seis refletores de led na parte externa.

A UNIDADE DA POLÍCIA MILITAR CONTA COM UM EFETIVO DE MAIS DE 200 POLICIAIS SOB O COMANDO DO CORONEL PESSOA JÚNIOR. FOTO: ELISA ELSIE

A unidade da Polícia Militar conta com um efetivo de mais de 200 policiais sob o comando do Coronel Pessoa Júnior. “O batalhão foi agraciado com homens de bom coração, os empresários do Alecrim, buscando a melhoria na qualidade de vida dos policiais, implementaram uma série de melhorias na estrutura do prédio. O que contribui diretamente para a autoestima dos policiais que integram o 1º Batalhão”, ressaltou o comandante.

“Esta foi a nossa contribuição como forma de ajudar os policiais que atendem a região e os bairros do centro da cidade e Alecrim. É a nossa parcela de apoio em resposta ao trabalho que vem sendo desenvolvido, como a realização de blitz, barreiras policiais e o programa madrugada livre que dá mais segurança aos empresários, turistas e moradores”, destacou o empresário Pedro Campos, presidente da Associação dos Empresário do Bairro do Alecrim.

O 1º BPM, criado em 1935, é responsável pela segurança ostensiva em partes das zonas Leste e Oeste de Natal, abrangendo 15 bairros e áreas da região: Quintas, Alecrim, Cidade Alta, Rocas, Ribeira, Morro Branco, Lagoa Seca, Barro Vermelho, Petrópolis, Tirol, Mãe Luiza, Santos Reis, Brasília Teimosa, praias do Meio e Areia Preta.

Prefeitura de Caiçara do Norte e casa de prefeito são alvos de busca e apreensão

CONTRATO DE R$ 120 MIL COM A EMPRESA MIRANTE DA CONSTRUÇÃO LTDA-ME É INVESTIGADO. A SEDE DA EMPRESA, É CONSIDERADA SIMPLES E ATÍPICA PARA UMA PESSOA JURÍDICA VOLTADA À PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE MÉDIO À GRANDE PORTE

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) deflagrou nesta quarta-feira, 23, a Operação Localização. O objetivo foi cumprir 5 mandados de busca e apreensão nas cidades de Caiçara do Norte, Natal e Passa e Fica. A sede da Prefeitura de Caiçara do Norte e a casa do atual prefeito também foram alvos dos mandados. A operação visou localizar e apreender documentos relacionados a contratos firmados entre a Prefeitura de Caiçara do Norte e a empresa Mirante da Construção LTDA-ME, em relação a procedimentos licitatórios para a aquisição de serviços de engenharia.

O MPRN mostrou indícios que “a empresa contratada jamais possuiu funcionário em seus quadros, além de localizar-se no município de Passa e Fica, e que apenas de forma esporádica se tem a presença de algum responsável no imóvel” que servia como sede dela em Caiçara. “Nesse sentido, verificam-se, ainda, as fotografias da sede da empresa contratada, onde se observa uma estrutura simples e atípica para uma pessoa jurídica voltada à prestação de serviços de médio à grande porte às prefeituras locais, assemelhando-se a um imóvel residencial, o que causa estranheza sob esse aspecto”, citou o relatório do MPRN que baseou o pedido para as buscas e apreensões.

O MPRN apresentou, ainda, indícios que “as obras de recuperação das estradas vicinais no Município contratante, no trecho compreendente entre Terra Santa e Nova Olinda, não foram realizadas pela empresa contratada, vencedora do processo licitatório, e sim pelas máquinas da própria Prefeitura do Ente Público licitante, o que reforça a possível falta de estrutura anteriormente destacada”. Além disso, o prefeito deixou de se manifestar nos autos do procedimento instaurado pelo MPRN, apesar da obrigação legal em dar publicidade aos atos praticados.

O MPRN destacou a “impossibilidade de se aferir informações acerca do procedimento licitatório efetivado entre os demandados através do portal da transparência do Município, em vista da insuficiência das informações contidas no sítio virtual do Ente Público”. A operação Localização contou com o apoio da Polícia Militar. Ao todo, 5 promotores de Justiça e 14 servidores do MPRN participaram da ação, que apreendeu documentos e equipamentos de mídia digital. Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos na sede da Prefeitura de Caiçara do Norte, na Secretaria Municipal de Administração, na sede da empresa Mirante da Construção, na casa do prefeito e na residência do proprietário da empresa Mirante da Construção.

Adepol entrega ao Governo, conjunto de projetos para otimizar serviços da Polícia Civil no RN

ENTRE AS PROPOSTAS ESTÁ A AMPLIAÇÃO DOS SERVIÇOS DE INTELIGÊNCIA POLICIAL

A Associação de Delegados da Polícia Civil do RN, (Adepol/RN) entregará ao Governo do Estado, na próxima sexta-feira, 25, um conjunto de projetos idealizados para otimizar os serviços prestados pelos policiais civis. Esta semana a polícia judiciária completou 38 anos e a associação aproveita a data para oferecer à população novas ideias que devem – caso aprovadas – melhorar o trabalho da Polícia Civil substancialmente.

O ato de entrega acontece na sede da associação, na Via Costeira, ao meio-dia. Foram convidados representantes da classe política, secretários de estado, membros de instituições como a Ordem dos Advogados do Brasil e Ministério Público. Também estarão presentes os professores da UFRN que promoveram a pesquisa pública em parceria com a Adepol chamada “Eu decido a segurança do RN”, em agosto do ano passado. O estudo foi transformado em dissertação de mestrado e aprovado recentemente pelo corpo docente da universidade.

“A Adepol/RN honrará um compromisso firmado no ano passado, quando entregou a pesquisa pública à governadora, então candidata, Fátima Bezerra. Na ocasião, nos comprometemos em contribuir com ações e projetos capazes de aperfeiçoar a prestação do serviço de segurança pública”, disse a presidente da Adepol, delegada Paoulla Maués. Segundo o professor Felipe Zumba, que defendeu a dissertação de mestrado, é interessante que o governo invista em inteligência policial voltada a combater o tráfico de drogas, roubos e homicídios, crimes que despertam maior clamor social. 

“De modo geral, deve-se levar em consideração a necessidade de interiorizar a atuação da inteligência policial, essa demanda está demonstrada no fato da opção tráfico de drogas está mais presente na  população da Mesorregião Agreste e Central. A pesquisa também levantou os principais problemas enfrentados nas demais localidades, na mesorregião Leste foi identificado que a problemática se concentra nos elevados níveis de roubo e homicídio, já na mesorregião Oeste os crimes mais citados foram roubo e tráfico de drogas. Além disso, a população elegeu como prioridades: aumento do efetivo policial e políticas públicas preventivas”, concluiu o professor Zumba.

Entre os projetos propostos pela Adepol está a ampliação da inteligência policial, através da criação dos núcleos no interior do estado, e a premiação às equipes policiais que aumentarem a resolutividade desses crimes.