SELO BLOG FM (4)

Categoria: outubro 14, 2019

Cruzeiro atraca no Porto de Natal nesta terça-feira

CRUZEIRO DEVE FICAR ATRACADO NO PORTO ATÉ ÀS 16H30. FOTO: Quark Expeditions 

O navio cruzeiro World Explorer, da companhia Mystic Cruises, em operação desde 06 de abril de 2019, vai atracar no Porto de Natal nesta terça-feira, 15, por volta das 07h30, vindo da Ilha de São Vicente, em Cabo Verde. A previsão é permanecer na cidade até por volta das 16h30, do mesmo dia, com destino a Recife (PE).

Segundo o site da companhia, o cruzeiro de luxo, que transporta até 200 passageiros e 110 tripulantes, teve um custo de 70 milhões de euros, mede 126 metros de comprimento, 19 metros de largura e 4,7 metros de calado. Ainda, possui varandas em todas as cabines, pista de corrida ao ar livre, ginásio e sauna, spa, sala de observação com cúpula de vidro, sala de conferências, bar,  lounge amplo e separado, refeições ao ar livre opcionais, biblioteca e áreas de estar com vista para o mar nos dois lados do navio.

Serviço: Navio cruzeiro World Explorer

Data: 15 de outubro de 2019

Previsão de chegada:  07h30Local: Porto de Natal

‘Perguntava se eu já tinha beijado menino ou menina e falava para experimentar as duas coisas para escolher’: Ex-coroinha denuncia padre pedófilo

NA IMAGEM, O RAPAZ APARECE AO LADO DO PADRE DURANTE UMA CERIMÔNIA. FOTO: VEJA

Lucas Grudzien, de 22 anos, denunciou um caso de abuso que sofria, enquanto participava de um curso de coroinha na Igreja Comunidade São João Batista, no Guarujá, na Baixada Santista (SP). Segundo Grudzien, que tinha 14 anos na época, o sacerdote Edson Felipe Monteiro Gonzalez, fazia o jovem ficar na Igreja após o expediente, obrigando-o a faltar à escola, e se aproveitava da igreja vazia para abusar do garoto.

Em entrevista à Veja, o jovem conta que o padre fazia perguntas indiscretas sobre sexualidade enquanto estavam a sós. “Desde que entrou na igreja, o padre Felipe me perguntava se eu já tinha beijado menina ou menino. Eu era novo, sem nenhuma experiência, e ele me falava para experimentar as duas coisas para poder escolher”, conta.

Segundo a reportagem, na sala paroquial, em anexo da igreja, foi onde aconteceu o primeiro ato sexual. Após o abuso, o padre teria tentado normalizar a ação e disse: “Lucas, nós só assistimos filme, viu? Deus sabe disso tudo”. Confuso, o garoto chegou a pedir conselhos para o próprio padre sobre como lidar com marcas deixadas pelo abusador, como manchas de sangue na cueca.

A família começou a desconfiar do comportamento do jovem, que faltava à escola e apresentava notas muito mais baixas, e buscou também Edson Felipe para pedir ajuda, que pressionava o garoto a não contar nada. Dois anos depois, os pais flagraram uma conversa entre os dois e o padre fez o menino fugir de casa.

O jovem retornou e, a partir daí, a família passou a buscar justiça e foi logo surpreendida com a reação do vigário-geral de Santos, que disse para a mãe do jovem, Claudete Aparecida Grudzie, para tomar cuidado para o filho não “ficar conhecido como comida de padre”. Uma carta, então, foi enviada pelo Vaticano e o bispo da cidade intercedeu. “Logo que tomei conhecimento da denúncia, iniciei imediatamente a investigação prévia, em 2 de outubro de 2016, de acordo com as normas canônicas, e decretei o afastamento cautelar do padre do exercício do ministério sacerdotal”, conta o o bispo de Santos, Dom Tarcísio Sacaramussa, chefe do padre Felipe.

Apesar do afastamento das missas, Edson Felipe hoje atua no departamento de patrimônio imobiliário da Igreja Católica, ao lado do Bispo. “Ele segue recebendo salário e tem contato com o público”, diz a reportagem, que aponta que a proteção ao abusador pode ter a ver com os ganhos em termos de arrecadação de dízimo que o padre promoveu em Santos.

Atualmente, o rapaz estuda engenharia civil em uma faculdade de Santos e faz terapia com psicólogos desde os 16 anos. Seus traumas são muitos. Ele fica com a boca seca e mãos trêmulas quando lembra dos abusos do padre Felipe. Suas advogadas Dilene de Jesus Miranda e Andressa Fraga lutam para que o padre Felipe seja condenado por abuso sexual e expulso da Igreja Católica: “para nós, que atuamos na área do direito de famílias, o discurso da doutrina social da igreja, de que a família é a “célula vital da sociedade”, que deve ser protegida e receber tratamento prioritário, não é observado por alguns representantes da própria Igreja Católica, que se omitem diante de fatos graves praticados pelos párocos. Com isso, a instituição passa a ser vista como verdadeira cúmplice e corresponsável pelos danos perpetrados, por corroborar com a perpetuação destes abusos.

Com informações: Veja

STF nega Habeas Corpus que tentava derrubar site The Intercept

O MINISTRO CELSO MELLO, JULGOU O PEDIDO INVIÁVEL. FOTO: SÉRGIO LIMA/PODER 360

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal, negou um pedido de Habeas Corpus feito por um advogado em favor do ministro da Justiça, Sergio Moro, para bloquear o site The Intercept Brasil e apreender todo o material veiculado.

Ao julgar o pedido inviável, o ministro destacou que o advogado autor do HC não mantém qualquer vínculo profissional com Moro. Segundo o ministro, o Supremo, em casos como este, tem decidido que não se deve conhecer pedido desautorizado pelo paciente.

“É público e notório que o Senhor Ministro Sergio Moro não constituiu como mandatário judicial o Senhor Arnaldo Saldanha Pires, ora impetrante”, afirmou o ministro.

Ainda que o pedido fosse autorizado, Celso de Mello concluiu que o HC seria inviável por ir contra a vocação constitucional do Habeas Corpus, que é a tutela da liberdade de locomoção física dos indivíduos.

“Como se sabe, a ação de ‘habeas corpus’ destina-se, unicamente, a amparar a imediata liberdade de locomoção física das pessoas, revelando-se estranha à sua específica finalidade jurídico-constitucional qualquer pretensão que vise a desconstituir atos que não se mostrem ofensivos, ainda que potencialmente, ao direito de ir, de vir e de permanecer das pessoas”, afirmou.

Intercept tem publicado uma série de reportagens expondo mensagens trocadas entre o procurador Deltan Dallagnol e outras figuras do Judiciário, inclusive o ex-juiz e ministro da Justiça, Sergio Moro, para combinar a atuação na operação “lava jato”.

Clique aqui para ler a decisão. (HC 173.519)

Conjur

Apesar de ter situação de óleo no litoral controlada, Estado ainda não sabe como descartar material recolhido

DESCARTE SEGURO FOI DISCUTIDO COM IDEMA E ENTIDADES GOVERNAMENTAIS DURANTE REUNIÃO NESTA SEGUNDA-FEIRA, 14. FOTO: ELISA ELSIE

O óleo encontrado no Litoral do Nordeste não é mais uma situação preocupante. Pelo menos é o que informa o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do estado (Idema), que tranquiliza afirmando que as manchas ainda presentes está espalhada e menos espeça. Na manhã desta segunda-feira, 14, o Governo do RN reuniu-se com o Idema, prefeitos, secretários, instituições municipais, estaduais e federais, representantes de ONG’s e sociedade civil para tratar dos resíduos de óleos encontrados no litoral potiguar. O desafio agora, é encontrar o descarte seguro para o material coletado nas praias.

Pelo menos 21 praias do Litoral potiguar ainda têm presença de manchas de óleo, segundo levantamento realizado no último fim de semana pelo Idema. De acordo com o órgão, a situação no Estado está controlada, uma vez que o óleo ainda presente nas praias é espalhado de forma espaçada, com pequenas manchas, que têm de um a dois centímetros. Apesar disso, o estado ainda não tem uma solução concreta para o descarte do óleo recolhido pelas prefeituras.

Segundo os dados levantados, das 43 áreas atingidas inicialmente, em 11 já não há mais pontos de óleo. Além disso, apesar do RN possuir o maior número de pontos atingidos, apresenta o menor volume de petróleo em comparação a outros Estados.

De acordo com o diretor do Idema, Leon Aguiar, o litoral do Rio Grande do Norte é o menos afetado em termos de quantidade de óleo que chegou às praias, segundo levantamento realizado pelo órgão no último dia 12. Além disso, por ação da própria natureza, que vem provendo um processo de descontaminação, das áreas atingidas no estado, 11 já não apresentam mais manchas de óleo. A ação natural se dá por meio da atividade das correntes marítimas e pela ação dos ventos, por exemplo.

DNIT inicia recuperação da malha viária federal no Rio Grande do Norte

A PONTE DO RIO DO CARMO, NA BR 110, RECEBERÁ SERVIÇOS EM NOVEMBRO, ASSIM COMO AS DEMAIS DE TODA MALHA VIÁRIA. FOTO: CARLOS COSTA

A malha viária federal no Rio Grande do Norte apresenta condições entre ruim e péssima. Diante do quadro, o Departamento Nacional de Infraestrutura e Trânsito (DNIT), iniciou nesta segunda-feira, 14, o trabalho de melhoria na qualidade das rodovias federais que cortam o Estado.

O departamento confirmou em entrevista ao Jornal de Fato, que está desenvolvendo um plano de recuperação das vias. De acordo com informação da assessoria de comunicação do Dnit no RN, as BRs 226 e 304 já estão com contratos de manutenção em execução. Além disso, a BR 405, que apresenta diversos pontos com péssimas condições de trafego, está em processo licitatório.

Sobre a situação da Ponte do Rio do Carmo, que tem aproximadamente 100 metros de extensão, o DNIT informou que uma equipe técnica realizou inspeção na referida ponte na semana passada e constatou que não há risco iminente de colapso estrutural. Mesmo assim diante do resultado da avaliação, está previsto, a partir do mês de novembro, a manutenção das pontes em toda malha rodoviária do Estado, a ser realizado por empresa contrata pelo DNIT. A ponte foi construída em 1976 e está localizada no km 36 da BR 110, entre os municípios de Mossoró e Areia Branca.

UERN apresenta Carta de Serviços ao Cidadão

A CARTA TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR OS SERVIÇOS OFERECIDOS PELA UERN À COMUNIDADE

Atendendo a recomendação do Decreto Federal n° 9.723/2019, na manhã desta segunda-feira, 14, foi realizada a apresentação da Carta de Serviços ao Cidadão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A Carta visa apresentar à comunidade a relação dos serviços oferecidos pela UERN, bem como as informações necessárias para acessá-los. “A apresentação da Carta é um momento muito significativo para a comunidade acadêmica. A Carta é a materialização de todos os serviços que a UERN oferece. É mais uma ação de transparência da Universidade”, destaca Cicília Maia.

A Carta foi elaborada pela equipe do Sistema Integrado de Informações ao Cidadão e da Agência de Comunicação (AGECOM/UERN), com diagramação de Isadora Paiva, revisão de Benjamim Linhares e Francilene Gama de Medeiros Severo, e edição da jornalista Adriana Morais. “O material contou com a colaboração de todos os segmentos e departamento da UERN. É uma alegria apresentar o resultado desse trabalho”, diz Mademerson Leandro.

A Carta de Serviços ao Cidadão reforça o compromisso da UERN com a população, oferecendo transparência sobre todos os serviços prestados. O material conta com informações sobre os campi, setor administrativo, pró-reitorias, faculdades, departamentos, ações de extensão, entre outros serviços.

A Carta estará disponível na versão impressa na Reitoria e pode ser acessada virtualmente no Portal da UERN.

Projeto para criação de central de emprego para pessoas com deficiência é aprovado por Comissão da Câmara de Natal

A MATÉRIA AINDA SERÁ VOTADA EM PLENÁRIO. FOTO: REPRODUÇÃO

Os vereadores Nina Souza (PDT), Preto Aquino (Patriota), Ana Paula (PSDC) e Luiz Almir (AVANTE) estiveram presentes na manhã desta segunda-feira, 14, na reunião da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final. Os parlamentares zeraram a pauta da reunião e deram parecer favorável a Projeto de Lei do vereador Dagô (DEM) que trata sobre a criação de uma central de emprego para pessoas com deficiência no município de Natal. 

A matéria será votada em plenário e, se aprovada, com consequente aval do Executivo potiguar, permitirá que pessoas com qualquer tipo de deficiência possa se cadastrar no programa e faça parte do projeto. Outro ponto explicado é que as empresas interessadas em ofertar vagas neste sentido também deverão realizar seus cadastros junto ao programa, e a Prefeitura de Natal poderá promover incentivos as mesmas. 

“Eu entendo que o vereador Dagô foi muito feliz ao propor este projeto, que será de grande  ajuda a uma classe que, muitas vezes, vive esquecida.  É uma proposta que  ninguém poderia dar parecer contrário, por isso foi aprovado por unanimidade e eu tenho certeza que em  plenário também será assim. Pois esse é um projeto de inclusão que eu posso tratar com propriedade, uma vez que tenho um filho especial”, destacou o relator do projeto, vereador Luiz Almir. 

Microcrédito para produtores de ostras de Tibau do Sul será entregue pela AGN durante Festa do Boi

ENTREGA SERÁ REALIZADA NESTA SEGUNDA-FEIRA, ÀS 18H, NO ESTANDE DA AGN

A Agência de Fomento do RN (AGN-RN) fará nesta segunda-feira, 14, às 18h, durante a Festa do Boi, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, a liberação do financiamento para produtores de ostras da cidade de Tibau do Sul, no litoral norte potiguar.

As primeiras liberações para essa atividade acontecem através de uma parceria com a Associação dos Produtores de Ostras de Tibau do Sul (APROOSTRA) e a Secretaria de Agricultura e Pesca (SAPE). Os recursos possibilitarão aos produtores a ampliação da produção e a aquisição de equipamentos.

Para a diretora-presidente da AGN-RN, Márcia Maia, a ampliação do leque de atividades beneficiadas pelo Microcrédito do Empreendedor é fundamental para dinamizar a economia das cidades e regiões e permitir o crescimento do empreendedorismo no estado.

“Desde que assumimos a AGN, temos apostado no programa Microcrédito como um catalisador do desenvolvimento das atividades produtivas diversas, nos quatro cantos do estado. A Cultura, Agricultura Familiar e outros setores ganharam a atenção do programa e da Agência, seguindo a indicação da política de promoção de desenvolvimento do Governo do Estado”, afirmou Márcia.

Até a primeira quinzena de outubro de 2019, o Programa já havia beneficiado cerca quase 4 mil microempreendedores com um investimento de mais de R$ 12,3 milhões em todas as regiões do Estado. Uma iniciativa que estimula a economia e promove a geração de emprego e renda nas cidades potiguares.

Para aqueles empreendedores que ainda não foram atendidos e desejam um financiamento ou se deseja um novo através da Agência, além da sede no bairro de Petrópolis, em Natal, durante a Festa do Boi, a AGN está com um estande com funcionamento até o próximo sábado, 19, sempre das 10h às 19h, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim.