SELO BLOG FM (4)

Categoria: outubro 7, 2019

Mais chamas… Serra de Portalegre é tomada pelo fogo; Veja as imagens

FOTO: DIVULGAÇÃO/RUBENS LEMOS

Mais um paraíso do Rio Grande do Norte sofre com incêndios em vegetação. Dessa vez, a cidade turística Portalegre, é quem padece em chamas. Imagens através das redes sociais mostram um grande Incêndio registrado nesta segunda-feira, dia 7.

VÍDEO DA QUEIMADA NA SERRA DE PORTALEGRE. DIVULGAÇÃO: RUBENS LEMOS

As queimadas na região oeste do Rio Grande do Norte estão cada vez mais constantes. As chamas tomaram conta da Comunidade do Góis, na região da chapada do Apodi no último dia 30 de setembro, ameaçando plantações e até mesmo uma reserva da Petrobras. Em agosto, a Serra de Lima, em Patu, queimou por dias, ameaçando o Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis, eleito uma das sete maravilhas do RN.

Pedófilo preso pode ganhar fortuna com música usada em cena do filme ‘Coringa’

A FAIXA ROCK AND ROLL PARTY 2 FOI CO-ESCRITA POR GARY GLITTER. FOTO: GETTY IMAGES

Os fãs do Coringa reagiram furiosamente depois que foi revelado que o pedófilo condenado Gary Glitter pode ganhar muito dinheiro com uma de suas músicas. A faixa ‘Rock and Roll Part 2‘ – lançada em 1972 e co-escrita por Glitter – foi usada em uma cena importante do filme ‘Coringa‘, que chegou aos cinemas do Reino Unido na sexta-feira, 4.

Segundo o portal Daily Star, especialistas que trabalham na indústria cinematográfica estimam que Glitter – que foi condenado a 16 anos de prisão em 2015 – poderia embolsar milhares de dólares por permitir que os produtores usassem a música no filme. Ele também receberá royalties com base na bilheteria arrecadada nos cinemas. A faixa instrumental toca por cerca de dois minutos em uma cena em que o Coringa (papel de Joaquin Phoenix) dança por um longo lance de degraus enquanto se transforma completamente no vilão.

Os fãs reagiram furiosos à inclusão da faixa de Glitter e questionaram o julgamento dos diretores por usar uma música escrita por um pedófilo condenado. Um seguidor no Twitter escreveu: “Gary Glitter na trilha sonora é o maior horror”. Outro disse: “Eles estão literalmente pagando um pedófilo para usar sua música em um filme sobre as consequências do abuso infantil. Estou chocado – este filme é imoral”. Um terceiro acrescentou: “Não estava interessado no Coringa, mas alguém acabou de dizer que [o filme] está usando uma música de Gary Glitter… estou chorando”.

Glitter, que se chama, na verdade, Paul Gadd, foi considerado culpado de tentativa de estupro, quatro acusações de agressão indecente e uma por fazer sexo com uma garota com menos de 13 anos. Glitter, 75 anos, não demonstrou emoção ao deixar o Southwark Crown Court no dia da sua sentença. Apesar de receber críticas mistas desde o seu lançamento, o filme já arrecadou US$ 93,5 milhões nas bilheterias. Pheonix, 44 anos, impressionou os críticos por sua versão do vilão do Batman.

Com informações: Monet

Sebrae mapeia pontos turísticos do RN durante 2ª Guerra Mundial

Que o Rio Grande do Norte teve um papel relevante, e até mesmo decisivo, para a vitória dos aliados durante a Segunda Guerra Mundial, não restam dúvidas. Que Parnamirim abrigou a primeira base aérea dos Estados Unidos fora do território norte-americano, os livros de história dão conta muito bem. Que a presença de milhares de soldados americanos no cotidiano de Natal mudou a cultura e os costumes da cidade, a população bem sabe. No entanto, nenhum desses argumentos foi relevante para o Rio Grande do Norte ter um roteiro turístico para explorar esse fato histórico.

O Sebrae no Rio Grande do Norte, entretanto, pretende virar essa página e abrir caminho para a implantação de uma nova rota turística no estado a partir desta quarta-feira, 9, quando a instituição vai lançar o projeto Natal & Parnamirim Field na Segunda Guerra. O lançamento será em solenidade fechada para convidados na Casa da Ribeira, a partir das 19h. Durante a cerimônia, que terá espetáculos teatral e sinfônico, será apresentado o mapeamento feito pelo projeto com pontos de interesse histórico e cultural importantes da participação das duas cidades na segunda Grande Guerra.

Todo o levantamento está reunido em um portal em quatro idiomas (Inglês, Francês, Espanhol e Português), que além do mapeamento dos pontos históricos, traz também personagens e fatos curiosos relacionados ao tema, como o caso do açúcar nos tanques de combustível, o rasante no desfile de 7 de setembro e do espião preso em Jacumã. Além desse levantamento, feito por historiadores da Fundação Rampa e do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, o projeto criou governança ao chamar os principais interessados no tema para debater o assunto e desenvolveu os estudos de viabilidade técnica e econômica do aeroporto Augusto Severo, que será transformado em um Centro Cultural, e do Museu da Rampa.

Além disso, vai utilizar a tecnologia de realidade aumentada para criar mais atrativos nos principais equipamentos turísticos ligados à participação na Segunda Guerra. Monumentos, como a rampa, terão pontos de realidade aumentada em que o turista ao apontar a câmera do smartphone poderá fazer fotos em meio a jipe e soldados virtuais.

“A proposta do projeto é apresentar esses pontos de interesse cultural e histórico das duas cidades, que até então têm sido pouco explorados e passem a ser trabalhados por empresas de receptivo para atrair mais turistas e interessados no assunto”, explica o gestor do projeto, Yves Guerra. O Sebrae também inseriu a temática no edital de economia criativa, que apoiou financeiramente projetos culturais, como o espetáculo ‘Bye, Bye Natal’ e a coleção de três livros ‘A Participação do RN na Segunda Guerra Mundial‘, entre outras iniciativas.

Diversificação

O projeto Natal & Parnamirim Field já vinha sendo trabalhado há cerca de dois anos e, atualmente, faz parte das ações do programa Investe Turismo, que é promovido pelo Sebrae, Ministério do Turismo, Embratur e Secretaria Estadual de Turismo (Setur). Um dos objetivos do programa é diversificar a oferta turística que vá além do turismo de mar. Por isso, o projeto tomou a participação do RN na Grande Guerra como forma de atrair turistas ao estimular entre o trade turísticos e entes governamentais a criação bem estruturada de um roteiro turístico histórico e cultural em volta da temática.

“Mesmo sendo um episódio histórico bastante conhecido, essa participação na Segunda Guerra nunca foi de fato transformada em oferta turística. Por isso, estamos dando esse primeiro passo para a criação de um roteiro”, ressalta Yves Guerra. Além do portal, o projeto também prevê a publicação de uma websérie de dez vídeos, envolvendo a relação entre o Rio Grande do Norte e a II Guerra Mundial. O primeiro já será apresentado no momento do lançamento do projeto, que terá inclusive a participação do cônsul dos Estados Unidos em Recife (PE), John Barrett.

Vídeo: Seja bem-vindo à Natal, a capital com a orla marítima mais feia do Brasil

VÍDEO QUE CIRCULA NAS REDES SOCIAIS MOSTRA TRECHO DA ORLA SEM ORGANIZAÇÃO. REPRODUÇÃO

Por Elane Nascimento

Quer conhecer a que, talvez, seja a orla marítima urbana mais feia do Brasil?

Simples: venha à Natal, e veja o filme de terror que há anos assusta nativos e turistas. Tamanha é a sua “feiura”!

Um vídeo que circula em grupos de WhatsApp, depõe contra o status de Natal como cidade turística, ao mostrar uma panorâmica da orla principal da capital potiguar, que pode ser traduzida como um “favelão” no lugar em que deveria existir feição urbanística de destaque, pelo menos nos moldes que se verifica na orla da vizinha João Pessoa.

Assista:

Sem atratividade e evolução, a orla de Natal segue na decadência, sem atrativos para turistas, sem agradar até mesmo a população. Caminhadas no calçadão, encontro com amigos à beira-mar, isso já foi realidade do lado de cá, mas o tempo passa e pede mais e o MAIS não aconteceu.

Entrou governo, saiu, assumiu outro e, para “mostrar serviço, vamos pintar um canteiro aqui e outro acolá”…

A atual gestão municipal está erguendo a bandeira da modernização e deixando claro que seu principal objetivo, será trabalhar no Novo Plano Diretor de Natal. Para isso, ciclos de oficinas foram ministradas à população para apresentar e debater propostas. O próprio Álvaro Dias, prefeito do Município, apresentou suas ideias em discussões na Câmara dos vereadores e no Tribunal de Justiça do RN.

“A última revisão foi em 2007 e, pela lei, as revisões têm de ser feitas de quatro em quatro anos. Ao longo dos últimos 15 anos, as dificuldades e restrições impostas pelo Plano, fizeram com que a capital perdesse mais de 300 mil habitantes, arrecadação de ISS, IPTU, entre outros. Municípios vizinhos, como Parnamirim, São Gonçalo, Extremoz e Macaíba têm crescido diariamente e nós só perdendo”, disse o prefeito durante apresentação no TJ. 

Todavia, enquanto uns clamam por mudanças, há quem queira e procure “liderar o extremo atraso”.

ESTRUTURA DO HOTEL REIS MAGOS É UM CLÁSSICO EXEMPLO DA FEIURA

Um clássico exemplo da decadência e apego à “feiura”, é a tentativa de manter o monte de entulho do que foi o Hotel Reis Magos de pé. Sem serventia, o local abriga marginais, focos para o Aedes Aegypti se proliferar e disseminar Dengue, Chicungunya e Zika à vontade.

À favor do atraso, a petista Natália Bonavides, classifica as ruínas como “símbolo do turismo potiguar”. Em sua conta na rede social Twitter, Bonavides defendeu o tombamento do Hotel no último dia 16 de setembro. “Atualmente o prédio encontra-se em estado de abandono, por isso a necessidade de tombamento para sua preservação histórica”, disse.

A questão já foi amplamente debatida e várias entidades culturais e turísticas já “bateram o martelo” e explicaram que o tombamento não é viável. O procurador geral do Município, Carlos Castim, detalhou os motivos que levaram a Prefeitura a defender a demolição do prédio, uma vez que não foi constatado  valor histórico, cultural, arquitetônico e urbanístico. “Os diversos estudos, laudos e perícias feitos pelos órgãos competentes atestaram essa realidade. Além disso, o Conselho Municipal de Cultura também apoia a derrubada. Também temos um parecer do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), que não se opõe à demolição, bem como uma decisão judicial do Tribunal Federal da 5ª Região nesse sentido. A última etapa a ser vencida é a de um processo no âmbito do Governo do Estado, que precisa referendar a decisão do Conselho Estadual de Cultura. Esperamos a sensibilidade da governadora Fátima Bezerra. Até hoje, nenhum chefe do executivo estadual se manifestou de forma contrária a um parecer do conselho”, disse o procurador.

Verticalização

O prefeito, Álvaro Dias, durante apresentação do Plano Diretor, na Câmara Municipal, defendeu a Verticalização da Orla de Natal considerada “assustadora”, se comparada às orlas de Fortaleza, Recife e a vizinha João Pessoa. O objetivo do prefeito, é entregar o documento final para análise dos vereadores até o mês de novembro.

“Sou a favor da verticalização da orla. Verticalizando e construindo edifícios, vamos trazer a população para morar na orla marítima da cidade e, com isso, vamos trazer investimentos, bares, restaurantes, pousadas, que vão modernizar a orla marítima”, defendeu Álvaro Dias. “É uma orla feia, decadente e prejudica a nossa cidade. Em Recife, as pessoas caminham a noite na orla porque é habitada. Em Natal, a orla assusta as pessoas e poucas pessoas frequentam. Isso é por causa da verticalização que é proibida. Temos que modernizar e avançar. E vai avançar”, garantiu.

Enquanto isso…

A vereadora do PT Divaneide Basílio, que se posicionou contra o projeto de modernização e crescimento da cidade, convocou a arquiteta e coordenadora adjunta do Fórum Direito à Cidade/Natal, Amíria Brasil, também de bandeira vermelha, para defender seu ponto de vista sustentando que: “podemos imaginar quem estaria dentro desses prédios: seriam as pessoas das comunidades tradicionais? Tem-se falado muito em adensar a orla para garantir que as pessoas morem perto do trabalho, mas as pessoas que moram na orla, hoje, elas já moram perto do trabalho”, afirma.

Porém, a proposta do plano não é “substituir a população”, mas trazer revitalização, modernidade, melhorias na circulação tanto para moradores quanto à população em geral e turistas, além de fomentar a economia e o crescimento na região.

Vamos modernizar e avançar ou continuar “pintando meio-fios”?

Comissão do Senado avalia política nacional de combate à violência sexual contra crianças

PROPOSTA DE STYVENSON PEDE UMA LEGISLAÇÃO MAIS DURA PARA LIDAR COM A SITUAÇÃO. FOTO: REPRODUÇÃO

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) analisa um projeto que cria a Política Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (PL 2.892/2019). O autor da proposta, senador Styvenson Valentim (Podemos-RN), lembrou que os números desse tipo de violência crescem no país a cada ano e que é necessária uma legislação mais dura sobre o assunto.

Ementa

Institui a Política Nacional de Enfrentamento à violência sexual contra Crianças e Adolescentes e altera a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, para determinar medidas de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.

Explicação da Ementa

Dispõe sobre ações de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, com medidas nas áreas da educação, dos conselhos tutelares e da justiça criminal. Aumenta penas de reclusão previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Agência Senado

GM afasta mais 415 funcionários no México enquanto greve nos EUA continua

A MONTADORA JÁ HAVIA AFASTADO ANTERIORMENTE 6 MIL FUNCIONÁRIOS NO MÉXICO. FOTO: REPRODUÇÃO

A General Motors afirmou nesta segunda-feira que está temporariamente afastando mais 415 funcionários no México enquanto uma greve envolvendo 48 mil metalúrgicos da empresa nos Estados Unidos entra na quarta semana.

A GM afirmou que paralisou parcialmente a fábrica de motores de Ramos Arizpe e que a linha de motores V8 e de transmissões CVT não está operando. A montadora tinha afastado 6 mil funcionários anteriormente na fábrica de Silao, no México.

No domingo, 6, a central sindical norte-americana United Auto Workers (UAW) afirmou que as negociações com a GM “rumam para o pior”. As discussões foram retomadas nesta segunda.

Reuters

Projeto de Lei pede conta em dólar para pessoas físicas no Brasil

DE ACORDO COM O BANCO CENTRAL, PL PODE EXPANDIR POSSIBILIDADE PARA PESSOAS FÍSICAS E JURÍDICAS SEREM TITULARES DESSAS CONTAS. FOTO: REPRODUÇÃO

O governo enviou um Projeto de Lei à Câmara dos Deputados com objetivo de diminuir os custos das empresas e reduzir a burocracia relacionada a operações cambiais. O texto pode abrir caminho para pessoas físicas terem contas em moeda estrangeira no país. Hoje, só segmentos específicos podem ter contas em moeda estrangeira no país, como agentes autorizados a operar em câmbio, emissores de cartões de crédito de uso internacional, sociedades seguradoras e prestadores de serviços turísticos.  

Com o PL, o Banco Central pode gradualmente expandir a possibilidade de pessoas físicas e jurídicas serem titulares dessas contas. Mas, de acordo com os técnicos da autoridade monetária, a liberação ainda demandaria uma regulação específica. “No futuro, sob certas circunstâncias, pode ser liberado”, afirma o diretor de regulação do BC, Otávio Damaso. Ainda segundo o diretor, o principal objetivo do projeto é diminuir a burocracia e tornar mais moderno o arcabouço legal sobre o tema, hoje disperso em mais de 400 artigos. 

“O primeiro objetivo é a modernização da regulação cambial, pois temos dispositivos com caráter de lei em vigor desde 1920”, afirmou. Entre os pontos do texto, está também a liberação para que fintechs atuem de forma independente no mercado de câmbio. Hoje, essas empresas precisam estar associadas a instituições financeiras tradicionais (como bancos e corretoras) para operar no mercado. Isso, no entanto, também demandará regulamentação específica. 

Para o Banco Central, entre os maiores beneficiados com o projeto de lei estão os exportadores. O projeto libera empréstimos de recursos para subsidiárias no exterior ou ainda para terceiros fora do país. A previsão é de um corte significativo nos custos com as operações cambiais, embora não haja uma estimativa oficial do quanto seria a redução.  Bancos centrais estrangeiros também poderão abrir contas em reais no Brasil com o projeto. De acordo com os técnicos do BC, existia uma demanda dessas instituições para que elas possam abrir contas e aplicar em títulos brasileiros.

FolhaPress

Mais de 100 toneladas de borra de petróleo foram recolhidas no Nordeste, diz ministro

O MINISTRO DO MEIO AMBIENTE, RICARDO SALLES, DURANTE VISTORIA EM SERGIPE. FOTO: REPRODUÇÃO/TWITTER

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, utilizou o Twitter nesta segunda-feira, 7, para comunicar que equipes dos órgãos ambientais Ibama e ICMBio recolheram mais de 100 toneladas de borra de petróleo no litoral do Nordeste desde o início de setembro.

O comentário foi publicado após o ministro ter ido a Sergipe para vistoriar regiões impactadas pelo óleo, que tem se espalhado pelo litoral do Nordeste desde o mês passado. Ele ainda publicou na rede social fotos nas quais acompanha técnicos do Ibama em uma praia repleta de manchas de petróleo.

.