SELO BLOG FM (4)

Categoria: setembro 25, 2019

Corredores de transporte podem se transformar em áreas de desenvolvimento com Novo Plano Diretor de Natal

A IDEIA APROVADA EM SÃO PAULO EM 2014, É REFERÊNCIA PARA PLANO EM NATAL. FOTO: REPRODUÇÃO

Na manhã desta quarta-feira, 25, aconteceu a primeira reunião com os Grupos de Trabalho (GT’S), na faculdade Estácio do Alecrim, que será a sede dos trabalhos do Plano Diretor de Natal, nesta etapa de sistematização das propostas. As convocações feitas pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) seguem nesta quinta, 26, e sexta-feira, 27, para apresentação da metodologia de trabalho, distribuição nos subgrupos, entrega dos resultados das oficinas e definição da agenda de cada grupo. Amanhã a reunião será com o GT II – Áreas Especiais.

Com a revisão do Plano Diretor de Natal os grandes corredores de transporte da capital potiguar poderão se tornar peça chave para o desenvolvimento e crescimento ordenado da cidade, de modo a acolher mais moradores com a infraestrutura já existente. A ideia de liberar a construção de grandes prédios nessas áreas foi apresentada pelo Secretário de Planejamento da Semurb, Thiago Mesquita, em audiência na Câmara Municipal e pelo prefeito Álvaro Dias em sessão extraordinária, na semana passada, também na Câmara.

Em São Paulo, esse modelo foi aprovado durante a revisão do Plano Diretor de lá em 2014, quando se permitiu que áreas próximas a corredores de ônibus e estações de metrô nas zonas Oeste, Leste e Sul fossem adensadas e permitida a verticalização das regiões, onde antes eram casas e sobrados. Essas vias ficaram sendo chamadas de Eixo de Estruturação e Transformação Urbana.

A cidade de Natal é uma cidade horizontal e é um erro grave cometido do Plano Diretor porque Natal deveria ter ao longo dos seus principais corredores uma verticalização com a construção de vários prédios”, disse o prefeito Álvaro Dias. A justificativa é de que, com isso, as pessoas não precisarão morar em municípios vizinhos e, assim, possam ficar perto dos seus empregos, escolas dos filhos, hospitais e onde já existe uma infraestrutura adequada. “Com saneamento, esgoto, asfalto. Se temos isso, porque expulsar daqui para as cidades vizinhas, se podemos construir edifícios e abrigar as pessoas?”, questionou o prefeito.

A ideia defendida por Álvaro é aprovada pelo professor da UFRN, Rubens Ramos, especialista em transporte e mobilidade. Ele diz que este é o modelo ideal para crescer a cidade com foco na mobilidade. “É o conceito correto. O impacto é positivo porque, se adensar os eixos, há melhor distribuição do movimento e ajuda a até a descongestionar. Curitiba foi a primeira capital a fazer isso e teve um crescimento de edifícios de forma organizada”, diz o professor.

Abrasel acusa Mastercard de favorecer bancos com reajuste de 40% em tarifas para bares e restaurantes e lanchonetes

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Abrasel está à frente de uma campanha nacional em oposição a operadora de cartões Mastercard, que anunciou reajuste de 40% em suas tarifas de intercâmbio, com vigência prevista para o dia 1º de outubro. O presidente nacional da entidade, Paulo Solmucci, publicou um vídeo detalhando os motivos da discórdia e investiu em anúncios nos principais jornais do País.

No informe publicitário veiculado pela Abrasel, Paulo Solmucci reclama do lucro abusivos dos bancos em tempos de crise e conclama o Banco Central e o Conselho Administrativo de Desenvolvimento Econômico (Cade), e demais as autoridades, a pôr fim à verticalização do sistema financeiro nacional.

Leia a íntegra abaixo:

“Mastercard, pare com isto!

Aumentar em 40% a cobrança nos bares, restaurantes e lanchonetes para favorecer os bancos que emitem seus cartões é covardia conosco e com os consumidores.

Os bancos já lucraram 20% a mais no ano passado e assim tem sido em toda crise: lucros maiores a cada ano. Enquanto isso, nós e os nossos clientes, que trabalhamos duro para sobreviver nesta tormenta, que teima em não passar, pagamos a conta.

Seu maior banco parceiro promete e abaixa suas cobranças – oba!!!! – , logo em seguida vocês apresentam uma surpresa indigesta, aumentando em 40% a nossa taxa, para compensar a turma.

É taxa de marketing de bandeira, intercâmbio para os bancos, tudo aumentando. Tenha dó, né! Isso tem preço e é salgado.

Alô, alô, autoridades, Bacen e Cade, ajudem a gente aí, acabem com a danosa verticalização de nosso sistema financeiro, queremos um Brasil Novo mais justo para os que empreendem e para quem aqui vive.”

Já no vídeo divulgado por Paulo Solmucci, ele se dirige diretamente ao presidente da República, Jair Bolsonaro, pedindo ajuda para barrar o aumento. O vídeo, intitulado “Bolsonaro, ajude a gente aí – Mastercard aumenta em 40% taxa para bares e restaurantes”.

ASSISTA:

Para o presidente da Abrasel no RN, o empresário Artur Fontes, o aumento anunciado de taxa pela Mastercard vai gerar um reflexo imediato em todas as operadoras, deixando a situação insustentável. De acordo com ele, provavelmente, o próximo passo da Abrasel, se a Mastercard não recuar, é fazer uma campanha fortíssima – como já foi iniciada – que chegue até o consumidor com Mastercard na carteira, para que ele entenda e boicote.

Artur Fontes relata que já houve, inclusive, em Curitiba (PR), iniciativa de várias pessoas, donos de restaurantes, que cancelaram o seu Mastercard e pediram cartões de outras bandeiras, já iniciando uma ação. “O que nós queremos é forçar a Mastercard a recuar, como uma prova de que precisa haver uma fiscalização melhor nessa fiscalização. O que não pode são esses bancos, mais meia dúzia de operadoras de cartão, todas do mesmo banco, dominarem o mercado.”

Após polêmica, vereadores de Natal aprovam título de Cidadão Natalense para Ministro Paulo Guedes

A DATA PARA A SOLENIDADE DE ENTREGA AINDA NÃO FOI DEFINIDA. FOTO: ADRIANO MACHADO/ REUTERS

Proposta do vereador Cícero Martins (PSL-RN), em honrar o Ministro da Economia, Paulo Guedes, com o título de Cidadão Natalense gerou um tremendo bate boca entre os vereadores da Câmara Municipal de Natal no dia 12 de setembro. Após a confusão, o pedido de Cícero foi aprovado pela Casa e promulgado pela mesa diretora. O ministro receberá o título de cidadão natalense em data a ser definida.

Relembre a confusão:

“Eu nunca coloquei um pedido de cidadão aqui nessa Casa, vai terminar meu mandato e eu nunca coloquei. É o único, eu queria pedir aos colegas como uma forma de respeito, que votassem e dessem esse crédito de confiança a mim, que eu realmente, não tenho gratidão pra falar”, argumentou Cícero Martins ao ter o pedido para horar Eduardo Bolsonaro e Paulo Guedes recusado pelos colegas.

Na ocasião, o vereador Fernando Lucena levantou a voz e sugeriu que o título deveria ser entregue ao ministro na Penitenciária de Alcaçuz. “Tem um detalhe, lá tem os pavilhões. Tem o PCC de um lado e os Sindicatos do outro. Vocês vão ter que optar. Vocês homenageiam o PCC de um lado com o filho de Bolsonaro e o ‘Tchutchuco’ do outro”, disse.

Assista ao vídeo:

Banho de sol: em nota, UFRN esclarece que vídeo de alunos em trajes de banho é atividade acadêmica

ALUNOS PARTICIPAVAM DE ATIVIDADE DA DISCIPLINA ” JOGO E CENA II”. FOTO: REPRODUÇÃO

Um vídeo compartilhado nessa terça-feira, 24, nas redes sociais, mostra alunos do Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) ‘pegando um bronze’ nas dependências da instituição (Setor IV), numa tarde de aulas.

Surgiram, desde então, algumas versões distorcendo a cena vista. Diante da especulação, a UFRN emitiu uma nota de esclarecimento afirmando se trata de “uma atividade da disciplina “Jogo e Cena II”, cujo objetivo é trabalhar a criação e a compreensão dramatúrgica através do jogo, por meio de conteúdo teórico e exercícios práticos” e que as ações estavam sendo acompanhadas pelo docente responsável pela disciplina.

LEIA:

Esclarecemos que:

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) informa que o vídeo ilustra uma atividade da disciplina “Jogo e Cena II”, cujo objetivo é trabalhar a criação e a compreensão dramatúrgica através do jogo, por meio de conteúdo teórico e exercícios práticos. As ações foram acompanhadas pelo docente responsável e ocorreram conforme o plano do curso, em diversos setores da instituição, como na Reitoria, no Centro de Ciências, Humanas, Letras e Artes e, mais recentemente, no Setor 4 de Aulas, quando “a presença do real foi executada a partir de uma cena cotidiana de cidades litorâneas: banhistas, turistas e trabalhadores na orla da praia”. Nesse sentido, o docente responsável pela disciplina, Adriano Oliveira, se coloca à disposição para outros esclarecimentos e dúvidas.

Detran deve garantir 50% dos serviços durante período de greve; prédios do órgão permanecem abertos

A DECISÃO É DA 5ª VARA DA FAZENDA PÚBLICA DE NATAL. FOTO: REPRODUÇÃO

O juiz da 5ª Vara da Fazenda Pública de Natal, Luiz Alberto Dantas Filho, determinou que, no prazo de 24 horas, a contar do recebimento da notificação, seja restabelecida a prestação de todos os serviços executados pelo Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Rio Grande do Norte (DETRAN/RN), no percentual mínimo de 50% das atividades normais, com a presença ao expediente regular de, pelo menos, a metade dos servidores de cada setor.

A decisão também definiu que os portões centrais e as salas internas das repartições do órgão, devem estar com o livre acesso aos interessados e aos funcionários que desejarem trabalhar, sob pena de responsabilização legal (incluída multa) de qualquer pessoa física ou jurídica que por ação ou omissão obstaculize o cumprimento desta decisão judicial.

O julgamento é resultado do Mandado de Segurança nº 0841990-74.2019.8.20.5001, movido pelo Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos no Estado do Rio Grande do Norte (SINCODIVRN), o qual argumentou que a suspensão dessas atividades de natureza essencial, como emissão de documentos (CNH), transferência de propriedade de veículo, licenciamento de veículos, primeiro registro de veículo novo, emissão de segunda via de CRV e CRVL, vistoria de veículos e outros serviços, estão “prejudicando as atividades das empresas representadas”, uma vez que na comercialização do veículo novo (0 Km), não conseguem emitir o documento referente ao 1º registro, ou mesmo na comercialização do veículo seminovo, não estão sendo expedidos os documentos de transferência de propriedade.

Tal quadro, segundo a entidade, tem gerado “insatisfação” e um índice “altíssimo de reclamações”, motivando o pedido de medida liminar para que seja determinado ao DETRAN/RN que disponibilizasse pelo menos 30% dos servidores nos diversos setores do órgão para atendimento dos serviços especificados.

“Mesmo sem desconhecer a plausibilidade de justeza das reivindicações defendidas pelos servidores grevistas da autarquia, também se torna inaceitável a paralisação total das atividades executadas pelo Departamento Estadual de Trânsito, porquanto a Lei nº 7.783/1989, reguladora da greve, a qual reza, em seu artigo 11, que nos serviços ou atividades essenciais, os sindicatos, os empregadores e os trabalhadores ficam obrigados, de comum acordo, a garantir, durante a greve, a prestação dos serviços indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade”, enfatiza o magistrado.

Segundo a decisão, pelas circunstâncias do caso, em observância ao dispositivo legal, é indispensável definir-se um percentual mínimo para funcionamento da autarquia de trânsito, objetivando o atendimento aos interessados nos serviços do DETRAN, enquanto perdurar o movimento grevista. “Considerando que a referida norma não estabelece qual esse referencial mínimo, caberá ao juiz fazê-lo em cada caso”, explica.

O julgamento ainda ressaltou que a orientação da Lei permite apenas eventuais restrições ou limitações quanto ao seu exercício, a depender da essencialidade da atividade considerada, de modo que não inviabilize a fruição do direito constitucional de greve, que possui eficácia imediata, a ser exercido por meio da aplicação da Lei Federal 7.783/89, até que seja criada lei específica para regulamentá-lo.

Com informações: TJRN

Governo transfere sede Estadual para Mossoró em comemoração aos 136 anos da libertação dos escravos no município

O MUNICÍPIO FOI PIONEIRO NA LIBERTAÇÃO DO TRABALHO ESCRAVO, EXTINGUINDO A ESCRAVATURA 5 ANOS ANTES DA LEI ÁUREA. FOTO: REPRODUÇÃO

A governadora Fátima Bezerra sancionou lei que autoriza o Poder Executivo Estadual a transferir a sede do governo para Mossoró, entre os dias 26 e 30 de setembro de 2019. O Governo do RN instala-se na cidade em virtude das comemorações pela passagem dos 136 anos de libertação dos escravos que ocorreu no município em 30 de setembro de 1883, cinco anos antes da Lei Áurea. A data é considerada a maior festa cívica da cidade e um motivo de orgulho para os potiguares.

A agenda do governo e secretários inclui ações nas áreas de desenvolvimento rural e agricultura familiar, saúde, educação, ação social, cultura, direitos humanos, segurança e administração.

Programação para 26/09 (quinta-feira)

8h – Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural
Local: Sindicato dos Trabalhadores na Lavoura, Rua Almirante Barroso, 560, Alto da Conceição

9h – Solenidade de instalação da sede do Governo em Mossoró
Local: Reitoria da UERN, R. Dr. Almino Afonso, 478 – Centro

10h – Sessão Solene da Câmara Municipal de Mossoró em homenagem aos 51 anos da UERN
Local: Teatro Lauro Monte Filho, Centro, Mossoró

14h – Reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UERN para aprovar a Minuta de Resolução que regulamenta o PSVI 2020 – Cotas
Local: UERN

15h – Conferência Territorial de Segurança Alimentar e Nutricional do Território Açu-Mossoró
Local: UERN

16h – Inauguração das novas instalações da sede da 12ª DIREC, Entrega de 3 ônibus escolares com acessibilidade para os municípios de Mossoró e Pau dos Ferros e Entrega de Kits de Instrumento Musical e Material Desportivo
Local: Centro Educacional Jerônimo Rosado, R. Ferreira Itajubá, s/n – Santo Antônio, Mossoró

19h – Anúncio do Edital de Cultura, Lançamento do Microcrédito Pró-Cultura e Instalação de Grupo de Trabalho do Plano Estadual de Igualdade Racial
Local: Teatro Lauro Monte Filho, Centro, Mossoró

História

O município de Mossoró foi pioneiro na libertação do trabalho escravo, extinguindo a escravatura cinco anos antes da Lei Áurea. A ideia de Mossoró libertar os escravos surgiu a partir de uma homenagem prestada pela maçonaria ao casal Romualdo Lopes Galvão, líder da política e do comércio local em 1883.

A proposta tomou força com o apoio popular e naquele mesmo ano, foi instalada, na Câmara Municipal, a “Sociedade Libertadora Mossoroense”. A Sociedade estabeleceu como meta libertar os 86 escravos que viviam na cidade. Foi instituído então o dia 30 de setembro para que todos os escravos fossem libertos. E o objetivo foi alcançado. Já no mês de junho, em sessão especial realizada na Loja Maçônica 24 de Junho, 40 escravos forram alforriados.

Naquela época manter escravos era caro e muitas pessoas não faziam oposição em libertá-los. Somente alguns fazendeiros reivindicaram indenização pela alforria. Os escravos libertos continuaram vivendo nas fazendas, não mais como cativos, e sim como funcionários, remunerados.

O movimento era organizado e se preocupou com o futuro libertos, diferente do aconteceu com a Lei Áurea, quando os escravos foram expulsos das fazendas, e acabaram marginalizados.

Com informações: EBC

Projeto Justiça Cidadã leva ações de voluntariado e social à Mossoró

A Justiça Federal do Rio Grande do Norte em parceria com a Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), confirmaram a primeira edição do Projeto Justiça Cidadã. O evento com foco em ações de cidadania, voluntariado e social, será realizado no dia 19 de outubro em Mossoró.

“O Justiça Cidadã é um projeto que já nasce grande. Faremos a primeira edição mobilizando diversos órgãos e instituições que têm suas atividades afins ao trabalho da Justiça Federal e a construção da cidadania”, destacou o Diretor da Subseção da JFRN em Mossoró, Juiz Federal Orlan Donato.

Ações

O INSS já confirmou presença no projeto, onde estará trazendo orientações e fazendo requerimentos de benefícios para Previdência Social (INSS- Geração de senha de acesso ao Portal de Serviços Meu INSS, simulação de direito à aposentadoria, extrato previdenciário, entre outros serviços).  A Procuradoria Federal estará atuando com o parcelamento de débitos tributários e não tributários junto ao Inmetro, IBAMA, ANP, ANTT e autarquias federais.

A Defensoria Pública da União vai atender pessoas que buscam ajuizar ações contra INSS, CEF, Correios e DNIT.

O Núcleo de Práticas Jurídicas da Universidade Federal Rural do Semiárido fará atendimento de prestação e orientação de ajuizamento de ações, trabalho que terá como responsável o curso de Direito da UFERSA. O Núcleo de Práticas Jurídicas fará atendimento in loco (previamente agendado e com limite de assistidos) e prestação de orientações/encaminhamentos. Já Ágora – Consultoria Jurídica (empresa júnior) levará orientações sobre atividades relacionadas a empreendedorismo para microempreendedores individuais.

Saúde e Qualidade de Vida

O projeto Justiça Cidadã também irá levar saúde e qualidade de vida para a população. O curso de Medicina da Ufersa vai realizar triagem clínica com avaliação de pressão arterial e agendamento de consulta para quem necessitar. Um espaço para defesa do Sistema Único de Saúde/DIREITOS E DEVERES dos cidadãos. Além disso, serão trazidas orientações para doação de sangue e medula óssea. Outro destaque é o espaço para avaliação de lesões de pele suspeitas de câncer.

O Senac vai atuar no quesito beleza, realizando corte de cabelo masculino e feminino. Já o SESI, será responsável pelo Circuito Saúde (aferição de pressão arterial, peso e estatura para obter IMC e circunferência abdominal). Avaliação Postural e Apresentação de Robótica. A ação do SESC será voltada para recreação dirigida às crianças, além de aplicação de flúor e exibição de cinema. O Sest/Senat levará orientações de segurança de  trânsito e prevenção de acidentes.

Chefe de facção criminosa é preso em pousada luxuosa no litoral do RN

EUDSON BERG OLIVEIRA DOS SANTOS TAMBÉM É ACUSADO POR ASSALTO A UMA PADARIA QUE ACABOU COM SARGENTO DO EXÉRCITO BALEADO. FOTO: REPRODUÇÃO

A Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR), deflagrou, em conjunto à Polícia Federal (PF), a Operação “Buzu”, que resultou na prisão de Eudson Berg Oliveira dos Santos, indicado como chefe, no Rio Grande do Norte, de uma facção de atuação nacional. A prisão, decorrente de mandados de prisão expedidos pela Justiça, aconteceu em uma pousada de luxo no litoral Potiguar. 

Segundo a Polícia Civil, a DEFUR investigava uma série de roubos a transporte coletivo, ocorrido nas proximidades da comunidade do Mosquito, na Zona Oeste da cidade, quando o suspeito foi apontado como o responsável por promover as ações criminosas. Além disso, foi verificado que ele atuava como chefe da facção e que já estava sendo investigado pela Polícia Federal, que no último dia 3, deflagrou a Operação Extração, em combate à atuação do PCC no Rio Grande do Norte. Na ocasião, 18 suspeitos foram presos, entre eles um advogado.

Além dos roubos aos transportes coletivos, o homem preso nesta quarta também é investigado pela prática do crime de roubo que acabou com um sargento do Exército baleado durante um assalto ocorrido no mês de agosto deste ano em uma padaria no bairro Alecrim.

Eudson Berg foi conduzido até a delegacia e encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça

A Polícia Civil pede que a população continue enviando informações de forma anônima através do Disque Denúncia 181.