SELO BLOG FM (4)

Categoria: setembro 19, 2019

“Sem liberdade sexual”: Governador e ex-juiz federal, Witzel defende que preso perca visita íntima

PARA WITZEL, O CONDENADO TEM QUE PERDER A LIBERDADE TOTAL. “SE PERDEU A LIBERDADE, PORQUE NÃO VAI PERDER A LIBERDADE SEXUAL?”. FOTO: MARCELO FONSECA/ESTADÃO CONTEÚDO

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), defendeu nessa quarta, 18, que presos deveriam perder o direito às visitas íntimas na cadeia, que chamou de “liberdade sexual”. O governador ainda defende que a pena máxima para participação no crime organizado suba para 50 anos de detenção.

A pena para criminosos do crime organizado não pode ser 35 anos, tem que ser 50 anos. E outra: o sistema em que ele tem que ficar preso tem que ser um sistema que não tenha visita íntima. Se perdeu a liberdade, por que não vai perder a liberdade sexual? Onde é que nós estamos com a cabeça? Você tira a liberdade do sujeito, mas não tira a liberdade sexual dele. O que que é isso? Perdeu, sim”, afirmou.

No Brasil, uma pessoa pode ficar presa no máximo por 30 anos, mesmo que as as penas somadas ultrapassem esse tempo. Para quem promover, integrar ou financiar organização criminosa, a reclusão mínima hoje é de três a oito anos, sem contar os agravantes. Witzel, que é ex-juiz federal, deu a declaração durante o primeiro encontro nacional de delegados de departamentos de homicídios, realizado por dois dias na Acadepol (Academia de Polícia Sylvio Terra), no centro carioca. Ele acrescentou que o Brasil “prende de menos”, apesar de ter um déficit de mais de 300 mil vagas no sistema penitenciário.

Nós não prendemos demais, nós prendemos de menos, porque faltam vagas no sistema penitenciário. Aqui no Rio construímos um modelo de presídio vertical e vamos construir cinco presídios, com capacidade de 3.500 a 5.000. Com uma área de ensino, de indústria”, disse. O déficit de vagas no Rio de Janeiro era de 23.196 em 2017, segundo os dados mais atualizados do Infopen. 

O governador entrou no tema das prisões quando falava sobre o caso da vereadora Marielle Franco (PSOL), morta a tiros há um ano e meio junto com seu motorista, Anderson Gomes. Assim como o Ministério Público do RJ, ele criticou o pedido de federalização das investigações feito na terça, 17, pela agora ex-procuradora-geral Raquel Dodge. “No meu sentir, com todo o respeito à nossa procuradora-geral Raquel Dodge, ela está politizando a questão. Não está pensando como alguém que está inserido num contexto executório”, declarou, citando que pouquíssimos crimes já foram federalizados e questionando se o sistema federal teria capacidade para cuidar do homicídio.

“Ao invés de colocar na Justiça Federal, tinha que colocar no estado que mais sabe investigar homicídio. Investigar o que os outros estão sem condições de investigar por aspectos técnicos, políticos, financeiros etc. Mas vai dar para a para a Polícia Federal? Com todo o respeito, a PF não tem departamento de homicídio, não tem essa expertise. O juiz federal não tem nem habilidade de fazer tribunal do júri.”

Witzel revelou ainda que ele interferiu na estratégia de desmembrar o inquérito da morte de Marielle, concluindo primeiro a investigação sobre os executores do assassinato, e depois a dos mandantes, que ainda não foi finalizada. “A minha colaboração quando me contaram, não o caso em si em detalhes, mas a estratégia processual -eu sou processualista, vivenciei na magistratura federal vários processos criminais-, eu entendi que eles estavam equivocados na estratégia processual. Eles queriam pegar todos os envolvidos no crime e aí sim entregar o inquérito”, afirmou.

Com informações: Folhapress

Polícia prende adolescente acusada de participação em crime que resultou na morte de soldado catarinense em 2018

CAROLINE PLETSCH ESTAVA DE FÉRIAS EM NATAL COM O MARIDO QUE TAMBÉM É POLICIAL. FOTO: REPRODUÇÃO

A Polícia Militar apreendeu na tarde desta quinta-feira, 19, uma adolescente de 17 anos, suspeita de participar de assalto a pizzaria na Zona Norte de Natal em março de 2018. A ação, que contou com participação de outros quatro criminosos, resultou na morte da soldado catarinense , Caroline Pletsch, de 32 anos.

A apreensão da adolescente foi realizada pelos policiais da Força Tática do 4º Batalhão da Polícia Militar na Zona Norte da cidade. Na época do crime, a jovem, que não teve o nome divulgado, tinha 16 anos. Contra ela, havia um mandado de apreensão emitido e com o cumprimento, foi encaminhada para a Delegacia Especial de Atendimento ao Adolescente (DEA).

A adolescente é uma das cinco pessoas envolvidas no crime, segundo o que apontam as investigações. Antes dela já havia sido indiciado e preso no dia 28 de março deste ano o casal Raissa Torres Lima de Souza e Wewerton Lenário Gomes da Silva, pelos crimes de latrocínio consumado (roubo seguido de morte) e latrocínio tentado, além de João Victor da Silva Pereira, que foi preso no dia 11 de abril de 2018.

Outro envolvido no caso, o adolescente Mateus da Silva Régis, de 17 anos, morreu no dia 15 de agosto do ano passado ao trocar tiros com policiais militares durante o sequestro do filho do ex-prefeito de Lajes e hoje deputado federal Benes Leocádio, crime também ocorrido na Zona Norte de Natal. No confronto, o filho do parlamentar, Benes Leocádio Júnior, de 16 anos, também acabou morto.

“VOCÊ PEDALANDO PELO MUNDO”: Bike Expedition chega à Natal

Em 2001, a paulista Adriana Kroehne, uma ciclista amadora, descobriu os prazeres de pedalar pela Europa. E o melhor, no seu ritmo: pedalando, sentindo o vento no rosto, provando vinhos servidos por pequenos produtores, conversando com pessoas da terra e curtindo paisagens deslumbrantes.

A partir daí, surgiu a BIKE EXPEDITION, para aproximar amigos e clientes dessas experiências. São 19 anos de prazer e dedicação ao seu negócio.  É chegada a hora do natalense também desfrutar desses prazeres, através da NATAL BIKE EXPEDITION.     

Criada em 12 de setembro de 2019, por Ana Cristina e Carlos Sodré, ambos com vasta experiência no ramo de Turismo, a NATAL BIKE EXPEDITION nasceu de uma sugestão da filha/enteada do casal, que é fã de carteirinha dessa nova modalidade de viagem e cliente há dois anos da empresa em São Paulo.  Pela BIKE EXPEDITION, Carol já viajou para a Grécia, para a Holanda e já está programando a próxima viagem para a Croácia, em maio de 2020.

O roteiro de lançamento da NATAL BIKE EXPEDITION é para MENDOZA, na Argentina, de 07 a 11 de janeiro de 2020. O cliente irá descobrir uma das melhores regiões produtoras de vinho da América Latina, num roteiro prá lá de charmoso e com preços atraentes.

O pacote “MENDOZA – ENO – GASTRO – BIKE” inclui: hospedagem em hotel 5 estrelas, com café da manhã, 2 almoços, visita a 6 vinícolas com degustação, transfers, 2 dias de bike com capacete, guia privativo, assistência mecânica e apoio e seguro médico internacional. 

Maiores informações pelo whatsapp 99953.1230 ou pelo Instagram natalbikeexpedition.

Governo do RN apresenta situação econômica do Estado em reunião anual para elaboração do Fundo de Financiamento do Nordeste

SECRETÁRIO DE PLANEJAMENTO DO ESTADO, ALDEMIR FREIRE EXPÔS A SITUAÇÃO ECONÔMICA DO RN NO ENCONTRO

O Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) integra um dos principais pacotes de investimentos da região mais pobre do país. Por isso, o Governo do Estado, por meio do secretário do Planejamento e das Finanças, Aldemir Freire, participou da reunião anual de elaboração participativa da programação do FNE 2020, nesta quinta-feira, 19, na sede da CDL Natal.

Aldemir Freire expôs a situação econômica atual do Rio Grande do Norte, os avanços conquistados, as perspectivas para o futuro e, principalmente, a revisão dos marcos legais implementado pelo Governo do Estado nestes oito primeiros meses de gestão, como a redução do imposto incidido no querosene de aviação e a reformulação do Proadi, que passou a se chamar Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial (Proedi).

“O desenvolvimento econômico do Estado passa pelo trabalho de controle de despesas e custeios, recuperação de receitas e adesão ao Plano de Equilíbrio Fiscal (PEF). Já avançamos na conclusão do parque tecnológico e no equacionamento da competitividade do Rio Grande do Norte frente aos outros estados do Nordeste. E iremos concluir a revisão dos marcos legais, e abertura para concessões e parcerias público-privadas”, ressaltou Aldemir Freire.

O secretário frisou que a abertura do Estado para concessões e PPP’s visam o desenvolvimento nas áreas de saneamento, turismo, infovias, energia solar e parque tecnológico. E enalteceu a formação do Consórcio Nordeste. “Em novembro o Consórcio Nordeste viaja à Europa para tratar de parcerias nos segmentos de infraestrutura, saneamento, conectividade (acesso à rede de banda larga), turismo e segurança”, concluiu.

A estimativa de investimento do FNE, apenas para o Rio Grande do Norte este ano gira em torno de R$ 2 bilhões. Além da Seplan e do Banco do Nordeste – gestor do FNE –, a reunião contou ainda com presenças de autoridades da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, CDL Natal, Sebrae-RN, IBGE, Emater, Fetarn, Prefeitura de São Gonçalo, Emparn, Fecomércio, IFRN, Fiern, Escola Agrícola de Jundiaí, UFRN e Conab.

Poder público e inciativa privada vestem a camisa do Dia Mundial da Limpeza, que reunirá 5 mil voluntários neste sábado

A META É RECOLHER 16 TONELADAS DE RESÍDUOS NA ORLA PONTA NEGRA À REDINHA, ALÉM DO CENTRO DA CIDADE E OUTROS BAIRROS. FOTO: KALINE LUCENA

Iniciada a contagem regressiva para o Dia Mundial da Limpeza que ocorrerá neste sábado, 21, em Natal, reunindo cerca de cinco mil voluntários, que têm a meta de recolher 16 toneladas de resíduos na orla marítima de Ponta Negra a Redinha, centro da cidade, além de Bairros como o Alecrim e Nazaré, entre outros. A ação, coordenada pelo Instituto “Cidade Limpa” e que tem o apoio do poder público e da iniciativa privada, terá início às 9h, prosseguindo até às 13h.

A diretora do Instituto Cidade Limpa, Nayara Azevedo, destacou que por ocasião do Dia Mundial da Limpeza será lançado o projeto de tornar Natal a capital mais limpa do Brasil, iniciativa já endossada pelo prefeito Álvaro Dias e o presidente da Câmara Municipal do Natal, vereador Paulinho Freire. “A iniciativa do Instituto Cidade Limpa é louvável porque ajuda a conscientizar a população sobre a preservação do meio ambiente e a mobilizar voluntários para a realização de mutirões de limpeza”, ressalta Nayara.

ESSA SERÁ A SEGUNDA EDIÇÃO DO DIA MUNDIAL DA LIMPEZA EM NATAL. FOTO: KALINE LUCENA

PARCERIAS

O Dia Mundial da Limpeza, que acontecerá no sábado, simultaneamente, em várias capitais do Brasil e cidades do mundo, conseguiu em Natal agregar a participação de diversas empresas privadas que valorizam a questão da preservação ambiental. Por iniciativa do Sindicato da Água Mineral do RN, os voluntários do evento vão ganhar copinhos de água mineral fabricados com matéria-prima biodegradável. O copo será apresentado em Natal pela primeira vez. Enquanto o copo de plástico tradicional pode demorar até 100 anos para se decompor no meio ambiente, o biodegradável leva apenas dois anos.

“Esta iniciativa de distribuir 10 mil copinhos biodegradáveis com a hastag água mineral do RN, reforça a proposta dos empresários do setor de iniciar uma campanha de sensibilização sobre os cuidados com o nosso futuro. Essa preocupação está relacionada ao processo de consciência e preocupação que temos com as questões ambientais”, explica Djalma Barbosa Cunha Júnior, presidente da entidade sindical.

Nesta quinta-feira, 19, o grupo Boticário anunciou também a sua participação no projeto que visa tornar a capital potiguar a cidade mais limpa do Brasil, através do maior programa de logística reversa do país, que é o Boti Recicla. Além disso, o grupo empresarial potiguar também está distribuindo os kits dos voluntários do Dia Mundial da Limpeza na loja do shopping Midway Mall, piso L3, que servirá como ponto de entrega. Para receber o kit, o voluntário deverá se dirigir a referida loja levando uma embalagem vazia de qualquer produto de beleza. Cada recipiente dará direito a um kit.

Esta será a segunda edição do Dia Mundial da Limpeza em Natal. Dessa vez, o evento terá a participação de  cerca de 5 mil voluntários integrantes de ONGs e associações, além de estudantes, professores, empresários, profissionais liberais, entre outros segmentos da sociedade civil. A expectativa é que sejam recolhidas 16 toneladas de resíduos, superando a marca de 2018, quando foram coletadas mais de 13 toneladas de lixo.

“Temos que modernizar e avançar”: Álvaro Dias defende Verticalização da Orla de Natal na Câmara

O PREFEITO AFIRMOU QUE AS PESSOAS NÃO CAMINHAM NA ORLA À NOITE POR NÃO SER HABITADA. FOTO: REPRODUÇÃO/TWITTER

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, esteve na Câmara Municipal na tarde desta quinta-feira, 19, para apresentar aos vereadores o projeto do Novo Plano Diretor de Natal e defender, mais uma vez, a Verticalização da Orla de Natal considerada “assustadora” por ele, se compara às orlas de Fortaleza e Recife, por exemplo. O objetivo do prefeito, é entregar o documento final para análise dos vereadores até o mês de novembro.

“Sou a favor da verticalização da orla. Verticalizando e construindo edifícios, vamos trazer a população para morar na orla marítima da cidade e, com isso, vamos trazer investimentos, bares, restaurantes, pousadas, que vão modernizar a orla marítima”, defendeu Álvaro Dias.

Ele citou as cidades de Fortaleza e Recife como exemplo, apresentando fotos e relembrou que em Natal, a orla é quase totalmente horizontalizada. “É uma orla feia, decadente e prejudica a nossa cidade. Em Recife, as pessoas caminham a noite na orla porque é habitada. Em Natal, a orla assusta as pessoas e poucas pessoas frequentam. Isso é por causa da verticalização que é proibida. Temos que modernizar e avançar. E vai avançar”, garantiu.

Durante a manhã desta quinta, o prefeito apresentou as ideias ao bispo arquidiocesano Dom Jaime Vieira, aos padres e a outros membros da Arquidiocese de Natal. Na ocasião, Álvaro destacou que o novo projeto trará investimentos para a cidade. “Com as mudanças no Plano Diretor, queremos que Natal tenha seu desenvolvimento impulsionado. Estamos perdendo investimentos para capitais vizinhas e até para cidades da Grande Natal e precisamos nos reposicionar para voltar a promover aqui o crescimento econômico”.

Parnamirim é destaque em encontro da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes em São Paulo

NA OCASIÃO, FOI APRESENTADA A TEMÁTICA TRABALHADA HÁ OITO ANOS EM PARNAMIRIM QUE É A TECNOLOGIA A SERVIÇO DO CIDADÃO

A Cidade de Parnamirim foi destaque no encontro anual da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas – RBCIH, dentro do Congresso Connected Samrt Cities, realizado em São Paulo, nos dias 17 e 18. O município foi representado pelo Secretário Adjunto do GCTI e vice-presidente nacional da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas, Dario Cândido de Medeiros.

Na ocasião, Dario de Medeiros, mostrou o que já foi implantado e o que está sendo realizado dentro do conceito de Cidades Inteligentes e Humanas aliado ao tema trabalhado ao longo de mais de oito anos em Parnamirim: A tecnologia a serviço do cidadão.

O tema do encontro foi “Os desafios para a implantação de projetos de Cidades Humanas, Inteligentes, Criativas e Sustentáveis (CHICS) para uma Administração Pública Inteligente”. E, foi apresentada a Iniciativa “Núcleos de Ativação e de Sustentabilidade das Cidades Inteligentes e Humanas” – NASCIH, projeto da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas (RBCIH) em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações – MCTIC, bem como foram apresentadas discutidas as temáticas abaixo:

Painel 1: As iniciativas da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas – RBCIH O Projeto das “Cidades Humanas Inteligentes, Criativas e Sustentáveis” – CHICS e a iniciativa dos “Núcleos de Ativação e de Sustentabilidade das Cidades Inteligentes e Humanas” – NASCIH.

Painel 2: Projetos nos Municípios parceiros da RBCIH.

Painel 3: Projetos com Parceiros Internacionais.

Painel 4: Ações com os parceiros governamentais em Cidades Inteligentes.

“É muito gratificante participar de um evento deste, junto com cidades que tomamos como referência anos atrás e, comprovar que temos ações que já ultrapassam a dessas cidades. Estamos no caminho certo, só continuar avançando. O nosso Prefeito Rosano Taveira, tem apoiado e demonstrado sensibilidade a causa da ciência, tecnologia e inovação como um dos poucos caminhos hoje existente para geração de emprego e renda.” disse o secretário Dario Cândido.

Dentro do conceito apresentado NASCIH, que é a base para transformação de um município em uma Cidade Inteligente que tem como base a aplicação de tecnologias serviços e processos, procurando solucionar os principais problemas urbanos na medida que, modernizam e tornam mais eficientes os serviços públicos e a própria gestão municipal, com foco sempre na melhora de vida do cidadão, que lista 43 iniciativas a nossa cidade, já conta com 11 implantadas e 3 em andamento.

  • COI – Centro Operacional Integrado
  • IPI – Iluminação Pública eficiente e inteligente (Luminárias em led com possibilidade de gerenciamento)
  • MCV – Monitoramento por câmeras de vídeo
  • CIA – Controle inteligente de acessos
  • TAF – Detecção de tiros de armas de fogo por monitoramento
  • TTS – Tele medicina e Tecnologias da Saúde
  • TAE – Tecnologias Aplicada na Educação
  • API – Aplicativos de cidades inteligentes (Interação com a população, abertura chamados e serviços)
  • DCB – Data Center e Big Data
  • ITA – Infraestrutura de telecomunicação e dados avançada
  • TRS – Tratamento de resíduos sólidos urbanos.

Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas – RBCUH

Criada em 2013, no âmbito da Frente Nacional de Prefeitos – que congrega as 350 maiores cidades brasileiras -, e reúne secretários e dirigentes municipais de ciência, tecnologia e inovação, bem como secretários municipais de desenvolvimento econômico.

A fim de criar um conceito comum e com características brasileiras sobre o tema, o evento reúne ainda universidades e setores da iniciativa privada para escrever um documento intitulado: “Brasil 2030: Cidades Inteligentes e Humanas”, que tem norteado nossas ações em todo o País. A partir desse documento, as instituições parceiras do setor acadêmico e da iniciativa privada passaram a fazer parte da Rede.

No ano de 2015, foi criada uma comissão Interministerial para tratar do assunto, coordenada pela ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) e da qual a Rede participa.

No ano de 2016, foi criada a Frente Parlamentar Mista em Apoio às Cidades Inteligentes e Humanas e estamos discutindo os avanços necessários em termos de legislação, para que se possa facilitar o desenvolvimento das cidades como Inteligentes e Humanas.

O conceito de Cidades Inteligente e Humanas que a Rede trabalha é:

As Cidades Inteligentes e Humanas são aquelas que se dotam de uma infraestrutura tecnológica interoperável, necessária para conectar todos os hardwares, softwares e aplicações existentes ou que venham a existir, de uma maneira que se transformem em uma plataforma que funcione como um nó que conecte todas as demais plataformas, permitindo à cidade que integre todos os dados e informações gerados, para ter um sistema de informações gerenciais aberto e transparente, de uma maneira que a tecnologia sirva de apoio à melhora da qualidade de vida das pessoas, sempre com sua participação em um processo co-criativo com o poder público”.

Connected Smart Cities

O evento envolve empresas, entidades e governos em uma plataforma que tem por missão encontrar o DNA de inovação e melhorias para cidades mais inteligentes e conectadas umas com as outras, sejam elas pequenas ou megacidades.

Lançamento de edital cultural em Natal pode gerar investimentos de até R$ 2 milhões

CERIMÔNIA DE LANÇAMENTO ACONTECEU NO PALÁCIO FELIPE CAMARÃO

A economia criativa impulsionada através do investimento na cultura é um dos marcos da gestão Álvaro Dias à frente da Prefeitura de Natal. Nesta quinta-feira, 19, o Município deu mais uma demonstração de apoio ao meio cultural, apresentando o maior volume de editais na história da cultura potiguar, num total de 34, atendendo todas as vertentes de produção artística e manifestações culturais. O total do investimento previsto é da ordem de R$ 2 milhões. A cerimônia de lançamento foi realizada no Palácio Felipe Camarão.

“Esses editais vão dar um apoio inestimável à cultura na cidade do Natal e mostra a prioridade que nossa gestão tem dado a esse setor”, explicou o prefeito. Os editais administrados através da Secretaria de Cultura de Natal (Secult/Funcarte), têm previsão de mobilização de público estimado em 600 mil pessoas em Natal.

Os inventivos são abrangentes em todas as áreas culturais, desde o Cinema, a Circulação Teatral e Formação Teatral, Fotografia, Quadrinhos, Zines, Propostas Criativas de Tecnologias Culturais e Inovação, Carnaval, Oficinas na área de Audiovisual, editais e seleções para Poesia, Ficção, Redação, Folclore, Vídeo Documentário, Contação de Histórias, Fomento às Expressões Culturais Religiosas, Seleção Pública Festival de Cultura e Artes das Matrizes Africana e Ameríndia, Seleção Pública Festival de Artes e Cultura LGBTQI+, Seleção de Artes e Cultura dos Povos e Comunidades Tradicionais, Seleção de Artes e Cultura Popular. Ainda tem o Edital para o Carnaval 2020 para seleção de Blocos, Troças, Escolas de Samba, Tribos de Índios, Reinado, Bandas de Frevo e Atrações Musicais.

“A política de editais e seleções é uma realidade de política pública que o segmento cultural e cadeia produtiva e da economia criativa de Natal assimilou e aprova. E está alinhado com o Plano Municipal de Cultura”, comenta o secretário de Cultura de Natal, Dácio Galvão.

Projetos consolidados na cidade, como o Natal em Natal, Carnaval de Natal, São João e os festivais de cultura popular, absorvem o conteúdo destes editais. “A nossa cidade é uma das mais belas do mundo e precisamos aproveitar essa característica, somada com a nossa cultura pungente, para atrair turistas e potencializar o nosso desenvolvimento. Por isso apostamos tanto no turismo de eventos”, comentou Álvaro Dias que citou a importância de mudanças no Plano Diretor da cidade para consolidar o crescimento da capital potiguar.

O secretário de cultura corroborou com as palavras do prefeito e acrescentou que as atividades resultantes destes editais formam a programação cultural e identitária da cidade. “Hoje, a Prefeitura do Natal é a responsável pela maior política cultural já vista na história do RN. Estes editais e seleções públicas se transformam em programação cultural, identidade das pessoas com nossa cultura, o fomento do turismo e a geração de emprego e renda. É a economia criativa em sua total manifestação de forma democrática e discutida com os setores”, disse Dácio Galvão.

Representando a classe artística de Natal, o produtor e diretor musical, Chico Beethoven, elogiou a iniciativa da Prefeitura. “Quero agradecer ao prefeito Álvaro Dias, primeiro pela sensibilidade com a cultura da cidade e depois pelo espírito republicano de manter, à frente da pasta, o secretário Dácio Galvão, responsável por muitos desses projetos”, discursou.

EDITAIS

Os editais seguem cronogramas específicos. Primeiro, são formatados pela equipe da Secretaria de Cultura, em consonância com cada segmento, para em seguida passarem pelos crivos dos órgãos de controle do Município de Natal e depois serem lançados. No www.blogdafuncarte.com.br www.natal.rn.gov.br estarão disponíveis anexos e documentos necessários para participação dos interessados.

“Cada edital tem suas características, prazos e peculariedades. Com este lançamento, estamos possibilitando que cada segmento cultural e produtivo se organize quanto a prazos e execuções com bastante antecedência”, concluiu Dácio. Do total de 34 editais, sete estão abertos, sete já foram encerrados e 20 estarão disponíveis para o segmento artístico e cadeia produtiva da economia criativa.

EDITAIS E SELEÇÕES PÚBLICAS A SEREM LANÇADOS

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS DONA MILITANA

MOSTRA FOTOGRÁFICA JAECI EMERENCIANO GALVÃO

MOSTRA FOTOGRÁFICA JOÃO ALVES DE MELO

ESPETÁCULOS PARA CIRCULAÇÃO LENÍCIO QUEIROGA

OFICINAS TEATRAIS FORMAÇÃO E PESQUISA JOÃO MARIA PINHEIRO

EXPRESSÕES CULTURAIS E RELIGIOSAS

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS FANZINE E REVISTA

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS GRAPHIC NOVEL

ATRAÇÕES MUSICAIS ÁRVORE DE MIRASSOL

FESTIVAL GARAGEM DE RUA

NATAL GAME JAM

FESTIVAL DE ARTE/CULTURA POPULAR

FESTIVAL DE ARTE/CULTURA DAS MATRIZES AFRICANAS E AMERÍNDIA

FESTIVAL DE ARTE | CULTURA

DAS COMUNIDADES DE POVOS TRADICIONAIS – PCT’s

FESTIVAL DE ARTE E CULTURA LGBTQI+

FUNDO DE INCENTIVO À CULTURA

GRAFITE BURACO DA CATITA

GRAFITE EM CANDELÁRIA PRAÇA PADRE ANTÔNIO VILELA

GRAFITE NA COMUNIDADE DO MOSQUITO

CARNAVAL EM NATAL 2020

BLOCOS TROÇAS

ESCOLAS DE SAMBA

TRIBOS DE ÍNDIOS

REINADO DE MOMO

BANDAS DE FREVO

ATRAÇÕES MUSICAIS

EDITAIS E SELEÇÕES PÚBLICAS EM ANDAMENTO

PRÊMIO POESIA OTHONIEL MENEZES

PRÊMIO FICÇÃO MOACY CIRNE

PRÊMIO FOLCLORE CÂMARA CASCUDO

CONCURSO DE REDAÇÃO ZILA MAMEDE

PRÊMIO POESIA NISIA FLORESTA

CONCURSO HISTÓRIAS QUADRINHOS EDMAR VIANA

PRÊMIO CINEASTA CARLOS AUGUSTO RIBEIRO JÚNIOR

EDITAIS E SELEÇÕES PÚBLICAS ENCERRADAS

CENTRO HISTÓRICO – ATIVAÇÕES CULTURAIS

QUADRILHAS JUNINAS

ARRAIÁS DE RUA

PRAIA DE MIAMI

ESPAÇO CULTURAL RUY PEREIRA

OFICINAS CULTURAIS

CINE NATAL