SELO BLOG FM (4)

Categoria: setembro 12, 2019

“Olha a chuva!”: Análise inicial para 2020 é animadora, anuncia EMPARN

NA ANÁLISE DOS METEOROLOGISTAS, SEGUNDO A EMPARN, ESSE CICLO MAIS ÚMIDO INICIADO EM 2018 PODERÁ SE ESTENDER ATÉ 2022. FOTO: EVERTON DANTAS/OP9

Quem se animou com os períodos chuvosos deste ano, pode começar a comemorar, pois a previsão para 2020 é de mais um ano com bom volume de chuvas, pelo menos é o que afirmam as informações da agência de meteorologia dos Estados Unidos e de análises dos sistemas meteorológicos, mesmo ainda distante para uma definição. O Chefe da Unidade Instrumental de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), Gilmar Bristot, revelou que as condições atmosféricas no momento indicam que o semiárido nordestino poderá registrar em 2020 mais um ano bom. 

Ao abordar o tema “Previsão Climática para 2020 – Primeiras Observações Visando a Segurança Hídrica”, nesta quinta-feira, 12, o meteorologista da EMPARN fez um histórico dos períodos mais secos e mais chuvosos no Nordeste e no Rio Grande do Norte destacando a ligação direta com os anos de maior ou menor atividade solar com o aquecimento ou resfriamento dos oceanos Pacífico Equatorial e Atlântico Norte e Sul. 

“O sol em atividade solar, quando no máximo, emite mais energia para o universo e essa energia é armazenada e transformada em calor pelos oceanos, podem influenciar na formação do Fenômeno El Niño no Oceano Pacífico, o que colabora com estiagens no Nordeste. O comportamento da atividade solar é cíclico, apresentando máximos e mínimos de atividade e como consequência ocorrem períodos secos como o que ocorreu entre os anos de 2012 a 2017 e anos chuvosas como foi o caso de 2008 e 2009”, explicou.

Na análise dos meteorologistas, segundo Bristot, esse ciclo mais úmido iniciado em 2018 poderá se estender até 2022, como mostram estudos preliminares da Nasa com referência ao comportamento da atividade solar que está no seu mínimo e deverá continuar nos próximos 3 anos.

O evento, promovido pelo Fórum Potiguar de Comitês de Bacias Hidrográficas, conta com o apoio do Governo do RN, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e do Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn).

Casa cheia: festa do samba do Ribeira Boêmia promete lotar o “luau do Potengi” que será realizado no Iate Clube nesta sexta-feira, dia 13

Será uma sexta-feira 13 com muita samba, lua cheia e sucesso de público. É assim que está se desenhando o “Luau do Potengi”, que será realizado amanhã, a partir das 19 horas, no Iate Clube do Natal. Trata-se evento promovido em parceria com o projeto Ribeira Boêmia, e que terá como atração música de boa qualidade, a cargo da Roda de Samba Ribeira Boêmia e de convidados especiais como Dodora Cardoso e Matheus Magalhães, do grupo “Samba Preto do Branco”.

“Será uma sexta-feira 13 de altíssimo astral, com muita alegria e música que agrada a todos os públicos”, comemora o diretor social do Iate Clube, Edson Fernandes. Segundo ele, o evento deverá reunir cerca de 400 pessoas, já que o número de mesas colocadas à venda foi limitado, para proporcionar um ambiente confortável para os frequentadores.

As últimas mesas estão sendo comercializadas na secretaria do clube náutico e na loja Le Postiche, no shopping Midway, pelo valor de R$ 200,00. Vendas on line ainda estão sendo realizadas através do site www.outgo.com.br/

Prepara os baldes… 25 bairros de Natal terão abastecimento de água suspenso nesta sexta

A CAERN RECOMENDA QUE A POPULAÇÃO DA ÁREA ATINGIDA UTILIZE A ÁGUA DE FORMA RACIONAL. FOTO: REPRODUÇÃO

A Estação de Tratamento de Água do Jiqui (ETA Jiqui) vai passar por um período de parada no funcionamento, nesta sexta-feira (13), das 8h às 15h. O objetivo da parada é executar serviço de manutenção em válvulas e conjuntos motobomba das Adutoras 1 e 3. Logo que o serviço for concluído, o sistema volta a operar, levando até 48 horas para estar totalmente normalizado.

A realização desse serviço estava previsto para a semana passada, mas foi suspenso em razão de ocorrência de vazamento que demandou parada no abastecimento na véspera, quarta-feira (4).

BAIRROS

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) informa que o abastecimento será suspenso nesse período nos bairros de Neópolis, Pirangi, Candelária, Capim Macio, Nova Descoberta, Cidade da Esperança, Nazaré, Cidade Nova, Bom Pastor, Barro Vermelho, Felipe Camarão, Lagoa Nova, Lagoa Seca, Alecrim, Quintas, Dix Sept Rosado, Bairro Nordeste, Mãe Luiza, Cidade Alta, Petrópolis, Tirol, Rocas, Santos Reis, Praia do Meio e Areia Preta.

A Caern recomenda que a população da área atingida utilize a água de forma racional, a fim de minimizar os transtornos causados.

“VEM PRA CAIXA VOCÊ TAMBÉM!”: Banco estende horário de atendimento nesta sexta e abre no sábado

A CAIXA TAMBÉM VAI TRABALHAR COM HORÁRIO ESTENDIDO POR DUAS HORAS, NESTA SEXTA-FEIRA (13), INÍCIO DO SAQUE, E NAS PRÓXIMAS SEGUNDA (16) E TERÇA-FEIRAS (17). FOTO: REPRODUÇÃO

As agências da Caixa Econômica Federal vão abrir no próximo sábado, das 9h às 15h, para liberação do saque de até R$ 500 em contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A Caixa também vai trabalhar com horário estendido por duas horas, nesta sexta-feira (13), início do saque, e nas próximas segunda (16) e terça-feiras (17).

Assim, as agências, que normalmente abrem às 11h, vão iniciar o atendimento às 9h. Aquelas que abrem às 10h, iniciarão os trabalhos às 8h e as que abrem às 9h, atenderão a partir das 8h e terão uma hora a mais ao final do expediente. No caso de agências que abrem às 8h, serão duas horas a mais ao final do horário de atendimento.

“Vamos avaliar o movimento desses dias para ver se teremos que abrir mais calendários especiais nas semanas seguintes”, disse o vice-presidente de Distribuição, Atendimento e Negócios da Caixa, Valter Nunes. Ele participou nesta quinta-feira (12) de transmissão no Facebook, juntamente com o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, e o vice-presidente de FGTS da Caixa, Paulo Angelo, para tirar dúvidas sobre o saque imediato.

Depósito automático

A Caixa inicia neste sábado (13) o pagamento dos recursos. O banco fará o depósito automático para quem tem conta poupança no banco, seguindo calendário de mês de nascimento.

Quem nasceu em janeiro, fevereiro, março e abril recebe primeiro. Os próximos a ter acesso ao saque são os nascidos em maio, junho, julho e agosto, no dia 27 deste mês. Em seguida, no dia 9 de outubro, será a vez os nascidos em setembro, outubro, novembro e dezembro.

Segundo a Caixa, cerca de 33 milhões de trabalhadores receberão o crédito automático na conta poupança. Os clientes do banco que não quiserem retirar o dinheiro têm até 30 de abril de 2020 para informar a decisão em um dos canais divulgados pela Caixa: site, Internet Banking ou aplicativo no celular. Os clientes da Caixa que têm conta corrente podem fazer o pedido de crédito em conta por meio dos canais de atendimento

Para aqueles que não têm conta poupança na Caixa, aberta até o dia 24 de julho de 2019, ou conta-corrente, o calendário começa no dia 18 de outubro, para os nascidos em janeiro, e vai até 6 de março de 2020, para os nascidos em dezembro.

Saiba como sacar aqui o pagamento do FGTS.

Com informações: Agência Brasil

Cícero Martins pede para honrar Eduardo Bolsonaro com título de Cidadão Natalense e tem pedido recusado

CÍCERO DEFENDEU O PEDIDO ALEGANDO QUE A FORMAÇÃO DE EDUARDO PODE TRAZER CONTRIBUIÇÕES PARA O RN. FOTO: REPRODUÇÃO

O vereador Cícero Martins apresentou nesta quinta-feira, 12, o Decreto legislativo 40/19, concedendo a concessão do Título de Cidadão Natalense ao deputado federal por São Paulo, Eduardo Bolsonaro, filho do presidente da República, Jair Bolsonaro, inclusive com pedido de urgência para que ele possa entregar a comenda na vinda do deputado a Natal na próxima semana. Contudo, a urgência não teve a quantidade de votos necessária, 20 votos. Os vereadores favoráveis que quiseram justificar o voto pela urgência disseram que estavam votando em consideração ao vereador que propôs, Cícero Martins (PSL).

O vereador Cícero Martins recebeu críticas de vereadores de esquerda, mas relembrou que os ex-presidentes Lula e Dilma tiveram honrarias aprovadas. Ele citou a formação de Eduardo e disse que ele poderá ajudar o estado. “É um policial federal, formado em direito, fala três línguas e provavelmente será embaixador do Brasil, além de ser filho do presidente Bolsonaro”, justificou, alegando ainda que Eduardo pediu que o Governo destinasse recursos para o Estado. “O que vejo é empenho e luta do presidente destinando mais recursos para ajudar o estado”, pontuou.

Já os vereadores que votaram contra o título alegaram que não vêem nenhuma contribuição do deputado paulista que justifique a concessão da homenagem. O vereador Fernando Lucena (PT) pediu votação nominal justificativas do que Eduardo teria feito por Natal e pelo Estado. “O título deve ser dado a quem tenha prestado grandes serviços de relevância a cidade de Natal. Não vamos banalizar e nem vulgarizar o título de cidadão, minha gente. É uma vergonha conceder esse título a quem não fez nada por Natal, nem por lugar nenhum”, disse ao Plenário.

Entre os presentes, a vereadora Júlia Arruda (PDT) e o vereador Raniere Barbosa (Avante) se abstiveram de votar, Fernando Lucena (PT) e Maurício Gurgel (PSOL) foram contrários, Divaneide Basílio (PT) e Luiz Almir (Avante) justificaram ausência, Kleber  Fernandes (PDT) e Sueldo Medeiros (PHS) estavam ausentes e o restante aprovou o decreto para tornar Eduardo Bolsonaro Cidadão Natalense. Cícero criticou os que se abstiveram ou se ausentaram e disse que vai justificar a Eduardo Bolsonaro e poderá entregar a outorga a ele em outra ocasião. A matéria segue para tramitação normal na Casa.

‘Protejam a democracia’, diz Dodge em sua última sessão no STF

EM SEU DISCURSO, DODGE AFIRMOU QUE É DEVER DO MP E DO STF PROTEGER OS VALORES DEMOCRÁTICOS. FOTO EVARISTO SA/AFP

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, participou nesta quinta-feira, 12, de sua última sessão como chefe do Ministério Público Federal (MPF) no Supremo Tribunal Federal (STF). Ela recebeu uma homenagem do presidente da Corte, ministro Dias Toffoli, e do decano, Celso de Mello. 

No início da sessão, em discurso de despedida, Dodge afirmou que é papel do MP e do STF proteger os valores democráticos e garantir o funcionamento das leis no Brasil, de forma a garantir que “ninguém esteja cima ou abaixo da legislação”. Em sua fala, Dodge ressaltou a importância de proteger o meio ambiente e as minorias, como povos indígenas e ciganos. Ela disse fazer um alerta aos ministros. 

“Protejam a democracia brasileira, arduamente erguida em caminhos de avanços e retrocessos, mas sempre sobre norte que a democracia é o maior modelo para construir uma sociedade de maior desenvolvimento humano”, disse Dodge. A procuradora lembrou que o STF não age de ofício, ou seja, por conta própria e “precisa  ser acionado para que possa decidir”.

Ao discursar, Toffoli destacou que o MPF deve se manter independente dos Três Poderes. “Sem um Ministério Público forte é independe, os valores democráticos e republicanos desenhados e propugnados da Constituição estariam ameaçados”, disse.
“A doutora Raquel Dodge chefiou o MP firme na defesa de todos esses valores. Sustentou, por exemplo, a inconstitucionalidade dos dispositivos que determinava que mulheres grávidas atuassem em atividades insalubres. Fez uma defesa contundente nas liberdades de expressão, de manifestação de pensamento, de reunião e do pluralismo de ideias”, completou Toffoli.

Correio Braziliense

Unidades de Saúde de Natal estarão abertas neste sábado para receber Projeto Mulher 360

O OBJETIVO É ALCANÇAR O PÚBLICO QUE NÃO CONSEGUE BUSCAR ATENDIMENTO NAS UNIDADES DURANTE A SEMANA. FOTO: REPRODUÇÃO

A Secretaria Municipal de Saúde abre nove unidades de saúde, neste sábado (14), pela manhã, com o Projeto Mulher 365: O Cuidar Passa por Todas as Estações,  prestando atendimento, voltado para a saúde feminina. O objetivo é alcançar o público que não consegue buscar atendimento durante a semana.

As unidades de saúde que estarão abertas à população são: Parque das Dunas, Cidade Praia e Redinha (DS Norte I); Soledade II e Vale Dourado (DS Norte II); Ronaldo Machado (DS Sul); Rocas (DS Leste); Felipe Camarão II e Bom Pastor (DS Oeste);   

As ações contam com exames de preventivos; consultas médicas; consultas de enfermagem; testes rápidos de HIV/Sífilis/Hepatite, testes de glicemia, vacinação, distribuição de preservativos, verificações de pressão arterial, dispensação de medicamentos; atualizações e confecções do Cartão SUS. Além de atividade educativas, momento de beleza,  cortes de cabelos, entre outras atividades de prevenção de doenças  e promoção da saúde. 

O Mulher 365 acontece mensalmente, buscando alertar às mulheres acerca da necessidade de se prevenir contra todas as doenças, enfatizando o câncer do colo do útero e o câncer de mama, um dos responsáveis por grande parte do número de óbitos entre a população feminina.

MPRN ingressa ação civil pública contra o município de Afonso Bezerra por não cumprir plano de saneamento

AÇÃO PEDE QUE O MUNICÍPIO INSTITUA O PLANO DE SANEAMENTO BÁSICO E CONTROLE SOCIAL NO PRAZO DE 60 DIAS. FOTO: REPRODUÇÃO

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) ingressou com ação civil pública para que o Poder Judiciário Estadual determine liminarmente que o Município de Afonso Bezerra seja obrigado a instituir, no prazo de 60 dias, por meio de legislação específica, o Plano Municipal de Saneamento Básico e o controle social a ser realizado por órgão colegiado, sob pena de aplicação de multa diária de R$ 5 mil ao gestor municipal. A matéria vem sendo acompanhada pelo MPRN por meio de Inquérito Civil instaurado pela Promotoria de Justiça de Afonso Bezerra, com o objetivo de apurar a existência de Plano e Política de Saneamento Básico naquela cidade.

A sua instauração deu-se diante da notícia ofertada pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (CaopMA), de que Afonso Bezerra seria uma das cidades que não teria cumprido a regra legal prevista pela Lei de instituição de plano de saneamento básico até 31 de dezembro de 2010. Em março de 2014, o MPRN foi informado de que o Município fora contemplado com recursos financeiros para formulação do plano municipal de saneamento básico. Também há o registro de que foi elaborado projeto de lei com o plano municipal de saneamento básico, em 2015. Já em agosto de 2018, tentou-se solução extrajudicial para o problema com o demandado, que findou sendo infrutífera. Em resumo, o MPRN informa que a Prefeitura de Afonso Bezerra, por mais de nove anos, não solucionou o problema extrajudicialmente, não havendo alternativa além da judicialização da matéria. 

Na ação, o MPRN destaca ainda que “o prazo para instituição do Plano Municipal de Saneamento Básico – 31 de dezembro de 2019 – está terminando. Após a referida data, o Município não será contemplado com recursos orçamentários da União ou recursos de financiamentos geridos ou administrados por órgão ou entidade da administração pública federal, quando destinados a serviços de saneamento básico”. Na ação, o MPRN pede, em sede de mérito, que o Juízo da comarca de Afonso Bezerra julgue procedente a demanda, em todos os seus termos, para confirmar a medida liminar, condenando o Município a instituir, no prazo de 60 dias, por meio de legislação específica, o Plano Municipal de Saneamento Básico e o controle social a ser realizado por órgão colegiado, bem como que seja condenado o demandado a executar o plano aprovado, sob pena de aplicação de multa diária de R$ 5 mil, sem prejuízo de outras medidas específicas, necessários ao cumprimento da tutela específica.