O prefeito Álvaro Dias (MDB) sancionou na última sexta-feira, 6, quatro leis municipais idealizadas e aprovadas pelos vereadores da Câmara Municipal de Natal. Entre elas, a de autoria do vereador Preto Aquino (Patriota), que dispõe sobre a obrigatoriedade de fixação de informação do nome dos médicos, especialidade, dias e horários de atendimento nos postos de saúde pública municipal e o nome do coordenador do estabelecimento público.
Também foi sancionado o PL 102/2019, apresentado pelo vereador Dickson Nasser Júnior (PSDB), que reconhece como de utilidade pública a Associação Derrubando Muralhas. Com sede na Zona Oeste da cidade, a entidade filantrópica e com caráter socioeducativo tem como finalidade garantir atendimento social e apoio às famílias carentes.
Outro projeto de lei, do vereador Franklin Capistrano (PSB), cria a Semana Municipal de Apoio, Orientação e Cuidados com as alergias. O objetivo é divulgar e auxiliar os cidadãos quantos aos tratamentos, convívio e proteção às alergias dentro da rede municipal de Saúde.
Por fim, agora é lei matéria do vereador Ney Lopes Jr. (PSD), que institui o Dia Municipal da Paz e da Conciliação. De acordo com o texto, a data será comemorada no dia 22 de Julho e discutirá em palestras, apresentações e eventos as consequências positivas da paz e da conciliação para a sociedade. A data já é comemorada em oito Estados do país.
O Rio Grande do Norte é o segundo estado brasileiro com o maior número de casos de chikungunya e zika. O Estado tem 8.899 casos de chikungunya registrados de janeiro a agosto deste ano. Com relação à zika, são 27 casos por 100 mil habitantes no estado. Em todo o país foram 110.627 casos de chikungunya.
Os dados fazem parte do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde publicado nesta quarta-feira, 11, com informações sobre as arboviroses transmitidas pelo Aedes Aegypti em todo o Brasil. Segundo o levantamento, neste período não foi registrada nenhuma morte por chikungunya no RN. Porém, 28 casos de morte estão investigação no estado.
Os dados refletidos no boletim são referentes ao período de 30 de dezembro do ano passado até o dia 24 de agosto deste ano. Os relatórios da zika foram fechados um pouco antes, no dia 10 de agosto passado. O monitoramento realizado neste período aponta os casos prováveis e de óbitos pelas arbovirores transmitidas pelo Aedes Aegypti.
Zika
Para os casos de zika, o Rio Grande do Norte é o segundo estado do país com maior incidência: são 27 casos por 100 mil habitantes no estado, atrás apenas do Tocantins, que tem 32,3 casos.
Em números absolutos, o dado também é alto: o RN é o terceiro com mais casos da doença entre todas as federações do país. Ao todo, são 941 casos prováveis, ficando atrás apenas da Bahia, que tem 1.066 e do Rio de Janeiro, que tem 1.570.
Segundo o boletim, também não houve nenhum óbito registrado em função da doença no Rio Grande do Norte.
Dengue
O boletim epidemiológico aponta ainda que o Rio Grande do Norte é o terceiro estado com mais casos registrados de dengue no Nordeste: são 24.635. O estado fica atrás de Pernambuco, que tem 31.056 casos confirmados, e da Bahia, que registrou 58.956.
Em incidência, no entanto, o RN novamente fica na primeira posição desse ranking no Nordeste, com 708,1 casos por 100 mil habitantes. A incidência de Pernambuco é de 327 e da Bahia de 398.
O relatório indica que não houve nenhum óbito registrado neste ano – o número em 2018 neste período foi de 5 mortes confirmadas. Apesar disso, 53 mortes são investigadas para saber se há relação com a doença.
São Miguel do Gostoso-RN, é o cenário para a segunda edição do Fest Bossa & Jazz 2019, que acontece de 10 a 13 de outubro.Realizado por Juçara Figueiredo Produções, o festival está no município pela terceira vez e é gratuito. Após sucesso na praia de Pipa-RN, em agosto, o Fest agora se prepara para levar os sopros do jazz para o outro paraíso potiguar.
Com formato alicerçado às características de São Miguel do Gostoso, a estrutura terá um grande palco na Praia da Xêpa, com shows noturnos,e polos diurnos em outras praias do município. A abertura do Festival acontece na quinta-feira (10.10), às 20h, no Polo Praia de Maceió. E, como não poderia ser diferente, também tem oficinas socioambientais e workshops musicais.
Já no primeiro dia (10.10), tem oficina para alunos da rede pública de 06 a 12 anos, sobre a “Construção de Instrumentos com Material Reciclado”, ministrada pela artista plástica, Cristina Lunardi. Na sexta (11.10), o arte-educador, André Renan, trabalha questões ambientais com o “Tocando e Preservando”, através de palestra e prática de percussão corporal. Também na sexta (11.10 – para alunos de 06 a 12 anos), o produtor Luciano Prates conversa sobre “O que é esse tal de Jazz”. E,excepcionalmente em São Miguel do Gostoso, a oficina terá uma edição aberta ao público, adulto e infantil, no domingo (13.10). No sábado (12.10), workshop musical, com o compositor, cantor e guitarrista, Gabriel Yang, na oficina “Construção de Guitarras Artesanais ‘Cigar Box’” para guitarristas e entusiastas (inscrições através do [email protected]). Todas essas atividades acontecem no Centro de Cultura de Gostoso.
No setor das atrações musicais, no line-up a Blues Beatles (SP) é presença confirmada. Recém-chegados de uma turnê nos Estados Unidos, a banda vem conquistando fãs no mundo todo pelo encontro da sonoridade vocal dos Beatles e com ritmo contagiante do blues, fazendo uma música poderosa e ao mesmo tempo agradável. Formada por Marcos Viana na voz principal, Flávio Naves no Hammond B3 e piano, Igor Prado na guitarra, Bruno Falcão no baixo e backing vocal, Fred Barley na bateria e backing vocal. O resultado é um show inovador.
O baterista autodidata, Erickson Grillo (RN), também faz parte da programação. Em maio deste ano lançou seu primeiro trabalho solo “Trilhando”, com composições próprias e parcerias no universo da música instrumental. No disco, participações de nomes, como: Jubileu Filho, André Neiva, Antônio de Pádua, Diego Brasil, Ricardo Bava e outros.
O grupo Los Chaskys, formado pelos músicos peruanos, Ricardo Reyes Marin (voz e violão), Elman Reyes Marin (guitarra e vocais), Santiago Scandel e Gabriel Ceballos (percussão e vocais) são fixados na Praia da Pipa e levam todo o frescor e suingue de ritmos latinos como Salsa, Cumbia, Merengues e Boleros para São Miguel do Gostoso.
E a Filarmônica Monsenhor Honório, de Macau-RN, fundada em 1910 pelo Padre Joaquim Honório da Silveira, atualmente conta com 50 integrantes e está sob a regência de Damião Senna leva toda sua experiência ao Festival.
O Fest Bossa & Jazz é realizado com o apoio do Governo do RN, por meio da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte – SETUR, com recursos oriundos do projeto Governo Cidadão, e realização da Juçara Figueiredo Produções. Conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso, e com o apoio da AE Gostoso – Associação dos Empreendedores de São Miguel do Gostoso e Região, e do Mantra Residence Gostoso.
Fest Bossa & Jazz – 10 Anos
Consolidado no calendário potiguar, o Fest Bossa & Jazz, realizado por Juçara Figueiredo Produções, surgiu em 2010 e já realizou 19 edições em quatro cidades do Rio Grande do Norte (Natal, Pipa, São do Miguel do Gostoso e Mossoró), somando mais de 150 atrações nacionais e internacionais do jazz, bossa e blues. Uma mistura de ritmos que já reuniu um público estimado em quase meio milhão de pessoas ao longo das edições.
Nesses 10 anos, passaram pelos palcos do Festival, artistas internacionais como J.J. Jackson, Willie Walker, Donny Nichillo, Jose James, Galactic, Erica Falls, Stanley Jordan, Indiana Noma, Jai Malano, Grana Louise, Eric Gales, Larry MacCray, Glen David de Andrews, Alabama Myke, Raphael Wressnig, The Cinelli Brothers, Indiana Nomma e muitos outros. Na lista de nacionais, nomes como Ivan Lins, Ed Motta, Lenine, Leny Andrade, Yamandu Costa, Roberta Sá, Marcos Valle, Wanda Sá, Mauro Senise, Leila Pinheiro, Osmar Milito, Roberto Menescal, Mestrinho, Sandra de Sá, João Donato, Lan Lanh, Blues Beatles, Taryn Szpilman, Banda Terráquea e Cacá Magalhães e muito mais.
O evento também promove o intercâmbio musical entre nomes já consagrados e novos expoentes da música e atua no incentivo, aprimoramento e formação de músicos do Estado, além de propagar valores culturais e sociais em diversos âmbitos na oferta de oficinas gratuitas destinada aos jovens da rede pública de ensino e workshops para estudantes, curiosos e amantes da música.
A senadora Zenaide Maia (Pros-RN) criticou nesta quarta-feira, 11, em Plenário, os pontos da reforma da Previdência relativos ao trabalho de pessoas com deficiência e das que prestam serviço em locais insalubres e perigosos. Segundo ela, se houver o aumento do tempo mínimo de contribuição, como prevê a proposta, as pessoas nessas condições poderão morrer mais cedo.
Para Zenaide, o governo e o Congresso Nacional não podem ver a reforma da Previdência apenas como um instrumento de ajuste das contas públicas, deixando de lado a proteção dos trabalhadores. A senadora lembrou ainda que, se o problema for o ajuste fiscal, o governo sabe que para equilibrar as contas, basta cobrar dos grandes devedores da Previdência os valores devidos.
“É tanto que a Receita Federal mostra que, somente no ano passado, R$ 620 bilhões deixaram de ser arrecadados para a Previdência de grandes devedores. Quer dizer, se sabem onde estão, apenas não usam o poder político para cobrar”, disse.
A noite dessa terça-feira, 10, resultou em gosto de vitória para os peruanos, enquanto do lado cá, os brasileiros procuravam justificativas para a derrota da seleção brasileira por 1X0 para o Peru. Aos peruanos, ficou uma sensação de pequena revanche após terem perdido a Copa América, há dois meses. Para Tite, sobrou reclamação sobre a situação do gramado, além do lamento pela atuação ruim.
“Tá errado, influencia no desempenho, não pode acontecer, corre-se risco, inclusive, de lesão do atleta. Não é desculpa da derrota, não tem justificativa a derrota. Tem que entender que o outro lado montou uma estratégia e ganhou. Fora isso, é inconcebível. Uma equipe de alto nível não pode ter um campo nessas condições”.
Tite esperava analisar o desempenho de alguns jogadores e de uma nova formação tática durante o amistoso contra o Peru. Entretanto, saiu do estádio Los Angeles Memorial Coliseum com sua terceira derrota no comando da Seleção e a sensação de que o trabalho nos 90 minutos da partida acabou sendo prejudicado.
Mesmo com a derrota, Tite afirmou que conseguiu enxergar aspectos positivos no amistoso disputado em Los Angeles. “Gostei de dar oportunidades para os atletas jogarem, isso é fundamental. Gostei do desempenho no segundo tempo nos amistosos, criamos oportunidades, mas nos faltou uma precisão maior”.
Alterações
O técnico da Seleção Brasileira fez algumas alterações em relação à equipe que havia empatado com a Colômbia. Fágner, Éder Militão, Allan e David Neres entraram nos lugares de Daniel Alves, Thiago Silva, Arthur e Neymar. Parecia uma boa oportunidade para mostrar serviço, até a bolar rolar. Nem mesmo a entrada de Neymar na segunda etapa foi capaz de dar emoção à partida. No fim, o maior castigo: o gol da vitória do Peru, marcado de cabeça por Abram, aos 39 minutos do segundo tempo.
O Brasil terá mais dois amistosos pela frente, em outubro. A CBF ainda não confirmou os adversários.
Parceiro da 9º edição da Feira de Livros e Quadrinhos em Natal – Fliq 2019, o Senac RN irá proporcionar uma programação interativa durante o evento, que ocorre entre 12 e 15 de setembro, na Arena das Dunas, com entrada gratuita.
Entre as mais de 100 horas de atividades culturais na Feira, a instituição montará o Senac Microsoft SmartLab, um espaço multidisciplinar, tecnológico e inovador, na qual os visitantes poderão manusear várias ferramentas tecnológicas, como óculos de realidade virtual; binóculo de realidade virtual; tablet; drones e câmera 360. Por meio desses equipamentos, a Instituição tem implementado metodologias diferencias nos cursos que oferece.
Ao longo do evento, também ocorrerão com palestras, debates, apresentações de cordel, oficinas, lançamentos de livros, quadrinhos, games culturais, robótica, sessões de autógrafos e concurso de cosplay.
O vereador Ney Lopes Jr. através da sua assessoria informou nesta quarta-feira, 11, que não irá se pronunciar sobre a ação que tramita no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN), movida pelo então candidato (suplente), Lilico Bezerra, que pede anulação do mandato de Ney por suposta falta de autorização para desfiliação do vereador eleito do seu antigo partido, o PSD-RN.
De acordo com a assessoria, o parlamentar ainda não foi notificado pelo TRE e, portanto, “não vai se posicionar até ter a posição oficial do próprio TRE”, comunicou.
Lilico Bezerra questiona a falta de autorização para desfiliação de Ney e diz que o mandato pertence ao partido, de acordo com a votação proporcional para composição da Câmara Municipal e não ao vereador Ney Lopes. O processo está sob a relatoria do desembargador Cornélio Alves.
A governadora do RN, Fátima Bezerra, participou da abertura oficial do II Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas (ECOB/RN) que é realizado pelo Fórum Potiguar de Comitês de Bacias Hidrográficas do RN. A solenidade foi realizada, na noite dessa terça-feira, 10, no auditório da reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
O II ECOB RN traz como tema ‘Gestão das Águas e Mudanças Climáticas’ com o objetivo de fomentar o diálogo em prol das águas interiores e ecossistemas costeiros da bacia Potiguar, com discussões sobre os instrumentos jurídicos e ações nas bacias hidrográficas do Estado.
O Governo do RN desenvolve, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH) e o do Instituto de Gestão das Águas (IGARN), ações de segurança da infraestrutura hídrica a fim de garantir o acesso à água a todos os Norte-rio-grandenses, conforme destacou a Fátima Bezerra: “Temos nos empenhado muito para garantir a conclusão da obra de Oiticica e trazer as águas do Rio São Francisco para o Rio Grande do Norte. Tenho reivindicado o programa de revitalização da Bacia do São Francisco, que é fundamental, vital e imperativo. Pois, precisamos cuidar da vida do São Francisco diante do papel que ele tem a desempenhar, do ponto de vista da segurança hídrica. Nós vivemos numa terra na qual nos deparamos com longos períodos de estiagem e as águas do São Francisco vão trazer segurança hídrica por 50 anos para o nosso povo.”
O Coordenador da defesa Civil de Minas Gerais, Tenente Coronel Flávio Godinho, veio testemunhar sobre a batalhas enfrentadas em Minas Gerais acerca dos desastres ambientais de Mariana e Brumadinho. Ele parabenizou o apoio do Governo do RN ao evento e ao Fórum de Comitês de Bacias Hidrográficas. “É uma luta árdua e muitas vezes não somos bem aceitos pelos Governos, por isso parabenizo a Governadora Fátima pela iniciativa. Estamos até agora buscando resgatar o meio ambiente e nada melhor do que os Comitês para conduzir este processo”, disse.
Neste ano, o Encontro faz uma nova leitura sobre a segurança hídrica, segurança de barragens, conservação dos biomas, biodiversidade e mudanças climáticas dentro do cenário atual. Os participantes irão discutir os valores da conservação da Caatinga e combate à desertificação, buscando garantir a preservação e defesa da biodiversidade potiguar, além de fomentar o diálogo com os povos e comunidades tradicionais ribeirinhas.
O ECOB RN promove ainda discussões envolvendo as mudanças no clima e redução de seus impactos nas comunidades, bem como fortalece a articulação com as universidades e com o ministério público em busca de parcerias de trabalho para a promoção do desenvolvimento sustentável das bacias hidrográficas.
Participaram da solenidade de abertura: o reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo; o Tenente Coronel Flávio Godinho; o coordenador da Defesa Civil de Minas Gerais; o Secretário de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do RN (Semarh), João Maria Cavalcanti; o diretor-presidente do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), Caramuru Paiva.
Comitês de Bacias Hidrográficas do RN
O RN possui três Comitês de Bacias Hidrográficas (CBH) em nível estadual: rio Pitimbu, rio Ceará-Mirim e rio Apodi-Mossoró. Em nível federal, o RN conta com o CBH do rio Piancó-Piranhas-Açu. A Semarh apoia os colegiados por meio do Programa Nacional de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas (Procomitê), executado pela Coordenadoria de Gestão. Também por ações da Semarh, o Governo do RN está desenvolvendo o processo de criação do CBH do Rio Potengi e trabalha para a criação do Comitê Estadual de Recursos Hídricos.
Fórum Potiguar de Comitês de Bacias Hidrográficas
É uma entidade que reúne os comitês estaduais do rio Pitimbu, rio Ceará Mirim, rio Apodi-Mossoró e o comitê federal do rio Piancó-Piranhas-Açu, também integrante do estadual. Faz parte do colegiado do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas.
Comentários