SELO BLOG FM (4)

Categoria: setembro 3, 2019

Governo do RN planeja vender ações da Caern mas Estado continua como acionista majoritário com 51%

O GOVERNO POSSUI 100% DAS AÇÕES E PERMANECERIA COMO ACIONISTA MAJORITÁRIO FICANDO COM 51% APÓS A VENDA

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), confirmou que o Estado pretende capitalizar a autarquia abrindo quase metade do seu capital. A ideia é captar recursos para investimentos. Com isso, o Governo Estadual, que hoje possui praticamente 100% das ações da empresa, ficaria com 51%, permanecendo como acionista majoritário, observando o efetivo controle administrativo.

Caern sobre posições

O “divisor de águas” para a decisão são mais investimentos em obras que visam a garantia hídrica e a universalização do saneamento, segundo o texto que divulgou informando ter subido 25 posições no ranking das mil Maiores e Melhores empresas, listadas pela Revista Exame, em edição especial. Na lista, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) aparece agora na posição 872.

Este é o sétimo ano consecutivo que a Companhia aparece entre as mil maiores empresas do país. Em comparação ao ano de 2013, primeira vez que figurou no ranking, a Caern subiu 80 posições (952). A melhora da classificação demonstra o crescimento da empresa.

“A Caern tem se mostrado, nos últimos anos, uma empresa viável e lucrativa. Em nossa gestão, estamos trabalhando para que o crescimento e as melhorias da Companhia sejam cada vez mais efetivos. Ações de recuperação de débitos, fiscalização e modernização estão sendo realizadas de forma a torná-la cada vez mais rentável”, explica o Diretor-Presidente, Roberto Linhares. A boa notícia chega no momento em que a empresa comemora seu cinquentenário e pensa na abertura de capital.

Iphan nega tombamento do Hotel Reis Magos em Natal

PARA O IPHAN, EMBORA SEJA UM ELEMENTO IMPORTANTE PARA COMPREENSÃO DA EVOLUÇÃO URBANA DA CAPITAL, O HOTEL NÃO APRESENTA ELEMENTOS SIGNIFICATIVOS COM VALOR PATRIMONIAL

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) indeferiu o pedido de tombamento do antigo Hotel Reis Magos, em Natal. A decisão foi publicada pelo Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização (Depam/Iphan) nesta terça-feira, dia 3.

De acordo com o Iphan, assim como já declarado por outros órgãos, o hotel não apresenta “elementos significativos” com valor patrimonial em âmbito federal, embora seja um “elemento importante” para a compreensão da evolução urbana da capital potiguar.

“Quando Ipham recebe pedido de tombamento, vai identificar se os valores atribuídos ao bem em questão dizem respeito à esfera federal, estadual ou municipal. Foi isso que fizemos”, explica Andrey Schlee, diretor do Depam.

Segundo ele, a “regra geral” para essa avaliação por parte do Iphan é analisar se características históricas, etnográficas, de belas artes, paisagísticas ou arqueológicas atribuídas ao bem a ser tombado dizem respeito à nação brasileira, à identificação cultural brasileira. Enquanto órgão da União, o Instituto só poderia reconhecer o tombamento nessas condições. Ainda de acordo com Andrey Schlee, é isso diferencia se a atuação no processo é de responsabilidade do governo Federal, do Estado ou do Município.

A análise foi realizada após o processo ser reaberto por força de um pedido de apreciação de novos documentos enviados pelo presidente do Instituto dos Amigos do Patrimônio Histórico e Artístico Cultural e da Cidadania (IAPHACC) do Rio Grande do Norte.

Para o Iphan, esse estudo enviado pelo Instituto reforçou a posição anteriormente tomada pela autarquia, quando indeferiu, em março de 2017, o tombamento do Hotel Reis Magos. Já na época, o entendimento foi de que a importância do imóvel se evidencia em nível municipal e estadual, o que não justificaria sua proteção em nível federal.

Com informações: G1

“MULHER PODE SIM NEGAR FOGO”: Após comentário polêmico sobre mulheres e “sexo forçado”, mulher de Fábio Faria muda discurso

AGORA, A MENINA ABRAVANEL E SENHORA FARIA, DEFENDE QUE A MULHER “PODE NEGAR QUANDO NÃO SE SENTIR BEM”. FOTO: REPRODUÇÃO

A sucessora do empresário Silvio Santos e mulher do deputado federal Fábio Faria, Patrícia Abravanel, que gerou polêmica por um comentário que dizia que mulheres deveriam fazer sexo com os maridos mesmo sem vontade, está em baixa na emissora. O próprio Silvio já pensa em mudar de horário a atração comandada por Patricia, o “Topa ou Não Topa”, devido a baixos índices de audiência registrados pela herdeira.

Segundo informações de Gabriel Perline, do Notícias na TV, Patricia tem amargado um terceiro lugar no Ibope em um programa que se esperava competir com o Caldeirão do Huck, da TV Globo, exibido no mesmo horário. Até agora foram ao ar três episódios do game show da filha do dono do SBT, e em duas ocasiões a Record conseguiu o segundo lugar com a franquia Velozes e Furiosos.

Durante participação no “Jogo dos Pontinhos” no último domingo, um quadro do programa apresentado pelo pai, Patrícia causou polêmica ao dizer que, segundo a bíblia, as esposas não podem “negar fogo” a seus maridos, “para que eles não procurem fora”. Nas redes sociais, a declaração foi muito criticada, principalmente por mulheres.

Agora, a apresentadora refletiu e resolveu se explicar nas redes sociais: “Óbvio que a mulher pode sim negar fogo ao marido. Ninguém é obrigado a fazer aquilo que não quer. Durante o programa, lembrei de um ensinamento sobre casamento e de fato achei curioso”, escreveu. “A mulher não é obrigada a fazer amor com seu marido no dia que não está bem”, completou.  “Amo estar com meu marido! Mas se daqui a alguns anos for diferente, acredito que esse esforço [de fazer sexo] é um gesto de amor, tanto dele comigo quanto eu com ele. Foi isso que quis dizer. “, finalizou.

VEJA:

Caern aparece na 872 posição no ranking das Maiores e Melhores empresas do Brasil; empresa subiu 25 posições

A Edição Especial da Revista Exame, com as Maiores e Melhores Empresas do país, está circulando em todo país durante o mês de setembro e traz um ranking com 1000 empresas. Na lista, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) aparece na posição 872, subindo 25 posições em relação ao ano anterior. 

Este é o sétimo ano consecutivo que a Companhia aparece entre as mil maiores empresas do país. Em comparação ao ano de 2013, primeira vez que figurou no ranking, a Caern subiu 80 posições (952). A melhora da classificação demonstra o crescimento da empresa. 

“A Caern tem se mostrado, nos últimos anos, uma empresa viável e lucrativa. Em nossa gestão, estamos trabalhando para que o crescimento e as melhorias da Companhia sejam cada vez mais efetivos. Ações de recuperação de débitos, fiscalização e modernização estão sendo realizadas de forma a torná-la cada vez mais rentável”, explica o Diretor-Presidente, Roberto Linhares. A boa notícia chega no momento em que a empresa comemora seu cinquentenário. 

ABERTURA DE CAPITAL

Na perspectiva de capitalizar a empresa e captar recursos para investimentos, a Companhia avalia a abertura de capital. Hoje, o Governo do Estado possui praticamente 100% das ações da empresa. Com a abertura de capital, este percentual pode chegar a 51%, permanecendo o Governo como acionista majoritário da Companhia, observando o efetivo controle administrativo.

O norteador das melhorias na Companhia é a melhor prestação de serviço para a população. O crescimento financeiro reflete em mais investimentos em obras que visam a garantia hídrica e a universalização do saneamento.

Jornal diz que Barcelona ofereceu ao PSG o que ‘não tinha por Neymar’ e conclui: ‘História de uma oferta fantasma’

ATACANTE BRASILEIRO DEIXOU CLARO QUE GOSTARIA DE IR PARA O BARCELONA. FOTO: ZHE JI/GETTY IMAGES

Após o fechamento da janela de transferências na última segunda-feira, a permanência de Neymar no Paris Saint-Germain foi assegurada. A vontade do atacante brasileiro era voltar ao Barcelona, mas a possibilidade de transferência pode ter sido menor do que parecia.

Nesta terça-feira, 3, o jornal espanhol Marca detalhou os bastidores da negociação e explicou que as tratativas dão a sensação de terem sido “mais teatro do que um interesse verdadeiro”. Segundo o diário, em primeiro lugar, o Barcelona não tinha o dinheiro que ofereceu ao PSG para contratar Neymar.

Com a chegada de Griezmann por 120 milhões de euros (R$ 550 milhões) no começo da janela, o time catalão precisaria pedir um empréstimo para pagar os 130 milhões de euros (R$ 595,8 milhões) oferecidos ao time francês, o que era considerado pela diretoria como uma “medida perigosíssima”.

Além disso, de acordo com o periódico, jogadores que foram envolvidos na proposta como moeda de troca, como Dembélé, Philippe Coutinho, Rakitic e Umtiti, não foram sequer perguntados se teriam interesse em ir para Paris.

As contratações de Neymar e Griezmann eram consideradas “incompatíveis” internamente, já que o Barça ficou sem dinheiro depois de contratar o francês. O objetivo inicial de mercado era Griezmann, e quando a oportunidade de ter Neymar surgiu, os catalães não quiseram abortar a negociação com o ex-Atlético de Madrid por receio de ficar sem nenhum dos dois.

Outro ponto é que não havia consenso sobre a contratação de Neymar nem mesmo na própria diretoria do Barcelona, com vários dirigentes importantes considerando a negociação economicamente inviável, de acordo com o Marca.

Por fim, o presidente Josep María Bartomeu prometeu aos principais jogadores do elenco culé que tentaria de tudo por Neymar, mas os atletas logo perceberam que as coisas não aconteciam como os diziam. Neymar, por sua vez, pressionou o PSG dizendo que só sairia para o Barça, descartando outras opções, mas não teve sucesso.

ESPN

Polícia Civil prende mulher suspeita de integrar organização criminosa em Janduís

EUZANIRA OLIVEIRA É INVESTIGADA POR INTEGRAR ORGANIZAÇÃO ESPECIALIZADA EM ROUBO DE CARGAS, VEÍCULO, CARROS-FORTES E CAIXAS ELETRÔNICOS. FOTO: DIVULGAÇÃO

Policiais civis da 7ª Delegacia Regional de Polícia (DRP) de Patu e das Delegacias Municipais de Caraúbas e de Campo Grande deram cumprimento, na tarde desta terça-feira, 3, a um mandado de prisão em desfavor de Euzanira Oliveira de Souza, 36 anos. O mandado foi expedido pela Comarca de Campo Grande, referente à prática do crime de organização criminosa. A prisão aconteceu no município de Janduís.

Euzanira Oliveira é investigada por integrar uma organização criminosa especializada em roubo de cargas, veículos, carros-fortes e caixas eletrônicos. Ela foi conduzida até a delegacia e encaminhada ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.

A Polícia Civil pede que a população continue enviando informações de forma anônima através do Disque Denúncia 181.

Filho de deputada do PSL ganha vaga em Colégio Militar sem passar por concurso

A AUTORIZAÇÃO DE MATRÍCULA DO FILHO DA DEPUTADA FOI PUBLICADA NO BOLETIM DE ACESSO RESTRITO DO EXÉRCITO

Carla Zambelli, deputada federal do PSL de São Paulo, conseguiu a matrícula de seu filho no Colégio Militar de Brasília sem que ele participasse do processo seletivo de candidatos. A criança, de 11 anos, está no sexto ano do ensino fundamental.

A disputa pelas vagas é grande: em 2017, houve 1.212 candidatos para 25 vagas do sexto ano, uma média de 48 candidatos por vaga. A autorização de matrícula do filho da deputada foi publicada no Boletim de Acesso Restrito do Exército, no dia 30 de agosto.

O documento que permitiu que o menino ingressasse na escola informa que Carla solicitou a vaga por ter se mudado para Brasília depois de ser empossada no cargo. Segundo o ofício, seu pedido estava respaldado pelo artigo 92 do Regulamento dos Colégios Militares.

O artigo diz apenas que casos considerados especiais poderão ser apreciados pelo Comandante do Exército. O artigo tem caráter genérico e não trata de questões específicas relacionadas ao acesso de alunos.

Em suas redes sociais, Carla Zambelli mostrou que solicitou a vaga por causa de ameaças sofridas por ela e pelo filho. “Enquanto o Estado não for competente para garantir a segurança do meu filho diante das ameaças que ele sofre pelo simples fato de ter uma mãe que enfrenta o crime organizado, e a pedofilia, tentarei encontrar sim o colégio que traga segurança para os momentos que ele passa no colégio”, afirmou a deputada.

Veja o post na íntegra:

Com informações: Metrópoles

Estudantes do ensino público participam da primeira aula do Projeto Include em Parnamirim

A INICIATIVA DE ACESSO À INCLUSÃO TECNOLÓGICA É UMA PARCERIA ENTRE A PREFEITURA DE PARNAMIRIM E A CAMPUS PARTY

Alunos de escolas públicas de Parnamirim já vivem a realidade da inclusão. Tiveram início hoje, 3, as aulas do laboratório tecnológico do projeto Include, localizado na Escola Emérito Nestor Lima, no bairro de Passagem de Areia. O laboratório foi desenvolvido, através de parceria entre a Prefeitura de Parnamirim, o Instituto Campus Party, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a UFRN e o Sebrae.

Inicialmente, o laboratório ofertará o curso na área de robótica e tecnologia para 75 alunos, divididos em três turmas de 25 e terá duração de seis meses. Como todo primeiro dia de aula, foi perceptível ver no olhar de cada aluno a expectativa e curiosidade pelas descobertas do mundo tecnológico. Atentos, eles observavam e anotavam as primeiras orientações ditas pela professora Keillany Martinho.

De acordo com a professora, os alunos poderão explorar uma vasta quantidade de equipamentos. “Temos dois óculos de realidade virtual, drone e impressora 3D. O laboratório é equipado com 10 computadores e cinco bancadas contendo diversos componentes eletrônicos”.

O laboratório Include é uma iniciativa do Instituto Campus Party, cujo objetivo é a inclusão de jovens nos conteúdos e práticas de transformação digital, em comunidades de baixa renda, por meio de cursos com metodologia apropriada para o ensino de robótica e tecnologia. Keillany Martinho comentou sobre as expectativas e benefícios que serão proporcionados aos alunos.

“Esse curso tende muito para a transformação da vida. São alunos que nunca tiveram a oportunidade de ter contato com esse tipo de conteúdo. Quando eles virem que podem fazer parte desse mundo, várias portas serão abertas. O limite é onde eles quiserem chegar”, destacou Keillany.

O aluno Isaque dos Anjos, de 11 anos, disse gostar de tecnologia há muito tempo. Empolgado, ele falou do motivo de ter se inscrito no curso. “Eu vim para o curso de robótica porquê eu quero aprender muito sobre tecnologia, ir além do que já sei. Quero criar robôs, programas de computador e muito mais”.