SELO BLOG FM (4)

Categoria: agosto 30, 2019

“É que hoje #sextou diferente”: Fabio Assunção estreia no Twitter e anuncia doação para instituições após acordo por música

CABELO NOVO, REDE SOCIAL NOVA E DOAÇÃO PARA INSTITUIÇÃO EM SALVADOR. #SEXTOU PARA FÁBIO ASSUNÇÃO. FOTO: REPRODUÇÃO/TWITTER

O ator Fabio Assunção fez sua estreia no Twitter nesta sexta-feira, 30. Em seu primeiro dia na plataforma, ele anunciou os desdobramentos do acordo que fez no início do ano com os autores da música que falava ‘Hoje eu vou beber, vou ficar loucão, hoje eu vou virar o Fabio Assunção’.

“Finalmente saiu a arrecadação dos valores referentes à música Fabio Assunção e vou poder fazer a minha contribuição juntamente com o Bartz e a La Furia para as duas instituições que prometi reverter essa grana”, anunciou o ator.

Segundo ele, o dinheiro será revertido para o Centro de Convivência É de Lei, em São Paulo, e para a Comunidade Cidadania e Vida, em Salvador.

ENTENDA O CASO

O ator fez referência aos valores obtidos com a música Fabio Assunção, que chamou atenção em janeiro de 2019. A música, que leva o seu nome, traz o seguinte trecho: “Hoje eu vou beber / Hoje eu vou ficar loucão / Hoje eu não quero voltar pra minha casa não / Hoje eu vou virar o Fabio Assunção.”

“Antes de qualquer coisa, eu preciso falar com as pessoas que passam pelo mesmo problema que eu. Eu não endosso, de maneira nenhuma, essa glamourização ou zoeira com a nossa dor. Minha preocupação é com quem sente na pele a dor de ser quem é. Com as suas famílias”, afirmou o ator, à época.

Fabio ressaltou que não pensou em “censurar a criatividade das pessoas”, e explica por que entrou em contato com o grupo: “Entre não censurar e deixar de conscientizar, existe um abismo que não me conforta.”

“É muita gente sofrendo por não conseguir controlar suas compulsões e eu acho importante lembrar a todos que isso não tá escrito na certidão de nascimento. Todo mundo começa do mesmo jeito, achando que tudo bem. E pode não terminar tudo bem.”

Em conjunto com sua equipe de comunicação e seu corpo jurídico, Fabio decidiu, então, contatar os músicos da banda La Furia para “tornar essa história [em] um ato propositivo de ajuda a quem precisa e de conscientização de quem pode ainda acreditar ser um super-herói.” Segundo ele, 100% dos valores arrecadados com a música seriam doados para duas instituições – o que voltou a ser comentado nesta sexta-feira, 30 de agosto.

“Lembrem que o Fabão aqui respeita a zoeira, ama a brincadeira, mas quer vocês bem e vivos! Fortez, felizes e conscientes de seus atos e de suas vidas”, frisava.

Bruno Magnata, um dos integrantes da La Furia, também havia publicado um vídeo esclarecendo o assunto, à época: “O próprio Fabio Assunção, de quem eu sou fã, nos procurou, de forma muito madura, construtiva e conversou numa boa com a gente. Em momento algum ele falou de ‘travar’ a música, colocar na Justiça, nem nada. Ele só pediu pra gente se juntar com ele e defender uma causa contra a dependência química e o álcool exagerado. Quando a gente fala disso, deixa de ser uma brincadeira pra falar de uma coisa séria. A música fala de uma coisa que afeta muita gente. Mais de 200 milhões de pessoas no mundo passam por essa dificuldade. A gente tá aqui pra mudar essa situação, reverter tudo isso em coisa boa. Vamos mudar a letra da música, fazr uma coisa legal, bacana, junto com o Fabio e o Gabriel [Bartz, outro compositor]. Vamos doar toda a receita gerada pela música para uma instituição”, concluiu.

Gabriel Bartz, um dos compositores, também fez questão de elogiar o ator na ocasião: “O Fabio Assunção entrou em contato comigo. Vou falar pra vocês, ele é a pessoa mais ‘da hora’ que eu já troquei ideia. Por isso que sou fã dele, de verdade. É muito inteligente.”

“Ele veio com a proposta de doar o dinheiro arrecadado nas plataformas digitais pra instituições de pessoas que cuidam de pessoas que sofrem com dependência química. Eu não pensei em aceitar, aceitei de primeira.”

Ex-prefeito de Laranjal, no Paraná, é assassinado por funcionário da prefeitura

RIOLANDO CAETANO DE FREITAS CONVERSAVA COM O SUSPEITO QUE SACOU A ARMA E FEZ OS DISPAROS CONTRA O EX-PREFEITO. FOTO: DIVULGAÇÃO/PREFEITURA DE LARANJAL

Riolando Caetano de Freitas (PDT), ex-prefeito da cidade de Laranjal, no Paraná, foi assassinado a tiros no centro da cidade, no final da noite da última quarta-feira, 28. Conforme a Polícia Civil, o autor dos disparos é um funcionário da secretaria municipal de saúde que estava de plantão e usava um carro oficial. O criminoso fugiu após o crime e está sendo procurado.

De acordo com o registro policial, o ex-prefeito conversava com o acusado em frente a uma panificadora, quando o homem sacou uma arma e deu dois tiros em Riolando. O político se refugiou no interior da padaria e foi perseguido pelo atirador, que fez outros quatro disparos. O ex-prefeito morreu no local. Um funcionário da padaria tentou intervir e foi atingido por um tiro no braço esquerdo. Acionada, uma equipe do serviço municipal de saúde constatou que o ex-prefeito já estava morto. O funcionário da padaria foi socorrido.

A polícia realizou buscas na residência e em um lava-jato do atirador, que trabalhava como motorista no serviço municipal de saúde e não teve o nome divulgado. A ex-mulher do servidor contou aos policiais que o suspeito havia feito ameaças a ela pelo WhatsApp, logo após o crime.

Segundo a Polícia Civil, a investigação preliminar indica que o crime teria sido motivado por ciúmes do atirador em relação à ex-esposa. O corpo do ex-prefeito passou por perícia no Instituto Médico Legal (IML) de Guarapuava e foi sepultado na tarde desta quinta-feira, 29.

prefeito da cidade de 6,3 mil habitantes, Josmar Moreira Pereira (PSL) manifestou condolências aos familiares e lamentou a trágica morte do ex-prefeito, “um dos responsáveis pela emancipação política de Laranjal”, segundo a nota publicada no site oficial do município. Riolando cumpriu dois mandatos de prefeito na cidade. A prefeitura decretou luto oficial por três dias, com as bandeiras a meio mastro. O expediente público da prefeitura foi suspenso nesta quinta-feira.

Com informações: Estadão

AVANTE inicia estruturação da legenda visando eleições 2020

O Partido Avante retomou, na noite dessa quinta-feira (29), uma série de reuniões em torno da estruturação da legenda na Capital Potiguar. O primeiro encontro, que foi dirigido pelo presidente do partido em Natal, o vereador Raniere Barbosa, e pela presidente estadual da legenda, dra. Karla Veruska, aconteceu no bairro Cidade da Esperança, na zona Oeste. Na oportunidade, foram debatidas as principais necessidades dos moradores.

Juristas e médicos discutem judicialização da saúde a partir de Ação Civil Pública movida pelo CREMERN

JUÍZES FEDERAIS E ESTADUAIS, MEMBROS DO MPF E DO MPRN, MEMBROS DA DPU E DA DPE, ADVOGADOS PÚBLICOS E PRIVADOS, EBSERH, ALÉM DE PROFISSIONAIS DA SESAP E SMS-NATAL, ESTIVERAM PRESENTES NO EVENTO

“A Judicialização por leitos de UTI no RN sob a ótica médica e jurídica”, foi o tema do evento realizado, na manhã desta sexta-feira, 30, pela Justiça Federal no Rio Grande do Norte com a participação do Conselho Regional de Medicina – CREMERN, sendo representado pelo seu presidente Marcos Lima de Freitas e seu vice-presidente Marcos Jácome, além da representante da Central de Regulação da Secretaria Estadual de Saúde Pública – Sesap, a médica Valéria Bezerra. O evento foi conduzido pela juíza federal Sophia Nóbrega Câmara Lima.

Juízes federais e estaduais, membros do MPF e do MPRN, membros da DPU e da DPE, advogados públicos e privados, EBSERH, além de profissionais da Sesap e SMS-Natal, estiveram presentes no evento que abordou o tema tendo a Ação Civil Pública movida pelo CREMERN contra o Governo do Estado, em 2013, para criação de novos leitos de UTI no RN como exemplo

A Juíza Federal da 4ª Vara, Dra. Gisele Leite destacou durante a abertura a importância do conhecimento da área jurídica para as demandas da saúde pública, além de explicar todo o processo da Ação Civil Pública, da qual ela é responsável. “Precisamos saber qual o real papel do sistema de Justiça diante da má assistência da saúde para população. A judicialização deve resultar não no enfraquecimento da política pública, mas no seu fortalecimento. A Ação Civil Pública movida pelo Cremern é um exemplo”, declarou Dra. Gisele Leite.

O presidente do Cremern, Marcos Lima de Freitas, fez uma apresentação detalhando o trabalho realizado pelo CREMERN e a atuação da assessoria jurídica através da Ação Civil Pública movida para criação de novos leitos de UTIs no Estado. “O debate permitiu de forma pioneira uma discussão importante e necessária para os trâmites judiciais e para medicina. Existe uma necessidade de se utilizar melhor os leitos e o conselho elaborou uma resolução com os critérios de admissibilidade, facilitando o trabalho da Central de Regulação e otimizando a utilização dos leitos de UTIs. Esse evento permitiu a divulgação dessa a normas junto a classe médica e ao poder judiciário. Muito importante e esclarecedor”, declarou o presidente do CREMERN.

Câmara Municipal de Natal aprova moção de apoio à demolição do Hotel Reis Magos

SEGUNDO O VEREADOR FELIPE ALVES, O POSICIONAMENTO DO LEGISLATIVO É MAIS UMA FORMA DE SENSIBILIZAR O GOVERNO DO RN PARA NÃO IMPEDIR DEMOLIÇÃO

Ao final da sessão ordinária desta quinta-feira (30), os vereadores aprovaram uma moção de apoio à demolição do Hotel Reis Magos, na Praia do Meio. A proposta foi do vereador Felipe Alves (MDB), que defendeu a medida e disse que o posicionamento favorável do Poder Legislativo da capital é mais uma forma de sensibilizar a governadora Fátima Bezerra a seguir o posicionamento do Conselho Estadual e não impedir a demolição do que resta do prédio do hotel. 

“Laudos comprovaram a inviabilidade de uma restauração do hotel e diversos segmentos da sociedade também são contra o tombamento. Aquela região precisa se desenvolver e se voltar para o progresso e esse movimento passa diretamente pela demolição daquelas ruínas. A região está degradada, o local é abrigo para criminosos que cometem delitos e se escondem no terreno. A situação do local impacta negativamente também na saúde, uma vez que na área foram encontrados focos de doenças como dengue, zyca e chicungunya”, defendeu Felipe.

O prédio do antigo Hotel Reis Magos, na orla da Praia do Meio, zona Leste de Natal, encontra-se abandonado há décadas, mas devido um processo de tombamento que tramita no Instituto do Patrimônio Histórico e Geografico (IPHAN), ainda não foi possível a demolição para que se construa novo empreendimento no local.

Após acidente na Via Costeira, ex-deputado Nelson Freire passa bem e continua em observação na UTI do Hospital do Coração.

POETA, MÚSICO, JORNALISTA, APRESENTADOR DE TV, NELSON FREIRE É DONO DE LEGIÃO DE AMIGOS EM NATAL

Após sofrer um acidente automobilístico por volta do meio-dia desta sexta-feira, 30, o ex-deputado estadual Nelson Freire passa bem e continua sob observação médica na UTI do Hospital do Coração, em Natal. O motorista que vinha com o ex-parlamentar também encontra-se em bom estado de saúde.

Poeta, músico, jornalista, apresentador de TV e dono de legião de amigos em Natal, Nelson Freire deverá passar por alguns exames neurológicos, já que na colisão lateral do veículo ele teria levado uma forte pancada na cabeça. Antes seguir para o Hospital do Coração, Freire recebeu atendimento de urgência no Hospital Walfredo Gurgel, onde foi realizado uma primeira tomografia.

Embora esteja clinicamente bem, Nelson permanecerá ainda algumas horas na UTI, seguindo o protocolo médico, já que teve um pequeno coágulo na cabeça.

Aviso aos navegantes: Nelson Freire não está recebendo visitas, por enquanto.

Leis de proteção ao direito da pessoa idosa são sancionadas pela Prefeitura do Natal

AS LEIS GARANTEM MEDIDAS DE CIDADANIA, AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO, PROTEÇÃO, INCENTIVO E DIREITOS ADQUIRIDOS. FOTO: ELPÍDIO JÚNIOR

O poder executivo municipal sancionou nesta sexta-feira (30), quatro Projetos de Lei aprovados na Câmara Municipal que objetivam valorizar e proteger os direitos dos idosos da capital potiguar. As leis garantem medidas voltadas para a cidadania, ações de conscientização, proteção, incentivo e direitos adquiridos. Com a sanção todas as leis já estão em vigor

De autoria do presidente da Câmara, vereador Paulinho Freire (PSDB), a Lei Ordinária N° 6.924/2019 determina a afixação de cartazes informativos sobre o estabelecimento de prioridade especial aos idosos maiores de 80 (oitenta) anos. Pela nova norma, os estabelecimentos são obrigados a afixarem cartazes contendo os seguintes dizeres: “Dentre os idosos, é assegurada prioridade especial aos maiores de 80 (oitenta) anos, atendendo-se suas necessidades sempre preferencialmente em relação aos demais idosos, de acordo com a Lei Federal nº 13.466, de 12 de julho de 2017”. “Fico feliz pela sanção dessa Lei que vai beneficiar os nossos idosos com mais de 80 anos, pois com o advento de o brasileiro estar vivendo mais, é necessário ter uma lei que garanta prioridade da prioridade para as pessoas com mais de 80 anos, que quantas vezes ficam em filas de bancos, casas lotéricas e outros estabelecimentos comerciais”, explicou o vereador Paulinho Freire.

Já a Lei Ordinária N.º 6.920/2019, institui a obrigatoriedade de fixação da frase “DESRESPEITAR, NEGLIGENCIAR OU PREJUDICAR IDOSOS É CRIME” nos ônibus, repartições públicas municipais, postos de saúde, hospitais e agências bancárias da Cidade do Natal. A Lei é de autoria do vereador Chagas Catarino (PDT). “Vamos garantir com esta lei que mais equipamentos públicos da cidade e o transporte público possam ajudar no incentivo ao respeito dos nossos idosos”, pontuou Chagas Catarino. 

De autoria da vereadora Eleika Bezerra (PSL), foi sancionada a Lei N.º 6.921, que cria o “Programa SOS Idosos Desaparecidos” no Município. O programa tem como objetivo realizar campanhas para prevenção do desaparecimento de idosos, bem como de orientação e prevenção a golpes ou situações que coloquem em risco a integridade física e moral do idoso. “A questão do idoso é uma bandeira que não pode ser deixada de lado, então tudo que for para que a população seja mais solidária e respeitosa com o idoso, nós temos que estar atentos, principalmente nesses casos de desaparecimento. É uma matéria que visa aumentar as iniciativas de mais cuidado, divulgação e procura por idosos desaparecidos. Então fico agradecida pela nossa lei ter sido sancionada pelo Prefeito Álvaro Dias e agora vamos ficar atentos ao cumprimento dela”, pontuou a vereadora Eleika.

Outra Lei sancionada foi a de N.º 6.927/2019, que institui o Selo Amigo do Idoso, a ser concedido a instituições e empresas que contribuam para a implementação de ações voltadas aos idosos. O Projeto de Lei é de autoria da vereadora Júlia Arruda (PDT). “Fico muito satisfeita em ver que o Município entendeu a relevância da nossa lei que, apesar de simples, tem um grande impacto social. Porque certifica instituições e empresas que atendem, apoiam e são comprometidas com os direitos da pessoa idosa, valorizando-as e estimulando-as a contribuir para o aperfeiçoamento das políticas públicas”, comemorou a vereadora Júlia Arruda. Ficará sob responsabilidade do Conselho Municipal do Idoso escolher as instituições que estarão autorizadas a usar o Selo Amigo do Idoso, o fazendo por meio de ato a ser publicado no Diário Oficial do Município. 

Google e Apple são multadas pelo Procon-SP por app que ‘envelhece’ rostos

SEGUNDO ÓRGÃO, AS EMPRESAS DESRESPEITARAM O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR AO DISPONIBILIZAR APP QUE NÃO POSSUI POLÍTICA DE PRIVACIDADE E TERMOS DE USO EM PORTUGUÊS. FOTO: REPRODUÇÃO

A Fundação Procon-SP aplicou uma multa a Google e Apple por conta do FaceApp, aplicativo de ‘envelhecimento’ que virou febre na internet brasileira em julho. Segundo o Procon, as empresas desrespeitaram o Código de Defesa do Consumidor (CDC) ao disponibilizar em suas lojas para celular um app que não tem “Política de Privacidade” e “Termos de Uso” em português. O app, de origem russa, tem os contratos escritos apenas em inglês.

Segundo o Procon, informação adequada, clara e em língua portuguesa é um direito básico do consumidor. O Google recebeu a multa mais pesada: R$ 9,9 milhões, valor máximo estipulado pelo CDC. A pena da Apple foi de R$ 7,7 milhões. As diferenças nos valores, segundo a fundação, refletem a diferença de receita das companhias no País.

Caso os contratos estivessem em português, os usuários ficariam sabendo, de acordo com apuração do jornal O Estado de S. Paulo, que o FaceApp entrega dados a anunciantes, além de se dar o direito de transferir os dados para países que não tenham as mesmas leis de proteção de dados que o Brasil.

Fernando Capez, diretor-executivo da Fundação Procon-SP, disse que notificou por e-mail o Wireless Lab, empresa dona do FaceApp, mas não teve resposta. A Wireless Lab não tem representação oficial no Brasil. “O FaceApp está fora do alcance da Justiça Brasileira, fora do alcance dos órgãos de fiscalização. É praticamente uma empresa fantasma. Por isso Google e Apple sofreram essa ação”, disse Capez.

Em julho, o Procon notificou Google e Apple sobre as violações do FaceApp. A expectativa era de que, ao tomar ciência das violações, as gigantes retirassem o app de suas lojas, o Google Play e a App Store, o que não aconteceu.

No entendimento das empresas, elas cumprem a legislação local: os termos de uso e política de privacidade de suas lojas, e até a descrição dos apps oferecidos por terceiros, está em português. Além disso, as lojas virtuais seriam uma plataforma para intermediar o acesso do usuário a produtos ofertados na maioria das vezes por desenvolvedores independentes. Google e Apple, portanto, não teriam responsabilidade pelos contratos feitos entre os usuários e terceiros. Os responsáveis por violações do CDC seriam dos próprios desenvolvedores.

A explicação não agradou o Procon, que pensa que as gigantes se tornam responsáveis por apps que não têm representação local. “Essa ação abre um precedente e uma discussão internacional. Quando você toma ciência de uma oferta abusiva, a atitude correta é retirar o aplicativo”, diz Capez.

Em nota, o Google disse: “Seguindo a filosofia do sistema operacional Android, o Google Play é uma loja virtual aberta na qual o próprio Google e terceiros podem disponibilizar aplicativos e jogos, que podem ser baixados por usuários para serem utilizados em seus celulares. O Marco Civil da Internet e o próprio Código de Defesa do Consumidor dispõem que as lojas virtuais não devem ser responsabilizadas pelas práticas e políticas de aplicativos de terceiros, por isso, tomaremos as medidas necessárias para questionar a multa imposta pelo Procon.”

A Apple não quis comentar. As duas companhias poderão recorrer à decisão em duas instâncias administrativas do Procon, além de poder recorrer judicialmente. Caso optem por pagar, terão desconto de 30% caso o pagamento seja realizado à vista.

Com informações: Estadão