SELO BLOG FM (4)

Categoria: agosto 21, 2019

VÍDEO: Gerente da Petrobras indicado por Bolsonaro pressiona trabalhadores para votar em assembleia da empresa

COSTA, QUE NÃO É SERVIDOR PÚBLICO, TINHA COMO OBJETIVO SOMAR VOTOS A FAVOR DO ACORDO E PRESSIONAR OS PETROLEIROS. FOTO: ANA MARIA MIRANDA

Cláudio Costa, Gerente Executivo de Gestão de Pessoal da Petrobras indicado pelo presidente Jair Bolsonaro, tentou intimidar funcionários da empresa para votar em uma assembleia organizada para avaliar o acordo coletivo oferecido pela direção da estatal. A participação de Costa, que não é servidor público, tinha como objetivo somar votos a favor do acordo e pressionar os petroleiros.

Em vídeo publicado pela Federação Única dos Petroleiros (FUP), o executivo aparece intimidando lideranças sindicais, dizendo que “trabalha mais que eles”, tentando votar na assembleia da categoria realizada no Edifício Sede da Petrobras (EDISE). Costa não é funcionário de carreira e foi indicado pela gestão atual após atuar na prefeitura de São Paulo, na época de João Doria.

A FUP considera o acordo um ataque ao trabalhador e relata que em diversas assembleias diretores da Petrobras nomeados pelo governo têm aparecido com o objetivo de coagir os petroleiros a aprovarem a proposta.

Confira vídeo gravado por petroleiros presentes na Assembleia:

Fórum

Natália Bonavides e UFRN discutem orçamento e projetos para a universidade

ENTRE OS PROJETOS APRESENTADOS PELO REITOR DA UFRN ESTÁ UM PARQUE TECNOLÓGICO QUE POTENCIALIZE A INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NO RN. FOTO: REPRODUÇÃO

Natália Bonavides (PT/RN) recebeu ontem (20), em Brasília, o reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Daniel Melo. O reitor abordou as dificuldades orçamentárias da UFRN e conversou sobre alguns projetos para a comunidade acadêmica.

O corte realizado pelo governo Bolsonaro tem impactado diretamente a UFRN, que neste ano não pode realizar nem mesmo a CIENTEC, tradicional semana de atividades científicas e tecnológicas. A gestão da universidade tem apontado as grandes dificuldades tanto pela falta de recursos como pela imprevisibilidade na liberação do orçamento.

Sabemos que a situação financeira da UFRN está difícil, a política de cortes feita por Bolsonaro atingiu diretamente as universidades e institutos federais. Neste momento tão duro para as instituições públicas nós reafirmamos o compromisso de enfrentar a política de desmonte da educação e lutar pela aplicação de recursos para as universidades e institutos federais, com atenção para a permanência dos estudantes e com garantia das condições de trabalho para os profissionais da educação”, declarou Natália.

Entre os projetos apresentados pelo reitor está um parque tecnológico que potencialize a inovação tecnológica no RN. Também foi discutida a importância da consolidação da Escola Multicampi de Ciências Médicas, que atende as cidades de Caicó, Currais Novos e Santa Cruz.

Governo do RN participa de Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste

O OBJETIVO É ESTABELECER UMA MAIOR COOPERAÇÃO POLÍTICA, ECONÔMICA E SOCIAL PARA ALAVANCAR O CRESCIMENTO DA REGIÃO. FOTO: REPRODUÇÃO/TWITTER

Os nove governadores do nordeste participam, nesta quarta-feira (21), em Teresina, da reunião do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste. O evento iniciou às 14h, no Blue Tree Towers Rio Poty. O objetivo é estabelecer uma maior cooperação política, econômica e social para alavancar o crescimento da região.

O encontro debate pautas sobre educação e a mediação tecnológica para a criação da Universidade Aberta do Nordeste; missão especial com União Europeia; criação de um escritório do Consórcio na China para negócios e atração de investimentos para a região, além do desenvolvimento do turismo e ações de preservação ambiental.

O Consórcio Nordeste foi criado em abril de 2019, a partir de assinatura de protocolo de intenções entre os nove estados que compõem a região, para a atuação em nove áreas prioritárias: desenvolvimento econômico; infraestrutura; meio ambiente; articulação política, jurídica e institucional; desenvolvimento social; ciência, tecnologia e inovação; segurança pública; desenvolvimento da gestão; comunicação pública e estatal.

Secretário de Cultura deixa cargo após censura de Bolsonaro para produções LGBT

“EU NÃO CONCORDO COM A COLOCAÇÃO DE FILTROS EM QUALQUER TIPO DE ATIVIDADE CULTURAL”, DISSE PIRES. FOTO: CLARA ANGELEAS / SECRETARIA CULTURA

Henrique Pires, secretário especial de Cultura (SEC) do governo de Jair Bolsonaro, anunciou nesta quarta (21) sua demissão do cargo após o anúncio feito pelo ministro da Cidadania, Osmar Terra, de que está suspenso o edital que previa a produção de séries com temáticas LGBT na TV Pública. Pires considerou a decisão, tomada a pedido de Bolsonaro, como censura e disse que não podia mais continuar no Governo.

“Isso [o edital que foi suspenso] é uma gota d’água, porque vem acontecendo… E tenho sido uma voz dissonante interna. Eu tenho o maior respeito pelo presidente da República, tenho o maior respeito pelo ministro, mas eu não vou chancelar a censura”, disse Pires ao G1.

Pires considerou ainda que a decisão é uma afronta à Constituição. “Eu não concordo com a colocação de filtros em qualquer tipo de atividade cultural. Não concordo como cidadão, e não concordo como agente público, você tem que respeitar a Constituição”, afirmou.

O agora ex-secretário foi nomeado no início do ano pelo ministro Osmar Terra para ocupar o posto, que correspondia ao setor cultural do Ministério da Cidadania – criado a partir da fusão do Ministério da Cultura, do Desenvolvimento Social (MDS) e do Esporte. Pires atuou como chefe de gabinete do extinto MDS enquanto Terra era titular da pasta na gestão de Michel Temer.

Fórum

Ação do MPRN requer fim de acordo judicial que permitiu troca de terrenos entre Prefeitura e advogado em Mossoró

O ACORDO PERMITIU A EFETIVAÇÃO DA TROCA DE ALGUNS TERRENOS SITUADOS NA AV. RIO BRANCO E ÁREAS PRÓXIMAS, PASSADOS PELA PREFEITURA DE MOSSORÓ PARA O ADVOGADO

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio da 19ª Promotoria de Justiça da comarca de Mossoró, ajuizou uma ação civil pública com pedido de liminar para declarar a nulidade de um acordo homologado judicialmente no ano de 2013, entre a Prefeitura de Mossoró, o advogado Diógenes da Cunha Lima e a Central Park Incorporadora Ltda.

O acordo permitiu a efetivação da troca de alguns terrenos situados na Av. Rio Branco e áreas próximas, passados pela Prefeitura de Mossoró para o advogado. Por outro lado, a empresa cedeu ao município de Mossoró um terreno localizado na Avenida Cunha da Mota, que posteriormente foi doado pelo município para o funcionamento de uma empresa de telemarketing. Para a 19ª Promotoria de Justiça, a celebração e homologação do acordo fere não apenas o patrimônio público em seu aspecto financeiro, como também no sentido imaterial.

A área atingida integra o Corredor Cultural de Mossoró, importante patrimônio histórico-cultural do município, que se estende do bairro Santa Delmira, atravessa a Avenida Rio Branco – área central da cidade – e vai até o bairro Belo Horizonte. Na ação, o MPRN requer, como pedido liminar, que sejam suspensas eventuais licenças emitidas para a construção de qualquer empreendimento na área transacionada. Outra medida é que seja determinada a proibição da realização de qualquer edificação, benfeitorias, ampliação, nos imóveis dos particulares já edificados na área desta ação, ou seja, relativa ao acordo realizado entre as partes, até a solução da demanda. 

Outro pedido do MPRN é a declaração e o reconhecimento da nulidade do acordo firmado entre as partes, com a consequente retificação dos registros dos imóveis para que a posse e a propriedade passem a ser registradas em nome do Município de Mossoró. A ação pede ainda o reconhecimento da desapropriação indireta ocorrida no prédio localizado à Av. Cunha da Mota, onde atualmente funciona a empresa AeC Contact Center, devendo o Município de Mossoró indenizar, em dinheiro, a antiga proprietária, que é a empresa Central Park Incorporadora, entre outras medidas.

Confronto entre policiais e criminosos termina com mortos e feridos na Moema Tinoco

O CARRO UTILIZADO PELOS CRIMINOSOS FICOU MARCADO POR BALAS. FOTO: REPRODUÇÃO/REDES SOCIAIS

Quem passava pela avenida Dr. João Medeiros Filho no encontro com a avenida Moema Tinoco por volta das 15h20, nesta quarta-feira, 21, se deparou com o final de uma perseguição policial a um veículo modelo Celta de cor branca com quatro criminosos à bordo.

O clima foi de pânico já que em um dos pontos mais movimentados da região norte ocorreu uma grande troca de tiros entre policiais e criminosos. Foi possível ver carro na contramão, ônibus atravessando na pista querendo voltar no sentido oposto com passageiros se jogando no piso do coletivo.

Durante a perseguição, os ocupantes do carro de passeio foram alvejados em confronto com a Força Tática do 4°Batalhão. Os criminosos foram socorridos logo em seguida para hospitais da região. Dois criminosos morreram morreram.

O trânsito segue com lentidão no trecho mas o clima já está tranquilo.

Com informações: Via Certa Natal

Polícia Civil prende dupla com arma e veículo roubado em Macaíba

COM OS SUSPEITOS, OS POLICIAIS APREENDERAM UMA ESPINGARDA CALIBRE 12, SEIS MUNIÇÕES CALIBRE 12. FOTO: DIVULGAÇÃO

Policiais civis da Delegacia Municipal de Macaíba, com apoio de policiais militares, prenderam em flagrante, na manhã desta quarta-feira (21), João Victor Ribeiro de Lima, 19 anos, e Heloísa Ingrid de Araújo Silva, 19 anos. A prisão ocorreu no bairro Vila São José, no município de Macaíba.

Com os suspeitos, os policiais apreenderam uma espingarda calibre 12, seis munições calibre 12, uma motocicleta com registro de roubo e com a placa adulterada. Eles foram autuados pelos crimes de receptação, posse ilegal de arma de fogo e adulteração de sinais identificadores de veículos. Durante as diligências, dois adolescentes foram apreendidos.

UMA MOTOCICLETA COM REGISTRO DE ROUBO E PLACA ADULTERADA TAMBÉM FOI APREENDIDA. FOTO: DIVULGAÇÃO

Segundo as investigações, eles são suspeitos de integrarem uma quadrilha responsável pela realização de uma série de roubos na zona rural da cidade e costumam agir com violência nas ações criminosas. Durante as diligências, um dos homens integrantes do grupo teria efetuado disparos de arma de fogo contra os policiais e conseguiu fugir do local.

João Victor Ribeiro e Heloísa Ingrid de Araújo foram conduzidos até a delegacia e encaminhados ao sistema prisional, onde ficarão à disposição da Justiça. A Polícia Civil pede que a população continue enviando informações de forma anônima, através do Disque Denúncia da Polícia Civil 181 ou do Disque Denúncia/Whatsapp da Delegacia Municipal de Macaíba, por meio do número: (84) 98114-4042.

Escola de Natal traz a cultura popular para a sala de aula e homenageia o bairro da Redinha

O CEI MIRASSOL, REALIZOU O XLVIII ENCONTRO DE SABERES E FAZERES POPULARES”, ATRAINDO PARA O COTIDIANO DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL ASPECTOS DA CULTURA BRASILEIRA

Com o objetivo de incentivar seus alunos a compreenderem o valor das manifestações culturais populares, uma das principais escolas particulares de Natal, o colégio CEI Mirassol, realizou o  “XLVIII Encontro de Saberes e Fazeres Populares”, atraindo para o cotidiano dos estudantes do ensino fundamental aspectos da cultura brasileira, como o folclore, por  exemplo. O projeto, que teve como subtema “Redinha: de sabores e saberes!“, buscou priorizar as manifestações folclóricas e culturais, dando destaque ao Nordeste, especialmente ao Rio Grande do Norte.
 
Esse ano, o encontro ocorrido entre os dias 14 e 16 de agosto, foi incrementado com apresentações culturais dos alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, além da realização de uma feirinha de artesanato no pátio da escola, que permitiu que artistas locais pudessem expor e comercializar seus trabalhos.

O bairro da Redinha foi o escolhido para ser homenageado pois conta com um lirismo peculiar, já que sempre abrigou os poetas, artistas e artesãos, assim como as festas populares, a fé e as lendas que povoam o imaginário coletivo. A partir de 2019, a  popular “ginga com tapioca”, uma culinária típica da Redinha, tornou-se por lei “Patrimônio imaterial” do Rio Grande do Norte.

“Esse encontro tem o objetivo de ressaltar a importância das manifestações culturais regionais para a formação intelectual dos alunos do Ensino Fundamental I. Através das atividades de pesquisas realizadas em sala de aula sobre aspectos teóricos da cultura e arte popular da Redinha, eles colocam em prática as descobertas e retratam ao público presente apresentações de dança (ciranda, pastoril, bumba), tribos indígenas como também a confecção de cordéis criados pelos próprios alunos. O resultado de tudo isso é a proliferação do conteúdo das manifestações artísticas pesquisadas”, explica a  coordenadora do Fundamental I, Fabiola Morais.