SELO BLOG FM (4)

Categoria: agosto 14, 2019

ALERTA: RN tem quatro casos suspeitos de sarampo; no Brasil há 1.226 quadros confirmados

OS SINTOMAS INICIAIS APRESENTADOS PELOS PACIENTES SÃO: FEBRE ACOMPANHADA DE TOSSE PERSISTENTE, IRRITAÇÃO OCULAR, CORIZA E CONGESTÃO NASAL E MAL ESTAR INTENSO. FOTO: DIVULGAÇÃO: MINISTÉRIO DA SAÚDE

Depois de confirmar o primeiro caso de sarampo em 19 anos, o Rio Grande do Norte está com outras quatro suspeitas da doença. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap-RN), um caso é considerado provável e outros três ainda estão sendo investigados. Até o momento, um caso foi confirmado no Estado. O paciente diagnosticado é do sexo masculino e tem 54 anos. Com histórico de viagem recente para o município de São Paulo – no período de 07 a 11 de julho – o paciente foi avaliado pelo médico infectologista e o material necessário foi coletado e encaminhado para análise, com a confirmação vindo dias depois.

O caso provável é de uma criança de um ano e seis meses, que está internada no Hospital Maria Alice Fernandes, na zona Norte de Natal, desde o último domingo (11). Segundo Alessandra Lucchesi, Subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Coordenação de Promoção à Saúde, o primeiro exame feito na menina atestou o vírus do sarampo. No entanto, a suspeita só será confirmada após o resultado de um segundo teste realizado no Rio de Janeiro.

“O caso provável ainda não é confirmado. Ele tem um dos exames reagentes para o sarampo, mas falta o outro procedimento relacionado as outras secreções que foram enviadas para análise no laboratório de referência nacional”, destacou Alessandra.

A menina é natural de Tibau do Sul, no litoral Sul potiguar, e não teve contato com o paciente do único caso confirmado até agora. No entanto, o pai dela, de 19 anos, está entre as pessoas investigadas, mas as amostras coletadas ainda estão em análise, conforme informou a Sesap. “A gente acredita que o pai foi o possível transmissor para a filha.”

Segundo a secretaria, ela não está mais no período em que pode transmitir a doença, mas ainda segue no hospital pois ainda necessita de acompanhamento médico.

Outros casos investigados

Os outros dois casos ainda em investigação foram relatados em Macaíba, em um menino de 6 anos, e em Extremoz, em uma moça de 19 anos. De acordo com a Sesap, em ambos os casos, os testes iniciais indicaram reagentes de sarampo e também de outros vírus.

“Todo caso suspeito demanda uma investigação. Então, casos em investigação são todos aqueles que apresentaram sintomatologia suspeita para sarampo. Foram pessoas que apresentaram manchinhas vermelhas na pele, associadas à febre e outros sintomas – coriza, conjuntivite, tosse ou manchinhas na mucosa da boca”, disse Alessandra.

Situação no Brasil

O Ministério da Saúde contabilizou até o momento 1.226 casos da infecção entre 12 de maio e 3 de agosto. Do total, 1.220 estão concentrados em SP, 4 no Rio, 1 na Bahia e outro, no Paraná. Há ainda 6.678 casos em investigação. Desde o início do ano, foram confirmados 1.322 pacientes com a infecção, 95% dos quais nos quatro Estados que atualmente estão em situação de surto. A estratégia atual do governo é realizar vacinações de bloqueio, em que pessoas que tiveram contato com suspeitos de ter a infecção são imunizadas.

Atenção aos sintomas!

Os sintomas iniciais apresentados pelos pacientes são: febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular, coriza e congestão nasal e mal estar intenso. Após estes sintomas, há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias.

Comissão do Senado endurece pena para motorista alcoolizado que matar no trânsito; pena pode ser de até 5 anos

O PROJETO APROVADO PROÍBE A SUBSTITUIÇÃO DA PENA PRIVATIVA DE LIBERDADE POR PENAS RESTRITIVAS DE DIREITOS, AS CHAMADAS PENAS ALTERNATIVAS

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado aprovou nesta quarta-feira, 14, o endurecimento da pena para o motorista alcoolizado que matar no trânsito sem intenção. Como o projeto é terminativo, ele segue direto para a Câmara.

O projeto aprovado proíbe a substituição da pena privativa de liberdade por penas restritivas de direitos, as chamadas penas alternativas, a quem for condenado por homicídio culposo e lesão corporal culposa no trânsito, quando o motorista estiver sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa.

Atualmente, o Código Brasileiro de Trânsito diz que praticar homicídio culposo na direção é crime sujeito a detenção de 2 a 4 anos, além de suspensão ou proibição de se obter permissão ou habilitação para veículo automotor. Se o condutor estiver sob influência de álcool ou de outra substância psicoativa que cause dependência, a pena aumenta para de 5 a 8 anos.

No caso de lesão corporal culposa na direção, a pena é de detenção de 6 meses a 2 anos, além da suspensão ou proibição de se obter permissão ou habilitação. Se o motorista estava sob influência de álcool, também há aumento de pena. A reclusão passa a ser de 2 a 5 anos.

O que o projeto aprovado no Senado determina é que, quando se tratar desses dois crimes, não se aplica o que diz um decreto de 1940, segundo a qual a pena restritiva de liberdade para um crime culposo pode ser substituída por penas alternativas.

“O que em um primeiro momento fora interpretado como um avanço na legislação de trânsito, traduziu-se posteriormente em verdadeiro quadro de impunidade, visto que a legislação vigente, ao prever exclusivamente a modalidade culposa dos crimes em tela, passou a limitar a atuação de magistrados”, argumenta o senador Fabiano Contarato (Rede-ES), autor da proposta. (FolhaPress SNG).

Jornal do Brasil

Com 188 páginas vazias, livro “Por Que Bolsonaro Merece Respeito, Confiança & Dignidade?”, não vendeu nenhum exemplar

Viralizou nas redes sociais uma postagem sobre o livro “Por Que Bolsonaro Merece Respeito, Confiança & Dignidade?”, disponibilizado no site da Amazon por R$ 39,64. Isso porque o título recebeu quase 200 reclamações: a publicação conta com duas páginas de texto e 188 laudas em branco.

O autor da obra é estudante de Literatura e Estudos Culturais na Georgetown University. O gaúcho Willyam Thums tem 30 anos, vive em Washinton DC, e diz que foi pego de surpresa com os comentários sobre seu livro. “Eu fiz esse livro do Bolsonaro como uma sátira, mas esses comentários são até caluniosos, porque ninguém nunca comprou o livro”, diz o autor.

Willyam publicou o livro na página da Amazon em março e diz que o tirou do ar logo depois. No momento em que a página com as revisões viralizou o conteúdo constava como indisponível. “Nunca recebeu nenhum pedido (o livro), nem eu tenho”, afirma.

Um comentário que consta como ‘compra verificada’ no dia 4 de junho alerta sobre o conteúdo do livro. O suposto comprador diz que adquiriu a obra para pesquisa de doutorado e acusou o escritor de enganar o leitor. “Ironia política do autor”, diz a revisão.

O escritor, no entanto, diz que nunca recebeu recibo desta compra. A repercussão repentina assustou e divertiu o autor do livro de páginas em branco. “É muito divertido esse tanto de acesso e tanto fluxo de uma coisa que ninguém leu. As pessoas estão fazendo comentário e revisão de um livro que foi retirado em março”, comenta.

A maior parte dos comentários data desta quarta-feira, logo após divulgação em uma página do Facebook. Na página da Amazon, há um aviso: “ATENÇÃO: [Livro Sátira] Este livro possui apenas 2 páginas escritas e 188 páginas em branco”. O texto, no entanto, não foi incluído pelo autor. 

Sobre as páginas em branco, Willyam é sucinto: “É uma sátira e uma ideia que deixa aberta ao leitor, faz uma pergunta que não tem resposta, porque é ambígua. A resposta sobre a pergunta do livro são as páginas em branco, então você interpreta como quiser”, responde rindo o autor ao ser questionado sobre qual seria sua própria resposta à pergunta que propõe no título.

O texto que antecede as páginas também é direto: “Este livro, resultado de incansáveis horas de trabalho, oferece um viés exclusivamente imparcial sobre os inegáveis méritos do Presidente Jair Bolsonaro como figura mais importante, respeitável e digna do Brasil contemporâneo. Cabe ao leitor, após análise crítica e minuciosa, refletir sobre as falsas acusações fabricadas física e virtualmente sobre o insigne Chefe de Estado brasileiro – exemplo maior das qualidades que o nosso grandioso e forte Brasil tem a oferecer. Mais que somente o título deste livro, proponho que você, célebre leitor, responda: Por que Bolsonaro merece respeito, confiança & dignidade?”.

Procurada, a Amazon afirmou que não vai comentar e que os clientes podem devolver qualquer produto comprado em até 30 dias. Não confirmou se de fato o livro foi vendido, nem quando foi tirado do ar.

ÉPOCA

Comissão de Assuntos Especiais aprova projeto que libera FGTS para saúde e educação

AUTOR DO PROJETO, SENADOR STYVENSON VALENTIM, AO LADO DA RELATORA, SENADORA MAILZA GOMES, E DA SENADORA ZENAIDE MAIA. FAVORÁVEIS À PROPOSTA, REJEITARAM SUGESTÃO DO GOVERNO DE ADIAR A VOTAÇÃO. MARCOS OLIVEIRA/AGÊNCIA SENADO

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou nesta quarta-feira, 14, o Projeto de Lei nª 1.540 de 2019, de autoria do senador Styvenson Valentim (Pode-RN), que permite sacar parte do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para custear cirurgias eletivas fundamentais à saúde e custos com formação superior. “Quero agradecer a relatoria da senadora Mailza, pela sensibilidade. Este projeto visa dar maior suporte aos trabalhadores que estão à espera numa fila de cirurgia eletiva, diante de uma impossibilidade, de uma insuficiência ou baixa produtividade de resposta do SUS”, defendeu Styvenson.

A relatora do projeto, senadora Mailza Gomes (Progressistas-AC), que deu parecer favorável ao texto enfatizou ainda que não foi apresentada nenhuma emenda no prazo regimental. “A matéria harmoniza-se com as normas vigentes. O projeto buscar amparar dois eixos basilares: saúde e educação. Consideramos meritória a iniciativa. Não permitir que o trabalhador utilize o FGTS para pagar custos considerados por ele de grande importância, é negligenciar seu direito”, observou a senadora acreana. A base do governo no Senado propôs uma audiência para discutir o assunto, mas a maioria dos senadores integrantes da CAS não concordou. “O dinheiro é do trabalhador e eu acredito que é meritório que a gente possa votar, sem necessidade de uma audiência pública que vai acabar procrastinando um direito”, ponderou o senador Eduardo Girão (Pode-CE).

O argumento do senador cearense foi apoiado por outros colegas. “Ter acesso a esse recurso significa ter as condições de efetivar cirurgias necessárias à saúde do trabalhador. Postergar a decisão sobre esse tema é um ato insensível”, ressaltou o senador Rogério Carvalho (PT-SE). “No que tange ao saque do FGTS para cuidar da saúde, acho possível que seja feito e sem necessidade de uma audiência”, afirmou o senador Otto Alencar (PSD-BA). Colocado em votação, o requerimento foi rejeitado. Por ser terminativo, se não for apresentado recurso para análise do plenário, o projeto segue para apreciação na Câmara dos Deputados.

Tentativa de adiamento

Durante a discussão do projeto, o senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) subscreveu requerimento do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) para realizar audiência pública sobre o tema. No entanto, o requerimento foi visto como tentativa de adiar a aprovação do projeto e foi criticado pelos senadores Styvenson Valentim, Eduardo Girão (Podemos-CE), Rogério Carvalho (PT-SE), Zenaide Maia (Pros-RN) e Otto Alencar (PSD-BA).

“Com todo o respeito ao governo, mas me parece uma incoerência. Libera-se para aquecer a economia, mas para a questão da saúde, para fazer cirurgia, para cuidar da sua saúde, não se libera. Então não me parece coerente. Estamos aqui na Comissão de Assuntos Sociais, uma comissão que se preocupa com as questões sociais, então eu acredito que é meritório que a gente possa votar aqui hoje sem necessidade de audiência pública, que vai acabar procrastinando o direito do trabalhador”, afirmou.

Se não houver recurso para votação pelo Plenário do Senado, o PL 1.540/2019 será enviado, em seguida, à Câmara dos Deputados.

Com informações: Agência Senado

Tradicional Festa do Bode de Mossoró começa nesta quinta

DURANTE A 21ª FESTA DO BODE, TAMBÉM ACONTECERÁ O LANÇAMENTO OFICIAL DO SELO DE INSPEÇÃO SANITÁRIA DO BRASIL (SISB)

Mossoró abriga a partir desta quinta-feira, dia 15, a 21ª Festa do Bode, reunindo cerca de 1.200 animais, entre bovinos, caprinos, ovinos e equinos, no Parque de Exposições Armando Buá. O evento é uma realização do Governo do RN, por meio da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca – Sape, Prefeitura Municipal de Mossoró e Associação Norte Rio Grandense de Criadores de Ovinos e Caprinos – Ancoc. A tradicional festa conta ainda com o apoio do Projeto Governo Cidadão, via empréstimo do Banco Mundial. A expectativa é que mais de 60 mil pessoas transitem no Parque nos próximos dias 15, 16 e 17.

“A Festa do Bode é a segunda maior exposição agropecuária do nosso Estado, ficando atrás somente da Festa do Boi. Já consolidada no calendário de eventos como uma excelente oportunidade de realização de negócios, não só no campo da agropecuária, mas também no comércio, turismo e serviços. Importantes cursos e oficinas vão levar capacitação ao pequeno e médio trabalhador do campo, ampliando seus conhecimentos na utilização do leite e melhor aproveitamento das carnes”, enfatiza o secretário de Agricultura, Guilherme Saldanha.

A grande novidade desta edição é a 1ª ExpoSindi, uma exposição de gado bovino da raça Sindi, puro de origem, com aproximadamente cem animais. Outro evento dentro da programação acontecerá no sábado (17), o Leilão Terra da Liberdade, com curral de negócios de caprinos, ovinos, bovinos e equinos. A programação inclui ainda julgamento de animais, torneio leiteiro, concurso de culinária, cursos, palestras, oficinas, feira de artesanato, espaço gastronômico, seminários, apresentações artísticas e culturais, estação tecnológica, entre outras atividades.

Outros órgãos do Governo do RN, também participam do evento, com demonstrações de produtos e serviços aos visitantes, como a Emparn, Idiarn, Emater e Sedraf. Instituições financeiras com a Agência de Fomento do RN – AGN, o Banco do Brasil, o Banco do Nordeste e Caixa Econômica Federal estarão oferecendo condições de créditos especiais para os produtores.

Durante a 21ª Festa do Bode, também acontecerá o lançamento oficial do Selo de Inspeção Sanitária do Brasil (SISB), que é um certificado de qualidade, seguindo parâmetros e técnicas em nível municipal. Mossoró será o primeiro município do Nordeste a se integrar ao SISB, o que vai facilitar a comercialização, em nível nacional, de produtos de origem animal e vegetal produzidos na cidade.

A abertura oficial da 21ª Festa do Bode está prevista para a sexta-feira (16), às 19h, com a presença de autoridades, produtores e criadores rurais e sociedade civil. Confira toda programação oferecida.

PROGRAMAÇÃO DOS CURSOS E PALESTRAS – 21ª FESTA DO BODE

Os cursos e oficinas serão realizados no Parque de Exposições Armando Buá e os seminários na Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa). As inscrições podem ser feitas através do telefone: 3315-5189, das 7h às 13h.

CURSOS
15/08 (quinta-feira), das 7h às 11h / 13h às 17h
Consultoria Tecnológica e Treinamento em Processamento de Carnes Caprina,
Ovina e Suína. Turma I (08 horas) – 15 vagas
Instrutor: Francisco Hélio Andrade da Silva (Senai/Sebrae).

15/08 (quinta-feira), das 8h às 12h / 14h às 18h
Estratégias para a valorização de Carne e derivados de Caprinos e Ovinos (20 horas) – 20 vagas
Instrutores: Dra. Débora Andréa Evangelista Façanha; Dra. Jacinara Hody Gurgel Morais Leite; e MSc. Wallace Sóstene Tavares da Silva (Ufersa).

OFICINAS
15/08 (quinta-feira), das 8h às 12h
Painel de Custos de Produção de Caprinos e Ovinos
Instrutores: Cícero Cartaxo de Lucena (Embrapa Caprinos e Ovinos); e Klinger Aragão Magalhães (Embrapa Caprinos e Ovinos) – 15 vagas (agricultores).

16/08 (sexta-feira), das 7h às 11h / 13h às 17h
Consultoria Tecnológica e Treinamento em Processamento de Carnes Caprina,
Ovina e Suína. Turma II (08 horas) – 15 vagas
Instrutor: Francisco Hélio Andrade da Silva (Senai / Sebrae).

PALESTRAS
16/08 (sexta-feira), das 8h às 12h – 200 vagas

Cadeia produtiva da ovinocaprinocultura

O reuso da água na produção de forragem para ovinos e caprinos. Dr. Miguel Ferreira Neto, Engo Agrônomo, professor da Ufersa

Principais enfermidades em caprinos e ovinos. Dr. Carlos Henrique de Souza, Médico veterinário, educador do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/RN), consultor terceirizado do SEBRAE, cooperado da Cooperativa de Serviços Técnicos do Agronegócio e médico veterinário da Prefeitura Municipal do Alto do Rodrigues.

Mineralização para ovinos e caprinos: necessário para produção animal. Vitor Lucas de Lima Melo. Zootecnista, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Produção Animal da Ufersa.

O potencial do cordeiro no desenvolvimento mercadológico da ovinocultura no Nordeste. Eng. Agrônomo, professor aposentado da Ufersa

16/08 (sexta-feira), das 14h às 16h – 200 vagas

Desenvolvimento rural

Mercado institucionais, uma nova proposta de comercialização para os produtos da Agricultura Familiar. Fagner Brito, Engenheiro Agrônomo e Analista em Extensão Rural.

A importância da adesão dos serviços de inspeções municipais dos produtos de origem animal, ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – SISBI. Roberto Carlos Razera Papa, Superintendente Federal da Agricultura no Estado do Rio Grande do Norte – SFA/RN.

Sistemas de informações Geográficas como ferramenta de planejamento para o manejo da Meliponicultura. Victor Hugo Pedraça Dias, Engenheiro Agrônomo, Mestre em Ciência Animal e Analista em Extensão Rural.

Programa Estadual de produção e conservação de forragem. Marcos Fábio de Oliveira Pereira, Assistente em Extensão Rural.

PROGRAMAÇÃO TÉCNICA – ANCOC
15/08 (quinta-feira)
Até 12h: Entrada dos animais que vão a julgamento
A partir das 13h: Admissão Zootécnica

16/08 (sexta-feira)
A partir das 09h: Início dos julgamentos
A partir das 19h: Abertura Oficial da 21ª Festa do Bode

17/08 (sábado)
A partir das 09h: Continuidade dos julgamentos

18/08 (domingo)
Liberação dos animais
Jurados
Caprinos: Rodrigo Padilha (RN)
Ovinos: Clécio (CE)

PROGRAMAÇÃO CULTURAL
15/08 – Augusto Silva e Forró dos Três.
16/08 – Forrozão Puxa Papai e Alyne e Dayvid.
17/08 – Nilson Viana e Forró com Ela.

Viúva de Marielle e escritor cubano visitam Lula em Curitiba nesta quinta

A VISITA DE MONICA BENICIO É EM SOLIDARIEDADE AO LÍDER PETISTA, PRESO HÁ 16 MESES. FOTO: REPRODUÇÃO

O ex-presidente Lula receberá nesta quinta-feira (15) a visita de Monica Benicio, viúva de Marielle Franco. Ela estará acompanhada do escritor cubano Leonardo Padura. Ambos fazem visita de solidariedade a Lula, que há 16 meses está preso na sede da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, no Paraná.

A arquiteta Monica Benicio foi companheira da ex-vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ), assassinada há exatos 17 meses, em crime ainda sem solução. Recentemente, Monica denunciou que o ministro da Justiça, Sérgio Moro, se recusa a recebê-la. “Tentei contato por meio de assessores, mas nunca fui recebida por ele”, disse.

O escritor cubano Leonardo Padura é conhecido dos brasileiros principalmente por ser autor do livro “O homem que amava os cachorros”. “Simpatizo com ele (Lula) por sua história de vida e por tudo o que fez pelo país”, declarou.

Revista Fórum

NEPOTISMO: Prefeitura de Passa e Fica emprega parentes e MPRN recomenda rescisão de contrato de servidores

2ª PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE NOVA CRUZ APRESENTOU UMA LISTA COM 11 PESSOAS

Com o objetivo de combater o nepotismo, o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou ao Município de Passa e Fica que rescinda o contrato de trabalho de 11 servidores, caso ocupem cargos comissionados. As pessoas listadas, conforme apurado pela 2ª Promotoria de Justiça de Nova Cruz, apresentam algum tipo de vínculo familiar com integrantes da gestão municipal. A unidade ministerial levantou informações que os servidores beneficiados pelo nepotismo têm relação de parentesco (sobrinhos, noras, irmãos, cônjuges, mãe, filhos) com a vice-prefeita, com secretários, chefe de gabinete e controlador-geral do Município.  

O MPRN quer que o município exija dos atuais servidores comissionados, contratados e ocupantes de funções de confiança de Passa e Fica, o preenchimento de declaração de parentesco consanguíneo, em linha reta ou colateral, ou por afinidade até o terceiro grau com o prefeito, vice-prefeito, secretários municipais, procurador-geral do município, chefe de gabinete, qualquer outro cargo comissionado do referido município e vereadores.  

Além disso, foi recomendado que também façam uma análise individual dos eventuais casos de parentesco positivo, dando vista dos processos administrativos à Procuradoria Jurídica da Prefeitura de Passa e Fica para opinar sobre a legalidade da admissão ou da manutenção do agente público em questão.  O nepotismo é incompatível com o conjunto de normas éticas abraçadas pela sociedade brasileira e pela moralidade administrativa, por ser uma forma de favorecimento de parentes em detrimento da utilização de critérios técnicos para o preenchimento dos cargos e funções públicas de alta relevância. A prática constitui ofensa à eficiência administrativa necessária no serviço público, pois viola os princípios da moralidade, da impessoalidade e da eficiência.  

Confira aqui a recomendação.

MPRN

Prefeitura de Jardim do Seridó terá que explicar retirada de calçamento do centro histórico

O MINISTÉRIO PÚBLICO LOCAL ESTÁ COBRANDO INFORMAÇÕES SOBRE A OBRA, APÓS VEREADORES E A POPULAÇÃO RECLAMAREM QUE A INICIATIVA VAI DESFIGURAR O CENTRO HISTÓRICO. FOTO: REPRODUÇÃO/YOU TUBE/JOSÉ RICARDO SILVA DOS SANTOS

A Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó, no interior do Rio Grande do Norte, terá que prestar esclarecimentos sobre a obra de asfaltamento no centro da cidade para a qual lançou procedimento licitatório. O Ministério Público local está cobrando informações sobre a obra, após vereadores e a população reclamarem que a iniciativa vai desfigurar o centro histórico, cujo calçamento data de mais de 200 anos. O prefeito Amazan Silva (PSD) suspendeu a obra do afastamento enquanto responde aos questionamentos do órgão ministerial.

O líder da Oposição ao prefeito na Câmara Municipal, vereador Iron Júnior (PSB), conta que a área conhecida como Centro Histórico de Jardim do Seridó tem mais de 250 anos e o calçamento continua em boas condições estruturais e as ruas com fluxo organizado. “Não há defeito no calçamento. Além disso, o novo material, vai esquentar ainda mais a cidade e para a manutenção o custo será maior. A obra não preserva a história da cidade e esse investimento de R$ 250 mil poderia calçar umas cinco ou seis ruas da cidade que realmente precisam porque estão em péssimas condições”, relata o vereador.

A promotoria local do Ministério Público Estadual quer saber sobre como o processo licitatório está sendo realizado, além de informações sobre o impacto urbanístico e ambiental que deve ser causado pelo asfaltamento das ruas do centro da cidade na ordem urbanística do município. Segundo a assessoria do Ministério Público, ainda não foi emitido nenhuma recomendação porque o procedimento está em fase de análise, aguardando as informações da prefeitura no prazo de dez dias.