SELO BLOG FM (4)

Categoria: agosto 2, 2019

Apple leva tombo: vendas de iPhone caem 11,9%, enquanto rivais crescem

OS NÚMEROS APONTAM QUE O CONSUMIDOR TEM RESISTIDO MAIS A GASTAR COM IPHONES POR RAZÕES QUE PODEM ESTAR RELACIONADAS AOS PREÇOS ELEVADOS DOS PRODUTOS DA APPLE. FOTO: BRUNO DE BLASI/TECHTUDO

As vendas de iPhones levaram um tombo de 11,9% no segundo trimestre de 2019, de acordo com números da consultoria Counterpoint Research. A situação da Apple se agrava tendo em vista que rivais diretas tiveram bom desempenho: Samsung, Huawei e Xiaomi registraram crescimento no período. O caso da Huawei chega a surpreender, dado o impasse da gigante chinesa com o governo norte-americano.

A análise da Counterpoint não é isolada. A Strategy Analytics, outra consultoria dedicada a inteligência de mercado, também aponta uma queda na participação da Apple no total de vendas de celulares, estimando que os iPhones venderam 6,3% menos no período.

As duas análises acabam convergindo também no ranking global de maiores fabricantes, liderado pela Samsung, que hoje abocanha 21,3% do mercado. A Huawei fica em segundo lugar (15,8%), seguida da Apple em terceiro (10,1%), da Xiaomi em quarto (9%) e da Oppo, também chinesa, em quinto (8,1%).

Embora a metodologia das duas consultorias seja diferente, o que explica a discrepância nos números, as duas concordam no sentido geral: entre as quatro maiores fabricantes, a Apple foi a única a perder espaço no período, enquanto as rivais cresceram.

Os números apontam que o consumidor tem resistido mais a gastar com iPhones por razões que podem estar relacionadas aos preços elevados dos produtos da Apple, mas também com a forte competição com aparelhos apresentando nível avançado de recursos e tecnologia.

Ranking global

FabricanteUnidades vendidas (2º tri/2018)Unidades vendidas (2º tri/2019)VariaçãoParticipação de mercado
Samsung71,5 milhões76,6 milhões7,1%21,3%
Huawei54,2 milhões56,7 milhões4,6%15,8%
Apple41,3 milhões37,4 milhões-11,9%10,1%
Xiaomi32 milhões32,3 milhões0,9%9%
Oppo29,6 milhões29 milhões-2%8,1%

Além da forte queda da Apple, outro número que surpreende é o bom desempenho da Huawei, que mesmo envolvida numa séria crise com o governo americano e fornecedores, conseguiu crescer no período. Para a Counterpoint, a boa performance da marca chinesa é explicada por um bom desempenho no mercado chinês ao ponto de compensar as perdas no exterior.

TechTudo

Homem mata influenciadora digital a facadas após ela zombar de sua performance no sexo

A JOVEM DE 24 ANOS, FOI ENCONTRADA MORTA E SEM ROUPAS DENTRO DE MALA EM SEU APARTAMENTO. FOTO: REPRODUÇÃO

Um homem de 33 anos confessou ser o responsável pela morte da médica e influenciadora digital russa Yekaterina Semochkina, admitindo à polícia em Moscou que desferiu golpes de faca durante um ataque de fúria após ela ter zombado de seu desempenho sexual.

A jovem de 24 anos, que havia se formado recentemente na Universidade Médica de Pesquisa Nacional Russa, foi encontrada morta sem roupas dentro de uma mala em seu apartamento na capital do país no último sábado. O autor do crime, identificado como Maxim Gareyev, de nacionalidade britânica, foi preso. Daqui a dois meses, deve ocorrer um julgamento sobre o caso, de acordo com a imprensa local.

Investigadores indicam que a vítima teve relações sexuais momentos antes de ser esfaqueada ao menos cinco vezes nas áreas do pescoço e do peito.

Maxim, que foi visto deixando o edifício onde a jovem morava com toalhas sujas de sangue, alegou que ela o insultou por “não satisfazê-la sexualmente”, por não ser “tão rico quanto seus outros ficantes”, e por ter “zombado de sua aparência” e “falta de personalidade”. O autor do crime disse ainda que Yekaterina seria uma prostituta que também trabalhava como médica e que ele a teria pago cerca 130 libras por hora em troca de relações sexuais. Este encontro foi apontado como o segundo entre eles. A polícia, porém, investiga se havia um relacionamento mais íntimo por trás da história relatada. A informação de que ela seria uma garota de programa não foi confirmada pelos investigadores.

Pessoas próximas da vítima, cujo perfil no Instagram com diversas fotos de viagens e possui 108 mil seguidores, destacaram que ela havia relatado uma ameaça de morte no início do ano e que vinha sendo chantageada por alguém que tinha imagens íntimas suas.

“Primeiro conversamos, depois fizemos sexo”, disse Maxim em uma confissão em vídeo. “Antes e durante, ela fazia piadas, dizendo coisas ofensivas porque eu não tenho tanto dinheiro quanto os outros homens. E que eu não tenho personalidade. Depois (que fizemos sexo) ela continuou fazendo piadas sobre mim. Eu perdi o controle, peguei uma faca na cozinha, ela se virou e eu a acertei no pescoço”, acrescentou, dizendo que estava arrependido e que chorou depois do crime.

O Globo

Ônibus que transportava estudantes de Riacho de Santana RN capota e deixa feridos

FOTO: REPRODUÇÃO/WHATSAPP

Estudantes do município de Riacho de Santana, que participam do JERNS sofreram grave acidente no final da tarde desta sexta-feira, 2. Segundo informações, não oficiais, o pneu do ônibus que transportava os estudantes, furou e o motorista acabou perdendo o controle do veículo que capotou às margens da via. A tragédia aconteceu próximo ao município de Rafael Fernandes.

Motoristas que trafegavam pelo local e os próprios jovens ajudaram nos primeiros-socorros para retirar as pessoas feridas do transporte e deixá-los em segurança.

“Ficou insustentável”, afirma Ricardo Galvão, diretor do Inpe

NPE DIZ QUE NÃO VAI SE MANIFESTAR SOBRE O ASSUNTO. LUCAS LACAZ RUIZ/ ESTADÃO CONTEÚDO

O diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Ricardo Galvão, disse nesta sexta-feira, 2, que a situação dele ficou “insustentável” no cargo depois de atritos com o presidente Jair Bolsonaro sobre os dados que mostram alta do desmatamento da Amazônia. O Ministério de Ciência e Tecnologia informou mais cedo que ele será exonerado do cargo.

“Diante da maneira como eu me manifestei com relação ao presidente, criou um constrangimento, ficou insustentável e eu serei exonerado”, afirmou Galvão a jornalistas que estavam em frente ao ministério após a reunião dele com o ministro de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes.

O pesquisador estava no Inpe desde 1970 e cumpria mandato à frente do órgão até 2020. Ele deixa a direção do instituto após duas semanas de intenso bombardeio por parte do governo às informações do instituto que mostram que desde maio os alertas de desmatamento da Amazônia dispararam, atingindo em julho o número mais alto desde 2015 para um único mês. O desmatamento observado pelos alertas entre agosto do ano passado até 31 de julho é 40% maior do que o período anterior.

A polêmica começou com declarações de Bolsonaro no dia 19 passado, quando, em encontro com jornalistas estrangeiros, ele acusou os dados do Inpe de serem “mentirosos” e insinuou que Galvão estaria “a serviço de alguma ONG”. Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo no dia seguinte, o pesquisador reagiu afirmando que a atitude do presidente havia sido “pusilânime e covarde”.

Os dias seguintes foram marcados por várias outras manifestações de Bolsonaro questionando as informações e dizendo que elas prejudica a imagem do País. O presidente também afirmou que queria receber as informações antes de elas serem tornadas públicas. Pontes também endossou o chefe e afirmou que compartilhava o estranhamento sobre os dados. Ele convocou Galvão a dar explicações, mas a reunião entre os dois só aconteceu nesta sexta-feira.

Na quarta-feira, dia 31, técnicos do Inpe estiveram reunidos com Pontes e também com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, para explicar como é feito o monitoramento. Após a reunião, Salles admitiu pela primeira vez, desde o início do impasse, que o desmatamento está em alta na Amazônia, mas voltou a falar que havia problema com os dados, como uma suposta duplicação de alertas e desmatamentos mais antigos que estariam sendo vistos somente agora.

Para fazer tais afirmações, Salles comparou os dados do Deter, o sistema de detecção em tempo real do desmatamento, com imagens de um outro sistema, chamado Planet, que foram compradas pelo Ibama. Os técnicos do Inpe explicaram como funciona a coleta de informações, que servem para nortear as ações de fiscalização do Ibama, e reafirmaram sua transparência e correção.

Mas na quinta-feira, Salles, dessa vez ao lado de Bolsonaro, voltou a falar que havia inconsistências, que poderiam ter como significado uma alta menos significativa do que a mostrada. E disse que vai contratar um novo sistema de monitoramento.

Em nota após a entrevista coletiva, o Inpe disse que “reafirma sua confiança na qualidade dos dados produzidos pelo Deter”. Informou ainda que “os alertas são produzidos seguindo metodologia amplamente divulgada e consistentemente aplicada desde 2004” e que “é amplamente sabido que ela contribuiu para a redução do desmatamento na região amazônica, quando utilizada em conjunto com ações de fiscalização”.

Na nota, o órgão afirmou também que não teve acesso prévio à análise feita por Salles, mas que seus técnicos responderam a todas as questões apontadas na apresentação. “De antemão, o Inpe avalia que o estudo apresentado corrobora a metodologia do Deter, pois os alertas de desmatamento mostrados se tratavam de fato de áreas desmatadas. Qualquer comparação dos resultados do Deter com resultados de metodologias ou imagens distintas deve ser aprofundada, e requer uma avaliação mais completa.”

Após o encontro com Pontes nesta sexta-feira, Galvão disse que concordou com a decisão pela sua saída e que sua maior preocupação no encontro era que a crise não respingasse no Inpe. “Isso não vai acontecer. Discutimos em detalhes como vai ser a continuação da administração do Inpe.” Segundo o pesquisador, ele não precisou defender os dados o Inpe diante do ministro. “Ele concorda com os dados do Inpe, sabe como funciona.”

Estadão

Prefeitos e secretários vão participar de fórum que deve marcar nova fase do Mais RN

ASSESSOR TÉCNICO DA FIERN DIZ QUE FÓRUM SERÁ MARCO PARA UMA NOVA FASE DO MAIS RN, QUE PASSA A TER ÊNFASE TAMBÉM NO CRESCIMENTO ECONÔMICO DOS MUNICÍPIOS.

Os prefeitos do Rio Grande do Norte e os secretários da área de Desenvolvimento Econômico estarão no auditório da Casa da Indústria, sede da FIERN, na próxima quarta-feira, 7, para o encontro que deve marcar uma nova fase do Mais RN. Trata-se do Fórum “O Mais RN e o Desenvolvimento Municipal”, que será aberto, a partir das 9 horas, pelos presidentes da FIERN, Amaro Sales de Araújo, e da Federação dos Municípios do RN (Femurn), José Leonardo Cassimiro, e terá palestra do consultor José Bezerra Marinho.

“O Mais RN, para 2019 a 2022, tem a Agenda Potiguar, uma atualização deste extraordinário plano de desenvolvimento social e econômico do Rio Grande do Norte. Mas há necessidade de assegurar um contato mais próximo do Mais RN com aos governantes e gestores em nível municipal e estadual”, destaca José Bezerra Marinho.

Ele lembra que o Mais RN aponta caminhos, mas é fundamental a adesão dos governos e, por isso, é preciso uma ferramenta de comunicação dos agentes de desenvolvimento do estado e dos municípios com os investidores. Essa ferramenta vai ser assegurada, a partir de quarta-feira, com o lançamento de uma plataforma, integrada ao Portal da FIERN, por intermédio da qual os municípios vão informar suas características econômicas, oportunidades para investidores, diferenciais, atrativos, disponibilidade de recursos e potenciais.

“Nesta plataforma estarão não apenas informações sobre os recursos tradicionais, a vocação natural, a quantidade de mão de obra, a oferta de matéria prima, mas também a evolução do capital humano, a política de incentivo dos municípios, as ações de educação profissionalizante. Tudo isso, com a possibilidade da Prefeitura atualizar os dados sempre que tiver alguma informação nova ou adicional”, disse o consultor.

Assessor técnico do Departamento Econômico da FIERN, Pedro Albuquerque, diz que fórum será marco para uma nova fase do Mais RN, que passa a ter ênfase também no crescimento econômico dos municípios. “É uma iniciativa que abre a possibilidade de estimular o desenvolvimento municipal”, afirma.

O Mais RN terá, assim, mais uma ênfase. Neste ano, o plano de desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte por meio de ações que priorizam restaurar o equilíbrio fiscal, investimentos em infraestrutura, geração de emprego, além de melhoria do ambiente de negócios, completou cinco anos.

O estudo, lançado em 2014, foi atualizado no ano passado e mantém o direcionamento dos rumos do crescimento econômico, com o lançamento, na próxima quarta, da nova plataforma que busca integrar os potenciais dos municípios do estado.

Elaborado pela Macroplan Consultoria, a pedido da Federação das Indústrias do RN (FIERN), o MAIS RN é apresenta uma ampla agenda para o avanço econômico e promoção de investimentos que podem elevar a competitividade do RN. O estudo identificou, há cinco anos, quando foi lançado, 403 oportunidades de negócios em 15 segmentos, que representariam, segundo estimativa, em crescimento de 5% do PIB do Estado, em cinco anos.

Com informações: FIERN

São Paulo planeja apresentar Daniel Alves diante da torcida até a próxima quarta-feira

FOTO: DIVULGAÇÃO/SÃO PAULO

Após anunciar a contratação de Daniel Alves na noite da última quinta-feira, o São Paulo agora planeja a apresentação do lateral-direito. A tendência é de que aconteça no meio da semana que vem, provavelmente na terça ou na quinta à noite, no Morumbi, com presença da torcida.

Daniel Alves ainda está em Fortaleza, onde passa férias. Ele deve chegar a São Paulo no fim de semana para iniciar exames e trabalhos no clube tricolor. O São Paulo só voltará a jogar no dia 10 de agosto, no Morumbi, porque a partida contra o Athletico-PR foi adiada.

O São Paulo trabalha para definir os detalhes da apresentação, como a entrada da torcida no estádio. O clube pensa na ideia de arrecadar alimentos não perecíveis. Como o Corinthians joga na quarta-feira contra o Goiás, em Itaquera, o evento tricolor deve acontecer na terça ou na quinta para não haver encontro de torcedores rivais na capital paulista.

O São Paulo fechou com Daniel Alves até o fim de 2022. Aos 36 anos, o lateral estava livre no mercado após o fim do seu vínculo com o Paris Saint-Germain, da França, em junho. O jogador usará a camisa 10 tricolor.

Estadão Conteúdo

Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular promove Check-up Vascular com atendimento gratuito

Prevenção e saúde andam juntas. Pensando nisso, a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular – SBACV/RN realiza no dia 17 de agosto, no shopping Via Direta, o Check-up Vascular. A ação disponibiliza consulta individualizada e informações a respeito de doenças vasculares, como o AVC, a trombose e os aneurismas; problemas de circulação no geral, formas de prevenção e tratamento, orientação quanto aos sinais e sintomas estão entre as atividades da campanha. No ano passado, cerca de 800 pessoas receberam atendimento.

Medidas preventivas como parar de fumar, reduzir estresse, adotar uma dieta equilibrada com menos gordura, sal e açúcar, evitar bebidas alcoólicas e praticar exercícios físicos regularmente são algumas das principais precauções indicadas.

Com apoio institucional da FQM| Farma, Marinha do Brasil, Venosan – meias compressivas e realização da SBACV/RN, o Check-up é uma ação que envolve médicos angiologistas, cirurgiões vasculares e residentes da especialidade para promover atendimentos em prol da prevenção, detectando características que advirtam situações de risco e que acometam o sistema cardiovascular.

Fórum Potiguar de Cultura promove encontro com setores culturais da Região Metropolitana de Natal

Representatividade para Decisões Compartilhadas será o tema do VII Fórum Potiguar de Cultura, que chega a sua sétima edição no município de Extremoz, nos dias 03 e 04 de agosto, com o objetivo de mobilizar a Região Metropolitana de Natal em torno do debate sobre a Cultura. A programação contará, no sábado, com um Encontro de Gestores da Região Metropolitana de Natal para confrontar a realidade de cada cidade, discutir planos e prosseguir de forma integrada para realização de ações estruturantes para a região. 

No domingo, as atividades serão focadas no tema Conselho Estadual de Políticas Culturais e Câmaras Setoriais. Pela manhã será feita a entrega da minuta do Projeto de Lei para Criação do Conselho Estadual de Políticas Culturais a diversos representantes políticos, seguido do painel: “O papel do Conselho no Sistema de Financiamento à Cultura” com os convidados: Tereza de França (Presidente do Conselho Estadual de Políticas Culturais de Pernambuco), Berg Bezerra (Di retor-presidente da Fundação Cultural Mestre Dadá – Janduís/RN) e Crispiniano Neto (Diretor da Fundação José Augusto). Na parte da tarde, a atividade seguirá com a formação grupos de articulação para revisão e atualização da Cartilha de Diretrizes Setoriais para Cultura, construída em 2011, no primeiro encontro do fórum. 

Sobre o Fórum 

Criado em 2011, o Fórum Potiguar de Cultura é uma organização da sociedade civil com participação de artistas, produtores, redes setoriais, grupos e movimentos culturais, que têm se proposto a ser um espaço para dialogar questões relacionadas à produção, gestão e política cultura no âmbito estadual.

Na trajetória de 8 anos o Fórum Potiguar de Cultura construiu quatro documentos orientados para melhores políticas públicas para a cultura do Rio Grande do Norte, são eles: Cartilha de Diretrizes Setoriais para Cultura (2011), Minuta de Projeto de Lei para Implementação do Sistema Estadual de Financiamento à cultura (2016), 22  Diretrizes para Cultura do RN (2018), Minuta de Projeto de Lei para Criação do Conselho Estadual de Políticas Públicas (2019).

Os documentos fazem parte de um contexto amplo sendo cada um deles direcionados a um foco. As diretrizes, por exemplo, são dedicadas a ações possíveis e concretas relacionadas ao desenvolvimento do Estado com investimento na Cultura. O conselho de Cultura é uma forma de garantir um controle social para a construção e a manutenção operacional das diretrizes. E a lei do sistema de financiamento para Cultura é uma forma de tornar mais democrático com maior acesso e fazendo com que os recursos financeiros cheguem a todos os municípios de maneira transparente e com equidade. 

PROGRAMAÇÃO VII FÓRUM POTIGUAR DE CULTURA

Tema: Representatividade para Decisões Compartilhadas – Conselho Estadual de Políticas Culturais e Câmara Setorial
Local: CEEP – Extremoz – Rua Hortência, 117 – Jardins de Extremoz II

03/08 – Sábado
Encontro de Gestores da Região Metropolitana de Natal 
09h às 16h –  Pauta: Sistema Municipal de Cultura 

04/08 – Domingo
08h30 – Credenciamento/ Apresentação
09h –  Mesa de Abertura
Entrega da minuta do Projeto de Lei para Criação do Conselho Estadual de Políticas Culturais aos presentes
09h30 – Painel: O Papel do Conselho no Sistema Estadual de Cultura com
Tereza de França (Recife/PE), Berg Bezerra (Janduís/RN) e Crispiniano Neto (Natal/RN)
12h – Almoço
14h – Grupos de Articulação: Câmaras Setoriais 
18h – Encerramento 

A atividade é aberta e gratuita. Para participar basta  se inscrever no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdRi2imY6alEkDM7I39xcqBVHjhN1gY2v6769x3VMLXojgoFg/viewform