SELO BLOG FM (4)

Categoria: julho 23, 2019

Projeto Jovem Senador abre inscrições para alunos da rede estadual de ensino em todo o Brasil

Escolas públicas de ensino médio de todo o país receberam kits do Projeto Jovem Senador que estão com inscrições abertas até o próximo dia 16 de agosto. A inscrição é efetivada na entrega da redação e dos documentos necessários nas secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal. O tema do projeto Jovem Senador deste ano é “ORÇAMENTO PÚBLICO: SUA PARTICIPAÇÃO TEM VALOR”. O Kit para as inscrições, enviado pelos Correios, também pode ser acessado no site do projeto.

“Eu gostaria que muitos jovens do meu estado fizessem parte desse importante projeto. Terei alegria em recebe-los em Brasília e mostrar como funciona o Senado Federal e como é o dia de trabalho de um senador. O tema deste ano, que trata de orçamento público, é fundamental para que toda a comunidade escolar reflita sobre a necessidade de saber o que está sendo feito com o dinheiro de seus impostos”, destacou o senador potiguar, Styvenson Valentim ao falar sobre o Projeto.

Sobre o Projeto

O Jovem Senador existe desde 2011 e proporciona uma experiência parlamentar para alunos do ensino médio da rede pública estadual de até 19 anos. Anualmente são selecionados 27 alunos, um de cada unidade da Federação, para representar seu estado em um mandato de uma semana em Brasília. A seleção é feita por meio de uma redação, que deve ser produzida na escola, com a orientação de um professor, que acompanha o aluno na viagem à Brasília, para conhecer de perto o Parlamento e acompanhar a jornada legislativa do seu aluno.

SERVIÇO
Site: www.senado.leg.br/jovemsenador
E-mail: [email protected]
You Tube: www.senado.leg.br/jovemsenador/centralvideos
WhatsApp: (61) 99187-2248
Alô Senado: 0800 612211
Telefone: (61) 3303-5960/ 3303-2995 / 3303-1913

Morre Juarez Soares, um dos maiores comentaristas da história do futebol brasileiro

ALÉM DA CARREIRA NA IMPRENSA, JUAREZ PARTICIPOU TAMBÉM DA POLÍTICA. FILIADO AO PT, FOI SECRETÁRIO DE ESPORTES, VEREADOR E CANDIDATO À VICE-PREFEITO DE SÃO PAULO. FOTO: REPRODUÇÃO REDE TV

O jornalista e comentarista esportivo Juarez Soares morreu nesta terça-feira (23), em São Paulo, aos 78 anos, vítima de um infarto fulminante. Nos últimos anos ele lutava contra um câncer. Conhecido como China, Juarez era natural de São José dos Campos (SP). Iniciou a carreira na década de 1950 em emissoras de rádio do interior de São Paulo, para anos mais tarde começar a trabalhar em emissoras de televisão como Globo, Bandeirantes e por último, na RedeTV!.

Além da carreira na imprensa, Juarez participou também da política. Filiado ao PT, foi secretário de Esportes de São Paulo durante a gestão da prefeita Luiza Erundina e vereador de São Paulo. Também chegou a ser candidato a vice-prefeito de São Paulo na chapa de Paulinho da Força, em 2004.

No fim da década de 1980, o jornalista passou a integrar a equipe da TV Bandeirantes, ao lado do locutor Luciano do Valle. Juarez foi promovido na emissora ao cargo de diretor de esportes, com a missão de coordenar coberturas importantes. Anos depois, em meados dos anos 1990, passou também pelo SBT e Record. O último trabalho em televisão terminou em abril deste ano, na RedeTV!.

Com informações: Terra

Menino Yuri Juan, que estava desaparecido desde o dia 16 de julho, foi abusado e morto em SP

YURI SAIU PARA EMPINAR PIPA E FOI VISTO PELA ÚLTIMA VEZ PRÓXIMO DA ESTAÇÃO ITAPEVI DA COMPANHIA PAULISTA DE TRENS. FOTO: DIVULGAÇÃO/POLÍCIA CIVIL

O menino Yuri Juan Francisco Gonçalves, de 13 anos, que estava desaparecido desde que saiu de casa para empinar pipa, no último dia 16, foi achado morto com sinais de asfixia e violência sexual, na tarde desta segunda-feira, 22, na zona rural de Itapevi, cidade da Grande São Paulo.

Ao lado do corpo, os bombeiros encontraram o documento do comerciante Luís Carlos da Silva, de 29 anos, que está preso, suspeito de ter assassinado o garoto. Silva era amigo da família, vizinho da vítima e já havia morado de favor na casa de uma tia de Yuri.

O menino, que morava com a família no Jardim da Rainha, saiu para empinar pipa e foi visto pela última vez próximo da Estação Itapevi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Segundo a mãe, Iara Gisele, ele costumava sair com os amigos para soltar pipa em uma praça, perto da casa. Os colegas disseram que, em algum momento, ele se separou do grupo. Como não voltou para casa, a família procurou a polícia e as buscas foram iniciadas.

O corpo foi encontrado em um local com matas, na Estrada dos Pitas, a cerca de três quilômetros da casa da família. O garoto estava com um saco na cabeça. Um tio da criança identificou Yuri, porém, por causa do estado do corpo, a Polícia Civil requisitou exames das digitais. Conforme o delegado Aloysio Mendonça Neto, havia sinais de que o garoto sofreu abuso sexual antes de ser asfixiado, o que ainda precisa ser confirmado pela perícia.

AO LADO DO CORPO, OS BOMBEIROS ENCONTRARAM O DOCUMENTO DO COMERCIANTE LUÍS CARLOS DA SILVA, DE 29 ANOS, QUE ESTÁ PRESO, SUSPEITO DE TER ASSASSINADO O GAROTO. FOTO: ABRAÃO CRUZ/TV GLOBO

Com a localização do documento ao lado do corpo, o suspeito começou a ser procurado. Silva se apresentou à polícia em Registro, no Vale do Ribeira. Ele teve a prisão temporária decretada e seria transferido ainda nesta terça-feira, 23, para Itapevi.

Conforme o delegado, o suspeito já tinha antecedentes por crimes de conotação sexual envolvendo crianças. Ele teria abusado sexualmente de um irmão e de uma irmã, menores de idade. O policial acredita que Silva tenha matado o garoto com medo de ser denunciado pelo abuso.

O corpo de Yuri foi sepultado na manhã desta terça, no Cemitério Municipal de Itapevi.

Com informações: Estadão

Exportações do RN crescem 23,8% no primeiro semestre de 2019, em relação ao mesmo período de 2018

MELÕES, MELANCIAS, SAL, TECIDOS DE ALGODÃO E CASTANHAS DE CAJU FORAM OS PRODUTOS COM MAIORES VALORES EXPORTADOS RESPECTIVAMENTE DA PAUTA REGULAR. FOTO: REPRODUÇÃO

As exportações do RN no primeiro semestre deste ano ficaram 23,8% maiores que no mesmo período de 2018, isso quando desconsideramos os altos valores “extraordinários e temporários” registrados em maio, que levam a diferença para 60,5% no mesmo período. Melões, melancias, sal, tecidos de algodão e castanhas de caju foram os produtos com maiores valores exportados respectivamente da pauta regular.

As exportações de junho ficaram 18,5% menores que as de maio (excluídos os itens temporários) e 12,2% maiores que as de junho de 2018. Castanhas de caju, produtos de animais impróprios para alimentação humana, peixes e tecidos de algodão foram os produtos mais exportados junho respectivamente.

Na balança comercial, as importações ficaram 2,7% maiores e a corrente de comércio 15,9% maior que no mesmo período do ano passado.

Informações: Fiern

Mutirão de renegociação promovido pelo Procon em parceria com o CDL acontece em Caicó

O ATENDIMENTO ACONTECE NESTA TERÇA E QUARTA-FEIRA NA SEDE DA CDL EM CAICÓ. FOTO: UGOR FEIO/G1

O Procon Estadual e a Câmara de Diretores Lojistas (CDL) de Caicó promovem um mutirão de renegociação de dívidas nesta terça (23) e quarta-feira (24). Os atendimentos acontecem na sede da CDL em Caicó.

O mutirão de renegociação favorece o diálogo entre o Procon e as fornecedoras e prestadoras de serviço para que o consumidor tenha a garantia de que vai conseguir sair da situação de risco e/ou de superendividamento, quitando suas contas de uma forma justa e dentro do seu orçamento familiar.

Serviço:

Mutirão de renegociação de dívidas
Local: CDL Caicó
Data: 23 e 24 de julho (terça e quarta)
Horário: 9h às 16h

Com informações: G1 RN

Prefeitura de Parnamirim está entre as melhores gestões fiscais do RN

DE ACORDO COM O DESEMBARGADOR JOÃO BATISTA REBOUÇAS, PRESIDENTE DO TJ, ESSA PREMIAÇÃO FOI INSTITUÍDA EM 2015 E TEM COMO PROPOSTA ESTIMULAR O GESTOR PÚBLICO A PAGAR AS DÍVIDAS COM PRECATÓRIOS. FOTO: ASCOM

A Prefeitura de Parnamirim está entre as melhores gestões fiscais do Rio Grande do Norte. O reconhecimento aconteceu nesta terça-feira, 23, durante solenidade no Tribunal de Justiça (TJ), onde o prefeito Rosano Taveira recebeu o selo, na categoria Diamante, por cumprir suas obrigações com os repasses mensais para o pagamento de dívidas de precatórios. A certificação foi dada a 32 municípios e duas autarquias do estado potiguar.

De acordo com o desembargador João Batista Rebouças, presidente do TJ, essa premiação foi instituída em 2015 e tem como proposta estimular o gestor público a pagar as dívidas com precatórios. “É uma forma de evitar o pagamento de juros e correção monetária, ajuda a colocar mais recursos na economia local e ainda demonstra eficiência na gestão”, explicou o desembargador.

O prefeito Rosano Taveira compareceu à solenidade acompanhado do chefe de gabinete, Wolney França. Do secretário Marcondes Pinheiro (SESDEM) e do procurador Fábio Pinheiro. Na ocasião, agradeceu a certificação. “Esse é o reconhecimento de um trabalho que estamos desenvolvendo em Parnamirim, desde que assumi. Divido essa certificação com toda a minha equipe”, disse o gestor.

O juiz Bruno Lacerda, responsável pela Divisão de Precatórios, disse ser uma satisfação reconhecer o mérito desses municípios. “Quero deixar claro que o TJ está à disposição para ajudar no cálculo, na atualização das dívidas e nos planos de pagamentos. Parabéns aos municípios que agiram com responsabilidade e que demonstra o cuidado com o erário público”, disse.

Com informações: Prefeitura de Parnamirim

MP pede afastamento de diretora de Escola Municipal em Curitiba, por agressões contra alunos, pais e professores

FORAM REGISTRADOS CASOS DE VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA – GRITOS E AMEAÇAS VERBAIS FEITOS PELA DIRETORA CONTRA ALUNOS, PAIS E PROFESSORES- E QUATRO SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA DIRETA CONTRA ESTUDANTES. FOTO: REPRODUÇÃO

A diretora de uma escola municipal em Balsa Nova, Região Metropolitana de Curitiba, está afastada cautelarmente do cargo a pedido do Ministério Público do Paraná. A 3ª Promotoria de Justiça de Campo Largo, responsável pela comarca, investiga “negligência por parte da profissional de educação, bem como casos de agressão física e verbal contra alunos e pais, além de assédio moral a professores”.

A Promotoria ingressou com a medida judicial cautelar para requerer o afastamento da diretora a partir de relatos diversos de pessoas da comunidade escolar, representantes do Conselho Tutelar e denúncias do Disque 100.

Além de casos de violência psicológica – gritos e ameaças verbais supostamente feitos pela diretora contra alunos, pais e professores- , foram registradas quatro situações de violência direta contra estudantes, que estão sendo investigadas pela Promotoria.

Os casos citados são o de uma aluna que ficou presa no portão da escola, fechado de forma indevida; um aluno que recebeu um puxão de orelha; uma menina que passou mal com vômitos após ter ser agredida verbalmente pela diretora e um grupo de alunos mantido de “castigo” de forma abusiva.

Multa

No pedido cautelar acolhido pela Justiça, o Ministério Público do Paraná relata que “é imprescindível que a requerida seja proibida de ingressar nas dependências da escola ou permanecer nas suas imediações até o fim da instrução processual”.

Segundo a Promotoria, “grande parte dos professores relataram as denúncias envolvendo a diretora, não sendo adequado o contato da requerida com os demais funcionários, alunos e pais de alunos da referida escola, a fim que seja evitado demais situações de assédio ou mesmo retaliação”.

A liminar foi concedida na quinta-feira, 18, pelo Juízo da Vara da Infância e Juventude de Campo Largo, com indicação de que seja intimada a Secretaria Municipal de Educação de Balsa Nova.

Foi imposta multa diária de R$ 1 mil em caso de descumprimento. O processo tramita sob sigilo e está em fase cautelar, com investigações em curso. A 3ª Promotoria informou que está aberta para receber eventuais denúncias ou informações sobre o caso pelo contato 41-3292-3302.

Com informações: Época

Chamada de “petralha”, jurada do MasterChef Paola Carosella rebate: “Vá coçar seu ovo esquerdo”

A JURADA NÃO POUPOU NA HORA DE DAR UMA RESPOSTA E DISSE AINDA, “NÃO IMBECIL. NÃO SOU PETRALHA. APENAS TENHO CONHECIMENTOS MAIS AMPLOS DOS QUE OS TEUS”. FOTO: REPRODUÇÃO

Paola Carosella é muito ativa nas redes sociais, principalmente no Twitter, onde costuma debater com seus seguidores, principalmente sobre política. Nesta terça-feira (23), a jurada do MasterChef foi chamada de ‘petralha’, apelido pejorativo dado a defensores do PT, e não titubeou na resposta.

“Não, imbecil. Não sou petralha. Apenas tenho conhecimentos mais amplos do que os teus. Vai coçar seu ovo esquerdo, se é que você encontra ele”, respondeu.

A resposta da jurada foi bem vista pelos seguidores que responderam ao tuíte dando apoio à manifestação de Paola.