SELO BLOG FM (4)

Categoria: julho 15, 2019

Governo instala terceira Câmara Setorial da Pesca e Aquicultura do RN

FÁTIMA BEZERRA ENFATIZOU A CRIAÇÃO DAS CÂMARAS COMO MÉTODO DE DIÁLOGO ENTRE O GOVERNO, A SOCIEDADE CIVIL E AS INICIATIVAS PRIVADA E PÚBLICA. FOTO: SANDRO MENEZES

O Governo do Estado criou, na tarde desta segunda-feira (15), a Câmara Setorial da Pesca e Aquicultura do Rio Grande do Norte. A solenidade de instalação foi realizada na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) e contou com a participação de representantes de diversas instituições públicas e privadas. O comitê visa apoiar o desenvolvimento do setor e de cadeias produtivas identificando os principais problemas da área.

Acompanhada do vice-governador Antenor Roberto, a governadora Fátima Bezerra enfatizou a criação das Câmaras como método de diálogo entre o Governo, a sociedade civil e as iniciativas privada e pública. “Desde o início do Governo entendemos o quão é necessário aproximarmos o diálogo com as instituições e a população para estreitarmos os laços do setor produtivo. É primordial gerarmos emprego e renda, e assim, promovermos o desenvolvimento econômico do Estado”, disse.

Jaime Calado, titular da SEDEC, lembrou as ações do Governo em prol do setor como o decreto que desburocratizou os procedimentos de acesso das embarcações pesqueiras à isenção do imposto sobre o óleo diesel, a ampliação da isenção do imposto aos pescadores artesanais e a Lei das Compras Governamentais, a qual estipula que 30% tem que vir da agricultura familiar incluindo os pescados. “O RN tem muitas riquezas naturais, basta agregarmos valor e estamos fazendo isso; promovendo um melhor engajamento dos setores produtivos para que, de fato, possa haver o desenvolvimento do Estado”, completou.

Esta é a terceira a ser instalada no novo Sistema de Câmaras Setoriais do RN. Já foram criadas as Câmaras Setoriais da Indústria e a do Comércio e Serviços e a previsão é de que até o final do ano hajam pelo menos seis câmaras criadas.

“A pesca não é um setor fácil de lidar, há uma série de dificuldades e barreiras que enfrentamos, tanto em questões sanitárias como tributárias. Agradecemos as ações de incentivo que o Governo, em tão pouco tempo, vem promovendo em prol do setor”, destacou o vice-presidente do Sindicato da Indústria de Pesca do Estado do RN (Sindipesca/RN), Arimar França Filho.

O secretário da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE), Guilherme Saldanha lembrou a representatividade da pesca potiguar na economia nacional, a qual corresponde a cerca de 80% do atum exportado pelo Brasil, inclusive para o mercado norte-americano. “A pesca é hoje nosso terceiro item da pauta de exportações do RN. Sabemos que não vamos resolver os problemas do dia para a noite, mas que juntos fica mais fácil discutirmos as soluções”, frisou.

“Este é um grande momento para nós. A pesca está sendo muito bem valorizada e tende a crescer mais com as iniciativas já implantadas”, acrescentou o diretor da Associação dos proprietários dos Barcos de Pesca do RN, Pedro Gilson Dias.

Além dos já citados, também participaram do lançamento da Câmara Setorial da Pesca e Aquicultura, diversos representantes de instituições como: URFN, UFERSA, IFRN, UERN, Escola Agrícola de Jundiaí, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste, AGN, SEBRAE, IDEMA, SETUR, SET, FEPERN, Associação Brasileira de Criadores de Camarão, Fecomércio e Superintendência Federal da Agricultura no Estado do RN.

Secretarias Municipais de Saúde do RN discutem demandas do SUS nesta quarta

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN), realiza a 230ª reunião ordinária com secretários municipais de saúde de todo o Estado e discutirá as principais demandas do Sistema Único de Saúde no RN.  O encontro será nesta quarta-feira, 17,  a partir das 9 horas, no hotel Monza, em Natal.

Confira pauta:

I – VERIFICAÇÃO DO QUORUM REGIMENTAR

II – LEITURA PARA APROVAÇÃO DA ÚLTIMA ATA

Experiências Exitosas (para canal saúde) – Caicó e Jucurutu;

III – ORDEM DO DIA

3.1 – Discussão e encaminhamento da situação de implantação dos CAPS/RN que compõem a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) referente a portaria nº 3.718/22/11/2018;

3.2- Discussão e encaminhamentos Rede de Doenças Crônicas no RN (Linha obesidade e recursos crescer saudável);

3.3 – Pactuação cronogramas e logística das Oficinas Regionais da Assistência Farmacêutica;

3.4 – Proposta do “II Seminário de Qualificação da assistência ao pré-natal e IV Seminário de prevenção da transmissão vertical do HIV, Sífilis, Hepatites Virais;

IV – EXTRA – PAUTA

PAUTA DA CIB – DISCUSSÃO E ENCAMINHAMENTOS

V – INFORMES GERAIS

5.1 – Situação dos Instrumentos de Gestão – (órgãos de controle) e cronograma – Digi-SUS – Modulo Planejamento;

5.2 – Movimentação de recursos financeiros de contas antigas do FMS e as novas contas referente a custeios e investimentos;

5.3 – Pregão eletrônico de compras – Adesão ata de registro de preço – ambulância padrão tipo SAMU e outros segmentos;

5.4- Adiamento da Campanha Nacional de Multivacinação;

5.5- Nova portaria FAEC – Cirurgias Eletivas ;

5.6- Prontuário Eletrônico – Empresa líder em desenvolvimento de soluções paga gestão em saúde;

Criminosos explodem carro-forte na BR 226 entre os municípios Elói de Souza e Serra Caiada

OS CRIMINOSOS RENDERAM OS SEGURANÇAS E ORDENARAM QUE FOSSEM PARA O MATO ÀS MARGENS DA BR. FOTO: GUTEMBERG TAVARES

Criminosos explodiram um carro-forte na BR-226, na tarde desta segunda-feira, 15. O caso aconteceu entre os municípios de Serra Caiada e Senador Elói de Souza, interior do estado. De acordo com testemunhas, os criminosos abriram fogo contra o carro-forte e forçaram a parada do veículo. Durante o tiroteio, uma ambulância que também passava pela rodovia foi atingida.

Após render os seguranças, os criminosos mandaram as vítimas correr para o mato às margens da BR e instalaram dinamites no cofre e, após explosão, fugiram levando os malotes.

Quando a Polícia Militar chegou ao local, percebeu que ainda havia dinamites que não tinham sido explodidas. O trecho da BR-226 foi interditado até a polícia garantir que não haveria mais explosões.

Ufersa abre processo seletivo para Licenciatura em Educação do Campo

AS INSCRIÇÕES ESTÃO ABERTAS ATÉ O DIA 19 DE JULHO

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), divulga o Edital de abertura de Processo Seletivo destinado a selecionar discentes para o curso de Licenciatura em Educação do Campo (Ledoc) no semestre 2019.2. As inscrições estão abertas até o dia 19 de julho de 2019.

Ao todo, são ofertadas 60 vagas, sendo 30 vagas para ampla concorrência e 30 vagas reservadas conforme as Lei n.º 12.711, de 29 de agosto de 2012, alterada pela Lei n.º 13.409, de 28 de dezembro de 2016. As provas serão realizadas no dia 11 de agosto de 2019 e, após todas as fases, o resultado final do processo seletivo será divulgado em 30 de agosto de 2019.

O Processo Seletivo tem como público-alvo:

  • 1) Professor/a em exercício nas escolas do campo da rede pública que, tendo o Ensino Médio concluído, não tenha formação de nível superior;
  • 2) Profissionais da educação que atuem nos centros de alternância ou em experiências educacionais alternativas de Educação do Campo ou vinculados a movimentos sociais ou sindicais do campo ou movimentos sociais urbanos que desenvolvem atividades voltadas para as populações do campo, que, tendo o Ensino Médio concluído, não tenham formação de nível superior;
  • 3) Profissionais da educação com atuação em programas governamentais que visem à ampliação do acesso à Educação Básica da população do campo, que, tendo o ensino médio concluído, não tenham formação de nível superior;
  • 4) Jovens e adultos residentes em comunidades do campo que tiverem concluído o ensino médio ou curso equivalente e que não tenham formação em nível superior.

Acesse AQUI o link para o Edital 021/2019 e para o formulário de inscrição.

Prefeito de Belo Horizonte defende parada LGBT e diz: “Foda-se quem pensa o contrário”

“VIREM PARA QUEM ESTÁ AO SEU LADO E DIGA ‘EU TE AMO’. E TERCEIRO: FODA-SE QUEM PENSA O CONTRÁRIO. FODAM-SE ELES TODOS, FOTO: REPRODUÇÃO

Durante a realização da 22ª Parada do Orgulho LGBT em Belo Horizonte, nesse domingo, 14, o prefeito Alexandre Kalil falou para os milhares de presentes e mandou um recado, em breve discurso estimulando os participantes a “libertar-se” e enaltecer o amor.

“Primeiro, (digam mais) ‘não sei’, porque isso é libertador. Depois, virem para quem está ao seu lado e diga ‘eu te amo’. E terceiro: Foda-se quem pensa o contrário. Fodam-se eles todos”, arrancando aplausos do público.

Antes, Kalil havia declarado que “ninguém manda nesta cidade a não ser o povo de Belo Horizonte”. Segundo informações da prefeitura, 200 mil pessoas acompanharam o evento.

O prefeito da capital mineira disse, já havia afirmado que trata o evento LGBT com “a mesma importância de quando sou convidado para reunir com os pastores evangélicos, para ouvir suas reivindicações, ou receber Dom Walmor (arcebispo de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil”. Para ele, “quem não tem a sensibilidade que está governando para todo mundo, ou seja, para quem precisa e todos precisam, é porque está na contramão do que está acontecendo hoje”.

Fórum

Câmara Municipal de Parnamirim debate regulamentação de transportes por aplicativo nesta terça

ATUALMENTE, O SERVIÇO POR APLICATIVO É PROIBIDO NO MUNICÍPIO

A Câmara Municipal de Parnamirim debate nesta terça-feira, 16, em audiência pública a regulamentação dos aplicativos de transporte na cidade. A pauta será discutida às 18h no Plenário Doutor Mário Medeiros e o debate é aberto à população.

O serviço de transporte por aplicativos atualmente é proibido em Parnamirim pela lei nº 1736/2015. A audiência, proposta pela vereadora Ana Michele (PT), portanto, tem a intenção de discutir uma possível revogação dessa lei e abordar questões como segurança pública, estrutura dos veículos e o tempo de resposta e espera dos aplicativos.

“Hoje, a maioria das grandes cidades contam com o serviço de aplicativos de transporte individual. Em nosso município, o serviço ainda não é de fato regulamentado. Por essa razão e pela preocupação com os motoristas e usuários, vamos provocar esse debate para que encaminhamentos concretos sejam feitos”, disse a vereadora Ana Michele.

Durante sessão solene no Congresso, Bolsonaro diz que Brasil precisa de “quimioterapia” para sobreviver. Assista

BOLSONARO AFIRMOU QUE É SUA OBRIGAÇÃO E DOS PARLAMENTARES ENTREGAR UM BRASIL MELHOR

Durante sessão solene no Congresso em homenagem ao comando de operações especiais do Exército, realizada nesta segunda-feira, 15, Bolsonaro afirmou que é sua obrigação e dos parlamentares entregar um Brasil melhor, mas ressaltou que há “um problema pela frente”, sem especificar a que se referia.

“O Brasil precisa de uma quimioterapia para que não pereça. Estamos fazendo juntos essa quimioterapia. Alguns poucos, pouquíssimas, ainda reagem, mas serão convencidos pelo povo e pela maioria dessa Casa, deputados e senadores”, disse.

Assista:

Bolsonaro ainda aproveitou a oportunidade para defender a indicação do filho Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) para a embaixada do Brasil nos Estados Unidos.

No litoral norte potiguar, PM reage a assalto e é baleado no rosto

O POLICIAL ATINGIDO FOI SOCORRIDO E NÃO CORRE RISCO DE VIDA.

Um policial militar de folga foi baleado no rosto nesta segunda-feira, 15. O caso aconteceu nas imediações de Punaú, Rio do Fogo e Pureza, no litoral Norte do RN. Segundo a PM, o policial teria reagido a uma tentativa de assalto.

De acordo com a corporação, o militar foi atingido no rosto, mas não corre risco de morte. Ele foi socorrido para o hospital de João Câmara. A Polícia Militar realiza buscas na região em busca dos suspeitos.