SELO BLOG FM (4)

Categoria: julho 11, 2019

Continuidade do Fundo Nacional da Educação Básica é debatido na Assembleia Legislativa

O DEBATE FOI PROPOSTO PELO DEPUTADO FRANCISCO DO PT E CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE PROFISSIONAIS E ENTIDADES LIGADAS AO TEMA..FOTO: JOÃO GILBERTO

A continuidade do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) pautou audiência pública, na tarde desta quinta-feira (11), na Assembleia Legislativa. O debate foi proposto pelo deputado Francisco do PT e contou com a participação de profissionais e entidades ligadas ao tema.

“Estamos aqui hoje para discutir a renovação do Fundeb como política pública permanente ou, até mesmo, política pública constitucionalizada. Esse fundo é muito importante para o País, porque trata não apenas da distribuição de recursos entre estados e municípios, mas também do incentivo à Educação”, iniciou Francisco do PT.

O parlamentar Hermano Morais (MDB), também presente à discussão, explanou seu apoio à causa da Educação. “O Fundeb veio para ficar. Ele é fundamental para alcançarmos uma educação de qualidade, e queremos sua permanência definitiva. Vamos trabalhar juntos pelo fortalecimento da educação pública de qualidade e pelo respeito e apoio àqueles que engrandecem o ensino do nosso estado”, disse.

Já o Secretário de Educação do RN, Getúlio Marques, externou o apoio do Governo do Estado à luta pelo Fundeb permanente e por investimentos maiores do Governo Federal. “Nossa luta é composta por dois pontos cruciais. O primeiro é tornar o Fundeb permanente; e o segundo ponto é ampliar a complementação que vem do Governo Federal para estados e municípios”, detalhou o secretário.

Enriquecendo o debate, o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), professor Alexandre Soares, trouxe dados atualizados relativos à educação no Brasil, tratou dos desafios do Plano Nacional de Educação (PNE) e falou das preocupações dos dirigentes municipais de educação, bem como das propostas da entidade para a evolução do Fundeb.

A vereadora Divaneide Basílio (PT), que promoveu audiência semelhante na Câmara Municipal de Natal, destacou que é preciso preservar as políticas públicas e o patrimônio público, dentre eles a Educação.

Francisco Melquíades, representante da Uncme (União Nacional dos Conselhos Municipais De Educação), enfatizou o apoio da instituição à luta pelo Fundeb permanente. “Eles querem destruir a educação, diminuir o pensamento crítico dos cidadãos. Se perdermos o Fundeb tudo vai piorar. Por isso todos os conselhos estarão reunidos, no dia 16 de julho, para que tenhamos o Fundeb de forma definitiva e constitucional e não corramos o risco de sofrer novas agressões à educação”, desabafou.

Pedagoga da UFRN, Laura Souto anunciou que a universidade está disponível como espaço democrático para discutir essa e outras questões referentes ao tema. “Nós, da Universidade Federal do RN, estamos dispostos a defender todos os níveis da educação nacional, da básica à superior”.

Ao final da audiência, a deputada Isolda Dantas (PT) contou um pouco da sua experiência positiva com a Educação. “Minha vida foi transformada por causa dos estudos. Se hoje sou formada pela UFRN e pós-graduada, eu devo isso à oportunidade que eu tive de estudar. E eu tenho certeza que iremos conseguir alcançar a vitória nessa luta em prol de mais investimento e valorização do ensino no RN e no Brasil como um todo”, finalizou.

Bolsonaro convida o filho e deputado federal, Eduardo, para ser embaixador nos EUA

A DECISÃO, SEGUNDO O PRESIDENTE, DEPENDE APENAS DO “SIM” DE EDUARDO.FOTO: REPRODUÇÃO

Jair Bolsonaro afirmou, nesta quinta-feira, 11, que convidou um de seus filhos, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), para assumir a Embaixada do Brasil nos Estados Unidos. A decisão, segundo o presidente, depende apenas do “sim” de Eduardo, que estuda a possibilidade de ter que renunciar ao mandato parlamentar para assumir a função de embaixador.

“Imagina o filho do Macri (Maurício Macri, presidente da Argentina) aqui (no Brasil) como embaixador da Argentina. Teria tratamento diferenciado. Está no meu radar, sim, e, no meu entender, poderia ser uma pessoa adequada e daria conta em Washington”, declarou Bolsonaro aos jornalistas em uma entrevista coletiva concedida ao final da solenidade de posse do novo diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem.

Segundo Bolsonaro, “não é fácil a decisão para Eduardo eventualmente ter que deixar o mandato para assumir a Embaixada dos EUA”. O presidente afirmou que ainda não está claro se ele realmente seria obrigado a deixar a função que ocupa no Congresso, mas disse que, se confirmado, isso seria um “complicador”. Ele disse, ainda, que não pode influenciar a escolha do filho e que Eduardo terá que fazer a escolha sozinho.

Bolsonaro sinalizou que o convite ao filho teria sido feito nesta quinta-feira e brincou que algum “anão” que fica embaixo de sua mesa no Palácio do Planalto teria repassado a informação rapidamente. O presidente também contou que a ideia já foi cogitada no passado. “Levamos em conta o custo-benefício”, afirmou o presidente.

Com informações: Terra

Base aérea de Porto Velho quer excluir candidatos com HIV de concurso

A PROCURADORIA DA REPÚBLICA ALERTOU QUE É ILEGAL A BASE AÉREA DE PORTO VELHO IMPOR ESTA CONDIÇÃO A QUEM PRESTAR A PROVA.FOTO: DIVULGAÇÃO/FAB

O Ministério Público Federal (MPF) em Rondônia recomendou à Base Aérea de Porto Velho que não exija teste de HIV de candidatos em concurso público. A Procuradoria da República alertou que é ilegal impor esta condição a quem prestar a prova, lançada em março deste ano.

O concurso da Base Aérea previu também a eliminação automática de candidatos soropositivos, mesmo se foram aprovados nas etapas da seleção. “O único fundamento destacado acerca da discriminação contra os candidatos soropositivos é o preconceito em razão do vírus, pois nada justifica, moral ou juridicamente, a exclusão sumária destes candidatos”, afirma o procurador da República Raphael Bevilaqua.

As informações foram publicadas no site do Ministério Público Federal na terça-feira, 9. A Base Aérea de Porto Velho tem 15 dias para se manifestar, informando se vai acatar ou não a recomendação da Procuradoria.

“A presente Recomendação dá ciência e constitui em mora o destinatário quanto aos fatos e providências ora indicados. A omissão na remessa de resposta no prazo estabelecido será considerada como recusa ao cumprimento da Recomendação, o que poderá ensejar a adoção de providências extrajudiciais e judiciais cabíveis, em face da violação dos dispositivos legais”, informa o procurador.

Na recomendação, Raphael Bevilaqua afirma que a Organização Internacional do Trabalho (OIT) orienta a não haver discriminação de pessoas em razão de seu estado sorológico relativo ao HIV. Os testes devem ser voluntários e livres de qualquer coerção, não podendo ser exigidos.

O procurador também informou que o Ministério da Saúde possui uma nota técnica (nº 158/2013) sobre este assunto. Nela, a pasta afirma que não existem justificativas científicas que apontem a necessidade de testes de HIV para aferir aptidão ao trabalho.

Raphael Bevilaqua relata que a orientação do ministério se aplica, inclusive, às Forças Armadas e aos serviços uniformizados. Quando ao risco de contaminação, a pasta relata na nota técnica que apenas há infecção por contato com fluidos corporais do soropositivo (sangue, esperma ou secreção vaginal). O simples convívio social ou profissional não representa risco de contaminação para os colegas de trabalho.

A Procuradoria aponta ainda que uma portaria interministerial (nº 869/1992, dos ministérios da Saúde, do Trabalho e da Administração) proibiu a exigência de teste de HIV em todo o serviço público federal.

Raphael Bevilaqua destaca que o próprio Ministério da Defesa informou, em ações judiciais sobre este mesmo assunto, que os militares da ativa que são portadores do vírus HIV são considerados aptos para o serviço.

“O entendimento é que as pessoas soropositivas no caso do HIV e de outras doenças infectocontagiosas podem não manifestar a doença e estão aptas a trabalhar”, afirma o procurador.

A Aeronáutica se manifestou sobre o assunto por meio de nota afirmando que “O Comando da Aeronáutica, por meio da Ala 6 (Base Aérea de Porto Velho), foi notificado pelo Ministério Público Federal em Rondônia em 03 de julho e a recomendação está em análise.”

Com informações: Estadão

PRF prende motociclista em Jucurutu por porte ilegal de arma de fogo

O CONDUTOR DA MOTOCICLETA, ALÉM DE ESTAR COM A CNH VENCIDA, PORTAVA UM REVOLVER CALIBRE 38, COM ONZE MUNIÇÕES INTACTAS..FOTO: DIVULGAÇÃO/PRF

Uma equipe de policiais rodoviários federais visualizou uma motocicleta, que ao se aproximar da fiscalização, efetuou um retorno e seguiu em sentido contrário. Foi realizado acompanhamento tático ao veículo, uma CG 125, cor verde, que foi abordada um quilômetro depois.

O condutor da motocicleta, um homem de 48 anos, além de estar com a CNH vencida, portava um revolver calibre 38, com onze munições intactas. Ao realizar consultas, o registro da arma estava no nome de outra pessoa. O flagrante aconteceu na noite dessa quarta-feira, 10.

A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil de Caicó/RN.

“Morre um canalha”: Ex-deputado do PSDB ofende Paulo Henrique Amorim no dia de sua morte

“O DIABO NOS ESPERAVA NA ESCURIDÃO. ONDE BATERÁ A ALMA DE PHA?”, QUESTIONOU O AGRÔNOMO E EX-DEPUTADO.FOTO: REPRODUÇÃO

Ex-deputado do PSDB por São Paulo, Xico Graziano provocou polêmica no Twitter por causa de um post em que ofendeu o jornalista Paulo Henrique Amorim no dia da sua morte. O jornalista morreu na madrugada dessa quarta-feira (10), aos 76 anos.

Xico, declarado eleitor de Jair Bolsonaro, escreveu sobre suas aulas de catecismo na infância e, sem citar o nome de PHA, o chamou de canalha. “Quando morre um canalha me lembro das aulas de catecismo, em que o padre falava sobre o Céu e o Inferno. Aquilo me impressionava”, começou o ex-político. Um dos nomes considerados por Bolsonaro para o Ministério do Meio Ambiente, Graziano continuou. “Fazer o bem, ser cristão, em suma, era a receita para entrar na porta iluminada. Senão, o Diabo nos esperava na escuridão. Onde baterá a alma de PHA?”, questionou o agrônomo.

Impactado com a manifestação de Graziano, o padre Fábio de Melo mandou um recado nos comentários da publicação. “É assim que nós religiosos fomentamos e fazemos crescer o ateísmo. Anunciando um deus que é bem pior do que nós”, repudiou o sacerdote.

Prefeito Álvaro Dias busca parcerias para Natal com ONU/Brasil

NO ENCONTRO EM BRASÍLIA, TAMBÉM FICOU ACERTADO COM O PREFEITO ÁLVARO DIAS A VINDA FUTURA A NATAL DE UMA DELEGAÇÃO DO UNFPA. FOTO: DIVULGAÇÃO

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, fez uma visita à representação da Organização das Nações Unidas no Brasil, em Brasília, nessa quarta-feira, 10. No encontro com dirigentes do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), o prefeito propôs parcerias com o Município. A finalidade é implementar políticas públicas em benefício dos jovens natalenses.

“Iniciamos um bom diálogo com a ONU, dentro do propósito de estabelecermos ações conjuntas. Manifestamos o interesse da Prefeitura em participar de uma análise a ser feita pela instituição sobre políticas públicas direcionadas aos jovens de Natal”, relata o prefeito Álvaro Dias, que foi recebido na sede da ONU em Brasília pelo representante do UNFPA no Brasil, Jaime Nadal, pela representante auxiliar Júnia Quiroga e pela assessora de Saúde Sexual e Reprodutiva do organismo, Nair de Souza. Também integraram a delegação com o prefeito o deputado federal Rafael Motta, o secretário de Obras Públicas de Natal, Tomaz Neto, e o presidente da Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município (Arsban), Rossini Oliveira.

Além das parcerias em programa da ONU, o prefeito candidatou Natal a receber o selo “Chega Mais”, uma certificação de qualidade dedicada ao reconhecimento de profissionais e serviços públicos de saúde que trabalham no cuidado e atenção de adolescentes. O selo já é adotado pelo UNFPA no Governo do Distrito Federal. A proposta é trazê-lo também para a capital potiguar.

Ainda no encontro em Brasília, ficou acertado com o prefeito Álvaro Dias a vinda futura a Natal de uma delegação do UNFPA para conhecer as ações sociais desenvolvidas pela Prefeitura e aprofundar a discussão sobre a parceria entre o Município e o órgão. A data da visita dos representantes da ONU ainda será definida.

Será? Brasil tem queda de fecundidade entre mulheres negras e pobres, diz ONU

O ESTUDO FOI PUBLICADO EM OUTUBRO DO ANO PASSADO COM BASE EM DADOS DO IBGE.

O Brasil apresentou nas últimas décadas maior diminuição na taxa de fecundidade entre mulheres negras e pobres, consideradas mais vulneráveis socialmente. A conclusão foi divulgada nesta quinta-feira, 11, pelo Fundo de População das Nações Unidas (ONU) em função do Dia Mundial da População, celebrado anualmente no dia 11 de julho. 

De acordo com a pesquisa, a fecundidade entre as mulheres mais pobres da população corresponde a quase um filho a menos durante o período pesquisado. Em 2001, taxa era de 3,92 filhos por mulher e chegou a 2,90, em 2015. O estudo foi publicado em outubro do ano passado com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Quando se leva em conta o critério raça e cor, entre mulheres pretas, a taxa caiu de 2,75 em 2001 para 1,88 (2015). Entre as pardas, a média de filhos caiu de 2,65 para 1,96 em 2015. 

Na avaliação de Jaime Nadal, representante do fundo no Brasil, os dados mostram que as mulheres mais vulneráveis tiveram mais acesso à rede pública de saúde e a métodos contraceptivos, podendo planejar suas famílias. 

“No Brasil, o Sistema Único de Saúde é um grande responsável pela melhoria no acesso a contraceptivos e a informações. Além disso, é importante destacar que a melhoria nos índices socioeconômicos também vem resultando em melhoria para esses indicadores”, avalia. 

De acordo com o fundo da ONU, o país tem taxa de prevalência de uso de contraceptivos de 77%. Em 1969, 35% das mulheres casadas ou em algum tipo de união usavam métodos para evitar a gravidez. 

Com informações: Agência Brasil

“Clássicos da MPB” realiza projeto especial neste fim de semana em Ponta Negra

NO SÁBADO, A PROGRAMAÇÃO CONTA COM APRESENTAÇÃO DE MARCONDES BRASIL. FOTO: DIVULGAÇÃO

Uma homenagem aos principais artistas da Música Popular Brasileira vai movimentar a praia de Ponta Negra neste fim de semana. O projeto “Clássicos da MPB”, promovido pelo Páprika Restaurante, levará ao palco três cantores potiguares que interpretarão os clássicos do gênero musical autenticamente verde e amarelo.

A programação brasileira na cantina italiana tem início na sexta-feira (12), às 21h30, com show do cantor Diego Brasil. A programação continua no sábado (13), com a apresentação de Marcondes Brasil, a partir das 20h. No domingo (14), será a vez de Angelo Angolano subir ao palco, também a partir das 20h, com as músicas que marcaram diversas gerações.

Informações e reservas pelas redes sociais @paprikanatal ou pelo telefone (84) 3219-3865. O Páprika Restaurante fica localizado na Rua Pedro Fonseca Filho, 9001, em Ponta Negra.

Serviço:

Clássicos da MPB

Local: Páprika Restaurante (Rua Pedro Fonseca Filho, 9001 – Ponte Negra)

Programação:

Sexta-feira (12) – Diego Brasil, às 21h30

Sábado (13) – Marcondes Brasil, às 20h

Domingo (14) – Angelo Angolano, às 20h

Couvert: R$ 6