SELO BLOG FM (4)

Categoria: julho 4, 2019

Mala de jornalista potiguar é violada durante voo e surge aberta com peça íntima de terceiro no desembarque

AO CHEGAR A PORTO ALEGRE, OBSERVOU QUE A MALA ESTAVA VIOLADA. FOTO: ILUSTRAÇÃO

A jornalista potiguar Alice Lima, Editora de Achados do Agora Eu Voo, voltava de uma viagem de férias, há poucos dias, quando teve uma surpresa desagradável: sua bagagem chegou aberta, com fecho quebrado e um objeto íntimo e inusitado de terceiro dentro. À primeira vista, a situação pode parecer “irrelevante”, mas o problema é o risco que representa: o que mais podem ter colocado na mala dela durante o trajeto?

Alice despachou a mala no Aeroporto de Cusco, no Peru, na última quarta-feira (26) e, ao chegar a Porto Alegre, observou que a mala estava violada, quando a visualizou na esteira: arrebentada e, dentro, na parte superior, havia uma cueca rosa de terceiro.

A jornalista procurou o funcionário da Avianca, na área de desembarque. “Minha maior preocupação era que tivessem colocado outras coisas na minha bagagem, como drogas, por exemplo. Para minha surpresa, o funcionário disse que não havia procedimento para esse tipo de situação”, conta ela.

O responsável por registrar reclamações com bagagens disse que só poderia encaminhar formalmente a reclamação caso algum objeto tivesse sido subtraído ou a mala estivesse muito danificada e a avaria seria de preço insignificante

Alice registrou um BO na Delegacia de PC do terminal. “Eu ainda precisava continuar a viagem até o meu destino final e, além de não poder despachar a mala quebrada, estava preocupada que algo a mais pudesse ter sido colocado e que isso me gerasse mais problemas, além das horas perdidas entre idas e vindas em busca de um desfecho seguro”. A reclamação foi registrada também no aplicativo da Anac.

A situação aconteceu poucos dias antes da notícia de que funcionários do Aeroporto de Fortaleza estão sendo suspeitos e investigados de envolvimento com o tráfico de drogas, em conluio com funcionários de companhias aéreas. As duas situações não estão necessariamente relacionadas, mas ambas servem de alerta.

Com informações do site do Agora Eu Voo

Novo shopping vai gerar 1.500 novos postos de empregos em Parnamirim

O NOVO SHOPPING COMPREENDERÁ UMA EXTENSÃO DE APROXIMADAMENTE 70 MIL METROS DE ÁREA CONSTRUÍDA. FOTO: CEDIDA

O prefeito Rosano Taveira, acompanhado do chefe de gabinete, Wolney França, recebeu na tarde desta quarta-feira (3), a visita de representantes responsáveis pelo projeto do Shopping Praça das Dunas, que será construído no bairro de Emaús. O novo empreendimento vai gerar, inicialmente, 1.500 novos postos de empregos no município.

Na oportunidade, foi formalizado o início das obras, com previsão já para o segundo semestre deste ano, e ainda o apoio da prefeitura para serviços de revitalização da área nos arredores do shopping.

Para o prefeito Rosano Taveira, a obra evidencia o grande processo de expansão econômica que o município está vivenciando.”Estamos na contramão da maioria dos outros municípios, com geração de emprego crescente, trazendo mais oportunidades para a população”, disse.

De acordo com Thiago Venturolli, líder do projeto, o novo shopping compreenderá uma extensão de aproximadamente 70 mil metros de área construída e 37 mil metros quadrados de ABL (Área bruta locável, termo usado para designar a área interna de um edifício, destinado à locação de salas e quiosques).

REVIRAVOLTA: Justiça manda TV Globo recontratar jornalista Izabella Camargo

A JORNALISTA IZABELLA CAMARGO, QUE APRESENTAVA A PREVISÃO DO TEMPO NO “HORA 1” E NO “BOM DIA, BRASIL” (REPRODUÇÃO/TV GLOBO)

A Justiça determinou que a TV Globo reintegre a jornalista Izabella Camargo ao seu quadro de funcionários. Um oficial levou hoje, por volta das 13h30, a notificação ao prédio da emissora, em São Paulo. A cena chamou a atenção de quem estava por perto e a notícia pegou de surpresa os colegas da emissora.

Izabella foi apresentadora da previsão do tempo dos telejornais Hora 1 e Bom Dia, Brasil, que vão ao ar respectivamente de madrugada e pela manhã, durante seis anos. Devido aos horários da grade, ela precisava trocar o dia pela noite. Após voltar de uma licença médica, ela foi demitida. Izabella disse na época acreditar que tenha sido dispensada por ter burnout, síndrome resultante de excesso de trabalho. A emissora sempre foi enfática ao negar que a decisão tenha sido relacionada à condição de saúde da profissional.

Veja

Técnico Tite se irrita e pode deixar Seleção Brasileira após Copa América

O MOTIVO É O DESCONTENTAMENTO COM UM DESMANCHE EM SUA COMISSÃO TÉCNICA. FOTO: FABÍOLA PEREZ

O jornalista Juca Kfouri deu uma notícia surpreendente na tarde desta quinta-feira, em participação na ESPN Brasil. Segundo ele, “gente muito próxima de Tite” garante que o treinador deixará a Seleção Brasileira após participação na Copa América no próximo domingo, com qualquer resultado obtido. A equipe brasileira fará a final contra o Peru no Maracanã, às 17h (de Brasília).

Segundo Kfouri, o motivo de uma possível saída de Tite é o descontentamento com um desmanche em sua comissão técnica. O quarteto que ele formava com auxiliar Sylvinho, o analista de desempenho Fernando Lázaro e o coordenador de seleções Edu Gaspar trabalha junto desde os tempos de Corinthians – os dois primeiros vão para o Lyon e Edu assumirá o futebol do Arsenal.

“O Tite ficou insatisfeito com a CBF e com a decisão de não manter mais uma comissão técnica fixa. Como todos sabem, o Tite teve o estranho privilégio de escolher o seu chefe, de escolher o Edu Gaspar, e não teria mais essa prerrogativa”, afirmou Kfouri.

Ele ainda diz que algumas pessoas ainda podem influenciar em sua decisão, ainda mais em caso de título no domingo. No entanto, a direção da CBF já está de olho no mercado em busca de substitutos. “A vitória poderia mudar a cabeça dele (Tite), mas o Cabloco (Rogério, presidente da CBF), já está procurando substitutos, que seriam o Renato Gaúcho (do Grêmio) ou o Mano Menezes (do Cruzeiro).

Terra

Autores de Macaíba e Santa Cruz lançam em julho novos livros no mercado potiguar

BOM DIA, MEUS POVO! É O SEGUNDO DO JORNALISTA SANTA-CRUZENSE ROSEMILTON SILVA. FOTO: REPRODUÇÃO

A literatura do Rio Grande do Norte está muito viva – talvez mais do que nunca em sua história – e não apenas em Natal e Mossoró. Do interior, surgem novas vozes retratando a riqueza cultural das suas cidades, muitas delas com qualidade de criação e de linguagem em alto calibre.

Julho, por exemplo, traz para os leitores potiguares dois exemplos dessa produção: Bom dia, meus povo!, do jornalista Rosemilton Silva, e Macaíba – Manancial de Nobreza, do professor, cordelista e agitador cultural Hailton Mangabeira. Se o segundo já deixa claro o lugar de onde veio, o segundo merece o esclarecimento. Bom dia, meus povo! (assim mesmo, com o plural do possessivo misturado com o singular do substantivo), conta histórias de Santa Cruz, a cidade polo do Trairi. Os dois livros saem pela Z Editora, do jornalista Osair Vasconcelos.

Nobre Macaíba

Macaíba – Manancial de Nobreza é o segundo livro de Hailton Mangabeira. O primeiro, Paulo Freire em cordel, resume, em linguagem popular, o método pedagógico do conhecido educador. Na sua área de maior atuação, o verso de cordel, Hailton Mangabeira já publicou 137 vezes, e o seu trabalho na área tem penetração no público universitário de muitos estados, especialmente Paraíba, Pernambuco, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Além de cordelista e escritor – tem outros livros prontos – Hailton Mangabeira é também cineasta, autor de quatro longas metragens: “Os Pés de Benedita” (2011), “Se alembra?” (2012), “O milagre do cabaço” (2018) e “Um lugar que não existe” (2018). Ele é membro da Academia Macaibense de Letras e escreveu e produziu a peça teatral “Cartas de um exilado”, baseada no livro de mesmo título de Djalma Maranhão. Compositor, foi duas vezes finalista do Festival Universitário da Canção da UFRN.

Da esquina do mercado

Bom dia, meus povo! é o segundo do jornalista santa-cruzense Rosemilton Silva. O primeiro, Crônicas da Casa de Maria Gorda, lançado 2018, obteve sucesso a ponto de ter uma segunda edição no mesmo ano. As crônicas de Rosemilton, tanto no primeiro quanto no novo livro, relatam acontecimentos do dia a dia da Santa Cruz dos anos 50 até os anos 80.

As histórias são ricas em humor e lirismo, com toques de leve nostalgia de tempos os quais, em qualquer cidade à época, corriam mansos, com forte integração entre os moradores, num convívio rico de fatos e entrelaçamento humano. Ao narrar esses acontecimentos, Rosemilton tornou Maria Gorda, a dona do cabaré mais concorrido da cidade, num personagem que traz sempre uma visão à parte dos que os seus conterrâneos viam. Personagem real, Maria Gorda convivia em meio aos moradores de Santa Cruz e se destacava no dia a dia pela personalidade agregadora, pacifica e bem-humorada.

Se as histórias por si só já não fossem bastante atraentes, Rosemilton ainda as enriquece com uma linguagem coloquial rica, engraçada, resgatadora de palavras perdidas no tempo e que faziam a graça e humor do falar popular do interior. A linguagem leva o leitor a mais ouvir do que a ler, tal a fidelidade do autor na transcrição das falas e na própria narrativa que faz. E assim, ele começa as histórias sempre com a saudação Bom dia, meus povo!

Rosemilton Silva é um veterano jornalista e passou por praticamente todas as redações de Natal – de rádio, jornal e televisão – nos melhores tempos do jornalismo potiguar. Foi primeiro bancário, mas aprendeu cinegrafia e assim começou a carreira que se estendeu através das rádios Cabugi, Tropical e Cidade, além de montar as de Santa Cruz e Ceará Mirim. Formado pela UFRN em jornalismo, trabalhou no Diário de Natal, A República, Tribuna do Norte, Dois Pontos, RN Econômico e Foco. Também prestou serviços às Tv´s Universitária, Potengi e União. Nos últimos anos, Rosemilton Silva especializou-se em jornalismo automobilístico na televisão.

Serviço


Bom dia, meus povo!
Lançamento: 06 de julho
Local: Clube Juvenal Pé de Copa
Horário: 18h30

Macaíba – Manancial de nobreza
Lançamento: 13 de julho
Local: Casa de Cultura de Macaíba
Horário: 19h30

Câmara Empresarial do Turismo da Fecomércio elabora propostas para fomentar atividade turística em Natal e no RN

PROPOSTAS CONSOLIDADAS SERÃO APRESENTADAS AO GOVERNO DO ESTADO E À PREFEITURA. FOTO: CEDIDA

O presidente da Fecomércio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz, coordenou no início da tarde desta quinta-feira, 4, no Hotel-Escola Senac Barreira Roxa, reunião da Câmara Empresarial do Turismo (CET) da Federação, que teve, na pauta, os primeiros debates para a construção de um conjunto de propostas para dar suporte à atividade turística em Natal e no Rio Grande do Norte. A ideia é que, tão logo estas propostas estejam consolidadas, elas possam ser apresentadas ao Governo do Estado e à Prefeitura, como uma contribuição para fomentar o segmento e, com isso, estimular o desenvolvimento econômico potiguar.

O coordenador da CET, George Costa, chamou a atenção para a importância destas propostas, que devem ser elencadas e detalhadas pelas entidades que compõem a Câmara (16, no total, entre elas ABIH RN, Natal Convention Bureau, Abav RN, Sindetur e Abrasel). “Quando este documento estiver pronto, e que pudermos entregar tanto ao Governo quanto à Prefeitura, será um enorme serviço que iremos prestar ao nosso estado. Devemos agir alinhados aos entes públicos para que possamos voltar a ver o desenvolvimento da atividade”, disse Costa.

“Estamos começando a construir um trabalho consistente, fruto do conhecimento profundo que todos os membros desta Câmara têm da realidade vivida pela atividade turística do Rio Grande do Norte”, frisou o presidente Marcelo Queiroz, destacando que nunca é demais lembrar que o setor terciário – incluindo Comércio e Serviços, entre os quais se insere o Turismo – responde por mais de 70% dos empregos formais gerados e por quase 65% do PIB deste estado.

Justiça Federal do RN condena quatro pessoas por 11 assaltos a agência dos Correios

SOMATÓRIO DOS VALORES ROUBADOS CHEGA A QUASE R$ 630 MIL. FOTO: INSTAGRAM

A Justiça Federal no Rio Grande do Norte condenou quatro pessoas pela prática de 11 assaltos à agência dos Correios no Estado, crimes praticados entre maio de 2017 até maio de 2018. Foram  Kleber Jota Barbosa ( 73 anos, 10 meses e 28 dias), Jadson Cardoso Varela ( 37 anos 10 meses e 6 dias), Nyelton Cunha do Nascimento (  29  anos 6 meses e 20 dias) e Sebastião Ivanildo da Silva ( 22 anos 7 meses e 28 dias). O somatório dos valores roubados chega a quase R$ 630 mil.

Na  sentença, proferida pelo Juiz Federal Walter Nunes da Silva Júnior, titular da 2ª Vara Federal, estão definidos os valores de multas a serem pagas. No caso de Kleber Jota será 690 dias-multa, com cada dia-multa equivalendo a 1/20 do salário mínimo, prevalecendo esse referencial para todos os três condenados.  Jadson Cardoso pagará multa no valor de 540 dias-multa.  Nyelton deverá desembolsar 110 dias-multa. Já Sebastião Ivanildo pagará 120 dias-multa.

 A sentença condenou ainda Francisco dos Santos Moura e Josimar Pinheiro Pedro pelo crime de receptação. Cada um cumpriria um ano de reclusão, pena que foi convertida em prestação de serviço à comunidade.

O Juiz Federal Walter Nunes destacou, na sentença, que além dos valores materiais, nos assaltos foram roubados também armas e coletes balísticos.

ERRO: Mesmo como senador, Styvenson recebeu salários integrais da PMRN e agora terá de devolver excedente

COLOCADO NA RESERVA DA PM APÓS TER SIDO ELEITO SENADOR, STYVENSON DEVERIA RECEBER SALÁRIOS PROPORCIONAIS AOS 15 ANOS EM QUE EXERCEU A PROFISSÃO. FOTO: FACEBOOK

O senador Styvenson Valentim (Podemos) recebeu, durante três meses, salários incorretos do Governo do Rio Grande do Norte. De acordo com memorando da Secretaria de Estado da Administração e Recursos Humanos (Searh), o erro de cálculo provocou um dano equivalente a R$ 18.474,29 aos cofres públicos, que será ressarcido pelo ex-policial nas próximas folhas.

Após ser eleito para o Senado no ano passado, Styvenson passou a fazer parte do quadro da reserva da Polícia Militar. Com isso, deveria ter sido atribuído a ele um salário proporcional ao tempo em que exerceu a função (15 anos). Ou seja, cabia-lhe receber 15/30 avos do valor que ganhava quando estava em atividade.

Segundo a Searh, o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do RN (Ipern) atribuiu indevidamente o pagamento da remuneração integral ao senador no meses de janeiro, fevereiro e março, mas ao ser alertado pelo equívoco, efetuou a correção na folha de pagamentos e Styvenson passou a receber os valores certos a partir do mês de abril.

Diante do cenário, a Secretaria de Administração e Recursos Humanos informou vai comunicar Styvenson de que ele sofrerá descontos nos seus próximos salários como forma de ressarcimento dos valores que foram pagos a maior nos três primeiros meses de 2019.

NOTA DE ESCLARECIMENTO – ASSESSORIA DO SENADOR STYVENSON

A assessoria do senador Styvenson Valentim (Pode-RN) informou que a ida do parlamentar para a Reserva só foi publicada no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte em 08 de fevereiro de 2019, motivo pelo qual ele foi remunerado ainda como Policial Militar da ativa nos meses de janeiro e fevereiro. Informou ainda que o parlamentar nunca foi oficiado do possível erro cometido pelo Executivo estadual, de pagar sua remuneração de forma indevida. Esclareceu que o senador Styvenson Valentim, ao saber do que foi divulgado, determinou à sua assessoria jurídica que verifique se a remuneração foi paga indevidamente para que as providências sejam tomadas.

Com informações do Agora RN