SELO BLOG FM (4)

Categoria: junho 22, 2019

“Lula livre”: com boneco gigante de Lula, militância do PT percorre municípios do RN e defende liberdade para o ex-presidente

BONECO GIGANTE DE LULA É UTILIZADO PELO PT NAS CARAVANAS “LULA LIVRE”
FUNDADOR DO PT, O ENGENHEIRO HUGO MANSO DIZ QUE AS CARAVANAS VÃO TER AGENDAS INTENSIFICADAS EM JULHO

Com o habeas corpus do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pautado para julgamento na próxima terça-feira, dia 25, lideranças e militantes do Partido dos Trabalhadores no Rio Grande do Norte estão realizando caravanas por diversos municípios do estado com um boneco gigante do ex-presidente Lula. A iniciativa, encampada pelo “Comitê Lula Livre”, teve início no último dia 14 de junho, durante as manifestações da greve geral realizadas por sindicalistas e partidos de esquerda. Nesse domingo 23, o boneco gigante do ex-presidente vai percorrer a feira livre de Nova Natal. Também já estão programadas caravanas para o município de Bento Fernandes (dia 29) e passeio pela praia da Redinha, no dia 30.

Um dos fundadores do PT no estado e militante histórico do partido, o engenheiro Hugo Manso revela que para o próximo mês de julho novas caravanas vão ser realizadas. “Tendo participado de inúmeras ‘Caravanas da Cidadania’ com o próprio Lula, vivo essa experiência de levar o boneco gigante até eventos políticos e sociais com muito prazer emoção”, enfatiza o líder petista, ao revelar que no último dia 19 o boneco do ex-presidente foi recebido pela população do município de Montanhas, por ocasião dos festejos juninos daquela cidade.

Manso enfatiza que o boneco gigante foi confeccionado pelo artista plastico João Antônio, de Currais Novos, com recursos arrecadados através de festivais culturais, rifas de obras de arte e de um bazar permanente onde a “caneca do Lula Livre é a principal atração”.

Para Hugo Manso, o boneco do ex-presidente veio reforçar o trabalho do Comitê, que é coordenado por Roberto Monte.

De acordo com informações já divulgadas pela imprensa nacional, o estoque de processos pendentes de julgamento na 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal pode adiar a análise do habeas corpus do ex-presidente para agosto. 

Embora o habeas corpus de Lula esteja pautado para julgamento na próxima terça após devolução de vista do ministro Gilmar Mendes, a presidente da 2ª Turma, Cármen Lúcia, pode alterar o cronograma de última hora. 


VÍDEO: aeroporto de São Gonçalo estimula turistas a visitar Recife e presta desserviço ao turismo potiguar

Uma aberração construída em desfavor do turismo do Rio Grande do Norte, o aeroporto internacional Aluízio Alves, localizado em São Gonçalo do Amarante, continua engrossando a sua já larga folha de desserviço prestado à atividade turística potiguar.

A iniciativa da direção da Inframerica de fazer propaganda do turismo pernambucano nos elevadores que servem à estação aeroportuária, tem causado surpresa nos usuários do aeroporto, que não entendem como um equipamento que foi construído sob o falso argumento de que iria fomentar o turismo local, exibe peças publicitárias estimulando o visitante que vem para Natal conhecer a capital pernambucana, cujo turismo está bem na dianteira do turismo potiguar.

A peça publicitária, que chama o turista para conhecer Recife, “a capital da água de coco geladinha”, foi filmada por um usuário do aeroporto, e logo ganhou as redes sociais, recebendo críticas por parte dos internautas, que consideram descabida a ação da administração aeroporto.

Embora o fluxo turístico do primeiro semestre de 2019 de Pernambuco ainda não tenha sido oficialmente divulgado, o primeiro semestre de 2018 foi de resultados positivos para o turismo do estado vizinho, que recebeu nos seis primeiros meses do ano quase 3,2 milhões de turistas.

Entre os visitantes, o destaque ficou por conta do mercado internacional. No primeiro semestre de 2018, Pernambuco recebeu, pelo Aeroporto Internacional de Recife, quase 157 mil estrangeiros. O número representa um aumento de 67% na comparação com o mesmo período do ano de 2017.

AEROPORTO DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE ESTIMULA TURISTAS QUE CHEGAM A NATAL A CONHECER A CIDADE DO RECIFE

“Querem me deixar como rainha da Inglaterra?”, questiona Bolsonaro sobre indicações a agências

Jair Bolsonaro criticou neste sábado, 22, projeto de lei na Câmara que transfere a parlamentares o poder de indicar integrantes de agências reguladoras. Segundo ele, a medida vai transformá-lo em uma “Rainha da Inglaterra”, que não governa.

“Querem tornar privativo do Parlamento indicações para agências. Querem me deixar como Rainha da Inglaterra?”, questionou. Na avaliação do presidente as agências “travam ministérios, pois você fica sem ação, tem que negociar com a agência, cria um poder paralelo”.

Em seguida, Bolsonaro emendou que no governo Dilma Rousseff (PT) havia o “conselhão”, pelo qual todo projeto aprovado pela Câmara tinha que passar. “Quem seriam os integrantes desse conselhão? Petistas”.

O presidente informou que o ministro da Economia Paulo Guedes decidiu reduzir concursos públicos a poucas áreas, e citou que as exceções são para Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal. O motivo seria falta de verba. “Fora isso, dificilmente teremos concursos no Brasil nos próximos poucos anos”, afirmou o presidente a jornalistas.

Estadão Conteúdo

XUXA SENDO XUXA: Usando apenas um par de botas, a Rainha surpreende ao posar para Revista

FOTO: Blad Meneghel

Xuxa Meneghel acabou surpreendendo muita gente, durante um ensaio de fotos que fez, para a famosa revista Wow. Em um dos registros, compartilhado por meio da página oficial da própria publicação no Instagram, a famosa apresentadora aparece usando apenas longas botas.

Ela ainda foi clicada, na ocasião, com uma das mãos na cabeça e olhando diretamente para a câmera. Como não podia deixar de ser, bastaram apenas alguns instantes para que tal postagem desse o que falar, na internet.

Veja:

Dentre os muitos comentários elogiando o clique, estava o elogio do amado Junno. “Eu pegava…”, brincou.

Brunno Rangel é o autor do clique, que foi compartilhado na conta da revista. “Ela é um ícone. Podem passar anos que ainda fica linda e doce”, elogiou uma internauta. “Parabéns, Xuxa. Amei, poderosa. Está mais linda do que nunca!”, falou um outro.

Triste, Sasha exclui redes sociais e recebe afago da mamãe Xuxa

Foto: Divulgação/Leo Lemos

Centro das rodas de fofoca nessa sexta-feira, 21, após a revelação da colunista Fábia Oliveira, do jornal O Dia, acerca do provável término de namoro de um ano e seis meses com Bruno Montaleone, Sasha Meneghel saiu das redes sociais. A filha de Xuxa e Luciano Szafir, que sempre foi muito discreta, optou por deixar os holofotes e se resguardar.

A estudante de moda não comentou o assunto, da mesma forma que o ator. Bruno, contudo, segue ativo nas redes e manteve as fotos com Sasha.

Mas foi Xuxa, a mãe sempre presente e protetora da jovem, quem fez questão de mostrar que está sempre pronta a ampará-la e cobrí-la de amor. A eterna Rainha postou uma foto ao lado da filha e se declarou.”Como eu amo ver você feliz…não esquece, sua felicidade é a minha, que Deus te proteja sempre meu anjo lindo”, escreveu.

O romance dos dois foi oficializado durante viagem à São Miguel do Gostoso\RN, enquanto Sasha passava um período de férias no Brasil

Com informações: Ofuxico

LUTO: Thalles, atacante do Vasco, morre em acidente de moto no Rio

Morreu na manhã deste sábado o atacante Thalles, de 24 anos, que estava emprestado pelo Vasco à Ponte Preta. Ele se envolveu num acidente de moto em São Gonçalo, onde a família e os amigos moram, chegou a ser atendido, mas não resistiu até a chegada ao hospital.

Houve uma colisão na rua Almirante Pena Boto, localizada no bairro Monjolos, com outra vítima fatal, Yuri Martins, de 27 anos, que, de acordo com relatos da assessoria do corpo de bombeiros, morreu na colisão, de um total de cinco feridos. Ainda não há informações sobre velório.

Uma colisão entre duas motos no local foi a causa do acidente. Thalles chegou a ser encaminhado para o Hospital Alberto Torres, mas não resistiu. De acordo com informações de pessoas próximas ao atacante, a demora no atendimento no local da batida foi uma das causas para o óbito do atacante.

Cedido ao clube campineiro até dezembro, o vínculo de Thalles com o Vasco se encerraria também no fim desta temporada. Revelado em 2013, chegou a defender Seleções Brasileiras de base, mas teve altos e baixos ao longo da carreira.

Passou também pelo futebol japonês, no Albirex Niigata, em 2018, onde fez 6 gols em 41 jogos. Marcou 36 gols pelo time profissional do Vasco em 136 partidas disputadas. Pela Ponte Preta, balançou a rede em cinco oportunidades, entrando em campo 19 vezes.

Confira nota oficial do Vasco:

O Club de Regatas Vasco da Gama comunica, com imenso pesar, o falecimento de Thalles Lima da Conceição Penha. O jogador de 24 anos, que estava atuando por empréstimo na Ponte Preta (SP), foi vítima de um acidente na Avenida Almirante Pena Boto, no bairro Monjolos, em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, na manhã deste sábado (22/06).

Natural de São Gonçalo, Thalles chegou em São Januário aos 11 anos de idade e teve uma trajetória marcada por muitos gols nas categorias de base. Principal nome da equipe campeã da Taça Belo Horizonte em 2013, subiu para o time principal no mesmo ano e não demorou muito para se firmar. Na temporada seguinte, em virtude do seu bom desempenho, foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-20. O atacante foi aluno do Colégio Vasco da Gama.

Em cinco temporadas na equipe principal do Gigante da Colina, Thalles disputou 157 partidas, marcou 36 gols e conquistou quatro títulos: Campeonato Carioca 2015, Taça Guanabara 2016, Campeonato Carioca 2016 e Taça Rio 2017. O Club de Regatas Vasco da Gama comunica que já acionou seus setores para prestar o devido auxílio aos familiares do atleta.

Com informações: TERRA

Bolsonaro admite erros na articulação política

Após experimentar derrotas em série no Congresso, o presidente Jair Bolsonaro reconheceu ontem que seu governo enfrenta problemas na articulação política. Ele atribuiu as dificuldades à “inexperiência” e admitiu que teve de adotar o modelo que era usado no Palácio do Planalto de Michel Temer.

O mea-culpa veio ontem, mas as mudanças já haviam sido oficializadas na quarta-feira por medida provisória. Nela, o presidente tirou a articulação política da Casa Civil, chefiada por Onyx Lorenzoni (DEM). “Quando montamos aqui, no primeiro momento, por inexperiência nossa, tivemos algumas mudanças nas funções de cada um que não deram certo”, disse o presidente em entrevista. “Em grande parte, retornamos ao que era feito em governo anterior.”

Bolsonaro se referia ao arranjo vigente até 2018, onde a Secretaria de Governo cuidava simultaneamente da articulação política e da liberação de emendas aos parlamentares. No governo Temer, o posto foi ocupado por Geddel Vieira Lima (MDB-BA), que hoje está preso, por Antônio Imbassahy (PSDB-BA) e por Carlos Marun (MDB-MS).

Agora, a Secretaria de Governo será comandada pelo general da ativa Luiz Eduardo Ramos, recém-nomeado por Bolsonaro para o cargo. Ao anunciar sua chegada ao governo, na semana passada, o presidente enfatizou que o auxiliar tivera experiência como assessor parlamentar e que, por isso, ajudaria muito no trato com o Congresso. O anúncio da ampliação dos poderes da Secretaria de Governo veio depois.

Em entrevista à revista Veja, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que “o problema da articulação política não é do ministro, mas do governo”. “A gente sabe que isso não é tão fácil sem a participação direta do presidente”, afirmou.

A condução da articulação política por Onyx era alvo de críticas por parlamentares de diferentes matizes. Na abertura dos trabalhos legislativos, ele se indispôs com Maia ao tentar costurar uma candidatura alternativa e bloquear sua reeleição. Fracassou. Ao mesmo tempo, ganhou fôlego ao apoiar a eleição de Davi Alcolumbre (DEM-AP) contra Renan Calheiros (MDB-AL).

Os problemas, porém, foram se avolumando. Na semana passada, houve uma derrota emblemática. O Senado derrubou decretos que flexibilizam o porte de armas, promessa de campanha de Bolsonaro. Ele chegou a fazer um apelo aos deputados, em ‘live’ no Facebook, para que não enterrem a iniciativa.

Líderes do Centrão costumavam desferir as críticas mais contundentes, argumentando que o governo tinha dificuldade de dialogar e tentava “criminalizar” todo tipo de negociação política. Mas, até integrantes do PSL, partido do governo, vez ou outra disparavam contra o Planalto.

“O presidente percebeu que não estava funcionando. Deve ter recebido muitas reclamações e tenta dar outro norte ao governo”, disse o líder do PSL na Câmara dos Deputados, deputado Delegado Waldir. Segundo ele, mais do que ajustar o desenho, é importante encontrar “a pessoa certa para o lugar certo”, porque o Parlamento “gosta de respeito”. “Para articulação política, tem que ter jogo político, humildade, respeitar os parlamentares, tem de ser amado pelo Parlamento ou não vai dar conta do serviço, não”, disse Waldir.

Bolsonaro tem tentado preservar Onyx e evitou culpá-lo pelos resultados ruins no Congresso. “Onyx está fortalecido pelo PPI”, disse, referindo-se ao Programa de Parceria em Investimentos, que cuida de concessões e privatizações e passou para a Casa Civil. Onyx é aliado de primeira hora de Bolsonaro e já integrava seu time antes de ele se firmar nas pesquisas.

Outras mudanças

O presidente anunciou ontem outro rearranjo na equipe, com a promoção de Jorge Antonio de Oliveira, que é major da PM do DF, para o cargo de ministro da Secretaria-Geral da Presidência. Ele ocupava a subchefia de Assuntos Jurídicos. Segundo Bolsonaro, Oliveira é uma pessoa que o acompanha há 15 anos, está acostumado com a burocracia e atua como “prefeito do Planalto”. A subchefia de Assuntos Jurídicos ficava subordinada à Casa Civil e passou para alçada da Secretaria-Geral da Presidência. Foi mais um movimento de esvaziamento dos poderes de Onyx.

Formado em 1992 no Colégio Militar de Brasília, Oliveira serviu por mais de 20 anos na Academia de Oficiais da PM do DF. Com formação em Direito, foi transferido em 2013 para a reserva, iniciando atividade de advocacia, consultoria e assessoria jurídica. O novo ministro atuou no Congresso como assessor parlamentar da PM do DF, assessor jurídico no gabinete de Bolsonaro e também como chefe de gabinete e assessor jurídico do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente.

Estadão Conteúdo

Governo apresenta ao Banco Mundial medidas adotadas na busca pelo equilíbrio fiscal do RN

Foto: Demis Roussos

A governadora Fátima Bezerra e a equipe econômica do Governo estiveram reunidos nessa sexta-feira, 21, com representantes do Banco Mundial. O encontro é mais uma etapa do processo de adesão do Estado ao Plano de Equilíbrio Fiscal (PEF), encaminhado pelo Governo Federal na primeira semana de junho  ao Congresso Nacional. Esse plano prevê empréstimos aos Estados com nota C na capacidade de pagamento e com garantia da União.

Nessa reunião com o Banco Mundial, o Governo fez uma explanação de como encontrou o Estado e quais medidas já foram adotadas na busca do equilíbrio fiscal e do aperfeiçoamento da gestão, a exemplo da revisão de contratos e de benefícios, projeções e auditorias. Uma demonstração detalhada desse primeiro semestre de gestão. A reunião busca esclarecimentos e propostas para dar transparência ao processo, como um dos passos para a negociação com a instituição financeira que será a financiadora do PEF ao Rio Grande do Norte.

“As reuniões de hoje fazem parte do processo de adesão do Estado ao Programa de Equilíbrio Fiscal do Governo Federal. Estamos atuando em quatro frentes: uma das frentes é responder à Secretaria do Tesouro Nacional uma série de formulários, que  mostram qual é a nossa realidade fiscal, a aprovação da legislação no Congresso Nacional é uma outra frente de  trabalho, bem como a aprovação de legislação específica também em âmbito local e por fim com as instituições financeiras que irão participar desse processo”, explica Aldemir Freire. 

O Governo do Estado encaminhou à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte duas legislações que o secretário de Planejamento considera fundamentais para a adesão ao PEF. “A PEC do crescimento sustentável das despesas e a Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2020, elas são pontos de partida para o equilíbrio fiscal e financeiro do Estado nos próximos anos e para a adesão do RN ao Programa de Equilíbrio Fiscal, que no período de quatro anos pode render ao Estado R$ 1,3 bilhão”, ressaltou Freire. 

Plano de Equilíbrio Fiscal (PEF)

O Governo Federal encaminhou, na primeira semana de junho, o Plano de Equilíbrio Fiscal (PEF) ao Congresso. Esse plano prevê empréstimos aos Estados com nota C na capacidade de pagamento e com garantia da União. O RN pretende receber R$ 1,3 bilhão, repassados em tranches (divisões contratuais) sob condição de o Estado melhorar anualmente sua capacidade de pagamento até atingir nota B até 2022. Esse empréstimo será concedido por bancos. E como condição para receber, os Estados precisam aprovar algumas leis e um plano que permita aos mesmos recuperar o equilíbrio fiscal no período de 4 anos.

Assecom\Governo do RN