SELO BLOG FM (4)

Categoria: maio 28, 2019

Parnamirim será beneficiada em pacote milionário de ações estratégicas de Bolsonaro para estimular Turismo no NE

Praia de Pirangi é um dos cartões postais do município. Getty

Cinquenta e seis municípios do Nordeste do país serão contemplados pelo programa Investe Turismo, desenvolvido conjuntamente pelo Ministério do Turismo, Sebrae e Embratur. A iniciativa vai levar um pacote de ações de investimentos, incentivos a novos negócios, acesso ao crédito, marketing, inovação e melhoria de serviços voltados para 26 regiões turísticas dos nove estados nordestinos. A meta é unir setor público e iniciativa privada para preparar e promover a competitividade de dez rotas turísticas estratégicas de toda a macrorregião.

Destinos como Fernando de Noronha; Maragogi, em Alagoas; Canindé de São Francisco, em Sergipe; Porto Seguro, na Bahia; Jericoacoara, no Ceará; Luís Correia, no Piauí; Barreirinhas, no Maranhão; São Raimundo Nonato, no Piauí; Cabedelo, na Paraíba e Parnamirim, no Rio Grande do Norte, serão beneficiados pelos investimentos, que serão de R$ 200 milhões para todo o país.  A ideia é que os projetos a serem implementados aumentem a qualidade da oferta turística das rotas selecionadas na região Nordeste.

Para o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, a intenção do programa é desenvolver as vocações do turismo nas rotas contempladas, fazendo da indústria de Viagens um impulso econômico para toda a região. “Vamos aproveitar todas as belezas dessa que é uma das mais belas costas litorâneas do mundo, ampliando as oportunidades de investimentos e apoiando a geração de novos negócios que qualifiquem a experiência do turista. É hora de converter nosso potencial turístico em negócios, empregos e renda” destaca o ministro.

Segundo o diretor-presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, a combinação de cultura e beleza cênica do litoral nordestino “fazem dessa região um destino com alto potencial de desenvolvimento. O Programa Investe Turismo contribuirá para fortalecer a geração de diferenciais competitivos para o Nordeste, que sempre está inovando para atrair mais turistas”, ressalta.

Talento musical: Aluno da UFRN faz campanha para cursar mestrado na Suíça

O estudante Caio César da Silva, considerado uma das grandes descobertas entre os talentos musicais a despontar na Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN), iniciou uma campanha de financiamento coletivo, com o objetivo de custear as despesas com deslocamento para a Suíça, onde irá realizar o curso de mestrado em Música. Caio César é um dos aprovados para o mestrado com bolsa integral na Hochschule der Künste Bern (Universidade das Artes de Berna), sob a orientação do professor da instituição Thomas Rüedi, um dos mais renomados eufonistas do mundo.

Aluno do professor Fernando Deddos, Caio César da Silva iniciou a campanha no começo deste mês de maio, com o apoio de diversos professores da UFRN. Até agora, porém, os recursos arrecadados, pouco mais de 20% do valor necessário, ainda não são suficientes para que ele possa providenciar seu visto de estudante, cujo pedido deve ser solicitado no início de julho, já que as aulas começam em setembro. Além do visto, o estudante precisará comprovar que terá meios de subsistência por, pelo menos, um ano, período em que não poderá exercer nenhum trabalho na Suíça, de acordo com a legislação local. Os interessados em colaborar com a campanha podem fazê-lo por meio deste link.

Com o objetivo de ampliar a arrecadação de fundos, o estudante anuncia a realização de um recital beneficente no dia 13 de junho, às 19h30, no Auditório Onofre Lopes da Escola de Música. Na ocasião, Caio César Silva estará se apresentando junto ao professor Durval Cesetti, com participações especiais do professor Fernando Deddos e do tenor Kaior Morais, do Instituto Waldemar de Almeida. Ingressos ao preço de R$ 20 (vinte reais) estão disponíveis na Coordenação de Eventos da Escola de Música da UFRN ou na entrada do Auditório, no dia do recital.

Exemplo de dedicação e superação

Caio é o primeiro bacharel em Eufônio formado por uma universidade federal brasileira, tendo se destacado em inúmeros festivais nacionais e internacionais, além de ter recebido prêmios como o 1º lugar no Concurso Nacional de Eufônio, promovido pela Associação de Eufônios e Tubas do Brasil (ETB), e o 1º lugar no Concurso Jovens Solistas da Filarmônica UFRN.

“Caio é daqueles alunos que todo professor gostaria de ter, um exemplo de dedicação”, destaca o professor Fernando Deddos, descrevendo como a rotina de estudos dele tem feito com que ele consiga um ritmo de aprendizado muito acima da média. “A comunidade da Escola de Música da UFRN já se acostumou a ouvir o som de Caio estudando, pois parece que ele está sempre por aqui, seja às 7h da manhã ou às 21h, em finais de semana e feriados”. Fernando Dedos é doutor pela University of Georgia e reconhecido como o maior nome do eufônio no Brasil, tendo sido contratado pela UFRN em 2016. Logo em seguida, Caio César, que morava em Recife até então, resolveu se mudar para Natal justamente para poder estudar com ele.

O pianista Durval Cesetti, outro professor de Caio na Escola de Música, com quem ele já se apresentou em inúmeros recitais, descreve algumas das várias dificuldades que ele teve de superar em sua vida para chegar aonde está. “Imagine você não ter uma família para te apoiar, imagine você crescer com imensas dificuldades familiares e financeiras, e, apesar de tudo isso, conseguir se virar sozinho e se tornar um dos melhores intérpretes de seu instrumento no Brasil, muito provavelmente o melhor em sua faixa etária”, destaca o professor. “É uma pessoa cuja força de vontade e caráter fez com que ele se tornasse quem é, mesmo com tantas condições adversas.”

Flávio Gabriel, professor de trompete da UFRN, comenta como Caio demonstrou ser capaz de “enfrentar muitas dificuldades e realizar grandes conquistas, por isso não hesito em afirmar que um investimento em Caio é algo com o que não nos decepcionaremos, pois ele certamente continuará sua trajetória de vitórias e será um nome importante na formação de jovens músicos no futuro.”

Internautas comemoram morte de Gabriel Diniz por ser “bolsominion”

A trágica morte do cantor Gabriel Diniz, após a queda do avião bimotor em que viajava, nessa segunda-feira (27), foi comemorada por pessoas contrárias ao governo do presidente Jair Bolsonaro. A atitude gerou revolta das pessoas, que pediram mais empatia e criticaram as declarações.

Como o cantor teria se posicionado a favor do governo Bolsonaro, algumas pessoas de esquerda comemoraram o ocorrido, dizendo que era “menos um bolsominion” no mundo.  A atitude foi duramente criticada pela grande maioria dos usuários das redes sociais, que consideraram um verdadeiro “show de horrores” as declarações.

A morte do cantor foi confirmada após o resgate da aeronave, no litoral sul de Sergipe. Ele ficou conhecido no último carnaval, com o lançamento da música Jenifer. Gabriel retornava de uma apresentação em Feira de Santana, na Bahia. Ele tinha 28 anos e estava indo ver a noiva, a psicóloga Karoline Calheiros.

Segundo a Polícia Militar do Sergipe, além do cantor, o piloto, Abraão Farias, e o copiloto, Linaldo Xavier, também morreram na queda do avião, eles também eram diretores do Aeroclube de Alagoas. Gabriel Diniz será velado no complexo esportivo Almeidão, na cidade de João Pessoa.

Bolsonaro

O presidente lamentou a morte do cantor e dos dois tripulantes. Ele expressou sentimentos aos familiares e desejou que as vidas dos vitimados fossem recebidas por Deus. Bolsonaro também falou que Gabriel Diniz era um cantor “jovem e talentoso”.

“Recebo com grande pesar a notícia do acidente aéreo ocorrido hoje em Sergipe envolvendo o jovem e talentoso cantor Gabriel Diniz e outros 2 ocupantes. Meus sinceros sentimentos às famílias das vítimas. Que Deus receba essas vidas de braços abertos e conforte os corações de todos”, afirmou.

Gospel Prime

AO VIVO: Repórter do SBT sofre tentativa de assalto durante velório de Gabriel Diniz; Assista

Uma repórter do SBT sofreu uma tentativa de assalto durante transmissão ao vivo do velório do cantor Gabriel Diniz, realizada pelo programa “Fofocalizando”, hoje à tarde.

A jornalista Márcia Dantas estava saindo do velório do cantor Gabriel Diniz, quando foi surpreendida pelo suspeito, que tentou arrancar o celular de sua mão. “Roubaram o meu celular, roubaram o meu celular. Ele puxou o meu “, gritou a repórter, assustada. “Filho da put*”, reagiu a profissional.

No estúdio, os apresentadores do programa reagiram indignados com a cena. “Lamentável!”.

Paraíba Polêmica

Marcelo Bretas determina prisão de gerentes de banco e empresário no Rio

Fernando Frazão/Agência Brasil

juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal do Rio de Janeiro, determinou a prisão preventiva do empresário Júlio César Pinto de Andrade e temporárias dos gerentes do banco Bradesco Tânia Maria Aragão de Souza Fonseca e Robson Luiz Cunha Silva. A decisão atende ao pedido do Ministério Público Federal (MPF) em mais um desdobramento das operações Eficiência e Câmbio, Desligo. Até o momento, apenas a gerente foi presa e levada para a Superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro.

De acordo com o MPF, as investigações indicaram que os três eram peças importantes em sofisticado esquema de lavagem de dinheiro investigado nas operações, comandado pelos doleiros Vinícius Claret e Cláudio Barbosa, operadores do ex-governador Sérgio Cabral. Conforme as investigações, o esquema era baseado na compensação de cheques do varejo, chamados de chequinhos, além de pagamento de boletos bancários, e servia para geração de reais em espécie. Depois dessa etapa eles eram vendidos a empresas que desejavam esfriar recursos.

Notícias ao Minuto

Deputado sugere que governo divulgue na mídia a lei que isenta IPVA de motos no RN

Facebook

O deputado estadual Getúlio Rego (DEM) sugeriu ao Governo do Estado a criação de uma campanha para divulgar os benefícios da Lei que isenta os proprietários de motocicletas com até 150 cilindradas dos débitos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) até 2018. O objetivo, explica o parlamentar, é evitar que trabalhadores rurais percam seu meio de transporte.

“Faço um apelo ao Detran para flexibilizar o diálogo com quem está com documentação atrasada. Neste fim de semana, só em Umarizal, 28 motos foram recolhidas pela polícia de trânsito. Precisamos orientar pessoas a cumprir suas obrigações e comunicar as vantagens da nova lei, para isso, uma campanha de orientação para não tirar do homem do campo o seu único instrumento de deslocamento é essencial”, destacou Getúlio.

O parlamentar fez um apelo para que a liderança do Governo na Casa repasse essa necessidade. “Poderiam criar uma comissão de orientação em cada região do Estado e estabelecer um prazo para que os proprietários desses veículos possam se normalizar”, sugeriu.

Isenção

A lei em questão perdoa dívidas de IPVA para os proprietários de motocicletas com até 150 cilindradas. Para ficarem isentos dos débitos de IPVA até o ano de 2018, os proprietários de motocicletas têm que atender alguns requisitos, como estar com esse imposto relativo a 2019 regularizado, bem como também com a taxa de licenciamento 2019 em dia. Também devem estar com o seguro DPVT em dia, não apresentar multas em aberto e não ter impedimento no Renavam.

Nelter Queiroz sugere remanejamento de militares como forma de aumentar policiamento das ruas

Reprodução/Facebook

Durante pronunciamento realizado na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, nesta terça-feira (28), o deputado estadual Nelter Queiroz (MDB) voltou a propor ao Governo do Estado que aumente o efetivo policial nas ruas a partir de um remanejamento provisório de militares destacados nas polícias de trânsito, ambiental e cavalaria, enquanto policiais aprovados em concurso não são convocados.

O pronunciamento do parlamentar foi motivado em decorrência da insegurança vivida no Rio Grande do Norte, em especial, aos crimes ocorridos nos municípios de Assú, onde assalto foi realizado ontem a luz do dia; e em Ouro Branco, onde, na manhã de hoje, criminosos explodiram carro forte na rodovia que liga o município a Jardim do Seridó.

Queiroz também apontou a insegurança vivida no município de Caicó e mostrou sua indignação em relação à ação de criminosos que continuam vitimando pessoas de bem no Estado, bem como a apreensão de motocicletas – por parte da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) – que serão beneficiadas pela lei nº 10.507/2019. A lei em questão autoriza o Rio Grande do Norte a conceder remissão de crédito tributário relativo ao IPVA para motos de até 150 cilindradas.

 “A população está apavorada pela quantidade de assaltos e crimes. Aqui faço um apelo para que a governadora Fátima faça um remanejamento provisório de militares das polícias de trânsito, ambiental e cavalaria para que eles possam ser direcionados às ruas, dando mais segurança e cidadania à nossa população”, sugeriu Nelter.

Por fim, Nelter Queiroz também criticou a ação recente da PRE no município de São Vicente, onde policiais de trânsito apreenderam diversas motocicletas de funcionários das empresas têxteis existentes no município, que teriam suas situações regularizadas após o dia 10 de junho com a vigência nº 10.507/2019.

Relatório de Styvenson permite ao motorista escolher se quer extintor de incêndio ABC nos carros de passeio

Extintor de incêndio do tipo ABC (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O relatório do senador Styvenson Valentim (Pode-RN), contrário à proposta que queria obrigar os motoristas a ter o extintor de incêndio nos veículos de passeio, prevaleceu na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) nesta terça-feira (28). O Projeto de Lei da Câmara (PLC) 159/2017, que pretende alterar o Código de Trânsito Brasileiro para incluir o extintor com carga de pó ABC na lista de itens obrigatórios em todos os veículos em circulação no Brasil segue agora para análise da Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC).

De acordo com o senador potiguar, o relatório contra essa obrigatoriedade se deu por concordar com a decisão do Conselho Nacional de Transito (Contran) que desde setembro de 2015 decidiu nesse sentido. “Para o uso do cinto, os estudos mostram que a proteção para quem está nos bancos da frente é de 45% e de 75 % para quem atrás. Já quanto ao extintor de incêndio, não temos aferição de quantas vezes funciona”, explicou Styvenson.

O senador também argumentou que não existe nenhum estudo que comprove a eficácia do extintor no combate aos princípios de incêndio nos veículos. “Em caso de incêndio, precisamos primeiro defender a vida. Tornar o uso obrigatório, passivo de fiscalização policial, não concordo. As pessoas não têm preparo técnico, nem emocional, para combater o fogo. É melhor sair do veículo ao invés de se arriscar defendendo o patrimônio” concluiu.

O senador Veneziano Vital do Rego (PSB-PB) defendeu o projeto de lei alegando que é um equipamento essencial para a proteção da vida humana. “Não há dúvidas de que esses equipamentos do tipo ABC são de fácil operação para combater princípios de incêndio. Pode até não ter a eficiência desejável em outros níveis, mas não nos cabe aqui fazer o juízo do valor”, argumentou o Vital, que conseguiu o apoio de outros três parlamentares, mas acabou sendo vencido pela maioria, que votou a favor da relatoria do senador Styvenson.

 “A gente é acostumada, em toda causa polemica, a ser procurada por todo mundo e desta vez eu só fui procurada pelas empresas de extintores de incêndio. Por que será? Não recebi nenhuma corporação de bombeiros defendendo o uso. Por que vamos votar a favor de uma lei em que os próprios especialistas estão recomendando a não obrigatoriedade? Por que vamos contrariar a lógica técnica? O capitão Styvenson é da polícia e entende deste assunto”, observou a senadora, Katia Abreu (PDT-TO).

Kátia ressaltou que, em todo veículo que sai das fábricas, agora é obrigatória a instalação de airbag, corte automático de combustível em caso de colisão e localização do tanque fora da cabine de passageiros, diminuindo assim os riscos de incêndio. “Agradeço aos senadores que concordaram comigo que a prioridade do motorista, em caso de incêndio, é salvar a própria vida e a vida de quem estiver com ele, saindo imediatamente do veículo”, afirmou Styvenson após a aprovação do relatório por 16 votos a favor e quatro contrários.