SELO BLOG FM (4)

Categoria: maio 22, 2019

Com participação de romeiros vindos do RN e estados vizinhos, procissão de Santa Rita de Cássia leva 80 mil pessoas às ruas de Santa Cruz

Santa Cruz – Mesmo sob uma temperatura de mais de 31 graus Celsius, a fé e a religiosidade levaram às ruas da cidade de Santa Cruz (RN) uma multidão de cerca de 80 mil pessoas que acompanharam  a procissão de Santa Rita de Cássia, segundo revela a secretária de Turismo do municipio, Marcela Pessoa. O evento religioso reuniu romeiros e turistas vindos de diversas regiões do Rio Grande do Norte e de estado vizinhos, além de representantes da classe política potiguar, que foram recepcionados pelo deputado estadual Tomba Farias (PSDB), sua esposa, a ex-prefeita Fernanda Costa e o prefeito Ivanildo Filho, o “Ivanildinho”. 

A governadora Fátima Bezerra (PT) e os deputados estaduais Francisco do PT e Ubaldo Fernandes (PTC) também acompanharam a procissão que percorreu as principais ruas da cidade e terminou no pátio da Igreja Matriz, onde o arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, realizou a “Benção  do Santíssimo”. 

Para o deputado Tomba Farias, a procissão de Santa Rita de Cássia confirma Santa Cruz como um dos principais eventos religiosos do Rio Grande do Norte, atraindo à cidade romeiros de Pernambuco, Ceará e Paraíba, entre outros estados nordestinos. 

Desde o último dia 13, Santa Cruz comemora a festa da padroeira Santa Rita de Cássia e assume o papel de “capital da religiosidade do Rio Grande do Norte”, por conta das comemorações alusivas à padroeira da cidade. 

Segundo o prefeito Ivanildinho Filho, somente no último domingo, cerca de 300 ônibus de turistas e peregrinos lotavam o estacionamento principal do Santuário de Santa Rita de Cássia, onde está erguida a maior estátua católica do mundo.

Além de visitantes vindos em ônibus,  famílias se deslocaram em carro particulares para Santa Cruz

O prefeito de Santa Cruz comemora ainda o fato de o resultado do grande fluxo turístico no município ter gerado um resultado positivo para a economia local, esgotando a oferta de leitos de hotéis e pousadas da cidade e lotando bares e restaurantes. 

Ex-comandante do BPChoque revela que está sendo vítima de fake news para atingir Fátima Bezerra

Por Wagner Guerra

O ex-comandante do BPChoque, tenente-coronel da Polícia Militar Rodrigo Trigueiro revelou ao Blog do FM, na tarde desta quarta-feira, 22, que está sendo vítima de fake news nas redes sociais, que visam tão somente macular a imagem da governadora Fátima Bezerra.

No post que já viralizou na web, a informação é que Trigueiro foi punido pela chefe do Executivo Estadual por ter prendido, em Natal, supostos desordeiros, durante o protesto ocorrido no último dia 15, contra o corte de recursos federais na Educação. O ex-comandante do BP Choque, então, teria sido afastado do batalhão.

De acordo com Trigueiro, isso nunca existiu. “Estão me usando para atingir a governadora. Eu estava de serviço na manifestação, mas não prendi ninguém”, disse.

Ele continua na patente de tenente-coronel, mas foi remanejado há alguns meses do BPChoque para o Estado Maior da corporação, onde auxilia o sub-comandante geral da PM em algumas regulamentações da área operacional. “Foi só uma movimentação administrativa no âmbito da instituição, nada mais”.

Durante o protesto, dois adolescentes teriam sido apreendidos, após pichar a sede do PSL, situada na Avenida Salgado Filho. Ambos foram liberados.

Segue abaixo o texto inverídico disseminado nas redes sociais

A governadora Fátima Bezerra que foi apelidada de GRELO DURO por lula, está mostrando como ela é uma fofa. Na passeata em protesto do corte da educação, alguns vagabundos foram fazer vandalismo, pixar, quebrar, tocar fogo essas coisas de sempre. Só tem um detalhe, o coronel Rodrigo Trigueiro é tolerancia zero e prendeu os desordeiros, Fatima GD ao saber que seus pimpolhos foram presos, quis saber quem prendeu os pobizinho. O resultado vc ver passando pro lado, Fatima GD afastou um dos mais competentes, operacionais e exemplares militar do estado, colocou o ex-comandante do BP CHOQUE e faca na caveira Rodrigo Trigueiro pra carimbar papel. Oremos!

RN tem ICMS sobre o QAV mais caro do NE, admite o secretário estadual de Tributação

Proibido pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) de reduzir o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que incide sobre o querosene de aviação (QAV), o Rio Grande do Norte é o estado da região Nordeste que tem a alíquota mais elevada do imposto sobre o combustível usado pelas aeronaves. A informação é do secretário de Tributação do RN, Carlos Eduardo Xavier.

Atualmente o Governo do RN cobra ICMS sobre o QAV de duas formas: uma alíquota é de 12%, reduzida a esse percentual ainda pelo governo Robinson Faria (PSD), mas sem estabelecer nenhuma contrapartida para as empresas aéreas; e uma segunda alíquota é de 9%, para uma das empresas que opera um voo internacional.

Esses números, segundo o chefe da pasta da Tributação estadual, colocam o Estado em posição de desvantagem na competição com outros estados do Nordeste que também têm o turismo como atividade econômica expressiva. “Na região Nordeste nós [o RN] estamos na pior situação”, revelou o secretário Carlos Eduardo Xavier nesta quarta-feira (22) em entrevista ao Hora Extra da Notícia (91.9 FM).

A decisão do Confaz foi anunciada em uma reunião à qual Xavier estava presente. O Rio Grande do Norte precisava ser aprovado à unanimidade pelos 13 estados que são signatários do Convênio ICMS 188/2017, mas acabou não sendo por oposição de alguns estados que já gozam desse benefício, entre eles a Paraíba, Pernambuco e Ceará. O secretário classificou a decisão como “muito constrangedora” e “uma medida protetiva pra os mercados deles”.

O objetivo do Rio Grande do Norte ao tentar reduzir a alíquota é trazer mais voos regionais para o estado e baratear os preços das passagens aéreas para quem quer chegar ou sair do RN.

Contra o que Xavier classifica como “guerra fiscal”, a saída encontrada por ele foi travar a pauta do conselho, de modo que nada será votado nas próximas reuniões, o que deve interferir nos interesses dos demais estados. Além disso, a questão será judicializada por meio da Procuradoria Geral do Estado (PGE).

Nelter Queiroz cobra implantação da UERN em Jucurutu

Durante pronunciamento realizado nesta terça-feira (22), na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), o deputado estadual Nelter Queiroz (MDB) cobrou ao Governo do Estado que realize a devida implantação de Núcleo Avançado de Ensino Universitário da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) no município de Jucurutu.

A cobrança do parlamentar se baseia na Lei nº 8.253/2002, de sua autoria, que dispõe sobre a autorização para criação de Núcleo Avançado de Ensino Universitário na cidade de Jucurutu, vinculado à UERN. “Como professora, sei que a governadora Fátima Bezerra [PT] investirá pesado na UERN. Com base em Lei de nossa autoria, requeremos à devida criação da UERN em nossa Jucurutu, uma vez que Jucurutu é um município polo e importante”, destacou.

Nelter Queiroz também destacou, em seu pronunciamento, a viabilização de importantes obras que trarão o desenvolvimento para Jucurutu e região, como a barragem Oiticica e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). “Faço um apelo a governadora Fátima para que a gente discuta a implantação da UERN em Jucurutu”, clamou o deputado, que se colocou à disposição para destinar emendas parlamentares para viabilizar este pleito.

“Agora sou homemfóbico”, diz Bolsonaro ao escolher 1ª reitora da UFRJ

Reprodução/Youtube

Denise Pires de Carvalho, de 54 anos, é a primeira mulher a ocupar o cargo de reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que vai completar 100 anos em 7 de setembro de 1920.

Ela havia sido a primeira colocada na eleição interna da instituição em abril, que elaborou uma lista tríplice, encaminhada ao presidente da República, Jair Bolsonaro. Nesta segunda-feira, 20, em um evento na Federação das Indústrias do Rio (Firjan), ele informou sobre a nomeação dela.

“É a pessoa adequada para estar à frente da UFRJ”, afirmou Bolsonaro. “Agora vão dizer que sou ‘homemfóbico’”, continuou o presidente, observando que os outros dois indicados eram homens.

Denise já havia se candidatado uma vez ao cargo, em 2015, quando perdeu para Roberto Leher, reitor que agora vai substituir. Denise faz oposição ao grupo que administrou a UFRJ nos últimos anos — critica, por exemplo, o projeto de expansão da universidade, alegando que o número de alunos cresceu sem que houvesse ampliação da estrutura.

Exame

Deputada Tabata Amaral processará ministro da Educação por danos morais

Durante a audiência pública da Comissão de Educação na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (22/5) com a presença do ministro da Educação, Abraham Weintraub, a deputada federal Tabata Amaral anunciou que irá entrar com um processo contra o gestor do Ministério da Educação (MEC) por danos morais.

O anúncio de Tabata foi feito após o ministro distribuir prints mostrando os convites feitos a deputada para uma reunião no MEC. “Estou entrando com um processo por danos morais por distribuir a uma comissão pública prints com o meu número pessoal e da minha equipe. […] Isso é um constrangimento. Isso não é atitude de um ministro”, afirmou.

Tabata esclareceu que apenas três convites foram feitos pelo MEC e todos eles foram feitos na gestão anterior, quando Ricardo Vélez ocupava o cargo de ministro, sendo o último no dia 1º de abril.

Weintraub tomou posse em 9 de abril após Vélez ser dispensado do cargo. “Pelo menos faça as contas para não passar constrangimento”, disse Tabata.

Ainda na Comissão de Educação, o ministro chegou a avisar que iria distribuir os contatos feitos com a equipe da deputada. “A gente mandou para sua equipe e vai disponibilizar. Foram quatro envios feito para sua equipe. A sua equipe talvez não tenha passado para a senhorita, mas ai é uma questão de gestão da equipe”, disse.

No direito de resposta concedido a Tabata, a deputada respondeu a declaração de Weintraub. “O senhor não tem o direito de questionar a minha gestão. Ao contrário do senhor, eu conheço e confio na minha equipe”

Antes deste episódio, o ministro já havia afirmado na última semana, no Plenário do Câmara, que a convocou para uma reunião na pasta e que ela o ignorou. “Vou fornecer os documentos com os convites. Pode ser que não tenha chegado a senhora, pode ser que não tenha chegado a sua assessoria. Mas nós queremos a senhora para discutir”, disse o ministro.

Correio Braziliense

ABC anuncia novo reforço de ataque para temporada 2019 na Série C do Brasileirão

A assessoria do ABC Futebol Clube anunciou na tarde desta quarta-feira, em suas redes sociais, o atacante Moisés como sendo o novo reforço do “Mais Querido” para a temporada 2019.

Moisés estava na Aparecidense/GO e assina com o Clube do Povo até o final da disputa do Brasileirão Série C.

Governador do Rio colocou no currículo doutorado em Harvard, mas nunca estudou na universidade

Rede Aleluia

O ex-juiz federal e governador do Rio, Wilson Witzel, tem, pelo menos, sete cursos em seu histórico acadêmico. No currículo Lattes –  plataforma em que profissionais listam seus feitos ao longo da carreira -, ele enumera cursos de graduação e de pós em várias universidades. Uma passagem pela prestigiada Harvard é um dos pontos altos: lá, Witzel teria feito um curso conhecido como “sanduíche”, quando o aluno faz parte do doutorado numa instituição de ensino internacional parceira da universidade em que estuda. No caso do governador, um pedaço da pós-graduação em “judicialização da política” que ele cumpre na Universidade Federal Fluminense, desde 2015, teria sido feito no campus de Cambridge, no estado de Massachusetts, nos EUA. Mas, o problema é que isso nunca aconteceu.

A UFF informou ao GLOBO que o governador nunca sequer manifestou interesse em participar da seleção. Apenas dois alunos matriculados na mesma pós-graduação de Witzel foram para lá. É preciso se candidatar e passar por pelo crivo da universidade para obter a bolsa, que é financiada pelo governo brasileiro.

O Globo