SELO BLOG FM (4)

Categoria: maio 14, 2019

Saída de Álvaro Dias do MDB tem como foco conquistar o apoio de Fátima para sua reeleição

A saída do prefeito de Natal, Álvaro Dias do MDB traz nas entrelinhas o desejo do alcaide natalense de contar com o apoio da governadora Fátima Bezerra e do Partido dos Trabalhadores (PT) para o seu projeto de reeleição. A saída de Álvaro Dias do MDB foi apontada como uma condição essencial para que o PT pudesse vir a discutir o apoio à sua reeleição, conforme deixou claro um integrante histórico do PT natalense, em conversa mantida por ambos, durante o carnaval deste ano.

Outras lideranças da política natalense, como o presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Paulinho Freire (PSDB), defendem a ideia de que Álvaro dispute a reeleição fora do MDB. Freire, aliás, chega a sugerir que o prefeito se filie ao PSB ou até mesmo o PDT, partido ao qual já foi filiado.

Enquanto isso, Álvaro Dias vai ganhando tempo e tentando consolidar uma imagem de administrador competente e politico popular.

Quem o questiona sobre o assunto recebe de volta respostas envoltas em mistério.

Álvaro Dias, no seu íntimo, já tem traçado o caminho que pretende seguir.  Mas, como um bom seridoense, sabe que cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém. Com a postura de aparente indefinição, o prefeito evita de virar alvo das metralhadoras giratórias da ‘thurma’  que gasta 500 para o vizinho não ganhar 50.

Elpídio Junior

STTU e PRF preparam esquema de trânsito para manifestação desta quarta-feira em Natal

A Prefeitura do Natal, por meio da STTU e a Polícia Rodoviária Federal montaram esquema especial de trânsito durante manifestação que está prevista para esta quarta-feira. Equipes das duas instituições atuarão para buscar minimizar os transtornos no trânsito durante a manifestação que acontecerá na avenida Senador Salgado Filho com Bernardo Vieira e seguirá até a Praça da Árvore em Mirassol, pela contramão. A orientação aos motoristas é que utilizem vias alternativas, como a Via Costeira, a Prudente de Morais e rua Jaguarari para quem se desloca em direção ao centro, já que a pista principal da BR 101 no sentido Parnamirim – Natal estará interditada entre as 16h e 19h (previsão), entre Mirassol e a Arena das Dunnas.

TRANSPORTE PÚBLICO

As linhas de ônibus que passam pela avenida Senador Salgado Filho serão desviadas pela avenida Prudente de Morais a partir das 14h. Assim que for liberada a via, o transporte volta a operar em seu itinerário normal.

Secom

Joice defende Moro e alfineta Gleisi Hoffmann: “Alguém tem uma camisa de força?”

Após a divulgação de uma nota do PT sobre possível indicação do ministro da Justiça Sérgio Moro ao Supremo Tribunal Federal (STF),  a líder do governo no Congresso, Joice Hasselmann (PSL-SP), defendeu o ex-juiz e atacou a presidente nacional do partido, Gleisi Hoffmann, a quem chamou de “louca”.

No último domingo (12), o presidente Jair Bolsonaro afirmou que indicará o ministro a primeira vaga que aparecer no STF, pois tem um “compromisso” com ele. Moro , por sua vez, negou que tivesse feito qualquer acordo para assumir a pasta e afirmou que vai avaliar o convite quando realmente houver uma vaga na Corte.

Após o anúncio de Bolsonaro, Gleisi acusou o ministro de corrupção passiva . Na tarde dessa segunda, em sua conta do Twitter, a deputada federal citou o artigo 317 do Código Penal e afirmou que o ex-juiz teria recebido “vantagem indevida” por conta da promessa do presidente.  Ela também divulgou uma nota do PT sobre a questão.

Na madrugada de ontem, Joice rebateu Gleisi , a quem chamou de “louca do PT”,  e afirmou que ela “subiu o tom dos delírios”. “Alguém tem uma camisa de força disponível?”, questionou a líder do governo.

Na nota, o PT afirmou que o ministro é “um moralista sem moral” e teria recebido o cargo no na pasta da Justiça e a promessa de uma vaga no STF como “recompensa por ter condenado Lula sem provas, para tirá-lo das eleições presidenciais de 2018”.

“Sergio Moro nunca esteve à altura dos cargos barganhados, nem mesmo num governo rebaixado como o de Jair Bolsonaro. As sentenças ilegais contra Lula, a condução autoritária dos julgamentos e os crimes que cometeu, como o grampo da ex-presidenta Dilma, revelaram seu despreparo no Direito e seu desapreço à Democracia”, diz um trecho do texto.

Myke Sena/Fotoarena/Agência O Globo

iG

Apodi lança Festival de Quadrilhas com R$ 13 mil em premiações

A Prefeitura de Apodi lançou, nesta semana, a 3ª edição do Festival de Quadrilhas Juninas Beta Guerra. O evento acontecerá de 20 a 22 de junho na Arena Neta Viana, que será montada no Centro da cidade, e contará com apresentações de quadrilhas matutas, escolares e estilizadas de todo o Nordeste.

De acordo com a organização, a expectativa é que o concurso supere as demais edições em número de quadrilhas participantes e na qualidade das apresentações. As inscrições têm início nessa quarta (15) e seguem até o dia 16 de junho.

“Não temos dúvidas de que o Festival de Quadrilhas Beta Guerra será um sucesso. Em apenas dois anos, nosso concurso já ganhou notoriedade e prestígio em toda região, por isso nossa expectativa é ele seja ainda maior do que todos os que já realizamos”, comentou Marcelo Augusto, coordenador do projeto.

Neste ano, o município está ofertando R$ 13 mil em premiações para os primeiros colocados nas três modalidades. O edital com todas as informações do festival de quadrilhas está disponível no site da Prefeitura de Apodi (www.apodi.rn.gov.br).

Cedida

Após invasão de hackers, empresa orienta usuários a atualizar WhatsApp

O WhatsApp divulgou hoje (14) recomendações a usuários para que atualizem o aplicativo em seus smartphones. O motivo da orientação diz respeito a uma falha na segurança que teria permitido o acesso de hackers e a instalação de pequenos programas maliciosos (spywares) para coletar informações dos usuários.

A ação teria utilizado um software de espionagem semelhante aos desenvolvidos pela empresa israelense NSO Group, que comercializa soluções deste tipo junto a governos. Por meio do programa, os hackers teriam como acessar informações dos smartphones dos usuários de forma remota.

“O WhatsApp incentiva as pessoas a atualizarem o nosso aplicativo para a versão mais recente, assim como manter o sistema operacional dos dispositivos atualizados, a fim de proteger contra possíveis ataques destinados a comprometer as informações armazenadas em dispositivos móveis”, destacou a empresa em resposta à Agência Brasil.

Para atualizar o programa, a pessoa deve desinstalar o WhatsApp e baixar a última versão disponível na loja de aplicativos do seu smatphone (como a Play Store, do Google, ou a Apple Store, da empresa de mesmo nome).

Getty

Scanner para descobrir droga está encaixotado no Porto de Natal, revela o secretário Guilherme Saldanha

A solução para o problema das exportações de drogas pelo Porto de Natal existe e está encaixotada há pelo menos dois anos, segundo revelou nesta terça-feira (14) o secretário de Agricultura e Pecuária (SAPE) do Rio Grande do Norte, Guilherme Saldanha. Conforme o secretário, um scanner vindo do Porto de Suape-PE está guardado na Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) há pelo menos dois anos e nunca foi instalado por falta de recursos. O equipamento serve para identificar a droga, mesmo que ela esteja escondida dentro dos contêineres.

“Já tem um scanner no Porto de Natal que veio de Suape, uns dois ou três anos atrás. O que precisa é a gente formar um mutirão, e aí a classe política tem que ajudar muito, a própria Codern, a preocupação da governadora Fátima é essa também, que a gente precisa viabilizar recursos da ordem de 5, 6, 10 milhões de reais, no máximo, para instalar esse scanner”, disse Guilherme Saldanha em entrevista ao Hora Extra da Notícia (91.9 FM) desta terça-feira (14).

Segundo o secretário, embora o equipamento que está guardado não seja dos mais modernos, ele está em plenas condições de atender, inicialmente, à demanda que o Porto de Natal tem atualmente. “Ele não está instalado, está desmontado, encaixotado e guardado. Precisa desencaixotar e instalar”, acrescenta o secretário da SAPE.

Uma nova apreensão de uma tonelada de cocaína foi realizada pela Polícia Federal nesta segunda-feira (13) no Porto de Natal. A droga estava escondida em uma carga de manga e tinha como destino a Holanda.

Só esse ano foram apreendidas mais de 11 toneladas de cocaína, seja diretamente no Porto de Natal ou que tenha passado pelo terminal potiguar e interceptada pela polícia da Holanda.

O secretário Guilherme Saldanha classifica como “uma coisa muito boa” a nova apreensão de drogas desta segunda-feira (13) em Natal, pois significa, segundo ele, que “a questão da segurança que foi planejada pela Codern está funcionando”. No entanto, ele alerta que o que vai causar um transtorno muito maior é se houver uma nova apreensão, na Holanda, de droga enviada pelo Porto de Natal.

Cedida

Sob a relatoria do senador Styvenson, CAE aprova proteção antiesmagamento de vidros elétricos dos carros

Proposta aprovada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) nesta terça-feira (14) pretende prevenir acidentes causados por vidros elétricos de fechamento automático que não exigem pressão contínua do botão. O PLS 150/2018, do ex-senador José Pimentel, torna obrigatória a presença de proteção antiesmagamento em veículos com vidros e outros dispositivos, como tetos solares, quando houver fechamento automático.

De acordo com o autor, o assunto já é tratado pela Resolução 468, de 2013, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Os efeitos da resolução passaram a valer em 2017, mas, segundo ele, algumas empresas têm recorrido à Justiça contra a obrigatoriedade dos dispositivos.

Uma das alegações mais comuns é de que o Contran não tem poder para editar essas regras. Pimentel afirma que, para preencher essa lacuna, é preciso transformar em lei o conteúdo da resolução para evitar dúvidas de interpretação que podem servir como brechas para o descumprimento da norma.

Ainda segundo o ex-parlamentar, nos Estados Unidos, nos últimos 15 anos, mais de 80 crianças foram vítimas desse tipo de acidente. “No Brasil, apesar de não haver uma estimativa em números, há vários casos noticiados pela imprensa”, destacou.

Voto favorável

O relator, senador Styvenson Valentim (Pode-RN), alegou que o propósito do projeto vai além dos custos da indústria automotiva com matérias primas e dos consumidores com preços de veículos. Segundo ele, é preciso levar em conta os custos decorrentes das perdas humanas, especialmente de crianças, que são as vítimas fatais dos acidentes com vidros elétricos. “Nesse cenário, é inequívoco o largo benefício que a aprovação da proposta trará”, opinou.

O relator propôs uma mudança relevante que simplificou o projeto, resultando na apresentação de um substitutivo. Na opinião dele, transformar todo o texto da resolução do Contran em lei dificulta mudanças futuras nas regras em virtude de possíveis incrementos tecnológicos na indústria automobilística. Como regra, o processo legislativo é bem mais longo que a edição de uma resolução.

“A fim de garantir que a citada resolução seja cumprida, em vez de trazer todo o seu longo texto para o corpo de uma lei, seria pertinente que apenas a obrigatoriedade de uso desses dispositivos antiesmagamento constasse da lei. Seus requisitos técnicos devem continuar definidos por resoluções posteriores”, explicou.

O PLS 150/2018 segue agora para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), em decisão terminativa, ou seja, caso seja aprovado, não será enviado para votação em Plenário, a menos que haja recurso.

Marcos Oliveira/Agência Senado

Senado Federal

Comissão do Senado aprova projeto que obriga presos a pagarem por suas despesas

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado aprovou, nesta terça-feira (14),  projeto de lei que obriga pessoas presas a pagarem por suas despesas na cadeia. O texto agora segue para a análise do plenário da Casa.

O relatório do projeto foi apresentado no Senado por Soraya Thronicke (PSL-MS), que acatou, na semana passada, emenda que trata das pessoas presas provisoriamente. A senadora concordou com sugestão de Humberto Costa (PT-PE) de que a ausência de uma sentença definitiva deve impedir o ingresso imediato nos cofres públicos de valores descontados da remuneração ou pagos com recursos próprios.

Nesses casos, as quantias recebidas pelo Estado serão depositadas judicialmente, e deverão ser revertidas para o pagamento das despesas de manutenção somente no caso de condenação transitada em julgado. Em caso de absolvição, os valores depositados serão então devolvidos ao preso.

O relatório proposto pela senadora também impõe um teto no desconto das despesas com a manutenção do preso, caso ele não tenha condições de arcar com todos os custos. Nestes casos, o desconto será fixado em até um quarto da remuneração recebida pelo preso.

Também buscando atender presos sem recursos, a senadora sugere a suspensão da exigibilidade do débito por até cinco anos, aguardando uma eventual modificação da condição econômica do devedor, extinguindo-se a obrigação após este prazo.

Agência CNJ