SELO BLOG FM (4)

Categoria: maio 10, 2019

Policiais Civis do RN participam de paralisação nacional nesta segunda-feira

Em Assembleia Geral realizada na tarde desta sexta-feira (10), os Policiais Civis do Rio Grande do Norte deliberaram pela adesão a uma paralisação nacional que será realizada na próxima segunda-feira, dia 13 de maio. Na ocasião, policiais civis, federais e rodoviários federais estarão de braços cruzados em protesto contra a reforma da Previdência.

O movimento é organizado pela União dos Policiais do Brasil (UPB), sendo composto por confederações, federações e sindicatos de vários estados. Aqui no Rio Grande do Norte, a concentração será no SINPOL-RN, a partir das 8h. O Sindicato vai promover atos de rua e um seminário sobre a reforma da Previdência com palestras do presidente do IPERN, Nereu Linhares, e do auditor fiscal Arnaldo Fiuza, que é representante da Frente Potiguar em Defesa da Previdência.

De acordo com o presidente do SINPOL-RN, Nilton Arruda, a UPB tem encampado uma luta em Brasília para garantir a manutenção da atividade de risco policial na Constituição; a integralidade e paridade em razão do exercício de atividades de risco para todos os policiais; regras de transição justas; diferenciação entre homens e mulheres na idade e tempo de contribuição; e pensão integral por morte em serviço ou em razão dele.

“A atual proposta de reforma da Previdência vai afetar todos esses pontos, trazendo grandes prejuízos para os policiais. Por isso, houve esse movimento de união em todo o Brasil para lutarmos contra a retirada de direitos e retrocessos na legislação. Há várias semanas estamos fazendo um trabalho de corpo a corpo junto aos parlamentares do Rio Grande do Norte, inclusive, estivemos em Brasília durante uma semana, para ressaltar a necessidade das peculiaridades da atividade policial serem levadas em conta”, explica Nilton Arruda.

A ameaça concreta de retirada de direitos foi posta em discussão durante a Assembleia Geral e a categoria decidiu por participar da paralisação nacional no dia 13. Neste dia, os movimentos serão realizados em cada um dos estados.

Já no dia 21 de maio, haverá uma grande mobilização em Brasília, com a concentração de agentes da Segurança Pública de todo o país na capital federal. A presença do SINPOL-RN nesse ato também foi posta em deliberação na Assembleia Geral e aprovada pela unanimidade dos presentes. Com isso, o Sindicato irá organizar uma caravana para levar policiais civis do Rio Grande do Norte para Brasília.

Foto: Cedida

Governadora Fátima se reúne com superintendente nacional do DNIT para buscar parceria

Acompanhada dos titulares das pastas da Infraestrutura e DER, a governadora Fátima Bezerra recebeu o general Daniel Dantas, superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A reunião, segundo a chefe do Executivo Estadual, fortalece a parceria entre as instituições e discutir sobre obras e a federalização de rodovias e/ou trechos estaduais já solicitados em abril deste ano, durante reunião com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, em Brasília.

Twitter

Rosa Weber dá cinco dias para Bolsonaro explicar decreto que facilitou porte de armas

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta sexta-feira (10) dar um prazo de cinco dias para que o presidente Jair Bolsonaro explique o decreto assinado por ele que facilitou o porte de armas para mais categorias.

O prazo, porém, ainda não começou a contar, porque Bolsonaro ainda não foi notificado da decisão. Assim que o for, o prazo passará a valer.

O decreto de Bolsonaro, assinado no último dia 7 facilita o porte de arma para um conjunto de profissões, como advogados, caminhoneiros e políticos eleitos – desde o presidente da República até os vereadores. O direito ao porte é a autorização para transportar a arma fora de casa.

Além disso, permite que equipamentos de uso restrito das polícias militares, da Polícia Federal e do Exército sejam agora comprados – e usados – por civis que cumprirem os requisitos, amplia a quantidade de munições que podem ser adquiridas por ano, permite que menor pratique tiro esportivo sem necessidade de aval da Justiça, e abre o mercado para a importação.

Um dia depois, o partido Rede Sustentabilidade acionou o Supremo pedindo a anulação do decreto. Para a sigla, o decreto é inconstitucional por ferir o princípio da separação de poderes porque, na avaliação do partido, as regras deveriam ter sido discutidas no Congresso Nacional.

Relatora do pedido da Rede, Rosa Weber requisitou informações de Bolsonaro antes de decidir sobre a suspensão ou não do decreto.

Além do presidente, a ministra também solicitou informações do ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sérgio Moro. Também abriu espaço para que Advocacia-Geral da União (AGU), Câmara dos Deputados e Senado também se manifestem sobre o decreto.

Foto: Marcos Corrêa/Presidência da República

Fonte: G1

22ª ExpoNovos reúne o melhor do agronegócio, animais e shows neste fim de semana

A 22ª ExpoNovos, uma das maiores exposições de animais do Seridó, acontece nos próximos dias 3, 4 e 5 em Currais Novos e deve reunir em torno de mil animais, entre bovinos, caprinos, ovinos e equinos no Parque de Exposições José Bezerra de Araújo. Além dojulgamento de raças, torneio leiteiro e leilão, o evento vai contar ainda com shows culturais, palestras e cursos, feira de artesanato regional e mostra de máquinas e implementos agrícolas.

A ExpoNovos faz parte do Circuito Estadual de Exposições Agropecuárias realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual daAgricultura, da Pecuária e da Pesca – Sape, Programa Governo Cidadão, via Banco Mundial e prefeitura municipal de Currais Novos. A programação começa na sexta-feira (3), com admissão e mensuração dos animais e torneio leiteiro. A abertura oficial está marcada para às 20h, com a presença de secretários estaduais, prefeitos, criadores e sociedade civil. No sábado (4), tem início o julgamento de caprinos e ovinos, cursos e capacitações, em especial os cursos de queijos artesanais e de cortes de carne de cordeiro e cabritos. À noite, a partir das 19h00, acontece o Leilão do Seridó Emparn & Convidados, com 30lotes de animais. No domingo (5), ocorrea ordenha das cabras leiteiras pela manhã e às 12h a exposição se encerra.

Para o secretário da Agricultura, Guilherme Saldanha, o Circuito se consolida no calendário de eventos do Estado, promovendo o desenvolvimento econômico por meio da agropecuária. “Agovernadora professora Fátima Bezerra, sabe da importância das exposições agropecuárias para impulsionar a cadeia produtiva da agropecuária potiguar, em especial, da agricultura familiar, estaexposição movimentam toda a região, não só o município de Currais Novos. Por isso, temos a satisfação de promover eventos como a ExpoNovos, que integra vários setores do governo em benefício do produtor rural. E graças as boas chuvas que vem ocorrendo por todos o RN, teremos uma colheita próspera e alimento suficiente para o rebanho”, enfatiza Saldanha.

O evento é realizado pelo Secretária de Agricultura em parceria com a Secretaria da Agricultura Familiar, Governo Ciddadãoe Prefeitura de Currais Novos, além da parceria com a Emater, Emparn, Idiarn, Ceasa, Associação Norte-rio-grandense de Criadores – Anorc, Associação Norte-rio-grandense de Criadores de Ovinos e Caprinos – Ancoc, Sistema Faern/Senar,Assembleia Legislativa, Agência de Fomento, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Sebrae e E.M. Leilões.

 

Prefeito Taveira apresenta ao cônsul geral dos EUA projeto cultural que resgata presença norte-americana na cidade durante a 2ª Guerra Mundial

Em visita ao Rio Grande do Norte, onde a primeira cidade foi Parnamirim, na Grande Natal, o cônsul geral dos Estados Unidos, John Barrett, recebeu do prefeito Rosano Taveira o projeto de um centro cultural que vai resgatar a história dos EUA na região, durante a Segunda Guerra Mundial.

John Barrett é um diplomata de carreira do Departamento de Estado dos Estados Unidos. Ele assumiu a função de Cônsul Geral no Recife em Julho de 2017.

Durante o período de 2015 a 2017, John trabalhou em Washington D.C. servindo como oficial sênior responsável pelo suporte à relação bilateral EUA-Filipinas. Ele tem experiência prévia no Brasil, tendo servido na Embaixada dos EUA em Brasília entre os anos de 2008 e 2011.

Entre 2012 e 2015, John foi Conselheiro de Assuntos Econômicos na Embaixada dos Estados Unidos em El Salvador, onde presidiu a área econômica e de desenvolvimento da iniciativa “Parceria para o Crescimento”, criada pela Casa Branca e pelo Governo de El Salvador para enfrentar os desafios de segurança e do crescimento econômico. John também serviu na China, Afeganistão e Guatemala.

Antes de ingressar no serviço diplomático, John Barrett ocupou vários cargos executivos e de planejamento estratégico na PepsiCo, The Walt Disney Company e Consultoria LEK. John possui MBA da Wharton School of Business da Universidade da Pensilvânia.

Foto: Instagram

UFRN inaugura maior laboratório de plastinação da América Latina

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) inaugurou, na manhã desta sexta-feira, 10, o Laboratório de Plastinação (LabPlast), único do Brasil a ser construído especificamente para a técnica de plastinação – conservação de espécime biológico a partir da substituição de água e gordura por polímeros no interior dos tecidos. O trabalho resulta em materiais secos, sem odor e com estado anatômico natural até em nível celular, utilizados para estudo da anatomia humana.

Considerado o maior laboratório de plastinação da América Latina, o LabPlast está construído no prédio do Centro de Biociências (CB), campus central. Foram investidos R$ 480 mil em obras de instalações físicas e R$ 230 mil em equipamentos específicos para o local, cuja estrutura possui 121 m² de área construída, comparada a laboratórios dos Estados Unidos e da Europa. Além de ser utilizado por mais de 800 estudantes das áreas biológicas e de saúde no campus central, o Laboratório contribui para a melhoria da qualidade da graduação nos campi do interior, em especial na Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM), em Caicó, cuja gestão foi parceira do Departamento de Morfologia e do CB para a consolidação do projeto.

“Esta unidade servirá a vários centros e departamentos, com a proposta de ser multiusuário e multicampi. Será importante para os alunos de Caicó e de toda a Universidade”, comemorou o diretor da EMCM, George Dantas de Azevedo, durante a solenidade de inauguração, que contou com a presença de estudantes da EMCM. O resgate histórico da iniciativa foi lembrado pelo membro da comissão de implantação do LabPlast, Celcimar Alves Câmara, que em 2010 visitou o Setor de Plastinação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para conhecer a técnica e a infraestrutura necessária. Para o coordenador do novo Laboratório, Expedito Silva do Nascimento, a concretização do projeto representa um avanço expressivo para a anatomia na UFRN.

A unidade também abre possibilidades para cooperações interinstitucionais, entre elas a oferta de cursos de capacitação e a estruturação de acervos plastinados para escolas públicas, assim como viabiliza a criação de exposição itinerante vinculada ao Museu de Ciências Morfológicas da UFRN, que poderá percorrer desde a Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (Cientec) até escolas, shoppings, entre outros lugares. “O significado do LabPlast não está no valor financeiro, mas na melhoria da qualidade do ensino, da pesquisa, da extensão e da formação dos recursos humanos de forma ampliada. Para que todos os projetos sejam realizados pelos diferentes cursos, haverá uma gestão compartilhada do espaço”, afirmou a reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz.

Também estiveram presentes na solenidade de inauguração a senadora Zenaide Maia, o vice-reitor José Daniel Diniz Melo e o diretor do Centro de Biociências, Graco Aurélio Viana, além de professores, gestores, alunos e servidores técnico-administrativos da Universidade.

Foto: Cícero Oliveira

Situação difícil: Roqueiro Serguei está internado e com sintomas de Alzheimer

O roqueiro Serguei, apelido dado a figura ilustre de Saquarema Sergio Augusto Bustamante, 85 anos, está internado no Hospital Municipal Nossa Senhora de Nazaré, em Bacaxá, desde terça. Uma pessoa próxima disse que ele “estaria com Alzheimer”. O seu  estado de saúde, até agora, é estável. Mas Serguei precisa de tratamento e acompanhante. A ideia dos amigos é tentar uma vaga na Casa dos Artistas no Rio, comandada lindamente pelo querido Stepan Nercessian.

Em 2016,  Serguei, conhecido por ter ido ao Festival de Woodstock e ter virado amigo de Jimi Hendrix e Janis Joplin, estava passando fome. Ganhava uma aposentadoria de R$ 800, além de uma ajuda de custo da prefeitura de Saquarema. Na época, amigos e moradores fizeram um mutirão para ajudá-lo.

Instagram

Fonte: O Globo

Mega-sena acumulada: o que dizem os matemáticos sobre as ‘fórmulas certeiras e dicas infalíveis’ para se ganhar na loteria

A Mega-Sena está acumulada há 14 sorteios e pode pagar neste sábado R$ 275 milhões para quem acertar as seis dezenas sorteadas no concurso 2.150. É o maior prêmio da história em concursos regulares da loteria (o que não inclui a Mega da Virada), segundo a Caixa Econômica Federal.

O valor total do prêmio, que pode ser dividido se houver mais de um vencedor, renderia mais de R$ 1 milhão por mês se aplicado na poupança.

E pelo que dão a entender dezenas de sites na internet que vendem dicas infalíveis, fórmulas certeiras e conselhos garantidos para marcar no bilhete os números que serão sorteados, só não vai ganhar quem não quiser ou for muito desatento.

Há também inúmeros livros e cartilhas vendidos em bancas de jornais com outro tanto de mágicas para ficar milionário com a principal loteria do país. Entre as mais comuns, está a que é baseada no levantamento de todas as dezenas que saíram em todos os concursos anteriores. A dica então seria apostar nas mais sorteadas e nunca nas que apareceram menos.

Outra recomendação comum, que teria o poder de aumentar as chances de acertar a Mega-Sena, é nunca jogar em dezenas sequenciais, como, por exemplo, 01, 02, 03, 04, 05 e 06 ou 26, 27, 28, 29, 30 e 31. As cartilhas também alertam: não se deve apostar nos números que estão numa mesma coluna vertical da cartela.

Mais uma fórmula que daria passagem sem escalas para a riqueza recomenda dividir o bilhete em quatro quadrantes e escolher números em todos eles. Outra dica: sempre se deve apostar numa mesma quantidade de pares e ímpares.

Antes de lançar mão de uma dessas fórmulas na esperança de ficar milionário, é preciso levar em conta um fato – esse sim, matematicamente infalível: elas não funcionam. Não importa o que você faça, a chance de qualquer uma das 60 dezenas ser sorteada é a mesma de qualquer outra.

“Infelizmente, essas fórmulas não podem ajudar quem aposta na Mega-Sena”, avisa o físico e doutor em matemática Augusto Quadros Teixeira, do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

Para o especialista em probabilidade, muita gente acredita nestas soluções porque o cérebro humano tenta buscar padrões na natureza à sua volta, inclusive em sua aleatoriedade.

“Isso talvez explique porque tantas pessoas tentam encontrar tais fórmulas”, diz. “Mas para sorteios feitos de maneira correta e honesta é impossível tentar prever padrões ou aumentar suas chances de acertar as dezenas que serão sorteadas.”

O matemático Ricardo Miranda Martins, do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), lembra que as seis dezenas mais sorteadas nos primeiros 1.999 concursos da Mega-Sena foram 04, 05 (que saiu 230 vezes), 10, 23, 24 e 53, e as seis menos foram 26 (que saiu somente 164 vezes), 55, 22, 21, 25 e 60.

Mas isso não significa que se deva apostar nas primeiras e esquecer as outras.

“Os resultados anteriores não interferem no concurso seguinte”, garante Martins. “Por exemplo, se você está jogando cara ou coroa e os últimos 20 lançamentos resultaram em coroa, você deveria apostar que o próximo seria cara? Ou coroa?”

“Surpreendentemente, a probabilidade do próximo lançamento ser uma ou outra é exatamente a mesma: 50% para cada. São eventos independentes.”

A ideia de que senas sequenciais são mais difíceis de sair do que outras com número aleatórios também não tem suporte nas leis da matemática.

“Cada sena considerada individualmente tem a mesma chance de sair do que outra, e é ínfima”, diz Hubert Marie Lacoin, do IMPA. “Tendo só 55 possibilidades de sena em sequência (tem 55 jeitos de escolher o primeiro numero), então podemos afirmar que com grande probabilidade nunca veremos uma dessa sair nos próximos mil anos se fizermos sorteios diários. Mas a mesma observação vale para outras que contêm os números 08, 33, 34, 48, 51 e 60 ou outros seis quaisquer. Por essa razão, a segunda possibilidade não é melhor que a primeira.”

Numerologia

Para Martins, os motivos que levam as pessoas a não escolherem números de forma sequencial são puramente psicológicos.

“Optar por não jogar números em sequência ou escolher a data de aniversário dos filhos não altera a chance de ser sorteado”, garante.

Além do caráter psicológico, outras fórmulas frequentemente sugeridas aliam componentes pessoais – como datas de nascimento e letras de nomes – a um caráter místico. É o caso da numerologia. Apesar de ela trabalhar apenas com números de um dígito, há na rede inúmeras sugestões de como fazer combinações de algarismos para acertar na Mega-Sena.

Pode-se, por exemplo, pegar o número de letras de seu próprio nome completo, juntar com os do dia, mês e ano de nascimento, além da dezena correspondente ao dia do mês, da semana e da hora em que se joga.

E por aí vai, as combinações são infinitas.

Entretanto, na verdade, Teixeira destaca que é a imutabilidade – ou seja, a possibilidade de uma sequência ser sorteada seja sempre a mesma – o que deixa as pessoas angustiadas.

“Mas é esta mesma característica que assegura que as regras do jogo sejam justas para todos os apostadores”, diz.

Prêmio garantido com aposta de R$ 175 milhões

Mas nem tudo está perdido para quem busca estratégias racionais.

A única maneira de aumentar as chances de acertar a Mega-Sena é jogar um número maior de bilhetes.

Fonte: IstoÉ