Homenagem ao Dia Mundial da Liberdade de Imprensa – Divulgação
Em celebração ao Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, comemorado nesta sexta-feira, 3, o Grupo RBS lançou uma campanha com o objetivo de valorizar a importância da data. Os anúncios da ação foram veiculados em Zero Hora, no Diário Gaúcho e no Pioneiro, além de conteúdos na RBS TV e nas rádios da empresa. As peças, que destacam a coragem de quem usa a comunicação como ferramenta para a democracia, também podem ser encontradas nas redes sociais da marca.
Em nota, a empresa afirma que um dos principais fatores para o exercício do jornalismo é a autonomia para divulgar toda e qualquer informação, desde que haja veracidade no fato noticiado. “Como diz o editorial da RBS neste 3 de maio, liberdade de imprensa e democracia não existem uma sem a outra. Para preservar o direito de todos se expressarem sem medo, é preciso valorizar as raízes profundas nas quais se assentam a liberdade de imprensa e o direito de ser informado livremente”, destaca o vice-presidente Editorial do Grupo RBS, Marcelo Rech. A ação é uma continuação da campanha iniciada no Dia do Jornalista, comemorado em 7 de abril.
Na SEJUC, Walber enfrentou a rebelião mais violenta da história do Rio Grande do Norte. Foto: Portal PB
O ex-secretário de Justiça de Cidadania do Rio Grande do Norte (SEJUC), no governo de Robinson Faria, o paraibano Wallber Virgolino, hoje deputado estadual pelo partido Patriotas, foi alertado pela Polícia Federal sobre um possível esquema para matá-lo.
Segundo o documento do setor de inteligência, o alerta foi emitido através de relatório nº 0035/17 em 23 de fevereiro de 2017, época em que Virgulino ocupava a SEJUC.
A rebelião, que aconteceu em janeiro, na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, e deixou 26 mortos. Um mês após enfrentar a rebelião, “Lampião” – como também é conhecido – recebeu este alerta que o PCC no RN estaria montando um plano para executá-lo.
Em junho do mesmo ano, Virgulino enviou uma carta de exoneração ao governador Robinson Faria, Virgulino alegou “motivo de foro íntimo”, simultaneamente em seu Instagram, o delegado paraibano cravou a seguinte frase: “Difícil não é matar um leão por dia. Difícil é conviver com as cobras”.
Sabia que a solidão pode prejudicar tanto a saúde mental como a física? Ser excluído de interações sociais não é um problema apenas de pessoas mais velhas, podendo afetar qualquer faixa etária. E segundo várias pesquisas, fisicamente pode ser equivalente a fumar cerca de 15 cigarros por dia.
A solidão e a falta de interações sociais pode tornar os indivíduos mais propensos a sofrer de depressão. A falta de estímulo faz com que pessoas solitárias tenham uma probabilidade de cerca de 64% mais elevada de desenvolver doenças como a demência (causando o declínio cognitivo) e cardiovasculares (provocando a incidência de ataques cardíacos e o aumento de mortes prematuras).
O fato é que a solidão não afeta apenas a saúde mental de uma pessoa, mas também pode afetar a parte física. O isolamento social eleva o risco de mortalidade em 26%, além de aumentar o risco de hipertensão e de obesidade.
Num estudo recente, realizado por uma equipe de investigadores da Universidade de Berkely, nos Estados Unidos, foi revelado que o impacto de não ter amigos equivale a fumar 15 cigarros por dia.
Recentemente os médicos alertaram que o isolamento social pode ser tão mau para a saúde de uma pessoa como viver com uma doença crônica como a diabetes. Consequentemente, e como se tratasse de um ciclo vicioso, os pacientes que se sentem solitários estão igualmente mais propensos a ir ao médico ou a realizar exames, por falta de estimulo e até por alguma falta de interesse em viver.
Relatório
Um relatório foi enviado ao governo do Reino Unido, alertando que é necessário enfrentar a solidão.
“Enfrentar as consequências da solidão é um desafio geracional que só pode ser cumprido por uma ação concertada de todos: governos, chefes, empresas, organizações da sociedade civil, famílias, comunidades e indivíduos têm um papel a desempenhar”. Diz o relatório. “Trabalhando em conjunto, podemos fazer a diferença”.
Fonte: Notícias ao Minuto
A solidão e a falta de interações sociais pode tornar os indivíduos mais propensos a sofrer de depressão. Foto: Getty
“A nossa intenção é fazer com que a AGN continue fomentando a economia do Rio Grande do Norte, focando nos pequenos negócios e na economia criativa. Só assim nossa economia irá se fortalecer e conseguiremos promover, também, o desenvolvimento social do nosso estado”. Esse foi o tom do discurso da nova diretora-presidente da Agência de Fomento do Rio Grande do Norte (AGN), Márcia Maia, que assume com a marca de ser a primeira mulher a ocupar o cargo, em 20 anos de história da Instituição.
A posse foi realizada na manhã desta sexta-feira (3), na sede da AGN. Aliás, o prédio onde a agência funciona foi construído em 2008, durante o governo de Wilma de Faria, mãe da nova diretora-presidente. O ato de posse ocorreu dentro de uma reunião do Conselho de Administração da AGN e contou com a presença do seu agora ex-presidente Murilo Diniz; do secretário Chefe do Gabinete Civil do Estado, Raimundo Alves Júnior; e do Procurador-Geral Adjunto, José Duarte Santana; além de diretores e membros do Conselho. Márcia Maia assume para a complementação do mandato 2018/2020.
. “Fui deputada estadual por cinco legislaturas. Atuei como presidente da Comissão de Justiça na Assembleia Legislativa, que julgo ser uma das comissões mais importantes da Casa, cargo que ensejava muitos desafios e que tive a honra de ocupar durante dois anos de mandato. Tenho, ainda, uma história de atuação nas áreas do trabalho, da habitação e da assistência social”, declarou.
A nova diretora-presidente da AGN, Márcia Maia, lembrou da época em que sua mãe, Wilma de Faria foi governadora. “Ela já fazia esse trabalho de fomento e eu participei de sua gestão com o Programa Jovem Empreendedor. Nesse programa, nós tínhamos a parceria do Sebrae e da AGN. Atualmente, existem pessoas que receberam o financiamento da Agência ainda produzindo. E isso me enche de orgulho. Tenho certeza de que, a frente da AGN, teremos plenas condições de realizar um trabalho muito profícuo, eficiente e eficaz de estímulo à geração de trabalho e renda para o nosso povo”, relatou.
Durante a reunião, a nova diretora-presidente da AGN fez um breve balanço sobre sua vida pública. Foto: Divulgação
O Governo do RN oficializou a parceria com os clubes potiguares para a divulgação da Nota Potiguar nos jogos das Séries C e D do Campeonato Brasileiro. A governadora Fátima Bezerra assinou o termo de compromisso com os dirigentes de ABC, América, Globo e Santa Cruz de Natal na manhã desta sexta-feira (3).
A parceria entre o Governo e os quatro clubes é parte do trabalho inicial de propagação da Nota Potiguar, que será lançada oficialmente no início de junho. Nesta etapa atual serão disponibilizadas cargas de ingresso para os jogos do Campeonato Brasileiro em maio. Para ter acesso, o torcedor precisa baixar o aplicativo disponível nas lojas virtuais, fazer o cadastro e procurar os pontos de troca para ganhar o ingresso da partida do seu clube de coração. A primeira ação de divulgação da Nota, realizada no 2º jogo da final do Campeonato Potiguar entre ABC e América, já representou um incremento de 100% dos downloads do aplicativo.
Após o lançamento do programa de educação fiscal, os torcedores terão que acumular pontos com o cadastro de notas fiscais para poder trocar por ingressos nos jogos de ABC, América, Globo e Santa Cruz neste ano – além da participação nos sorteios de prêmios -, representando uma importante medida de educação fiscal e reforço na arrecadação do Estado.
Para a governadora Fátima Bezerra, a assinatura da parceria entre Governo e clubes é parte de um dia histórico para o esporte do estado. “Essa é uma parceria em prol da cidadania e um ato de justiça com o futebol potiguar. E não há despesa nenhuma para o Governo, mas sim um investimento dentro das medidas para corrigir o desequilíbrio fiscal”, completou a governadora.
A estimativa da Secretaria de Estado da Tributação (SET), que é responsável pela gestão do programa, é de que a Nota Potiguar represente um incremento de R$ 84,9 milhões na arrecadação anual do Governo. “Nada melhor que o futebol para engajar a população nessa nossa campanha de educação fiscal. No próximo ano pretendemos expandir a ação para os demais clubes do Campeonato Potiguar”, explicou o titular da SET, Carlos Eduardo Xavier.
O fechamento da parceria foi muito bem recebido pelos dirigentes esportivos. O presidente da Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol (FNF), José Vanildo, qualificou a ação como um fato histórico para o esporte potiguar. “Esse é o ponto final nas ações momentâneas, uma luta dos clubes há 10 anos. Agora o futebol está dentro de uma ação de governo, dentro de um modelo que comprovadamente funciona. Esperamos continuar o trabalho para atingir o esporte em todos os níveis, desde a base, até o amador, o futebol feminino”, pontuou Vanildo. Ex-dirigente de futebol e hoje ocupando a vice-presidência da FNF, o presidente da Câmara de Natal “Quem dirige um clube de futebol sabe da dificuldade, de todos os obstáculos e uma parceria como essa entre clubes e o Governo é uma ajuda muito grande para o nosso futebol”, comentou o vereador Paulinho Freire.
Para o presidente do América, Eduardo Rocha, para além do benefício ao esporte a Nota Potiguar representa um benefício direto para o cidadão potiguar. “Os clubes serão parceiros atuantes neste programa de educação fiscal, que vai ajudar o Estado a arrecadar mais e assim beneficiar o cidadão com mais infraestrutura, saúde e educação”, disse o dirigente. O presidente de honra do Santa Cruz, Lupércio Segundo, saudou a decisão do Governo. “Essa é uma via de mão dupla, que beneficia os clubes e muito mais ainda o contribuinte. É uma excelente iniciativa, um primeiro passo para o fortalecimento do esporte no RN”, concluiu.
O incremento de torcedores nos estádios com a distribuição dos ingressos foi elogiada pelo presidente do ABC. “Temos que agradecer ao Governo por essa iniciativa, que possibilita o retorno de muitos torcedores que hoje não tem condições de ir ao estádio. Assim também aumenta a arrecadação dos clubes”, afirmou Fernando Suassuna. Na mesma linha, o presidente do Globo e prefeito de Ceará-Mirim, Marconi Barretto, pontuou a força de divulgação do futebol. “Com o aumento do público a partir dessa medida nós abrimos as portas para grandes negócios no futuro”, completou Marconi.
A parceria entre o Governo e os quatro clubes é parte do trabalho inicial de propagação da Nota Potiguar. Foto: Ilustração
Sob a liderança do presidente da entidade, Marcelo Queiroz, a Câmara Empresarial do Turismo (CET), órgão consultivo da Fecomércio RN, recebeu nesta sexta-feira, 3, a visita do deputado federal Elieser Girão Monteiro (PSL RN). O próprio parlamentar solicitou o encontro, que teve como objetivo ouvir os principais problemas enfrentados pelo setor turístico potiguar atualmente e debater possíveis soluções. Participaram da reunião, ainda, presidentes e representantes de todas as 16 entidades que compõem a CET.
Uma das demandas apresentadas foi a necessidade de se aprofundar o debate em torno dos valores cobrados nas passagens aéreas no Rio Grande do Norte em comparação aos outros estados brasileiros, sobretudo os vizinhos do Nordeste. O deputado recebeu do presidente Marcelo Queiroz uma coleção com todas as edições semanais do Radar das Tarifas Aéreas, levantamento que a Fecomércio RN vem realizando desde o início de abril e que compara os preços cobrados a partir dos principais polos emissores de turistas do país (RJ, SP, MG e DF) para Natal, João Pessoa, Recife e Fortaleza.
“Foi uma oportunidade muito boa para discutirmos o turismo do nosso estado com uma pessoa que pode efetivamente se empenhar em Brasília pela resolução de suas principais questões. Faço questão de registar meu agradecimento ao deputado que nos procurou voluntariamente para nos ouvir”, afirmou Marcelo Queiroz.
“É nossa obrigação conversar com o setor produtivo. Eu estou à disposição do nosso estado e das atividades econômicas que geram emprego e renda para nosso povo, das quais o turismo é emblemático. Contem com a nossa ação parlamentar para fomentar o turismo”, disse o deputado.
O coordenador da Câmara Empresarial do Turismo, George Costa, apresentou ainda outros gargalos enfrentados pelo turismo potiguar, como a cobrança de ICMS sobre o querosene de aviação em voos internacionais; a necessidade de abertura do capital das empresas aéreas para grupos estrangeiros, elevando a concorrência no setor; pontos ligados à segurança pública; e questões como a obrigatoriedade de acessibilidade para um percentual fixo de unidades hoteleiras em cada estabelecimento; além dos transportes turísticos.
Todos os pontos – para os quais o parlamentar foi bastante sensível e se dispôs a ajudar – serão detalhados em um documento que a Fecomércio RN entregará ao deputado em breve.
O deputado recebeu do presidente Marcelo Queiroz uma coleção com todas as edições semanais do Radar das Tarifas Aéreas. Foto: Divulgação
Ao ouvir, debater e aglutinar o sentimento de quem milita na Justiça Trabalhista potiguar, o advogado Antonino Pio, registrou na tarde desta sexta-feira (3) a candidatura dele ao pleito à vaga do quinto constitucional do TRT-RN, aberta com falecimento repentino do desembargador José Rêgo Júnior, no início deste ano.
Um grupo de apoiadores e amigos acompanharam o registro da candidatura na sede da OAB-RN; entre eles: Adilson Gurgel, Silvio Camara, Borges Neto, Milley God, Francisco Marinho, Jose Hélio, Katarina Cavalcanti, Thiago Simonetti, Rodrigo Lira, Marcelo da Castro, Haroldo Menezes e Paulo Coutinho.
Advogado trabalhista há 15 anos, professor de direito e processo do trabalho da graduação e pós-graduação, Antonino Pio Cavalcanti de Albuquerque Sobrinho é formado em Direito pela UnP, pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho, Doutorando em Derecho Laboral na Universidade de Buenos Aires.
Autor de livro e de artigos científicos, Antonino Pio já participou de bancas de concurso para juiz do Trabalho como examinador. Foi diretor da Escola Superior de Advocacia e membro consultivo da Escola Nacional de Advocacia. Pelo exercício profissional já foi agraciado com comendas: Uma da Câmara Municipal de Natal (Comenda Miguel Seabra Fagundes) e outra da Anatra (Comenda José Rocha).
. Estarão aptos para votar os advogados adimplentes com a OAB. Uma vez escolhidos os seis nomes no processo da Ordem, a etapa seguinte será a votação entre os próprios desembargadores do TRT/RN, para que formem uma nova lista, desta vez tríplice.
A última etapa é restrita ao presidente da República, a quem caberá escolher o novo membro da Justiça Trabalhista no Estado, dentre os três nomes apontados pelos magistrados potiguares.
Após o registro de candidaturas, os advogados escolherão seus representantes na lista sêxtupla por votação direta prevista para ocorrer no dia 12 de julho. Foto: Divulgação
O cantor Seu Jorge foi condenado pela 29.ª Vara Cível do Rio de Janeiro e agora terá que indenizar em R$ 500 mil à família do compositor Mário Lago pelo uso indevido de trechos da música ‘Ai Que Saudades da Amélia’, canção em parceria com Ataulfo Alves.
De acordo com o ‘Estadão’, Seu Jorge usou sem autorização, em 2004, duas estrofes do samba em sua música ‘Mania de Peitão’, do álbum Cru. A família de Mário Lago, então entrou na justiça e abriu um processo contra o sambista. “Ninguém foi consultado para isso”, diz a advogada da família, Deborah Sztajnberg.
A advogada revelou ainda que percebeu má-fé por parte do cantor ao localizar dois registros da música junto ao Ecad. O primeiro, com data de 2006, onde fazia referência a Amélia. Já no segundo, de 2008, não aparecia mais o trecho. “Fizeram isso para não pagar os herdeiros”, disse Deborah.
Seu Jorge se defendeu à juíza Flavia de Almeida Viveiros de Castro, autora da sentença, contando que quis, na verdade, fazer uma homenagem aos autores. Revelou ainda que os nomes de Lago e Ataulfo não aparecem na primeira prensagem do disco porque o produtor, sendo estrangeiro (o francês Jerome Pigeon), “não se atentou para o fato”. Além disso, Seu Jorge afirmou que sendo apenas um intérprete da canção, toda a parte das autorizações deveria ficar por conta do produtor e da editora.
Vale lembrar que a decisão é em primeira instância, o que dá possibilidade de recursos por parte da defesa do cantor.
Fonte: Notícias ao Minuto
O sambista teria usado sem autorização um trecho da música de Mário Lago e Ataulfo Alves. Foto: Instagram
Comentários