SELO BLOG FM (4)

Categoria: março 20, 2019

Estudante potiguar no rumo da Worldskills

De 18 a 22 de março, os vencedores das Competições Senac de Educação Profissional disputam vaga em suas categorias para participarem da WorldSkills 2019. A seletiva está sendo realizada no Hotel-escola Senac Ilha do Boi, em Vitória, no Espírito Santo.

O potiguar Gustavo Almeida (dir) concorre com o baiano Lucas dos Santos por uma vaga na ocupação Serviço de Restaurante. Ele participa da Seletiva supervisionado por sua treinadora, a instrutora Eliane Soares. A diretora de Educação Profissional, Lucinete Araújo, e a coordenadora de área, Yonara Lilian, também acompanham o evento representando o Sistema Fecomércio RN.

Desta vez, o principal evento internacional de educação profissional será em Kazan, na Rússia, de 22 a 27 de agosto. A competição reúne representantes de mais de 60 países em 56 ocupações.

O Senac concorre nas ocupações Cabeleireiro, Cozinha, Cuidados de Saúde e Apoio Social, Estética e Bem-estar, Florista, Recepção de Hotel e Serviço de Restaurante.

As provas no Espírito Santo são similares às das Competições. Cada ocupação conta com uma banca formada por docentes do Senac e profissionais de mercado. A banca avalia o trabalho e o desempenho dos competidores ao longo dos quatro dias.

Desde o fim das Competições Senac, os experts, responsáveis por coordenar os aspectos técnicos de cada ocupação, fizeram uma avaliação diagnóstica presencial dos vencedores. E elaboraram uma estratégia de treinamento, com planos de ação adequados às especificidades de cada ocupação.

Seletiva WorldSkills 2019 

Desde então, esses planos foram implementados pelos instrutores, sob a supervisão dos experts, aperfeiçoando as qualificações e ampliando as condições de disputa dos competidores do Senac.

Depois da seletiva, ainda virão meses de muito trabalho pela frente. O próximo passo serão treinamentos com especialistas em competições internacionais. As atividades envolvem habilidades técnicas, preparação comportamental, física e intensiva de inglês, entre outras ações.

Sistema Fecomércio RN o Sesc Rio Branco que tem como destaque o novo restaurante

O novo Sesc Rio Branco passou por uma grande obra estrutural que levou 20 meses

Comerciários e usuários que frequentam ou trabalham no Centro Histórico de Natal, mais precisamente o bairro Cidade Alta, passarão a contar com um ambiente moderno e climatizado para convívio em seus horários de almoço: o novo Sesc Rio Branco reabre ao público no próximo dia 26 de março, totalmente reformado com restaurante, biblioteca, salão de eventos, lanchonete e cafeteria. Antes disso, no dia 21, será feita a solenidade oficial de inauguração, apenas para autoridades e convidados.

Um dos destaques da nova estrutura é o restaurante. Serão servidos almoços em formato self-service no peso, com cardápios balanceados elaborados pela equipe de nutrição do Sesc. Entre as novas opções, estarão sempre os almoços tradicional, fit, vegetariano e vegano.

Moderna e bem equipada, a biblioteca da unidade disponibilizará seu acervo com quase nove mil publicações para consulta e empréstimo gratuitos, além de espaço para estudos, computadores com acesso à internet e eventos como saraus literários, espaço para lançamento de livros e visitas guiadas, estas mediante agendamento.

Uma das novidades será a cafeteria/lanchonete, que disponibilizará lanches, combos e a opção “Conveniência” para encomendas de kits festa e outros itens. O salão de eventos também é um novo espaço aconchegante e com deck com vista para o rio Potengi.

A arte também está presente na nova unidade do Sesc: seus muros emolduram a obra assinada pelo artista potiguar Flávio Freitas. Inspirada em elementos da natureza e da cultura papa-jerimuns, a obra traz cajueiros, o Forte dos Reis Magos, a jangada e inspira-se ainda na história do bairro: a rixa histórica, datada do início do século 20, entre “Xarias”, os comedores de peixe xaréu, e “Canguleiros”, comedores do peixe cangulo.

O novo Sesc Rio Branco passou por uma grande obra estrutural que levou 20 meses, e passa a contar com acessibilidade, elevadores panorâmicos, painéis solares para captação de energia (parte da utilizada na unidade), reuso de água e outras melhorias. Esta é a terceira e maior obra executada na unidade desde 1978, quando foi inaugurada.

Associados (as) com cartão Sesc RN válido pagam valores subsidiados pelos serviços conforme a categoria, mas a população em geral também pode usufruir dos serviços.

“O Novo Sesc Rio Branco sintetiza a nossa tradição de sermos a casa do trabalhador do comércio, a casa da sociedade. Nele poderemos voltar a acolher as pessoas no seu horário de almoço para oferecer-lhes produtos e serviços do nosso leque de ações que tem como foco cuidar das pessoas e atender-lhes no que for possível, sempre buscando ajudar a garantir-lhes o seu bem estar e sua felicidade”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

Modernização das unidades

Desde 2016, o Sistema Fecomércio tem promovido importantes investimentos nas unidades Sesc RN, a fim de modernizar suas estruturas e oferecer mais conforto à população potiguar, especialmente aos trabalhadores do comércio.

Exemplos disso são a reforma e ampliação do Sesc Zona Norte (2016), a reforma da Academia Sesc Cidade Alta (2017) e o Sesc Mossoró, que, em 2017, passou pela maior intervenção estrutural de sua história. Para 2019, está previsto o início da reforma do Sesc Enseada Praia Hotel. Somados, os investimentos em reformas executadas de 2016 a 2018 e previstas ultrapassam os R$ 47 milhões.

Serviço:

O quê? Reabertura do Sesc Rio Branco

Quando? Dia 26/03 (terça-feira)

Onde? Sesc Rio Branco (Av. Rio Branco, 375, Cidade Alta, Natal, RN)

Altos valores de passagens aéreas para Natal serão discutidos no 10º Fórum de Turismo do RN

NA PROGRAMAÇÃO, UM DOS PRINCIPAIS PONTOS A SEREM DISCUTIDOS: O VALOR DAS PASSAGENS AÉREAS

“Essa é uma terra de um Deus-mar. Um Deus-mar que vive para o sol. E esse sol está muito perto daqui. Venha e veja tanto quanto pode se curtir.” É com esses ‘versos-convite’, eternizados pelo artista potiguar Pedrinho Mendes, composta em 1981 e registrada em 2017 como patrimônio Imaterial da Cidade do Natal, que faz lembrar o potencial turístico do Rio Grande do Norte e a sua hospitalidade, que a capital recebe nos dias 29 e 30 deste mês dois grandes eventos, o 10º Fórum de Turismo do RN e a  Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN (Femptur), no Centro de Convenções.

Na programação, um dos principais pontos a serem discutidos: o valor das passagens aéreas. “Momento oportuno para o debate, uma vez que as passagens para Natal estão entre as mais caras do país. Despertando questionamentos e preocupações no cenário econômico e turístico da região, além de fazer migrar para os estados vizinhos em busca de preços mais viáveis, afetando, assim, toda uma economia”, elucida Antônio Roberto Rocha, organizador do Fórum. Que também faz referências a pesquisas recentemente liberadas “Há passagens com cerca de 50% de diferença saindo de João Pessoa”, aponta. Vale lembrar que o número de voos com saída de Natal é superior ao de João Pessoa e mesmo assim, o valor partindo da capital potiguar é mais elevado.

É para debater melhorias e propostas que o Fórum traz no painel de abertura, o tema “O RN vai decolar – como incrementar a malha aérea para Natal”, em duas palestras: “Integração dos aeroportos na cadeia produtiva do Turismo”, com o gerente de Desenvolvimento do RIOgaleão, Bruno Reis e “Os gargalos da aviação comercial brasileira”, com o presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Eduardo Sanovicz, além de abrir os assuntos para debate na presença do diretor de Novos Voos da Inframérica, Roberto de Oliveira; da secretária de Turismo do RN, Ana Maria Costa; do presidente da ABAV-RN, Abdon Gosson e do presidente da ABIH-RN, José Odécio.

Para participar do Fórum é necessário realizar inscrição através da página www.forumdeturismorn.com.br. Em paralelo, com entrada gratuita, acontece aFemptur. Nela, o visitante poderá conhecer detalhes dos destinos turísticos e ainda comprar pacotes promocionais para apreciar melhor o RN; adquirir produtos legitimamente potiguares, como queijos, manteigas, cachaças, doces de frutas, biscoitos, castanhas, entre outras delícias. E, para quem é fã de artesanato, obras de arte e quadros fotográficos também estarão à venda. Tudo regado a uma boa gastronomia e atrações culturais.

O evento conta com apoio da Prefeitura do Natal, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, SEBRAE-RN, Fecomércio-RN, Banco do Nordeste, DataShow, SERHS Natal Grand Hotel e InterTV.

Confira programação completa: http://www.forumdeturismorn.com.br/#schedule|ParentTab1

Como Pôncio Pilatos, Fátima Bezerra deverá “lavar as mão” e deixar a AL promulgar o Projeto de férias e 13º para os deputados

PARA EVITAR DESGASTE COM OS DEPUTADOS, FÁTIMA BEZERRA DEVE DEVOLVER PARA A ASSEMBELEIA LEGISLATIVA PROJETO QUE GARANTE FÉRIAS E 13º PARA OS PARLAMENTARES

Encerrou nesta quarta-feira, 20, o prazo para a governadora Fátima Bezerra (PT) vetar, sancionar ou devolver para a Assembleia Legislativa o projeto de lei aprovado e que garante pagamento de férias e décimo-terceiro para deputados estaduais do RN. Para evitar desgaste com os parlamentares, Fátima Bezerra não deverá vetar a matéria. A governadora deverá fazer o mesmo que o governador romano Pôncio Pilatos fez entre os anos 26 e 36 d.C – “lavar as mãos” e devolver o projeto para que a Assembleia, por conta própria,  faça a sua promulgação e o transforme em lei, assegurando os benefícios para os deputados.

No entanto, o desgaste junto à opinião pública por conta do polêmico projeto que será transformado em lei não ficará restrito aos deputados e a Assembleia.

A governadora, longe de ficar isenta do desgaste, deverá ser  também alvo de críticas, já que a sua postura pode ser interpretada como “omissão” por seus adversários.

O fato é que Fátima Bezerra, ao decidir não vetar o projeto, teve uma atitude política.

A sua vontade de vetar foi menor que o seu temor de enfrentar o Parlamento estadual, pois em seu íntimo ela tinha a convicção de que os parlamentares iriam “dar o troco” ao governo e deixar “na gaveta” projetos e matérias que a administração estadual tem interesse que sejam apreciadas com celeridade.

1X0 para a Assembleia Legislativa.

 

“Fraternidade e Políticas Públicas” será tema de audiência pública que o deputado Ubaldo Fernandes realiza nesta quinta-feira na AL

DEPUTADO UBALDO FERNANDES DESTACA IMPORTÂNCIA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE

“Fraternidade e Políticas Públicas”. Este é o tema da Campanha da Fraternidade 2019 e também tema da Audiência Pública que o Deputado Ubaldo Fernandes (PTC) fará nesta quinta-feira,21, às 14h, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. “Neste tempo especial da Quaresma, precisamos estimular a participação do povo nas políticas públicas, à luz da Palavra de Deus, fortalecendo a cidadania e o bem comum a todos”, disse o deputado.

Neste ano, ao propor este tema, a Igreja no Brasil quer estimular nos cristãos uma participação e uma responsabilização na discussão, elaboração e execução de políticas públicas. “E como políticas públicas entendemos as ações e programas desenvolvidos pelo Estado ou por governos para garantir e colocar em prática os direitos previstos na Constituição Federal e em outras leis”, explica o Deputado Ubaldo Fernandes. Ele lembra ainda que o tema é muito importante porque fala da realidade que afeta milhões de brasileiros. “Expressa o interesse pelo bem comum, pela inserção social, pela oportunidade de direitos e deveres de toda pessoa”, acrescentou Ubaldo.

A Audiência Pública deverá reunir representantes de vários segmentos da Igreja, que junto à classe política, pretendem discutir formas de engajar a sociedade a buscar ações concretas, a estimular a cobrança por maior qualidade nos serviços e políticas públicas oferecidas localmente.

Paulinho Freire sinaliza que apoiará a reeleição de Álvaro Dias e elege Carlos Eduardo como “tábua de tiro ao alvo”

PAULINHO FREIRE: “CARLOS PASSOU SEIS ANOS FALANDO MAL DE MICARLA, ELE SURFOU NA DESGRAÇA DE MICARLA”

Embora o seu nome apareça como um potencial candidato a prefeito de Natal nas eleições de 2020, o presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Paulinho Freire, sinaliza que o seu projeto político é outro. A julgar por suas mais recentes declarações, Freire parece ter decidido apoiar a reeleição do prefeito Álvaro Dias (MDB), cuja gestão costuma enaltecer em suas entrevistas. Freire não só demonstra apoiar Álvaro Dias, como também elegeu o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) como “tábua de tiro ao alvo”, contra quem tem utilizado munição pesada objetivando desqualificar a administração do pedetista.

Ainda repercute nos meios políticos declarações dadas por Paulinho Freire nesta terça-feira (19), durante entrevista ao programa Hora Extra da Notícia, da 91.9 FM, onde ele não poupou elogios ao prefeito Álvaro Dias, nem alfinetadas no ex-prefeito de Natal.

Na mesma proporção em que elogia Álvaro em suas entrevistas, o presidente da Câmara Municipal natalense se desdobra para desmistificar a fama de bom gestor de Carlos Eduardo.

Vejamos algumas de suas declarações contra o ex-prefeito:

“Carlos [Eduardo Alves] passou seis anos falando mal de Micarla [de Sousa], ele surfou na desgraça de Micarla, mas os problemas da cidade mesmo não foram resolvidos e Álvaro herdou isso”.

“A verdade é que Natal vem há muito tempo com o feijão com arroz. O cara diz: o salário tá em dia, a cidade tá limpinha e isso já é bom. E não é isso, eu acho que o cidadão quer que o prefeito atue principalmente nas situações de infraestrutura”.

Paulinho disse ainda que considera a gestão de Álvaro Dias melhor que a Carlos e voltou a defender que o primeiro diga publicamente em que situação recebeu a Prefeitura do Natal das mãos do antecessor.

“O prefeito Carlos Eduardo, quando recebeu de Micarla, expôs à sociedade como recebeu o município. Eu acho que Álvaro corre um risco. Ou ele pegou tudo bem ou ele corre o risco de, no futuro, ser cobrado, aí não adianta mais”, afirmou Freire.

 

 

VÍDEO: Vereador quer investigar indícios de superfaturamento no Hospital Municipal de Natal; inquérito envolverá gestão do ex-secretário Luiz Roberto Fonseca

 

O vereador Cícero Martins (PSL) entrou na Câmara Municipal de Natal com um pedido de  instauração de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar indícios de superfaturamentos em contratos do Hospital Municipal de Natal.  A iniciativa foca também na gestão do exsecretário de Saúde de Natal, Luiz Roberto Fonseca.

“ Tem algo de errado, pois um contrato que foi de  R$ 65 mil, foi fechado por R$ 160 mil na gestão do secretário Luiz Roberto Fonseca. Qual foi o paramento utilizado? O contrato já está em mais de R$ 210 mil reais”, disse.

O vereador diz ainda que o centro cirúrgico do Hospital Municipal de Natal não faz cirurgia e o elevador está para cair e não tem teto e porta. Em um vídeo veiculado na internet, Martins pede o apoio da população de Natal para que pressionem os vereadores para que eles assinem a solicitação de realização da Comissão de Inquérito.

“O povo está morrendo no Hospital de Natal. Alguém está enricando e alguém está morrendo. Quem está morrendo é o povo e quem está enricando vamos descobrir”, enfatiza.

CÍCERO MARTINS QUER INVESTIGAR CONTRATOS DO HOSPITAL DE NATAL