SELO BLOG FM (4)

Categoria: março 13, 2019

Prefeito Paulinho recebe representante do Boticário e confirma loja no Centro da cidade  

PREFEITO PAULO EMÍDIO (PAULINHO) RECEBEU EM SEU GABINETE O EMPRESÁRIO GLAUBER GENTIL

Nesta terça-feira, dia 12, o prefeito de São Gonçalo do Amarante/RN, Paulo Emídio (Paulinho) recebeu em seu gabinete representante do grupo Boticário, Glauber Gentil, que anunciou abertura de uma loja no Centro da cidade.

De acordo com Gentil, a unidade vai atender mais de 500 revendedores e trabalhar com venda direta ao consumidor. O investimento é de R$ 2 milhões.

MP e MPF recomendam ao Incor, Onofre Lopes e Hospital do Coração de Natal que regularizarem oferta de procedimentos cardíacos em Natal

Imagem relacionada

A ATUAÇÃO MINISTERIAL FOI DIRECIONADA AO INSTITUTO DO CORAÇÃO DE NATAL (INCOR), AO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ONOFRE LOPES (HUOL) E AO HOSPITAL DO CORAÇÃO DE NATAL

Visando o regular funcionamento de algumas unidades de saúde integrantes do SUS, o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) e a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, órgão do Ministério Público Federal (MPF), emitiram três recomendações conjuntas indicando algumas medidas a serem tomadas pelos prestadores de cardiologia.
A atuação ministerial foi  direcionada ao Instituto do Coração de Natal (Incor), ao Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) e ao Hospital do Coração de Natal.
Cada recomendação derivou de um inquérito civil instaurado para apurar a suspeita de ofertas insuficientes de vários procedimentos, em cada instituição. O Hospital do Coração de Natal, por exemplo, não tem ofertado itens mínimos obrigatórios como ambulatório geral de cardiologia para pacientes externos, o acompanhamento ambulatorial do pré e pós-operatório continuado e atendimento de urgência/emergência em cardiologia, para aquelas demandam que está credenciado.
No HUOL, o MPRN e o MPF verificaram que a produção de eletrofisiologia nos anos de 2017 e 2018 ficou muito aquém do que é exigido pela norma sanitária em vigor. A unidade tem atendido parcialmente o item obrigatório de executar procedimentos de média e alta complexidade, com a produção de alguns procedimentos abaixo dos termos de contrato firmado com a Secretaria de Saúde de Natal.
Paralelamente, o Incor também não tem cumprido atendimento de urgência e emergência em cardiologia nos serviços que oferta. O Instituto também está abaixo dos quantitativos exigidos para consulta em cardiologia, cateterismo, cateterismo pediátrico, ecocardiograma transtorácico, eletrocardiograma,  holter 24h, MAPA e teste ergométrico.
Recomendações
Ao Instituto do Coração de Natal, foi recomendado que seja providenciada a oferta regular de itens obrigatórios previstos em portaria do Ministério da Saúde, combinados nos termos do contrato de prestação de serviços firmados com a Secretaria Municipal de Saúde. O hospital deve garantir aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) o atendimento de urgência e emergência em cardiologia, nos serviços que venha ofertar. O Instituto também deverá adotar medidas que garantam que se atinja os quantitativos determinados para os procedimentos cardíacos para os quais foi credenciado e firmou contrato.
Já para o HUOL, esses quantitativos a serem alcançados incluem procedimentos de média e alta complexidade, como consultas em angiologia e cardiologia, cateterismo, ecocardiograma transesofágico, teste ergométrico e ultrassonografia com doppler. Outra medida a ser tomada é que a unidade aumente a oferta de procedimentos de eletrofisiologias, no quantitativo mínimo de oito procedimentos/mês. Além disso, o hospital, assim como o Instituto do Coração, ainda deverá providenciar a oferta regular dos requisitos mínimos obrigatórios previstos na portaria, combinado com o contrato de prestação de serviços firmados com a SMS/Natal.
Para o Hospital do Coração de Natal, a recomendação é que seja providenciada a oferta regular dos itens obrigatórios e que sejam adotadas as medidas administrativas necessárias para também atingir os quantitativos mínimos obrigatórios em razão do seu credenciamento como unidade de alta complexidade cardiológica.
Sobre a portaria
A portaria nº 210, expedida pela Secretaria de Assistência à Saúde do Ministério da Saúde-SAS/MS, de 15 de junho de 2014, define as Unidades de Assistência em Cardiovascular e Centros de Referência em Alta Complexidade e suas aptidões e qualidades. O documento preconiza que essas unidades devem oferecer condições técnicas, instalações físicas, equipamentos e recursos humanos adequados à prestação de assistência especializada a portadores de patologias cardiovasculares e desenvolver forte articulação e integração com o sistema local e regional de atenção à saúde, incluindo, na sua solicitação de credenciamento, os critérios da Política Nacional de Humanização.
Confira aqui as recomendações.

Café da manhã marcará nesta sexta-feira lançamento do 10º Fórum de Turismo do RN e da 5ª Feira dos Municípios

10º FÓRUM DE TURISMO DO RN E 5ª FEIRA DOS MUNICÍPIOS E PRODUTOS TURÍSTICOS ACONTECEM NESTE MÊS NA CAPITAL

Um café da manhã que será realizado na próxima sexta-feira, dia 15,  no Hotel Serhs Natal, marcará o lançamento do 10º Fórum de Turismo do RN e a 5ª Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN (Femptur), evento que acontecerá no Centro de Convenções de Natal, nos próximos dias 29 e 30 de março.  A perspectiva dos organizadores é receber mais de seis mil visitantes durante os dois dias, sendo a Femptur aberta ao público, com entrada gratuita, mediante credenciamento no local. Já para participar do Fórum é necessário realizar inscrição através da página www.forumdeturismorn.com.br.

Entre tantos atrativos, a Feira de Municípios e Produtos Turísticos do RN traz novidades neste ano, com o Espaço de Capacitação para palestras de destinos turísticos, oficinas de fotografias, debates entre influenciadores digitais e ações a cargo do Senac-RN.

No geral, a Femptur terá mais de 100 stands entre destinos turísticos, meios de hospedagens, empresas de passeios náuticos e de quadriciclos, agências de turismo receptivo, startups, instituições de ensino e outros segmentos. O destaque também vai para a feira de agricultura familiar que disponibiliza, para comercialização, queijos, castanhas, doces, geleias, biscoitos, cachaças e outros produtos típicos do Estado, além de uma exposição fotográfica de Carla Belke que reúne quadros em ângulos artísticos do litoral, das serras e do sertão norte-riograndense.

A gastronomia é outro ponto forte do evento, distribuídos em 14 stands que oferecem o melhor da cozinha potiguar. E o artesanato será exposto e comercializado numa área que compete a 100 m², com direito a oficinas ‘vivas’. No palco cultural, as apresentações têm início às 19h e segue até às 22h, representados por grupos folclóricos, bandas e orquestras de vários municípios. Um dos destaques é o novo espetáculo cênico-musical “Terra do Descobrimento”, de Touros-RN.

O evento conta com apoio da Prefeitura do Natal, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, SEBRAE-RN, Fecomércio-RN, Banco do Nordeste, DataShow, SERHS Natal Grand Hotel e InterTV.

Fórum de Turismo do RN

Em sua 10ª edição, o Fórum de Turismo do RN traz como painel de abertura “O RN vai decolar – como incrementar a malha aérea para Natal”. Assunto bastante necessário, uma vez que a capital tem um dos destinos com passagens aéreas mais caras do país.

Para tratar do assunto, o Fórum convida o presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Eduardo Sanovicz, na palestra “Os gargalos da aviação comercial brasileira”; o gerente de Desenvolvimento do Rio Galeão, Bruno Reis com a “Integração dos aeroportos na cadeia produtiva do Turismo” e os debatedores: Roberto Luís de Oliveira (diretor de Novos Voos da Inframérica), Ana Maria Costa (secretária de Turismo do RN), Abdon Gosson (presidente da Abav-RN) e José Odécio (presidente da ABIH-RN). Dentre outros grandes nomes que compõem a programação do evento.

Confira programação completa: http://www.forumdeturismorn.com.br/#schedule|ParentTab1

Imagens fortes: vídeo mostra pânico de alunos durante ação de atiradores

 

Atiradores invadem escola, matam oito e se suicidam, segundo a PM dois adolescentes armados e encapuzados entraram na escola em Suzano, na Grande São Paulo, e efetuaram os disparos. Imagens Fortes.

Segundo o secretário de Segurança Pública, João Camilo Pires de Campos, a dupla atirou no dono da locadora Jorge Antônio Moraes, que morreu no hospital onde foi socorrido. Ele seria familiar de um dos agressores. A concessionária fica a cerca de 500 metros do colégio.

Dentro da escola, Guilheme e Luiz Henrique mataram cinco estudantes, duas funcionárias do colégio e se suicidaram em seguida. Segundo o secretário, morreram no ataque as funcionárias  Marilena Ferreira Vieira Umezu e Eliana Regina de Oliveira Xavier, além dos alunos Pablo Henrique Rodrigues,  Caio Oliveira, Clayton Antonio Ribeiro, Samuel Melchiades Silva de Oliveira e Douglas Murilo Celestino, que morreu a caminho do hospital. Os alunos tinham, na maioria, entre 14 e 16 anos de idade. Os corpos ficaram por cerca de cinco horas no interior da escola, até que fossem liberados, perto 16h.

Os atiradores, segundo a polícia, estariam para entrar numa sala de aula cheia de alunos quando foram surpreendidos por agentes da força tática.

Segundo a polícia, o mais novo dos atiradores teria deixado a escola no ano passado.

– Tem histórico de que o mais novo (Guilherme Taucci) deixou a escola antes da hora, no ano passado, por conta de problemas – disse Marcelo Sallles, comandante geral da PM de São Paulo.

Imagens: Câmera de segurança
Imagens: Câmera de segurança

A polícia tenta ainda descobrir qual a motivação do atentado. Além de um revólver calibre 38 com numeração raspada e de um equipamento de arco e flecha, a polícia também encontrou uma caixa com fios, mais tarde descartado como um explosivo.

O massacre em Suzano é o maior do tipo no estado de São Paulo. Em 2011, um atirador entrou numa escola em Realengo, no Rio, matando 12 alunos. Ele se suicidou em seguida.

Fonte: Estadão / O Globo

Governo Jair Bolsonaro prepara medidas para travar concursos públicos

Governo prepara medidas para travar concursos públicos

ABERTURA DE NOVOS CONCURSOS PÚBLICOS E O CORTE DE 21 MIL CARGOS, COMISSÕES E FUNÇÕES GRATIFICADAS ESTÃO NA MIRA DO GOVERNO

O governo vai apertar as regras para todos os órgãos que pedirem ao Ministério da Economia a abertura de novos concursos públicos e cortar 21 mil cargos, comissões e funções gratificadas. A área econômica já tem pronto um decreto para “blindar” essas funções comissionadas de nomeações que não sejam técnicas. Indicações de pessoas sem experiência e qualificação não serão aceitas, segundo o ministério.

O corte de cargos será feito em fases nos próximos três a quatro meses, e integra um pacote de medidas de reforma do Estado, em elaboração pela equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes, para dar mais eficiência aos gastos com a folha de pagamentos, um dos itens mais pesados das contas públicas. Atualmente, são cerca de 130 mil cargos comissionados (ocupados, temporariamente, por alguém que não faz parte dos quadros da administração pública) e gratificados (quando alguém de dentro da administração é deslocado para uma outra função, com um ganho extra no salário). A economia prevista com a redução de pessoal é de R$ 220 milhões por ano.

Para diminuir a necessidade de novas contrações, será exigido que cerca de mil serviços oferecidos por meio presencial e em papel sejam totalmente digitalizados e feitos pela internet nos próximos dois anos, entre eles benefícios do INSS e matrículas de universidades federais. Com essa medida, os servidores que hoje fazem esses serviços poderão ser realocados para outras funções.

O secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Paulo Uebel, antecipou ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado, que o decreto 6.944, que trata de normas de concursos públicos, será alterado para “racionalizar” os pedidos dos órgãos que hoje são frequentes: mais concursos, mais orçamento e mais cargos. Ele classificou as medidas de “guarda-chuva” da reforma do Estado.

O novo decreto, que será publicado no Diário Oficial ainda em fevereiro, definirá que, antes de pedir novos concursos de servidores, os órgãos terão de cumprir uma lista de exigências, como digitalizar 100% dos serviços que podem ser oferecidos pela internet, converter os processos administrativos que estão ainda em papel para o formato eletrônico e rever as políticas de cessão de pessoas para outros ministérios, Estados e municípios.

“Com o mesmo quantitativo de servidores, é possível ter um resultado maior e melhor. Vamos primeiro focar na eficiência operacional”, disse Uebel. Segundo ele, é necessário verificar a urgência e pertinência dos serviços públicos.

Outra medida que estará prevista no decreto é que todos os órgãos façam uma descrição do trabalho de cada cargo para evitar “vagas genéricas”. “Com isso, conseguiremos monitorar melhor a efetividade das vagas”, disse o secretário.

Segundo o secretário adjunto de Desburocratização, Gleisson Rubin, as novas regras devem valer para os concursos que já estão “correndo”, como para as Polícias Federal e Rodoviária Federal.

Para testar o modelo de corte a ser implementado, o Ministério da Economia já deu o pontapé inicial com a redução de 3 mil cargos e funções, com uma economia de R$ 43 milhões por ano. Segundo o secretário, foi feita uma redução dos níveis hierárquicos, sem prejudicar o funcionamento dos órgãos. Havia áreas com até seis níveis de chefe. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: Istoé/Jornal O Estado de S. Paulo

Fátima Bezerra anuncia que vai lançar o “Programa Nota Fiscal Potiguar”, iniciativa ‘clone’ da campanha Nota Fiscal Potiguar criada por Robinson Faria

A governadora Fátima Bezerra (PT) anunciou na manhã desta quarta-feira, durante reunião com empresários do comércio natalense, que o seu governo irá lançar o Programa Nota Fiscal Potiguar, iniciativa essa que a governadora acredita que irá somar para o estado atingir o equilíbrio fiscal, ao lado de outras medidas, como a instalação da Câmara Setorial do Comércio e Serviços.

A confirmação do lançamento do Programa Nota Fiscal Potiguar foi dada pela própria governadora em sua conta pessoal no microblog Twitter.

Direto de pergunta: a campanha Nota Fiscal Potiguar não já havia sido lançada no governo Robinson Faria (PSD), por meio do decreto nº 27.550, de 29 de novembro de 2017, publicado na edição de 30 de novembro do Diário Oficial do Estado? 

Naquela ocasião, foi dito que tratava-se de uma iniciativa voltada para aumentar as receitas do Estado e estimular o combate à sonegação, através do incentivo à emissão de documentos fiscais e de inserção do CPF nas notas, o que poderia resultar em premiações para os consumidores e entidades sociais.

Pelo visto, a “Nota Fiscal Potiguar” de Fátima deve ser um “clone” da “Nota Fiscal Potiguar” de Robinson.

 

Com pauta produtiva, Câmara de Guamaré fecha composição da mesa diretora para o biênio 2019/2020

A sessão ordinária da Câmara Municipal de Guamaré desta terça-feira, 13, foi pautada pela discussão de projetos importantes, que entre outros temas, abordaram a revisão na cobrança da taxa de iluminação pública pelo município, e ainda, questões relacionadas ao Plano Plurianual 2018/2021. A ocupação da vacância no cargo de 2º Secretário da Mesa Diretora da Casa foi um dos pontos importantes da sessão.

Sob a presidência do vereador Eudes Miranda (PR), foi feita a eleição para a 2º Secretaria, que ocorreu através de um consenso entre as bancadas de oposição e governo, sendo a vereadora de oposição, Eliane Guedes (PV), candidata única. Por sugestão do vereador Edinor Albuquerque (MDB), a votação foi aberta e a vereadora foi eleita à unanimidade com nove votos.

Após o resultado da eleição, o presidente da casa Eudes Miranda convidou Eliane Guedes para tomar assento na Mesa Diretora e destacou que a ascensão da vereadora ao cargo vai engrandecer a qualidade do trabalho legislativo. “Parabenizo a vereadora Eliane, que chega para somar com o trabalho que desejamos empreender nesse biênio em favor do cidadão guamareense”, concluiu Eudes.

Composição Mesa Diretora

Com a eleição de Eliane Guedes para a 2ª Secretaria, a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Guamaré está completa, sendo à presidência e vice-presidência ocupadas pelos vereadores Eudes Miranda (PR) e Carlos Câmara (PSDB), respectivamente, e a vereadora Lisete Negreiros na primeira Secretaria.

Inscrições abertas para Circuito Sesc de Corridas 2019, que acontece no Dia do Trabalhador

AS INSCRIÇÕES PARA TODAS AS CATEGORIAS ENCERRAM DIA 22 DE ABRIL OU ENQUANTO HOUVER VAGA

Estão abertas as inscrições para o Circuito Sesc de Corridas 2019. Até o dia 22 de abril, podem se inscrever trabalhadores (as) do comércio e crianças de cinco a 13 anos (categoria infantil). A partir de primeiro de abril, a comunidade em geral pode se inscrever. A prova acontece em Natal no Dia do Trabalhador, 1º de maio, uma atividade realizada pelo Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), instituição do Sistema Fecomércio, desde 2009. As inscrições podem ser feitas aqui.

As inscrições para todas as categorias encerram dia 22 de abril ou enquanto houver vaga. A prova terá largada na Av. Câmara Cascudo, lateral do Sesc Cidade Alta, e segue pela Av. do Contorno, Viaduto do Baldo, Av. Governador Juvenal Lamartine até chegar na Prudente de Morais na altura da Cosern, retomando pelo mesmo caminho até o ponto de largada. A saída será às 15h30 para a categoria infantil e 16h para as categorias adulto.

Após a chegada, os atletas contarão com reposição hídrica e calórica, massagem e banheiros químicos. São 1.900 vagas disponíveis, sendo 1.500 para adultos com percursos de 5km e 10km e 400 vagas para crianças de 5 a 13 anos, com corrida recreativa totalizando 100m.
A estrutura de apoio do Circuito Sesc de Corridas contará com duas ambulâncias, sendo uma UTI, além de postos de hidratação, sinalização da quilometragem, batedores acompanhando o primeiro lugar, além de estafes para segurança e orientação dos participantes e público em geral.

Circuito Sesc de Corrida 

Em 2018, o Sesc unificou 104 competições de corrida que realiza em diversos estados do Brasil em um único projeto, o Circuito Sesc de Corridas. Desta forma, a tradicional Corrida do Comerciário, promovida desde 2009 no RN, passou a integrar o circuito nacional.

Serviço:

O quê? Inscrições abertas para Circuito Sesc de Corridas 2019
Como se inscrever? Aqui 
Percursos? 5km e 10km (adulto) e 100m (crianças de 5 a 13 anos)

Período de inscrições? 
Trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, infantil e pessoas com deficiência (PCD): 11/3 a 22/4
Comunidade: 1 a 22/04

Quanto? 
Trab. do com.: R$ 25,00
Infantil: R$ 15,00
Comunidade: R$ 60,00

Competição? 1º de maio | 15h30 (infantil) e 16h (adulto) | Sesc Cidade Alta