SELO BLOG FM (4)

Categoria: março 12, 2019

Sesc realiza programação em homenagem ao Dia da Poesia

 

Para celebrar o Dia da Poesia (21/03), o Serviço Social do Comércio realiza uma programação gratuita de 13 a 22 de março, nas unidades de Natal (Cidade Alta, Zona Norte), Mossoró e Caicó. As atividades objetivam despertar no público o interesse pelo universo literário.

A programação contempla bate-papos com convidados locais e nacionais, exposições literárias e de artes visuais, batalha poética, mostra de cinema, contação de histórias, recital poético, entre outras ações.

Na programação do Sesc Cidade Alta teremos o bate-papo no dia 13/03, 15h, com o poeta, escritor e contador de histórias Giuliano Tierno (SP), um dos principais nomes da poesia brasileira na atualidade. Na sexta-feira (15), às 15h, teremos o bate-papo sobre “Arte Correio”, com o artista potiguar Falves Silva e o pernambucano Paulo Bruscky com mediação do escritor potiguar, Vicente Vitoriano.

Outra atração será a abertura na Galeria Sesc da exposição “Pilares Vivos”, de Jéssica Bittencourt. Também teremos sessões de cinema de 18 a 21 de março, às 18h30, no auditório da unidade Sesc.

A abertura do evento na Zona Norte acontece no dia 18 de março, a partir das 8h, na biblioteca da escola, com exposição de livros e obras de Newton Navarro.

No dia 14 de março, a programação inicia em Mossoró, a partir das 8h, com contação de histórias, recital de música e poesia e um bate-papo com os escritores Antônio Francisco, Genildo Costa, Geová Costa e José Ribamar. Já em Caicó, de 18 a 22 de março, acontece a exposição literária de Paulo Leminski, e no dia 20 de março, um bate-papo sobre os 15 contos de cordel, com o escritor Djalma Mota.

Serviço:

Semana da Poesia Sesc RN

Quando? 13 a 22/03/19

Onde? unidades Sesc em Natal (Zona Norte e Cidade Alta), Mossoró e Caicó.

Nelter Queiroz quer que Fátima Bezerra dispense tributos para motos atrasadas

NELTER: “REFORÇAR O PEDIDO PARA QUE A GOVERNADORA FÁTIMA BEZERRA ANALISE COM CARINHO A POSSIBILIDADE DE FAZER UM REFIS” – FOTO: EDUARDO MAIA

Durante pronunciamento na sessão plenária desta terça-feira (12), o deputado Nelter Queiroz (MDB) fez um apelo ao Governo do Estado para que dispense a cobrança de impostos em atraso por parte dos proprietários de motocicletas. O parlamentar justificou que a maioria dos devedores é de baixa renda e estão em dificuldades financeiras para honrar seus débitos.

“Gostaria de chamar a atenção e reforçar o pedido para que a governadora Fátima Bezerra (PT) analise com carinho a possibilidade de fazer um Refis (regularização de créditos decorrente de débitos) e dê descontos para resolver uma questão que vem se arrastando há anos”, afirmou o deputado.

Nelter Queiroz sugeriu que o Governo Estadual se espelhe na Paraíba, onde o Refis concedido está promovendo uma dispensa ou redução nas multas, juros e acréscimos de até 100%, a fim de que os proprietários de motos e veículos regularizem suas pendências. O parlamentar sugeriu que o governo estude a proposta de, no caso de pessoas que devem vários anos, a cobrança seja feita em cima de apenas um ano.

“Gostaria que essa medida fosse agilizada, pois é mais do que justa essa oportunidade para os proprietários regularizem os seus débitos. É preciso dar esse direito a um povo simples, em sua maioria do campo, para regularizar seus meios de transporte”, defendeu Nelter.

Ezequiel Ferreira solicita benefícios para município da região Trairi

EZEQUIEL FERREIRA: “DURANTE MUITOS ANOS OS INVESTIMENTOS E ADUTORAS SE VOLTARAM APENAS PARA AS SEDES DOS MUNICÍPIOS. A CAERN TEM CORRIGIDO ESSA DISTORÇÃO” FOTO: EDUARDO MAIA

Os moradores da zona Rural de Coronel Ezequiel, na região Trairi sofrem com a deficiência no abastecimento de água principalmente nos períodos de longa estiagem. Para atender às solicitações que chegam das comunidades que somam mais da metade da população do município, que é de 5.508 pessoas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o deputado e presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PSDB), solicitou da governadora do Estado, Fátima Bezerra (PT) um estudo de viabilidade técnica para a extensão da rede de distribuição de água para a comunidade de Cachoeira e conjunto José Maurício.

“Durante muitos anos os investimentos e adutoras se voltaram apenas para as sedes dos municípios, deixando as zonas Rurais sem água. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) tem corrigido essa distorção, garantindo que a água chegue a todos, seja na cidade ou no campo”, justifica o deputado Ezequiel Ferreira.

O deputado também requereu a perfuração e instalação de poços tubulares nas comunidades de Santo Antônio, Cacimba e Figueiredo também localizadas em Coronel Ezequiel.

Outros três benefícios para aquele município da região Trairi, sendo dois na área de Segurança Pública – a recuperação geral da Delegacia de Polícia e o aumento do efetivo Policial Militar – e outro na área de prestação de serviços públicos que é a inclusão de Coronel Ezequiel na relação dos municípios contemplados com ações do projeto Vila Cidadã.

Em Natal, Clínica de Fisioterapia atende crianças com doenças neurológicas gratuitamente

CLÍNICA ESCOLA DE FISIOTERAPIA DA FACULDADE ESTÁCIO DE NATAL – UNIDADE PONTA NEGRA – ESTÁ COM VAGAS ABERTAS PARA ATENDIMENTOS

Crianças e adolescentes de zero a 15 anos de idade com distúrbio neurológico e que necessitam de acompanhamento fisioterápico, têm a oportunidade de receber o tratamento gratuitamente. A Clínica Escola de Fisioterapia da faculdade Estácio de Natal – unidade Ponta Negra – está com vagas abertas para atendimentos. São ofertadas duas sessões por semana, de uma hora cada, para cada paciente.

São consideradas patologias neurológicas a paralisia cerebral, microcefalia, hidrocefalia, espectro do autismo, desenvolvimento neuropsicomotor atrasado, espinha bífida, entre outros. Os estudantes do curso de Fisioterapia, orientados pelos professores, utilizam na Clínica todos os recursos possíveis da área para reabilitar o paciente.

O professor Ozair Argentille, coordenador do atendimento, explica que o foco principal é atenuar o comprometimento físico da criança, por causa da patologia, com o objetivo de promover uma melhor qualidade de vida. “O resultado é diferenciado para cada criança. Algumas têm pequenos avanços, outras progridem mais notoriamente em um curto período, mas todo progresso é bem-vindo para o paciente e sua família”, expõe o profissional.

Os atendimentos ocorrem nas quartas e sextas-feiras, das 13h30 às 17h30. Serão cadastrados os voluntários para atendimento imediato e para lista de espera.

Mais vagas

Além dos atendimentos pediátricos, a Clínica de Fisioterapia está com vagas abertas nas especialidades de traumato ortopedia, neurologia adulto e infantil, reumatologia e dermatofuncional. O atendimento é gratuito e o paciente será agendado de acordo com a disponibilidade de vagas. Para informações e inscrições, entrar em contato por meio do telefone: 3642-7514, no horário da tarde.

AVISO AOS NAVEGANTES: Casa Durval Paiva precisa de doações e voluntários

Resultado de imagem para FRALDAS DESCARTAVEIS DOAÇÃO

DOAÇÕES SÃO DESTINADAS PARA AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES ASSISTIDOS PELA INSTITUIÇÃO

A Casa Durval Paiva está precisando de doações de fraldas descartáveis, tamanhos P e M adulto, colônia, shampoo e creme dental para as crianças e adolescentes assistidos pela instituição. Quem quiser colaborar pode entrar em contato pelo telefone (84) 4006-1600 ou na rua Professor Clementino Câmara, 234 – Barro Vermelho.

Outra forma de ajudar a instituição é fazendo um trabalho voluntário. Interessados podem dedicar algumas horas do dia ou da semana em prol da luta contra o câncer infantojuvenil. O cadastro pode ser feito na instituição todas as terças. Como chegar https://bit.ly/2SrPaaa

No Rio Grande do Norte, a Casa Durval Paiva é referência nacional no suporte ao tratamento de crianças e adolescentes com câncer e doenças hematológicas crônicas. Sua missão é acolher a criança e ao adolescente e seus familiares, durante e após o tratamento, buscando a cura, contribuindo para o resgate da cidadania, dignidade e qualidade de vida dos mesmos.

Atualmente, são atendidos 538 pacientes de 133 municípios do RN, também do Piaui, Ceará, Sergipe e da Paraíba. Para mais informações acesse www.casadurvalpaiva.org.br

Em audiência pública, Diretor-Presidente garante compromisso da CODERN com o desenvolvimento do RN

ALMIRANTE ELIS TREIDLER ÖBERG DISSE QUE A CODERN ESTÁ FAZENDO A COTAÇÃO PARA AQUISIÇÃO OU ALUGUEL DE SCANNER QUE ATENDA AS EXIGÊNCIAS DA RECEITA FEDERAL – FOTO: ELIAS MEDEIROS

O Porto de Natal foi tema de debate na tarde desta terça-feira (12) em uma audiência pública ocorrida na Assembleia Legislativa por proposição do deputado Ubaldo Fernandes. A Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN), autoridade responsável pelo Porto, esteve presente e representada pelo seu Diretor-Presidente, o Almirante Elis Treidler Öberg.

A discussão girou em torno da suspensão de atividades de exportação pela CMA-CGM, empresa que possui uma linha semanal de Natal para portos na Europa, mas decidiu paralisar no mês de março em decorrência da apreensão de drogas. Na oportunidade, o Diretor-Presidente garantiu que vai apresentar em 90 dias um Plano de Ação com medidas a serem tomadas visando recuperar a certificação do Código Internacional para Proteção de Navios e Instalações Portuárias (ISPS CODE).

“Estamos reavaliando todos os nossos processos de segurança, entrada de pessoas e viaturas; readaptação da sala de controle de vídeo, com ampliação das 40 câmeras conectadas à sala para 80; e estabelecimento de novo quantitativo de pessoal necessário, com a convocação de concursados”, afirmou o Almirante Öberg.

Em relação ao scanner, o Presidente disse que a CODERN está fazendo a cotação para aquisição ou aluguel de um equipamento que atenda as exigências da Receita Federal do Brasil. “Quero afirmar aqui, de público, o compromisso inalienável da CODERN com o desenvolvimento do Rio Grande do Norte”, finalizou o Diretor-Presidente.

A audiência pública teve a presença de representantes da Receita Federal, classe produtiva, líderes sindicais, deputados e imprensa.

Governo decreta situação de emergência em 148 municípios, onde vive 40% da população do estado

SECA PROLONGADA AFETA AS RESERVAS HÍDRICAS E PROVOCA PROBLEMA NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA – Foto: Ivanízio Ramos

O Diário Oficial do Estado desta terça-feira (12) publica decreto da governadora Fátima Bezerra declarando situação de emergência em 148 municípios do Rio Grande do Norte atingidos pela seca prolongada, que afeta as reservas hídricas e provoca problema no abastecimento de água. Nesses municípios vivem cerca de 40% da população do Estado.

Para edição do decreto, a equipe do governo levou em conta variados indicadores econômicos e os impactos sociais por eles gerados, principalmente no campo, onde a escassez de água prejudica não apenas a estrutura física das propriedades rurais, mas todos os elos das diferentes cadeias produtivas, com especial destaque para a pecuária e a produção agrícola, os mais atingidos.

A Secretaria de Agricultura estima uma perda anual de receita da agropecuária, incluindo a pesca, de R$ 4,3 bilhões em anos de seca. Isso representa uma redução em torno de 50% na contribuição do setor para a formação do PIB estadual.

Levantamento do Instituto de Gestão das Águas (Igarn) mostra que a situação hídrica do Rio Grande do Norte continua extremamente crítica, apesar das chuvas que caíram em parte do Estado em 2018 e neste início de 2019. Dos 46 reservatórios monitorados, 15 encontram-se secos ou em volume morto, entre eles o Itans, em Caicó; o Gargalheiras, em Acari, e a Barragem Pau dos Ferros.

As três grandes barragens – Armando Ribeiro Gonçalves, em Itajá; Santa Cruz, em Apodi; Umari, em Upanema – acumulavam no final de fevereiro 727,2 milhões de metros cúbicos de água, o equivalente a 22,1% da capacidade, que é de 3,29 bilhões de metros cúbicos.

O Boletim da Emparn mostra que a distribuição das chuvas foi irregular na pré-estação e assim permanece no início da quadra chuvosa deste ano. Em Acari, por exemplo, foram registrados apenas 145 milímetros de 1° de janeiro a 11 de março, em Assu 125, Carnaúba dos Dantas 138,9, Caicó (Açude Itans) 233, Porto do Mangue 135.

Para a definição dos municípios contemplados pelo decreto, foram usados dados do Monitor de Secas do Nordeste, além de parecer técnico da Coordenadoria de Defesa Civil, que atestou a continuidade do quadro característico de Situação de Emergência provocada por estiagem prolongada.

O decreto, que tem validade de 180 dias, é importante para que não haja descontinuidade nos programas de assistência aos atingidos pela seca, segundo dizem representantes dos trabalhadores rurais, e dos agricultores e pecuaristas do RN. “Ainda ontem conversei com a governadora e reafirmei que mesmo com a ocorrência de chuvas, ainda não temos certeza de um bom inverno. Não temos um só açude ou rio totalmente cheio”, afirmou Manoel Cândido, presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais (Fetarn).

Mesma opinião tem o presidente da Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca (Faern), José Vieira: “não será com essas poucas chuvas que sairemos da situação de emergência. O Estado é responsável pela manutenção do decreto até que tenhamos segurança hídrica e a economia volte a fluir no campo e nas cidades”, afirmou.

Leia o decreto na íntegra no link https://goo.gl/jHkJVq.

 

 

Galeria Sesc recebe exposição “Pilares Vivos”, que mostra drama social dos moradores dos pilares da Ponte Newton Navarro

A segunda exposição do ano na Galeria Sesc, Pilares Vivos, da arquiteta e fotógrafa Jéssica Bittencourt, apresenta um pouco da realidade dos moradores dos pilares da Ponte Newton Navarro. A mostra conta com 15 fotos do local e também contará com recursos interativos, com áudios de depoimentos dos moradores e o barulho do impacto dos carros na ponte que ecoam dentro dos pilares, como também o ambiente escuro que remete a atmosfera sombria e solitária do local. A vernissage acontece nesta quarta-feira, 13 de março, às 19h, e é uma iniciativa de incentivo artístico e cultural do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), instituição do Sistema Fecomércio.

Segundo a artista, “Pilares Vivos” visa revelar a contradição em torno de um dos principais cartões postais da capital potiguar, motivo de atração turística e símbolo de imponência (e por muitos anos alvo de escândalos de corrupção de superfaturamento), contrapondo com o descaso, vivido pelos moradores que fizeram ali morada.

Sobre a Galeria Sesc

Desde 2015, os trabalhos dos artistas que expõem na galeria são selecionados por meio de edital. Em sua 5ª edição, o projeto selecionou cinco trabalhos para compor o calendário de exposições 2019.

Em janeiro, a Galeria Sesc trouxe a exposição “Do mar ao sertão” com obras do artista potiguar, Newton Navarro. Para este ano ainda, além desta, estão programadas mais 3 exposições: “Recortando Universos”, da artista Danielle Paulo,”Anatomia do Simbólico”, de Jean Sartief; e “Retro Visões”, de Evana Macedo.

A Galeria Sesc é o único espaço cultural de Natal e um dos poucos do estado a disponibilizar mediadores em arte visuais durante o período das exposições. Os profissionais contextualizam o espectador sobre as obras e o artista, além de desenvolver ações de arte-educação com o público, incluindo grupos escolares, de idosos e ONGs.

Serviço:

O quê? Exposição Pilares Vivos estreia na Galeria Sesc

Onde? Galeria Sesc Cidade Alta | Rua Cel. Bezerra, 33. Cidade Alta, Natal-RN

Quando?
Vernissage: 13 de março |19h

Exposição: 13/03 a 08/05 (exceto finais de semana e feriados), das 9h às 19h

Acesso gratuito