Não teve recomendação médica que mantivesse a governadora Fátima Bezerra (PT) longe do carnaval.
Nos primeiros dias da festa de Momo, ela até que procurou se conter e apenas “acompanhar” comportadamente a folia dos blocos, como o “Poetas, Carecas, Bruxas e Lobisomens”, que é um dos seus preferidos.
No entanto, nesta Quarta-feira de Cinzas, o lado “foliã” da governadora falou mais e ela caiu na gandaia, no bloco Baiacu na Vara, que reuniu uma multidão na Redinha.
Fátima Bezerra fez tudo que tinha direito: pulou, dançou, pegou o microfone e soltou a voz.
Se deixar a vida pública, pode ser que ela faça sucesso como “puxadora” de samba enredo de bloco de carnaval.
A participação dela no Baiacu na Vara foi marketing positivo.
O PM JOÃO MARIA, EX SEGURANÇA PARTICULAR DE FÁTIMA, FOI ASSASSINADO
Passados pouco mais de 2 meses do assassinato do policial militar João Maria Figueiredo, e ainda enlutados pela falta da presença do companheiro, o movimento ‘Policiais Antifascismo do Rio Grande do Norte’ continua cobrando justiça. Nesta quarta-feira, dia 6, o soldado completaria 37 anos se vivo estivesse.
“Durante esses mais de dois meses, acompanhamos de perto as investigações e colaboramos no que foi possível. Também ajudamos na coleta de provas e apontamos linhas de investigação à equipe da Delegacia de Homicídios e de Proteção a Pessoa (DHPP), e ainda entregamos alguns relatórios, fruto de trabalho conjunto de policiais que compõem o movimento”, disse o policial civil Pedro Paulo, que compõe o grupo.
“O fato é que, com uma forte linha de investigação consolidada, até o momento não temos nenhum mandado de prisão ou de busca e apreensão pedido ou expedido. Isso, além de nos inquietar, traz à tona a mesmo situação de inúmeros homicídios de operadores de segurança pública que ainda carecem de esclarecimento”, acrescentou o agente.
Ainda de acordo com o policial civil, “é amarga a sensação de provar da ineficiência do modelo policial adotado no Brasil, que submete toda estrutura policial a uma engessada burocracia sem fim, que também paralisa o próprio responsável pelo inquérito policial. A falta de resolução tempestiva afasta a boa qualidade das provas e aponta para a impunidade e para a barbárie”, afirma.
O delegado Fernando Alves segue com a cobrança: “Já enfrentamos o desdém de colegas pelo caso, que cruelmente tentaram matar a reputação de Figueiredo numa demonstração de ódio do tamanho daqueles que desferiram três tiros no rosto do nosso companheiro. Não se pode classificar ódios, ódio é ódio, não há diferença entre o opressor da periferia e o opressor fardado, são sem camisas matando descamisados numa guerra de ódio sem fim”.
Outro participante do movimento, o bombeiro militar Dalchem Viana, disse que não haverá trégua. “Não sossegaremos enquanto a morte de João Maria Figueiredo não for totalmente esclarecida. Para tanto, nos colocamos à disposição para isso, não somente para o caso em tela, mas de todos os policiais executados no RN. É chegada a hora de tratar o problema com a gravidade e importância que ele exige do Estado, que de maneira alguma pode esquecer a morte de um operador de segurança pública, sob pena de também morrer com cada um que tomba por conta desse ódio sem fim, seja lá de qual lugar ele venha”.
“João Maria Figueiredo era um entusiasta, pois acreditava numa segurança pública que defendesse antes de tudo a justiça, mas sobretudo a justiça social”, concluiu o bombeiro.
Para saber mais sobre o movimento Policias Antifascismo do RN, acesse: https://m.facebook.com/policiaisantifascismorn/
MARCOS VINICIUS DE JESUS NERI DE 19 ANOS, PROCURADO POR HOMÍCIDIO, TENTAVA CURTIR O CARNAVAL EM SALVADOR, VESTIDO DE MULHER, NO CIRCUITO DODÔ (BARRA-ONDINA)
O jovem Marcos Vinicius de Jesus Neri de 19 anos, procurado por homícidio, tentava curtir o carnaval em Salvador, vestido de mulher, no circuito Dodô (Barra-Ondina), nesta terça-feira (5). Porém, um sistema de câmeras de vigilância e reconhecimento facial da Bahia o identificou durante a passagem por um dos Portais de Abordagens da Secretaria da Segurança Pública (SSP). Em seguida, ele foi abordado por policiais militares.
A SSP diz que Neri é procurado desde julho de 2018 e foi primeiro a ser capturado com o auxílio da tecnologia, mas não dá detalhes sobre quando ele cometeu o crime.
O sistema de reconhecimento facial foi lançado na Bahia no final do ano passado e, neste carnaval, foi empregado em três circuitos. De acordo com a secretaria, 460 mil pessoas foram identificadas por dia durante os eventos, utilizando aproximadamente 430 câmera de segurança.
O banco de dados utilizado é da própria da Secretaria da Segurança Pública, alimentado pela Superintendência de Inteligência. A nota divulgada à imprensa diz ainda que foram investidos mais de R$ 18 milhões nos softwares de reconhecimento e que ela é utilizada para encontrar criminosos e ajudar a localizar pessoas desaparecidas.
Na época em que o programa foi lançado, o governador Rui Costa disse ao Correio 24 Horas que o banco de dados continha 65 mil rostos e placas de carros cadastrados – o que incluía pessoas sendo procuradas e veículos com restrição de roubo.
Entramos em contato com a assessoria da SSP questionando se o desenvolvimento do software foi feito pelo próprio governo ou se a tecnologia foi comprada de alguma empresa. Até o momento da publicação desta matéria, não tivemos respostas.
O sistema de reconhecimento facial empregado nas ruas pode ser, de fato, benéfico para identificação de criminosos. No entanto, o sistema não é imune a falhas e levanta mais um ponto no debate sobre o direito à privacidade.
A Lei Geral de Proteção de Dados, que ainda não está em vigor, diz que os rostos das pessoas são considerados dados sensíveis e devem receber tratamento especial. Para a utilização de sistemas como esse, é necessário o armazenamento das imagens capturadas pelas câmeras para que elas sejam analisadas – não há informações sobre quem acessa essas informações, por quanto tempo ficam armazenadas e qual é o destino final delas.
Esse tipo de tecnologia foi testada no Reino Unido e, em 2017, na final da UEFA Champions League, o sistema de vigilância identificou 2.470 possíveis criminosos no meio da multidão. Destes, só 173 foram corretamente identificados – índice de erro de 92%. A tecnologia transforma pessoas inocentes em suspeitos, sem que essas pessoas saibam, até que a polícia possam averiguar suas situações.
A China já utiliza o reconhecimento facial para encontrar e prender suspeitos e, recentemente, uma pessoa foi presa após ser identificada por uma inteligência artificial em uma multidão de 60 mil pessoas. O país é conhecido por seu rígido controle social e implementou há pouco tempo um sistema de pontuação social, que mantém um placar de suas atividades cotidianas, punindo-o ou recompensando-o por determinadas atitudes.
O PRESIDENTE JAIR BOLSONARO (PSL/RJ), SE ENVOLVE EM POLÊMICA FAZER POSTAGEM OBSCENA EM SEU TWITTER
Veículos estrangeiros estão repercutindo o polêmico tuíte do presidente Jair Bolsonaro (PSL) com vídeo no qual dois homens aparecem em atos obscenos diante de uma multidão.
O vídeo, publicado no Twitter de Bolsonaro nesta terça-feira, dia 5, é definido pelo jornal americano The New York Times como uma “revolta” do presidente brasileiro diante da cena. O jornal norte-americano ressalta que o post tinha o objetivo de criticar o carnaval e que “muitos conservadores da maior nação latino-americana detestam” as festividades da época, vistas por eles como “pagãs”.
Publicações britânicas, os jornais Daily Mail, The Independent e Daily Mirrorenfatizaram o aspecto explícito do vídeo, no qual um homem aparece urinando no cabelo de outro. O Daily Mail lembrou que Bolsonaro foi alvo de protestos e zombaria de muitos foliões durante os blocos de carnaval, e citou o boneco gigante presente nos desfiles do carnaval de rua de Olinda (PE).
O The Independent mencionou a sequência dada à polêmica pelo próprio presidente ao publicar outro tuíte. “O que é golden shower?”, escreveu Bolsonaro. Segundo o jornal, “os brasileiros rapidamente condenaram o tuíte de Bolsonaro como algo que não representa o carnaval” e ressaltou que usuários do Twitter têm reportado o vídeo como sendo de conteúdo inapropriado.
Para o jornal Daily Mirror, que publicou o vídeo em destaque na reportagem, Bolsonaro se destaca por sua reputação “racista, sexista e homofóbica”. O veículo inglês relembrou outros momentos polêmicos de Bolsonaro quando o agora presidente ainda era deputado federal, como quando disse à deputada Maria do Rosário (PT-RS) que não a estupraria por falta de mérito da parlamentar e de uma entrevista dada à revista Playboy em 2011 na qual Bolsonaro se disse “incapaz de amar um filho homossexual”.
Além dos jornais, grandes agências internacionais como Reuters e Associated Press também publicaram textos a respeito do tuíte do presidente brasileiro.
Fonte: Estadão / Conteúdo – Gregory Prudenciano São Paulo
HOMENS PICADOS CHEGARAM AO HOSPITAL COM EREÇÃO FOTO: GETTY IMAGES
Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) encontraram em uma aranha armadeira, um dos aracnídeos mais venenosos do mundo, a solução para os problemas de vários homens do planeta. É testado pelos estudiosos a utilização do veneno da espécie para o tratamento da disfunção erétil.
Segundo os pesquisadores, a ideia começou após relatos das pessoas que eram picadas pela aranha e chegavam aos hospitais com ereção. Foi observado que na maioria dos casos isso acontecia.
Os primeiros testes aconteceram, com sucesso, em ratos. De acordo com a professora Maria Elena de Lima, do departamento de Bioquímica e Imunologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), foi necessário isolar uma toxina que provoca a ereção e injetaram nos ratos. Logo após eles reduziram os efeitos colaterais, que poderiam inclusive afetar o coração.
Para que os efeitos sejam reduzidos, uma pomada está sendo criada por uma aluna de doutorado da Faculdade de Farmácia da UFMG. Com essa nova fórmula será possível que os problemas para os usuários sejam mínimos. Os testes podem custar agora mais de R$1 bilhão. A expectativa é que em até 10 anos o novo “remédio” seja comercializado para os homens.
Maria Elena garante que a pesquisa ajudará as pessoas com esses problemas e poderá ser um remédio importante para auxiliar na doença. “Essa descoberta poderá resultar em um medicamento nacional. Podemos dizer que será equivalente ao Viagra”, afirmou.
A aranha armadeira pode ser encontrada em vários cantos de Minas Gerais, sempre em locais com muito entulho ou embaixo de troncos de madeiras em estado de decomposição.
Pago com dinheiro púbico para se apresentar no carnaval de Natal, o músico pernambucano Antônio Nóbrega, violinista, cantor, dançarino e ator de renome nacional, está tendo o seu comportamento questionado, depois que fez apologia ao ex-presidente Lula da Silva, que cumpre pena por corrupção em Curitiba, durante a sua apresentação nesta segunda-feira, dia 4, no Polo Petrópolis.
Durante o show, Nóbrega, que recebeu cachê da Prefeitura do Natal, levou o público a entoar o refrão Olê, Olé, Olê, Olá! Lula, Lula lá!
A iniciativa do músico divide opinião nas redes sociais – enquanto uns defende o direito a liberdade de expressão do artista, outros entendem que faltou profissionalismo a Antônio Nóbrega, ao dar conotação política a um evento bancado pelo contribuinte.
Em seu blog, o jornalista Gustavo Negreiros cobra da Prefeitura do Natal se há no contrato assinado por Nóbrega alguma cláusula que possa punir o artista financeiramente.
Polêmicas à parte, o BLOG DO FM, deixa um questionamento no ar:
– É moral um artista, seja ele quem for, se utilizar do dinheiro público para fazer apologia às suas preferências politicas e exaltar a imagem de políticos, seja eles quais forem e estejam ou não condenados pela justiça por crime de corrupção?
Continua repercutido negativamente, inclusive entre os seus apoiadores, a iniciativa do presidente Jair Bolsonaro que nesta terça-feira, dia 5, postou um vídeo com conteúdo pornográfico em sua conta no Twitter. A cena mostra homens dançando em cima de um ponto de táxi em um bloco de rua no carnaval paulistano. Um deles coloca o dedo no ânus e se abaixa para o outro urinar nele. Posteriormente, a visualização do vídeo foi restringida, com alerta de conteúdo sensível, mas segue disponível. A conta de Bolsonaro tem 3,45 milhões de seguidores.
O presidente tuitou: “Não me sinto confortável em mostrar, mas temos que expor a verdade para a população ter conhecimento e sempre tomar suas prioridades. É isto que tem virado muitos blocos de rua no carnaval brasileiro. Comentem e tirem suas conslusões (sic)”, escreveu o presidente. A polêmica cena foi gravada no desfile do Blocu, em São Paulo, na segunda-feira (4).
IMAGEM COMPARTILHADA PELO PRESIDENTE JAIR BOLSONARO NO TWITTER — FOTO: REPRODUÇÃO/TWITTER
Inicialmente, o vídeo era exibido automaticamente a quem acessasse a conta. Foi só algumas horas depois que a sequência passou a ter a visualização restrita: em vez do vídeo, a rede social exibe um alerta de que a mídia pode conter material sensível. A sequência, desde então, só é exibida caso o usuário clique em “ver”.
TUÍTE DO PRESIDENTE JAIR BOLSONARO SOBRE OS BLOCOS DE RUA DO CARNAVAL — FOTO: REPRODUÇÃO/TWITTER
A postagem foi criticada tanto por apoiadores como por críticos de Bolsonaro, que usa o Twitter intensamente para anunciar medidas do governo e se comunicar com a população.
O G1 procurou o Twitter para saber se a visualização foi restringida por ele ou pela própria rede social. Mas até as 8h a rede social não havia se manifestado. O Palácio do Planalto também foi procurado, mas não se manifestou até a publicação desta reportagem.
As regras do Twitter permitem a publicação de conteúdo adulto. A rede, entretanto, orienta os usuários a marcarem esses vídeos como conteúdo sensível.
Quando isso não é feito, usuários podem denunciar os conteúdos que julgam inadequados. A rede, então, inclui o alerta de conteúdo sensível. O vídeo pode ser excluído caso as pessoas gravadas não tenham dado autorização.
COM UMA FORTUNA ESTIMADA EM US$ 25,2 BILHÕES, SAFRA NÃO É APENAS O BILIONÁRIO BRASILEIRO NÚMERO 1, COMO TAMBÉM O BANQUEIRO MAIS RICO DO MUNDO (FOTO: GETTY IMAGES)
O posto de homem mais rico do Brasil em 2019 é de Joseph Safra. Aos 81 anos, o fundador do Banco Safra quebra a hegemonia de Jorge Paulo Lemann. Por cinco anos consecutivos, o criador da maior cervejaria do mundo, a AB Inbev, liderou a lista brasileira da revista americana Forbes. Com uma fortuna estimada em US$ 25,2 bilhões, Safra não só ocupa a 31ª posição no ranking global como chega a banqueiro mais rico do mundo. Com US$ 22,8 milhões, 35º lugar na lista mundial, Lemann, de 79 anos, assume a vice-liderança. A fortuna de Safra engordou R$ 1,7 bilhão de um ano para cá e a de Lemann minguou US$ 5 bilhões, no mesmo período.
FUNDADOR DO GRUPO GUARARAPES, NEVALDO ROCHA NASCEU EM CARAÚBAS, INERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE
Entre os 58 brasileiros apresentados pela Forbes, 18 estreiam na categoria de bilionários em dólar. Entre eles, estão o médico oncologista Candido Pinheiro Koren de Lima, da Hapvida (US$ 2,3 bilhões); Alceu Elias Feldmann, fundador da empresa de fertilizantes Fertipar, e Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, (empatados, com US$ 2,2 bilhões cada); Ricardo Villella Marino, neto do fundador do banco Itaú (US$ 1,7 bilhão); Luiza Helena Trajano, presidente do conselho do Magazine Luiza, e Rodolfo Villela Marino, outro neto de Eudório Libânio Villela (empatados, com US$ 1,6 bilhão cada).
Enquanto alguns chegam, outros saem. Ficaram fora do rol de 2019: Rubens Ometto Silveira Mello, da Cosan, que, no ranking anterior, aparecia com US$ 1,4 bilhão; Daisy Igel, herdeira do grupo Ultra, com US$ 1,2 bilhão, em 2018, e Elie Horn, da Cyrela, com US$ 1 bilhão, no ano passado.
Apesar de ter perdido, US$ 700 milhões, Eduardo Saverin, que participou da criação do Facebook, ganhou oito posições em relação a 2018. Na 140ª posição global, ele ultrapassou Carlos Alberto Sicupira, um dos sócios de Lemann, na AB Inbev. Entre 2018 e 20119, Sicupira amargou a perda de US$ 3,5 bilhões, o que levou à 162ª posição na lista geral. O terceiro sócio na multinacional de bebidas e cervejas, Marcel Herrmann, perdeu US$ 4,4 bilhões no último ano e assumiu o 138º lugar no ranking da revista americana.
Outro destaque na lista brasileira da Forbes é André Esteves. Absolvido das acusações de corrupção, voltou ao controle do BTG Pactual, em dezembro passado, e subiu nada mais nada menos do que 275 posições no ranking. Sua fortuna: US$ 1,8 bilhão.
Somadas, as fortunas dos 58 bilionários brasileiros chegam a US$ 179,7 bilhões, cerca de 2% mais do que no ranking de 2018.
Veja quem são eles:
1. Joseph Safra
2. Jorge Paulo Lemann e família
3. Marcel Herrmann Telles
4. Eduardo Saverin
5. Carlos Alberto Sicupira e família
6. José João Abdalla Filho
7. Abilio dos Santos Diniz (empate)
7. Fernando Roberto Moreira Salles (empate)
7. João Moreira Salles (empate)
7. Pedro Moreira Salles (empate)
7. Walther Moreira Salles Junior (empate)
12. André Esteves
13. Alfredo Egydio Arruda Villela Filho
14. Jayme Garfinkel (empate)
14. Joao Roberto Marinho (empate)
14. Jose Roberto Marinho(empate)
14. Roberto Irineu Marinho (empate)
18. Ana Lucia de Mattos Barretto Villela
19. Walter Faria (empate)
19. Candido Pinheiro Koren de Lima(empate)
21. José Luis Cutrale (empate)
21. Alceu Elias Feldmann (empate)
21. Luis Frias (empate)
21. Luciano Hang (empate)
21. Jorge Moll Filho (empate)
21. Ermírio Pereira de Moraes (empate)
21. Maria Helena Moraes Scripilliti (empate)
21. Nevaldo Rocha e família (empate)
29. Aloysio de Andrade Faria
30. Dulce Pugliese de Godoy Bueno (empate)
30. Alexandre Grendene Bartelle (empate)
32. João Alves de Queiroz Filho (empate)
32. Julio Bozano (empate)
32. Carlos Sanchez (empate)
35. Antonio Luiz Seabra (empate)
36. Ricardo Villela Marino (empate)
37. Luiza Helena Trajano (empate)
37. Rodolfo Villela Marino (empate)
39. Lia Maria Aguiar (empate)
39. Daniel Feffer (empate)
39. David Feffer (empate)
39. Ruben Feffer (empate)
39. Lirio Parisotto (empate)
39. José Isaac Peres e família (empate)
45. Jorge Feffer (empate)
45. Liu Ming Chung (empate)
45. Paulo Setubal Neto (empate)
48. Joesley Batista (empate)
48. Wesley Batista (empate)
50. Samuel Barata (empate)
50. Miguel Krigsner (empate)
50. Jorge Pinheiro Koren de Lima (empate)
50. Candido Pinheiro Koren de Lima Junior (empate)
54. Maria Angela Aguiar Bellizia (empate)
54. Maurizio Billi e família (empate)
54. Ana Maria Marcondes Penido Sant’Anna (empate)
54. Rubens Menin Teixeira de Souza (empate)
58. Pedro Grendene Bartelle