SELO BLOG FM (4)

Categoria: fevereiro 22, 2019

Militares da Venezuela atiram em civis que resistiam a bloqueio na fronteira; duas pessoas morreram e 14 ficaram feridas

Militares leais ao governo de Nicolás Maduro atiraram contra um grupo de civis que tentava impedir o fechamento de parte da fronteira da Venezuela com o Brasil para a entrega de ajuda humanitária, deixando ao menos duas pessoas mortas e várias feridas, de acordo com deputados da oposição e ativistas.

O conflito aconteceu no vilarejo indígena de Kumarakapai, na região de Gran Sabana, na fronteira com o Estado de Roraima, por volta das 6h manhã do horário local (7h em Brasília) desta sexta-feira, 22. A cidade fica a cerca de 70 km de Santa Elena de Uairén, na divisa com o Brasil.

Os mortos são os indígenas Zorayda Rodriguez, de 42 anos, e Rolando García, segundo o deputado da Assembleia Nacional Américo De Grazia. Outras 14 pessoas ficaram feridas pelos disparos, algumas em estado grave.

Alguns feridos foram tratados no hospital de Santa Elena de Uairén, mas outros tiveram que ser transferidos para o Brasil, pois os hospitais venezuelanos não possuíam medicamentos e equipamentos adequados para tratar os pacientes.

No total, sete venezuelanos foram transferidos para o Hospital Geral de Roraima, em Boa Vista. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, todos apresentam ferimentos por arma de fogo.

Segundo De Grazia, Rolando García teria sido levado para o hospital da cidade de Pacaraima, onde não resistiu e morreu. De acordo com o governo de Roraima, contudo, nenhum dos venezuelanos movidos para os estados morreram.

O confronto

De acordo com o jornal americano The Washington Post, tudo começou quando um comboio militar se aproximou do vilarejo, que fica em uma das principais estradas que ligam a Venezuela ao Brasil.

Alguns moradores se posicionaram em frente aos veículos dos soldados, para impedir sua passagem, e foram atingidos por tiros.

Após o confronto, ao menos 30 moradores saíram às ruas e sequestraram três soldados venezuelanos. Segundo Tamara Suju, advogada e defensora dos direitos humanos, eles só serão liberados pelos indígenas caso o ministro da Defesa da Venezuela, Padrino López, vá buscá-los pessoalmente.

Os responsáveis pelo ataque aos civis, segundo dirigentes da oposição, são agentes da Guarda Nacional Bolivariana e da Força Armada Nacional Bolivariana.

Os ativistas pertenciam à tribo indígena Pemones, que se uniu ao esforço da oposição para levar as doações do Brasil, Estados Unidos e outras nações aos venezuelanos.

A mulher que morreu é uma vendedora de empanadas que estava na área onde ocorreu o enfrentamento, a comunidade de Kumaracupay, enquanto os feridos são todos homens.

Apenas três deles, e devido à gravidade do seu estado, foram transferidos imediatamente a um centro de saúde, pois, segundo De Grazia, não havia gasolina nem ambulâncias para transferir os demais de imediato. A ajuda chegou algum tempo depois e transportou mais algumas pessoas para receber cuidados no Brasil.

Entre os feridos tratados em Boa Vista, cinco encontram-se no centro cirúrgico e dois permanecem em observação. Os pacientes chegaram ao hospital em duas ambulâncias da Venezuela, acompanhados por uma médica venezuelana.

Uma ambulância carregando pessoas que foram feridas durante os confrontos é assistida no lado venezuelano da fronteira com o Brasil- 22/02/2019 (Ricardo Moraes/Reuters)

Na entrada da comunidade de Kumaracapai há uma placa com a inscrição “Guaidó presidente”. “Nunca apoiamos ou apoiaremos a ditadura”, disseram os índios a repórteres no local.

Bloqueio da fronteira

Na quinta-feira 21, o governo chavista de Maduro ordenou o bloqueio da fronteira com o Brasil por período indeterminado. O espaço aéreo entre os países também foi suspenso, por determinação do Instituto Nacional de Aeronáutica Civil.

O presidente venezuelano quer impedir que os venezuelanos entrem no Brasil para buscar a ajuda humanitária doada pelo governo brasileiro.

Maduro afirma que as ajudas são um “presente podre” que carrega o “veneno da humilhação”, apesar de reconhecer as dificuldades que a Venezuela atravessa. O chavista também já disse que não permitirá a entrada das doações, pois são uma tentativa de “invasão estrangeira”.

Além, do Brasil, Colômbia e Estados Unidos se mobilizam para enviar ajuda humanitária aos venezuelanos. Canadá e União Europeia (UE) também anunciaram doações em dinheiro, destinadas principalmente aos refugiados do país.

A situação econômica desastrosa da Venezuela é considerado pela ONU a mais maciça da história recente da América Latina. O país possui as maiores reservas de petróleo do mundo, mas está asfixiado por uma profunda crise e pela hiperinflação, além de ser alvo de sanções financeiras dos Estados Unidos.

FONTE: VEJA

Em solenidade, Paulinho Freire destaca importância dos auditores fiscais para a segurança tributária

AO LADO DE FERNANDO FREITAS, PRESIDENTE DO SINDIFERN, PAULINHO FREIRE DESTACA IMPORTÂNCIA DA ENTIDADE

Durante solenidade que homenageou os 30 anos do Sindicato dos Auditores Fiscais do Rio Grande do Norte (Sindifern), realizada nesta sexta-feira (22), na Assembleia Legislativa do Estado, o presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Paulinho Freire (PSDB), destacou a importância dos auditores fiscais para a segurança tributária do Estado.
“É uma categoria que presta serviço de fundamental importância ao Estado e à sociedade para que haja recursos a serem usados em investimentos, pagamento de contratos e da folha de pessoal. Não poderíamos deixar de trazer o abraço da Câmara nesta ocasião”, disse o presidente da Câmara.
O propositor da sessão solene, que também é auditor fiscal, relembrou o empenho dos auditores no momento de crise financeira que o estado enfrenta. “Neste primeiro mês a política tributária do Estado já alcançou excelentes resultados e, sem o empenho da categoria dos auditores, dificilmente teríamos alcançado. Esta é uma data festiva que precisa ser lembrada e comemorada”, declarou o deputado Albert Dickson.
O Sindifern foi criado em 17 de fevereiro de 1989 e, desde então, tem atuado em defesa dos direitos e interesses profissionais dos seus associados. Durante a cerimônia na Assembleia Legislativa, foram homenageados 11 auditores fiscais, sendo um in memorian, além do atual presidente do sindicato, Fernando Freitas, que é um dos criadores do Sindifern. “O fisco do Rio Grande do Norte tem maturidade política e histórica na luta em defesa dos direitos dos auditores e do fortalecimento da política tributária do Estado. Apontamos soluções e saídas e dentro desse debate há a parceria com o Legislativo, que hoje reconhece a importância do sindicato, fortalecendo esse comprometimento com a sociedade” enfatizou. O Sindifern é um dos primeiros sindicatos criados após a Constituição de 1988.
Texto: Cláudio Oliveira
Fotos: Verônica Macedo

Larissa Dantas é empossada na presidência da Potigás e Fátima Bezerra promete reorganizar o “RN Gás Mais”

FÁTIMA BEZERRA: “LARISSA É UMA PROFISSIONAL COMPETENTE, QUE TEM ESPÍRITO PÚBLICO, É COMPROMETIDA COM SUA MISSÃO E CHEGA À PRESIDÊNCIA COM RESPALDO DO SETOR PRODUTIVO” 

A engenheira e advogada Larissa Dantas foi empossada pela governadora Fátima Bezerra no final da manhã desta sexta-feira (22), no auditório da Escola de Governo, como diretora-presidente da Companhia Potiguar de Gás (Potigás). A empresa de economia mista, cujo Estado é sócio majoritário com 51% das ações, é responsável pela distribuição de gás natural para todo o Rio Grande do Norte, por meio de sua rede composta atualmente por 416 km de gasodutos.

A nova presidente declarou entusiasmo por estar diante de um campo o qual considera bastante fértil. “O mundo vive em prol do desenvolvimento sustentável e em busca de energias limpas. Essa é a realidade da Potigás”, afirmou. Emocionada ao citar a avó Terezinha Cruz, matriarca da família, como inspiração “por eu ter determinação para atuar em uma área de trabalho muito marcada pelo machismo, principalmente no Nordeste, que é a construção civil”, a engenheira se imbui com propriedade da missão de ampliar a rede de distribuição e abrir novos mercados.

A governadora elogiou sua maneira de se apresentar e afirmou que é muito bom perceber essa capacidade de sonhar e de se emocionar. “Larissa é uma profissional competente, que tem espírito público, é comprometida com sua missão e chega à presidência com respaldo do setor produtivo”, declarou Fátima. Na ocasião, ela também fez referência aos outros dois membros que compõem a diretoria, que são o diretor-técnico comercial, Paulo Campos, e a diretora-administrativa, Eliana Bandeira, ambos indicados pela empresa sócia minoritária Petrobrás S.A. (Gaspetro).

“No período de transição do governo, conheci os profissionais que compõem os quadros técnicos da empresa e me deparei com pessoas extremamente qualificadas para o exercício da função”, afirmou Fátima. A governadora se comprometeu a reorganizar o programa RN Gás Mais, que é um instrumento de apoio ao desenvolvimento das empresas através da redução do custo do combustível. “Conhecedores que somos da importância do uso do gás natural, criamos um grupo de trabalho que vai buscar alternativas para reorganizar o programa no nosso Estado”.

ENERGIA LIMPA
Do cafezinho ao banho quente, no deslocamento das pessoas e no funcionamento de indústrias e comércios, a Potigás está presente no cotidiano da população do RN e deverá ampliar ainda mais sua atuação nos próximos cinco anos, conforme assegurou o diretor Paulo Campos. Com investimentos de R$ 47 milhões, está prevista a reestruturação da infraestrutura da empresa que resultará na ampliação da rede de distribuição em 97 km de novos gasodutos, além da manutenção da rede já existente.

“Nosso objetivo é promover o desenvolvimento sócio sustentável do RN, por isso investimos em melhoria e modernização da rede como forma de aumentar a segurança e a confiabilidade das nossas operações”, afirmou. A Potigás possui atualmente 23 mil clientes e os gasodutos estão espalhados nas ruas de Natal, Mossoró, Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante e Goianinha.

Fotos: Elisa Elsie/Assecom-RN

Rafael Mota se reúne com a cúpula da segurança pública para discutir aplicação das emendas que consegue

RAFAEL MOTTA, CORONEL FRANCISCO ARAÚJO E A DELEGADA ANA CLÁUDIA SARAIVA SE REÚNEM PARA DISCUTIR APLICAÇÃO DE EMENDAS

O deputado federal Rafael Mota teve um encontro nesta sexta-feira, 22, com o secretário de Segurança Pública e da Defesa Social, coronel Francisco Araújo, que estava acompanhado da delegada geral da Polícia Civil, Ana Cláudia Saraiva.

O tema da conversa foi a aplicação das emendas viabilizadas pelo mandato do parlamentar.

Rafael Motta apresentou emendas para a segurança no Orçamento Geral da União de 2019 que somam R$ 825 mil. O parlamentar também é autor da primeira emenda de bancada da história para a segurança pública, que prevê investimentos na ordem dos R$ 40 milhões para o videomonitoramento de toda a Grande Natal.

A delegada geral da Polícia Civil, Ana Cláudia Saraiva, revela que parte dos recursos será destinado a construção da construção da sede do complexo de delegacias especializadas. “Esses recursos são estruturantes diante da situação crítica das nossas instalações físicas, então o investimento vai proporcionar um melhor atendimento à população e um ambiente digno aos policiais”, conta ela.

Pelo jeito, Rafael Mota quer saber como a Sesed vai aplicar cada centavo dos recursos que ele arranja através de suas emendas.

Parece até um auditor.

Tem razão.

Destino turístico da Costa Branca, Guamaré sedia etapa estadual de Triathlon neste domingo, 24

EVENTO ATLÉTICO DE NATAÇÃO, CICLISMO E CORRIDA DEVE ATRAIR CERCA DE 120 ATLETAS PARA A CIDADE DE GUAMARÉ

Um dos destinos turísticos mais procurados na Costa Branca potiguar, o município de Guamaré também será lembrado a partir do próximo final de semana pela realização de uma etapa estadual de Triathlon- evento atlético composto por três modalidades: natação, ciclismo e corrida, que deve atrair cerca de 120 atletas para a cidade.

Idealizado com o propósito de fomentar o calendário esportivo da Federação de Triathlon do Rio Grande do Norte e revelar o potencial turístico da cidade para um novo público, o evento será realizado neste domingo, 24. A competição recebe total apoio da prefeitura através da gestão do prefeito Adriano Diógenes, por meio da Secretaria de Turismo.

O presidente da Federação de Triathlon do RN, Stênio Bezerra esteve na cidade para apresentar o projeto e falou sobre o crescimento da prática e a valorização do esporte no Estado. “Em 2013 nós tínhamos 15 atletas federados; hoje temos mais de 350”, destacou.

As provas acontecerão neste domingo, 24, sendo uma realização da Hisports- empresa com larga experiência em eventos esportivos. A competição será dividida em prova de natação com 750 metros no Rio Aratuá, 20 quilômetros de ciclismo e uma corrida com percurso de 5 quilômetros.

Público local

A organização do evento também reservou um espaço na programação para a participação de moradores da cidade e região. Para esse público, será realizada uma corrida de rua com o percurso de 5 quilômetros, sendo premiados os cinco atletas que tiverem a melhor colocação, na modalidade masculino e feminino.]

As inscrições já foram abertas e ainda estão disponíveis no site:www.guamaretri.hisports.com.br

VÍDEO: Vereador Cícero Martins denuncia superfaturamento no Walfredo Gurgel diz que empresários desviam dinheiro do hospital

O vereador Cícero Martins (PSL), através de seu canal no Youtube, acusou políticos e empresários de estarem por trás do caos que impera no hospital Walfredo Gurgel. “O Walfredo está passando por uma desumanidade gigante, pois não existem mais insumos, medicamentos e nem como fazer exames nas pessoas  que estão até na UTI”, disse Martins, ao denunciar a existência de superfaturamento nos contratos do hospital.

O vereador, segundo disse, irá pedir ao deputado estadual Coronel Azevedo e ao deputado federal General Girão, ambos seu correligionário do PSL, que solicitem ao governo do Estado cópia de todos os contratos que envolvem aquisição de medicamentos, insumos e equipamentos.

“O hospital Walfredo Gurgel está sendo assaltado e as pessoas estão morrendo à míngua”, destaca e cobra do governo do Estado a realização de uma auditoria independente.

Cícero Martins também criticou a postura da bancada federal em Brasília, ao abordar a questão das emendas parlamentares. “Cada deputado federal recebe R$ 8 milhões por ano de emendas. Se cada um botar R$ 200 mil por  mês, dá R$ 1 milhão e 600 mil por mês para o Walfredo. É não querer salvar o Walfredo Gurgel. É canalhice da classe pública e dos empresários que estão desviado dinheiro daquele hospital.

Martins propôs a formação de uma frente envolvendo vereadores, deputados estaduais e a bancada federal potiguar para atuar no sentido de enfrentar os problemas existentes no hospital de emergência.

VÍDEO: Sandro Pimentel diz que será “fervorosamente” contra projeto de Fátima Bezerra que “apunhale” o povo pelas costas

Embora seja um pseudo aliado do Partido dos Trabalhadores, o deputado estadual Sandro Pimentel (PSOL) ainda vai dar muito trabalho para a governadora Fátima Bezerra (PT), que se enganará redondamente se pensar que o parlamentar recém-eleito para a Assembleia Legislativa será uma espécie de “vaquinha de presépio” da Governadoria.

Pode ser até que a sedução dos cargos chapa-branca faça Pimentel mudar de opinião, mas até o momento ele vem dando sinais de que tem vontade própria.

Sandro Pimentel, aliás, já declarou com todas as letras que será “fervorosamente” contra a proposta de aumento de alíquota dos servidores públicos, de 11 para 14 por cento, que a governadora Fátima Bezerra deve encaminhar para a Assembleia. Pimentel diz que não pode aceitar que o servidor que já vive com os salários atrasados “sofra mais uma punhalada”.

 

Faltando nove dias para ganhar às ruas de Pirangi, “Troça do Peru” inova com mini trio elétrico na concentração para esquentar os foliões

TROÇA DO PERU É UM DOS MAIS TRADICIONAIS BLOCOS DO CARNAVAL DE PIRANGI

A Troça do Peru que este ano completa 10 anos fazendo o melhor carnaval da praia de Pirangi, litoral sul do Rio Grande do Norte, inova com mais irreverência ainda.

Um mini trio elétrico com cerca de três metros de cumprimento por 2 de altura estará na concentração do bloco a partir das 16 h do domingo de carnaval, próximo ao Bar Amarelinho, para esquentar os foliões antes da banda de metais começar a tocar. A réplica de trio elétrico fez sucesso no verão de Pirangi.
Criado por profissionais liberais – jornalistas, advogados, psicólogos e afins – que costumavam passar o carnaval em Olinda (PE), e inspirado no bloco Xibiu com Mel, que sai em Pium, o Peru leva as ruas de Pirangi muita irreverência, marca maior do bloco.
A diretoria da Troça pede aos foliões que preparem os adereços para deixar a avenida bem colorida nos dez anos do bloco. E até quem quiser ir fantasiado pode ir, até porque, entende os diretores que carnaval é irreverência e como tal as fantasias representam isso.
Contando como sempre com bebida free – cerveja, caipirinha e água mineral – a Troça do Peru já virou tradição no carnaval de Pirangi.
SERVIÇO:
Vendas de abadás: Praia Shopping
Preço: R$ 180,00 (casadinha do Jogo do Bicho: Peru e Burro)
Preço só do Abadá da Troça do Peru: R$ 60,00 (vendas Lojas Scarpin, na avenida Afonso Pena no Alamanda Mall, no Tirol em Natal, Posto Pium, em Cotovelo e Restaurante Paçoca de Pilão na praia de Pirangi)