O Sistema Fecomércio RN leva ao bairro de Mãe Luiza a Unidade Móvel de Informática e Gestão do Senac, com o objetivo de promover a capacitação profissional dos moradores da localidade.
Amanhã (22), ocorrerá o lançamento das atividades, em solenidade a ser realizada na lateral da Capela Nossa Senhora da Conceição (Rua João 23), local onde a Unidade Móvel está instalada.
Entre os meses de fevereiro a abril, serão ofertados, gratuitamente, os cursos de Técnicas Avançadas de Softwares de Apresentações, Técnicas Avançadas de Word e Excel, Técnicas de Negociação e Qualidade no Atendimento. Ao todo, cerca de 60 pessoas serão beneficiadas com os treinamentos.
Com o objetivo de democratizar o acesso à educação para o trabalho e ao seu padrão de excelência, o Senac RN conta com unidades do Programa Senac Móvel nas áreas de Beleza, Turismo e Hotelaria e Informática e Gestão.
REPRESENTANTES DA COSERN APROVEITAM REUNIÃO NA SEPLAN PARA COBRAR AO GOVERNO FÁTIMA BEZERRA DÉBITO MILIONÁRIO DEIXADO POR ROBINSON FARIA
A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) está cobrando a governadora Fátima Bezerra uma uma dívida de R$ 11,5 milhões, que teria sido deixada pelo governador Robinson Faria.
A cobrança ocorreu durante uma reunião entre representantes da Cosern e auxiliares de governo, na manhã desta quinta-feira (21), na Secretaria de Estado de Planejamento e das Finanças (Seplan).
O objetivo inicia da reunião seria a discussão deum projeto de eficiência energética, volta para o melhor controle de gastos e a consequente economia na conta de energia pelo Executivo.
Para isso, técnicos da Cosern prometeram entregar uma planilha de cada unidade consumidora de energia da máquina do Estado. Hoje, essa conta é generalizada, sem a identificação dos custos de cada órgão.
A partir dessa planilha que a Cosern irá elaborar até a próxima segunda-feira, o governo promete que vai emitir uma proposta de pagamento do débito.
O secretário de Planejamento, Aldemir Freire, disse que “Por hora, prometemos honrar as contas desta gestão junto à Cosern”.
Depois dessa, a Cosern não devia ficar muito animada não.
Se receber a “bufunfa” atrasada será um milagre divino.
NAVIO SAINT LAURENT, DA CMA-CGM ATRACADO NO PORTO DE NATAL. (ARQUIVO, 2016) — FOTO: CARLA BELKE
Em Nota à Imprensa, a Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN) nega que a CMA-CGM, única empresa transportadora com operação Porto de Natal e rota de exportação de frutas potiguares para a Europa, vá suspender as atividades no terminal após as operações que apreenderam quase 3,3 toneladas de cocaína dentro de contêineres, nos dias 12 e 13 de fevereiro.
De acordo com a Nota, a empresa se diz disposta a continuar atendendo aos clientes locais, exportadores de frutas.
Segue abaixo a Nota da CODERN:
Nota à Imprensa
A Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN) recebeu comunicado nesta quinta-feira (21) da CMA-CGM, reafirmando sua disposição em continuar sendo um ator de destaque no Porto de Natal e continuar sua contribuição com o desenvolvimento do Nordeste, atendendo aos clientes locais, exportadores de frutas.
Em nenhum momento a empresa disse que vai encerrar suas atividades no Porto de Natal. Ao contrário, segue com a programação de navio para o próximo dia 06 de abril. E em março, várias operações portuárias estão programadas sob o acompanhamento de sempre da Receita Federal, Polícia Federal, Anvisa, Ministério da Agricultura e Capitania dos Portos.
Enfatizamos que o pleito para a instalação de um scanner para contêineres no Porto de Natal já foi feito ao Governo Federal em outras ocasiões, não tendo sido possível o atendimento em virtude da crise econômica que atingiu o Brasil, mas reiteramos que novos diálogos já foram iniciados e já estamos fazendo uma atualização orçamentária para a possível compra do equipamento.
Assessoria de Comunicação Companhia Docas do Rio Grande do Norte – CODERN
EDIFÍCIO DE ALTO PADRÃO SOLAR SINATRA, SERÁ CONSTRUÍDO EM SISTEMA DE OBRA DE CONDOMÍNIO FECHADO A PREÇO DE CUSTO
Os empresários Luís Dias Macedo e Roberto Peres, à frente das imobiliárias Aliança e Peres&Peres, respectivamente, comemoram a repercussão positiva do lançamento do edifício de alto padrão, Solar Sinatra, a ser construído em sistema de obra de condomínio fechado a preço de custo. Em apenas 60 dias, o empreendimento teve 80% das unidades comercializadas.
Macedo e Peres são os organizadores do grupo de futuros moradores que devem poupar até 30% no valor do metro quadrado de construção, já que, neste tipo de obra as pessoas se unem para ratear custos e contratar a empresa responsável por erguer o prédio. No caso do Solar Sinatra, a construtora escolhida é a Escol Engenharia.
Localizado na divisa entre Petrópolis e Areia Preta, o prédio terá 27 andares com o grande diferencial da vista panorâmica do mar, possível de ser deslumbrada de todos os espaços do apartamento.
ERICK MACEDO, LUIS DIAS MACEDO E ROBERTO PERES COMEMORAM SUCESSO DO EMPREENDIMENTO SOLAR SINATRA
FRONTEIRA COM A VENEZUELA FOI FECHADA ÀS 15H DE HOJE, SEIS HORAS ANTES DO QUE HAVIA SIDO ANUNCIADO PELO DITADOR NICOLÁS MADURO
Antonio Denarium, o governador de Roraima, disse que a fronteira com a Venezuela foi fechada às 15h de hoje, seis horas antes do que havia sido anunciado pelo ditador Nicolás Maduro.
Denarium, que está em Brasília, afirmou que a ideia é manter no estado o apoio logístico para que os caminhões venezuelanos sejam abastecidos com alimentos e remédios, registra a Folha.
Segundo o governador, os caminhões serão abastecidos em Boa Vista e escoltados pela PRF até a fronteira. A operação, acrescentou, acontecerá “nos próximos dias”, mas sem divulgação para evitar saques ou outros tipos de dificuldades.
Até a última atualização desta reportagem, não havia manifestação oficial do Brasil sobre a decisão do governo venezuelano de fechar a fronteira. Consultada, a Secretaria de Comunicação da Presidência informou que o assunto é analisado pelo Ministério das Relações Exteriores. Procurado, o ministério não se manifestou.
O estado de Roraima fica na fronteira com a Venezuela e se tornou nos últimos anos a principal porta de entrada de imigrantes que fogem da crise política, econômica e social que vive o país.
Para o governador, um dos reflexos do fechamento da fronteira será a entrada de venezuelanos no Brasil por fora dos pontos oficiais de controle.
“Vai é inibir aquelas pessoas que querem entrar de forma legalizada. Elas não vão entrar, vão ficar esperando a fronteira abrir”, declarou.
O governo brasileiro enviará alimentos e medicamentos até as cidades de Boa Vista e Pacaraima, em Roraima. A intenção é que os produtos sejam retirados no Brasil por venezuelanos, que para isso cruzariam a fronteira em caminhões.
“Não vai impedir a distribuição da ajuda humanitária. Acredito que, mesmo que esses gêneros alimentícios e medicamentos estejam em território brasileiro, não teria dificuldades em distribuir isso entre os venezuelanos, mesmo com a fronteira fechada. É atravessar e pegar a ajuda”, disse o governador.
O ARQUITETO CARLOS DE LA PENA E OUTROS DENUNCIADOS TERIAM PRATICADO A INEXIGIBILIDADE INDEVIDA DE LICITAÇÃO, ENVOLVENDO A CONTRATAÇÃO DE UMA EMPRESA, EM 2010, PARA A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS NO ARENA DAS DUAS
A Câmara Criminal do TJRN rejeitou um novo Habeas Corpus, movido pela defesa de Carlos de La Corte, arquiteto apontado pelo Ministério Público como envolvido em supostos delitos, relacionados à obra do estádio de Futebol “Arena das Dunas”. Os advogados alegaram que existiria um constrangimento ilegal por parte do juiz de Direito da 5ª Vara Criminal da Comarca de Natal, mas os desembargadores não acolheram os argumentos e mantiveram o entendimento definido em outra demanda, esta julgada em 23 de janeiro.
A defesa pedia, ainda, dentre outros pontos, que o órgão julgador deveria definir, desta vez, pelo trancamento da ação penal de nº 0104608-24.2017.8.20.0001, na qual o acusado foi denunciado sob a acusação de ter cometido crime previsto no artigo 89 da Lei n° 8.666/1993 (Lei das Licitações), tendo em vista a ausência de justa causa para a continuidade da persecução criminal.
O arquiteto e outros denunciados teriam praticado a inexigibilidade indevida de licitação, referente a prática dos crimes dos artigos 89 e 92, combinados ao artigo 84, todos da Lei das Licitações, e artigo 299 do Código Penal, que se relacionam a fatos delituosos envolvendo a contratação de uma empresa, em 2010, para a prestação de serviços especializados no desenvolvimento dos projetos básicos complementares relativos ao empreendimento do Arena. A denúncia foi recebida em 24 de julho de 2017.
“Isso porque a peça acusatória obedeceu aos requisitos exigidos pelo artigo 41 do Código de Processo Penal já que, além de qualificar os acusados e classificar os delitos a eles imputados, expôs os fatos criminosos com as suas circunstâncias, individualizando a conduta praticada por cada um dos denunciados, de maneira a permitir identificar com clareza a imputação que lhe é feita”, ressaltam os desembargadores.
A decisão, desta forma, nesta nova negativa de HC, ressaltou que existiu a observância ao dispositivo aplicável do Código de Processo Penal, o qual reza que a denúncia ou queixa conterá a exposição do fato criminoso, com todas as suas circunstâncias, a qualificação do acusado ou esclarecimentos pelos quais se possa identificá-lo, dentre outros elementos.
TJRN ATENDEU APELO DO MINISTÉRIO PÚBLICO E REFORMULOU A PENA DE INTEGRANTES DE UMA QUADRILHA DE TRÁFICO DE DROGAS
A Câmara Criminal do TJRN, à unanimidade de votos, deu provimento parcial ao apelo do Ministério Público e reformulou a pena de duas pessoas denunciadas como integrantes de uma quadrilha de tráfico de drogas interestadual. O órgão reformou a sentença da 2ª Vara da Comarca de São Gonçalo do Amarante e aplicou para Adriel Teixeira Nunes a pena de seis anos e três meses de reclusão, além do pagamento de 500 dias-multa e para André Teixeira, fixou em 7 anos de reclusão. Ambos haviam, anteriormente, no julgamento de 1ª instância, sido condenados a seis anos e seis meses.
Os dois irmãos chegaram a ser presos, também, junto a outras nove pessoas, em 2013, em um bar na praia da Redinha. Todos suspeitos de integrarem uma quadrilha interestadual envolvida em vários crimes nos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.
O MP requereu, na Apelação Criminal n° 2018.007727-1, desta forma, a majoração da pena-base aplicada, mediante a revaloração da circunstância judicial relativa à culpabilidade, a qual foi atendida pelo órgão julgador do TJRN. A culpabilidade havia sido considerada favorável pelo juízo de primeiro grau, mas o MP defendeu que deveria ser negativada.
O Ministério Público alega que a valoração da culpabilidade não deveria ter sido considerada neutra pelo juiz sentenciante, pois os acusados “lideravam o tráfico numa das áreas mais violentas no Estado do Rio Grande do Norte, que fizeram opção dentro do livre arbítrio pelo crime, que transportavam droga para alimentar a cadeia de distribuição varejista e para escravizar sobretudo a juventude do bairro Goladim no vício”, relata a promotoria.
Para os desembargadores, tais fatos são válidos para negativar a culpabilidade, pois demonstra que o grau de reprovabilidade dos acusados é “acentuado” e, “por tal razão, considero desfavorável essa circunstância judicial”, destaca a relatoria.
GOVERNADORA FÁTIMA BEZERRA MARCA GOL DE PLACA AO CONVIDAR LARISSA DANTAS PARA A POTIGÁS
A engenheira civil Larissa Dantas, ex-vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Rio Grande do Norte (SINDUSCON-RN) será empossada nesta sexta-feira, às 11 horas, no auditório da Escola de Governo, como presidente da estatal Companhia Potiguar de Gás (Potigás), responsável pela exclusividade nos serviços de distribuição do gás natural canalizado no território potiguar. A empresa, que atende mais de 23 mil clientes nos segmentos industrial, comercial, residencial e veicular, a partir da gestão de Larissa deverá ampliar o seu foco de mercado, já que a nova dirigente tem a sua história profissional forjada na iniciativa privada.
A escolha de Larissa Dantas, pela governadora Fátima Bezerra, foi bem recebida pelos diversos setores empresariais do Rio Grande do Norte, por tratar-se de um nome que ao longo dos anos construiu uma ampla rede de relacionamento profissional com atores de diversos segmentos da economia.
Larissa está reunindo às 19 horas de hoje, na Igreja Nossa Senhora dos Impossíveis, amigos, familiares e auxiliares da administração estadual, para a celebração de missa de Ação Graças.
Larissa Dantas é filha do saudoso empresário da construção civil, Severino José Dantas, fundador da construtora S Dantas, que faleceu em outubro de 2017.
O BLOG DO FM deseja sucesso pleno na nova missão da sempre gentil amiga, Larissa Dantas.
Comentários