SELO BLOG FM (4)

Categoria: janeiro 24, 2019

Facebook muda regras e vai identificar “notícias falsas”

OS ADMINISTRADORES PODERÃO VER QUAIS POSTS SERÃO ENQUADRADOS NA REGRA

O Facebook anunciou mudanças nas regras para as páginas dentro da plataforma. A principal delas é a identificação de publicações consideradas “notícias falsas” e que, em razão disso, têm a distribuição reduzida. Os administradores das páginas poderão ver quais mensagens foram enquadradas nesta categoria. Também terão acesso a outros conteúdos retirados por violarem as normas internas da companhia (os Parâmetros da Comunidade).

Os administradores de páginas passarão a ter acesso a uma “aba” denominada “Qualidade da Página”. Nela, ficarão listados os posts avaliados como “falsos”, “mistos” ou com “título falso”, conforme categorias definidas pela empresa. A classificação é feita por agências de checagem de fatos parceiras (conheça as regras de análise aqui). Até agora, quando uma publicação era marcada desta maneira não havia qualquer sinalização nem ao autor nem aos administradores de páginas. O autor, contudo, seguirá sem ser notificado.

A redução de alcance de conteúdos considerados “notícias falsas” vem sendo adotada pela rede social, sem remover os posts mas criando obstáculos a sua difusão. “Esperamos que isso forneça às pessoas as informações necessárias para policiar comportamentos inadequados de administradores de uma mesma página, entender melhor nossos Padrões da Comunidade e, em alguns casos, nos informar quando acreditarem que tomamos uma decisão incorreta sobre um determinado conteúdo”, afirmou a empresa em comunicado oficial. No Brasil, o Facebook estabeleceu parceria com entidades de checagem de fatos, como a Agência Lupa, aos Fatos e France Press para verificar circulação de notícias falsas durante as eleições de 2018.

Conteúdos removidos

Além das publicações classificadas como “notícias falsas”, os administradores de páginas poderão ver também os conteúdos removidos por não respeitarem as normas internas, os chamados Parâmetros da Comunidade. Entram aí mensagens enquadradas como “discurso de ódio”, “violência”, “conteúdo explícito”, “assédio”, “bullying”, “produtos controlados”, “nudez adulta”, “atividades sexuais” e “apoio ou glorificação de indivíduos não permitidos no Facebook”.

Os posts apontados dentro dessas categorias já eram retirados, mas sem explicação. Com isso, o administrador poderá ver as publicações banidas. Segundo o anúncio do Facebook, o administrador passa também a poder contestar uma remoção. Alguns tipos de derrubada não serão informados nesse processo, como “spam”, “posts caça-cliques” ou “violações de propriedade intelectual”.

Reincidência

Outra medida anunciada foi a fiscalização mais rígida de autores de páginas removidas. A plataforma já impedia a criação de um espaço deste tipo semelhante a um derrubado por violar as normas internas. Mas, segundo a companhia, foram identificadas “pessoas trabalhando para contornar nossa política, usando páginas existentes que elas já gerenciavam para o mesmo propósito que a página removida por violar nossas políticas”.

Em resposta a isso, o Facebook poderá retirar outras páginas de autores de páginas removidas mesmo que aquelas não tenham incorrido em alguma violação. Para fazer isso, explicou a plataforma, será avaliado “um amplo conjunto de sinais”, como os administradores ou se o nome é similar.

Medida “tímida”

Na avaliação do mestre em direito e pesquisador do Instituto Beta Paulo Rená, as medidas anunciadas sinalizam para maior transparência na remoção de conteúdos, mas ainda são “tímidas” e podem “não fazer muita diferença”.

“Não me parece haver nenhum indicativo de mais permeabilidade do Facebook para ouvir a comunidade. Isso pode manter a situação de inércia perante falsos positivos, quando conteúdos legítimos são removidos sem que haja real possibilidade de reação pelas pessoas interessadas; ou quando conteúdos ofensivos, especialmente relacionados a discurso de ódio, são mantidos online a despeito de protestos na própria rede”.

Já a advogada e integrante do Comitê Gestor da Internet no Brasil Flávia Lefévre argumenta que a despeito das novas regras, permanece o problema dos Parâmetros da Comunidade serem pouco transparentes. Ela cita casos, como situações que ela própria viveu, em que usuários têm conteúdos removidos e mesmo após questionamento o Facebook não explica a razão da remoção ou reverte a situação.

“A remoção de conteúdos acontece com base em critérios dos tais Padrões da Comunidade, que não são claros. Essa prática se configura como arbitrariedade com alto risco para a liberdade de expressão. Essa prática deveria estar ancorada em critérios claros e relacionados às leis brasileiras e em concordância com a jurisprudência”, defende a advogada.

Agência Brasil

MEC prorroga até domingo prazo de inscrição do Sisu 2019

Candidato mostra que acessou, sem querer, o perfil de um concorrente. — Foto: Reprodução/Twitter

CANDIDATO MOSTRA QUE ACESSOU, SEM QUERER, O PERFIL DE UM CONCORRENTE. (FOTO: REPRODUÇÃO/TWITTER)

 

O prazo final para inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2019 foi prorrogado pelo Ministério da Educação (MEC), segundo comunicado divulgado na tarde desta quinta-feira (24). Em vez de encerrar no dia 25 de janeiro, conforme previam as regras, o sistema receberá inscrições até as 23h59 de domingo (27).

A divulgação do resultado segue mantida para a segunda-feira (28).

Segundo o MEC, a decisão foi tomada “para garantir o acesso e a inscrição de todos os estudantes”. Ainda de acordo com a nota, o sistema do Sisu, que ficou instável nos dois primeiros dias de inscrição, “stá funcionando de forma estável nesta quinta-feira”. A pasta diz que “continua realizando todos os procedimentos técnicos para que o sistema continue estável” e que “a lentidão eventualmente registrada resulta do volume massivo de acessos simultâneos”.

Entre outras medidas anunciadas nesta quinta-feira está o retorno da regra de informe de notas de corte parciais para o esquema de 2018. A divulgação, portanto, volta a ser feita uma vez ao dia, à 0h, e não mais em vários horários.

Leia a íntegra da nota:

“Para garantir o acesso e a inscrição de todos os estudantes, o Ministério da Educação prorrogou as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) até as 23h59 do próximo domingo, 27.

O sistema está funcionando de forma estável nesta quinta-feira, 24, e a lentidão eventualmente registrada resulta do volume massivo de acessos simultâneos. O MEC continua realizando todos os procedimentos técnicos para que o sistema continue estável.

A partir desta quinta-feira, 24, a atualização das notas de corte só será feita à zero hora e não mais em quatro horários ao longo do dia (7h, 12h, 17h30 e 20h). A medida foi adotada para não prejudicar os estudantes que ainda não realizaram sua inscrição e melhorar o acesso devido ao alto tráfego existente.

As atualizações das notas de corte só serão realizadas à zero hora desta sexta-feira, dia 25, de sábado, dia 26, e de domingo, dia 27.

O resultado da seleção está mantido para segunda-feira, dia 28, conforme calendário divulgado anteriormente.”

A decisão foi tomada porque o site apresentou instabilidades e falhas desde o primeiro dia do processo seletivo.

Candidatos tiveram dificuldade para concluir a inscrição e alterar as opções de curso já feitas – o sistema não carregava e, quando abria, exibia uma tela de login com problemas. Além disso, alguns participantes relataram que, mesmo digitando o número de inscrição e a senha corretos, foram levados a páginas de usuários desconhecidos.

G1

Polícia Civil prende mais um suspeito de homicídio na Operação Clowns

ANTONIO MARCOS SOARES ALVES, VULGO “ERNESTO” DE 19 ANOS, ESTAVA FORAGIDO

 

Policiais civis da Divisão de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) com o apoio da Força Tática do 9º Batalhão da Polícia Militar prenderam, nesta quarta-feira (23), Antonio Marcos Soares Alves, vulgo “Ernesto” de 19 anos, que se encontrava foragido, no bairro Guarapes em Natal. Ele aparece nas imagens que flagraram o homicídio de Ranieri Pablo, conhecido como “Pequeno”, no dia 4 de agosto de 2018, no bairro de Neópolis. O assassinato de Ranieri foi um tipo de vingança pelo homicídio de Weider Batista Caetano.

Na ocasião de morte de Ranieri, câmeras de segurança flagraram a ação dos criminosos, que forçaram Ranieri a entrar em um carro, sendo executado em seguida. O crime desencadeou a Operação Clowns, deflagrada pela DHPP no mês de Setembro. De acordo com a DHPP, 6 indivíduos foram presos na operação, um foi morto na semana passada e 3 continuam foragidos.

A Polícia pede o apoio da população para localizar Felipe de Souza Nascimento; Joalisson, conhecido como “Pepeu da Portelinha” e Jefferson Cleiton Fernandes, conhecido como “Bomba”, podendo enviar as informações de forma anônima por meio do disque-denúncia 181, ou pelo WhatsApp da DHPP, número (84) 98108-5970.

Confira imagens de câmeras de segurança que flagraram o homicídio de Ranieri, para identificação dos suspeitos: https://youtu.be/rRp9OdAgJAM

PT declara apoio a Maduro e acusa Bolsonaro de submeter-se à política dos EUA

A PRESIDENTE DO PT, GLEISI HOFFMANN: ‘BOLSONARO EMBARCA EM CRISE QUE NÃO É NOSSA’ – 15/08/2018 (EVARISTO SÁ/AFP)

O Partido dos Trabalhadores (PT) deu seu apoio nesta quinta-feira, 24, ao regime de Nicolás Maduro, neste momento desafiado pelo líder da oposição, Juan Guaidó, que declarou-se presidente interino da Venezuela. Em nota publicada em seu portal na internet, a presidente petista, Gleisi Hoffmann, acusa o presidente Jair Bolsonaro, de interferir em assuntos internos venezuelanos e de submeter-se à política externa dos Estados Unidos.

Com sua manifestação, o PT se alinha à Rússia e aos países bolivarianos, que já expressaram repúdio às pressões domésticas e internacionais em favor da renúncia de Maduro e rechaçaram o reconhecimento de Guaidó como presidente interino da Venezuela.

“Incapaz de lidar com os problemas reais do Brasil, o governo de Jair Bolsonaro intrometeu-se nos assuntos internos de um país vizinho, a Venezuela, submetendo-se de forma humilhante à política externa do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump“, afirmou Hoffmann na nota.

“Repudiamos a intervenção na Venezuela e conclamamos as forças democráticas da América Latina a retomar o diálogo político independente que vínhamos construindo neste Século XXI.”

Com esse argumento, ela conclui que “Jair Bolsonaro embarca o Brasil numa crise que não é nossa, ao invés de contribuir para uma solução política”.

O PT considerou os apoios dos Estados Unidos, do Brasil, da União Europeia e mais seis países a Guaidó, como presidente interino, como uma “intervenção estrangeira” e um “golpe de estado” na Venezuela. A situação, para Hoffmann, “remete à América Latina de volta ao século passado; ao tempo da Guerra Fria” e pode transbordar para um conflito militar na região.

“Quantos golpes de estado, quantas ditaduras se estabeleceram no continente sob o pretexto de ‘defender a democracia’? E sempre de acordo com os interesses dos Estados Unidos”, insistiu a petista, para quem a Venezuela pode se tornar “um novo Iraque” na vizinhança sul-americana.

Em sua argumentação, a presidente do PT insistiu haver “desafios comuns” ao Brasil e à Venezuela na fronteira. Entre outros, mencionou o comércio intenso favorável ao Brasil, que gera empregos e riqueza no nosso pais – o mesmo praticamente anulado pela falta de pagamentos da Venezuela aos exportadores brasileiros e pela crise econômica sem precedentes naquele país. “Ao Brasil interessa uma Venezuela em paz, soberana e em desenvolvimento”, concluiu.

Gleisi aproveitou o episódio para expressar a divergência do PT aos rumos da política externa de Bolsonaro. Assinalou que o Brasil construiu boas relações com outros países com base no princípio da autodeterminação dos povos, tornou-se respeitado mediador de conflitos na América latina e todo o mundo e desemprenhou papel importante no Mercosul, na União de Nações Sul-Americanas (Unasul).

“Hoje, os novos organismos políticos regionais estão sendo deliberadamente esvaziados por governos de direita, entre os quais se inclui o de Bolsonaro”, denunciou.

Veja

Construção de 1796 cisternas vai beneficiar 47 municípios

NO TOTAL JÁ FORAM CONSTRUÍDAS 4.149 CISTERNAS EM 52 MUNICÍPIOS

A secretária do Trabalho, da Habitação e Assistência Social, Iris de Oliveira, participou de reunião com representantes da ASA Brasil (Articulação Semiárido Brasileiro) para tratar da execução do edital Nº1/2018, que selecionou entidades privadas sem fins lucrativos para a implementação da Tecnologia Social de Acesso à Água – Cisternas, em 47 municípios potiguares.

O chamamento público foi realizado em novembro de 2018 e o resultado foi publicado em janeiro de 2019. Cinco entidades foram habilitadas para construção das cisternas: Diaconia, Núcleo Sertão Verde, ATOS, CEEAD, SEAPAC. Os recursos, da ordem de cerca de R$ 13 milhões, são referentes a execução do convênio 046/2012 (Siconv 775967), firmado entre o Governo Federal e o Governo do Estado, por intermédio da Sethas-RN.

“Estamos trabalhando para que em breve os contratos com as entidades sejam assinados e que a construção das 1796 cisternas comece o mais rápido possível. Essas cisternas irão beneficiar famílias de baixa renda que vivem em regiões rurais atingidas pela seca ou falta regular de água”, explicou a secretária.

Programa Cisternas

Consiste na construção de tecnologias de acesso à agua: cisternas, divididas em dois tipos: Primeira Água (Água para Consumo) – implementação de cisternas para captação e armazenamento de água da chuva para o consumo humano; Segunda Água (Água para Produção) – implementação de tecnologias sociais de captação e armazenamento de água da chuva para o consumo e produção agropecuária.

O Programa tem como público alvo as famílias rurais de baixa renda localizadas no Semiárido brasileiro, região historicamente caracterizada por longos períodos de estiagem e pelas enormes dificuldades para acessar água em quantidade e qualidade suficiente.

No Rio Grande do Norte, já foram construídas 3.253 cisternas de 1º água, em 24 municípios e 896 de 2º água em 28 municípios.

Municípios que serão beneficiados

Alexandria, Marcelino Vieira, São Miguel, Tenente Ananias, Serrinha dos Pintos, Almino Afonso, Antônio Martins, Francisco Dantas, Joao Dias, Luís Gomes, Patu, Paraná, Pilões, Rafael Fernandes, Frutuoso Gomes, Martins, Lucrécia, Venha Ver, São Francisco do Oeste, Guamaré, Angicos, Fernando Pedrosa, Caiçara do Rio dos Ventos, Lajes, Macau, Pedro Avelino, Galinhos, Pedra Preta, Afonso Bezerra, Jardim de Angicos, Alto do Rodrigues, Pendências, Ipanguaçu, Equador, Jardim do Seridó, Santana do Matos, São Fernando, Santa Cruz, São Jose do Campestre, Serra Caiada (Pres. Juscelino), Serra de São Bento, Tangará, São Bento do Trairí, Riachuelo, São Paulo do Potengi, São tome, Rui Barbosa.

Ameaçado de morte, Jean Wyllys renuncia mandato e diz que vai morar fora do Brasil

PARLAMENTAR ESTÁ NO EXTERIOR E DISSE QUE NÃO PRETENDE RETORNAR PARA ASSUMIR O TERCEIRO MANDATO.(FOTO: LUCIO BERNARDO JR./CÂMARA DOS DEPUTADOS)

O deputado federal Jean Wyllys (PSol) anunciou nesta quinta-feira (24/1) que está abandonando o mandato no Congresso Nacional após sofrer graves ameças de morte. O parlamentar publicou nas redes sociais uma mensagem, agradecendo aos seguidores, e dizendo que manter-se vivo “também é uma forma de resistência”. Jean deixará o Brasil sem data de retorno.

O parlamentar está sob escolta da polícia desde o assassinato da vereadora Marielle Franco (PSol), no Rio de Janeiro. Eleito com 24 mil votos para o terceiro mandato, Jean já está no exterior, de férias, e disse que não pretende retornar ao Brasil.

Além de ameaças feitas por grupos de milicianos, o parlamentar também é alvo de grupos conservadores, que o atacam pelas redes sociais diariamente. O político também é um dos maiores alvos de notícias falsas espalhadas pela internet.

Correio Braziliense

Servidores da Saúde decidem deflagrar greve geral a partir de fevereiro

ASSEMBLEIA DOS SERVIDORES DA SAÚDE DO RN. (FOTO: SINDSAÚDE)

Os servidores estaduais da Saúde estadual decidiram nesta quinta-feira, 24, deflagrar geral, por tempo indeterminado, a partir do dia 5 de fevereiro. A definição da paralisação aconteceu durante assembleia do Sindicato dos Servidores da Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde). Os funcionários reclamam da ausência de soluções concretas quanto ao pagamento dos salários em atraso.

A categoria também aponta como motivos o desabastecimento nos hospitais públicos, bem como a ausência de implantação das mudanças de nível dos servidores da pasta da Saúde.O Sindsaúde não concordou com os acordos do governo com o Fórum dos Servidores – que congrega 17 sindicatos. Além disso, a entidade não assinou o acordo sobre os salários com o governo do Estado.

O governo do Estado tem débitos salarias com o pagamento de parte da folha de novembro, dezembro, o 13º de 2018, além do de 13º de 2017. O Executivo ainda não definiu o planejamento para a quitação desta dívida.

 

Confira a agenda cultural da Prefeitura de Natal para último fim de semana de janeiro

A PREFEITURA PROMOVE A CULTURA, O LAZER E A ECONOMIA CRIATIVA DA CIDADE

Do chorinho ao samba, passando pela dança, espetáculo infantil,jazz e o sucesso do Mercado Bem-te-vi na Avenida Afonso Pena. A agenda cultural de projetos incentivados e ações da Prefeitura do Natal está repleta de opções para todas as idades e estilos. Através da Lei Djalma Maranhão e editais de fomento do “Cultura na Cidade”, a Prefeitura promove a cultura, o lazer e a economia criativa da cidade. Confira a agenda:

ESPAÇO K-XIMBINHO COM MARCHINHAS DE CARNAVAL

A tradição das marchinhas carnavalescas sobe ao palco do Espaço Cultural K-Ximbinho, de frente a Funcarte, neste sábado (26). A partir das 17h, com entrada franca, os cantores Rodolfo Amaral e Ivando Monte conduzem o Baile que terá desde banda em formato pau e corda até a Orquestra de Marchinhas. Craques como Raphael Almeida, Fernando Botelho, Alexandre Moreira, Jane Eire, Aloísio Pisão, David Franciele e Toninho Melé se rezevam com clássicos do gênero. O segundo Baile das Marchinhas tem o apoio da Prefeitura do Natal e faz parte do calendário carnavalesco da cidade. Haverá o lançamento do 3º Concurso Dosinho de Marchinhas Carnavalescas e sorteio de CD´s. Na gastronomia, Cozinha da Nega e também mini feirinha com produtos e acessórios criativos para o Carnaval Multicultural 2019.

JUKEBOX NO DANÇANDO NAS DUNAS

Sábado tem Dançando nas Dunas com o espetáculo “Jukebox”, a partir das 16h30, no Anfiteatro Pau Brasil (Parque das Dunas). O grupo EX-4 volta aos palcos do projeto com muita diversão, nostalgia e movimento. Sabe aqueles personagens que já são figurinhas carimbadas em determinados locais, como a solteirona esperando aquele match do tinder, o carinha que está sofrendo pela amada, os amigos que só querem curtir e até mesmo o funcionário que observa tudo para ter muitas histórias pra contar? Adicione tudo isso a uma boa dose de música, e essa mistura se chama Jukebox. O acesso ao espetáculo é gratuito e a entrada ao Parque custa apenas R$ 1.

A ALEGRIA CHEGOU COM BISTECA & BOCHECHINHA

A consagrada dupla Bisteca & Bochechinha faz a alegria da criançada na manhã deste domingo (27), no Parque das Dunas, com o espetáculo “A Alegria Chegou”. O acesso ao espetáculo é gratuito e a entrada ao Parque custa apenas R$ 1. Nessa exibição, os palhaços reúnem música, dança, teatro, circo e muito humor. O show conta ainda com as participações especiais do boneco Floquinho e do mágico Bisteskovski. Início: 10h

CANDEEIRO JAZZ NO SOM DA MATA

Domingo é dia de Som da Mata, projeto incentivado pela Prefeitura do Natal através da Lei Djalma Maranhão. Candeeiro Jazz vai iluminar o Parque das Dunas a partir das 16h30, com uma seleção de composições autorais instrumentais com ritmos nordestinos, além de rearranjos de músicas conhecidas no mundo inteiro de compositores como Sivuca, Dominguinhos, Hermeto Pascoal e Luiz Gonzaga. O resultado é muito suingue para a plateia dançar, cantar e arrastar o pé. Início: 16h30. O acesso ao espetáculo é gratuito e a entrada ao Parque custa apenas R$ 1.

SEGUNDA EDIÇÃO DO “MERCADO BEM-TE-VI”

Após o sucesso da primeira edição, o “Mercado Bem-te-vi” volta à Afonso Pena neste domingo (27), a partir das 15h. Inspirado nas feiras de rua mais charmosas do Brasil e do Mundo, o projeto conta com apoio da Prefeitura do Natal e oferecerá moda, arte, decoração, gastronomia, música e atrações culturais para toda a família. Com início às 15h e encerramento às 21h, o evento se concentrará no trecho da Avenida Afonso Pena compreendido entre as Ruas Mipibu e Trairi, onde serão montadas tendas com opções de presentes, moda e decoração e espaços de convivência, além de palco para apresentações culturais para crianças e adultos. Natal ganhou mais uma opção de entretenimento e lazer na cidade, podendo encontrar um mix variado de serviços e produtos, e criando novas oportunidades para artesãos e microempreendedores.

Mercado Bem-te-vi

Afonso Pena (entre as ruas Mibipu e Trairi) – Petrópolis

Horário: Das 15h às 21h

@mercadobemtevi