SELO BLOG FM (4)

Categoria: janeiro 18, 2019

Polícia Civil apreende dinheiro, drogas e ‘munição de guerra’ em operação no Paço da Pátria

 

MATERIAL APREENDIDO DURANTE A OPERAÇÃO

Policiais civis da Delegacia Especializada em Narcóticos (DENARC) de Natal conseguiram apreender em uma casa localizada no Passo da Pátria, a quantia de R$ 16 mil, após terem recebido denúncias anônimas, do Disque-Denúncia 181, sobre a existência de drogas, armas e produtos roubados em algumas casas da localidade, na manhã desta sexta-feira (18).

Durante a ação, os policiais civis prenderam, em flagrante, em uma outra residência, Lindemberg Lucas Luiz Martins, 24 anos, pelos crimes de tráfico de drogas e posse ilegal de munição.

“A nossa equipe recebeu a denúncia que informava sobre drogas e armas, mas para nossa surpresa, ao adentrarmos em uma das casas apontadas, nós encontramos a quantia de R$ 16 mil. O que nos chamou a atenção, foi o fato de algumas notas estarem manchadas com uma coloração avermelhada, um indício de que estas notas possam ser oriundas de algum estouro a caixa eletrônico”, revelou o delegado adjunto da Denarc, René Souza.

A Polícia Civil também aprendeu televisores, relógios que podem ser produtos do crime. Também foram apreendidas ferramentas que podem ter sido utilizadas para a prática de roubos e balança de precisão.

Em uma outra residência, os policiais civis apreenderam porções de crack e munições de calibre variado, entre elas de calibre 50. Nesta casa, foi preso Lindemberg Lucas. De acordo com o delegado Renê Lopes, a munição é restrita às forças armadas e é capaz de derrubar aeronaves de pequeno porte, como helicópteros. “Nós chamamos munição de guerra”, resumiu em entrevista ao portal G1 RN.

“A Denarc prosseguirá a investigação com o intuito de descobrir os envolvidos com todo o material ilícito encontrado e para isso contaremos com o auxílio da delegacia especializada em roubo a bancos”, frisou o delegado.

Confira vídeo com imagens dos dois casos: https://youtu.be/Ro_jX-GG9SQ

Cientistas descobrem droga que diminui risco de Alzheimer

Science Photo Library

CIENTISTAS ACREDITAM QUE DROGA É BENÉFICO DURANTE OS ESTÁGIOS INICIAIS DA DOENÇA. (FOTO:SCIENCE PHOTO LIBRARY)

Um novo estudo, feito por cientistas da Universidade do Sul da Califórnia (EUA), pode ser a chave para a cura do Alzheimer no futuro. Recentemente, os pesquisadores exploraram um composto considerado inovador pela comunidade científica.

Trata-se da 3K3A-APC, uma versão modificada da proteína C ativada, que está baseada no sangue e protege as células do cérebro e os vasos sanguíneos dos danos causados pela inflamação.

A proteína C ativada é naturalmente um poderoso anticoagulante. No entanto, as alterações que os cientistas fizeram na nova versão modificada reduziram suas propriedades anticoagulantes em cerca de 90%, mantendo seus benefícios de proteção.

No passado, os pesquisadores já testaram a 3K3A-APC em animais que tinham esclerose múltipla, esclerose lateral amiotrófica e lesão cerebral traumática. A droga, que já está em desenvolvimento para tratar hemorragias cerebrais em pacientes que sofreram derrame, parece reduzir o sangramento no cérebro com poucos efeitos colaterais.

Como os resultados foram positivos até o momento, os autores resolveram investigar como o composto 3K3A-APC age contra a doença de Alzheimer.

Publicado no periódico Journal of Experimental Medicine, o estudo usou ratos com mutações genéticas que tinham risco de desenvolver demência. Esses animais produziam altos níveis de beta amiloide e demonstram declínio cognitivo e neuroinflamação.

Ao aplicar a proteína nesses ratinhos, perceberam que eles apresentaram uma redução no acúmulo de beta amiloide e na neuroinflamação, também não tinham os déficits de memória característicos do excesso dessa proteína.

Em seguida, os autores decidiram entender como a droga experimental estava agindo no organismo. Eles descobriram que o 3K3A-APC reduziu a quantidade de uma enzima chamada beta secretase 1 (BACE1), criada pelas células nervosas. Essa enzima é necessária para formação de beta amiloide, sem ela, as placas não conseguem se formar.

Os pesquisadores acreditam que o 3K3A-APC pode ser mais benéfico durante os estágios iniciais da doença de Alzheimer antes que haja um aumento significativo de beta amiloide. “Nossos dados atuais apoiam a ideia de que o 3K3A-APC tem potencial como uma terapia anti-beta-amilóide eficaz para o estágio inicial da doença de Alzheimer em humanos”, disse Berislav V. Zlokovic, um dos autores do estudo.

Uol

Após denúncia de assédio, filho de Datena apresenta “Brasil Urgente”

Reprodução/TV Bandeirantes

JOEL DATENA, FILHO DO APRESENTADOR, APRESENTOU O PROGRAMA POLICIAL “BRASIL URGENTE”, DA BAND, NESTA SEXTA-FEIRA (18)

Após denúncia por assédio sexual contra José Luiz Datena, feita pela repórter Bruna Drews, Joel Datena, filho do apresentador, apresentou o programa policial “Brasil Urgente”, da Band, nesta sexta-feira (18). Joel iniciou a apresentação do jornalístico sem tocar no assunto.

De acordo com informações publicadas pelo site “Notícias da TV”, parceiro do UOL, em representação protocolada no Ministério Público de São Paulo, a ex-repórter do “Brasil Urgente” afirmou que o apresentador teria lhe dito que ela não precisava emagrecer porque já “era muito gostosa”, que diversas vezes teria “se masturbado pensando nela” e que achava “um desperdício” a profissional “namorar uma mulher”.

A  “cantada” relatada por Bruna teria acontecido em 7 de junho do ano passado, durante comemoração do fim das gravações do quadro “A Fuga”, do extinto “Agora É com Datena”, em um bar na região central de São Paulo.  Em entrevista feita ao programa “Fofocalizando”, do SBT, nesta sexta-feira (18), Bruna Drews reafirmou as denúncias e acrescentou.

“Eu me sentia muito constrangida com o assédio que sofria no ar, mas tinha que pagar coisas para os meus pais, tinha que sustentar uma casa. Mas quando aconteceu o assédio no restaurante, senti que deveria procurar a Justiça e denunciar. Mandei uma carta à Band falando sobre o assédio, a Band me mandou ficar em casa um tempo, descansar. Não procurou o Datena ou testemunhas”, falou.

“Ouvi frases de funcionários da Band, superiores, que disseram que isso é típico do Datena, ele faz isso com quem ele gosta. Só quero que a verdade seja mostrada, alguém precisa parar esse homem. Espero que eu seja essa pessoa. Já desisti da minha carreira, exatamente por causa dele, da Band, fiquei bem destruída por dentro. Não tenho mais esperança nenhuma de voltar à televisão, por isso estou abrindo o jogo”, concluiu.

Já Datena negou as acusações em mensagem ao UOL e disse que tudo não se passava de “calúnia”.  “Sempre elogiei esta moça ao vivo no ‘Brasil Urgente’, como faço com outros repórteres homens e mulheres, pela beleza e competência, acima de tudo. Ao vivo pra todo Brasil. Ela há muito tempo vem pedindo vários afastamentos por motivos psicológicos, alegando problemas de família, pessoais e trabalho. Sempre a apoiei, como faço com os profissionais com quem trabalho, e ela me agradeceu pessoalmente por isto nos poucos contatos que tive com ela na Band (foram raras as vezes que conversamos fora do ar)”, disse o apresentador.

“Quanto ao episódio que ela se refere, ela estava visivelmente mais magra e perguntei na frente de todos se estava com problemas. Ela disse que sim e que iria procurar ajuda médica. Passou mal durante as gravações, que mandei parar para que ela fosse atendida e retomar outro dia em que estivesse melhor. No final das gravações deste programa, dias depois no Bar do Tonico, com boa parte da equipe, reiterei a ela que era bonita e competente e que não precisava emagrecer mais para trabalhar em TV, preocupado com sua saúde”, explicou Datena.

Procurado pelo UOL, o advogado de Datena, Fabio Mariz de Oliveira, disse que ainda não teve acesso à ação da ex-repórter do “Brasil Urgente” e que, logo que tenha conhecimento dos termos da denúncia, deve se pronunciar.

Reprodução/Instagram

BRUNA DREWS ACUSA DATENA DE ASSÉDIO SEXUAL; APRESENTADOR NEGA AS ACUSAÇÕES. (FOTO: REPRODUÇÃO/INSTAGRAM)

UOL

Brasil é 5º país em ranking de uso diário de celulares no mundo

Smartphone

BRASILEIROS PASSARAM MAIS DE TRÊS HORAS POR DIA USANDO O CELULAR EM 2018. (FOTO: MARCELO CASAL JR.)

Os brasileiros passaram mais de três horas por dia usando o celular em 2018. Essa média colocou o país em 5º lugar no ranking global de tempo dispendido com esse aparelho. O dado é do relatório Estado de Serviços Móveis, elaborado pela consultoria especializada em dados sobre aplicativos para dispositivos móveis App Annie, considerando um dos mais completos do mundo.

Considerando todos os países analisados, os usuários de smartphones ficaram em média três horas por dia usando aplicativos móveis. Os países onde essa mania obteve maior popularidade foram Indonésia, Tailândia, China e Coreia do Sul. No primeiro caso, a média ultrapassou as quatro horas por dia. A lista considerou os dados de clientes de celulares com sistema operacional Android.

Na comparação com 2016, o tempo médio diário usando smartphones cresceu 50%. Na divisão por tipos de aplicações, as redes sociais concentraram 50% das horas gastas nesses aparelhos, seguidas por programas de reprodução de vídeo (15%) e por jogos eletrônicos (10%).

Segundo os autores do estudo, esse índice de consumo é alimentado pelos “micro-momentos cumulativos”, em que as pessoas checam seus celulares, como para conferir e-mails recebidos, mensagens ou atualizações nas linhas do tempo de redes sociais. “A natureza ‘em tempo real’ de dispositivos móveis permitiu um crescimento difundido deste tipo de comportamento dos consumidores”, indica o estudo.

Downloads

No total, os apps móveis somaram quase 200 bilhões de downloads em 2018. O número representou um crescimento de 35% em relação a 2016. A média brasileira de crescimento foi menor no mesmo período, de 25%. A China teve grande participação, sendo responsável por metade dos aplicativos baixados em lojas para sistemas operacionais Android e iOS. Esse desempenho foi 70% maior do que em 2016, quando foi registrado o dobro do ritmo de crescimento médio global.

No tocante ao número de aplicativos instalados, usuários do Japão, dos Estados Unidos e da Coreia do Sul ultrapassaram mais de 100 programas instalados. A média de apps usados, contudo, ficou entre 30 e 40. No caso brasileiro, as médias ficaram em pouco mais de 70 aplicativos instalados e pouco mais de 30 utilizados pelos navegadores.

Mercado

O levantamento também mapeou o tamanho do mercado de aplicações móveis. No total, o segmento movimentou US$ 101 bilhões (R$ 378 bilhões). O índice representou um aumento de 75% em relação a 2016. A China representou quase 40% dos gastos mundiais. A ampliação do mercado no país teve ritmo quase dobrado da média mundial, cerca de 140%. Na Coreia do Sul, as vendas aumentaram 80% no mesmo período.

Com grande parte dos apps disponibilizados gratuitamente, o segmento mais dinâmico do mercado é o de jogos eletrônicos. A comercialização desses programas abocanhou 74% do mercado mundial. Contudo, os apps que não são jogos também ganharam espaço, saindo de US$ 3,7 bilhões (R$ 13,89 bilhões) em receitas em 2013 para US$ 19,7 bilhões (R$ 74 bilhões) em 2018.

Os serviços líderes de mercado foram Netflix, Tinder, Tencent Video, iQIYI e Pandora Music. O 3º e 4º são plataformas de vídeo chinesas, enquanto o 5º é uma empresa que disponibiliza músicas dos Estados Unidos.

Na divisão geográfica, as receitas ficaram concentradas em três grandes polos: China, com 32% dos gastos em empresas sediadas no país; Estados Unidos, com 22% e Japão, com 21%. As cinco maiores empresas do mundo foram a Tencent (China), NetEase (China), Activision Blizzard (Estados Unidos), Bandai Namco (Japão) e Net Marble (Coreia do Sul).

Agência Brasil

Câmara de Natal convoca Sessão Extraordinária para o dia 23

SERÃO DISCUTIDOS DOIS PROJETOS DE LEI COMPLEMENTAR ENCAMINHADOS PELO EXECUTIVO MUNICIPAL E DOIS PROJETO DA MESA DIRETORA DA CASA

A Câmara Municipal de Natal convocou uma sessão extraordinária para a próxima quarta-feira (23) para discutir dois projetos de Lei Complementar encaminhados pelo Executivo Municipal e dois projeto da Mesa Diretora da Casa.

A convocação foi publicada no Diário Oficial do Município desta sexta-feira (18). A sessão começa às 11 h e segue até o encerramento dos trabalhos, para apreciação e votação das matérias. “A Câmara Municipal está sempre pronta para atender sua principal prerrogativa, que é servir à população. Então, essa convocação extraordinária será mais uma oportunidade de nos reunirmos para analisarmos as pautas de interesse do povo natalense”, explica a presidente interina da Câmara, vereadora Nina Souza (PDT).

Na pauta está o Projeto de Lei Complementar nº 001/18, oriundo do Chefe do Executivo, que “Institui no Município do Natal o tratamento diferenciado e favorecido às Microempresas e Empresas de Pequeno porte, aos Microempreendedores Individuais e empreendimentos econômico solidários, revogando a Lei Municipal nº 6.025/2009 e alterando a Lei Complementar nº 055/2004 (Código de Obras), bem como a Lei nº 4.885/1997 (que trata do Relatório de Impacto sobre o Tráfego Urbano – RITUR)”.

Também de autoria do Executivo será votada alteração à Lei Complementar nº 157/2016, que trata da estruturação da Carreira Médica do Município e  regulamentação das gratificações específicas da categoria.

Da Mesa Diretora serão apreciados o Projeto de Decreto Legislativo nº 001/19, para alterar o valor a ser usado com incentivo cultural da Lei Djalma Maranhão de Incentivo à Cultura, tendo como referência a previsão orçamentária da receita proveniente do ISS e IPTU, regulamentando assim o Parágrafo 4º do Artigo 2º, da Lei nº 4.838/1997, alterada pela Lei nº 5.323/2001. O outro Projeto de Resolução da pauta é o de nº 001/19 que altera o Regimento Interno da Câmara Municipal do Natal, reorganizando a estrutura de suas Comissões Permanentes.

Lula recebeu dinheiro em espécie de propina da Odebrecht, diz Palocci em delação

Em delação, Palocci diz que Lula recebeu dinheiro em espécie de propina da Odebrecht — Foto: Reprodução/JN

EM DELAÇÃO, PALOCCI DIZ QUE LULA RECEBEU DINHEIRO EM ESPÉCIE DE PROPINA DA ODEBRECHT. (FOTO: REPRODUÇÃO/JN)

 

O ex-ministro Antonio Palocci, delator da Operação Lava Jato, relatou entregas de dinheiro em espécie, de propina paga pela Odebrecht, ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com Palocci, Lula lhe pedia que não comentasse com ninguém a respeito do assunto.

A delação também cita que Lula recebeu propina pela obra da Usina Hidrelétrica Belo Monte e que Dilma Rousseff, quando ainda era candidata, soube dos pagamentos da Andrade Gutierrez ao PMDB e autorizou que continuassem. Ela, porém, teria negado que a empreiteira fizesse repasses ao PT.

As informações estão em um termo da primeira delação fechada por Palocci com a Polícia Federal de Curitiba. O depoimento foi prestado em 13 de abril de 2018, e a delação foi homologada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) em junho do ano passado. Nesta quinta-feira (17), o depoimento foi anexado ao inquérito da PF sobre a Usina de Belo Monte, que tramita em sigilo.

Um trecho da delação diz: “[Palocci] Também se recorda que, dos recursos em espécie recebidos da ODEBRECHT e retirados por Branislav Kontic, levou em oportunidades diversas cerca de trinta, quarenta, cinqüenta e oitenta mil reais em espécie para o próprio Lula”.

O ex-ministro afirmou ter entregue R$ 50 mil ao ex-presidente, dentro de uma caixa de celular, no Terminal da Aeronáutica em Brasília (DF), durante a campanha de 2010. Um ex-motorista de Palocci chamado Claudio Souza Gouveia, ouvido pela PF em agosto do ano passado no inquérito sobre a Usina de Belo Monte, diz ter testemunhado o encontro.

Outro trecho da delação de Palocci diz: “Em São Paulo, recorda-se de episódio de quando levou dinheiro em espécie a Lula dentro de caixa de whisky até o Aeroporto de Congonhas, sendo que no caminho até o local recebeu constantes chamadas telefônicas de Lula cobrando a entrega”.

De acordo com Palocci, essa cobrança do ex-presidente a caminho do aeroporto foi presenciada por outro motorista, chamado Carlos Pocente, que inclusive brincou perguntando se toda aquela cobrança de Lula era apenas pela garrafa de uísque. Pocente também foi ouvido pela PF no inquérito.

Em resposta, Palocci disse que “era óbvio que a insistência de Lula não era por bebida, e sim pelo dinheiro; que o motorista afirmou ao colaborador que estava brincando e que sabia que se tratava de dinheiro em espécie”.

O que disseram os motoristas à PF

Em seus depoimentos à PF em agosto passado, os ex-motoristas citados por Palocci disseram ter testemunhado as entregas do ex-ministro a Lula.

Claudio Souza Gouveia disse que por diversas vezes levou Palocci até o Terminal da Aeronáutica em Brasília para levar a Lula presentes e outros objetos.

Gouveia recordou que, entre os presentes, estavam caixas de uísque, celulares e canetas. Elas eram entregues por Palocci, que voltava minutos depois ao carro. O motorista, no entanto, declarou que nunca soube se as caixas continham efetivamente os produtos.

Ele também disse ter visto o ex-ministro carregando grandes quantidades de dinheiro em espécie. Em algumas oportunidades, Palocci teria dito se tratar de documentos, mas fazia um gesto com os dedos que indicavam ser dinheiro.

De acordo com Gouveia, o ex-ministro tinha pressa ao fazer esses deslocamentos.

Já Carlos Alberto Pocente, que foi motorista do ex-ministro por 30 anos, afirmou se recordar de um episódio, entre aqueles que envolviam dinheiro, no qual Palocci estava com muita pressa para levar uma caixa de uísque até Lula, no Aeroporto de Congonhas.

Também afirmou que houve um episódio em que ele levou o ex-ministro, que estava com uma maleta vazia, a um banco. Na volta, segundo o motorista, a maleta estava visivelmente cheia. Em seguida, conforme o depoimento de Pocente, eles foram para a sede do Instituto Lula.

Propina

Com relação à propina que Lula teria recebido pela obra de Belo Monte, Palocci disse que a empreiteira a Andrade Gutierrez pagou despesas ao Vox Populi e que, em benefício do ex-presidente, fez doações ao Instituto Lula e pagou palestras a Lula.

Já a empreiteira Odebrecht destinou R$ 15 milhões a Lula, de acordo com Palocci.

O pagamento foi feito a pedido de Emílio Odebrecht, com operacionalização feita por Palocci e por Marcelo Odebrecht. Desse total, Palocci soube que R$ 4 milhões foram pagos por meio de doação oficial. O restante, disse, foi sacado em diversas oportunidades por Branislav.

G1

‘Dono do Enem é o nosso presidente Bolsonaro’, diz indicado para a presidência do Inep

General vai compor equipe do alto escalão do MEC

FACHADA DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC), EM BRASÍLIA FOTO: MARCOS OLIVEIRAAGÊNCIA SENADO

Indicado para comandar o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Marcus Vinicius Rodrigues, de 63 anos, diz que recebeu com muita honra o convite de chefiar o órgão responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No entanto, deixa claro que mudanças na prova, que é hoje o maior vestibular do País, serão decididas pelo presidente Jair Bolsonaro.

“Ele é quem tem que dar as diretrizes, estamos aqui cumprindo uma missão do presidente. O dono do Enem termina sendo o nosso presidente, que é o único que teve 60 milhões de votos e é quem pode responder, mudar e realinhar (a prova). Ele tem esse aval”, diz Rodrigues.

Para que Bolsonaro tenha acesso prévio à prova do Enem, será preciso mudar as regras e procedimento de segurança do exame. Até o ano passado, nem mesmo os ministros de educação tiveram acesso à prova. A interferência do presidente na elaboração também configuraria uma mudança no modelo atual, já que o Inep é uma autarquia com independência para a elaboração de suas avaliações.

Para ele, a prova pode ter uma melhora de qualidade, com questões que avaliem de forma mais eficaz o que é “importante para o futuro profissional” do aluno que termina o ensino médio.

Por que a nomeação do senhor ainda não foi publicada? Isso atrasou o andamento dos trabalhos?

Por causa de uma burocracia. E me sinto até um pouco culpado pela minha nomeação ainda não ter saído. Eu sou dono de uma empresa e tive de me desligar dela para ocupar o cargo. Minha contadora fez a baixa de forma inadequada e, por isso, a demora.

A tradição no Inep é que seja primeiro nomeado o presidente e depois os diretores. Já estamos com a diretoria quase formada, temos uma equipe com excelentes nomes, ótimos currículos. Temos apenas uma diretoria a ser ocupada (Diretoria de Educação Básica, a única que teve nomeação, mas que foi anulada nesta sexta-feira), mas devemos fechar esse nome já na segunda-feira e, com aval do ministro, será divulgado.

Por que foi anulada a nomeação de Murilo Resende para a Daeb?

O professor Murilo é um dos grandes quadros do País, é um pensador. Ele faz parte de um grupo que busca pensar um Brasil novo. Eu sou um gestor e, como gestor, tenho de otimizar as competências, tenho de pensar em formar grupos que pensam um Brasil diferente e melhor.

O professor Murilo tem uma bagagem conceitual muito grande e faz parte desse grupo de pessoas que pensam. É fácil jogar pedra em quem pensa diferente de uma visão que vem sendo implementada no País há 12 anos, uma visão que pode ser mais simples ou fácil de entender, mas que está nos levando ao caos.

Então, a nomeação do Resende foi, infelizmente, um erro. Erro ao qual já se tomaram todas as providências cabíveis. O governo está chegando e precisa de um tempo para se adaptar. Estamos conhecendo a casa e houve um erro. Um erro natural, porque a indicação dele seria para uma assessoria especial.

As diretorias são grupos operacionais. Seria até um desperdício colocar um pensador ou pessoas que têm uma visão macro, como o Resende, dentro de uma diretoria em que ele seria tomado pelo serviço operacional.

A anulação não ocorreu por causa da repercussão ruim da indicação de Resende?

Nós temos uma responsabilidade muito grande nesse momento que é buscar uma nova forma de pensar. Temos a obrigação de gerenciar a entrada desse novo pensamento. Nós estamos mudando o Brasil. Eu ainda não tenho soluções, mas tenho perguntas.

Não foi por causa da repercussão (a anulação), mas porque desde o início está acordado que teríamos pensadores que nos levem a resgatar o que foi apresentado pelo nosso presidente Bolsonaro durante a campanha, que é resgatar alguns valores da sociedade. Desde o início está acordado que vamos ter assessorias especiais para pensar e repensar o que é feito. Eu não sou capaz de mudar o sistema inteiro sozinho. A posição que tem de imperar é a posição que nos foi confiada pelo povo com 60 milhões de votos.

A postura do presidente Bolsonaro em relação ao Enem é, sem dúvida nenhuma, de respeito a todos os brasileiros, não só a quem votou nele. Então, é ele quem tem de dar as diretrizes do exame. Nós estamos aqui cumprindo uma missão do presidente. O dono do Enem acaba sendo o nosso presidente, que é o único que teve votos e pode responder, mudar ou realinhar o exame. Ele tem esse aval.

O que o senhor pretende mudar no Enem?

Tudo pode ser mudado e melhorado. Estamos aqui há pouco tempo, mas há muitas possibilidades de se fazer melhorias dentro do Inep, de repensar os exames buscando melhor qualidade e menor custo. Como? Eu não sei ainda.

Estamos aqui cumprindo uma missão que 60 milhões de brasileiros confiaram a Bolsonaro. Podemos melhorar as questões do Enem para que apresentem uma medição mais eficaz do que é realmente importante para o futuro profissional do aluno.

O Inep é responsável pela elaboração de muitas provas (Enem, Enade, Prova Brasil, entre outras). O senhor avalia suspender alguma delas?

Todas elas têm sentido e motivo para acontecer, o que nós podemos fazer é uma análise de alguns desses produtos e ver o que podemos otimizar. Cada uma dessas provas tem um custo altíssimo. Eu não quero nunca comprometer a qualidade e a confiança dessas provas, mas vamos ter de repensá-las. Dentro de seis meses, eu vou poder responder essa pergunta. A intenção é analisar toda a estrutura.

Estadão

Prefeitura do Natal vai abrir inscrições para 476 vagas dos Cursos Gratuitos Profissionalizantes

SÃO 342 VAGAS DESTINADAS A DEMANDA ABERTA E 129 VAGAS PARA USUÁRIOS DA REDE SOCIOASSISTENCIAL

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS), começa a partir do fevereiro de 2019, as inscrições para as primeiras turmas dos cursos de qualificação profissional gratuitos. A partir dos dias 04 e 05 do próximo mês, estarão abertas as vagas do ‘Programa de Qualificação Técnica, Tecnológica, Social, profissional Continuada’, administrado pelo Departamento de Desenvolvimento e Qualificação Profissional (DDQP).

São 342 vagas destinadas a demanda aberta (pessoas que encontram-se em situação de desemprego, jovens (a partir de 15 anos) e idosos que almejam a inserção no mercado de trabalho); e 129 vagas para usuários da rede socioassistencial (acompanhados pelas unidades descentralizadas da Semtas).

Para este mês de fevereiro, os cursos oferecidos são: Iniciação à Informática, Corte de Cabelo, Rotinas Administrativas, Pintura em Tecido, Manipulação Segura de Alimentos, Design de Sobrancelhas, Operador de Computador, Vendas, Garçom, Almoxarifado, Repositor de Mercadorias e Recepcionista.

Os cursos têm a carga horária composta por até 200 horas/aulas, nos turnos da manhã e da tarde.

No ato da inscrição é necessário levar:

  • Identidade
  • CPF
  • PIS
  • NIS (Número de Inscrição Social)
  • Carteira de Trabalho
  • Comprovante de Residência (últimos dois meses)
  • Comprovante de Escolaridade
  • Comprovação de Conhecimentos Técnicos (se o curso exigir).

Confira na tabela abaixo os períodos de inscrições, locais, turnos, início das aulas e quantidades de vagas oferecidas para cada curso:

 

INSCRIÇÕES PARA DEMANDA ABERTA

LOCAL/INSCRIÇÃO

TIPOLOGIA

PERÍODO DO CURSO

TURNO

VAGAS

PRÉ-REQUISITOS

 

Centro de Referência de Qualificação Profissional para o Trabalho – Unidade I (Rua Bariri, S/N – Gramoré – 3232-8209).

Horário: 08:30 às 16:30

INICIAÇÃO À INFORMÁTICA – 100h

Inscrições: 04/02/2019 a 05/02/2019

11/02/19 a 20/03/19

Matutino

10

  • A partir de15 anos;
  • Ter Ensino Fundamental I

INICIAÇÃO À INFORMÁTICA – 100h

Inscrições: 04/02/2019 a 05/02/2019

11/02/19 a 20/03/19

Vespertino

10

  • A partir de 15 anos;
  • Ter Ensino Fundamental I

CORTE DE CABELO – 120h

Inscrições: 04/02/2019 a 05/02/2019

11/02/19 a 27/03/19

Matutino

12

  • A partir de 18 anos;
  • Ensino fundamental I incompleto

CORTE DE CABELO – 120h

Inscrições: 04/02/2019 a 05/02/2019

11/02/19 a 27/03/19

Vespertino

12

  • A partir de 18 anos;
  • Ensino fundamental I incompleto

ROTINAS ADMINISTRATIVAS – 200h

Inscrições: 04/02/2019 a 05/02/2019

11/02/19 A 26/04/19

Matutino

15

  • A Partir de 16 Anos;
  • Ensino Médio Completo;
  • Ter conhecimentos em Informática.

PINTURA EM TECIDO – 60h

Inscrições: 04/02/2019 a 05/02/2019

11/02/19 A 01/03/19

Vespertino

12

  • A partir de 16 anos;
  • Ensino fundamental Incompleto.

MANIPULAÇÃO SEGURA DE ALIMENTOS – 60h

Inscrições: 04/02/2019 a 05/02/2019

11/02/19 A 01/03/19

Matutino

12

  • A Partir de 16 Anos;
  • Ensino Fundamental Incompleto.

MANIPULAÇÃO SEGURA DE ALIMENTOS – 60h

Inscrições: 04/02/2019 a 05/02/2019

11/02/19 A 01/03/19

Vespertino

12

  • A Partir De 16 Anos;
  • Ensino Fundamental Incompleto.
 

Centro de Referência de Qualificação Profissional para o Trabalho – Unidade II (Rua Manoel Miranda, 1860- Quintas – 3232-9498).

Horário: 08:30 às 16:30

DESIGN DE SOBRANCELHAS – 60h

Inscrições: 04/02/2019 a 05/02/2019

11/02/19 a 01/03/19

Matutino

12

  • A partir de 18 anos;
  • Ensino fundamental I Incompleto ou cursando o 3°ano.

DESIGN DE SOBRANCELHAS – 60h

Inscrições: 04/02/2019 a 05/02/2019

11/02/19 a 01/03/19

Vespertino

12

  • A partir de 18 anos;
  • Ensino fundamental I Incompleto ou cursando o 3°ano.

INICIAÇÃO À INFORMÁTICA – 100h

Inscrições: 04/02/2019 a 05/02/2019

11/02/19 A 20/03/19

Matutino

15

  • A partir de 15 anos completos;
  • Ensino Fundamental I

INICIAÇÃO À INFORMÁTICA – 100h

Inscrições: 04/02/2019 a 05/02/2019

11/02/19 a 20/03/19

Vespertino

15

  • A partir de 15 anos completos;
  • Ter Ensino Fundamental I

CORTE DE CABELO – 120h

Inscrições: 04/02/2019 a 05/02/2019

11/02/19 a 27/03/19

Matutino

17

  • A partir de 18 anos;
  • Ensino fundamental I incompleto ou cursando o 5º ano.

CORTE DE CABELO – 120h

Inscrições: 04/02/2019 a 05/02/2019

11/02/19 a 27/03/19

Vespertino

17

  • A partir de 18 anos;
  • Ensino fundamental I incompleto ou cursando o 5º ano.

Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda – Unidade I (R Fonseca e Silva – Alecrim – 3232-4587)

Horário: 08:30 às 16:30

OPERADOR DE COMPUTADOR – 200h

Inscrições: 06/02/2019 a 07/02/2019

11/02/19 a 26/04/19

Matutino

17

  • A partir de 15 anos;
  • Ensino Fundamental I completo ou cursando o 9º ano.

OPERADOR DE COMPUTADOR – 200h

Inscrições: 06/02/2019 a 07/02/2019

11/02/19 a 26/04/19

Vespertino

17

  • A partir de 15 anos;
  • Ensino Fundamental I completo ou cursando o 9º ano.

VENDAS – 160h

Inscrições: 06/02/2019 a 07/02/2019

11/02/19 a 11/04/19

Matutino

17

  • A Partir de 16 Anos;
  • Ensino Médio Completo ou Cursando o 3º Série.

GARÇOM – 160h

Inscrições: 06/02/2019 a 07/02/2019

11/02/19 a 11/04/19

Matutino

17

  • A Partir de 18 Anos;
  • Ensino Médio Incompleto ou cursando o 9º ano.

ALMOXARIFADO – 160h

Inscrições: 06/02/2019 a 07/02/2019

11/02/19 a 11/04/19

Vespertino

17

  • A Partir de 16 Anos;
  • Ensino Médio Completo ou Cursando o 3ª série;
  • Ter Conhecimentos em Informática.
 

Centro Público de Emprego, trabalho e renda – Unidade – II (Praça Padre João Maria – R. João Pessoa, 78 – Cidade Alta – 3232-4939)

Horário: 08:30 às 16:30

OPERADOR DE COMPUTADOR – 200h

Inscrições: 06/02/2019 a 07/02/2019

11/02/19 a 26/04/19

Matutino

10

  • A partir de 15 anos;
  • Ensino Fundamental I completo ou cursando o 9º ano.

OPERADOR DE COMPUTADOR – 200h

Inscrições: 06/02/2019 a 07/02/2019

11/02/19 a 26/04/19

Vespertino

10

  • A partir de 15 anos;
  • Ensino Fundamental I completo ou cursando o 9º ano.

CORTE DE CABELO – 120h

Inscrições: 06/02/2019 a 07/02/2019

11/02/19 A 27/03/19

Matutino

12

  • A partir de 18 anos;
  • Ensino fundamental I incompleto

CORTE DE CABELO – 120h

Inscrições: 06/02/2019 a 07/02/2019

11/02/19 A 27/03/19

Vespertino

12

  • A partir de 18 anos;
  • Ensino fundamental I incompleto

REPOSITOR DE MERCADORIAS – 160h

Inscrições: 06/02/2019 a 07/02/2019

11/02/19 a 11/04/19

Matutino

15

  • A Partir De 16 Anos;
  • Ensino Fundamental Completo ou Cursando o 9º ano;
  • Ter conhecimentos em Informática.

RECEPCIONISTA – 200h

Inscrições: 06/02/2019 a 07/02/2019

11/02/19 A 26/04/19

Vespertino

15

  • A Partir De 18 Anos;
  • Ensino Médio Completo ou Cursando o 3ª Série;
  • Ter Conhecimentos em Informática.