SELO BLOG FM (4)

Categoria: janeiro 10, 2019

Linhas 22 e 71 terão itinerários unificados a partir de segunda (14)

A OPERAÇÃO DA LINHA SERÁ MONITORADA PELA STTU POR 90 DIAS, PODENDO OCORRER AJUSTES APÓS O PERÍODO

Devido a sobreposição de itinerários entre as linhas 22 (Felipe Camarão/Rocas, via Bom Pastor) e 71 (Felipe Camarão/Ribeira, via Bom Pastor), a Prefeitura do Natal – por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) – unificará o trajeto das linhas a partir de segunda-feira (14).

De acordo com a pasta, a linha passará a se chamar 22/71 (Felipe Camarão/Petrópolis/Rocas, via Bom Pastor) e não haverá perda de destinos com a unificação, sendo mantido o atendimento ao Bom Pastor, Alecrim, Cidade Alta, Petrópolis, Ribeira e Rocas. A linha contará com 11 veículos e fará 62 viagens, tendo um intervalo médio de 10 a 15 minutos entre viagens durante todo o dia.

Separadas, a linha 22 contava com oito veículos, 45 viagens e intervalo médio de 20 minutos no pico e 30 minutos no entre pico. Já a linha 71 contava com seis veículos, 40 viagens e intervalo médio de 15 minutos no horário de pico e de 25 a 30 minutos no entre pico. “Essa unificação vai melhorar a eficiência do sistema de transporte, eliminando itinerários sobrepostos, e melhorar o atendimento a população, reduzindo o tempo de espera nas paradas”, ressalta Clodoaldo Cabral, secretário adjunto de Transporte.

A operação da linha será monitorada pela STTU por 90 dias, podendo ocorrer ajustes após o período. Em caso de dúvidas os usuários podem ligar para o Alô STTU – no telefone 156 – ou perguntar pelo Twitter oficial, o @156Natal.

CONFIRA O ITINERÁRIO COMPLETO DA LINHA 22/71

 

IDA

VOLTA

Rua Maristela Alves (Terminal)

Rua Indomar

Rua Professor Coutinho

Rua Professor Antônio Trigueiro

Rua Pastor Josino Galvão

Rua Rainha do Mar

Rua Itamar Maciel

Rua Miramangue

Av. Presidente Raniere Mazzilii (BR-226)

Av. Capitão-Mor Gouveia

Rua Bom Pastor

Rua Santa Tereza

Rua Dr. Manoel Miranda (Av. 11)

Rua da Concórdia

Rua dos Paiatis

Rua Pres. Leão Veloso (Av. 5)

Av. Coronel Estevam (Av. 9)

Rua Coronel José Bernardo

Av. Rio Branco

Rua Ulisses Caldas

Rua Mossoró

Av. Prudente de Morais

Av. Nilo Peçanha

Rua General Gustavo Cordeiro de Farias

Rua General Glicério

Av. Duque de Caxias

Rua São João de Deus

Rua São João de Deus

Av. Duque de Caxias

Av. Câmara Cascudo

Rua Padre João Manoel

Rua Padre Pinto

Rua Mermoz

Rua Coronel José Bernardo

Rua Fonseca e Silva

Rua Amaro Barreto

Rua Dr. Manoel Miranda (Av. 11)

Rua Presidente Leão Veloso (Av. 5)

Rua dos Paiatis

Rua da Concórdia

Rua Dr. Manoel Miranda (Av. 11)

Rua Osório Tenório

Rua Bom Pastor

Av. Capitão-Mor Gouveia

Av. Presidente Raniere Mazzilli (BR-226)

Rua da Tamarineira

Rua Maristela Alves

Rua Professor Antônio Trigueiro

Rua Professor Coutinho

Rua Indomar

Rua Mar e Céu

Rua Rainha do Mar

Rua Miraí

Rua Miramangue

Rua Itamar Maciel

Rua Mirassol

Rua Maristela Alves (Terminal)

Bolsonaro atacou mídia e PT em 1/3 dos tuítes na 1ª semana

Presidente Jair Bolsonaro em entrevista à imprensa

PRESIDENTE JAIR BOLSONARO EM ENTREVISTA À IMPRENSA.(FOTO: DIDA SAMPAIO / ESTADÃO CONTEÚDO)

O presidente Jair Bolsonaro já se notabilizou por utilizar o Twitter como principal plataforma de comunicação com a imprensa e a população, seguindo os passos de Donald Trumpnos Estados Unidos. Além de posicionamentos políticos e anúncios de medidas para o País, Bolsonaro também tem aproveitado o espaço na rede para atacar a mídia tradicional e o Partido dos Trabalhadores(PT), que saiu derrotado nas últimas eleições.

Em uma semana, 32% das publicações do presidente foram dedicadas a críticas à imprensa e à sigla de oposição ao seu governo. No total, foram 22 ações nesse sentido entre as 68 divulgadas em sua conta oficial no Twitter nos primeiros sete dias no cargo mais alto da República.

A maior parte das postagens foi destinada à imprensa – 17, contra 5 ao PT. Um dos alvos foi o jornal ‘Folha de S. Paulo’. Desde o período eleitoral, Bolsonaro já fazia declarações de ataque ao jornal, que havia produzido reportagens negativas ao então candidato do PSL. Uma das matérias de maior repercussão foi a que levantava dúvidas sobre as contas de campanha de Bolsonaro, que teria recebido contribuição irregular de empresas para disparos de mensagens por meio do aplicativo WhatsApp. Segundo a apuração do jornal, a prática teria configurado doação ilegal de campanha.

Antes de ser eleito, Bolsonaro chegou a afirmar que a “Folha de S. Paulo é a maior Fake News do Brasil”, ameaçando cortar a verba publicitária do governo. Um dia após a eleição, em entrevista ao “Jornal Nacional”, da TV Globo, o presidente declarou que “por si só, esse jornal se acabou”.

Em uma das publicações contra o PT, o presidente protagonizou uma discussão com Fernando Haddad, seu adversário no 2º turno no pleito em 2018. Bolsonaro chamou Haddad de “marmita” e de “fantoche do presidiário corrupto”, em uma referência ao ex-presidente Lula. Na sequência, o presidente aproveitou para atacar o partido: “o PT quebrou o Brasil de tanto roubar, deixou a violência tomar proporções de guerra, é uma verdadeira quadrilha e ninguém aguenta mais isso”.

Na última postagem do sétimo dia de governo, o presidente afirmou que uma “imprensa livre e isenta é fundamental” para a democracia. Na publicação, Bolsonaro divulgou um trecho do discurso de posse dos presidentes da Caixa, do Banco do Brasil e do BNDES, em que também alfineta a mídia.

Além de seguir o caminho trilhado por Trump nos EUA, Bolsonarotambém tem trocado mensagens com o presidente norte-americano no Twitter. No início do ano, ele agradeceu o apoio que Trump manifestou ao seu governo na rede. Mais recentemente, após uma postagem em que critica supostas “mentiras” da mídia brasileira, Bolsonaro retuitou uma publicação de 2018 do republicano de ataque à mídia americana em que Trump chama a imprensa de “Fake News mídia” e de “inimiga do povo”.

Terra

Novos gestores são empossados no Idema, Idiarn, IPEM, IGARN e DEI

GOVERNADORA DISSE QUE OS NOVOS GESTORES REÚNEM OS CRITÉRIOS EXIGIDOS PARA AS FUNÇÕES E DESTACOU O PAPEL DESTES ÓRGÃOS

Os novos gestores de cinco órgãos da administração indireta do Governo do RN foram empossados nesta quinta-feira, 10, pela governadora Fátima Bezerra. São eles: Mário Victor Freire Manso (IDIARN), Theodorico Bezerra Netto (IPEM), Leonlene de Sousa Aguiar (IDEMA), Francisco Caramurú de Oliveira Monte Paiva e Azevedo (IGARN) e  Carlos Antonio Peixoto (DEI).

Fátima disse que os novos gestores reúnem os critérios exigidos para as funções e destacou o papel destes órgãos para o desenvolvimento com geração de empregos e distribuição de renda. “Não mediremos esforços também para atrair e consolidar investimentos que trarão trabalho e cidadania para o nosso povo. Todos estamos conscientes das nossas responsabilidades. Devemos cumpri-las com todo zelo, dentro dos princípios da legislação para promover o desenvolvimento econômico e social “.

A Governadora destacou também a importância destes órgãos diante da situação hídrica do Estado, incentivar e fortalecer a produção agropecuária, promover uma gestão eficiente dos recursos hídricos, assegurar a observância das normas técnicas, a qualidade de alimentos e produtos e os direitos do consumidor.

Dirigentes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetarn), Jocelito Dantas Batista e da Associação Norte-riograndense de Criadores (Anorc), Marcelo Passos, prestigiaram a solenidade de posse.

Caramurú Paiva enfatizou o compromisso da nova gestão em “colocar o RN nas águas do desenvolvimento e levar o estado a um novo patamar de desenvolvimento”.

Na ocasião, Fátima abordou, ainda, o pagamento dos salários dos servidores, dizendo que “as medidas do novo Governo dão previsibilidade ao servidor. O estado hoje é credor dos servidores, deve aos servidores. Uma situação dramática que encontramos e um passivo com os servidores de R$ 1 bilhão e de R$ 1,2 bilhão com fornecedores. Adotamos o diálogo para buscar convergências. Já estabelecendo e consolidando a mesa estadual de negociação.  Fizemos isso com os servidores e faremos com toda a sociedade. Agradeço a todos pela dedicação, idealismo, interesse público e o desejo de garantir cidadania ao nosso povo. A sociedade confia em nós”, encerrou a Governadora.

Natal tem divulgação de destino turístico na Holanda

A FEIRA TEM APROXIMADAMENTE 200 EXPOSITORES E A EXPECTATIVA É DE RECEBER CERCA DE 20 MIL VISITANTES ENTRE ESTA QUINTA-FEIRA E O PRÓXIMO DOMINGO.

Pelo segundo dia consecutivo, o prefeito de Natal, Álvaro Dias, participa nesta quinta-feira (10) da Feira de Turismo da Holanda (VakantieBeurs 2019) na cidade de Utrecht. Hoje, no dia da abertura oficial, a Prefeitura integra o estande da operadora Corendon, com a divulgação do destino Natal, com voo charter entre Amsterdam e a capital potiguar a partir de novembro.

A partir do lançamento do voo charter, entre novembro e abril do próximo ano, a divulgação do destino Natal passa a ser feito pela operadora Corendon nos principais locais onde atua na Europa, como Bélgica e oeste da Alemanha, além da Holanda.

A Prefeitura do Natal fez um investimento de 100 mil dólares como parte da contrapartida com a criação do voo charter, visando a divulgação da cidade como principal destino no Rio Grande do Norte. A Feira tem aproximadamente 200 expositores e a expectativa é de receber cerca de 20 mil visitantes entre esta quinta-feira e o próximo domingo.

“Contamos com a folheteria produzida pela empresa Corendon para promover o voo charter Natal-Amsterdam que começa a ser operado em novembro. Ao lado do presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, e da secretária de Turismo de Tibau do Sul, Beth Bauchwitz, me dedicarei aqui na feira para divulgar os encantos da nossa cidade, com o  objetivo de atrair visitantes e outras boas parcerias para Natal”, afirmou o prefeito Álvaro Dias.

A comitiva potiguar que participa da Feira de Turismo da Holanda até o domingo (13), na cidade de Utrecht (a 40 Km de Amsterdam), é formada pelo prefeito de Natal, Álvaro Dias; pela secretária de Turismo do Estado, Ana Maria Costa; pelo presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz; e o presidente da seccional potiguar da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH RN), José Odécio Rodrigues, entre outros integrantes.

Flávio Bolsonaro não vai ao MP para depor sobre Queiroz e exige autos

Flavio Bolsonaro, son of Brazil's President-elect Jair Bolsonaro is seen behind him at the transition government building in Brasilia, Brazil November 27, 2018. REUTERS/Adriano Machado

FLÁVIO BOLSONARO: SENADOR ELEITO NÃO COMPARECEU AO DEPOIMENTO MARCADO PELO MINISTÉRIO PÚBLICO DO RIO DE JANEIRO (ADRIANO MACHADO/REUTERS)

O deputado estadual e senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), filho do presidente Jair Bolsonaro, não compareceu ao depoimento marcado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro sobre a movimentação financeira atípica de seu ex-assessor parlamentar Fabrício Queiroz, informou o MP.

O parlamentar usou sua conta em uma rede social para justificar a ausência e argumentou que não teve acesso ao processo que investiga movimentações atípicas nas contas de funcionários de gabinetes de parlamentares da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), reveladas pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) no âmbito da operação Furna da Onça, que levou à prisão de deputados estaduais do Rio de Janeiro.

“Como não sou investigado, ainda não tive acesso aos autos, já que fui notificado do convite do MP/RJ apenas no dia 7 de janeiro, às 12h19” , disse Flávio Bolsonaro em sua conta do Facebook. “No intuito de melhor ajudar a esclarecer os fatos, pedi agora uma cópia do mesmo para que eu tome ciência de seu inteiro teor”, acrescentou.

A ausência dele já era esperada. Como tem prerrogativa de foro, pode acertar com os promotores uma data para se apresentar para dar seus esclarecimentos.

“Ato contínuo, comprometo-me a agendar dia e horário para apresentar os esclarecimentos, devidamente fundamentados, ao MP/RJ para que não restem dúvidas sobre minha conduta”, informou o senador eleito.

Em entrevistas, Flávio Bolsonaro já declarou que não sabia da movimentação atípica do ex-assessor e ex-policial militar, que é amigo da família Bolsonaro. O senador eleito disse ainda que cabe a Queiroz dar as devidas explicações.

Também em entrevistas, Queiroz não esclareceu a movimentação de mais de 1,2 milhão de reais em sua conta entre 2017 e 2018 e disse que atuava na compra e venda de veículos.

“Reafirmo que não posso ser responsabilizado por atos de terceiros, como parte da grande mídia tenta, a todo custo, induzir a opinião pública”, destacou o senador eleito.

A família de Queiroz também não compareceu nesta semana ao depoimento marcado pelo MP argumentando que estava fora do Rio de Janeiro dando assistência ao ex-assessor que estava internado em São Paulo desde o ano passado para retirada um tumor.

Queiroz, que também já faltou a dois depoimentos no MP do Rio de Janeiro, recebeu alta essa semana.

O MP do Rio de Janeiro confirmou a ausência de Flávio Bolsonaro e afirmou “que o ainda deputado estadual Flávio Bolsonaro protocolizou, nesta quinta-feira (10/01), requerimento de cópia integral da investigação”.

O Ministério Público do Rio informou ainda que as investigações prosseguem com a realização de diligências de natureza sigilosa e depoimentos de outras pessoas relacionadas aos fatos em apuração.

Exame

Em seis meses, Caern corta 3,3 mil ligações clandestinas no RN

FISCALIZAÇÕES FOCARAM “GATOS” DE ÁGUA E IMÓVEIS COM DÉBITOS COM A CAERN

De julho a dezembro de 2018, quase quatro mil cortes de ligações clandestinas de água em todo o Estado contabilizaram um retorno financeiro de R$ 915 mil à Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). O resultado é fruto de um trabalho do Grupo de Elite de Fiscalização, criado em 2018 e coordenado pela Unidade de Arrecadação e Cobrança (UCAF) e pela Gerência Comercial de Natal (GCN), em junho como ação emergencial para combater fraudes de clientes da Caern em Natal e no interior. Além do retorno financeiro, é verificado também uma melhora no abastecimento da população.

No total, foram executadas 3.335 ordens de serviço de corte (imóveis em débito) e supressão (ligações clandestinas), um impacto positivo na diminuição de perdas da empresa, tendo em vista que as estatísticas de perdas consideram as perdas físicas (vazamentos, etc.) e as aparentes (perdas comerciais, o que deixa de ser faturado). Segundo a Chefe da UCAF, Ana Karine Brito, ao todo foram realizados cinco ciclos de fiscalizações coordenados em campo pelo Chefe do Núcleo de Fiscalização da Natal Sul, José Xavier Filho. Diante do resultado, este será um trabalho que terá continuidade em 2019.

As cidades foram escolhidas com o apoio dos Coordenadores Comerciais de cada Regional, que fizeram o levantamento daquelas com maior necessidade e demanda de trabalho. O Grupo realizou inspeções ainda em Natal, Parnamirim, Macau, Caicó, Jardim de Piranhas, Tibau e Parelhas.

NEGOCIAÇÃO DE DÉBITOS

As ligações irregulares de água, conhecidas como “gatos”, afetam toda a coletividade. Além de ser crime, a água que não é faturada entra nas estatísticas de perdas e interfere na regularidade do abastecimento de uma região, tendo em vista que é uma água que está sendo desviada do real consumidor, ocasionando falta d`água a este e desperdícios por parte de quem está consumindo sem pagar a conta.

A Caern trabalha na perspectiva de regularizar todas as ligações irregulares ou suprimidas (cortadas) por falta de pagamento. O cliente pode procurar qualquer unidade de atendimento da Companhia para negociar a quitação de seus débitos e garantir o fornecimento em seu imóvel de maneira regular.

Prefeitura cria Programa Natal Limpa e Solidária

O FOCO DO PROGRAMA SERÁ INFORMAR ONDE NOVAS LIXEIRAS SERÃO IMPLANTADAS, ALERTAR PARA O DESCARTE NO LOCAL CERTO E A IMPORTÂNCIA DE MANTER OS AMBIENTES PÚBLICOS LIMPOS

A Prefeitura do Natal publicou nesta quinta-feira, 10, a Lei nº 6.872 que cria o “Programa Natal Limpa e Solidária”, coordenado pela URBANA, com o objetivo de sensibilizar a população para o descarte correto de lixo em áreas públicas. O foco do programa será informar onde novas lixeiras serão implantadas, alertar para o descarte no local certo e a importância de manter os ambientes públicos limpos.

As ações provenientes do “Programa Natal Limpa e Solidária” atuarão na área de educação ambiental, nas escolas públicas municipais e diretamente nos bairros da cidade, com monitores informando a forma e os pontos de descarte, assim como a implantação de lixeiras em locais de grande circulação de pessoas.

“A Lei busca atender a premissa de internalizar na sociedade a educação contextualizada sobre a limpeza urbana, o manejo e a explicação sobre resíduos e rejeitos. Para efeito de ações imediatas, a URBANA em conjunto com outras secretarias parceiras, realizará ações de mobilização e sensibilização com a comunidade (blitzs educativas, visitas e abordagens as áreas comerciais e de praias e ações diretas nos conselhos comunitários e escolas). Intensificaremos a implantação de mais lixeiras ecológicas pela cidade. Em áreas públicas pela URBANA em parceria com outros atores sociais”, explicou o presidente da URBANA, Josivan Cardoso Moreno.

PSD e Robério Paulino desistem de ação contra diplomação de Sandro Pimentel

VEREADOR DE NATAL, SANDRO PIMENTEL FOI ELEITO DEPUTADO ESTADUAL COM 19.158 VOTOS. (FOTO: JOSE ALDENIR)

Primeiro foi o professor Robério Paulino (PSOL) quem desistiu, formalmente, da entrada no processo contra a diplomação do vereador Sandro Pimentel (PSOL) como deputado estadual do RN. O advogado do professor encaminhou documento à justiça eleitoral onde comunica a desistência. Robério é o primeiro suplente para vaga na AL.

Mais tarde, o Partido Social Democrático (PSD) também anunciou que não vai mais brigar na Justiça Eleitoral para que os votos de Pimentel sejam anulados. Se fosse julgada favorável, a ação iria autorizar a recontagem dos votos e o partido herdaria a vaga do PSOL que iria para o deputado estadual Jacó Jácome (PSD) e que não foi reeleito.

Pimentel é acusado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) de arrecadar e gastar ilicitamente recursos na sua campanha para a Assembleia Legislativa.