SELO BLOG FM (4)

Categoria: janeiro 2, 2019

Onyx anuncia exonerações de todos os comissionados para fazer ‘despetização’ da Casa Civil

MINISTRO DA PASTA AFIRMOU QUE OBJETIVO É CUMPRIR DETERMINAÇÃO DO PRESIDENTE JAIR BOLSONARO DE GOVERNAR ‘SEM AMARRAS IDEOLÓGICAS’.(FOTO:MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL)

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, anunciou nesta quarta-feira (2) a exoneração de todos os ocupantes de cargos de confiança com a finalidade de iniciar uma “despetização” da pasta. Segundo Onyx Lorenzoni, serão exonerados cerca de 320 servidores em funções gratificadas e cargos em comissão (de livre escolha), a fim de que o governo possa operar “livre de amarras ideológicas”, como tem afirmado o presidente Jair Bolsonaro.

As exonerações serão publicadas na edição desta quinta-feira (3) do “Diário Oficial da União”.

“Vamos retirar de perto da administração pública federal todos aqueles que têm marca ideológica clara. Nós todos sabemos do aparelhamento que foi feito principalmente do governo federal nos quase 14 anos que o PT aqui ficou”, disse o ministro.

“Isso faz parte um pouco daquela frase que o presidente Bolsonaro dizia na campanha, de fazer a despetização do governo federal”, acrescentou. Onyx ainda informou que, na reunião ministerial marcada para esta quinta-feira (3), apresentará aos demais colegas ministros a sugestão de adotar um “caminho semelhante”.

O ministro disse que o governo federal tem “120 mil funções” entre administração direta e indireta, e que está em curso um processo de “revisão” a partir da Casa Civil. O ministro da Casa Civil afirmou que os ocupantes de cargos de confiança exonerados deverão procurar a Casa Civil se quiserem permanecer. Nessa hipótese, cada caso será avaliado individualmente.

Onyx disse que os exonerados com intenção de retornar ao cargo terão de informar como foram indicados para as funções. Ele afirmou que o principal critério será o de competência, mas disse que não aceitará quem tiver posição “antagônica ao nosso projeto”.

“Competência é questão número um. O que nós vamos buscar é retirardo quadro que está aqui todos aqueles que têm um componente ideológico antagônico ao nosso projeto. Nós somos sim um governo que tem perfil de centro-direita, de uma aliança liberal-conservadora. Não tem fundamento ter aqui um cara que é socialista, comunista, ou qualquer dessas outras coisas”, afirmou. “Nós dissemos: nós vamos despetizar o Brasil, e estamos fazendo isso”, completou.

“Se trata da estrutura da Casa Civil, que já foi enxugada, de termos aqui pessoas comprometidas ideologicamente com aquilo que nós representamos”, explicou.

Questionado sobre se as exonerações seriam feitas apenas por cargos de comissão indicados pelos governos petistas, uma vez que Michel Temer assumiu o cargo em 2016, e também indicou nomes, Onyx respondeu:

“Isso não foi feito nos ministérios em Brasilia quando o governo que foi sucedido tomou posse. Estamos fazendo o que deveria ter sido feito dois anos e pouco atrás [pelo governo Michel Temer]”, disse.

As exonerações, segundo Onyx, terão duas ressalvas:

  • na Subchefia de Assuntos Jurídicos (“porque desde novembro trabalhamos com a equipe e já houve um certo ajuste. Como temos volume muito grande de atos para produzir, não havia necessidade de tomar essa medid”).
  • na Imprensa Nacional (“que tem que continuar rodando o ‘Diário Oficial’ e pontualmente vamos fazer a revisão”)

Marun

Na mesma entrevista, Onyx confirmou que o presidente Jair Bolsonaro manterá a indicação do ex-ministro Carlos Marun para exercer a função de conselheiro de Itaipu Binacional.

Segundo Onyx, Bolsonaro tomou a decisão em um gesto de “boa vontade” com Temer, até como forma de agradecer pelo tratamento recebido durante a transição de governo. Na Câmara ou à frente da Secretaria de Governo, Marun foi um dos principais defensores do ex-presidente.

“O presidente [Bolsonaro] tomou a decisão de respeitar um ato do presidente Temer, que estava dentro do exercício do seu mandato”, disse Onyx.

G1

CHARME & CONFORTO: localizado a 30 km de Natal, o Village Porto Mirim é um hotel “gostoso” de se hospedar com o “pé na areia”

RELAX TOTAL À BEIRA-MAR; VILLAGE PORTO MIRIM, UM HOTEL “PÉ NA AREIA”, COM MUITO CHARME E CONFORTO

ESTRESSE ZERO: A ORDEM DO DIA NESSE PARAÍSO LITORÂNEO É RECARREGAR AS BATERIAS

“Pé na areia”, com muito charme e conforto. Este é o conceito do hotel Village Porto Mirim, um paraíso propício para o relax total, localizado a apenas 30 quilômetros de Natal (RN). Cercado por verdes jardins que se estendem diante do mar Atlântico da Praia de Porto Mirim, o Village é ideal para o lazer em família. O espaço é sob medida para quem quer viver sonhos de verão, relaxar e se divertir à beira-mar.

São chalés, com dois pavimentos, compostos de duas suítes climatizadas com TV 20’, sendo uma com cama king size, sala com bi-cama, cozinha americana completa, lavabo e área de serviço. Há também unidades habitacionais com uma, duas e três suítes climatizadas com TV 20’, camas box, sala, cozinha americana completa.

Todas as opções de hospedagem têm uma coisa em comum – o bom gosto, a limpeza e a qualidade dos equipamentos. É bom que se registre que as roupas de cama são extremamente limpas e o serviço de camareira, que inclui a higienização dos chalés, funciona com precisão.

No Village Porto Mirim não há serviço de cozinha, nem tampouco o chamado room service. Em compensação, todas as habitações são estruturadas de forma que permitem ao hóspede ‘viajar’ no mundo da gastronomia e fazer sua própria refeição.

Para quem é fã de frutos do mar, nos arredores do Village é possível adquirir peixes frescos, camarão especial e não será surpresa se um nativo bater na sua porta e lhe oferecer lagosta de primeira qualidade.

O Village Porto Mirim é, sim, o local apropriado para se vivenciar o chamado “Ócio Criativo” – aquela alegria e satisfação pessoal que aumentam a sua criatividade e contribui para que você volte das férias com um melhor desempenho produtivo no trabalho.

Em outras palavras, a ordem do dia nesse paraíso litorâneo é recarregar as baterias.

Para quem não gosta de ficar o dia todo só na base de sombra e água fresca, há opções variadas de lazer e passeios à disposição dos visitantes. Aliás, atrativos naturais são ingredientes que não faltam ao redor do Village, inserido em uma faixa litorânea privilegiada e abençoada pela natureza.

Lagoas, dunas, banco de corais, mergulho nos parrachos, passeio de bugre, de dromedários, esquibunda, aerobunda são algumas opções de lazer para quem quer um pouco de aventura. Na praia, tem ainda uma estrutura de bares, restaurantes e pizzarias disponíveis para os visitantes.

Se você não tinha conhecimento de que nas cercanias de Natal, mais especificamente na praia de Porto Mirim, havia uma opção de hospedagem com esse perfil, vale a pena incluir o hotel no seu próximo roteiro de lazer em família.

Afinal, o Village Porto Mirim é um estabelecimento que tem alma e personalidade, características que complementam o conforto e aconchego que oferece aos seus hóspedes.

Como o Village Porto Mirim não é voltado para o turismo de massa, ele dispõe de poucos chalés e bangalôs – a sua taxa de ocupação é sempre elevada, principalmente na alta estação.

Se você deseja passar um fim de semana de janeiro ou fevereiro nesse paraíso à beira-mar, seja rápido: nesse exato momento, deve ter alguém que teve a mesma ideia sua.

Afinal, que não quer ficar em um hotel “gostoso” de se hospedar?

SERVIÇO:

Hotel Village Porto Mirim

Reservas: (84) 9987.0292  / (84) 3641.2549

Email: [email protected]

Foragido do Sistema Penitenciário do RN é capturado pela Guarda Municipal de Natal

A PRISÃO FOI REALIZADA NA ÁREA COMERCIAL DO BAIRRO DO ALECRIM, ZONA LESTE DA CAPITAL.

O foragido do Sistema Penitenciário Estadual identificado como Luciano de Sales Gomes, 33 anos, foi capturado na manhã desta quarta-feira (02), por agentes da Ronda Ostensiva da Guarda Municipal do Natal (Romu/GMN). A prisão foi realizada na área comercial do bairro do Alecrim, zona Leste da capital.

A prisão foi motivada por uma denúncia anônima recebida pela guarnição de patrulhamento da GMN. O informante deu conta que um indivíduo com mandado de prisão preventiva decretado estava circulando na área. Os guardas municipais se dirigiram ao local e conseguiram identificar o suspeito denunciado. Luciano de Sales foi abordado e realizada a revista pessoal. Logo em seguida os agentes conseguiram identificar que contra ele havia um mandado de prisão preventiva expedido pela 17ª Vara de Execução Penal do Rio Grande do Norte

Luciano de Sales foi detido pela guarnição da GMN e conduzido a Delegacia Especializada em Captura (Decap) onde foram realizados os procedimentos de prisão do condenado. Em seguida, o prisioneiro foi conduzido ao sistema prisional para cumprimento da pena imposta devido a crime praticado no ano de 2014.

Em Mossoró, motorista alcoolizado é preso após fugir de acidente sem prestar socorro a vítima

Alcoolizado, motorista foi preso pela PRF após fugir de local de acidente no RN — Foto: PRF/Divulgação

ALCOOLIZADO, MOTORISTA FOI PRESO PELA PRF APÓS FUGIR DE LOCAL DE ACIDENTE NO RN. (FOTO: PRF/DIVULGAÇÃO)

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu na manhã desta quarta-feira (2), na BR 110, em Mossoró, região Oeste potiguar, um homem de 34 anos que dirigia uma caminhonete. Ele havia se envolvido em um acidente com uma moto no município de Areia Branca, mas fugiu sem prestar socorro. Além disso, o condutor estava alcoolizado.

Segundo a PRF, o acidente aconteceu na mesma BR em que ele foi preso, mas em Areia Branca. A caminhonete bateu em uma motocicleta e o piloto ficou ferido, com suspeita de fratura na perna.

“Logo depois do acidente, o motorista fugiu do local, deixando de prestar socorro à vítima. Após denúncias através do número de emergência 191, o veículo foi interceptado por uma equipe da PRF no km 30 da BR 110”, informou a PRF.

Submetido ao teste de etilômetro, o homem foi encontrado com teor alcoólico de 1,25 mg/l, no organismo. Segundo a PRF, esse índice equivale a mais de quatro vezes o teor alcoólico que é considerado crime (0,30 mg/l). Diante do flagrante, o homem foi preso e encaminhado à delegacia de Polícia civil de Mossoró.

Durante a operação Ano Novo que transcorreu da sexta-feira (28) até esta terça-feira (1º), 65 motoristas foram autuados por dirigirem sob efeito de bebida alcoólica nas rodovias federais no estado.

Semut e PGM esclarecem dúvidas sobre cobrança do IPTU 2019

ESCLARECIMENTOS FORAM DADOS NA MANHÃ DESTA QUARTA (02)

“Não houve aumento no IPTU. O que ocorreu foi uma atualização dos valores reais de aproximadamente 13 mil imóveis, dos quais 3.000 tiveram sua base de cálculo reduzida, estes localizados nas zonas Norte e Oeste. Precisamos tomar essa medida para não renunciarmos a receitas sem base legal, nem tampouco cometermos injustiça com imóveis de valor menor, mas que pagavam tanto quanto imóveis de padrão mais elevado”. O esclarecimento é do secretário municipal de Tributação, Ludenilson Lopes, e foi dado em entrevista coletiva que ele concedeu juntamente com o procurador-geral do Município, Carlos Castim, na manhã desta quarta-feira (2).

“Cerca de 10 mil contribuintes vinham pagando o IPTU com valores defasados. Fizemos as alterações com base nos Códigos Tributários Nacional e Municipal. Com isso, corrigimos um erro”, ressaltou o secretário. Hoje, a Secretaria Municipal de Tributação (Semut) tem entre 350 mil a 400 mil imóveis cadastrados aptos ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). “Não houve aumento de imposto, como muitos dizem. O que vinha acontecendo é que estavam sendo cobrados valores menores que os efetivamente devidos”.

Carlos Castim acrescentou que houve um ajustamento na base de cálculo dos imóveis, que, a partir de agora, serão regidos de acordo com o seu valor de mercado. “Havia a necessidade de aplicação dessa medida. Nós apenas atualizamos o valor venal. É importante esclarecer que a atualização dessa medida não foi incidente sobre todos os imóveis. Ocorre que imóveis muito bem avaliados pagavam um IPTU menor. Assim, a Semut fez uma adequação, alterando a base de cálculo”, assinalou o procurador.

Em relação a uma liminar na justiça contra a nova base de cálculo do IPTU para imóveis de alto padrão, cuja base de cálculo estava defasada, o procurador afirma que o Município irá recorrer: “Estamos atentos às liminares e vamos fazer a nossa defesa embasada nos Códigos Tributários Municipal e Nacional”. Também houve a concessão de uma liminar favorável à atual forma de cobrança do IPTU. O titular da PGM destacou que, tanto em um caso como no outro, as liminares em nada alteram a programação para o pagamento do IPTU e têm seus efeitos restritos apenas aos seus autores.

Desconto no pagamento

Os contribuintes de Natal habilitados no programa Bom Pagador, contemplados com o desconto de 16% e que sejam correntistas do Banco do Brasil já podem pagar o IPTU 2019 nas suas plataformas digitais. Para correntistas de outros bancos, é possível imprimir o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) no site oficial da Prefeitura do Natal (www.natal.rn.gov.br) ou da Semut.

Para as pessoas que não optarem pelo desconto do pagamento antecipado, os carnês serão impressos a partir de 5 de janeiro e entregues entre os dias 20 de janeiro e 15 de fevereiro para pagamento de acordo com os grupos. O grupo 1, que compreende as Zonas Leste e Sul tem prazo de vencimento até 20 de fevereiro para pagamento da cota única (sem juros), ou para iniciar o pagamento parcelado (com juros) em até 10 vezes. O grupo 2, que abrange a Zona Norte e Zona Oeste, tem até o dia 20 de março para pagamento da parcela única ou início do parcelamento também em 10 vezes.

A Semut mantém estes telefones de contato para tirar dúvidas do contribuinte: 98786-8208 (este também pelo WhatsApp), 3232-8881, 3232-8882 e 3232-8894. É possível também buscar o atendimento presencial na Secretaria, localizado na rua Açu, 394, Tirol, próximo à Catedral Metropolitana.

João de Deus passa mal na cadeia e é levado para hospital

Médium foi preso após denúncias de abusos sexuais — Foto: Reprodução/JN

MÉDIUM FOI PRESO APÓS DENÚNCIAS DE ABUSOS SEXUAIS. (FOTO: REPRODUÇÃO/JN

O médium João de Deus passou mal na manhã desta quarta-feira (2) no Núcleo de Custódia, no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia, Região Metropolitana da capital, onde está preso por denúncias de abuso sexual. Segundo informou a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), ele foi socorrido e encaminhado para um hospital.

O órgão afirmou ainda que João de Deus teve um sangramento na urina durante uma consulta de rotina nas celas. Diante da situação, a equipe médica achou por bem encaminhá-lo a uma unidade de saúde para a realização de mais exames.

O advogado Alex Neder, que integra a defesa, conta que acompanhou o médium no presídio durante toda esta tarde. “Ele teve um sangramento na urina hoje, mas já não vem se sentindo bem há alguns dias. Ele também relatou dor no estômago e tontura. Fizemos o requerimento para que ele fosse levado o mais rápido possível para fazer exames e o médico do Complexo Prisional também pediu exames com urgência”, contou.

O defensor afirmou que a família ficou muito preocupada ao saber da situação, que ele define como “precária”. “Não é o local adequado para que ele fique, principalmente agora, com o agravamento do estado de saúde dele”, completou.

João de Deus, que sempre negou as acusações, está preso desde o dia 16 de dezembro, após se entregar em Abadiânia, no Entorno do DF, onde realiza seus atendimentos.

Desde então, foi levado para a unidade prisional, onde o médium passou a virada de ano no presídio, onde não teve uma ceia especial. Na ocasião, recebeu uma “refeição normal”, junto com os outros quatro presos com quem divide cela, aos mesmos moldes do que ocorreu no Natal.

MP e Justiça

O MP denunciou o médium no dia 28 de dezembro por quatro crimes que englobam fatos investigados pela Polícia Civil e Ministério Público: dois por violação sexual mediante fraude e dois por estupro de vulnerável.

O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO) informou que a denúncia contra o médium só será analisada após o plantão judiciário, que termina no dia 7 de janeiro. Além disso, os autos foram remetidos à “juíza natural do processo”, Rosângela Rodrigues dos Santos, responsável pela comarca de Abadiânia, no Entorno do DF, onde o caso tramita.

G1 GO

Natal em Natal apresenta: programação cultural da Festa de Santos Reis de hoje até sábado

ISAQUE GALVÃO FAZ SHOW NO SÁBADO (05)

O Natal em Natal, promovido pela Prefeitura do Natal, apresenta sua última atração da temporada: a tradicional festa de Santos Reis, com programação musical de hoje (2) até sábado (5), com palco montado na lateral da igreja do bairro de Santos Reis, feira de artesanato, gastronomia, economia solidária e jogos.

A tradicional festa de Santos Reis reúne artistas potiguares sempre a partir das 21h. Começa hoje (quarta, dia 2), com show de Wilson Silva e anda Pretta. Na quinta (3) sobem ao palco Panka de Bakana (21h) e Igor Dantas. O Grupo Batuque Resistência e Leão de Judá Samba Reggae Potiguar abrem a noitada para Luizinho Nobre na sexta-feira (4) e no sábado (5) é a vez de As Nordestinas e Isaque Galvão.

A festa de Santos Reis é uma tradição cultural do calendário do Natal em Natal, com conta com ação das secretarias de Trânsito, Comunicação, Limpeza e Serviços Urbanos.
No dia 6 (Dia de Santos Reis) acontece a missa no santuário de Santos Reis e na parte da tarde a procissão.

SHOWS DA FESTA DE SANTOS REIS 2019

Wilson Silva 02/01 21h
Pretta 02/01 22h30
Panka de Bakana 03/01 21h
Igor Dantas 03/01 22h30
Grupo Batuque Resistência 04/01 21h
Leão de Judá Samba Reggae Potiguar 04/01 21h30
Luizinho Nobre 04/01 22h30
As Nordestinas 05/01 21h
Isaque Galvão 05/01 22h30

Bolsonaro já tomou seis medidas de impacto; confira quais

Presidente Jair Bolsonaro

PRESIDENTE JAIR BOLSONARO.(FOTO: SOLDADO WILLIAM REIS / BBC NEWS BRASIL)

Edições gordas do Diário Oficial da União nos dois primeiros dias de 2019 trouxeram mudanças na estrutura do governo, assumido na terça-feira (1º de janeiro) por Jair Bolsonaro (PSL). Menos ministérios, novos cargos, demarcação de terras indígenas nas mãos do Ministério da Agricultura e novo salário mínimo foram algumas delas.

Separamos as principais medidas do governo Bolsonaro em seus dois primeiros dias:

O Diário Oficial confirmou, por meio de Medida Provisória, as 22 pastas ministeriais do governo Bolsonaro – como já havia sido anunciado durante a transição. O número final ficou acima do que havia sido anunciado durante a campanha: 15, na época.

Os ministros foram empossados na terça-feira por Bolsonaro.

São 16 ministérios, 2 secretarias e 4 órgãos equivalentes a ministérios. Foram extintas, portanto, sete pastas:

1) Transportes, Portos e Aviação Civil;

2) Indústria, Comércio Exterior e Serviços

3) Esporte

4) Cidades

5) Cultura

6) Trabalho

7) Segurança Pública.

2) Cargos de articulação da Casa Civil na Câmara e no Senado

O texto também cria cargos de articulação da Presidência com o Legislativo. Ou seja, a Casa Civil, chefiada por Onyx Lorenzoni (DEM), terá um secretário especial para a Câmara e outro para o Senado.

Deve ser anunciado que Carlos Manato (PSL-ES), que não conseguiu se eleger para o governo do Espírito Santo, será secretário especial para a Casa, e Leonardo Quintão (MDG-MG), outro derrotado nas urnas, cuidará da relação com o Senado.

3) Demarcação de terras indígenas para o Ministério da Agricultura

A Funai (Fundação Nacional do Índio) passa a ser vinculada ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (antes, era vinculada ao Ministério da Justiça) e não poderá mais demarcar terras indígenas.

Quem passa a ter o poder de “identificação, delimitação, demarcação e registros das terras tradicionalmente ocupadas por indígenas” é o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A pasta também será responsável pela delimitação de terras ocupadas por comunidades quilombolas.

Na prática, a nova configuração dá a ruralistas, muitos com interesses contrários aos dos indígenas, o poder de demarcar suas terras. Também esvazia a Funai, órgão criado em 1967 com o objetivo de proteger os direitos dos povos indígenas no Brasil.

4) Salário mínimo

O Diário Oficial também trouxe o novo valor do salário mínimo, que já passa a valer desde o dia 1º de janeiro: R$ 998.

O valor é menor que o que havia sido previsto no ano passado pelo governo Michel Temer (MDB), de R$ 1.006, uma correção de 5,45% sobre o salário mínimo anterior, de R$ 954.

Um salário mínimo menor do que o previsto é resultado de uma mudança na previsão da inflação: na época em que o governo Temer orçou o salário mínimo em R$ 1.006, a previsão era de que inflação fecharia em um valor mais alto.

O salário mínimo é calculado com base no PIB e no INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), que corrige o poder de compra dos salários, medindo a variação de itens de consumo da população assalariada com baixo rendimento. A estimativa de inflação projetada pelo governo era de 4,2%, com crescimento do PIB de 1% em 2017 (o governo também levava em conta um resíduo de R$ 1,75 que faltou do salário mínimo em janeiro de 2018). A expectativa agora é que o INPC feche em um valor menor – o número oficial ainda não foi divulgado.

5) Cargos de chefia no Itamaraty a não diplomatas

Funções de chefia no Ministério das Relações Exteriores não se restringirão mais apenas ao corpo de servidores do Ministério. Ou seja, não diplomatas poderão exercer cargos de chefia no Itamaraty.

Segundo Medida Provisória publicada no Diário Oficial da União do dia 1º de janeiro, que modifica a organização dos ministérios, o “serviço exterior brasileiro (…) constitui-se do corpo de servidores, ocupantes de cargos de provimento efetivo, capacitados profissionalmente como agentes do Ministério das Relações Exteriores, no País e no exterior, organizados em carreiras definidas e hierarquizadas, ressalvadas as nomeações para cargos em comissão e funções de chefia”.

A frase em negrito é nova e altera a Lei nº 11.440, de 29 de dezembro de 2006, sobre o Regime Jurídico dos Servidores do Serviço Exterior Brasileiro.

6) Alterações internas em ministérios

Por fim, o texto também trouxe alterações internas em ministérios. O Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), como já havia sido anunciado, será vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, comandado pelo ex-juiz Sergio Moro.

O Diário Oficial da União publicado nesta quarta, dia 2 de janeiro, estabelece um novo estatuto do Coaf, criando duas novas diretorias – de Inteligência Financeira e de Supervisão -, entre outras modificações.

O mesmo Coaf é o que revelou, em dezembro, uma movimentação atípica de R$ 1,2 milhão feita no período de um ano por Fabrício Queiroz, ex-assessor de Flavio Bolsonaro, filho do presidente.

Outra mudança é a da Comissão de Anistia, antes vinculada à pasta da Justiça, para o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, chefiada pela ministra Damares Alves. A Comissão de Anistia é responsável pelas políticas de reparação e memória para as vítimas da ditadura brasileira.