SELO BLOG FM (4)

Categoria: dezembro 28, 2018

Prefeitura faz balanço positivo das ações esportivas em 2018

MAIS DE 100 EVENTOS CONTARAM COM O APOIO OU FORAM ORGANIZADOS PELA PREFEITURA DE NATAL, TOTALIZANDO UM PÚBLICO DE MAIS DE 42 MIL PESSOAS

A secretaria municipal de Esporte e Lazer divulgou o balanço das iniciativas da pasta durante o ano de 2018. Ao longo dos doze meses, mais de 100 eventos contaram com o apoio ou foram organizados pela Prefeitura de Natal, totalizando um público de mais de 42 mil pessoas. Soma-se a isso, a construção, manutenção e reforma de 22 equipamentos esportivos, bem como o incentivo as escolinhas esportivas nas comunidades da capital potiguar em diversas modalidades e o incentivo ao desporto paralímpico.

“Consideramos que o balanço das atividades foi muito positivo. Estamos implementando uma política forte de incentivo ao esporte amador em Natal. A determinação do prefeito Álvaro Dias é que ampliemos cada vez mais o atendimento as comunidades, promovendo eventos, oferecendo capacitação e a estrutura necessária para a população”, detalhou a titular da Sel, Danielle Mafra, que destacou também a parceria entre a secretaria e as federações das diversas modalidades: “O nosso diálogo é aberto com nossos dirigentes esportivos o que propiciou a adoção de um calendário repleto de atividades”.

Outra ação importante de fomento na área foi a organização dos processos entre a secretaria e os centros desportivos de bairros. Danielle Mafra lembrou que a Sel realizou três fóruns de capacitação dos presidentes e membros dos centros desportivos, enfatizando noções de primeiros socorros, documentação e organização das entidades e o congresso técnico das copas de futebol: “Foram momentos bem proveitosos. Organizamos e mostramos aos gestores dessas entidades a necessidade da organização, sobretudo, para contarem com o nosso apoio. Isso foi fundamental”. A Sel cadastrou 26 centros desportivos e distribuiu a todos eles kit de material desportivo com bolas, redes das traves e/ou rede de voley e uniformes.

O futebol, a paixão nacional, tem lugar de destaque. Foram realizadas Cinco Copas: Sub-13, Sub-15, Sub-17, Feminino e Copa dos Campeões dos Bairros, além disso houve o incremento com as categorias do society e dos veteranos. Ao todo, as competições contaram com a participação de 1582 Atletas de 87 equipes. Foram 171 jogos com a bola balançando as redes em 657 oportunidades, média superior a 3,8 gols por partida.

Uma das páginas mais bonitas do calendários esportivo da cidade em 2018 foi escrita com a realização da segunda edição dos Jogos Paradesportivos de Natal. O evento teve a presença de 512 estudantes e atletas com idades entre sete e 40 anos que disputaram medalhas nas modalidades de Bocha Paralímpica, Halterofilismo, Futebol para Amputados, Goalball, Tênis de Mesa, Tênis de Quadra e Corrida Infantil.

As escolinhas esportivas também mostraram que foram uma aposta certeira da administração municipal. O Palácio dos Esportes Djalma Maranhão, um dos ginásios mais tradicionais da cidade, é o palco das turmas de futsal e multiesportes. As ações desenvolvidas no local atenderam mais de 130 crianças entre 10 e 15 anos. As quatro regiões da capital potiguar também contam com escolinhas de futebol de campo com 214 jovens, participando das atividades nos campos de Nova Natal, Cidade Satélite, Nova Descoberta, Cidade da Esperança e Soledade II: “Nessa ação é importante destacar que só participa aquele que tiver com um bom desempenho escolar”, explicou Danielle.

De posse de todo esse levantamento o prefeito de Natal, Álvaro Dias, parabenizou o trabalho de toda equipe da Sel e disse que nos próximos anos a tendência é que essa forte valorização do setor seja ampliada: “Entendemos que o esporte é um ferramenta de desenvolvimento social, por isso, a nossa gestão tem colocado o setor como prioridade. Inauguramos o Memorial do Esporte, estamos construindo o Centro de Iniciação Esportiva, na zona norte, diversas quadras e campos estão sendo reformados, em breve daremos início aos reparos do Ginásio Nélio Dias e seguiremos com esse apoio forte em 2019, executando um calendário repleto de eventos esportivos”.

Alexandre Garcia deixa Globo e diz que não aceitaria convite do governo

JAIR BOLSONARO TEM POSTURA CRÍTICA À IMPRENSA, MAS ELOGIOU TEXTO DO JORNALISTA ALEXANDRE GARCIA

O jornalista Alexandre Garcia, 78 anos, deixou a Rede Globo nesta sexta-feira (28) após quase 31 anos de casa. Questionado pelo Poder360 se atuaria como porta-voz do governo de Jair Bolsonaro, Garcia disse que não foi convidado, nem aceitaria. O jornalista foi porta-voz do governo do general João Batista Figueiredo de 1979 a 1980.

Em 2 de dezembro, o presidente eleito, Jair Bolsonaro, compartilhou em seu Twitter um texto publicado por Garcia. Na rede social, o militar agradece a “menção e reflexão” do jornalista.

Bolsonaro referia-se ao texto “Nunca Antes”, publicado pelo jornalista no Facebook em 30 de novembro de 2018. Na publicação, Garcia escreveu que sua mãe, aos 99 anos, “nunca viu nada igual ao que está testemunhando” ao avaliar que “antes mesmo de o vitorioso tomar posse, as ideias vencedoras da eleição já se impõem”. Ele descreveu a eleição de Jair Bolsonaro como “uma revolução de ideias”.

O presidente eleito não costuma fazer elogios a profissionais da imprensa.

Garcia não disse o que motivou a saída do grupo em que trabalhava desde março 1988. Ele era comentarista político no Bom Dia Brasil e apresentava o Jornal Nacional em folgas dos apresentadores fixos. Também apresentavam programas no canal pago GloboNews.

Ao Poder360, Garcia afirmou que atuará como jornalista nas redes sociais, mas não deu mais detalhes.

“Só posso agradecer aos que me acompanharam nesses 31 anos pelo aprendizado, atenção, companheirismo e respeito”, declarou.

Mais cedo, o diretor de jornalismo do da Globo, Ali Kamel, homenageou o colega e informou que a escolha se deu para “diminuir o ritmo frenético de trabalho”. “Em nossa conversa, Alexandre me disse que deixa a Globo, mas não o jornalismo”, afirmou Kamel.

TV Globo não se pronunciou oficialmente sobre o caso.

Poder

Após reunião com Bolsonaro, Netanyahu diz que ‘Israel é terra prometida e Brasil é terra da promessa’

ENCONTRO ACONTECEU NO FORTE DE COPACABANA, RIO DE JANEIRO

O presidente eleito Jair Bolsonaro se encontrou na tarde desta sexta-feira (28) com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, no Rio de Janeiro. Após almoço e reunião no Forte de Copacabana, fizeram um pronunciamento à imprensa.

O brasileiro começou dizendo que os dois países, mais do que parceiros, são “irmãos no futuro, na economia, na tecnologia e em tudo aquilo que pode trazer benefícios para ambos”. O israelense agradeceu pela “gentilíssima recepção” e destacou que o momento era histórico – já que foi a primeira visita de um primeiro-ministro de Israel ao Brasil. “Israel é a terra prometida. E o Brasil é terra da promessa (para o futuro)”, disse.

Visita em março

Ainda durante a conversa com a imprensa, Netanyahu contou que convidou Bolsonaro para visitar Israel, o que foi prontamente aceito. A viagem deve acontecer até o mês de março.

“O que for acertado entre nós será muito bom para brasileiros e israelenses. E, por que não dizer, também para grande parte do mundo, porque estamos demonstrando que essas parcerias trazem o bem-estar para seus povos. Queremos que mais gente faça parceria com Israel, bem como conosco também”, destacou o presidente eleito.

“Começamos um governo difícil a partir de janeiro, mas o Brasil tem potencialidades, tem massa humana, como a formada em nosso ministério, para que possamos vencer esses obstáculos. Em parte, precisamos, sim, de bons aliados, de bons amigos, de bons irmãos, como Benjamin Netanyahu”, completou.

Após mais alguns dias com compromissos na cidade, incluindo encontros com a comunidade judaica, o primeiro-ministro irá para Brasília, onde acompanhará a cerimônia de posse.

Jovempan/Estadão

PT anuncia que boicotará posse de Bolsonaro no Congresso

Resultado de imagem para pt e psol anunciam que vão boicotar posse de bolsonaro

PARTIDO DOS TRABALHADORES AFIRMOU RECONHECER O RESULTADO DAS ELEIÇÕES DESTE ANO, MAS DEFENDEU QUE ELAS FORAM MARCADAS POR FALTA DE LISURA

A liderança do PT na Câmara dos Deputados informou, nesta sexta-feira (28), que nenhum de seus parlamentares participará dacerimônia de posse do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) no dia 1º de janeiro, no Congresso Nacional. A mesma medida foi seguida pelo PSOL, que anunciou o boicote na sua página oficial.

Por meio de nota, o Partido dos Trabalhadores afirmou reconhecer o resultado das eleições deste ano, mas defendeu que elas foram marcadas por falta de lisura por ter sido, segundo seus integrantes, “descaracterizada pelo golpe do impeachment, pela proibição ilegal da candidatura do ex-presidente Lula e pela manipulação criminosa das redes sociais para difundir mentiras contra o candidato Fernando Haddad”.

“Participamos das eleições presidenciais no pressuposto de que o resultado das urnas deve ser respeitado, como sempre fizemos desde 1989, vencendo ou não. (…) O resultado das urnas é fato consumado, mas não representa aval a um governo autoritário, antipopular e antipatriótico, marcado por abertas posições racistas e misóginas, declaradamente vinculado a um programa de retrocessos civilizatórios”, diz o texto.

As bancadas do PT no Congresso afirmaram ainda que o futuro governo tem a intenção de “destruir por completo a ordem democrática e o Estado de Direito no Brasil”, com o aprofundamento de “políticas entreguistas e ultraliberais do atual governo, o desmonte das políticas sociais e a revogação já anunciada de históricos direitos trabalhistas”.

O partido também credita a Bolsonaro um ódio ao PT, a movimentos populares e ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Seguiremos lutando, no Parlamento e em todos os espaços, para aperfeiçoar o sistema democrático e resistir aos setores que usam o aparato do Estado para criminalizar adversários políticos”, diz a nota.

O documento é assinado pelos líderes do PT na Câmara, Paulo Pimenta (RS), e no Senado, Lindbergh Farias (RJ), e pela presidente nacional do partido, senadora Gleisi Hoffmann (PR).

PSOL também boicotará posse

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) também anunciou nesta sexta-feira que irá boicotar a posse de Bolsonaro. Em nota assinada pela Executiva Nacional, o partido afirma que estará desde o primeiro dia do governo nas ruas, “defendendo a democracia e os direitos do povo brasileiro”.

” A posse é um ato formal da Justiça Eleitoral, mas também é um momento de festa. Mas para o PSOL não há nada a comemorar”, afirma o partido, alegando também que existem ações de cassação da candidatura em tramitação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“Os crimes eleitorais dos quais é acusado – dentre eles, uso de recursos empresariais para disseminação de mentiras em massa via redes sociais – precisam ser investigados. Sua vitória, além de se assentar no medo e na desilusão com o sistema político brasileiro, também se deve à fraude promovida pelas mentiras disseminadas contra seus adversários”, diz o partido.

Estadão

Sindsaúde-RN convoca assembleia geral para o dia 4 de janeiro para discutir a situação de atraso de salários e do 13º dos servidores

O Sindicato dos trabalhadores (as) em Saúde do Rio Grande do Norte está convocando uma assembleia geral da categoria para a próxima sexta-feira (04), às 9h, no auditório do Sindsaúde-RN. Segundo o Coordenador-geral do Sindicato, Manoel Egídio, a assembleia  discutirá estratégias de luta e de enfrentamento para a situação de atraso dos salários e do 13º de 2018. “É importante a presença dos servidores para que possam colaborar com propostas para encaminharmos em conjunto o melhor para a categoria”.

A Assembleia está sendo convocada após declaração do governador à imprensa, de que vai pagar apenas o restante do 13º salário de 2017 aos servidores ativos independente da faixa salarial e um valor de R$ 5 mil reais do 13º de 2017 aos aposentados que recebem acima de 5 mil. Robinson ainda não pagou o restante do salário de novembro para quem recebe acima de R$ 5 mil, o salário integral de dezembro e o 13º de 2018.

“Os servidores irão virar o ano mais uma vez sem dinheiro no bolso. O governador Robinson Faria (PSD) vai sair devendo os servidores e aposentados que dedicam suas vidas mantendo o serviço público desse Estado. É inadmissível que enquanto a ceia do governador será farta, na mesa dos servidores vai faltar comida”, disse Egídio.

Prefeito Álvaro Dias assina decreto que simplifica licenciamento ambiental em Natal

DECRETO FOI ASSINADO NA MANHÃ DESTA SEXTA-FEIRA (28), NO ANEXO DO GABINETE, NO BAIRRO DE CANDELÁRIA

O prefeito Álvaro Dias assinou, na manhã desta sexta-feira (28), no anexo do gabinete, no bairro de Candelária o Decreto que desburocratiza os procedimentos de licenciamento ambiental em Natal.

O decreto beneficia diretamente pequenos e micro-empreendedores que enfrentavam problemas com a demora para liberação de seus empreendimentos, além de gastos excessivos para iniciar, ampliar ou dar prosseguimento às suas atividades.

Segundo o prefeito, cerca de 70% dos usuários da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo serão beneficiados pelo decreto. “Esse era um pleito antigo de toda a sociedade. Não é segredo para ninguém que as entidades como Sinduscon, Fecomércio e outras reclamavam da lentidão dos processos na Semurb. Por isso recorremos aos nossos técnicos para que eles sugerissem as alterações que fazem parte do decreto”, explicou.

A medida, que será publicada no Diário Oficial deste sábado (29), regulamenta trecho da Lei Complementar 55/2004 que institui o Código de Obras e Edificações de Natal. Com isso, as atividades a serem licenciadas passam a ser classificadas segundo o seu potencial poluidor e o porte da atividade, determinando as licenças compatíveis.

A partir da publicação, por exemplo, um pequeno construtor, ou comerciante poderá licenciar seu negócio através da Licença Ambiental Simplificada, que inclui no mesmo documento a licença prévia (localização e concepção), instalação e operação, reduzindo a burocracia.

“Os próprios servidores e a secretaria serão beneficiados, porque estarão executando tarefas realmente necessárias, centrando esforços em atividades com portância poluidor maior. Todos são beneficiados. Quero agradecer ao prefeito em nome de nossa classe”, argumentou Sílvio Bezerra, empresário representante do Sinduscon.

Ficarão dispensados do licenciamento os empreendimentos que apresentarem a certidão de dispensa de Licenciamento Ambiental, apesar de que todos permanecem obrigados a cumprir a legislação vigente. No caso de necessidade de obras para implantação da atividade deve ser emitida a Autorização Ambiental e será exigido o Alvará Urbanístico.

“Cerca de 75% do comércio no RN é composto por pequenos comerciantes. Essa medida da Prefeitura beneficia todas essas microempresas que estão em Natal e que não têm estrutura. O decreto é importantíssimo para todo o setor produtivo da cidade, que gera emprego, renda e paga impostos”, analisou Marcelo Queiroz, presidente da FECOMÉRCIO, referindo-se também ao trecho do Decreto que dispensa o micro-empreendedor individual, micro-empresas e empresas de pequeno porte da realização de vistoria prévia.

A portaria que determinará a documentação necessária para os novos procedimentos de licenciamento será publicada no prazo de 10 dias, pela SEMURB.

Cálculo da aposentadoria muda a partir de segunda-feira

O rombo do INSS teria sido 84,3% menor em 2015 e 41,8% no ano passado

A ATUAL FÓRMULA, CONHECIDA COMO 85/95, VAI AUMENTAR UM PONTO E SE TORNAR 86/96.(FOTO: ANTONIO CRUZ)

O cálculo das aposentadorias por tempo de contribuição vai mudar a partir de segunda-feira (31), quando será acionada uma regra implementada por lei em 2015. A regra exige um ano a mais para homens e mulheres se aposentarem. A atual fórmula, conhecida como 85/95, vai aumentar um ponto e se tornar 86/96.

Quem quiser se aposentar pela regra atual – e já cumpre os requisitos – têm até domingo (30) para fazer a solicitação.

Pela fórmula 85/95, a soma da idade e do tempo de contribuição deve ser de 85 anos para mulheres e 95 para homens. O tempo de trabalho das mulheres deve ser de 30 anos e o dos homens, de 35 anos. Isso significa, por exemplo, que uma mulher que tenha trabalhado por 30 anos, precisa ter pelo menos 55 anos para se aposentar.

A partir do dia 31, para se aposentar com o tempo mínimo de contribuição, ela deverá ter 56 anos. A mesma soma precisará alcançar 86 e 96. A fórmula será aumentada gradualmente até 2026.

Aqueles que já cumprem as regras podem solicitar a aposentadoria pelo telefone 135, que funciona das 7h às 22h, no horário de Brasília. Pelo telefone, o pedido pode ser feito somente até sábado. Pelo site do INSS.o pedido pode ser feito até domingo (30).

Fórmula

A atual regra é fixada pela Lei 13.183/2015. Nos próximos anos, a soma voltará a aumentar, sempre em um ano. A partir de 31 de dezembro de 2020, passará a ser 87/97; de 31 de dezembro de 2022, 88/98; de 31 de dezembro de 2024, 89/99; e, em 31 de dezembro de 2026 chegará à soma final de 90/100.

Defensor da fórmula, o professor da Universidade de Brasília e assessor do Conselho Federal de Economia, Roberto Piscitelli, diz que o cálculo ajuda a reduzir desigualdades. “Ele combina dois indicadores [tempo de contribuição e idade mínima] que, às vezes, quando considerados isoladamente dificultam a vida do trabalhador. A fórmula ajuda a compensar a situação daqueles que começaram a trabalhar muito cedo, o que sempre foi fator de injustiça do ponto de vista do tempo para aposentadoria”, explicou.

Além de se aposentar pela regra 85/95, os trabalhadores podem atualmente se aposentar apenas por tempo mínimo de contribuição: 35 anos para os homens e 30 anos para as mulheres, independente da idade. Nesses casos, no entanto, poderá ser aplicado o chamado fator previdenciário que, na prática, reduz o valor da aposentadoria de quem se aposenta cedo.

Agência Brasil

Prefeitura de Natal quita o décimo terceiro de 2018 e inicia pagamento da folha de dezembro

SEDE DA PREFEITURA DE NATAL

A Prefeitura de Natal informa que quitou o pagamento do décimo terceiro salário de todos os servidores da administração direta e indireta de sua estrutura organizacional. Já o pagamento dos salários referentes ao mês de dezembro será iniciado na próxima quarta-feira (02).

Terão os seus vencimentos creditados em conta ao longo do dia todo o magistério, os servidores da Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município de Natal (ARSBAN) e os funcionários ativos do Instituto de Previdência Social dos Servidores do Município de Natal (NATALPREV).

A secretaria municipal de Administração informa que trabalha para quitar toda folha de dezembro até o quinto dia útil de janeiro.