SELO BLOG FM (4)

Categoria: dezembro 14, 2018

MP de Goiás recebe denúncias de 6 países contra João de Deus

Justiça decretou prisão de João de Deus nesta sexta-feira (14)

APÓS TER A PRISÃO DECRETADA PELA JUSTIÇA DE ABADIÂNIA (GO), O MÉDIUM JOÃO DE DEUS DEVE SE APRESENTAR PARA A POLÍCIA PARA SER DETIDO

A força-tarefa criada pelo MP-GO (Ministério Público de Goiás) para apurar as acusações de abuso sexual feitas contra o médium João Teixeira de Faria, o João de Deus, realizou atendimentos à pessoas de seis países diferentes nesta sexta-feira (14), e que enviaram seus relatos pelo canal de denúncias criado pelo órgão. Entre os países, estão a Alemanha, Austrália, Bélgica, Bolívia, Estados Unidos e Suíça.

Segundo o MP-GO, desde segunda (10), quando foi criado o e-mail para recebimento de denúncias de vítimas, foram recebidas 335 mensagens e contatos por telefone foram atendidos.

Também já foram coletados ao menos 30 depoimentos pelos MPs de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e Espírito Santo. Há também relatos vindos do Paraná, Rio de Janeiro, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Pará, Santa Catarina, Piauí e Maranhão.

Reunião

Também nesta sexta o procurador-geral de Justiça de Goiás, Benedito Torres Neto, se encontrou com o delegado-geral da Polícia Civil, André Fernandes, para aprimorar a integração da atuação do MP e da Polícia Civil no caso.

A força tarefa também ganhou dois reforços para os trabalhos. Um deles é da promotora Cristiane Marques de Sousa, titular da promotoria de Abadiânia, que foi convocada das férias para integrar o grupo, que também recebera uma delegada ao grupo já formado de  cinco promotores e duas psicólogas da equipe do MP.

Pedido de Prisão

A Justiça de Abadiânia (GO) acatou o pedido do MP-GO (Ministério Público de Goiás) e decidiu pela prisão preventiva de João Teixeira de Faria, conhecido como João de Deus. A informação foi confirmada pela Secretaria de Segurança Pública de Goiás.

Após ter a prisão decretada pela Justiça de Abadiânia (GO), o médium João de Deus deve se apresentar para a polícia para ser detido. É isso que acredita o advogado Thales Jayme, amigo do suspeito de assediar sexualmente centenas de mulheres durante rituais religiosos.

A defesa de João de Deus enviou uma nota à imprensa na tarde desta sexta (14) após o pedido de prisão.

“Nota da defesa de João de Deus

1. Na última segunda-feira, dia 10/12/2018, estivemos no MP estadual em Goiania  para obter cópias dos depoimentos prestados pelas vitimas e amplamente noticiados pela imprensa. O pedido foi negado sob o argumento da preservação do sigilo.

2. Agora veio o decreto de prisão preventiva e, estranhamente, nos disseram que o processo fora encaminhado de Abadiânia para Goiânia a fim de que o MP tomasse ciência da decisão. Sim, é importante que o órgão acusatório tome ciência, mas ninguém se preocupou em disponibilizar uma simples cópia da decisão para a defesa.

3. É inaceitável a utilização de pretextos e artifícios para se impedir o exercício do direito de defesa. Sobretudo no que diz com o direito básico de se aferir a legalidade da decisão mediante a impetração de habeas corpus. Até mesmo o número do processo não se disponibiliza à defesa.

4. Que a autoridade judiciária queira impor a preventiva, embora possamos discordar, é compreensível, mas negar acesso aos autos, chega a ser assombroso.”

R7

Lula vira réu em caso de Guiné Equatorial

EX-PRESIDENTE É ACUSADO DE LAVAGEM DE DINHEIRO (FOTO:MIGUEL SCHINCARIOL/ AFP)

A Justiça Federal recebeu hoje (14) denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na qual se tornou réu por lavagem de dinheiro porque teria recebido R$ 1 milhão do grupo brasileiro ARG. Os valores teriam sido dissimulados na forma de doação ao Instituto Lula.

De acordo com o MPF, o pagamento teria sido feito depois que o ex-presidente influiu em decisões do presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang, as quais resultaram na ampliação dos negócios da empresa no país africano. A denúncia foi apresentada em novembro pela Força-Tarefa da Operação Lava Jato em São Paulo.

“A abertura de uma nova ação penal contra Lula com base em acusação frívola e desprovida de suporte probatório mínimo é mais um passo da perseguição que vem sendo praticada contra o ex-presidente com o objetivo de impedir sua atuação política por meio da má utilização das leis e dos procedimentos jurídicos (lawfare)”, disse, em nota, o advogado de Lula, Cristiano Zanin Martins.

Também responderá ao processo o controlador do grupo ARG, Rodolfo Giannetti Geo, que foi denunciado por lavagem de dinheiro e tráfico de influência em transação comercial internacional. Os fatos, segundo a denúncia, ocorreram entre setembro de 2011 e junho de 2012. Como Lula tem mais de 70 anos, o crime de tráfico de influência prescreveu em relação a ele, mas não para o empresário.

Denúncia

O MPF se baseou em e-mails encontrados após busca e apreensão realizada no Instituto Lula em março de 2016 durante a Operação Aletheia, 24ª fase da Operação Lava Jato de Curitiba. Segundo o MPF, o ex-ministro do Desenvolvimento do governo Lula Miguel Jorge comunicou à Clara Ant, diretora do Instituto Lula, que o ex-presidente havia dito a ele que gostaria de falar com Geo sobre o trabalho da ARG na Guiné Equatorial. Segundo o ex-ministro informava no e-mail, a empresa estava disposta a fazer uma contribuição financeira ao Instituto Lula.

Em maio de 2012, Geo encaminhou para Clara Ant, por e-mail, uma carta digitalizada de Teodoro Obiang para Lula e pediu que fosse agendada uma data para encontrar o ex-presidente e lhe entregar a original. Geo disse também que voltaria à Guiné Equatorial em 20 de maio e que gostaria de levar a resposta de Lula a Obiang.

O ex-presidente escreveu uma carta a Obiang, datada de 21 de maio de 2012, em que mencionava um telefonema entre ambos e sua crença no fato de que a Guiné Equatorial poderia ingressar, futuramente, na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. No mesmo documento, Lula informava que Rodolfo Geo dirigia a ARG, “empresa que já desde 2007 se familiarizou com a Guiné Equatorial, destacando-se na construção de estradas”. A carta foi entregue em mãos a Obiang pelo empresário.

“A denúncia não aponta qualquer ato concreto praticado por Lula que pudesse configurar a prática de lavagem de dinheiro ou tráfico de influência”, disse a defesa de Lula.

O MPF juntou à denúncia o registro da transferência bancária de R$ 1 milhão da ARG ao Instituto Lula em 18 de junho de 2012. Recibo emitido pela instituição na mesma data e também apreendido na entidade registra a doação do valor. No entanto, o MPF avalia que foi um pagamento de vantagem a Lula por influência ao presidente de outro país. A doação seria uma dissimulação da origem do dinheiro ilícito, segundo a denúncia, o que configuraria crime de lavagem de dinheiro.

A defesa de Lula nega a acusação. “A doação questionada foi dirigida ao Instituto Lula, que não se confunde com a pessoa do ex-presidente. Além disso, trata-se de doação lícita, contabilizada e declarada às autoridades, feita por mera liberalidade pelo doador”, diz o advogado de Lula.

Agência Brasil

Polícia Civil prende segundo suspeito de arrastão em clínica que acabou com PM baleado em Natal

DOWGLLAS JOHNN DA SILVA MARINHO, CONHECIDO COMO GORDO, 27 ANOS.

Uma equipe da 4ª Delegacia de Polícia Civil deu cumprimento a um mandado de prisão, nesta sexta-feira (14), em desfavor de Dowgllas Johnn da Silva Marinho, conhecido como Gordo, 27 anos. Ele é suspeito de participar de uma tentativa de latrocínio contra um policial militar que estava em uma clínica no bairro Barro Vermelho, na manhã de quinta-feira (13).

No mesmo dia do crime, a Polícia Civil iniciou a investigação e prendeu Romildo do Carmo de Oliveira, 37 anos, motorista do táxi utilizado para dar fuga aos criminosos do local da ação criminosa. Após a sua prisão, Romildo confessou que levou Dowgllas e outro homem ainda sem identificação para a realização do roubo na clínica.

Durante seu interrogatório, Dowgllas também confessou a sua participação na ação. Além deste crime, ele é apontado como autor de roubos a uma gráfica no bairro Petrópolis, em Natal.

Transporte público de Natal funciona com horários diferenciados para atender ao Festival Halleluya

SERÃO 15 LINHAS CONVENCIONAIS, ALÉM DAS CINCO LINHAS CORUJÕES, ATENDENDO OS PARTICIPANTES DO EVENTO.

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), informa que montou uma operação especial de transporte para atender o Festival Halleluya. Serão 15 linhas convencionais, além das cinco linhas corujões, atendendo os participantes do evento.

Segundo a pasta, as linhas corujões são a linha A(Ribeira/Alecrim/Redinha/Brasil Novo/Parque das Dunas/Pajuçara) que sai do terminal na Ribeira às 00h15, 01h45 e 03h25; linha B(Ribeira/Midway Mall/Amarante/Parque dos Coqueiros/Nova Natal/Gramoré), que sai do terminal na Ribeira às 00h25, 01h55 e 03h25; linha C (Ribeira/Via Costeira/Ponta Negra), que sai do terminal na Ribeira às 23h40, 00h50, 02h30 e 03h45; linha E (Felipe Camarão/Cidade Nova/Ponta Negra, via Av. Bernardo Vieira) que sai do terminal em Felipe Camarão às 00h20, 01h20, 02h10, 03h10 e 04h10; e a linha 33 (Planalto/Ribeira/Praia do Meio/Mãe Luíza) que opera 24h.

DEMAIS REGIÕES

As outras regiões da cidade serão atendidas pelas linhas convencionais, que operarão de forma diferenciada.

Zona Norte

Os moradores da Zona Norte contarão, na sexta (14) e sábado (15), com nove linhas de ônibus na saída do evento para os diversos conjuntos da região. São elas:

 

Linha

Atendimento

Horário*

07

Av. Bernardo Vieira, Área de Lazer do Panatis, Alvorada IV e Jardim Progresso

00h30

08

Av. Jerônimo Câmara, Av. Cap.-Mor Gouveia, KM-06, Quintas, Av. Dr. João Medeiros Filho e Redinha

01h00

10/29

Av. Bernardo Vieira, Área de Lazer do Panatis, Av. Senhor do Bonfim, Cidade Praia e Nova Natal

00h30

26

Av. Bernardo Vieira, Área de Lazer do Panatis, Av. Paulistana, Av. das Fronteiras, Santa Catarina e Soledade

23h50

00h30

50

Av. Bernardo Vieira, Área de Lazer do Panatis, Av. Florianópolis, Av. das Fronteiras, Igapó e Av. Bel. Tomaz Landim

00h30

00h50

60

Av. Bernardo Vieira, Área de Lazer do Panatis, Av. Dr. João Medeiros Filho, Av. Itapetinga, Pajuçara e Gramoré

01h00

73

Av. Bernardo Vieira, Área de Lazer do Panatis, Av. Dr. João Medeiros Filho, Av. Itapetinga e Santarém

00h30

77

Av. Bernardo Vieira, Av. Bel. Tomaz Landim e Parque dos Coqueiros

01h15

79

Av. Bernardo Vieira, Área de Lazer do Panatis, Av. Dr. João Medeiros Filho, Av. Moema Tinoco, Brasil Novo e Parque das Dunas

01h15

* No local do evento

Zona Sul

Os moradores da Zona Sul contarão, na sexta (14) e sábado (15), com quatro linhas de ônibus na saída do evento para os diversos conjuntos da região. São elas:

 

Linha

Atendimento

Horário*

50

Av. Ayrton Senna e Serrambi

01h15

01h35

51

BR-101, Av. dos Pinheirais, Av. das Alagoas, Pirangi e Neópolis

00h20

52

Av. Ayrton Senna, Jiqui, Pirangi e Neópolis

00h55

* No local do evento

Zona Leste

Os moradores da Zona Leste contarão, na sexta (14), com três linhas de ônibus na saída do evento para os diversos conjuntos da região. São elas:

 

Linha

Atendimento

Horário*

41

Av. Prudente de Morais, Ribeira e Cidade Alta

23h50

41A

Av. Prudente de Morais, Ribeira e Cidade Alta

23h00

52

Alecrim, Cidade Alta, Ribeira e Rocas

00h30

* No local do evento

Já no sábado (14), serão duas linhas de ônibus. São elas:

 

Linha

Atendimento

Horário*

41A

Av. Prudente de Morais, Ribeira e Cidade Alta

23h00

52

Alecrim, Cidade Alta, Ribeira e Rocas

00h30

* No local do evento

Zona Oeste

Os moradores da Zona Oeste contarão, na sexta (14), com cinco linhas de ônibus na saída do evento para os diversos conjuntos da região. São elas:

 

Linha

Atendimento

Horário*

08

Av. Jerônimo Câmara, Av. Cap.-Mor Gouveia, KM-06, Quintas, Av. Dr. João Medeiros Filho e Redinha

01h00

31

Av. Jerônimo Câmara, Cidade da Esperança, Cidade Nova e Felipe Camarão

00h30

41

Av. Jerônimo Câmara, Cidade da Esperança e Cidade Nova

00h40

41A

Av. Jerônimo Câmara, Cidade da Esperança, Cidade Nova e Leningrado

23h20

599

Av. Jerônimo Câmara, Av. Cap.-Mor Gouveia, KM-06, Guarapes e Leningrado

00h30

* No local do evento

Já no sábado (15), serão quatro linhas de ônibus. São elas:

 

Linha

Atendimento

Horário*

08

Av. Jerônimo Câmara, Av. Cap.-Mor Gouveia, KM-06, Quintas, Av. Dr. João Medeiros Filho e Redinha

01h00

31

Av. Jerônimo Câmara, Cidade da Esperança, Cidade Nova e Felipe Camarão

00h30

41A

Av. Jerônimo Câmara, Cidade da Esperança, Cidade Nova e Leningrado

23h20

599

Av. Jerônimo Câmara, Av. Cap.-Mor Gouveia, KM-06, Guarapes e Leningrado

00h30

* No local do evento

No domingo, a linha 599 terá uma viagem às 23h30 para atender as regiões onde o corujão E não atende.

Procon Natal constata manutenção no preço dos combustíveis, apesar do aumento nas refinarias

DE TODOS OS COMBUSTÍVEIS PESQUISADOS, APENAS O DIESEL TEVE VARIAÇÃO MÉDIA PARA MAIS ACIMA DE 1%

O Procon Natal (Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Natal) realizou pesquisa de combustíveis na segunda quinzena de novembro, constatando que houve variação mínima nos preços, tendo os valores permanecido quase inalterados. A estabilidade dos preços se deram em meio à décima terceira semana seguida de aumento determinado pela Petrobras em razão da política de preços da companhia ter adotado o sistema de paridade com o mercado internacional desde 2017.

De todos os combustíveis pesquisados, apenas o Diesel teve variação média para mais acima de 1%. O Procon Natal recomenda aos consumidores no entanto que que sempre pesquise antes de abastecer porque se o preço de um mês para outro não mostrou grandes alterações, foram encontradas enormes diferenças entre os postos mais baratos e os mais caros.

A pesquisa completa e um ranking com os postos mais baratos da cidade podem ser encontrados na página:www.natalrn.gov.br/procon.

Fátima Bezerra anuncia titulares para a Fundação José Augusto e Secretaria de Desenvolvimento Rural do RN

CRISPINIANO NETO E ALEXANDRE LIMA, RESPECTIVAMENTE PARA A FUNDAÇÃO JOSÉ AUGUSTO (FJA) E SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E AGRICULTURA FAMILIAR (SEDRAF), ANTIGA SEARA.

A governadora eleita do RN, senadora Fátima Bezerra, anunciou nesta sexta-feira (14) os nomes de Crispiniano Neto e de Alexandre Lima, respectivamente para a Fundação José Augusto (FJA) e Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (SEDRAF), antiga Seara.

Crispiniano Neto afirmou que a ideia é reatar e ampliar parcerias e gerenciar recursos disponíveis com criatividade e zelo. “O RN tem agora uma governadora com uma vida inteira dedicada à cultura. Nossos artistas e arte agora serão uma prioridade”, destacou o cordelista.

No âmbito da Sedraf, Alexandre Lima assinalou que a ideia é contribuir com o governo na construção de políticas públicas voltadas ao fortalecimento da Agricultura Familiar, sempre levando em consideração as propostas do programa de governo. “Também reafirmo o respeito e diálogo com os movimentos sociais que serão parceiros estratégicos da SEDRAF. A minha indicação também reafirma o papel estratégico que a Uern terá no novo Governo”, disse ele,
que é professor da Universidade do Estado do RN.

Perfis

Crispiniano Neto

Formado em Engenharia Agrônoma e em Direito, Crispiniano Neto assumirá pela terceira vez a diretoria-geral da Fundação José Augusto. Ele é membro da Academia Brasileira de Literatura e Cordel – cadeira de Câmara Cascudo – e do Instituto Histórico do RN. É autor de 22 livros, dos quais 200 mil exemplares foram vendidos e adotados em mais de 500 escolas.

Alexandre Lima

Alexandre de Oliveira Lima é Engenheiro agrônomo e Prof. Adjunto do Curso de Gestão Ambiental da UERN. Possui mais de 20 anos de experiência com em planejamento e execução de projetos de Desenvolvimento Rural, ligados à agricultura familiar.

Ceará Mirim e João Câmara ganham Centrais do Cidadão em sedes próprias

AS NOVAS CENTRAIS PASSAM A FUNCIONAR COM AGENDAMENTO ELETRÔNICO PRÉVIO

O Governo do Estado entregou, nesta sexta-feira, 14, as Centrais do Cidadão nos municípios de Ceará Mirim e João Câmara. As novas centrais passam a funcionar em sedes próprias construídas pela administração estadual com recursos próprios oriundos do empréstimo ao Banco Mundial, dentro do projeto Governo Cidadão.

A reestruturação das Centrais do Cidadão em todo o Estado contempla também programa de capacitação e atualização dos servidores para melhoria do atendimento à população.

As novas Centrais passam a funcionar com agendamento eletrônico prévio. Isso possibilitará ao usuário escolher a unidade, o serviço, dia e horário que melhor lhe convier, o que evitará contratempos e demora nos atendimentos. Além disso, as unidades contam com padronização física, visual e de serviços.

“Estamos entregando novas unidades das Centrais do Cidadão reformuladas, bem equipadas e com atendimento ágil para a população em todo o Rio Grande do Norte”, afirmou o governador Robinson Faria, acrescentando que “Este é uma ação de grande importância que vai atender as demandas da população e facilitar o acesso aos serviços oferecidos pelo Estado. Com as Centrais modernizadas e bem equipadas o Governo do Estado leva cidadania e dignidade para o nosso povo”.

CENTRAIS DO CIDADÃO NO RN

Em todo o Estado, 18 Centrais do Cidadão estão em construção em terrenos próprios (incluindo a Central de Parelhas, já em funcionamento, e São Miguel que está no início do processo), visando a economia com aluguéis de mais de R$ 1 milhão/ano e oferecer serviços mais eficientes.

Quatro unidades já existentes foram reformadas. No total são 22 centrais em 20 municípios, sendo três centrais em Natal. Elas realizam mais de cinco milhões de atendimentos por ano.

O projeto foi concebido para dinamizar e garantir mais conforto aos cidadãos, obedecendo a um modelo de gestão que possa garantir a eficácia dos serviços prestados.

O programa Central do Cidadão oferece, de forma integrada, um conjunto de serviços públicos essenciais, centralizados geograficamente em um único espaço, em local de fácil acesso à população.

Militares estaduais, oficiais e praças, realizarão Assembleia para discutir sobre condições de trabalho e pagamentos

EM PAUTA, ESTÁ A CONTÍNUA DEGRADAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS MILITARES, SOMADO A CRISE FINANCEIRA – FALTA PREVISÃO DE PAGAMENTO DE DOIS DÉCIMOS TERCEIROS SALÁRIO (REFERENTE A 2017 E 2018) E DO SALÁRIO DE DEZEMBRO.

A diretoria da Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais e Bombeiros Militares do RN, junto aos diretores das demais associações representativas dos oficiais e praças militares estaduais, se reuniram na manhã desta sexta-feira (14) e deliberaram pela realização de Assembleia com toda a categoria na próxima terça-feira, (18).

Em pauta, está a contínua degradação das condições de trabalho dos militares, somado a crise financeira – falta previsão de pagamento de dois décimos terceiros salário (referente a 2017 e 2018) e do salário de dezembro. “Vamos discutir em Assembleia qual será o posicionamento da categoria frente à estas situações. Ainda em janeiro deste ano firmamos o Termo de Compromisso com o Governo destacando esses dois itens, o que não foi cumprido e a situação só tem piorado”, revela o subtenente Eliabe Marques, presidente da ASSPMBMRN.

Os diretores decidiram que a Assembleia acontecerá em dois momentos. Os subtenentes, sargentos e oficiais farão a Assembleia na terça-feira (18), a partir das 14h no Clube dos Oficiais. Já os cabos e soldados se reunirão, ainda no mesmo dia, no Clube Tiradentes, a partir das 15h.

Nas duas oportunidades as discussões serão sobre:

– Condições de Trabalho;

– Pagamento do 13º Salário (2017 e 2018);

– Previsão de pagamento do salário de Dezembro.