SELO BLOG FM (4)

Categoria: dezembro 11, 2018

Governo do RN anuncia programação de reabertura do Teatro Lauro Monte Filho

O TEATRO FUNCIONA NO PRÉDIO DO ANTIGO CINE CID, UM DOS POUCOS QUE RESISTIU A ERA MODERNA QUE APAGOU DA MEMÓRIA DO PÚBLICO E ENCERROU A TRADIÇÃO DOS CINES TEATROS DA CIDADE. (FOTO: JOÃO VITAL)

“A entrega dessa obra significa que toda luta da classe cultural foi válida. Aqui é um templo que acolheu e formou muitos artistas. Ver essa estrutura moderna nos faz acreditar que todo sonho pode virar realidade”,  diz Joriana Pontes, artista e produtora cultural.

O depoimento de Joriana Pontes reforça o sentimento de dever cumprido do diretor geral da Fundação José Augusto, jornalista Amaury Júnior ao anunciar que o teatro fechado há quase 10 anos, finalmente será reaberto e entregue a classe artística e à população mossoroense com uma programação que terá início no dia 18 de dezembro, às 20h, com o Concerto Oficial da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte.

A OSRN vai se apresentar para convidados sob a regência do Maestro Linus Lerner, em noite memorável com a presença da atriz Tony Silva formando dupla com Plínio Sá, estreando no novo palco, como mestres de cerimônia. Também estão confirmadas as participações do cantor multifacetado Isaque Galvão e do poeta Antônio Francisco.

A obra do teatro Lauro Monte Filho, em Mossoró, recebeu um investimento de cerca de R$ 5 milhões do Governo do RN, com recursos do Acordo de Empréstimo com o Banco Mundial. “Estamos entregando um novo teatro, totalmente moderno, reestruturado, climatizado, com acessibilidade e uma nova estrutura tecnocênica”, destacou Amauy Júnior.

Saiba mais

A capacidade do Teatro Lauro Monte é de 483 pessoas. A reforma contemplou um moderno sistema de som com entrada digital, 40 microfones e 8 retornos, climatização, tela de projeção de cinema, 8 varas de iluminação secundária e uma principal, clicograma, acessibilidade, elevadores e uma subestação de energia de 380KVA.

Memória

Principal palco do Oeste Potiguar, o Teatro Lauro Monte Filho contribuiu significativamente para a efervescência cultural de Mossoró, despertando na classe artística o desejo de concorrer ao título de capital da cultura.

O teatro funciona no prédio do antigo Cine Cid, um dos poucos que resistiu a era moderna que apagou da memória do público e encerrou a tradição dos cines teatros da cidade. Administrado pela Fundação José Augusto é o único equipamento de cultura que continua vinculado às raízes artístico-culturais de Mossoró.

Nesse intervalo de tempo, foi templo da Igreja Universal do Reino de Deus, alugado em seguida pela Prefeitura de Mossoró para abrigar um teatro municipal. Após reformas, o antigo prédio passou a teatro estadual em 13 de dezembro de 1999, quando o Governo do Estado comprou o imóvel.

Serviço

Programação Inauguração Teatro Lauro Monte Filho

18/12 – Terça-feira – 20h

Concerto Oficial da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte

Maestro: Linus Lerner

Mestres de cerimônia: Tony Silva e Plínio Sá

Participação especial: Isaque Galvão e  Poeta Antônio Francisco

Abertura: Movimento Arte e Violão

(Evento para convidados)

 

19/12 – Quarta-feira – 20h

Concerto 30 Anos do Coral Canto do Povo

Regente: Eli Cavalcante

(Aberto ao público)

 

20/12 – Quinta-feira – 20h

Gonzagando – Companhia de Dança do Teatro Alberto Maranhão

Direção artística: Wanie Rose

(Aberto ao público)

 

21/12 – Sexta-feira – 20h

Casatória c’a Defunta (Cia Teatral Pão Doce)

(Aberto ao público)

 

22/12 – Sábado – 20h

Casa do Louvor (Cia Bagana de Teatro)

(Aberto ao público)

 

23/12 – Domingo – 16h

A Coisa do Humano (Cia Bagana de Teatro)

(Aberto ao público)

Filha acusa João de Deus de assédio sexual e pede indenização milionária

João de Deus e Dalva Teixeira (Foto: Reprodução)

DALVA TEIXEIRA ABRIU UM PROCESSO CONTRA O PRÓPRIO PAI E REVELA QUE SOFRIA ASSÉDIO QUANDO AINDA ERA MENOR DE IDADE. (FOTO: REPRODUÇÃO)

Depois de dezenas de mulheres denunciarem João de Deus por assédio sexual, Dalva Teixeira, filha do médium, veio a público revelar que foi estuprada pelo próprio pai. Por motivo de segurança, ela está escondida e é representada pelo advogado Marcos Bocchini num processo movido neste ano e que corre sob sigilo em Goiás.

Segundo fontes ouvidas por Marie Claire, Dalva foi estuprada pelo pai quando ainda era menor de idade e hoje pede uma indenização de R$ 50 milhões numa ação judicial de reparação por danos morais sofridos em razão de estupro continuado.

Sabrina Bittencourt, ativista social pelos direitos humanos e Doutora Honoris Causa por seu trabalho humanitário pela UCEM – Universidad del Centro, no México, é quem está em contato com a filha do líder espiritual. Segundo ela, Dalva está protegida e vive escondida. Autorizada pelo advogado a falar em nome de Dalva em entrevista exclusiva à Marie Claire, Sabrina explica que os filhos de Dalva entraram com um processo contra o avô em 2017 para tentar atenuar o sofrimento da mãe, mas foram coagidos – na mesma época – a gravar um vídeo desmentindo a acusação de abuso.

“Ela sofreu danos emocionais sérios. Os filhos querem tirar a mãe disso”, diz. “A Dalva só pode falar em audiência e foi coagida a fazer um vídeo em 2017, que foi divulgado agora como se ela o tivesse feito hoje, como se fosse um vídeo deste ano. Dalva foi internada contra a própria vontade e ficou sedada por muito tempo. A equipe do João foi até a clínica e a obrigou a gravá-lo. Se ela não fizesse isso, os filhos dela seriam mortos. Por conta disso, ela não seguiu com o processo. Ela conseguiu sair da internação e hoje tem sido ameaçada de morte pelos capangas do João de Deus”, alega Sabrina.

A ativista está articulando a proteção de Dalva e do advogado de defesa juntamente a organismos de direitos humanos internacionais. Foi Sabrina quem ajudou a denunciar os casos de abuso sexual cometido pelo líder religioso Sri Prem Baba (divulgados em 30 de agosto pela revista Época), e tem focado seus esforços nas investigações das denúncias contra João de Deus. Morando fora do Brasil, Sabrina conta que tem fugido, de país em país, por medo de represálias.

“Fui ameaçada de morte e me mudo de casa a cada dez dias”, afirma a ativista. “Estou em um autoexílio há muito tempo por causa dessas causas. Não tenho interesse específico de destruir João de Deus, até porque ele está se destruindo sozinho. Quero apenas abrir os olhos para esses fatos que estão acontecendo pelo mundo. O feminismo não pode ser seletivo. Essas mulheres precisam ter voz”, acredita.

“Isso deve ser de interesse do poder público internacional. As vítimas estrangeiras dele têm que procurar as embaixadas brasileiras para fazer uma denúncia formal. Diplomaticamente, o Brasil vai ter que dar uma resposta a isso”, entende Sabrina. “Recebi relatos de pessoas denunciando-o por garimpos ilegais e por colocar muitas pessoas como laranjas nestes lugares e em suas fazendas. Todo esse material e essas testemunhas estão sendo encaminhados para as autoridades brasileiras investigarem”, esclarece ela sobre as denúncias feitas anteriormente a João de Deus, que já foi acusado por assédio sexual em 2010 e absolvido por falta de provas.

Quem é o médium?

João Teixeira de Faria nasceu em Cachoeira da Fumaça, no interior de Goiás, e ganhou fama internacional com seu dom sobrenatural, a mediunidade, tornando-se conhecido como João de Deus. Na Casa Dom Inácio de Loyola, fundada pelo guia em 1976 em Abadiânia, a 120 km de Brasília, ele atende milhares de pessoas anualmente, que o procuram em busca de curas espirituais e para problemas físicos.

Entre as celebridades que já passaram pela propriedade do médium estão Xuxa, Marcos Mion, Luciana Gimenez, Claudia Raia, Naomi Campbell e Fábio Assunção, além do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que fez visitas ao médium em 2015 por conta de um câncer na laringe, hoje sob controle. Dilma Rousseff também visitou a casa espiritual depois de ser diagnosticada com um câncer no sistema linfático em 2008.

Em 2012, Oprah Winfrey diz que “sentiu algo muito forte, muito além do que esperava” em visita a João de Deus quando gravou um quadro para seu programa Super Soul Sunday.

Hoje, aos 76 anos, João é casado e tem nove filhos. Sua mulher, Ana Keyla Teixeira Lourenço, de 36, é mãe da mais nova de seus filhos, uma menina de 3 anos.

Marie Claire

Cantores sertanejos homenageiam Bolsonaro em Brasília

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, participa de almoço com artistas sertanejos, no Clube do Exército, em Brasília.

O PRESIDENTE ELEITO, JAIR BOLSONARO, E O CANTOR AMADO BATISTA, NO CLUBE DO EXÉRCITO . (FOTO: JOSÉ CRUZ/AGÊNCIA BRASIL)

Em um almoço fora da agenda oficial, oferecido por empresários e um grupo de 30 cantores e duplas sertanejas no Clube do Exército, o presidente eleito, Jair Bolsonaro, exaltou hoje (11) a importância desse estilo musical para a cultura brasileira e lembrou que o som caipira marcou momentos de sua vida. Ele ficou ao lado de Amado Batista e confessou ser encantado com a canção Amor à Primeira Vista.

A música fala de um homem apaixonado que teme revelar seu amor. “Chegamos até aqui. Vocês entenderam que está na hora de mudar”, disse o presidente eleito, que ganhou um chapéu de vaqueiro do grupo, no qual estavam Bruno e Marrone, Gean e Giovani e Mato Grosso (da dupla com Matias), além de Amado Batista.

Ao se dirigir aos sertanejos, Bolsonaro lembrou sua trajetória no Exército e na política e voltou a afirmar que, com o apoio da população, mudará “o destino do Brasil com muita humildade e honra”.

A três semanas da posse, no dia 1º de janeiro, o presidente eleito reiterou suas bandeiras, como a valorização da família. “O Brasil tem tudo. E o que nós somos? Somos o que não deveríamos ser. Esse time, com o povo do nosso lado, vai mudar o destino da nossa nação.”

Responsáveis pela organização do almoço, os empresários Uugton Batista, Simone Batista e o radialista paranaense Jackson Pomin disseram que o encontro estava planejado para a véspera do segundo turno.

A data acabou sendo alterada depois do ataque a faca sofrido por Bolsonaro, em 6 de setembro, durante a campanha presidencial em Juiz de Fora, Minas Gerais. Inicialmente, seria uma confraternização na fazenda do cantor Marrone, em Goiás.

Segundo Pomin, com a mudança de planos, o evento acabou se transformando em uma homenagem para felicitar Bolsonaro pela vitória nas urnas.

Agência Brasil

Conema aprova o Plano de Manejo da reserva Ponta do Tubarão

DURANTE A REUNIÃO, O DOCUMENTO FOI APRESENTADO PELO PROFESSOR RODRIGO GUIMARÃES, COORDENADOR TÉCNICO/CIENTÍFICO DE ANÁLISE AMBIENTAL DA FUNCITERN

O Conselho de Meio Ambiente do Estado do RN (Conema) aprovou nesta terça-feira (11), durante reunião a 85 reunião ordinária, no auditório da Secretaria Estadual do meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), o Plano de Manejo e gestão ambiental da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Estadual Ponta do Tubarão, localizada nos municípios de Macau e Guamaré.

A proposta encaminhada ao Colegiado foi elaborada pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), por meio daFundação para a o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do RN (Funcitern) e em parceria com o conselho gestor da reserva.

O Plano de manejo contém o diagnóstico da área e os programas de gestão ambiental a serem implantados. Durante a reunião, o documento foi apresentado pelo Professor Rodrigo Guimarães, Coordenador Técnico/Científico de Análise Ambiental da Funcitern. “Elaboramos sete programas de manejo em diferentes áreas, entre elas, comunicação, ordenamento de pesca, visitação turística e fiscalização”, destaca. Rodrigo ressalta ainda que o plano também engloba o Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) da área, que consiste na delimitação de zonas ambientais e atribuição de usos e atividades compatíveis segundo as vocações de cada uma delas.

Para o Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos e Presidente do Conema, Mairton França, a aprovação do instrumento é mais um passo importante na consolidação da unidade. “Essa reserva é uma das mais relevantes, também do ponto de vista social, porque ela ainda preserva o modo de vida tradicional da comunidade” diz Mairton.

O Diretor do Idema, Rondinelli Oliveira, explica que o Estado agora vai definir uma estratégia para implementação de todos os programas previstos no trabalho, mas que isso deverá acontecer já no primeiro trimestre de 2019.

“A aprovação do plano é um divisor de águas, é a concretização de um sonho para nós moradores, que lutamos por isso há mais de 10 anos. Ele vai nos auxiliar a permanecer e desenvolver as atividades de sustento de forma mais arrojada, porém preservando nosso paraíso” comemora Cledemilson Félix, representante local da Reserva.

RDS PONTA DO TUBARÃO

A Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual (RDS) Ponta do Tubarão foi criada através da Lei Estadual n° 8.349 de 18 de julho de 2003. A área delimitada para sua implantação compreende um território que abrange áreas dos municípios de Macau e Guamaré, nas quais se localizam as comunidades de Barreiras, Diogo Lopes, Sertãozinho, Chico Martins, Cacimba da Baixa, Baixa do Grito, Pau Feito, Soledade, Canto da Imburana, Mangue Seco I e II e Lagoa Doce.  É uma região de extrema importância ambiental por conter manguezais, extenso campo de dunas, caatinga, e área marinha que se estende por 2 km da linha da costa. A principal forma de subsistência dos cerca de 10.000 moradores é a pesca artesanal.

Revista da Assembleia Legislativa do RN será lançada nesta quinta-feira

A REVISTA DEDICA SUAS PÁGINAS À ATUAÇÃO LEGISLATIVA. (FOTO: JOÃO GILBERTO)

A Assembleia Legislativa lança, na próxima quinta-feira (13), a revista anual do Poder Legislativo estadual. A publicação traz um balanço das atividades parlamentares em 2018 e dos fatos que marcaram a 61ª Legislatura. Na capa, o destaque para a campanha institucional “Autismo: entenda o ritmo de cada um”, lançada no início do mês de novembro e que chama a atenção para a necessidade de intervenção precoce.

A revista dedica suas páginas à atuação legislativa, seja através da proposição de leis, pleitos ao Poder Executivo e debates de temas em evidência, ou pelo trabalho nas Comissões e no Plenário da Casa, bem como ainda de ações encampadas por outros projetos nos quais o Parlamento vai além do seu papel de legislar, como os investimento para fortalecimento dos setores da Saúde e Segurança, com a doação de veículos e realização de mostras culturais e gastronômicas, por exemplo. Destaque para a continuidade das ações de economicidade na Assembleia Legislativa.

Nas palavras do presidente Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), responsável pelo texto de apresentação da publicação, a revista compõe “um conjunto de atividades pensadas, executadas e compartilhadas pelos 24 deputados ao longo da 61ª Legislatura, período em que a Casa cumpriu seu papel de legislar, fiscalizar e julgar a contas do Poder Executivo e de debater com a sociedade”.

Distribuído ao longo de 64 páginas, o conteúdo da revista documenta as ações da Casa Legislativa em diversas áreas, como por exemplo na educação, com destaque para a matéria sobre os cursos de pós-graduação oferecidos à comunidade pela Escola da Assembleia e a parceria com a UFRN. Na área cultural, destaca-se a que retrata a atuação do Memorial do Legislativo, remontando a história do Parlamento Estadual.

A diversidade das atividades desempenhas pela Casa também são evidenciadas na publicação, abordando temas como os benefícios oferecidos pelas leis aprovadas pelos parlamentares, a importância dos debates em audiências públicas, as homenagens e reconhecimentos a grupos e personalidades de destaque, e o trabalho dos diversos setores que formam o Legislativo Estadual, assim como a preocupação em executá-lo de forma eficaz e eficiente. Um documento para ser preservado, a publicação traça o perfil dos 24 deputados da 61ª legislatura e uma linha do tempo com os principais fatos do período.

SESI Big Band encerra temporada em ‘Concerto Natalino 2018’ com Yamandu Costa

APRESENTAÇÃO É GRATUITA E TEM AINDA HILKELIA PINHEIROS E AGAMEDES RODRIGUES

Mãos habilidosas que dedilham violão e preenchem espaços com música da melhor qualidade, somados a orquestra com arranjos singulares e criativos. Essa é a junção para o Concerto Natalino 2018’, da SESI Big Band convida Yamandu Costa que acontece dia 22 de dezembro, a partir das 19h30, na Catedral Metropolitana, além de participações especiais da soprano Hilkelia Pinheiros e do tenor Agamedes Rodrigues, com entrada gratuita.

Fundada em 2013, a SESI Big Band tem regência do maestro Eugènio Graça e é formada por 25 músicos instrutores/professores do projeto SESI Arte do RN. Para o concerto de dezembro, a orquestra divide palco pela segunda vez com um dos maiores fenômenos da música brasileira, Yamandu Costa, ao qual recria a magia da música em seu toque. Ele mistura todos os estilos e cria interpretações de rara personalidade no seu violão de sete cordas. Para a noite, no repertório, músicas do popular nordestino ao erudito e, claro, não poderia faltar as de temas natalinas.

Para encerrar a temporada 2018 da SESI Big Band, tem mais: os cantores de ópera Hilkelia e Agamedes preparam surpresas regidas por Eugènio para ecoar na Catedral, no total de duas horas de puro arrebatamento musical. “Nada melhor do que um espetáculo de Natal convidando o talentoso Yamandu e esses maravilhosos cantores para encerrar a temporada 2018 da orquestra”, ressalta o maestro.

Serviço:

Concerto Natalino 2018 – SESI Big Band convida Yamandu Costa

Quando: 22 de dezembro (sábado)

Onde: Catedral Metropolitana

Horário: 19h30

Entrada: gratuita

Secretária de Planejamento de Carlos Eduardo, Virgínia Ferreira é escolhida para ser titular da Administração de Fátima Bezerra

ECONOMISTA MARIA VIRGÍNIA FERREIRA FOI SECRETÁRIA DE PLANEJAMENTO DA PREFEITURA DE NATAL DE 2005 A 2008 E DE 2013 A 2016

A governadora eleita do Rio Grande do Norte, senadora Fátima Bezerra, escolheu a economista Virgínia Ferreira para a Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos do seu governo. Ela destacou que a experiência e reconhecida competência técnica da futura auxiliar serão importantes para que o governo atinja as metas de controle nos gastos públicos, modernização da gestão, contenção de despesas e de valorização dos servidores.

Virgínia Ferreira agradeceu a confiança da governadora eleita e assinalou que entre os desafios da Secretaria está o de assegurar um plano de ações dentro de uma perspectiva de economicidade, sustentabilidade e de deliberar a desburocratização dos serviços públicos. “Implementaremos uma política eficiente na gestão dos recursos humanos e materiais, como também patrimoniais e tecnológicos do estado. Precisamos trabalhar com inteligência, sagacidade e determinação para que o governo possa prestar um serviço público de qualidade, valorizar e qualificar permanentemente o servidor, aproximá-los da gestão, otimizar os gastos públicos e retomar a credibilidade do Governo do Estado”, disse Virgínia Ferreira.

Perfil

Maria Virgínia Ferreira Lopes é formada em Economia pela UFRN. Especialista em Planejamento e Orçamento e na área de Projetos Econômicos e Sociais, trabalhou no Dieese, onde ocupou a função de supervisora técnica. É funcionária de carreira da administração indireta – Datanorte – do Estado do Rio Grande do Norte. Foi presidente do Conselho Regional de Economia e do Sindicato dos Economistas do RN. Secretária de Planejamento da Prefeitura de Natal de 2005 a 2008 e de 2013 a 2016, comandou também a pasta de Meio Ambiente e Urbanismo do município e atualmente ocupa o cargo de Secretária de Planejamento da Prefeitura do Natal. Foi Coordenadora do Observatório do Trabalho do Rio Grande do Norte de 2009 a 2012.

Deputado apresenta projeto para criação de áreas para ciclistas em vias do RN

A PROPOSTA, ANUNCIADA HOJE (11) NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, PREVÊ A DELIMITAÇÃO DE TRECHOS COM MÍNIMO DE MIL METROS LINEARES NOS DOIS SENTIDOS DAS VIAS.(FOTO: EDUARDO MAIA)

O deputado estadual Nélter Queiroz (MDB) apresentou projeto de lei que cria Áreas de Proteção aos Ciclistas de Competição (APPC) nas vias públicas do Rio Grande do Norte. A proposta, anunciada na manhã desta terça-feira (11) na Assembleia Legislativa, prevê a delimitação de trechos com mínimo de mil metros lineares nos dois sentidos das vias – totalizando 2 mil metros lineares. O primeiro trecho seria na RN 063, mais conhecida como Rota do Sol.

“A Rota do Sol, quando aprovado este projeto, será a primeira APCC, com horário de funcionamento das 16h às 19h, de segunda a sexta-feira, e das 16h às 20h, nos sábados, domingos e feriados”, explicou. O descumprimento dos termos é passível de multa.

Os acidentes envolvendo ciclistas representa 10,7% do total em todo país, segundo dados apresentados pelo deputado. “A vulnerabilidade dos ciclistas ocorre porque as bicicletas são veículos híbridos, ora atuam como os demais e ora como pedestres. Esse projeto oferece uma proteção física para que os atletas possam treinar”, disse Nélter Queiroz.

O deputado finalizou destacando a importância do projeto também como forma de incentivo à prática esportiva. “Natal já foi eleita a capital com maior nível de sedentarismo e um dos fatores responsáveis é a falta de estimulo ao esporte ao ar livre”, disse.