SELO BLOG FM (4)

Categoria: dezembro 5, 2018

“Somos todos Tomba”: população vai às ruas de Santa Cruz protestar contra o prefeito interino Gean Paraibano; veja o vídeo

 

Personificando uma espécie de “Odorico Paraguaçu” dos tempos modernos, o vereador e prefeito interino de Santa Cruz,  Gean Paraibano, vem sentido na própria pele a ira da população santa-cruzense, que tem ido às ruas mostrar lealdade ao deputado Tomba Farias, marido da ex-prefeita Fernanda Costa, cassada  pela justiça federal no final do mês de Outubro. Hoje, populares se amontoaram em frente ao prédio do Legislativo municipal, aos gritos “Somos todos Tomba”.

Vice-presidente da Câmara de Santa Cruz, o vereador dublê de “Odorico Paraguaçu” se apossou da prefeitura de Santa Cruz, após assumir a presidência da Câmara Municipal. Com a conivência de três vereadores que escaparam de ser cassados pela Justiça Eleitoral e que fazem oposição a Tomba Farias, Gean Paraibano não deu posse aos suplentes dos vereadores que foram cassados, para evitar que uma nova eleição para a Mesa Diretora fosse feita.

Após assumir a interinidade do cargo de prefeito, Gean Paraibano teve como uma de suas primeiras iniciativas gravar um vídeo no qual caprichou na demagogia e prometeu anular o aumento do IPTU aprovado pela Câmara Municipal na gestão Fernanda Costa. Um detalhe torna o fato mais cômico: o tal aumento da tarifa do IPTU foi aprovado com o voto favorável do próprio “Odorico” santa-cruzense.

COMO “ODORICO PARAGUAÇU, PREFEITO INTERINO GEAN PARAIBANO PROMETE ANULAR AUMENTO DO IPTU QUE ELE MESMO VOTOU A FAVOR

Com exceção dos surtos demagógicos que protagonizou, o prefeito interino não tem feito nada, senão se mostrar impotente e despreparado para assumir as rédeas do poder e debelar a crise administrativa que tomou conta da cidade.

Do dia para a noite, Santa Cruz migrou da condição de município extremamente equilibrado para uma cidade onde os serviços essenciais estão à beira do colapso.

Além da raiva da população, Gean Paraibano se deparou ainda com um pedido coletivo de demissão de secretários e cargos comissionados da gestão Fernanda Costa. Com o caos prestes a se instalado, o “Odorico” santa-cruzense gravou um novo vídeo no qual fez um apelo patético para que o funcionalismo não abandonasse seus postos.

Segundo informações colhidas junto a formadores de opinião de Santa Cruz, o inferno astral do prefeito Interino no personagem de “Odorico Paraguaçu” pode acabar nos próximos dias, já que haverá a eleição de um novo presidente da Câmara Municipal, que assumirá a prefeitura até a realização de uma eleição suplementar.

Aliás, até que as eleições suplementares sejam realizadas, Santa Cruz corre o risco de ter até o início de 2019 dois prefeitos interinos: nos próximos dias devem ser eleitos dois presidentes de Câmara Municipal – o primeiro para exercer o cargo no restante de 2018, e o segundo a partir de 2019.

É um caos patrocinado pela miopia da Justiça Eleitoral, que poderia ter optado por punir a ex-prefeita Fernanda Costa com a inelegibilidade política, sem, no entanto, determinar a cassação imediata do seu mandato.

O resumo da ópera é que uma cidade que há anos convive com um “boom” desenvolvimentista, tem as finanças extremamente oxigenadas e que estava prestes a ter a sua economia alavancada pela implantação de um teleférico que a consagraria como polo de turismo religioso nacional, corre agora o risco de cair no “buraco negro” da mediocridade, como é a realidade em diversos municípios interioranos do Nordeste brasileiro.

O preço da miopia da Justiça Eleitoral quem vai pagar é a população de Santa Cruz – inclusive a parte dela que atualmente comemora a cassação da prefeita Fernanda Costa, sem levar em consideração que os risos de hoje podem ser as lágrimas de amanhã.

Semarh firma parceria com Universidades e Prefeituras pra recuperar nascentes do rio Apodi-Mossoró

A PARCERIA ESTÁ SENDO EXECUTADA NO ÂMBITO DO “PLANTADORES DE ÁGUA”

Com a proposta de recuperar e preservar as nascentes do rio Apodi-Mossoró, o Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Mairton França, assinou, na manhã de hoje (05), um termo de compromisso com representantes de instituições que atuam na bacia, entre eles, o reitor da Universidade do Estado do RN (Uern), Pedro Fernandes, o vice-reitor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), José Domingues, a coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (Caop), Mariana Barbalho, o Prefeito de Portalegre, Manoel de Freitas, e a Prefeita de Tenente Ananias, Larissa Rocha.

A parceria está sendo executada no âmbito do “Plantadores de Água”, projeto que a  Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), por meio da sua Coordenadoria de Meio Ambiente e Saneamento (Comeas), está desenvolvendo para auxiliar no processo de recuperação ambiental das nascentes dos rios potiguares, bem como conscientizar a população do entorno acerca dos cuidados e os usos devidos das áreas que circundam o local de preservação.

“O foco é ampliar nossa política educativa contando com o apoio de toda sociedade” frisa Mairton, explicando que após as instituições terem se mobilizado pela causa e firmado parceria, o próximo passo é elencar as ações ambientais necessárias, de acordo com a localidade, e capacitar os agentes municipais para funcionarem como multiplicadores. Ele destaca ainda que a realização desse projeto vem ao encontro do trabalho de construção de bases, que o Ministério do Meio Ambiente está desenvolvendo para elaborar a Política Nacional de Revitalização de Bacias Hidrográficas.

Pedro Fernandes, Reitor da Uern, ressaltou o papel fundamental das universidades, não só na transmissão de conhecimento científico, mas no incentivo de que a consciência sustentável possa ser despertada nos alunos e na sociedade, através de atividades de extensão. “Vamos abraçar essa parceria em prol do nosso rio fundamental para população da bacia” disse Pedro.

 “As universidades, através dos seus projetos de pesquisa, vão nos auxiliar nas ações de monitoramento e análise da qualidade de água, por exemplo, e os municípios com campanhas de controle da erosão do solo, por meio do plantio de mudas” frisa Clara Câmara, Coordenadora da Comeas.

Para o Prefeito de Portalegre, Manoel de Freitas, o “Plantadores de Água” já está ajudando na mudança de mentalidade dos moradores: “As pessoas estão começando a entender a importância de preservar as nascentes, inclusive a relevância econômica que isso tem para o nosso município, que também sobrevive do turismo” .

O Presidente do Instituto de Gestão de Águas do RN (Igarn), Josivan Cardoso, e o Diretor Técnico do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema), Luiz Augusto, também assinaram o termo de cooperação. “Vamos aumentar nossa atividade de fiscalização e regularização, nessa área, para garantir sustentabilidade ambiental e hídrica” ressalta Josivan.

A Semarh realizou um trabalho de campo, identificando os principais problemas, cadastrando proprietários rurais e conversando com os gestores de municípios onde existem nascentes perenes, entre eles, Coronel Joao Pessoa, Dr. Severiano, Martins, Portalegre, Luís Gomes, Tenente Ananias e São Miguel. O diagnóstico constatou 59 nascentes perenes e identificou que a maioria delas se encontra com algum grau de antropização, ou seja, níveis variados de degradação causada por interferência humana.

O diagnóstico final e os relatórios das oficinas realizadas nos municípios estão disponíveis no nosso site: www.semarh.rn.gov.br

PSDB vai votar com Bolsonaro nas reformas, diz líder

PARLAMENTARES DO PSDB CHEGAM AO CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL (CCBB), PARA REUNIÃO COM BOLSONARO E A EQUIPE DE TRANSIÇÃO. (FOTO: VALTER CAMPANATO/AGÊNCIA BRASIL)

O líder do PSDB na Câmara, deputado Nilson Leitão (MT), disse hoje (5) que a bancada tucana vai apoiar as propostas do governo Jair Bolsonaro que coincidirem com a pauta do partido. “O governo Bolsonaro vai ter apoio para tudo aquilo que for agenda tucana”, afirmou, depois do encontro dos parlamentares do PSDB com o presidente eleito.

Segundo o deputado, as reformas unem o PSDB e Bolsonaro. “Reforma tributária, reforma da Previdência, pacto federativo, redução da máquina pública são temas que foram debatidos, e é isso que ele deseja”, afirmou.

Conforme relato do líder, o presidente eleito pediu ajuda do PSDB para governar. “Ele quer ajuda da bancada tucana naquilo que nos conforta em colaborar. Ele deixou claro que o PSDB entra e sai desta reunião com a consciência de que precisa ajudar o Brasil e que não precisa estar dentro do governo para isso”, disse.

O tucano citou ainda projetos em tramitação no Congresso em relação ao licenciamento ambiental e a reformulação da secretaria nacional do índio, que estão em sintonia com pronunciamentos de Bolsonaro. “Obviamente terá o apoio no Congresso Nacional, não em questões de cargos ou ministérios”, afirmou.

Propostas

Para o líder, está se desenhando uma nova configuração no Congresso em que a base parlamentar do governo se formará em torno de propostas. “Muitos blocos vão se formar, mas a maior adesão se dará nas reformas. Base aliada para a Previdência, base aliada para tributação e outros temas”, disse.

O tucano defende que o presidente eleito use o seu capital político para aprovar as reformas. “Essa é a vontade da bancada tucana”, afirmou.

O líder disse que o futuro governo poderá aproveitar temas da reforma da Previdência que já foram debatidos na Câmara para colocar em votação, entre eles, a idade mínima para aposentadoria. “Aquilo que não está pronto vem em uma segunda etapa, mas não pode desperdiçar tudo aquilo que foi aprofundado”, argumentou.

Segundo o líder, outro tema que pode ser adotado é a separação dos benefícios assistenciais dos previdenciários, inclusive a aposentadoria rural. “É preciso rever o modelo disso tudo”, afirmou. “O que não pode é continuar com rombo [na Previdência]”, completou o tucano, defendendo una fiscalização dos benefícios assistenciais.

Agência Brasil

Condomínio reserva anuncia entrega um ano antes do prazo

ATÉ O MOMENTO, 75% DOS 440 LOTES, QUE TÊM A PARTIR DE 390M², JÁ FORAM VENDIDOS.

Primeiro condomínio reserva do Rio Grande do Norte, o YBY Natureza anunciou que vai entregar o empreendimento pelo menos um ano antes do prazo estabelecido no início das vendas, que era dezembro de 2020. As obras estão avançadas na área que tem o total 450 mil m², dos quais 30% são de área verde, incluindo duas reservas naturais preservadas. Até o momento, 75% dos 440 lotes, que têm a partir de 390m², já foram vendidos.

Moisés Dantas, diretor executivo da Habitax Urbanismo, explica que a entrega antecipada tem relação direta com a receptividade do condomínio. “O excelente ritmo de vendas fez avançar o calendário inicial de obras. Agora, estamos concentrando os esforços para finalizar as obras, já que temos a maior parte do empreendimento com proprietários definidos”. Ainda de acordo com ele, o sucesso das vendas, mesmo em tempos de crise no setor, deve-se ao fato de oferecerem um condomínio com diferenciais de sofisticação, segurança e vida integrada à natureza.

Referências nacionais, o paisagista Benedito Abbud, o urbanista Fabiano Pereira e o arquiteto Leonardo Maia são os responsáveis pelo projeto que segue modelos já existentes em São Paulo e no Rio de Janeiro, com fiação subterrânea, pista de cooper, trilha ecológica, Plano Diretor de Segurança e área verde três vezes maior que a do Bosque dos Namorados.

Contribuintes já podem imprimir carnê de IPTU com 16% de desconto

OS CARNÊS, PARA QUE NÃO OPTAR PELO DESCONTO DO PAGAMENTO ANTECIPADO, SERÃO IMPRESSOS A PARTIR DE 5 DE JANEIRO E ENTREGUES ENTRE 20 DE JANEIRO E 15 DE FEVEREIRO PARA PAGAMENTO DE ACORDO COM OS GRUPOS

Os contribuintes de Natal, em dia com o FISCO Municipal têm o benefício de pagar o Imposto Territorial Urbano – IPTU com desconto de 16% à vista até o dia 3 de janeiro. No exercício 2018, este desconto foi de 15,78%. Além disso, seguindo o que determina a Lei Municipal que estimula a sustentabilidade a eficiência e a economia, a gestão do Município disponibilizou, no próprio site, a possibilidade de impressão do Documento de Arrecadação Municipal – DAM, facilitando a vida do contribuinte.

O Decreto 11.639/2018 e a portaria 067 da Secretaria Municipal de Tributação – SEMUT regulamentam o Código Tributário Municipal, aprovado em 2017, prevendo as vantagens para os contribuintes, como reduções na base de cálculo de 25 a 75% para pequenos imóveis com valor venal de até R$ 80 mil, isenções para casas unifamiliares de até 50m2 construídas em terrenos de até 200m2, além das reduções de acordo com os bairros.

“As mudanças previstas no Código Tributário precisavam ser implementadas até por uma questão de justiça. Nós tínhamos numa mesma rua apartamentos caríssimos que pagavam, em termos de percentual, a mesma coisa que uma pequena casa. Além disso, as mudanças desse ano precisavam ser aplicadas sob o risco de sermos cobrados judicialmente por não aplicarmos a Lei”, explica o secretário da SEMUT, Ludenílson Lopes.

O secretário aponta que além da determinação legal, o processo ficou ainda mais transparente para a população, uma vez que, por exemplo, aqueles que pretendem pagar antecipadamente, com desconto de até 16%, têm acesso, na hora da impressão do DAM, a todos os cálculos que explicam a composição do valor do seu IPTU. “Junto com o DAM, o contribuinte imprime todos os dados referentes a alíquotas e cálculos previstos na Lei”, comenta.

Além da novidade no processo tecnológico, a SEMUT alerta para alterações na Lei que estão sendo implementadas pela Secretaria no IPTU 2019. O imóvel que não é estritamente residencial com dimensões inferiores a 1.000 m2, passará a ter alíquota de 1% sobre o seu valor venal. Antes da aprovação da Lei pela Câmara Municipal em 2017, apenas os imóveis com tamanho acima de 1.000m2 tinham alíquota de 1%. “Este ano não tivemos tempo para implantar essas alterações, por isso estamos fazendo para 2019. Lembrando que essa mudança só se refere ao IPTU.

A Taxa de Lixo, por exemplo, não teve mudança”, fala o secretário.
Outra mudança que poderá ser percebida pelos contribuintes diz respeito ao valor venal dos imóveis. “A fiscalização atualizou o valor venal de cerca de 12 mil imóveis em Natal. Muitos deles, como o caso dos adquiridos pelo Minha Casa Minha Vida tiveram redução de até 40%, o que incide diretamente no cálculo do IPTU. No entanto, a auditoria também observou que muitos imóveis estão com o valor aquém daquele do mercado. Nós cometíamos injustiças e com a Lei tornamos essa cobrança mais justa”, acredita Ludenílson Lopes.

A SEMUT avisa que o contribuinte não precisa se dirigir até o órgão em busca de carnês para pagamento do IPTU 2019. O desconto de 16% para pagamento antecipado é concedido apenas através da internet (www.natal.rn.gov.br), clicando no banner do IPTU. Ao entrar na tela, de posse do CPF e da data de nascimento o internauta acessa as propriedades cadastradas. Ao clicar sobre o imóvel, caso não haja pendências, o DAM é processado de imediato. “Se houver alguma pendência, o contribuinte tem até o dia 3/1 para resolver. Resolvido, em 24h o DAM fica disponível para impressão no site.

Os carnês, para que não optar pelo desconto do pagamento antecipado, serão impressos a partir de 5 de janeiro e entregues entre 20 de janeiro e 15 de fevereiro para pagamento de acordo com os GRUPOS. GRUPO 1 – Zona Leste e Zona Sul tem até 20/2 para pagamento da cota única (sem juros), ou para iniciar o pagamento parcelado (com juros) em até 10 vezes. O Grupo 2 – Zona Norte e Zona Oeste – tem até 20 de março para pagamento da parcela única ou início do parcelamento também em 10 vezes.
A SEMUT ainda antecipou que, por meio de um convênio com o Banco do Brasil, os correntistas receberão alertas, em seus aplicativos e sites, sobre os débitos com o IPTU, facilitando a informação entre a secretaria e o contribuinte.

** Informações no site da SEMUT, ou no telefone: 3232-8882, ou ainda na própria Secretaria: na rua Açu, 394, Tirol, ao lado da Catedral Metropolitana.

Bolsonaro diz que vai ‘usar caneta’ caso Onyx seja denunciado

O futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, na sede do governo de transição em Brasília, nesta terça-feira (4) — Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O FUTURO MINISTRO DA CASA CIVIL, ONYX LORENZONI, NA SEDE DO GOVERNO DE TRANSIÇÃO EM BRASÍLIA, NESTA TERÇA-FEIRA (4). (FOTO: MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL)

 

O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), afirmou nesta quarta-feira (5) que vai “usar caneta” se houver “denúncia robusta” contra o deputado federal Onyx Lorenzoni (DEM-RS), futuro ministro da Casa Civil.

Bolsonaro deu a declaração em entrevista após solenidade no Exército em Brasília. O presidente foi condecorado pelo comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, por ter salvo, em 1978, um soldado de um afogamento.

“Olha só, em havendo qualquer comprovação obviamente ou uma denúncia robusta contra quem quer que seja do meu governo que esteja ao alcance da minha caneta ‘Bic’, ela será usada”, disse.

Após evento em Belo Horizonte (MG), nesta quarta, o vice-presidente da República eleito, general Hamilton Mourão (PRTB), disse que é “óbvio” que Onyx “terá que se retirar do governo” caso seja comprovado o envolvimento do deputado em irregularidades.

“Uma vez que seja comprovado que houve a ilicitude é óbvio que o ministro Onyx, ele terá que se retirar do governo, mas por enquanto é uma investigação e ele prossegue aí com as tarefas dele. Nada mais do que isso”, disse Mourão.

Denúncia

Onyx Lorenzoni foi citado em depoimentos de acordo de delação premiado de executivos da J&F. Delatores do grupo entregaram à Procuradoria-Geral da República (PGR) uma planilha que, segundo os colaboradores, comprova que Onyx recebeu um repasse de R$ 100 mil por meio de caixa 2 em 2012.

Em apuração prévia, a partir de delação premiada do grupo, a PGR analisa se houve repasse de caixa dois a Onyx e outros políticos. Depois dessa apuração prévia é que a PGR decidirá sobre abertura de inquérito ou arquivamento.

Nesta terça (4), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Edson Fachin determinou o fatiamento da delação de executivos do grupo J&F e mandou instaurar procedimentos individuais de apuração de citações a dez parlamentares nos depoimentos dos delatores. Entre esses parlamentares, está o deputado federal Onyx Lorenzoni.

 

G1

MPF quer que estudantes possam recorrer das notas do Enem

O ENEM FOI APLICADO NOS DIAS 4 E 11 DE NOVEMBRO A MAIS DE 4 MILHÕES DE ESTUDANTES EM TODO O PAÍS.(FOTO:WILSON DIAS)

O Ministério Público Federal (MPF) quer que os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) possam recorrer das notas recebidas no exame, o que atualmente não está previsto no edital. O órgão moveu ação civil pública para que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enem, estipule um prazo para que os estudantes possam recorrer ainda na edição de 2018.

A ação foi distribuída à 29ª Vara Federal do Rio Janeiro. A ação foi proposta com pedido de tutela de urgência. Para o MPF, o atual edital do Enem, ao não assegurar o direito ao recurso, viola normas e princípios constitucionais.

O Enem foi aplicado nos dias 4 e 11 de novembro a mais de 4 milhões de estudantes em todo o país. Os gabaritos das provas foram divulgados no dia 14 de novembro. Os resultados individuais do Enem serão divulgados no dia 18 de janeiro. Apenas em março, após a divulgação dos resultados, os estudantes terão acesso à correção da redação para fins pedagógicos.

O MPF pede que esse procedimento seja revisto. Na ação, o MPF requer que o Inep abra o prazo de cinco dias úteis para vista do cartão de resposta das provas objetivas e de dez dias úteis para que os participantes possam recorrer das questões e do gabarito do exame, bem como de notas atribuídas em virtude de erro de leitura no cartão de resposta.

Em relação à redação, o MPF requer que o Inep publique no site, no prazo de dez dias úteis, o espelho da mesma. Logo após a publicação das notas, quer que a autarquia estipule o prazo de cinco dias úteis para vista das redações, não somente para fins pedagógicos, conforme estipula o presente edital, mas também para fins de recurso. E, em seguida, abra prazo de dez dias úteis para que os participantes possam recorrer da nota obtida nessa prova.

O MPF pede para, caso o Inep descumpra os prazos, seja cobrada uma multa diária de R$10 mil. O documento demanda ainda que, a partir de 2019, essas mudanças já constem no edital do Enem.

Segundo o órgão, ao ser usado como forma de acesso à universidade, o Enem ganha status de “processo seletivo público de âmbito nacional” e deve, portanto, obedecer aos “princípios constitucionais que norteiam toda e qualquer função administrativa”. “Os editais dos concursos para os cargos públicos de todas as esferas de poder, no âmbito de todos os entes federativos, trazem a previsão de recurso, assim como os vestibulares anteriores ao Enem também o traziam, não havendo nenhuma justificativa para o Inep não inserir tal regra no Exame Nacional do Ensino Médio”.

O MPF aguarda a decisão da Justiça. O Inep foi procurado, mas ainda não se posicionou sobre a ação.

Agência Brasil

Sindipostos RN faz balanço do ano no setor e espera reaquecimento de vendas em 2019

Resultado de imagem para O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Derivados de Petróleo (Sindipostos RN), Antonio Sales

PRESIDENTE DO SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE DERIVADOS DE PETRÓLEO DO RN (SINDIPOSTOS), ANTÔNIO CARDOSO SALES

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Derivados de Petróleo (Sindipostos RN), Antonio Sales, fez nesta quarta-feira (5), um balanço sobre o mercado de combustíveis no estado ao longo de 2018.

Na avaliação dele foi um ano com avanços consideráveis, sobretudo nas relações da revenda com o público consumidor e com os órgãos de licenciamento ambiental. “Podemos dizer que este foi o grande avanço do ano. Conseguimos ser mais assertivos na forma como nos comunicamos com o nosso cliente e, sobretudo, com os órgãos fiscalizadores. Conseguimos criar um relacionamento de confiança, respeito e entendimento. Um contexto que acaba sendo positivo para todo mundo”, diz Sales.

Do ponto de vista de mercado, infelizmente, o setor de revenda não tem muito a comemorar. “Estamos fechando os números ainda, mas pelo que sentimos, de uma maneira geral, as vendas no nosso setor devem registrar uma queda significativa”, diz o presidente do Sindipostos.

Além disso, segundo ele, outro grande problema enfrentados pelo segmento foi a queda das margens de lucro da revenda ao longo do ano. Sales explica que, em virtude da grande oscilação dos preços – ao sabor do mercado internacional – e da alta concentração das etapas de refino e distribuição nas mãos de poucas empresas, houve uma pressão muito grande sobre a revenda que, para evitar perder ainda mais vendas, teve que readequar as suas margens, reduzindo-as drasticamente.

Antonio Sales faz questão, no entanto, de ressaltar os pontos positivos do ano. O primeiro, segundo ele, é exatamente o fato de o consumidor começou a entender que os postos são tão vítimas quanto eles quando há um descompasso nos preços dos combustíveis. “Antes, o consumidor nos via como vilões. Agora conseguimos mostrar que não nos interessa, em hipótese alguma, praticar preços abusivos ou mesmo adotar posturas que possam ir de encontro à nossa competitividade. Nosso produto é o combustível. Precisamos fazer nossa parte para torná-lo atraente. E temos feito, talvez até mais do que poderíamos”, pontua.

DIÁLOGO E RESPEITO

Outro ponto positivo do balanço do ano que o presidente do Sindipostos faz questão de destacar é o fato de que houve, na visão dele, um amadurecimento na relação com os órgãos de fiscalização ambiental, sobretudo o Idema, responsável pela emissão e renovação das licenças de operação dos postos de combustíveis do RN.

“O presidente do órgão, Rondinelli Oliveira, deu ao órgão um novo dinamismo e implantou uma visão de que somos todos parceiros, que queremos a mesma coisa que é o bem do RN. Foi aberto e vem sendo mantido um canal permanente e respeitoso de diálogo, que tem sido fundamental para que as revendas consigam cumprir com suas obrigações e preservar a competitividade e, sobretudo, os empregos e a renda que geramos. Esta postura de Rondinelli, a nosso ver, se coaduna com um estado que queira promover o desenvolvimento social por meio do estímulo ao setor produtivo e à geração de vagas”, finaliza Sales.