SELO BLOG FM (4)

Categoria: novembro 30, 2018

Bolsonaro compara índios em reservas a animais em zoológicos

(FOTO: ROGÉRIO MARQUES/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO)

O presidente eleito Jair Bolsonaro voltou a comparar os índigenas que vivem em demarcações feitas pelo governo a animais que em zoológico . Depois de participar nesta sexta-feira de uma formatura na Escola de Especialistas da Aeronáutica e conceder uma entrevista a emissoras católicas, Bolsonaro comentou sobre a pressão externa que o país teria sofrido nos últimos anos para aumentar o número de reservas indígenas.

Ao falar sobre o Acordo de Paris – uma convenção no âmbito das Nações Unidas para discutir mudanças no clima -, o presidente eleito disse que não tem interesse em “maltratar” os índios.

– Em todos os acordos no passado, sempre notei uma pressão externa no tocante a cada vez mais demarcar terra para índio, demarcar reservas ambientais. Na Bolívia tem um índio que é presidente. Por que no Brasil devemos mantê-los reclusos em reservas como se fossem animais em zoológicos? O índio é um ser humano igual a nós – afirmou Bolsonaro.

Para ele, uma das diretrizes da Organização das Nações Unidas (ONU) que prevê a autodeterminação dos povos, reservas como a dos índios ianomami poderiam, no futuro, virar países independentes.

– Não pode usar a situação do índio para demarcar essa enormidade de terra que poderão ser novos países no futuro – disse.

Após a visita a emissoras católicas, Bolsonaro foi para Resende, no interior fluminense, onde ficará até este sábado, quando participará da formatura dos oficiais da Academia Militar das Agulhas Negras. Durante a tarde, Bolsonaro aproveitou para comer um cachorro quente na cidade onde estudou durante a década de 1970.

O Globo

Marcelo Queiroz é eleito por unanimidade presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae RN

ELEIÇÃO ACONTECEU NESTA SEXTA-FEIRA (30).

O presidente do Sistema Fecomércio, Marcelo Queiroz, foi eleito, nesta sexta-feira (30), por unanimidade presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae RN para o quadriênio 2019/2022.

A posse de Queiroz será no dia 4 de janeiro. Após a eleição, Marcelo agradeceu o apoio.

“Desafio de, em nome do setor de Comércio, Serviços e Turismo, dar nossa contribuição ao trabalho de reconhecida excelência da entidade no apoio ao desenvolvimento do nosso estado. Obrigado aos companheiros pela confiança e conto com o apoio de todos no trabalho que está por vir”, disse.

Procon Natal constata reajuste médio de 7,82% nas mensalidades escolares

Resultado de imagem para PROCON NATAL constata reajuste médio de 7,82% nas mensalidades escolares

A PESQUISA FOI REALIZADA ENTRE OS DIAS 01 A 20 DE NOVEMBRO DE 2018, E TEM COMO OBJETIVOS INFORMAR E ORIENTAR PAIS E RESPONSÁVEIS NESTA ÉPOCA DE MATRÍCULAS PARA O ANO LETIVO DE 2019.

O Procon Natal realizou pesquisa de preços de mensalidades escolares para 2019 em 24 escolas particulares de Natal, abrangendo os níveis IV e V da Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Os estabelecimentos pesquisados foram selecionados dentre os maiores e mais tradicionais da Capital, excluindo as escolas que oferecem apenas Educação Infantil como maternal. A pesquisa inclui colégios da Zona Norte, Zona Leste, Zona Sul e Zona Oeste. E as principais faculdades da cidade que ofereciam os cursos de Administração, Ciências contábeis, Direito, Pedagogia e informática.

A pesquisa foi realizada entre os dias 01 a 20 de novembro de 2018, e tem como objetivos informar e orientar pais e responsáveis nesta época de matrículas para o ano letivo de 2019. Em uma média geral o percentual de aumento foi de 7,82%. O reajuste do ensino médio ficou em 7,32%, nos níveis fundamentais I e II foi de 6,54% e a educação infantil com os níveis IV e V teve aumento médio de 8,48%.

O Procon Natal orienta que pais e responsáveis fiquem atentos na hora da matrícula ou na renovação da mesma ao que diz a Lei 9.870/99. Não se pode cobrar matrícula se ela não compuser o valor da anuidade escolar. O novo preço da mensalidade 2019 deve ser comprovado por análise financeira, e poderá ser solicitado pelos pais. As mensalidades 2019 devem ser anunciadas até 45 dias do fim da matrícula. As escolas não podem alterar seus preços de mensalidade durante o ano, o que torna muito importante a planilha de custos. E procurar como consumidor, já que se tratar de uma prestação de serviço, os órgãos de defesa do consumidor para registrar a reclamação.

Muitos colégios estão propondo reajustes diversos, em todos os níveis e séries, identificado pela pesquisa, no entanto a preferência do ensino é de responsabilidades dos pais e de seus responsáveis, sendo importante ressaltar que boa parte dos colégios oferecem descontos para aqueles que efetuarem o pagamento até a data do vencimento, ou para famílias que tenham mais de um filho naquela escola. Vale salientar, ainda, que algumas escolas estabelecem preços diferenciados para os períodos matutino e vespertino. A pesquisa ora divulgada considera os preços normais, sem eventuais descontos, para o período matutino e na graduação o período noturno.

No próximo mês já incluso na programação do Núcleo de pesquisa o Procon Natal realizará a pesquisa de material escolar para orientação aos consumidores. Entretanto, desde já alerta aos senhores pais pesquisar antes de comprar.

Vereadores aprovam subsídio sem teto da Prefeitura ao transporte público

EMENDA AO PROJETO DE LICITAÇÃO DOS TRANSPORTES PÚBLICOS CRIA O SUBSÍDIO DA PREFEITURA DE NO MÍNIMO 20% E SEM TETO AO PREÇO DA PASSAGEM DE ÔNIBUS E ALTERNATIVOS

Os vereadores de Natal aprovaram, nesta quinta-feira (29), emenda do vereador Sueldo Medeiros (PHS) ao Projeto de Licitação dos Transportes Públicos, que cria o subsídio da Prefeitura de no mínimo 20% e sem teto ao preço da passagem de ônibus e alternativos. O valor subsidiado dependerá do caixa do município, podendo futuramente chegar até a 100%.

A vereadora Nina Souza (PDT) argumentou que esta emenda era a mais benéfica, em discussão, para os usuários. “Nós estabelecemos aqui na licitação um piso para o subsídio sem fixar um teto. Poderemos ter um subsídio muito maior. Optamos pelo melhor para a população natalense”, destacou.

Uma outra emenda do vereador Sandro Pimentel (PSOL) previa a fixação do subsídio em 30%, impedindo que esse valor fosse maior no futuro. O texto foi derrubado para a aprovação da emenda de Sueldo.

Votaram a favor da possibilidade de um subsídio de até 100% os vereadores Nina Souza (PDT), Dinarte Torres (PMB), Eudiane Macedo (PTC), Aroldo Alves (PSDB), Bispo Francisco (PRB), Chagas Catarino (PDT), Dickson Núnior (PSDB), Klaus Araújo (SD), Kleber Fernandes (PDT), Ubaldo Fernandes (PTC), Ney Júnior (PSD), Sueldo Medeiros (PHS), Felipe Alves (MDB), Natália Bonavides (PT), Preto Aquino (Patriotas) e Robson Carvalho (PMB).

Foram contra um possível subsídio maior da Prefeitura os vereadores Sandro Pimentel (PSOL), Fernando Lucena (PT), Franklin Capistrano (PSB), Eleika Bezerra (PSL), Ary Gomes (PDT), Ana Paula (DC), Raniere Barbosa (Avante) e Júlia Arruda (PDT).

Conta de luz terá bandeira verde em dezembro, sem cobrança extra

Brasília - O consumo de energia elétrica fechou os primeiros três meses do ano com queda acumulada de 4,2% em relação ao mesmo período do ano passado  (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

DESDE MAIO DESTE ANO, A BANDEIRA ESTAVA NOS PATAMARES AMARELO OU VERMELHO

A bandeira tarifária para o mês de dezembro será verde, ou seja, sem custo extra para os consumidores de energia elétrica. Desde maio deste ano, a bandeira estava nos patamares amarelo ou vermelho.

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel),  apesar de os reservatórios ainda apresentarem níveis reduzidos, a expectativa é a de que a estação chuvosa continue aumentando o nível de produção de energia pelas hidrelétricas e a recuperação do fator de risco hidrológico (GSF), fatores que impulsionam a queda no Preço de Liquidação de Diferenças (PLD). O GSF e o PLD são as duas variáveis que determinam a cor da bandeira tarifária a ser acionada.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado para sinalizar aos consumidores os custos reais da geração de energia elétrica. A adoção de cada bandeira, nas cores verde (sem cobrança extra), amarela e vermelha (patamar 1 e 2), está relacionada aos custos da geração de energia elétrica.

A Aneel alerta que, mesmo com a bandeira verde, é importante manter as ações relacionadas ao uso consciente e combate ao desperdício de energia elétrica.

Agência Brasil

Prefeitura do Natal paga 95% da folha de novembro

A SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO (SEMAD) INFORMOU QUE, À MEDIDA QUE AS RECEITAS FOREM ENTRANDO NO CAIXA DO TESOURO MUNICIPAL, O PAGAMENTO ESTARÁ SENDO INTEGRALIZADO.

A Prefeitura do Natal libera nesta sexta-feira (30) os recursos para pagamento de 95% da folha dos servidores referente ao mês de novembro. Os arquivos com as informações bancárias estão sendo enviados ao Banco do Brasil e o dinheiro poderá ser movimentado pelos funcionários a partir deste sábado (dia 1º). Recebem os vencimentos todo o magistério, servidores da Arsban, NatalPrev, além da quase totalidade dos funcionários ativos, inativos e pensionistas dos órgãos da administração direta e indireta.

A Secretaria Municipal de Administração (Semad) informou que está fazendo todos os esforços para quitar o restante da folha até o quinto dia útil de dezembro. Acrescenta que, à medida que as receitas forem entrando no caixa do Tesouro Municipal, o pagamento estará sendo integralizado.

A Prefeitura do Natal lembra que o Brasil enfrenta uma crise financeira prolongada e sem precedentes, afetando o Poder Público nos municípios de maneira drástica e severa. Só neste mês de novembro, o Município registrou uma frustração de receitas da ordem de R$ 12 milhões, entre tributos municipais e transferências constitucionais. Este fator impossibilitou o pagamento de 100% dos servidores até o dia 30, como vínhamos fazendo.

Avião de pequeno porte cai sobre casas em SP, deixa 2 mortos e 12 feridos

VISTA DO LOCAL ONDE UM AVIÃO DE PEQUENO PORTE CAIU NA TARDE DESTA SEXTA- FEIRA, 30, PRÓXIMO AO CAMPO DE MARTE. (FOTO: ALEX SILVA/ESTADÃO CONTEÚDO)

Uma aeronave caiu na tarde desta sexta-feira (30) na região de Santana, Zona Norte de São Paulo, e causou a morte de duas pessoas, segundo o Corpo de Bombeiros. Houve ao menos 12 feridos.

O avião é um monomotor Cessna C-210, prefixo PR-JEE, não tem caixa-preta e é um dos modelos que mais se acidentam no Brasil. A aeronave caiu na rua Antonio Nascimento Moura, área residencial perto do Aeroporto Campo de Marte. O terminal opera voos executivos e precisou ficar fechado logo após o acidente.

Casas e veículos que estavam na rua onde a aeronave caiu também foram atingidos. O fogo chegou a se alastrar pelo asfalto. O chamado para o resgate foi recebido às 15h58. Informações preliminares indicavam que parte dos feridos que estavam sendo atendidos teve queimaduras leves.

De acordo com o tenente André Elias, do Corpo de Bombeiros, por volta de 17h não havia ainda informações sobre quantas pessoas estavam na aeronave, mas os dois corpos foram retirados dos destroços.Das outras 12 vítimas, sete eram transeuntes que estavam na rua e foram atingidas por objetos ou destroços do avião no momento da queda. Outras cinco pessoas feridas estavam dentro das casas.

Ao menos três casas foram atingidas, sendo uma delas um sobrado. Houve fogo no local e foram enviadas 16 viaturas e 56 bombeiros para o resgate.

Este foi o quarto acidente envolvendo aeronaves registrado na região do Campo de Marte nos últimos onze anos.

Em julho, um bimotor caiu durante o pouso e explodiu assim que bateu na pista. O voo havia decolado da cidade catarinense de Videira, com seis passageiros e um tripulante. O piloto da aeronave morreu no acidente e outras seis pessoas ficaram feridas.

Aeronave cai e atinge residências e carros na região do Aeroporto Campo de Marte — Foto: NEWTON MENEZES/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

AERONAVE CAI E ATINGE RESIDÊNCIAS E CARROS NA REGIÃO DO AEROPORTO CAMPO DE MARTE. (FOTO: NEWTON MENEZES/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO)

G1 SP

Equipe ministerial está quase completa, afirma Bolsonaro

JAIR BOLSONARO PARTICIPA NA CIDADE DE GUARATINGUETÁ, NO VALE DO PARAÍBA, EM SÃO PAULO, DA FORMATURA DE SARGENTOS DA AERONÁUTICA NA ESCOLA DE ESPECIALISTAS DA AERONÁUTICA (EEAR) . (FOTO: ROVENA ROSA/AGÊNCIA BRASIL)

O presidente eleito Jair Bolsonaro disse hoje (30) que sua equipe ministerial já está quase completa. Ao falar à imprensa em Guaratinguetá, no interior paulista, Bolsonaro afirmou que só faltavam mais dois nomes. “Faltam dois ministérios ainda, pode ser que haja mais dois militares. Não sei ainda, tá ok?”, ressaltou após participar da formatura de sargentos da Força Aérea.

No entanto, mais tarde, em Cachoeira Paulista, depois de conceder entrevista a emissoras católicas, disse que ainda não tinha certeza de quantos nomes vão compor a Esplanada a partir de 2019. “Vai ser próximo da metade que temos no momento”, disse. “Eu jogo no mais baixo possível”, justificou. Inicialmente, o presidente eleito projetou 15 ministérios, mas nos últimos dias, afirmou que devem chegar a 22, sete a menos em relação ao número atual.

Ao ser perguntado sobre se abrirá vagas para aliados, respondeu: “Os cargos de ministério estão se esgotando”.

Militares

Com o anúncio do almirante Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Júnior para o Ministério de Minas e Energia, até o momento, são 20 pastas, sete sob o comando de militares. Atualmente, o governo federal conta com 29 ministérios.

Bolsonaro defendeu a indicação de integrantes das Forças Armadas. “Eu estou escolhendo militares não por serem militares, é pela sua formação e aquilo que fez ao longo da sua vida enquanto estava na ativa”, destacou.

Sobre Albuquerque Júnior, por exemplo, o presidente eleito disse que foi escolhido não só pelo currículo, como pela disposição ao trabalho. “Só ver o currículo dele. É físico, tem conhecimento do assunto. É uma pessoa honrada e está com muita vontade para buscar soluções para questões graves que nós temos pela frente, entre elas a questão de energia. Não podemos esperar o novo apagão para tomar providências”, disse em Guaratinguetá.

Um dos nomes que ainda devem ser escolhidos é para a pasta do meio ambiente. “Meio ambiente tem cinco nomes, todos eles excepcionais. O que nós queremos é uma política ambiental para preservar o meio ambiente, mas não de forma xiita como é feito atualmente”, disse sobre a seleção que está sendo feita para a pasta.

Bolsonaro disse ainda que as escolhas não estão necessariamente vinculadas ao apoio na campanha ou no Congresso Nacional. “Não fiz campanha prometendo nada para ninguém”, enfatizou, ao falar em Cachoeira Paulista.

Mesmo assim, o futuro presidente disse estar confiante que terá apoio parlamentar. “Vários líderes já disseram que estão conosco. A nossa agenda não é de sacrifício para o povo, é para tirar o país da situação que se encontra. Eu duvido líder partidário responsável ser contra nossa proposta.”

Agência Brasil