SELO BLOG FM (4)

Categoria: novembro 28, 2018

Com 265 votos de maioria, advogado Aldo Medeiros vence rolo compressor da situação e se elege presidente da OAB/RN

CANDIDATO DE OPOSIÇÃO, ALDO MEDEIROS ENFRENTA ROLO COMPRESSOR DA SITUAÇÃO E SE ELEGE PRESIDENTE DA OAB/RN

LÍDER DA CHAPA 30, ALDO MEDEIROS MOSTROU-SE CONFIANTE DA VITÓRIA DURANTE TODO O DIA

O advogado Aldo Medeiros Filho é o novo presidente da OAB no Rio Grande do Norte e vai comandar a instituição pelos próximos dois anos, substituindo no cargo o atual presidente, Paulo Coutinho, que concorreu à reeleição, encabeçando a Chapa 10, e foi derrotado em Natal por 227 votos de maioria obtidos por seu concorrente.

Na contabilidade geral, depois de totalizados os votos de Natal e do Interior, Aldo Medeiros obteve 265 votos de maioria.

Veja abaixo os votos que sacramentam a vitória de Aldo Medeiros:

Aldo Medeiros (Chapa 30) – 2.059 votos

Paulo Coutinho (Chapa 10) – 1.794 votos

Magna Letícia (Chapa 20) – 1.292 votos

A eleição de Medeiros, que liderou a Chapa 30, foi recebida com surpresa por alguns integrantes do meio jurídico. Aldo Medeiros, no entanto, ao longo de todo dia de hoje mostrou-se confiante da vitória. Ao chegar na Arena  das Dunas para votar, pela manhã, Medeiros deixou claro o seu otimismo e enfatizou o volume de  adesões que recebeu ao longo da campanha, em Natal e no interior.  “Nossa chapa está muito segura de que cumprimos o dever de bem informar os advogados”, disse.

Aldo Medeiros deu suas primeiras palavras como presidente eleito, parabenizando a todos os companheiros de chapa e aliados por toda a dedicação à campanha. Ele deixou claro que a hora agora é de planejar as ações para cumprir os compromissos assumidos com a advocacia potiguar, e destacou a meta de integrar os advogados e promover ações também em defesa da sociedade.

“A eleição passou e agora nós temos a enorme responsabilidade de responder com muito trabalho e efetivar as mudanças que os advogados esperam e que nos comprometemos a fazer”, observou ele, que pregou a união da categoria em favor de “novas atitudes” na OAB. “Queremos contar com a colaboração de todos os advogados do Rio Grande do Norte para fazer a OAB/RN retomar o seu lugar que merece, de destaque em nossa sociedade”.

Além de Aldo e Rossana, a nova diretoria da OAB/RN será integrada a partir de janeiro pelos advogados João Victor Hollanda (secretário-geral), Milena Gama (secretária-geral adjunta) e Alex Gurgel (tesoureiro). O novo Conselho Federal da entidade será formado por Canindé Maia, Artêmio Azevedo, Ana Beatriz Pesgrave, tendo como suplentes Augusto Maranhão Valle, Olavo Hamilton Ayres Freire de Andrade e Fernando Pinto. Na Caixa de Assistência dos Advogados (CAARN), a presidente será Monalissa Dantas e o vice, Ricardo Lucena. A posse da nova diretoria está marcada para 1º de janeiro.

Coisa de cinema: nova campanha publicitária do Detran-RN utiliza recursos cinematográficos para ilustrar o tema “A pressa passa, as consequências ficam”

O novo filme do Detran e Governo do RN criado pela Executiva Agência de Comunicação, utiliza estética e recursos de cinema para ilustrar o tema “A pressa passa, as consequências ficam”, voltado aos motociclistas. Para criar a peça, que reproduz a atitude precipitada de um piloto no trânsito, a agência tomou por base o alto índice de acidentes que envolvem esse tipo de veículo nesse tipo de situação.
Apesar do recente estudo divulgado pelo Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em um comparativo entre os anos de 2016 e 2017 quando constatou-se que o número de pessoas acidentadas com motos foi reduzido de 8.729 para 8.010 indicando diminuição de 719 ocorrências – economia para a Saúde Pública do Estado – os números apontam que cerca de 80% das entradas de emergência nos hospitais são de acidentes envolvendo os motociclistas.
A campanha, além de certeira no quesito “mensagem”, é muito necessária à conscientização daqueles que andam sobre as máquinas de duas rodas.

Álvaro Dias reúne bancada de vereadores

O OBJETIVO DO ENCONTRO FOI ESTREITAR O RELACIONAMENTO ENTRE O EXECUTIVO E O LEGISLATIVO

O prefeito Álvaro Dias reuniu hoje num café da manhã a bancada de  apoio na Câmara Municipal. Essa foi a primeira reunião do prefeito com a bancada após as eleições deste ano. O objetivo do encontro foi estreitar o relacionamento entre o Executivo e o Legislativo e ouvir as colocações dos vereadores acerca do relacionamento com o Executivo, secretários e assessores.
O prefeito voltou a falar que quer ter uma bancada coesa e para isso se propõe a ter uma relação mais próxima com os vereadores da base aliada. Álvaro adiantou que irá fazer mudanças na estrutura administrativa do município, no sentido de conter gastos e enxugar despesas, a partir de um trabalho que vem sendo realizada pela Fundação Dom Cabral, a mesma que assessorou o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, quando assumiu o cargo, e que foi contratada pela Prefeitura tendo em vista a necessidade de se adequar à crise financeira que levou a uma queda de receitas desde 2015.
Atendendo uma solicitação do futuro presidente da Câmara, Paulinho Freire, e do líder da bancada, Kleber Fernandes, o prefeito se comprometeu a realizar reuniões periódicas para ouvir os vereadores e discutir os projetos que são enviados para apreciação da Casa. “É importante esse contato com os vereadores porque são eles que estão nas comunidades e podem trazer as demandas de cada bairro, que temos o interesse e a obrigação de atender dentro das possibilidades financeiras do município”, afirma o prefeito Álvaro Dias.

Osmar Terra é escolhido para Ministério da Cidadania; nova pasta reunirá Desenvolvimento Social, Esporte e Cultura

O DEPUTADO FEDERAL OSMAR TERRA (MDB-RS) DURANTE SESSÃO EM COMISSÃO DA CÂMARA. (FOTO: LUIS MACEDO/CÂMARA DOS DEPUTADOS)

O presidente eleito Jair Bolsonaro escolheu o deputado Osmar Terra (MDB-RS) para ser o ministro da Cidadania. A informação foi divulgada pela assessoria do governo de transição na tarde desta quarta-feira (28).

A pasta, que será criada, responderá pela área social do governo federal e reunirá Desenvolvimento Social, Esporte e Cultura. De acordo com o futuro ministro, parte da Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (Senad), que cuida do tratamento de dependentes químicos, também será submetida à pasta.

Terra já cuidou da área social no governo de Michel Temer, quando comandou o atual Ministério do Desenvolvimento Social.

Terra é o 18º ministro anunciado pelo futuro governo Bolsonaro. Durante a campanha eleitoral, afirmou que os atuais 29 ministérios seriam reduzidos para 15. Nesta terça (28), afirmou que o número de pastas poderia chegar a 20.

Médico com mestrado em Neurociência, o porto-alegrense Osmar Gasparini Terra, de 68 anos, é deputado federal. Filiado desde 1986 ao MDB, ele foi prefeito de Santa Rosa (1993-1996), secretário de Saúde do Rio Grande do Sul e ministro do Desenvolvimento Social no governo de Michel Temer.

Terra está na Câmara dos Deputados desde 2001, de onde se licenciou para integrar o governo Temer. Ele assumiu a pasta do Desenvolvimento Social em maio de 2016.

O político gaúcho ficou no ministério, responsável pelo programa Bolsa Família, até abril deste ano, quando foi exonerado para disputar a eleição. Na pasta, dedicou-se a combater fraudes no pagamento do benefício.

Também como ministro, Osmar Terra promoveu um pente-fino nas aposentadorias por invalidez e nos auxílios-doença pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

G1

Prefeitura de Natal vai investir em armamento e coletes balísticos para a Guarda Municipal

O MONTANTE DO INVESTIMENTO DESTINADO A COMPRA DO MATERIAL BÉLICO E DOS COLETES CHEGA PRÓXIMO DOS R$ 300 MIL

A Prefeitura fez mais um importante investimento no sentido de fortalecer as ações de segurança pública desenvolvidas pela Guarda Municipal do Natal (GMN) no âmbito do município. A medida vai possibilitar a aquisição de novo armamento letal para ser utilizado pelas guarnições operacionais da GMN, além de adquirir mais equipamento de proteção individual, no caso, coletes balísticos.

O montante do investimento destinado a compra do material bélico e dos coletes chega próximo dos R$ 300 mil. Os processos de compra do material foram divulgados nessa terça-feira (27), pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), no Diário Oficial do Município (DOM). No total, serão adquiridos 100 novos coletes balísticos e 30 pistolas semiautomáticas de calibre 380.

O secretário da Semdes, Pedro Jorge Costa, ressaltou a importância do investimento apontando que dessa forma o patrulhamento realizado pela GMN em Natal estará mais equipado para atuar numa possível situação de crise, além de ser uma medida importante de contribuição da Prefeitura com a segurança pública da capital. “É um investimento que mostra a prioridade que a Prefeitura vem dando a segurança do município, pois no momento que temos uma Guarda bem aparelhada temos condições de atender melhor as demandas por segurança do cidadão natalense”, comentou.

O comandante da GMN, Alberfran Grilo, lembrou que o armamento e os coletes são materiais essenciais para o desenvolvimento das ações de prerrogativas da Guarda Municipal. Ele comentou ainda que os novos coletes são de qualidade superior aos já utilizados pela corporação. “Estamos adquirindo um armamento melhor e os coletes balísticos são dissimulados, ou seja, são mais leves e se adaptam melhor ao corpo do agente, e ainda mantém a mesma proteção”, disse.

Atualmente a Guarda Municipal do Natal conta com quatro grupamentos de patrulhamento ostensivo, sendo a Ronda Ostensiva Municipal (Romu), o Grupamento de Ação Ambiental (Gaam), a Ronda de Proteção Escolar (Rope) e a Ronda de Apoio a Saúde (RondaS).

Bolsonaro indica deputado mais votado de Minas para o Turismo

Deputado Marcelo Álvaro Antônio fala à imprensa após reunião dos governadores eleitos dos estados do nordeste, no Brasil 21, em Brasília.

DEPUTADO MARCELO ÁLVARO ANTÔNIO FOI INDICADO PARA O MINISTÉRIO DO TURISMO . (FOTO: ARQUIVO/AGÊNCIA BRASIL)

O ministro extraordinário da transição, Onyx Lorenzoni, anunciou na tarde de hoje (28) que o deputado federal Marcelo Álvaro Antônio (PSL) será ministro do Turismo no governo de Jair Bolsonaro. O anúncio foi feito ao lado do presidente eleito, no momento em que ele deixava a sede do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), para retornar ao Rio de Janeiro.

Marcelo Álvaro está no segundo mandato e foi o deputado mais votado de Minas Gerais nas últimas eleições, com mais de 230 mil votos. Ele integra a frente parlamentar evangélica no Congresso. É o segundo ministro filiado ao PSL, partido do presidente eleito, no governo. O primeiro é Gustavo Bebianno, indicado para ministro da Secretaria-Geral da Presidência.

O futuro ministro do Turismo já foi filiado ao PRP, MDB, PR e, neste ano, se transferiu para o PSL, partido que ele preside em Minas Gerais.

“O presidente sempre defendeu que no Brasil o governo tivesse um olhar especial para o turismo, por conta da possibilidade de geração de emprego e renda, e para que o país pudesse desenvolver esse círculo de comércio tão venturoso, como a Espanha, países asiáticos e tantos outros”, disse Lorenzoni, ao confirmar a indicação.

Segundo ele, Marcelo Antônio recebeu o apoio de todo o segmento empresarial do setor no país, além da Frente Parlamentar em Defesa do Turismo.

Agência Brasil

Convocação de aprovados para a Saúde ocorrerá em dezembro

A AUDIÊNCIA CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE SINDICATOS DE SERVIDORES E PROFISSIONAIS DA SAÚDE, INCLUSIVE OS APROVADOS, VEREADORES, MINISTÉRIO PÚBLICO, CONSELHO E SECRETARIAS DE SAÚDE E ADMINISTRAÇÃO.

Nesta quarta-feira (28) a Câmara Municipal de Natal debateu em audiência pública a convocação dos profissionais aprovados no último concurso da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), cujos nomes foram homologados no Diário Oficial de hoje. Na ocasião, foi confirmado que a Secretaria Municipal de Saúde vai convocar parte dos aprovados no concurso na primeira quinzena de dezembro.
A Secretaria Municipal Adjunta de Saúde, Isabelle Grilo, disse que, apesar da primeira convocação, os servidores temporários e da cooperativa médica continuarão no serviço. “Estamos fazendo o levantamento para na primeira quinzena de dezembro possamos fazer a primeira chamada no quantitativo de 379 cargos. O cronograma segue e vamos analisar como faremos as demais chamadas”, anunciou, sem detalhar para quais cargos haverá essa primeira convocação, qual a expectativa para as outras convocações, nem como se dará – e por quanto tempo – a renovação dos contratos com temporários e cooperativa médica.
Com o tema “Nada Além de Direitos: pela celeridade na convocação dos aprovados no concurso da SMS de Natal”, a audiência contou com a participação de sindicatos de servidores e profissionais da Saúde, inclusive os aprovados, vereadores, Ministério Público, Conselho e Secretarias de Saúde e Administração. “Precisamos ter nesse concurso a contratação desses profissionais para repor lacunas e deficiências que encontramos em vários bairros da cidade e que se possa estabelecer um cronograma de chamamento desses concursados. Por isso estamos encaminhando a formação de uma comissão com representação de todos os entes envolvidos, inclusive a Câmara para acompanhar todo esse processo, convocações, elaboração de cronograma, até que todos sejam nomeados”, destacou a propositora da audiência, vereadora Júlia Arruda (PDT). Também compareceram os vereadores Natália Bonavides (PT) e Sueldo Medeiros (PHS).
O concurso é resultado da Lei Complementar nº 169/17, pela qual foram criados cargos e ampliadas vagas no quadro de servidores municipais da Saúde. A prova ocorreu em maio passado ofertando 1.647 vagas. A presidente do Sindicato dos Servidores de Natal (Sinsenat), Soraya Godeiro, disse que atualmente 80% dos servidores da área estão na faixa de 60 a 80 anos e não se aposentam para não perder gratificações. “Ter responsabilidade com a população é convocar 100% dos aprovados. É irresponsabilidade postergar de forma intencional para beneficiar a terceirização do serviço”, criticou a sindicalista.
 A crítica foi feita porque, sem o concurso, o Município firma parcerias com cooperativas médicas para garantir o cumprimento das escalas e contrata profissionais em caráter temporário. No entanto, o término do último contrato acontecerá em 31 de dezembro e, provavelmente será renovado. “Queremos que todos os 1.647 sejam convocados neste ano e substituam os funcionários temporários, por isso acreditamos que haverá recursos já que é uma substituição. Já estivemos na secretaria de administração e nos foi confirmado que se a secretaria de Saúde solicitar a convocação de todos, isso será efetivado”, revelou a Presidente do Sindicados dos Trabalhadores da Saúde, (Sindsaúde), Célia Dantas.

Kelps Lima pede a inclusão da linguagem de sinais nas sessões plenárias

DEPUTADO ESTADUAL KELPS LIMA (SOLIDARIEDADE)

Na sessão desta quinta-feira (28) o deputado Kelps Lima (Solidariedade) abordou em sua fala a relevância de adicionar na sessão plenária da Casa a transmissão pelo código de Libras. Ele falou que já utiliza essa Linguagem no seu canal do Youtube e com certeza incluindo na TV Assembleia um tradutor como recurso comunicacional terá ainda mais importância, pelo fato de a TV ter mais audiência e se estender a todos os que acompanham as atividades do Legislativo.

“Faço esse apelo que a próxima Legislatura já inicie com a transcrição de libras, podendo, inclusive iniciar esse projeto com as sessões ordinárias e depois se estender para as demais programações”, destacou. A deputada Cristiane Dantas em seu aparte parabenizou o colega, pela ideia e disse também concordar com a transmissão em Libras.

O Presidente, deputado, Ezequiel Ferreira (PSDB) elogiou o colega parlamentar, pela iniciativa e aproveitou para já adiantar que: a presidência da Casa é sensível às questões de inclusão social e que terá, sim, a partir do próximo ano a inclusão nas sessões ordinárias da transmissão com  Linguagem Nacional de Libras”.

Por fim a deputada Márcia Maia (PSDB) enalteceu a ideia do colega Kelps Lima e aproveitou para enfatizar a importância que o Legislativo Potiguar já vem dando a inclusão social, enaltecendo a recente campanha de iniciativa do presidente da Casa, deputado, Ezequiel Ferreira a respeito do autismo.