SELO BLOG FM (4)

Categoria: novembro 27, 2018

Dácio Galvão faz poesia para ouvir e dançar em “Poemúsicas 2”

8

Nove anos depois de transpor seus versos para o Cd “Poemúsicas” (selo Nação Potiguar), o poeta e gestor cultural Dácio Galvão entrega novamente sua poesia para ser devorada por novos parceiros em experimentos sonoros, acordes e vozes em “Poemúsicas 2”, álbum com letras/poemas de sua autoria e interpretações de diversos convidados, que será lançado nesta quarta-feira (28) a partir das 18h no Solar Bela Vista.

A noite de lançamento será uma espécie de ocupação musical em torno do disco com as 19 faixas reinterpretadas pelo DJ Matheus Mendes, contando ainda com projeções e poemas visuais criados pelo próprio autor. O disco sai pelo selo Nação Potiguar, do Scriptorin Candinha Bezerra e Fundação Hélio Galvão.

“São dezenove faixas de muita curtição e sentimento”, define Dácio Galvão, que convocou para o segundo livro sonoro um time de peso para interpretar ou oralizar sua nova safra de poemas. O álbum conta com participações de cantores, compositores e instrumentistas de alto quilate e diferentes estéticas, que dialogam no compact disc em uma diversidade de experimentos musicais e ritmos entre nuances intimistas e dançantes. Há blues, reggae, frevo eletrizado, xote e sons experimentais.

Participam do Cd “Poemúsicas 2” Zeca Baleiro, Virgínia Rodrigues, José Celso Martinez Corrêa, Cida Moreira, José Roberto Aguilar, Bené Fonteles, Elba Ramalho, Tom Zé, Margareth Menezes, José Carlos Capinam, Antônio Cícero, as bandas potiguares DuSouto e Grafith. E ainda com vozes de Ciça Marinho, Alzira Espíndola, Ivanildo Vilanova, Luciana Alves, Márcia Short, Maria de Medeiros, Silvério Pessoa, Dominguinhos (em colaboração feita há alguns anos), Targino Gondin, Vânia Bastos. Há ainda músicos da calibragem de Hélio Delmiro, Nailor Proveta, Armandinho Macedo e Spok, que trazem para a obra o virtuosismo do improviso criativo na estética da bossa nova, fado, bolero, reggae, xote e outros sons.

Mais que um disco, “Poemúsicas 2” é a extensão semântica da obra poética do autor, que neste novo trabalho está ainda mais solto como letrista, servindo versos de alta musicalidade como se pode perceber em ‘Blues do Homem Cordial’: “E quando você não tem religião ou partido, apenas um blues, apenas um blues repartido entre uma ideologia saudosista e uma segunda-feira romântica…”

Segundo o poeta, o disco “Poemúsica 2” multiplica a ressignificação de conteúdos e formas linguísticos e visuais, pois “eles são articulados nos textos, inseridos em experimentos sonoros e em variados gêneros musicais”, explica. Estão presentes impressões textuais de Natal em Clarice Lispector, Mário de Andrade, Homero Homem de Siqueira… No pictural, aparecem Albert Eckhout, Franz Post, Abraham Palatnik, Wladimir Dias-Pino…
Segundo ainda o autor, a antropofagia é visitada “no Bárbaro primevo e contemporâneo. Presentes nos batuques primitivos do Zambê, nos ritmos do cancioneiro popular e na anti-música com ruídos e silêncios”. A memória aponta para a tradição, mas presente no território futurista da cidade que aspira a si mesma com paisagens, geografias humanas, memórias, num meta-ufanismo peculiar.

SERVIÇO:

Ocupação em torno do CD “Poemúsicas 2” (Nação Potiguar),
de Dácio Galvão. Quarta-feira, dia 28, a partir das 18hs
no Solar Bela Vista (av. Câmara Cascudo, Cidade Alta).

Aldo Medeiros faz balanço positivo da campanha e mostra confiança na vitória da Chapa 30 para a OAB/RN

ALDO MEDEIROS FEZ QUESTÃO TAMBÉM DE AGRADECER A TODOS OS COMPANHEIROS DE CHAPA E AOS ALIADOS

Candidato da Chapa 30 à presidência da OAB/RN, Aldo Medeiros encerrou sua campanha nesta terça-feira (27) fazendo um balanço muito positivo do seu projeto eleitoral, que conquistou diversos apoios, tanto em Natal, como no interior do Estado. A sensação, diz ele, é de muita confiança na vitória: “Nós, da Chapa 30, estamos absolutamente seguros de que cumprimos o nosso dever de bem informar os advogados e apresentar propostas que exigirão de nós o esforço comum para uma nova atitude na seccional regional”.
A eleição da nova direção da seccional regional está marcada para esta quarta-feira (28), na capital e no interior do Estado.  Aldo vota às 10 horas, na Arena das Dunas, em Natal.
No último dia de movimentação de campanha, o candidato da chapa Atitude OAB participou de visitas a escritórios e de reuniões com apoiadores e instituições em Natal. Participou também, logo pela manhã, de uma sabatina promovida na 96 FM. Nos compromissos, ressaltou a mensagem de que a OAB/RN necessita de “atitudes que garantam transparência, independência, que apoiem o jovem advogado e promovam uma absoluta integração entre os advogados da capital e das subseccionais”. “Vamos levar a OAB a ser novamente a instituição de que os advogados tanto necessitam”, emendou ele.
Aldo Medeiros fez questão também de agradecer a todos os companheiros de chapa e aos aliados, inclusive as advogadas Bárbara Paloma e Alana Almeida, que disputam respectivamente as subseccionais de Mossoró e de Goianinha. “Vamos eleger para a seccional regional uma chapa dirigida por advogados militantes, composta por mim, pela vice-presidente Rossana Fonseca e 81 valorosos companheiros, para que tenhamos nesta quarta um resultado que resgate a OAB para os advogados e para a sociedade do Rio Grande do Norte”, afirmou.
Além de Aldo e Rossana, a chapa 30 tem como candidatos à diretoria da OAB/RN os advogados João Victor Hollanda (secretário-geral), Milena Gama (secretária-geral adjunta) e Alex Gurgel (tesoureiro). Para o Conselho Federal, integram o grupo Canindé Maia, Artêmio Azevedo, Ana Beatriz Pesgrave, e os suplentes Augusto Maranhão Valle, Olavo Hamilton Ayres Freire de Andrade e Fernando Pinto. Para a direção da Caixa de Assistência dos Advogados (CAARN), as candidaturas são da advogada Monalissa Dantas (presidente) e Ricardo Lucena (vice-presidente). O grupo da Atitude OAB é composto ainda por representantes dos jovens advogados, das mulheres e de professores.

Defesa vai recorrer da decisão do TRE, que “cassou” mandato de prefeita e vice-prefeito de Santa Cruz/RN

TRE-RN cassa mandato de prefeita e vice-prefeito de Santa Cruz/RN, bem como de 06 vereadores da cidade

PLENO DO TRE-RN JULGOU O CASO NESTA TERÇA-FEIRA (27)

Após decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), que cassou nesta terça-feira (27) o mandato da prefeita e vice-prefeito do município de Santa Cruz/RN, Fernanda da Costa Bezerra e Ivanildo Ferreira Lima Filho, a defesa de Fernanda Costa divulgou uma Nota de esclarecimento em que diz que “respeita,mas discorda a decisão”. A nota diz ainda que irá utilizar as medidas que forem necessárias à manutenção do mandato. Leia:

Diante da decisão do Plenário do Tribunal Regional Eleitoral de confirmar a cassação  do mandato da prefeita de Santa Cruz, Fernanda Costa, e torná-la inelegível, sob a alegação de ter cometido suposto abuso do poder político e econômico nas eleições municipais do ano de 2016, esclarecemos: A defesa respeita, mas discorda, da decisão proferida na tarde de hoje pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte e apresentará o competente recurso e as medidas que forem necessárias à manutenção do mandato da Prefeita Fernanda Costa Bezerra e à demonstração da inexistência de abuso de poder econômico na eleição de 2016.
    
André Castro
advogado

Caso

Segundo o TRE-RN, a decisão se deu em virtude da prática de abuso de poder político com repercussão econômica nas eleições de 2016. A corte eleitoral determinou o imediato afastamento da prefeita e vice-prefeito. Dessa forma, o presidente da Câmara Municipal assume provisoriamente a prefeitura até a realização de novas eleições.

O processo, sob relatoria do juiz e membro da corte, Wlademir Capistrano, visou julgar o esquema de distribuição de cotas, para aquisição de medicamentos, a vereadores e apoiadores da então perfeita. A decisão da corte englobou também outros 11 envolvidos, são eles:

Os vereadores Tarcísio Reinaldo da Silva, Acrísio Gomes Júnior, Ana Fabrícia de Araújo Silva Rodrigues de Souza, Mário Augusto Ferreira de Farias Guedes, Jefferson Monik Gonçalo Lima de Melo, Thiago Augusto Fonseca Gomes e Raimundo Fernandes Soares, resultando na cassação de seus diplomas e afastamento dos cargos, bem como na inelegibilidade declarada por 8 anos. Assumem, portanto, os respectivos suplentes.

E também Francisca Frassinete Dantas Gomes e Marcos Antônio Gomes dos Santos (Proprietários da farmácia), Myllena Sanneza de Lima Bulhões Ferreira (Secretária de Saúde) e Sueli Gomes Crisanto Reinaldo (Secretária de Finanças) e Genaro Fernandes da Silva Filho, todos com inelegibilidade declarada por 8 anos.

O Desembargador Glauber Rêgo e a juiza eleitoral Adriana Magalhães foram votos divergentes apenas quanto ao afastamento imediato dos cargos.

Conselho de Educação Física interdita duas academias no Agreste Potiguar

Com a missão de fiscalizar todas as regiões do Rio Grande do Norte, a equipe do Departamento de Orientação e Fiscalização (DOF) do Conselho Regional de Educação Física da 16° Região (CREF16/RN) segue com o seu intenso trabalho e vai até a região Agreste Potiguar. Montanhas, Serrinha e Lagoa Salgada foram as cidades visitadas. Das sete academias verificadas, duas foram interditadas pelo CREF16.

“Todas as irregularidades foram notificadas, orientadas e administrativamente impedidas de continuar seus serviços sem a presença Profissional de Educação Física, e em até 15 dias deverão se regularizar sob pena de encaminhamento para decisões judiciais”, afirma Luíz Marcos, Diretor do DOF.

A academia DF Fitness localizada em Montanhas e a DNA Fitness em Serrinha, foram os estabelecimentos interditados. Ainda foram detectadas duas pessoas físicas exercendo ilegalmente a profissão e um Profissional de Educação Física sem o registro.

Aids: casos e óbitos caem 16% nos últimos quatro anos no Brasil

HIV/aids

OS NÚMEROS REVELAM QUE, DE 1980 A JUNHO DE 2018, FORAM IDENTIFICADOS 926.742 CASOS DE AIDS NO BRASIL – UM REGISTRO ANUAL DE 40 MIL NOVOS CASOS. (FOTO: ARQUIVO/AGÊNCIA BRASIL)

“Indetectáveis”. Foi com esse grito, de mãos dadas, que pessoas que vivem com HIV deram início à cerimônia que marca os 30 anos de luta contra a aids. Elas comemoram o fato de terem sua carga viral em níveis sequer detectados em testes laboratoriais em razão da adesão ao tratamento com antirretrovirais. Dados do Ministério da Saúde divulgados hoje (27) mostram uma redução de 16% dos casos e óbitos por aids no país nos últimos quatro anos. Segundo a pasta, fatores como a garantia do tratamento para todos, a melhora do diagnóstico, a ampliação do acesso à testagem e a redução do tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento contribuíram para a queda.

Os números revelam que, de 1980 a junho de 2018, foram identificados 926.742 casos de aids no Brasil – um registro anual de 40 mil novos casos. Em 2012, a taxa de detecção da doença era de 21,7 casos para cada 100 mil habitantes enquanto, em 2017, o índice era de 18,3 casos. No mesmo período, a taxa de mortalidade por aids passou de 5,7 óbitos para cada 100 habitantes para 4,8 óbitos. O boletim também aponta redução significativa da transmissão vertical do HIV – quando o bebê é infectado durante a gestação – entre 2007 e 2017. A taxa caiu 43%, passando de 3,5 casos para cada 100 mil habitantes para 2 casos.

Homens

Os dados mostram ainda que 73% das novas infecções por HIV no Brasil acontecem entre pessoas do sexo masculino, sendo que 70% dos casos é registrado entre homens que estão na faixa etária de 15 a 39 anos.

Autoteste

O ministério anunciou que, a partir de janeiro de 2019, a rede pública de saúde passa a oferecer o autoteste de HIV para populações-chave e pessoas em uso de medicamento de pré-exposição ao HIV. A previsão é que sejam distribuídas, ao todo, 400 mil unidades do teste, inicialmente nas cidades de São Paulo, Santos, Piracicaba, São José do R io Preto, Ribeirão Preto, São Bernardo do Campo, Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis, Salvador, Porto Alegre, Belo Horizonte e Manaus.

Tratamento

Ainda de acordo com o boletim epidemiológico, desde 2013, quando os antirretrovirais passaram a ser distribuídos a todos os pacientes soropositivos, independentemente da carga viral, até setembro deste ano, 585 mil pessoas com HIV estavam em tratamento no Brasil. A maioria – 87% – faz uso do dolutegravir, que aumenta em 42% a chance de supressão viral (diminuição da carga de HIV no sangue) em relação ao tratamento anterior. A resposta, neste caso, também é mais rápida: no terceiro mês, mais de 87% dos usuários já apresentam supressão viral.

Luta

Diagnosticada como soropositiva há um ano e meio, a estudante Blenda Silva, 25 anos, conta que é possível seguir normalmente com a vida desde que haja adesão ao tratamento. Sobre os 30 anos de combate ao HIV, celebrados no próximo sábado (1º), Dia Mundial de Luta contra a Aids, ela lembra que muitos perderam a vida ao longo das últimas décadas por causa da doença.

“O número de infectados ainda é muito alto. Nossa mensagem, hoje, é que ainda precisa de prevenção”, disse, ao se referir aos mais de 37 milhões de pessoas que vivem com HIV em todo o mundo. “É uma luta que não precisa ser só de quem é soropositivo, mas de toda a sociedade brasileira”, concluiu.

Agência Brasil

Deputado requer regularização do pagamento do Programa do Leite

EM PRONUNCIAMENTO, O PARLAMENTAR ENALTECEU A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA QUE DISTRIBUI CINCO LITROS DE LEITE POR SEMANA ÀS FAMÍLIAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL.(FOTO: JOÃO GILBERTO)

O deputado Hermano Morais (MDB) protocolou requerimento na sessão plenária dessa terça-feira (27), na Assembleia Legislativa, solicitando informações ao governo e à Secretaria de Estado do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas) sobre a regularização e a previsão do pagamento do Programa do Leite Potiguar.

Em pronunciamento, o parlamentar enalteceu a importância do programa que distribui cinco litros de leite por semana às famílias em situação de vulnerabilidade social. “O programa atende cerca de 88 mil famílias potiguares, incentiva a cadeia produtiva do leite, a agricultura familiar, a agropecuária e a indústria de lacticínios”, enfatizou Hermano.

O deputado pediu à secretaria que informe a previsão do pagamento das quinzenas em aberto aos pecuaristas, ressaltando que o atraso causa sérios danos à categoria e aos beneficiários do programa.

Campanha divulga destinos turísticos do RN em cidades do sudeste brasileiro

A INICIATIVA É UMA PARCERIA ENTRE A SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO DE NATAL, SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO DE MOSSORÓ-RN, ABIH/RN, AZUL VIAGENS, BEM COMO CONTA COM O APOIO DA LUCK RECEPTIVO.

Operadores do turismo da capital potiguar e de Mossoró participam nessa semana de mais uma etapa da campanha “Tudo Começa Azul” que tem como objetivo divulgar os destinos turísticos do Rio Grande do Norte em cinco cidades do sudeste brasileiro. A iniciativa é uma parceria entre a secretaria municipal de Turismo de Natal, secretaria municipal de Turismo de Mossoró-RN, ABIH/RN, Azul Viagens, bem como conta com o apoio da Luck Receptivo. A ação teve início na última segunda-feira (26) em Belo Horizonte/MG e hoje acontece em Uberlândia-MG.

A campanha ainda percorrerá as cidades de Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Presidente Prudente, em São Paulo. Participam da ação representantes do Hotel Areia de Ouro; Pipa Lagoa Hotel; Porto Suites Natal; Bello Mare Hotéis; Vip Praia Hotel; Ocean Palace; Praiamar Natal; Sol Praia Marina; Aram Hotéis; Majestic Natal; Marsol All Inclusive; DBeach Resort; Costa do Atlântico; Visual Praia Hotel; Rifoles; Natal Dunnas e Serhs Natal.

Alunos do Winston Churchill redescobrem o RN através de iniciativa da Assembleia

A DESCOBERTA OCORREU NA MANHÃ DESTA TERÇA-FEIRA (27), DURANTE A PALESTRA “JERIMUNLÂNDIA BELIGERANTE – A SEGUNDA GUERRA E O RN”. (FOTO: FÁBIO CORTEZ)

Descobrir a importância da localização geográfica do Rio Grande do Norte como estratégia militar na época da Segunda Guerra Mundial e a relevância de nomes como Augusto Severo para a história da aviação, foi uma surpresa que agradou o estudante secundarista Gutierre Pinheiro, 16.

“Foi bom, mas ao mesmo tempo eu percebi que não conheço a história do meu estado. Saber de fatos importantes da nossa história é muito importante e não podemos deixar isso morrer”, disse o estudante do segundo ano da Escola Estadual Winston Churchill.

A descoberta ocorreu na manhã desta terça-feira (27), durante a palestra “Jerimunlândia Beligerante – a segunda guerra e o RN”. A palestra foi uma ação do Memorial da Cultura e do Legislativo Potiguar e integra o Projeto: “Memória Itinerante”, no qual alunos da rede pública de ensino têm sido beneficiados com lições do passado e do presente.

“É muito importante essa aproximação pois as alunos do ensino médio não estudam mais o assunto e, por isso, ficam muito alheios a história. História é identidade”, destacou a diretora da Escola Estadual Winston Churchill, ​Claudia Cartaxo.

O professor de história João Batista destacou a importância da colaboração entre instituições públicas na preservação da história estadual. “O acesso a esse acervo nos traz um novo olhar sobre nosso estado. Iniciativas como essa são fundamentais para preservar a memória e manter a cultura estadual”, disse.

Um grupo formado por estudantes das primeira e segunda série do ensino médio assistiu a aula ministrada pelo historiador Plínio Anderson. A aula de 70 minutos em slide show, com destaque para a relevância do Rio Grande do Norte na história do Brasil e da América do Sul foi precedida por um passeio pelo centro histórico de Natal. “Os alunos ficaram encantados. Eles passam por aqui diariamente e não conhecem a história desse espaço e prédios”, disse Claudia Cartaxo.