SELO BLOG FM (4)

Categoria: novembro 23, 2018

Primeira noite do Natal Fest Gourmet atrai público de todas as idades

ATÉ ESTE SÁBADO (24), DAS 18H À MEIA-NOITE, O VISITANTE TERÁ MAIS ATIVIDADES PARA PARTICIPAR NO NATAL FEST GOURMET.

O reflexo da luz nas águas do rio Potengi, a Ponte Newton Navarro ao fundo e o show de luzes das embarcações atracadas no Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Natal pintaram um cenário ainda mais atrativo na primeira noite do 2º Natal Fest Gourmet, quinta-feira (22). Aliado à boa gastronomia servida pelos estabelecimentos convidados e a dinâmica de atividades de formação, atraiu diversos públicos em palestras, oficinas, minicursos e em bate-papos com degustações no salão climatizado ou do terraço ao ar livre.

Até este sábado (24), das 18h à meia-noite, o visitante terá mais atividades para participar no Natal Fest Gourmet. O acesso e as inscrições são gratuitas para os minicursos, palestras, seminário, oficinas e boa música. E tem ainda a feira gastronômica oferecendo produtos direto do produtor ou degustações no espaço de restaurantes e bares, que dispõem de pratos no valor abaixo de R$ 20. Inserido no calendário do Natal em Natal, o Natal Fest Gourmet conta com patrocínio da Prefeitura de Natal e Unimed Natal através do Programa Djalma Maranhão de Incentivos Culturais. Também conta com a parceria e ações importantes de entidades parceiras SENAC, SESC, SESI, SENAI E Sebrae-RN.

No segmento de restaurantes, o público pode conferir pratos elaborados pelos restaurantes Totoia Restaurante, Paçoca de Pilão, Cozinha Ecológica Deborah Sá, Cordeiro Chique, Chopp e Camarão, Johnny e Joey, Massa Fina, Caroli Doces, CrooksCookie e Subway. Para a criançada, o Natal Fest Gourmet reservou um lugar especial com o espaço kids coordenado pela empresa Divirta Kids.

A cada noite há shows com atrações musicais de MPB, bossa nova, samba e choro. Nesta sexta-feira, das 18h às 21h se apresentam Daniela Fernandes e Gustavo Monte, com um passeio pela tropicália, jazz e bossa nova. Em seguida, das 21h a 0h, se apresenta Yrahn Barreto com sua MPB setentista. No sábado, das 18h às 21h, será a vez de Chico Bethoven e Regional Choro do Elefante em uma viagem pelas origens da música brasileira, do choro aos maxixes e valsas. Encerra com sambinhas e choros de Larissa Costa, a partir das 21h.

OFICINAS

A programação desta sexta-feira na unidade móvel de panificação do SENAI tem o “Minicurso de Pão sem glúten”, nos horários das 19 às 21h e 21h15 às 23h15. E “Minicurso de Fabricação de Brownie”, dia 24, das 19h às 21h e 21h15 às 23h15. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site da sympla.

Bastante concorrida na primeira noite, a Arena SENAC de Gastronomia terá nesta sexta-feira, a partir das 18h, o chef Paulo Arsand com ‘oficina infantil Cupcakes’. Na sequência Nito Avelar com ‘Cozinha Restaurante Navarro’, Rodrigo Santana preparando o ‘Cozido Gourmet’ e Thiago Gomes com a ‘Feijoada do mangue ao mar’. No Sábado tem a apresentação da oficina Ceia 19h às 22h, com a simulação de jantar para 4 pessoas, realizada por Marília, Beth e Juliana, chefs do Senac.

PALESTRAS

Idealizado pelo Natal Fest Gourmet, O I Seminário Técnico de Gastronomia acontece no primeiro andar do Terminal e segue até sábado com palestras ministradas por especialistas de diversos segmentos. Nesta sexta-feira (23), o Seminário será aberto às 19h pelo laticinista Raoni Carbogim, que falará sobre “Tendências dos queijos artesanais potiguares”. Logo após, às 20h, a especialista em comida vegana e empreendedora do restaurante Cozinha Ecológica, chef Deborah Sá, fará uma abordagem sobre o tema pelo viés da cozinha contemporânea. No sábado, o seminário será reaberto pela chef e pesquisadora Gabriela Sales, representando a Funcarte. Ela fará uma leitura atual sobre diversidade alimentar — “PANCs: a revolução alimentar brota nas hortas comunitárias”. No encerramento, a partir das 20h, os participantes vão contar com a fala do mago dos temperos Sérgio Motta, proprietário da Korin. Seu tema será “A Alquimia dos temperos e azeites”.

HOMENAGEM

O Natal Fest Gourmet também irá homenagear ainda uma personalidade da gastronomia potiguar, com o Prêmio Le Magnifique Chef, entregue no encerramento das oficinas. No ano passado, o homenageado foi o chef francês radicado no RN, François Schmmit. Este ano, o convidado para receber a homenagem é Tadeu Lubambo, criador do Camamo, que tem uma contribuição significativa no fomento da gastronomia potiguar.

Lula, Dilma, Palocci e Mantega viram réus por “quadrilhão do PT”

DILMA E LULA: OS EX-PRESIDENTES SÃO ACUSADOS DO CRIME DE ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA (VICTOR MORIYAMA/GETTY IMAGES)

O juiz federal Vallisney de Souza Oliveira, da 10º Vara Federal do Distrito Federal, aceitou nesta sexta-feira (23) uma denúncia contra os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, os ex-ministros da Fazenda Guido Mantega e Antonio Palocci e o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto.

Com a decisão, os petistas se tornam réus e serão julgados pelas acusações do inquérito conhecido como “quadrilhão do PT”, em que são acusados de organização criminosa.

Essa é a primeira vez que a ex-presidente Dilma, que deixou o cargo em 2016 após sofrer impeachment, se torna réu na justiça. A denúncia, apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) em 2017, foi formulada pelo então procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

Na época, o procurador acusou os petistas de integrarem uma organização criminosa que cometeu uma série de crimes na Petrobras investigados pela Operação Lava Jato, tais como formação de cartel, corrupção e lavagem de dinheiro. A soma dos desvios chega a R$ 1,4 bilhão, diz a denúncia.

O caso começou a tramitar no Supremo Tribunal Federal (STF) no ano passado, mas foi remetido à primeira instância após os acusados deixarem os cargos políticos e perderem o foro privilegiado.

Segundo a acusação feita por Janot, pelo menos desde meados de 2002 até 12 de maio de 2016, os denunciados integraram e estruturaram uma organização criminosa com atuação durante o período em que Lula e Dilma presidiram o país para cometimento de uma série de delitos, em especial contra a administração pública em geral.

A denúncia de 230 páginas acusa Lula — preso desde abril em razão de condenação no processo do tríplex do Guarujá — de ser o chefe da organização criminosa.

Janot afirmou que o ex-presidente foi um dos responsáveis pelo “desenho do sistema de arrecadação da propina” ao ter atuado diretamente na negociação espúria de cargos para obter, de forma indevida, apoio político do PP e do PMDB para os interesses do seu grupo político no Congresso.

“Considero ser a denúncia idônea e formalmente apta a dar início à presente ação penal contra os denunciados, razão pela qual a recebo”, decidiu o juiz federal Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal do DF, concedendo também prazo de 15 dias para resposta dos acusados por escrito.

Exame

Vereadora Fativan cobra transparência sobre atrasos em salários de terceirizados

VEREADORA DE PARNAMIRIM, FATIVAN ALVES

Durante a 119° Sessão Ordinária, realizada no Plenário Dr. Mário Medeiros na Câmara Municipal de Parnamirim, em 14 último, a vereadora Fativan Alves que integrou a Comissão Temporária para apurar irregularidades no pagamento dos salarios e vales alimentação dos funcionários das empresas terceirizadas que prestam serviços a Prefeitura Municipal de Parnamirim.

Fativan afirmou que faltaram muitas informações tanto por parte da gestão municipal como por parte das empresas Crash e Solares sobre os constantes atrasos, a parlamentar cobrou mais transparência dos responsáveis na solução deste problema.

“É inadmissível que os funcionários das empresas terceirizadas que prestam serviços a Prefeitura passem por essa horrível situação, esses profissionais que trabalham com toda dedicação na prestação de serviços a nossa população merecem respeito, estamos na luta para resolver este impasse” afirmou a parlamentar.

Mais de 250 advogados lotam almoço de adesão à Chapa 30

MAIS DE 250 ADVOGADOS PARTICIPARAM DO ALMOÇO DE ADESÃO PARA CONFIRMAR O VOTO NO PROJETO DA CHAPA ATITUDE OAB

Um encontro mobilizou nesta sexta-feira (23) muitos advogados em Natal. A reunião se deu em apoio à candidatura de Aldo Medeiros e à Chapa 30 na disputa pela direção da OAB/RN. Mais de 250 advogados participaram do almoço de adesão para confirmar o voto no projeto da Chapa Atitude OAB.

“Fico muito feliz em ver este nível de aceitação às propostas que defendemos para o resgate do protagonismo da advocacia na OAB. É um sinal muito claro de que estamos no caminho certo para vencer a eleição da próxima quarta-feira, no dia 28”, comemorou Aldo Medeiros, acompanhado da candidata a vice-presidente Rossana Fonseca e de outros membros da chapa.

Além da presença maciça de advogados que militam em Natal e na Região Metropolitana, o encontro atraiu profissionais com representatividade em diversas regiões do Rio Grande do Norte. Dentre eles, estavam o presidente da subseção de Mossoró e candidato a Conselho Federal pela Chapa 30, Canindé Maia; a candidata à presidência da subseção de Goianinha, Alana Almeida; e o ex-presidente da subseção de Caicó, Roberto Diniz, também integrante da Atitude OAB como candidato a secretário da CAARN.

Situada na oposição, a Chapa 30 assumiu com a classe o compromisso de tornar a OAB/RN mais atuante em favor dos associados, sobretudo em áreas como a defesa das prerrogativas profissionais e a transparência na utilização dos recursos da instituição. “Estou preparado para levar, junto com os demais diretores e conselheiros da nossa chapa, a OAB do Rio Grande do Norte a se reaproximar das reais necessidades dos advogados, não apenas em Natal, mas no interior também, onde não há o devido amparo institucional aos profissionais”, destaca o candidato a presidente.

Conheça os nomes já confirmados para a equipe ministerial de Bolsonaro

O presidente eleito Jair Bolsonaro faz pronunciamento após reunião com o presidente Michel Temer, no Palácio do Planalto.

(FOTO: WILSON DIAS/AGÊNCIA BRASIL)

Veja quem já foi confirmado para a equipe ministerial do presidente eleito, Jair Bolsonaro:

Onyx Lorenzoni

O ministro extraordinário do governo de transição do presidente eleito Jair Bolsonaro, Onyx Lorenzoni, fala à imprensa no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília.

ONYX LORENZONI . (FOTO:VALTER CAMPANATO/ARQUIVO/AGÊNCIA BRASIL)

Deputado federal pelo DEM do Rio Grande do Sul, assumirá a Casa Civil. Por enquanto, atua como ministro extraordinário da transição.

General Augusto Heleno Ribeiro Pereira

O general da reserva Augusto Heleno, indicado para ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), fala à imprensa no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, onde funciona o gabinete de transição de governo.

GENERAL AUGUSTO HELENO. (FOTO: ANTONIO CRUZ/ARQUIVO/AGÊNCIA BRASIL)

Oficial da reserva, assumirá o Gabinete de Segurança Institucional (GSI). É chamado de “conselheiro” pelo presidente eleito.

Paulo Guedes

O economista Paulo Guedes, que assumirá, no governo de Jair Bolsonaro (PSL), o recém-criado Ministério da Economia, se reúne com o atual ministro da Fazenda, Eduardo Guardia

PAULO GUEDES. (FOTO: MARCELLO CASAL JR./AGÊNCIA BRASIL/ARQUIVO/AGÊNCIA BRASIL)

Economista que acompanhou Bolsonaro durante a campanha, ocupará o Ministério da Economia (unindo Fazenda, Planejamento e Indústria e Comércio).

Sergio Moro

O futuro ministro da Justiça, juiz federal Sérgio Moro, durante coletiva de imprensa após reunião com o atual ministro da pasta, Torquato Jardim.

SERGIO MORO. (FOTO: FABIO RODRIGUES POZZEBOM/ARQUIVO/AGÊNCIA BRASIL)

Juiz federal, responsável pelos processos da Operação Lava Jato, assumirá o Ministério da Justiça (fusão com a Secretaria de Segurança Pública e Conselho de Controle de Atividades Financeiras, Coaf).

Marcos Pontes

O astronauta Marcos Pontes, futuro ministro de Ciência e Tecnologia, chega ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, para reunião no gabinete do governo de transição.

MARCOS PONTES. (FOTO: JOSÉ CRUZ/AGÊNCIA BRASIL)

Astronauta e próximo ao Bolsonaro, ficará à frente do Ministério de Ciência e Tecnologia, que deverá agregar também a área do ensino superior.

Tereza Cristina

A futura ministra da Agricultura, Tereza Cristina fala aos jornalistas depois de reunião com a equipe de transição no CCBB.

TEREZA CRISTINA. (FOTO: ANTONIO CRUZ/ARQUIVO/AGÊNCIA BRASIL)

Deputada federal pelo DEM do Mato Grosso do Sul, engenheira agrônoma e empresária do agronegócios, assumirá o Ministério da Agricultura.

General Fernando Azevedo e Silva

general Fernando Azevedo e Silva

GENERAL FERNANDO AZEVEDO E SILVA. (FOTO: JOSÉ CRUZ/ARQUIVO/AGÊNCIA BRASIL)

É militar da reserva e atuou como assessor do presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli. Assumirá o Ministério da Defesa.

Ernesto Araújo

O futuro ministro das Relações Exteriores, embaixador Ernesto Fraga Araújo, concede entrevista à imprensa no CCBB.

EMBAIXADOR ERNESTO FRAGA ARAÚJO. (FOTO: VALTER CAMPANATO/AGÊNCIA BRASIL)

Diplomata há 29 anos, Ernesto Fraga Araújo, é o atual diretor do Departamento de Estados Unidos, Canadá e Assuntos Interamericanos do Itamaraty. Formado em Letras, vai assumir o Ministério de Relações Exteriores.

Roberto Campos Neto

O economista Roberto Campos Neto (Assessoria de Imprensa da transição/Divulgação)

ROBERTO CAMPOS NETO. (FOTO:ASSESSORIA DE IMPRENSA DO GOVERNO DE TRANSIÇÃO/DIREITOS RESERVADOS)

O economista, de 49 anos, vai comandar o Banco Central. Executivo do banco Santander e neto do ex-ministro Roberto Campos, Campos Neto é formado em economia, com especialização em finanças, pela Universidade da Califórnia, em Los Angeles.

Wagner Rosário

O ministro da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário, durante o lançamento do novo Portal da Transparência do governo federal.

WAGNER ROSÁRIO. (FOTO:MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL)

Servidor de carreira e ex-capitão do Exército, Wagner de Campos Rosário vai continuar no cargo de ministro da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), que ocupa desde maio de 2017.

Luiz Henrique Mandetta

Brasília - Deputado Mandetta (DEM/MS)fala durante discussão do processo de impeachment de Dilma, no plenário da Câmara (Valter Campanato/Agência Brasil)

LUIZ HENRIQUE MANDETTA. (FOTO: VALTER CAMPANATO/AGÊNCIA BRASIL)

Ortopedista pediátrico, o deputado federal Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS), de 53 anos, vai assumir o Ministério da Saúde a partir de janeiro de 2019. Ele não se candidatou à reeleição e seu mandato termina no final do ano.

André Luiz de Almeida Mendonça

André Luiz, AGU

ANDRÉ LUIZ DE ALMEIDA MENDONÇA . (FOTO: DIVULGAÇÃO/PGU)

Advogado da União desde 2000 e com pós-graduação em Governança Global, André Luiz de Almeida Mendonça vai assumir a Advocacia-Geral da União.

Ricardo Vélez Rodríguez

Ricardo Vélez Rodríguez é indicado para o Ministério da Educação no governo de Jair Bolsonaro

RICARDO VÉLEZ RODRÍGUEZ  (FOTO:RICARDO VÉLEZ RODRÍGUEZ/REDES SOCIAIS)

Filósofo é professor emérito da Escola de Comando e Estado Maior do Exército, Ricardo Vélez Rodríguez assumirá o Ministério da Educação.

Agência Brasil

‘Pretendo ser o escudo e a espada de Bolsonaro’, diz Mourão

HAMILTON MOURÃO, O VICE DE JAIR BOLSONARO. (FOTO: AFP)

O vice-presidente eleito, general Hamilton Mourão (PRTB), afirmou nesta sexta-feira, 23, durante o painel Brasil de Ideias, promovido pela Revista Voto, que pretende ser “o escudo e a espada de Bolsonaro”, destacando a importância do papel do vice no atual cenário político. “Não vamos receber ninguém na garagem à meia-noite, podem ter certeza disso aí”, disse, em alusão a um dos trechos da conversa entre o presidente Michel Temer e o empresário Joesley Batista, da JBS, recuperados pela Polícia Federal.

Mourão afirmou ainda que pretende cortar mais da metade dos cargos disponíveis na Vice-Presidência. “A determinação do presidente é de que esta racionalização atinja todos os setores”, explicou.

Segundo o vice-presidente, o novo governo será norteado pelo sistema democrático, rechaçando qualquer possibilidade de haver uma intervenção militar avalizada pelo Palácio do Planalto. “Ninguém tem dúvida de que a democracia liberal é o grande sistema capaz de levar as nações ao progresso”, reafirmou. “A democracia liberal enfrenta desafios como a nossa, com mais de 200 milhões de habitantes com suas demandas sociais e necessidades. Nós temos que buscar solucionar tudo aquilo que nos aflige.”

Mourão também comentou o ruído gerado na composição do novo governo, no caso do indicado ao Ministério da Economia, Paulo Guedes, ter desautorizado a fala do ministro extraordinário da Transição e futuro chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, sobre a reforma da Previdência. “Ministro não controla ministro, ambos estão no mesmo nível. Eu sempre cito o exemplo do quartel, onde o comandante da 1ª companhia não dá ordens para o comandante da 2ª companhia, pois se equivalem”, disse.

Sobre as estratégias do novo governo, o general endossou a defesa de Paulo Guedes a um novo pacto federativo com “menos Brasília e mais Brasil” e a retomada de protagonismo do Congresso. “Nós queremos ter uma relação estreita com o Poder Legislativo, pois ele é o grande fiscalizador do Executivo”, afirmou o vice-presidente eleito. “Vamos devolver a ele a sua grande atribuição de efetivamente montar o orçamento. Das grandes ideias que nós temos uma delas é desvincular tudo no orçamento da União e entregar este pacote na mão dos nossos representantes no Congresso.”

Estadão Conteúdo

Coronel Araújo é confirmado como o secretário de Segurança do governo Fátima Bezerra; confira os nomes da equipe

FÁTIMA DESTACOU QUE OS CRITÉRIOS DE ESCOLHA DESSES PROFISSIONAIS FORAM A ALTA QUALIDADE TÉCNICA, EXPERIÊNCIA, ESPÍRITO PÚBLICO E COMPROMISSO COM AS DIRETRIZES DE UM GOVERNO DE INCLUSÃO

A governadora eleita do Rio Grande do Norte, senadora Fátima Bezerra, anuncia os seguintes nomes para a equipe que comandará a área de Segurança Pública no Estado:

Coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social;

Luís Mauro Albuquerque Araújo, secretário de Estado da Justiça e Cidadania;

Coronel Alarico José Pessoa Azevedo Júnior, Comandante Geral da Polícia Militar do RN;

Ana Cláudia Saraiva Gomes, Delegada Geral de Polícia Civil

Fátima destacou que os critérios de escolha desses profissionais foram a alta qualidade técnica, experiência, espírito público e compromisso com as diretrizes de um governo de inclusão, participação e capacidade de trabalhar em defesa dos interesses da sociedade.  “A área de Segurança é a mais desafiadora, problemática e na qual a população tem mais expectativa de mudança. Vamos atuar de maneira articulada, para que essa realidade do Rio Grande do Norte de liderar o ranking da violência seja deixada para trás”.

Conheça um breve perfil dos primeiros nomes escolhidos pela governadora eleita Fátima Bezerra para compor o futuro Governo

Coronel Araújo

Francisco Canindé de Araújo Silva é Coronel da Reserva da Polícia Militar, tem 54 anos, é natural de São Bento do Trairi – RN e graduado em Segurança Pública na Polícia Militar de Pernambuco. Francisco Araújo integrou a Operação de Manutenção de Paz das Nações Unidas em Moçambique – ONUMOZ no ano de 1994, participou do Planejamento e Execução das Atividades de Segurança dos Jogos da Copa da FIFA – 2014, foi Comandante-Geral da Polícia Militar e Presidente do Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares do Brasil, para a Região Nordeste, de 2010 a 2014. Anteriormente exercia a chefia do Gabinete de Segurança Institucional da Assembleia Legislativa.

“Recebi o convite com grande alegria. É uma honra ser distinguido para ser o chefe da Segurança Pública do Rio Grande do Norte. Espero corresponder à expectativa e à confiança que a governadora depositou em mim. Estou pronto para atuar com toda a equipe da segurança definida hoje, tendo a liderança da governadora. Sozinhos não somos nada, mas juntos podemos fazer a diferença”

Coronel Alarico

Alarico Azevedo ingressou na Polícia Militar do Rio Grande do Norte em 1991 e está completando em janeiro 28 anos de atividade na instituição. Ele tem 53 anos e já exerceu o

Comando de Policiamento Metropolitano, Academia de Polícia e foi diretor do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Siosp). Atualmente está no comando do Gabinete de Segurança Institucional do Tribunal de Justiça do RN.

“Em primeiro lugar me sinto muito honrado pelo convite. Estamos diante de um desafio não só na segurança do estado, mas do país. Com luta, união e muita vontade de trabalhar faremos um trabalho em equipe para minimizar a situação que vem passando o estado”.

Mauro Albuquerque

Luís Mauro Albuquerque Araújo, 50, começou a carreira na Polícia Militar, onde trabalhou entre 1987 e 1994. Passou em seguida aos quadros da Polícia Civil e posteriormente como agente da Polícia Civil de Custódia até 2015, quando assumiu a Diretoria Penitenciária de Operações Especiais do Distrito Federal. Atuou na elaboração da doutrina de intervenção penitenciária e procedimentos de segurança, que já foi adotada inclusive pelo Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN). Além de trabalhos internacionais, foi consultor das unidades das penitenciárias federais. Em 2016, foi para o Ceará, onde atuou na retomada de quatro unidades prisionais. Desde 2017, coordena a Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária em Alcaçuz.

“Quero continuar o trabalho sério que venho desempenhando e avançar na parte de ressocialização, onde um sistema controlado pelo Estado facilita bastante o cumprimento da lei de execuções penais. Espero continuar atendendo o povo do Rio Grande do Norte sob o comando da nova governadora. Posso garantir trabalho, trabalho e trabalho, tendo como pilar o agente penitenciário”

Ana Claúdia

Ana Claúdia Saraiva, 49, tomou posse na Polícia Civil em 1997. Foi delegada de defesa da mulher e tem passagem pelas delegacias regionais de Mossoró, Caicó e Ceará-Mirim. Foi diretora de polícia da capital em 2007 e estava lotada na Corregedoria-Geral da Polícia.

“Sabemos que é um grande desafio, mas ireamos dar nosso melhor para superar as diferenças e atender às expectativas da sociedade, buscando reestruturar a Polícia Civil para um serviço de qualidade. Agradeço a escolha da governadora Fátima Bezerra e seu espírito democrático por acolher a sugestão da classe, já que fui eleita a primeira na lista tríplice”.

Debate entre os candidatos da OAB/RN foi marcado pelo embate entre o iceberg, o nervosismo e o “oito”

DEBATE ENTRE OS CANDIDATOS DA OAB/RN FOI APRESENTADO NA TV CÂMARA DE NATAL NESTA QUINTA-FEIRA, 22

No meio jurídico continua repercutindo a performance dos candidatos à presidência da OAB/RN, que na noite desta quinta-feira participaram de um debate na TV Câmara de Natal. Ao longo dos quatro blocos apresentados pelo jornalista João Ferreira, ficou a nítida impressão de que o atual presidente da OAB/RN e candidato à reeleição, Paulo Coutinho, foi quem teve uma melhor participação.

Frio como um “iceberg” e falando bem para as câmeras, Coutinho em nenhum momento se deixou desestabilizar pelas diversas tentativas que o candidato da chapa 30,  advogado Aldo Medeiros, fez no sentido de tirá-lo do eixo e desconcentrá-lo.

Todas as tentativas de colocar a atual gestão da OAB/RN em xeque foram repelidas por Paulo Coutinho, alguma vezes com doses homeopáticas de ironia.

Usando bem a técnica de olhar nos olhos dos telespectadores através das lentes das câmeras, Coutinho desqualificou todos os questionamentos negativos sobre a sua gestão, sem sequer mover uma única pestana ou exibir qualquer sinal de desconforto com as indagações que lhes eram dirigidas.

Em suas respostas, Paulo Coutinho defendeu a sua administração com unhas e dentes e retrucou com maestria os ataques e questionamentos em torno de temas polêmicos como as questões da defesa das prerrogativas dos advogados, interiorização da OAB/RN, criminalização da advocacia, falta de planejamento e de ações da Escola Superior da Advocacia, entre outros.

Por diversas vezes, deu respostas irônicas a Aldo Medeiros, como também para a candidata da chapa 20, advogada Magna Letícia, que ao dizer que “não escuta elogios a atual gestão quando viaja pelo interior”, ouviu de Coutinho uma resposta que a calou de imediato: “Se o nosso trabalho não estivesse sendo feito a contento, eu não contaria com o apoio de quase todos os presidentes das Subseccionais”, disse o atual presidente da OAB/RN.

Paulo Coutinho provavelmente foi preparado e treinado por sua assessoria para atuar no debate com desenvoltura. Apesar desse aspecto, ele também teve sorte – pegou o seu principal opositor, Aldo Medeiros Filho, em um dia ruim.

Embora seja considerado um dos talentos do mundo jurídico potiguar e dono de uma retórica sempre bem alinhada, Aldo Medeiros Filho passou para o telespectador a imagem de um debatedor muito nervoso, cuja tensão era retratada pela face contraída.

Nos primeiros momentos do debate, bem que Medeiros tentou ter uma atuação atrativa e polarizar com Paulo Coutinho. No entanto, foi traído pelo próprio nervosismo.  Na reta final do debate, Aldo Medeiros já tornava patente o seu desconforto, como se contasse os minutos para o fim daquela “tortura televisiva”.

Já a candidata Magna Letícia perdeu-se por diversas vezes na linha do próprio pensamento. Por diversas ocasiões não conseguiu concluir o seu raciocínio, que entrava rotineiramente em um “oito” de onde não conseguia sair. Aliás, só saía após ser interrompida pelo mediador João Ferreira, com um “o seu tempo acabou candidata”. O desempenho diante das câmeras também deixou a desejar, e muito.

Nas vésperas do debate, circulou com força nos meios jurídicos especulações sobre uma pesquisa que teria sido feita por telefone e que apontava Paulo Coutinho em primeiro lugar, e os seus concorrentes em uma considerável distância dele.

Na opinião de alguns advogados, especulação ou não, essa tal pesquisa pode ter sido o estopim que detonou o emocional dos concorrentes de Coutinho, fragilizando a atuação deles no debate.

Especulações à parte, uma coisa é certa: Coutinho se deu bem no debate e não perdeu sequer a oportunidade de fazer “gracinha” no final do programa, ao exibir as palmas das mãos para as câmeras, numa alusão ao número 10 de sua chapa.