7 de novembro de 2018 às 18:00
7 de novembro de 2018 às 18:00
O PREFEITO ÁLVARO DIAS VAI EMITIR A ORDEM DE SERVIÇO PARA A OBRA NESTA QUINTA-FEIRA (8).(FOTO: ELPÍDIO JUNIOR)
A Zona Norte de Natal vai receber uma grande obra de urbanização integrada que prevê a drenagem e pavimentação de mais de 300 ruas e a construção equipamentos públicos como um Centro de Referência em Assistência Social, praça, escola, quadras e ecoponto.
O prefeito Álvaro Dias vai emitir a ordem de serviço para a obra nesta quinta-feira (8), às 9h30, no gabinete anexo da Prefeitura, no bairro de Candelária.
7 de novembro de 2018 às 17:41
7 de novembro de 2018 às 17:42
DEPUTADA DO DEM E ATUAL PRESIDENTE DA FRENTE PARLAMENTAR AGROPECUÁRIA, MANIFESTOU APOIO A BOLSONARO DURANTE A CAMPANHA ELEITORAL. (FOTO: LUIS MACEDO / CÂMARA DOS DEPUTADOS)
O presidente eleito Jair Bolsonaro anunciou nesta quarta-feira (7) a deputada federal Tereza Cristina (DEM-MS) como ministra da Agricultura.
Atual presidente da Frente Parlamentar Agropecuária do Congresso Nacional, conhecida como a bancada ruralista, Tereza Cristina foi indicada pela FPA para o cargo. Ela é engenheira agrônoma e empresária.
O anúncio foi feito após Bolsonaro e o futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM-RS), se reunirem em Brasília com parlamentares da FPA. O encontro aconteceu no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), onde funciona o gabinete de transição.
No Congresso, Tereza Cristina foi uma das principais defensoras do projeto que muda as regras no registro de agrotóxicos.
A futura ministra está no primeiro mandato como deputada e, durante a campanha eleitoral, manifestou apoio à candidatura de Bolsonaro à Presidência.
No Mato Grosso do Sul, ela já foi secretária de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo; diretora-presidente da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal; e diretora-presidente da Empresa de Gestão de Recursos Minerais.
Filiação ao DEM
Antes de se filiar ao DEM, Tereza Cristina integrava o PSB, partido do qual foi líder na Câmara.
Em abril, foi destituída da direção estadual do PSB após votar a favor da reforma trabalhista proposta pelo presidente Michel Temer, contrariando a orientação da sigla.
Em agosto, voltou a contrariar o PSB ao votar contra o prosseguimento da segunda denúncia contra Temer. Pediu desfiliação do partido antes de ser expulsa pela direção nacional do PSB.
Nota da FPA
Após Bolsonaro anunciar Tereza Cristina como ministra, a Frente Parlamentar Agropecuária divulgou a seguinte nota:
Membros da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) estiveram reunidos, hoje, com o Presidente da República eleito Jair Bolsonaro.
A bancada, após consenso entre parlamentares e entidades representativas da Agropecuária, sugeriu o nome da deputada federal Tereza Cristina (DEM-MS), presidente de FPA, para o Ministério da Agricultura.
Jair Bolsonaro aceitou a indicação e confirmou o nome da deputada Tereza Cristina para assumir a pasta.
7 de novembro de 2018 às 17:30
7 de novembro de 2018 às 17:34
STYVENDON EM ENTREVISTA AO MEIO-DIA MOSSORÓ DA 95 FM
Blog do Barreto
O senador eleito Styvenson Valentim caminha para deixar a Rede Sustentabilidade por conta dos efeitos da cláusula de barreira que limitará o raio de ação do partido. Em entrevista ao Meio-Dia Mossoró da 95 FM ele declarou que foi sondado por alguns partidos e fará uma escolha nos próximos meses.
“Ficaria na REDE até por uma questão de gratidão e a permanência não está totalmente descartada”, disse.
Mas uma das alternativas será o Podemos, inclusive ele já foi sondado por Álvaro Dias, ex-candidato a presidente da República.
Sobre o PSL, ele disse que não há uma conversa concreta no sentido de migrar para o partido. No entanto ele deixou claro que em primeiro lugar está o Rio Grande do Norte e que não aceitará que diferenças políticas do presidente eleito Jair Bolsonaro e da governadora Fátima Bezerra (PT) prejudiquem o Estado.
“Irei para onde for melhor para o Estado. Se houver discriminação contra o Rio Grande do Norte por diferenças políticas do presidente e da governadora eu não vou admitir que o povo seja prejudicado”, explicou.
O senador eleito reforçou que estará em defesa do Rio Grande do Norte independente de quem seja o governador ou o presidente.
7 de novembro de 2018 às 17:14
7 de novembro de 2018 às 17:23
HOMICÍDIO ACONTECEU NA CALÇADA DE UMA CASA DE FESTAS INFANTIS, NA AV. AMINTAS BARROS, EM LAGOA NOVA. (FOTO: JULIANNE BARRETO/INTER TV CABUGI)
Um homem ainda não identificado foi morto na frente de uma casa de festas para criança, na Zona Sul de Natal. O crime aconteceu nesta quarta-feira (7), no bairro Lagoa Nova, e a polícia acredita que trata-se de uma execução. Os criminosos mandaram a mulher dele e a filha do casal, de 5 anos, fugirem e o mataram em seguida.
Ele morava em um imóvel do outro lado da rua. No momento do assassinato, o homem caminhava em direção ao carro dele, que estava estacionado na calçada da casa de festas, junto com a filha e a mulher. Iam deixar a menina na escola.
Ainda de acordo com a polícia, os criminosos estavam dentro de um outro veículo, aguardando a chegada do homem, que morreu na calçada depois de ser atingido pelos disparos. Eles abandonaram o automóvel em um lugar próximo ao local do crime.
7 de novembro de 2018 às 16:51
7 de novembro de 2018 às 16:51
TRANSPORTE PÚBLICO DE NATAL FOI O TEMA DE UMA REUNIÃO HOJE NA CÂMARA MUNICIPAL COM VEREADORES E REPRESENTANTES DO EXECUTIVO. (FOTO:MARCELO BARROSO)
Os vereadores de Natal passaram a manhã desta quarta-feira (7) discutindo com a Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), Sindicato dos Transportes Urbanos (Seturn) e outros envolvidos na questão do transporte público da capital, o Projeto de Lei Complementar nº 013/17, de autoria do chefe do Executivo Municipal, que altera as leis complementares n° 149/2015 e n° 153/2015, que regulamentam o sistema de transporte público de Natal para ser licitado. Entre os pontos debatidos, o subsídio ao sistema para garantir melhorias e baratear a tarifa da passagem foi um dos destaques.
O vereador Sandro Pimentel (PSOL), presidente da Comissão de Planejamento Urbano da Câmara explicou que a nova proposta do Executivo altera pontos que tratam do piso baixo, ar condicionado, linhas noturnas, idade para gratuidade de idosos, entre outros, com ênfase na questão do Fundo Municipal do Transporte. “Hoje esse fundo não subsidia nada de custos com o sistema de transporte. Nós aprovamos que 30% dos recursos seja usado para subsidiar as gratuidades e, com isso, haveria uma redução na tarifa, mas a Prefeitura retira isso”, disse o parlamentar que apresenta sete emendas ao novo projeto.
O diretor técnico do Seturn, Nilson Queiroga, defendeu que o sistema seja subsidiado, já que o usuário da passagem inteira é quem acaba pagando pela gratuidade de alguns grupos. “Sem subsídio o caminho é mais um fracasso. A tarifa tem que ser barateada e isso só é possível, mesmo com todos os itens e melhorias propostas, se houver subsídio”, disse.
No debate, o professor da UFRN, Rubens Ramos, mestre em engenharia de transportes e pesquisador da área, disse que, com subsídio e realinhamento das linhas, a tarifa praticada hoje (R$ 3,65) é aceitável, já incluídos todos os itens que os vereadores aprovaram, podendo até ser menor ficando nos R$ 3,00. Ele diz que se baseou em planilha de custos do transporte de outras capitais em que o custo é maior do que o de Natal.
Contudo, o presidente da Comissão Técnica de Licitação de Transportes, Newton Filho, rebateu alegando que desconhece esses dados e que o subsídio do fundo de transportes ainda seria insuficiente para baratear os custos, já que os recursos que chegam a esse fundo são baixos e já são usados para outros fins, como campanha de educação no trânsito e recuperação de paradas de ônibus.
A Secretária de Mobilidade Urbana, Elequicina Santos, reforçou que a intenção não é retirar os itens que trazem mais conforto aos usuários, mas implantá-los de forma mais gradual. Além disso, relembrou que as duas licitações realizadas, baseadas no projeto já aprovado, não despertaram interesse das empresas e afirma que o valor da tarifa poderá ficar mais caro. “Tivemos conhecimento de que as empresas entenderam que o investimento fica muito alto para obedecer o que está na lei, por isso fizemos os ajustes. Da forma que os vereadores definirem vai ser feito o edital e a tarifa vai depender disso”, alertou Elequicina.
Com este debate de hoje, o presidente da Casa, vereador Raniere Barbosa (AVANTE) solicitou que tanto a STTU quanto o professor Rubens Ramos encaminhassem os dados que detalham o valor da tarifa, com suas respectivas fontes, para análise dos vereadores. “Trancaremos a pauta e só votaremos a lei orçamentaria após esse projeto dos transportes. Há contraditórios nessa nova lei. No interesse dos empresários, o que nós já aprovamos é inviável, mas precisamos de uma lei boa para o povo e que atenda as necessidades dos usuários”, destacou Raniere. Agora, o projeto receberá emendas e será votado em regime de urgência no próximo dia 22.
7 de novembro de 2018 às 16:44
7 de novembro de 2018 às 16:47
PAULO COUTINHO RECEBE APOIO EM MACAU E ANUNCIA CONSTRUÇÃO DE NOVA SEDE PARA SUBSECCIONAL
Depois de lançar a sua candidatura pela Chapa 10 “Avança OAB” na cidade de Assu, o advogado Paulo Coutinho, presidente da OAB/RN que disputa à reeleição, avançou com a interiorização de sua candidatura, que também foi lançada em Macau no início da tarde de hoje. Na ocasião, Coutinho anunciou que Macau ganhará uma nova sede para a subseccional da OAB. “Vai ser uma das mais estruturadas do estado”, revelou, durante um almoço no qual recebeu o apoio da Chapa 11 “OAB mais forte”, que tem os advogados Valéria Lucena e Luiz Gregório, candidatos pela subseccional daquele município.
Paulo Coutinho destacou ainda que o seu projeto de reeleição é focado na valorização dos advogados que atuam no interior do Estado. “Pela primeira vez teremos representantes de todas as seccionais em uma mesma chapa. Pra nós é importante ter conselheiros que conheçam os problemas locais e saibam o que fazer em cada região”, enfatizou.
O presidente-candidato assinalou também que a sua gestão tem buscado melhorias para a advocacia da região, como a sede própria anunciada anteriormente. Ele também parabenizou, as iniciativas voltadas para a comunidade, como o serviço de assistência a pessoas carentes mantido naquela subseccional.
Candidata a presidente pela Chapa 11 “OAB mais forte”, a advogada Valéria Lucena falou do apoio que a atual gestão da Ordem tem dado às demandas da subseccional. “Com apoio de Paulo e da CAARN conseguimos muitos benefícios para a advocacia. Agora é o momento de apoiar a Chapa 10 e fazer muito mais!”, reforçou Valéria.
O advogado Luiz Gregório, candidato a vice-presidente da Chapa “OAB mais forte” declarou apoio a Paulo Coutinho e falou que, juntos, vão elaborar um calendário de ações para a advocacia de Macau. O evento contou também com a presença de Thiago Simonetti, candidato a presidente da CAARN e de advogados das cidades de Pendências e Alto do Rodrigues.
ASSU
Já em Assu, Paulo Coutinho teve confirmado o apoio da Chapa 11 “+ Avanço”, que disputa a reeleição pela subseccional daquele município. “Vamos dar as mãos e nos unir para conquistar a vitória. A Chapa 11 da seccional e a Chapa 10 estadual representam o compromisso com a advocacia para que a Ordem avance ainda mais”, destacou Coutinho.
“VAMOS DAR AS MÃOS E NOS UNIR PARA CONQUISTAR A VITÓRIA”, DIZ APULO COUTINHO EM ASSU
A chapa 11 ” + Avanço” tem a advogada Danielle Diniz como candidata à presidência da subseção de Assu. Já o advogado Diego Souza é o candidato a vice-presidente de Danielle Diniz
Nesta quinta-feira, o candidato cumpre agenda em Mossoró, e na sexta, visitará Parelhas, Currais Novos e Caicó, no Seridó. No sábado, será a vez do lançamento da Chapa 10 em Pau dos Ferros.
7 de novembro de 2018 às 16:37
7 de novembro de 2018 às 16:37
DE JANEIRO A OUTUBRO, DEPÓSITOS EM POUPANÇA SUPERAM RETIRADAS EM R$ 22, 96 BILHÕES .(FOTO:ARQUIVO/AGÊNCIA BRASIL)
Depois de sete meses seguidos de resultado positivo, os saques na caderneta de poupança superaram os depósitos, gerando retirada líquida de R$ 2,532 bilhões em outubro. Segundo relatório divulgado hoje (7) pelo Banco Central (BC), foram depositados, ao longo do mês passado, R$ 194,435 bilhões e sacados R$ 196,968 bilhões.
No acumulado dos 10 meses deste ano, os depósitos na poupança superaram as retiradas em R$ 22,968 bilhões.
Em outubro, os rendimentos chegaram a R$ 2,950 bilhões. O saldo atualmente depositado em cadernetas ficou em R$ 776,192 bilhões.
Pela legislação em vigor, o rendimento da poupança é calculado pela soma da Taxa Referencial (TR), definida pelo BC, mais 0,5% ao mês, sempre que a taxa básica de juros (Selic) está acima de 8,5% ao ano.
Quando a Selic é igual ou inferior a 8,5% ao ano, como ocorre atualmente, a remuneração da poupança passa a ser a soma da TR com 70% da Selic. Atualmente a Selic está em 6,5% ao ano.
7 de novembro de 2018 às 16:22
7 de novembro de 2018 às 16:22
O GOVERNO DO ESTADO INVESTIU NA ESTRADA R$ 1,5 MILHÃO COM RECURSOS PROVENIENTES DA CONTRIBUIÇÕES DE INTERVENÇÃO NO DOMÍNIO ECONÔMICO (CIDE).(FOTO: RAYANE MAYNARA)
Com extensão de 2,2 quilômetros o Polo Industrial do município de Goianinha, na região Agreste, foi inaugurado nesta quarta-feira. O Governo do Estado investiu na estrada R$ 1,5 milhão com recursos provenientes da Contribuições de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE).
A obra é uma nova via, construída com pavimentação de alta durabilidade, resistente aos veículos de alta carga que trafegam pelo local e beneficia o escoamento da produção industrial na região de Goianinha, além de permitir o tráfego seguro de insumos para as indústrias e o escoamento da produção com economia e agilidade.
No Polo Industrial de Goianinha está instalada uma das principais indústrias do estado, a Cerâmica Elizabeth, que emprega mais de 240 funcionários diretos e gera 600 empregos indiretos, movimentando a economia da região.
O governador Robinson Faria disse que o investimento favorece a instalação de novas indústrias e que “desde 2015 nossa gestão agilizou o processo de concessão de licenças ambientais, tratou da segurança jurídica e investiu para assegurar incentivos e infraestrutura como o Gás Mais RN e acesso adequado”. Robinson Faria ainda afirmou que “as ações do Governo do Estado garantiram a permanência de indústrias como a Cerâmica Elizabeth e irão atrair novas empresas e investimentos. Tudo isso vai refletir na criação de novos empregos e oportunidades de trabalho e renda”.
Além da Elizabeth, outras duas empresas estão em fase de instalação no Polo Industrial de Goianinha – a Cerâmica Nobre e a G13 Locações, empresa que atua no ramo de locação de equipamentos para construções e eventos.
O acesso pavimentado também vai permitir que empresas de transporte incluam em suas rotas rota o acesso ao Polo, facilitando a vida das pessoas que trabalham no local.
Comentários