SELO BLOG FM (4)

Categoria: outubro 26, 2018

Ibope – RN, votos válidos: Fátima, 55%; Carlos Eduardo, 45%

NOS VOTOS TOTAIS, FÁTIMA BEZERRA, DO PT, TEM 52%, E CARLOS EDUARDO, DO PDT, 42%. É A ÚLTIMA PESQUISA ANTES DAS ELEIÇÕES DE DOMINGO.

O Ibope divulgou no início da noite desta sexta-feira (26) o resultado da pesquisa sobre o segundo turno da eleição para o governo do Rio Grande do Norte. O levantamento foi realizado entre quarta (24) e sexta-feira (26) e tem margem de erro de 3 pontos, para mais ou para menos.

Nos votos válidos, os resultados foram os seguintes:

  • Fátima Bezerra (PT): 55%
  • Carlos Eduardo (PDT): 45%

Na pesquisa anterior, Fátima tinha 54% e Carlos Eduardo, 46%

Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no 2º turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

Votos Totais

Nos votos totais, os resultados foram os seguintes:

  • Fátima Bezerra (PT): 52%
  • Carlos Eduardo (PDT): 42%
  • Em branco/nulo: 4%
  • Não sabe: 3%

Rejeição

A pesquisa também apontou o potencial de voto e rejeição para governador. O Ibope perguntou: “Para cada um dos candidatos a governador do Rio Grande do Norte citados, gostaria que o(a) sr(a) dissesse qual destas frases melhor descreve a sua opinião sobre ele”?

Carlos Eduardo (PDT)

  • Com certeza votaria nele para governador do RN – 34%
  • Poderia votar nele para governador do RN – 17%
  • Não votaria nele de jeito nenhum para governador do RN – 37%
  • Não o conhece o suficiente para opinar – 10%
  • Não sabem ou preferem não opinar – 2%

Fátima Bezerra (PT)

  • Com certeza votaria nela para governadora do RN – 41%
  • Poderia votar nela para governadora do RN – 16%
  • Não votaria nela de jeito nenhum para governadora do RN – 33%
  • Não a conhece o suficiente para opinar – 9%
  • Não sabem ou preferem não opinar – 2%

Sobre a pesquisa

  • Margem de erro: 3 pontos percentuais para mais ou para menos
  • Entrevistados: 812 pessoas em 38 cidades
  • Quando a pesquisa foi feita: 24 a 26 de outubro
  • Registro TSE: BR-05542/2018
  • Registro no TRE/RN: RN‐04531/2018
  • Nível de confiança: 95%
  • Contratantes da pesquisa: Inter TV Costa Branca
  • O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a realidade, considerando a margem de erro, que é de 3 pontos, para mais ou para menos.

G1 RN

Em manifesto, Rede critica Freitas Júnior, fala sobre boicote a Styvenson e anuncia novos rumos para o partido

Resultado de imagem para FREITAS JR. rEDE

FREITAS JR. FOI CANDIDATO AO GOVERNO DO RN PELO PARTIDO

Em manifesto divulgado hoje (26), o diretório estadual da Rede Sustentabilidade faz duras críticas a um de seus maiores líderes no RN, Freitas Júnior, que foi candidato ao governo pele legenda. No texto, os filiados dizem que ele teve posturas de erros e que colocou o partido em um caminho que, agora, será corrigido.

“Os rumos de algumas decisões centralizadoras tomadas pelo Porta-voz Estadual Freitas Júnior, desidratou a sigla em todo estado. Por vezes o referido Porta-voz agiu ofensivamente contra alguns filiados, humilhou, perseguiu e até assediou moralmente membros do Diretório partidário. O protagonismo que se esperava, deu lugar a uma postura autoritária que aliada à falta de liderança de Freitas, acabou desconectando os filiados e membros da direção partidária”, diz o texto, que também expôs o episódio de Styvenson.

“Alguns de seus atos refletiram na candidatura cidadã ao senado do Capitão Styvenson Valentim, que sofreu repetidos boicotes divulgados pela mídia e com frequentes ameaças de ter a sua candidatura retirada. O resultado da ingerência de Freitas e sua falta de trato político com a candidatura cidadã do Capitão, que por sinal foi eleito, desgastou a relação dele (Styvenson) com o partido e vice-versa, chegando ao ponto de cessarem as conversas sobre os pontos programáticos estabelecidos”, diz o manifesto.

Confira a íntegra AQUI

Pesquisa Consult/98FM Presidente no RN: Haddad tem 52,2% e Bolsonaro, 47,8% dos votos válidos

O candidato do PT à Presidência da República, Fernando Haddad, tem 52,5% dos votos válidos no Rio Grande do Norte, de acordo com pesquisa do Instituto Consult contratada pela 98 FM. O capitão reformado Jair Bolsonaro, do PSL, aparece com 47,8% das citações.

Neste cenário, forma pela qual a Justiça Eleitoral anuncia o vencedor, não são considerados brancos, nulos e indecisos.Quando são considerados os votos totais, Haddad tem 42,06%, contra 38,47% de Bolsonaro.

Nenhum dos candidatos somou 15,24% e não souberam ou não quiseram responder são 4,24%

A pesquisa foi realizada nos dias 21 e 22 de outubro em todas as regiões do Estado e ouviu 1.700 eleitores. A margem de erro é de 2,3% e o intervalo de confiança, de 95%. Ela foi registrada sob os protocolos RN-04167/2018 e BR-00123/2018.

Pesquisa Consult/98FM Governo do RN: Fátima tem 52,7% e Carlos Eduardo, 47,3% dos votos válidos

A candidata do PT ao Governo do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, tem 52,7% dos votos válidos de acordo com pesquisa do Instituto Consult contratada pela 98 FM. O ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT) aparece com 47,3% dos votos.

Neste cenário, forma pela qual a Justiça Eleitoral anuncia o vencedor, não são considerados brancos, nulos e indecisos.

Quando são considerados os votos totais, Fátima tem 45%, contra 40,41% de Carlos Eduardo.

Nenhum dos candidatos somou 9,65% e não souberam ou não quiseram responder são 4,94%

A pesquisa foi realizada nos dias 21 e 22 de outubro em todas as regiões do Estado e ouviu 1.700 eleitores. A margem de erro é de 2,3% e o intervalo de confiança, de 95%. Ela foi registrada sob os protocolos RN-04167/2018 e BR-00123/2018.

TSE vai investigar decisões sobre fiscalização em universidades

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Rosa Weber, durante sessão plenária para análise de embargos de declaração em representação, recursos ordinários e recursos especiais eleitorais referentes às Eleições 2018.

SEGUNDO ROSA WEBER, A JUSTIÇA ELEITORAL DEVE COIBIR A PROPAGANDA ELEITORAL IRREGULAR, MAS A RESTRIÇÃO NÃO ALCANÇA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO. (FOTO:MARCELO CAMARGO)

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, anunciou há pouco que a Justiça Eleitoral vai investigar a conduta dos juízes que autorizaram ações policiais e de fiscais em universidades públicas para apurar suposta realização de propagandas eleitorais irregulares.

No início da sessão do TSE desta tarde, última antes do segundo turno das eleições, a ministra defendeu liberdade de manifestação de pensamento nas universidades e disse que eventuais excessos devem ser investigados.

“O TSE está adotando todas as providências cabíveis, por meio da Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral, para esclarecer as circunstâncias e coibir eventuais excessos no exercício de poder de polícia eleitoral no âmbito das universidades de diversos estados da Federação.”, disse a ministra.

Segundo Rosa Weber, a Justiça Eleitoral deve coibir a propaganda eleitoral irregular, mas a restrição não alcança a liberdade de expressão.

“A aplicação do poder de polícia da Justiça Eleitoral tem por finalidade evitar o desequilíbrio de forças no pleito eleitoral, assegurando, além do princípio da isonomia, o pleno exercício da liberdade de expressão. A prévia e escrita ordem da Justiça Eleitoral é pressuposto para toda e qualquer constrição de direito. Eventuais excessos merecem a devida apuração”, disse a ministra.

Durante a sessão, a procuradora-geral Eleitoral, Raquel Dodge, também anunciou que entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para assegurar a liberdade de reunião e de manifestação nas universidades públicas. “Há indícios claros de que houve ofensa da liberdade de expressão, a liberdade de reunião, a liberdade de cátedra, que garante autonomia universitária”, disse Dodge.

Tribunais Regionais

O corregedor da Justiça Eleitoral, ministro Jorge Mussi, também informou que vai solicitar a todas as corregedorias do Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) informações sobre a fundamentação jurídica das decisões que autorizaram  as medidas nas universidades.

No início da tarde, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) foi o primeiro órgão a se pronunciar e disse que as decisões foram proferidas para coibir a propaganda eleitoral irregular a partir de denúncias feitas por eleitores e pelo Ministério Público Eleitoral (MPE).

“Nos termos do art. 37, da Lei 9.504/97, não é permitida a propaganda eleitoral ou partidária em bens de uso comum. A atuação das equipes de fiscalização tem como propósito tão-somente coibir condutas que estejam em dissonância com a legislação eleitoral. As recentes ações de fiscais eleitorais em instituições de ensino no estado do Rio de Janeiro foram desdobramentos de decisões judiciais fundamentadas, a partir de denúncias oriundas de eleitores e da Procuradoria Regional Eleitoral”, informou o TRE.

Agência Brasil

Prefeitura de Natal disponibilizará sistema de negociação fiscal até esta segunda-feira (29)

NA SEGUNDA-FEIRA OS INTERESSADOS PODERÃO RECORRER AINDA À SEMUT OU FAZER A NEGOCIAÇÃO PELA INTERNET (WWW.NATAL.RN.GOV.BR/SEMUT), ANTES DO AJUIZAMENTO DAS AÇÕES.

A Prefeitura de Natal disponibilizará o sistema de negociação tributária por mais um dia útil, até a segunda-feira (29), para que os contribuintes em atraso negociem seus débitos junto à Secretaria Municipal de Tributação e Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania, do Tribunal de Justiça do Estado. O prazo dado antes pela carta enviada aos devedores expirou nesta sexta-feira, (26). Na segunda-feira os interessados poderão recorrer ainda à Semut ou fazer a negociação pela internet (www.natal.rn.gov.br/semut), antes do ajuizamento das ações.

Esta medida se deu ao grande fluxo de contribuintes que foram à Semut para a negociação fiscal o que gerou impedimento para muitos que haviam sido notificados. Com mais este prazo, a Secretaria Municipal de Tributação espera poder atender à grande demanda, evitando o ajuizamento das ações de cobrança.

Pela carta emitida pelo Centro Judiciário de Soluções de Conflitos, os contribuintes têm direito de negociar o parcelamento do pagamento de seus débitos fiscais em até 60 meses, com redução de juros e multas. Após este novo prazo, a segunda-feira (29), deverão ser ajuizadas as ações de cobrança.

O Decreto 11.577, de 03 de setembro deste ano, prevê que, mediante a negociação, os contribuintes deverão estar livres de inscrição negativa. A sessão de negociação é conduzida por profissional qualificado do Tribunal de Justiça do Estado, com conhecimentos necessários para atuar com êxito e rapidez, evitando a execução fiscal. As negociações estão ocorrendo das 8h às 14h, na sede da Secretaria Municipal de Tributação, situada à rua Açu, 394, Tirol, ao lado da Catedral Metropolitana. Em caso de dúvidas, as pessoas podem entrar em contato com a Semut pelos números 3232 8882 ou 3232 8875.

Os documentos necessários são: documento de identificação como RG, CPF, comprovante de residência em nome do contribuinte. No caso de herdeiros, é necessário levar certidão de óbito do contribuinte e informações acerca de todos os herdeiros.

Ônibus do transporte público em Natal terá tarifa social neste domingo de eleições

COM A MEDIDA, O VALOR DA TARIFA CAI DE R$ 3,65 PARA R$ 1,85 APENAS PARA OS PAGAMENTOS EM DINHEIRO.

O 2º turno das Eleições 2018, que ocorre neste domingo (28), contará com operação especial de trânsito. É o que informa a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU).

Como ocorreu no 1º turno, a STTU vai disponibilizar 80 agentes de mobilidade e 30 viaturas distribuídos nos principais corredores de tráfego e dando suporte nos locais de votação onde o trânsito se complicar.

A STTU relembra que, em caso de ocorrências em vias municipais, o cidadão pode ligar para Alô STTU, no telefone 156. Já para ocorrências em rodovias estaduais, o número é o 198 do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), e para as ocorrências em rodovias federais, o número é o 191 da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

TRANSPORTE PÚBLICO

O sistema de transporte funcionará conforme o programado para os domingos e feriados. O eleitor que não vota próximo de casa deve ter atenção as mudanças de itinerários das linhas, principalmente nos bairros da Cidade Alta, Petrópolis, Tirol e Ribeira.

Por ser considerado feriado, será aplicada a tarifa social. Com a medida, o valor da tarifa cai de R$ 3,65 para R$ 1,85 apenas para os pagamentos em dinheiro. Ou seja, o usuário que pagar a tarifa no cartão pagará a tarifa normal.

Em caso de dúvidas, os usuários podem ligar para o Alô STTU, no telefone 156, ou perguntar pelo Twitter oficial, o @156Natal.

Pacientes esperam atendimento deitados no chão do Hospital João Machado, denuncia Sindicato

ALA MASCULINA DO HOSPITAL PSIQUIÁTRICO JOÃO MACHADO.

A denúncia foi realizada através de imagens (segue em anexo) feitas nesta quinta-feira (25), por servidores que trabalham no hospital. As fotos retratam a situação crítica de pacientes que aguardam atendimento no chão do João Machado, maior hospital psiquiátrico do Rio Grande do Norte.
As imagens são chocantes, e mostra a realidade de cerca de quarenta e sete pacientes esperando atendimento na ala masculina do pronto socorro do Hospital João Machado. Sem leitos suficientes para atender a demanda existente, os pacientes que precisam recorrer ao serviço estão sendo submetidos a situações humilhantes, na qual precisam aguardar deitados no chão do hospital, e muitas vezes sem colchão para descansar ou dormir.
O Ministério Público do Estado expediu algumas recomendações de adequação e correção da estrutura do Hospital João Machado em julho deste ano. Segundo as orientações, foi destacado a falta de equipamentos necessários para realizar alguns procedimentos, mofo em algumas enfermarias e atém mesmo, falta de assento sanitário no banheiro masculino.
“A realidade é de caos geral nos hospitais, É um tratamento desumano, um desrespeito à população que precisa do atendimento público, principalmente esses pacientes psiquiátricos. Não podemos fechar os olhos para isso, essas fotos são de assustar, não parece um hospital, parece um campo de guerra”, disse Egídio, Coordenador-Geral do Sindsaúde-RN.

ALA MASCULINA DO
HOSPITAL PSIQUIÁTRICO JOÃO MACHADO