SELO BLOG FM (4)

Categoria: outubro 11, 2018

Horário eleitoral gratuito para o segundo turno começa amanhã

horário eleitoral

NO RÁDIO, O HORÁRIO DE PROPAGANDA TERÁ INÍCIO ÀS 7H E ÀS 12H; NA TELEVISÃO, O PRIMEIRO BLOCO DO HORÁRIO ELEITORAL TEM INÍCIO ÀS 13H E O SEGUNDO BLOCO ÀS 20H30

Começa nesta sexta-feira (12) a propaganda eleitoral gratuita, no rádio e na televisão, para o segundo turno das eleições 2018.

As propagandas serão veiculadas de segunda a sábado em dois blocos diáriosde dez minutos em emissoras de rádio, incluindo as comunitárias, de televisão que operam VHF e UHF e em canais por assinatura operados pelo Senado Federal, Câmara dos Deputados, Assembleias Legislativas, Câmara Legislativa do Distrito Federal e as Câmaras Municipais.

No rádio, o horário de propaganda terá início às 7h e às 12h; na televisão, o primeiro bloco do horário eleitoral tem início às 13h e o segundo bloco às 20h30. O tempo será divido de forma igualitária entre os candidatos (cinco minutos para cada). As emissoras e canais também devem reservar 25 minutos diários, de segunda-feira a domingo, para inserções dos candidatos à presidência.

Em minuta aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta quinta-feira (11), ficou decidido que a veiculação da propaganda será iniciada pela candidatura que obteve maior votação no primeiro turno. A ordem da apresentação dos candidatos será alternada diariamente.

Nos locais onde há segundo turno para governador, a propaganda para o candidato local começará depois do horário reservado à propaganda dos candidatos à presidência. A ordem de apresentação foi definida em alguns estados por sorteio.

De acordo com a legislação eleitoral, as emissoras devem reservar o horário destinado à divulgação eleitoral da primeira sexta-feira depois do primeiro turno até o dia 26 de outubro, antevéspera do segundo turno, que será realizado no dia 28.

O dia 26 de outubro também é o prazo final para a realização de debate e divulgação de propaganda eleitoral paga na imprensa escrita.

Agência Brasil

Bolsonaro diz ‘coisas desagradáveis’, afirma Marine Le Pen, da extrema direita na França

Marine Le Pen

MARINE LE PEN CRITICOU JAIR BOLSONARO (BERTRAND GUAY/AFP)

A líder da extrema direita na França, Marine Le Pen, criticou nesta quinta-feira o candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL) por dizer coisas “extremamente desagradáveis”, segundo a rádio francesa RFI. Le Pen fez a declaração em entrevista ao canal France 2.

“Ele tem dito coisas que são extremamente desagradáveis, que não podem ser transferidas para nosso país, é uma cultura diferente”, disse Le Pen, referindo-se a declarações de Bolsonaro sobre homossexuais e mulheres. “De qualquer forma, a partir do momento em que alguém diz coisas desagradáveis, ele passa a ser de extrema direita na imprensa francesa. Não vejo Bolsonaro como um candidato de extrema direita”, acrescentou a candidata a presidente da França derrotada no segundo turno da eleição, em maio do ano passado, por Emmanuel Macron.

Le Pen atribuiu o forte desempenho de Bolsonaro no primeiro turno da disputa presidencial ao fato de sua campanha se basear na questão da segurança pública e no combate à corrupção. Para ela, a expressiva votação do parlamentar reflete o ambiente de insegurança no Brasil.

Em abril do ano passado, às vésperas da eleição francesa, o filho de Jair, Eduardo Bolsonaro, deputado federal mais votado no Brasil com mais de 1,8 milhões de votos, criticou a imprensa brasileira e francesa por críticas a seu pai e a Le Pen.

Em vídeo gravado após a eleição de Donald Trump nos Estados Unidos, Jair Bolsonaro afirma que Marine Le Pen está à sua direita do espectro político, mas defende que nem ele, nem ela são extremistas. “A Le Pen está um pouco mais à direita do que nós (ele e Trump), mas ainda não está na extrema direita. e alguns já querem nos rotular como extrema direita”, afirmou.

Veja

Ciro viaja para a Europa e frustra os planos do PT para o segundo turno

CIRO PLANEJA VOLTAR AO BRASIL SOMENTE NA METADE DA SEMANA QUE VEM, QUANDO FALTARÃO CERCA DE 10 DIAS PARA A ELEIÇÃO.

Terceiro colocado na disputa presidencial, Ciro Gomes ( PDT ) vai embarcar nesta quinta-feira para a Europa. A viagem do pedetista frustra os planos do PT , que gostaria de contar com a sua participação ativa na campanha de Fernando Haddad no segundo turno contra Jair Bolsonaro ( PSL ) imediatamente.

Ciro planeja voltar ao Brasil somente na metade da semana que vem, quando faltarão cerca de 10 dias para a eleição. A ausência do pedetista do país nos próximos dias prejudica, pelo menos num primeiro momento, a estratégia de dar um caráter de “frente democrática” à candidatura de Haddad na etapa final da eleição. Para passar a ideia de que o presidenciável não representa apenas o PT, o logo da campanha foi trocado, dando destaque para as cores da bandeira brasileira . O vermelho do primeiro turno foi reduzido, e o slogan da candidatura passou a ser “O Brasil para Todos”.

A adesão total de Ciro à campanha de Haddad era tratada como questão de tempo pelos aliados do presidenciável petista. Haddad antecipou para a o começo da noite de quarta-feira sua viagem a Brasília, prevista inicialmente para a manhã de quinta-feira. O candidato do PT chegou a desmarcar uma entrevista que daria ao vivo para TV Bandeirantes, em São Paulo. Ciro estava na capital federal por causa da reunião do comando do PDT, mas deixou a cidade antes da chegada do petista.

– Não há nenhum encontro marcado com a campanha do Haddad. Manteremos nossa posição de ter um apoio crítico – afirmou o presidente do PDT, Carlos Lupi.

Para os petistas, o apoio crítico do PDT é considerado pouco. A ideia era que Ciro tivesse uma função importante na campanha para impulsionar a transferência dos 13,3 milhões de votos que obteve no primeiro turno. Aliados de Haddad falavam também que o pedetista seria um nome certo no ministério de um eventual governo petista, com direito a uma pasta importante.

– O Ciro é uma liderança fundamental. Nós esperamos que o Ciro tenha um papel mais ativo do que simplesmente um apoio crítico. A nossa campanha está aberta a ele. O papel do Ciro está reservado para o que ele quiser ser na nossa campanha – afirmou o petista Emídio de Souza, um dos coordenadores da campanha de Haddad, na noite de quarta-feira, depois de o PDT revelar a sua posição.

Em uma postagem nas redes sociais na manhã desta quinta-feira, Haddad declarou que tem “grande respeito por Ciro Gomes e seu partido”.

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira mostra que 58% dos eleitores de Ciro pretendem votar em Haddad no segundo turno; outros 19% declaram voto em Bolsonaro.

O Globo

Semsur abre cadastro para ambulantes atuarem no Dia de Finados

O PERÍODO DE CADASTRAMENTO ACONTECE ENTRE OS DIAS 15 E 19 DE OUTUBRO, SEMPRE DAS 8H ÀS 16H, POR ORDEM DE CHEGADA.

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMSUR), informa que o período de cadastramento dos comerciantes informais que se fixam nas proximidades dos cemitérios para as vendas referentes ao Dia de Finados começa na próxima segunda-feira (15).
Com a chegada do Dia de Finados, a Prefeitura do Natal visa organizar a demanda, bem como os produtos por gênero e em espaços apropriados para que não dificultem a circulação de pessoas no entorno dos cemitérios públicos da cidade.
A inscrição dos ambulantes será realizada exclusivamente no setor de Cemitérios, na sede da SEMSUR, localizada na Rua Princesa Isabel, 799. O período de cadastramento acontece entre os dias 15 e 19 de outubro, sempre das 8h às 16h, por ordem de chegada.
Para o licenciamento eventual do Dia de Finados serão cadastrados 280 comerciantes informais que atuarão nos oito cemitérios da cidade. A distribuição dos ambulantes se dará da seguinte forma: Cemitério do Alecrim (70); Cemitério Parque de Nova Descoberta (70); Cemitério do Bom Pastor I (50); Cemitério do Bom Pastor II (50); Cemitério de Ponta Negra (10); Cemitério de Igapó (15); Cemitério de Pajuçara (10); e Cemitério da Redinha (5).
Em cumprimento a Lei Municipal Complementar nº 165/2016, os ambulantes licenciados deverão efetuar o pagamento de uma taxa referente ao uso do espaço público. O valor da ocupação de áreas públicas para atividades por período inferior a um ano é de R$ 1,16 por m². A validade desta licença é diária.
Quanto as práticas dos ambulantes em Natal, cumprindo determinação da portaria Nº 019/2012, os comerciantes que utilizam equipamentos que tragam risco em potencial à integridade física da população não serão cadastrados.
Conforme estabelece o documento, é vedada a comercialização informal por meio de equipamentos que utilizem combustível GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) ou inflamáveis em geral, aptos a causarem explosões; os que utilizem fogo (a carvão ou outro), que contenham água ou óleo fervente, ou outros aptos a causarem queimaduras; os que utilizem aquecimento elétrico dos produtos; veículos motorizados ou não, de duas ou mais rodas, elétricos, mecânicos ou movidos à tração humana/animal.
Para a realização do cadastro será necessário apresentar cópias de RG e CPF, comprovante de residência e duas fotos 3×4.

Suspeito de assaltar ônibus é amarrado pelo pescoço, arrastado e morto a tiros na Zona Leste de Natal

SUSPEITO TENTOU FUGIR MAS FOI PERSEGUIDO E MORTO POR GRUPO DE POPULARES.(FOTO:MARCELO MORENO/PORTAL BO)

Um homem, suspeito de assaltar um ônibus foi pego por pessoas, amarrado pelo pescoço, espancado, arrastado pelas ruas da Ribeira e baleado em seguida. O crime aconteceu no início da tarde desta quinta-feira (11), na Zona Leste de Natal. Vítimas do assalto se feriram durante tumulto.

Segundo a Polícia Militar, o crime aconteceu por volta das 12h40. Um homem anunciou o assalto dentro do ônibus da linha 20, da empresa Guanabara, quando o veículo passava ao lado do Teatro Alberto Maranhão. Havia cerca de 30 passageiros no local.

Segundo testemunhas, o motorista abriu as portas do ônibus e houve passageiros tentaram correr ao mesmo tempo e houve tumulto e quedas. Uma mulher teve fratura exposta no pé, ao saltar do veículo, e outra ficou com ferimentos leves.

Ainda de acordo com testemunhas, o suspeito ainda conseguiu correr com duas bolsas, um tablet e outros bens que conseguiu tomar de vítimas, mas foi alcançado por pessoas não identificadas, amarrado pelo pescoço e arrastado por cerca de 800 metros, até ser morto com espancamentos e tiros.

G1 RN

Bolsonaro confirma nomes para Defesa, Casa Civil e Economia

Candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, e general da reserva Augusto Heleno durante protestos contra o ex-presidente Lula em Brasília04/04/2018 REUTERS/Ueslei Marcelino

CANDIDATO DO PSL À PRESIDÊNCIA, JAIR BOLSONARO, E GENERAL DA RESERVA AUGUSTO HELENO DURANTE PROTESTOS CONTRA O EX-PRESIDENTE LULA EM BRASÍLIA. (FOTO: UESLEI MARCELINO/REUTERS)

Em encontro com deputados eleitos do PSL, o candidato do partido à Presidência, Jair Bolsonaro, confirmou nesta quinta-feira as escolhas do general da reserva do Exército Augusto Heleno para o Ministério da Defesa, o deputado federal Onyx Lorenzoni (DEM-RS) para a Casa Civil, e o economista Paulo Guedes para comandar uma pasta da Economia.

No encontro, realizado no Rio de Janeiro, Bolsonaro disse ainda que “o futuro ministro da Agricultura e Meio Ambiente vai ser indicado pelo setor produtivo”.

“Não teremos mais briga nesta área”, afirmou ele, sendo aplaudido.

Bolsonaro defendeu que os presentes continuem mobilizados para garantir a vitória no segundo turno contra o petista Fernando Haddad — a votação final está marcada para o dia 28 de outubro.

Terra

Movimento “Soul Ativismo realiza ação social do Dia das Crianças em Passagem-RN

AÇÃO DO MOVIMENTO SOUL ATIVISMO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

O Movimento Soul Ativismo realiza amanhã (12), quando se comemora em todo o país o Dia de Nossa Senhora de Aparecida, padroeira do Brasil, e também o Dia das Crianças, a ação “Faça uma criança feliz”, no município de Passagem, região Agreste do Rio Grande do Norte.

O evento irá atender cerca de 70 crianças com uma série de serviços como higienização bucal, palestras sobre cuidados com a saúde e preservação do meio ambiente, coleta de resíduos, distribuição de sementes, atividades infantis, além de muita diversão com música, distribuição de brinquedos, lanches, gincanas e brincadeiras.

A ação está programada para iniciar a partir das 09h00, na comunidade Lagoa da Esperança e está sendo realizado totalmente por meio de doações.

Sobre o Soul Ativismo

O movimento Sou Ativismo surgiu a partir da iniciativa de um grupo de seis amigas, preocupadas em melhorar a qualidade de vida do planeta. O grupo realiza ações coletivas e eventos focados em exercitar a autorresponsabilidade e empoderamento das pessoas tornando-as capacitadas para o pro ativismo social e ambiental.

Neste ano, o movimento já participou no mês de setembro do Dia Mundial da Limpeza, em Natal, e além da ação de amanhã, o grupo já tem agendado para o próximo dia 10 de novembro, o dia para limpar a praia de Tibau do Sul.

Interessados em participar das ações, podem entrar em contato pelo telefone (84) 98816-8888 ou através do perfil no Instagram @soul_ativismo.

Natal poderá ter semana dedicada ao incentivo à adoção de crianças

PROJETO FOI DISCUTIDO NA SESSÃO ORDINÁRIA DE HOJE, 11. (FOTO: MARCELO BARROSO)

Para incentivar a adoção de crianças, especialmente de adolescentes, os vereadores aprovaram na sessão desta quinta-feira (11), o Projeto de Lei n° 144/18, de autoria da vereadora Nina Souza (PDT), que institui a Semana Municipal de Incentivo à Adoção de Crianças e Adolescentes.
Segundo a autora, a matéria está em consonância com o Dia Nacional da Adoção,  celebrado anualmente em 25 de maio, para promover debates sobre um dos princípios mais importantes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA): o direito da convivência familiar e comunitária com dignidade. “Esse projeto determina uma semana específica para podermos incentivar, promover e informar sobre o processo e a necessidade da adoção. Temos um contingente muito grande de crianças e de famílias querendo adotar, por isso precisamos informar mais e melhor como são os procedimentos e critérios, combatendo também o preconceito”, disse Nina Souza.
O projeto foi subscrito por outros vereadores como o presidente da Casa, Raniere Barbosa (AVANTE) e Júlia Arruda (PDT), que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente. “Figuramos como um dos estados com mais famílias querendo adotar do que crianças disponíveis, mas a preferência por crianças bebês e o preconceito impedem que essa realidade mude. Por isso a importância de promover esse debate, como já fizemos em audiência pública da Frente, quando trouxemos case de sucesso que demonstrou que ações assim possibilitam e ajudam a mudar esse quadro”, destacou a parlamentar.
Na sessão, os vereadores aprovaram ainda o Projeto de Lei n° 05/18, do vereador Preto Aquino (PATRI), denomina a USB – Unidade Básica de Saúde Zona Oeste – localizada na Rua Arthur Veiga, no Bairro Planalto, de Ronaldo Machado Bezerra Cavalcante.