SELO BLOG FM (4)

Categoria: setembro 28, 2018

Comitê de Fátima Bezerra é alvo de busca e apreensão do MP Eleitoral

CAMPANHA DA PETISTA É ALVO DE UMA REPRESENTAÇÃO NA JUSTIÇA ELEITORAL FORMULADA PELO CANDIDATO DO PDT AO GOVERNO, CARLOS EDUARDO ALVES

O comitê de campanha da candidata do PT ao Governo do Estado, Fátima Bezerra, foi alvo de um mandado de busca e apreensão no início da tarde desta sexta-feira, 28. O mandado foi cumprido por agentes do Ministério Público Eleitoral, conforme fou publicado pelo Portal Agora RN.

Segundo reportagem do Portal Agora RN, a campanha da petista é alvo de uma representação na Justiça Eleitoral formulada pelo candidato do PDT ao Governo, Carlos Eduardo Alves. Na última quarta-feira, 26, a Justiça havia negado o mandado de busca e apreensão, mas Carlos Eduardo entrou com recurso na manhã de hoje, conforme a última movimentação disponível para consulta pública no processo.

O pedetista acusa a campanha adversária de distribuir materiais gráficos que apresentam o ex-presidente Lula (PT) como candidato ao Planalto. Lula teve a candidatura barrada após decisão do Supremo Tribunal Federal, que enquadrou o petista na Lei da Ficha Limpa. Lula está preso em Curitiba cumprindo pena de 12 anos e um mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá.

Com Lula barrado, o PT apresentou Fernando Haddad como candidato à presidência da República.

COMITÊ DE FÁTIMA É ALVO DE BUSCA E APREENSÃO (FOTO: BLOG DO BG)

Fonte: Portal Agora RN

Agressor de Bolsonaro agiu sozinho no momento do crime e por motivação política, conclui PF

Jair Bolsonaro após ser esfaqueado durante campanha em Juiz de Fora, Minas Gerais  — Foto: Raysa Leite/AFP

JAIR BOLSONARO APÓS SER ESFAQUEADO DURANTE CAMPANHA EM JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS. (FOTO: RAYSA LEITE/AFP)

Adélio Bispo de Oliveira, agressor do candidato à presidência da República Jair Bolsonaro (PSL), foi indiciado por prática de atentado pessoal por inconformismo político, crime previsto na Lei de Segurança Nacional. O inquérito da Polícia Federal (PF), ao qual a TV Globo teve acesso com exclusividade e que foi concluído nesta sexta-feira (28), afirma que ele agiu sozinho no momento do ataque e que a motivação “foi indubitavelmente política”. Um segundo inquérito foi aberto para dar continuidade às apurações.

“No que tange à participação ou coautoria no local do evento, a partir de evidência colhidas, descarta-se o envolvimento de terceiros”, diz o inquérito.

O ataque contra Bolsonaro aconteceu no dia 6 de setembro, quando o presidenciável participava de um ato de campanha, em Juiz de Fora, na Zona da Mata de Minas Gerais. O agressor foi preso em flagrante logo após o atentando e confessou a autoria do crime nas três ocasiões em que foi ouvido pela PF.

Foram verificados mais de 250 gigabytes de informações em mídias, incluindo dados de celulares e do notebook do suspeito, assim como cerca de 600 documentos. A PF ainda teve acesso a mais de 6 mil mensagens instantâneas e 1.060 e-mails, que seguirão sendo analisados no segundo inquérito. Ainda há necessidade de novas quebras de, pelo menos, outros seis e-mails e três telefones usados pelo investigado.

Fotos dos locais por onde Bolsonaro passaria

A investigação da Polícia Federal é coordenada pelo delegado Rodrigo Morais. Segundo a PF, antes do atentando, o investigado fotografou locais em que Bolsonaro estaria em Juiz de Fora, como a Câmara Municipal, e também um outdoor que anunciava a presença de Bolsonaro na cidade. Em outras fotos encontradas no celular de Adélio Bispo de Oliveira, “restou evidenciado que esteve acompanhando o presidenciável Jair Messias Bolsonaro durante todo o dia, tendo tido, inclusive, acesso a ao hotel em que estava programado um almoço com empresários”.

“Configuram-se, portanto, indubitavelmente, indícios robustos de que houve uma decisão prévia, reflexiva e arquitetada, por parte de Adélio Bispo de Oliveira para atentar contra a vida do candidato”, diz a PF.

No computador, havia “arquivos relacionados a contatos de pessoas, partidos e organizações afinadas com a ideologia de esquerda”.

De acordo com a PF, outros eventos da vida pretérita levantam suspeitas quanto ao planejamento do crime. Entre eles, está o cadastro em uma escola de tiro, em Florianópolis (SC), frequentada por Carlos Bolsonaro. Segundo um dos depoimentos, no último dia de curso, o filho do candidato teria chegado à cidade. “Neste dia, (…) Adélio Bispo de Oliveira teria demonstrado comportamento estranho, sempre olhando para a porta, entre outras reações não usuais”, afirma o depoimento. A polícia informou que este episódio será aprofundado no outro inquérito.

“A escolha da arma do crime, por sua vez, pode ser atribuída a uma facilidade com o manejo de facas, uma vez que trabalhou com o uso desta ferramenta em açougue e em restaurantes”, conclui a polícia.

Durante as apurações, o sigilo bancário de Adélio Bispo de Oliveira também foi quebrado, mas os dados analisados “não trouxeram indicativos de aportes de recursos de suspeitos”.

PF descartou participação de mulher de óculos

A Polícia Federal chegou a colher depoimentos de possíveis outros envolvidos no crime, mas a participação no atentado não foi comprovada. Um deles é um homem que, segundo um colaborador da segurança de Bolsonaro, estaria com o agressor momentos antes do ataque e que teria comemorado após o crime. Entretanto, durante a investigação, segundo a PF, não foi possível apontar qualquer relação, vínculo ou conexão entre eles.

A hipótese de que uma mulher de óculos escuros teria repassado a faca usada no crime para um homem que, por sua vez, teria dado o objeto ao investigado também não foi constatada.

De acordo com o inquérito, surgiram ainda várias postagens inverídicas em redes sociais, apontando outros manifestantes como coatores. Algumas pessoas, inclusive, foram espontaneamente à PF para prestar esclarecimentos e até registrar ocorrência porque passaram a ser insultados e ameaçados na internet.

O envolvimento de outras pessoas fora do local do crime ainda é apurado. “Impõe-se o prosseguimento da investigação com todos os recursos e meios disponíveis pelo estado, a fim de identificar eventuais pessoas ou grupos criminosos que possam supostamente ter atuado como mandantes, colaboradores materiais ou mesmo instigando ou induzindo o autor”. Por isso, nesta semana, o novo inquérito foi instaurado para dar prosseguimento as investigações.

Segundo a polícia, a pena para o crime pelo qual Adélio Bispo de Oliveira foi indiciado é de três a dez anos de prisão e, em caso de lesão corporal grave, pode ser aumentada até o dobro.

Adélio Bispo de Oliveira, indiciado por ter dado facada em Bolsonaro — Foto: Reprodução/GloboNews

ADÉLIO BISPO DE OLIVEIRA, INDICIADO POR TER DADO FACADA EM BOLSONARO. (FOTO: REPRODUÇÃO/GLOBONEWS)

Fonte: G1 MG

FIERN/Certus divulga mais uma pesquisa Governo/Senado na sexta-feira,05

SERÁ A QUINTA PESQUISA FEITA PELA FIERN/CERTUS NESTE PLEITO

A partir das 7 horas da manhã de sexta-feira (05.10) a FIERN inicia, através do seu perfil no Twitter (twitter.com/sistemafiern) a divulgação da quinta pesquisa eleitoral contratada, com exclusividade, junto à empresa Certus. A primeira saiu no dia 06 de maio, a segunda no dia 29 de julho, terceira no dia 02 de setembro e a quarta no dia 23 de setembro.

Às 12 horas de sexta-feira, 05.10, a pesquisa estará disponível na íntegra no portal da FIERN (www.fiern.org.br). As pesquisas anteriores podem ser acessadas no https://www.fiern.org.br/pesquisa-eleitoral/

A pesquisa “Retratos da Sociedade Potiguar 2018” é realizada em todo o estado pela Certus para a Federação das Indústrias e revela quem são os preferidos dos eleitores para a Presidência da República, Governo do Estado e Senado.

Corrida altera trânsito em Candelária neste domingo (30)

CORRIDA TRACK AND FIELD OCORRERÁ NESTE DOMINGO, 30.

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), informa que neste domingo (30) ocorrerá a corrida Track and Field e, com isso, algumas ruas no bairro de Candelária serão interditadas entre 06h e 10h.

Segundo a STTU, serão interditadas as avs. das Brancas Dunas, da Integração, Pref. Omar O’Grady (Prolongamento da Av. Prudente de Morais) e Antoine de Saint’ Exupéry. “Como a interdição é pela manhã cedo, o impacto no trânsito será baixo”, informa Carlos Eugênio Barbosa, chefe do Setor de Intervenção Viária.

TRANSPORTE PÚBLICO

Com a corrida, a linha 35 (Soledade I/Candelária) sofrerá desvio de itinerário dentro de Candelária. Ao entrar no bairro pela Rua Padre Diogo Feijó, a linha muda de itinerário, circulando pela Rua Marechal Rondon, Rua Moisés Sezion, Rua Caramuru, Rua Valdir Targino, Rua Marechal Rondon, Rua Bento Gonçalves e retorna para a Av. Prudente de Morais, de onde segue normalmente.

Em caso de dúvidas os usuários podem ligar para o Alô STTU, no telefone 156, ou perguntar pelo Twitter oficial, o @156Natal.

Datafolha divulga na noite de hoje mais uma pesquisa presidencial

[Datafolha divulga nesta sexta (28) nova pesquisa presidencial]

O ÚLTIMO LEVANTAMENTO DO DATAFOLHA FOI LOGO DEPOIS DO ATENTADO CONTRA O PRESIDENCIÁVEL JAIR BOLSONARO

O instituto Datafolha promete para a noite desta sexta-feira (28) a divulgação da mais uma pesquisa sobre a sucessão presidencial.

O campo pesquisado deve envolver um universo bem maior de entrevistados. Na última Datafolha, divulgada dia 10 de setembro, logo após o atentado contra Jair Bolsonaro, os candidatos ao Palácio do Planalto pouco oscilaram.

Bolsonato apareceu com 24% (antes tinha 22%). Ciro Gomes apareceu logo em seguida, com 13%. Marina Silva (Rede): 11%, Geraldo Alckmin (PSDB): 10% e Fernando Haddad (PT): 9%.

Ciro Gomes diz que disputa a ‘última eleição’ e que ‘não é mais possível’ apoiar o PT

PRESIDENCIÁVEL DO PDT TAMBÉM AFIRMOU QUE PT VIROU ‘ORGANIZAÇÃO ODIENTA DE PODER’ E CHAMOU DE ‘FASCISTA’ ELEITOR QUE ‘INSISTE EM VOTAR’ EM BOLSONARO.(FOTO:MÁRCIA FOLETTO/AGÊNCIA O GLOBO)

O candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, afirmou nesta sexta-feira (28) que, caso não vença a disputa pelo Palácio do Planalto, esta terá sido sua última eleição. Ex-prefeito de Fortaleza, ex-governador do Ceará e ex-deputado, Ciro Gomes está em sua terceira tentativa de chegar à Presidência.

Ele já havia concorrido ao Planalto nas eleições de 1998 e 2002, mas acabou derrotado pelos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva, respectivamente.

“Vou disputar a minha última eleição. Por isso, vou ter que lutar como um obstinado até as 17h do dia 7 de outubro”, declarou Ciro em entrevista à Rádio Guaíba, do Rio Grande do Sul.

Ciro suspendeu as agendas externas de campanha nos últimos dois dias em razão de um problema de saúde. Ele foi internado na última terça (25) no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, com sangramento na urina relacionado ao crescimento benigno da próstata, mas recebeu alta médica no dia seguinte após fazer uma cauterização. Nesta sexta, o pedetista foi a um consultório médico para retirar a sonda que foi colocada durante sua internação hospitalar.

Na entrevista à rádio, o pedetista também disse que, na visão dele, “não é mais possível” apoiar o PT, referindo-se a uma eventual aliança com o presidenciável petista, Fernando Haddad, em um segundo turno.

Nesta quinta (27), Haddad afirmou em entrevista coletiva no Rio Grande do Sul que tem “certeza” de que PT e PDT apoiarão um ao outro em um eventual segundo turno.

Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (26) apontou o candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, com 27% das intenções de voto, Haddad, com 21%, e Ciro, com 12%.

“Eles [PT] acusam que existiu um golpe em 2016 e estão juntos com Eunício Oliveira, no Ceará, e Renan Calheiros, em Alagoas. Não é mais possível andar com eles [petistas]”, afirmou o presidenciável do PDT, ao ser questionado sobre se cogitava apoiar Haddad caso o petista consiga chegar ao segundo turno.

Após fazer várias críticas ao PT – seu antigo aliado –, Ciro afirmou na entrevista que a sigla de Lula e Haddad não é mais um partido. Para ele, o PT virou “uma organização odienta de poder”.

Eleitor ‘fascista’

Em meio à entrevista à emissora de rádio do Rio Grande do Sul, Ciro Gomes também desferiu críticas a Bolsonaro, candidato que lidera as pesquisas eleitorais. O pedetista disse que, na avaliação dele, seria muito importante que o brasileiro banisse ainda no primeiro turno a proposta extremista que o candidato do PSL representa para proteger o país.

Ciro classificou de “fascista” o eleitor que mesmo sabendo o que Bolsonaro representa insiste em votar no ex-capitão do Exército.

Segundo ele, esse eleitor “fascista” do presidenciável do PSL “não está preocupado com nada”. O candidato do PDT afirmou que esse perfil de eleitor de Bolsonaro costuma ser “um garoto branco, rico e que tem muito ódio no coração”, que representaria 15% do eleitorado do ex-capitão.

Temer ‘ladrão’

Em outro trecho da entrevista, indagado pelos jornalistas sobre o que pensa do presidente Michel Temer, afirmou que o emedebista é “um ladrão faz muitos anos”.

Ciro e Temer são desafetos políticos desde a década de 2000, quando o pedetista exerceu um mandato de deputado federal entre 2007 e 2010. No último biênio da legislatura que Ciro exerceu no parlamento, o atual presidente da República comandava a Câmara dos Deputados.

G1

MP Eleitoral realiza operação para combater compra de votos em Ceará-Mirim

Resultado de imagem para MP Eleitoral realiza operação para combater compra de votos em Ceará-Mirim

O OBJETIVO É APURAR CORRUPÇÃO ELEITORAL, PROCESSO SEGUE EM SEGREDO DE JUSTIÇA

O Ministério Público Eleitoral, através da Promotoria de Justiça com atuação junto à 6ª Zona Eleitoral, deflagrou na manhã desta sexta-feira (28) a operação Cabresto em Ceará-Mirim, cidade da Grande Natal. O objetivo é apurar corrupção eleitoral. O processo segue em segredo de Justiça.
Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em locais onde supostamente estaria havendo suporte a ações de compra de votos. A ação teve apoio da Polícia Militar. Participam da operação Cabresto três promotores de Justiça e 20 policiais militares, além de servidores do Ministério Público.
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) reforça que está atento e atuante em todo o Estado para combater a corrupção neste período de campanha para garantir que haja eleições limpas. Qualquer cidadão pode denunciar suspeita de fraude eleitoral através do Disque Denúncia 127 do MPRN. A identidade será preservada.
Pardal
O cidadão também pode fazer a denúncia de infração durante as campanhas eleitorais pelo aplicativo Pardal, desenvolvido pela Justiça Eleitoral para uso gratuito em smartphones e tablets. A ferramenta possibilita que os eleitores atuem como fiscais da eleição e importantes atores no combate à corrupção eleitoral. O aplicativo já está disponível para download nas lojas virtuais Apple Store e Google Play.
O Pardal pode ser utilizado para noticiar diversos tipos de infrações eleitorais, como as relativas à propaganda eleitoral, compra de votos, uso da máquina pública, crimes eleitorais e doações e gastos eleitorais. Além do aplicativo móvel, o Pardal tem uma interface web, que será disponibilizada nos sites dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) para envio e acompanhamento das notícias de irregularidades.
Nas denúncias feitas por meio do Pardal, deverão constar, obrigatoriamente, o nome e o CPF do cidadão que as encaminhou, além de elementos que indiquem a existência do fato, como vídeos, fotos ou áudios. A autoridade responsável por apurar a notícia de infração poderá manter em sigilo as informações do denunciante, a fim de garantir sua segurança.

Lideranças políticas parabenizam Robinson pelas ações no Interior

COMÍCIO EM SANTANA DO MATOS. (FOTO: RAYANE MAYNARA)

A Caravana da Verdade continua mobilizando população e candidatos da Coligação Trabalho e Superação em todo o Estado. Nessa quinta-feira (27), o candidato à reeleição ao Executivo Estadual, Robinson Faria (PSD) percorreu quatro cidades, nas regiões do Potengi, Mato Grande e Sertão Central, levando suas propostas de governo e prestando conta das ações desenvolvidas ao longo de sua gestão administrativa.

A comitiva iniciou o trajeto em Riachuelo, com uma passeata e carreata pelas ruas do município. Ao lado de lideranças políticas, Robinson também esteve em Caiçara do Rio dos Ventos e Lajes, onde fez um rápido discurso no Centro da cidade. “Mesmo diante das dificuldades, consegui deixar Lages 70 por cento saneada. Fiz também adequações e equipei a Maternidade do Hospital Maternidade Aluísio Alves, implantei o Café Cidadão, o programa Microcrédito Empreendedor, o programa Água Doce e várias outras ações que melhoraram a vida da população. Conheço a história dessa cidade e sei do que o povo precisa”, afirmou.

Depois disso, Robinson seguiu em carreata até Santana do Matos para participar de comício. No palanque, o ex-prefeito Assis da Padaria reconheceu as dificuldades enfrentadas por Robinson ao logo de seu governo. “Sou de origem humilde, mas nunca chegou cobrança na minha casa. Cheguei a sentir medo em ser gestor público, porque sei que estamos atravessando uma crise sem precedentes. Por isso, sei o que o governador está passando. Não é fácil administrar um Estado falido, quebrado pelas famílias tradicionais. Conversar e prometer todo mundo sabe. Agora, fazer o que promete é outra história. Robinson fez muita obra, muita coisa mesmo. Tem o meu respeito, minha admiração e o voto da população de Santana do Matos”.

O atual prefeito da cidade, médico Júnior Guimarães (PR), que participa da vida pública há 18 anos, afirmou que política se faz com coerência e lealdade, não com oportunismo e vaidade. “Muita gente me perguntava porque votar em Robinson e eu simplesmente destaquei os programas, projetos e ações que o governador trouxe para nosso município. Não faço política por conveniência, faço por retidão. Passamos por uma grave crise de abastecimento de água. Pedi ajuda ao governador e o socorro chegou para resolver o colapso. E isso, Robinson fez com pouco recurso, Portanto, vamos retribuir tudo isso nas urnas”, observou.

O município de Santana do Matos recebeu investimentos em saúde, subprojetos de sistemas de abastecimento e tratamento de água, em várias ações sociais, entre outras áreas.